Sunteți pe pagina 1din 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA CURSO DE NIVELAMENTO PET EQ INTRODUO AO CLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

L ALUNO:.................................................................................................................................... AULA 1. LIMITES 1. Noo intuitiva de limite Seja a funo f(x)=2x+1. Vamos dar valores a x que se aproximem de 1, pela sua direita (valores maiores que 1) e pela esquerda (valores menores que 1) e calcular o valor correspondente de y: x 1,5 1,3 1,1 1,05 1,02 1,01 y = 2x + 1 4 3,6 3,2 3,1 3,04 3,02 x 0,5 0,7 0,9 0,95 0,98 0,99 y = 2x + 1 2 2,4 2,8 2,9 2,96 2,98

Notamos que medida que x se aproxima de 1, y se aproxima de 3, ou seja, quando x tende para 1 (x 1), y tende para 3 (y 3), ou seja:

Observamos que quando x tende para 1, y tende para 3 e o limite da funo 3. Esse o estudo do comportamento de f(x) quando x tende para 1 (x 1). Nem preciso 1

que x assuma o valor 1. Se f(x) tende para 3 (f(x) 3), dizemos que o limite de f(x) quando x 1 3, embora possam ocorrer casos em que para x = 1 o valor de f(x) no seja 3. De forma geral, escrevemos:

se, quando x se aproxima de a (x 2. Propriedades dos Limites

a), f(x) se aproxima de b (f(x)

b).

1) O limite da soma a soma dos limites. O limite da diferena a diferena dos limites. Exemplo:

2) O limite do produto o produto dos limites. Exemplo:

3) O limite do quociente o quociente dos limites desde que o denominador no seja zero. Exemplo:

4) Exemplo:

5) Exemplo:

6) Exemplo:

7) Exemplo:

8) Exemplo:

O limite de uma funo constante ser sempre a constante

Por exemplo:

3. Limites das envolvendo funes trigonomtricas Assim como as funes polinomiais, as funes trigonomtricas tambm podem aparecer em problemas envolvendo limites. Para resolv-los, utiliza-se a mesma idia da noo intuitiva de limites. Desse modo:

4. Limites envolvendo indeterminaes s vezes, aparecem limites para serem calculados, que, quando resolvidos de forma direta, geram indeterminaes do tipo demonstrada abaixo: . Uma exemplificao desses casos

Ao resolvermos esse limite de maneira direta, obteramos o resultado . Para evitar a ocorrncia disso, devem-se utilizar tcnicas de fatorao, tais como fator comum em evidncia, diferena entre dois quadrados, trinmio quadrado perfeito, trinmio soma e produto, entre outros. Algumas dessas regras so evidenciadas nos exemplos abaixo: EXEMPLO 1:

EXEMPLO 2:

Se acontecerem casos em que mesmo com a utilizao dessas regras, o resultado ainda resulta em indeterminao, tem-se que o limite no existe. Por exemplo:

5. Limites Fundamentais A tcnica de clculo de limites consiste na maioria das vezes, em conduzir a questo at que se possam aplicar os limites fundamentais, facilitando assim, as solues procuradas. Apresentaremos a seguir - sem demonstrar - cinco limites fundamentais e estratgicos, para a soluo de problemas. a) d) b)

e)

c) A idia de limite ser importante para desenvolver a idia de derivada, integral, sries, sequncias, clculos de razes de funes... EXERCCIOS: Calcule os limites propostos abaixo:

a)

b) c)

d)

e)

f)

AULA 2. DERIVADA PARTE 1 1. Introduo Sejam f uma funo e p um ponto de seu domnio. Limites do tipo ( ) ( )

Ocorrem de modo natural tanto na geometria como na fsica. Consideremos, por exemplo, o problema de definir a reta tangente ao grfico de f no ponto (p, f(p)). Evidentemente, tal reta deve passar pelo ponto (p, f(p)); assim a reta tangente fica determinada se dissermos qual deve ser seu coeficiente angular. Consideremos, ento, a reta sx que passa pelos pontos (p, f(p)) e (x, f(x)).

Reta Secante ao grfico de f


( ) ( )

Coeficiente angular de

Quando x tende a p, o coeficiente angular de sx tende a f(p), onde ( ) ( ) ( )

Observe que f(p) (leia: f linha de p) apenas uma notao para indicar o valor do limite acima. Assim medida que x vai se aproximando de p, a reta sx vai tendendo para a posio da reta T da equao ( ) ( )( )( )

Reta Tangente ao grfico de f

natural, ento, definir a reta tangente em (p, f(p)) como sendo a reta de equao (1). Suponhamos, agora, que s=f(t) seja a equao horria do movimento de uma partcula vinculada a uma reta orientada na qual se escolheu uma origem. Isto significa dizer que a funo f fornece a cada instante a abscissa ocupada pela partcula na reta. A velocidade mdia da partcula entre os instantes to e t definida pelo quociente
( ) ( )

A velocidade (instantnea) da partcula no instante to definida como sendo o limite ( ) ( ) ( )

2. Derivada de uma funo

Sejam

uma

funo

um ( )

ponto ( )

de

seu

domnio.

limite

Quando existe e finito, denomina-se derivada de f em p e indica-se por f(p). Assim ( ) ( ) ( )

Se f admite derivada em p, ento diremos que f derivvel ou diferencivel em p. Observao: Segue das propriedades dos limites que

Assim,

Conforme vimos na introduo a reta de equao

( )

( )(

) ( ),

por definio, a reta tangente ao grfico de f no ponto (p, f(p)). Assim, a derivada de f em p, o coeficiente angular da reta tangente ao grfico de f no ponto de abscissa p.

EXEMPLO 1. Seja f(x) = x. Calcule: a) f(a) a) ( ) Assim ( )


( ) ( )

b) f(x)
( ) ( )

c) f(-3) ( )

(A derivada de f(x) = x, em p=1, igual a 2.) b) ( ) Como


( ) ( )

segue que Portanto,

( )

( )

( )

Observe que f(x) = 2x uma frmula que nos fornece a derivada de f(x) = x, para todo x real. b) Segue de (b) que ( ) 2(-3) = -6

EXEMPLO 2. Seja f(x) = x. Determine a equao da reta tangente ao grfico de f no ponto a) (1, f(1)) e b) (-1, f(-1)). A equao da reta tangente em ponto (1, f(1)) : y f(1) = f(1) (x-1) { ( ) ( ) ( ) ( )

Grfico das retas tangentes de f nos pontos (1, f(1)) e (-1, f(-1)). Substituindo em (1), vem: y 1 = 2(x 1) ou y = 2x 1. Assim y = 2x 1 a equao da reta tangente ao grfico de f(x) = x, no ponto (1, f(1)). A letra b fica como exerccio.

EXEMPLO 3. Seja f(x) = k uma funo constante. Mostre que f(x) = 0 para todo o x. (A derivada de uma constante zero). ( ) ( ) ( )

Como f(x) = k para todo x, resulta f(x+h) = k para todo x e todo h, assim ( )

EXEMPLO 4. Seja f(x) = x. Prove que f(x) = 1, para todo x. ( )


( ) ( )

= 1.

EXERCCIOS: 1. Seja ( ) a) ( )

. Calcule: b) ( ) c) ( )

2. Determine a equao da reta tangente em (p, f(p)) sendo dados: a) ( ) e p=2 b) ( ) e p =2 c) e p=9

3. Calcule ( ) pela definio. a) ( ) b) ( ) c) ( ) d) ( )

3. Derivadas de

Teorema. Seja A) B) ( ) ( )

um natural. So vlidas as frmulas de derivao: ( ) ( )

Demonstrao a) ( )
( )

Fazendo

) vem:

10

( ) Assim, ( ) Ou seja

( )

EXEMPLO 5. Calcule f(x) sendo a) ( ) b) ( ) c) ( ) a) Usando (A): f(x) = 3x3-1 = 3x b) Usando (B): f(x) = -3x-3-1 = -3x-4 c) f(x) = x-5, portanto: f(x) = -5x-6

EXEMPLO 6. Determine a equao da reta tangente ao grfico ( ) abscissa 8. A equao da reta tangente no ponto de abscissa 8 : ( ) { Assim, grfico ( ) ( ( ) ) ou , ( )

no ponto de

( )

( ) (

a equao tangente ao grfico de

no ponto (8, f(8)), isto , (8, 2).

EXERCCIOS: 4. Seja ( ) a) ( ) . Calcule: b) ( ) c) ( )

5. Calcule ( ) sendo g dada por: b) ( ) ( ) 6. Determine a equao da reta tangente ao grfico de f(x) = 1/x no ponto de abscissa 2. Esboce os grficos de f e da reta tangente. b) ( ) c) ( ) d) ( ) e)

4. Regras de derivao (D1) ( (D2) ( )( ) )( ) ( ) ( ) 11 ( )

Demonstrao (D1) ( )( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )
( ) ( ) ( ) ( )

( )

( )

(Em palavras: a derivada de uma soma igual soma as derivadas das parcelas.) (D2) ( )( )
( ) ( ) ( ) ( )

( )

EXEMPLO 7. Seja ( ) ( ) ( )( ( )

. Calcule ( ) ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

EXEMPLO 8. Uma partcula move-se sobre o eixo 0x de modo que no instante t a posio x dada por x = t, t 0, onde x dado em metros e t em segundos. a) Determine as posies ocupadas pela partcula nos instantes t=0, t=1 e t=2. b) Qual a velocidade no instante t? c) Qual a acelerao no instante t? d) Esboce o grfico da funo de posio. Soluo: a)

) c) d)

. A velocidade no instante t v(t) = 2t (m/s) . A acelerao no instante t a(t) = 2 (m/s).

EXERCCIOS:

12

5. Calcule a derivada. a) c) ( ) ( ) b) ( ) d) ( )

AULA 3. DERIVADA PARTE 2 1. Regra do produto A Regra do Produto uma regra que permite a diferenciao de um produto de funes diferenciveis como ( )( ) ( ) ( ).

Por analogia com as Regras da Soma e da Diferena, poderamos imaginar que a derivada de um produto o produto das derivadas. No entanto, fcil ver que esta percepo est errada.

13

Sejam ( )

e ( )

. ( ) e ( ) e, portanto, a derivada do

Pela Regra da Potncia, a derivada produto seria( )( ) .

Mas, veremos adiante que derivada do produto ( ( )( ) ( ) ( ).

)( )

. Desta maneira,

Vejamos como encontrar a Regra do Produto. Sejam ( )e ( ) funes positivas. Podemos interpretar o produto

como a rea de um retngulo como mostrado na figura 1. Se variar um valor ( ( ) ) , variaes correspondentes ocorreram em ( ) ( ) )( ) e , onde:

Agora, o produto (

pode ser interpretado como a rea do maior retngulo mostrado na figura 1. Com isso, a variao da rea do retngulo dada por: ( ( ) ) ( )( ) (soma das 3 reas sombreadas na figura) Dividindo a ltima expresso por ( ) , temos:

Fazendo ( )

, obtemos a derivada ( ( ( ) )

). ( )

)(

14

) ( )

A expresso encontrada conhecida como Regra do Produto.

Regra do Produto Se e forem diferenciveis, ( )

A Regra do Produto diz que a derivada de um produto de duas funes a primeira funo vezes a derivada da segunda funo mais a segunda funo vezes a derivada da primeira funo. Exemplos Exemplo 1 Sejam ( ) Soluo ( ( )( ) )( ) ( )( ) ( ) ( ) ( ) ( ) e ( ) . Encontre a derivada do produto das funes ( ) ( ).

Este resultado comprova a discusso feita anteriormente de que ( )( ) ( ) (

Exemplo 2 Encontre a derivada da funo Soluo Neste caso temos que ( ) Produto, obtemos: 15 ( )e ( ) ( ). Utilizando a Regra do ( ) ( )

( ) ( ) ( ( )

( ) ) (

( )

( ) ) ( )

Exerccios Encontre a derivada das seguintes funes:

1. 2. (Dica: se

( ) ( ) , ento )

3. 4. 5.

( ) ( ) ( )

( ( )

)( )(

) )

(Dica: 2. Regra do quociente

A Regra do quociente uma regra que permite a diferenciao de um quociente de funes diferenciveis como ( )( )
( ) ( )

, desde que ( )

Regra do Quociente A Regra do Quociente diz que a derivada de um quociente o denominador vezes a Se e forem derivveis, derivada do numerador menos o numerador vezes a derivada do denominador, todos ( divididos pelo quadrado do denominador. ) Para determinar a frmula da Regra do Quociente procedemos de forma anloga a que obtivemos a Regra do Produto. Sejam Se ( )e ( ) funes positivas. , variaes correspondentes ocorreram em ( ) ( ) ( ) e , onde:

variar um valor

( )

16

A variao no quociente dada por: ( ) ( ) ( ( ) )

( )

Encontrando ( ) ( )

( )

( )

( )

Exemplos Exemplo 1 Calcule a derivada da funo ( ) Soluo Sejam e . Aplicando a Regra do Produto, obtemos: ( ) ( ) ( ( ) ( ( ( ) ) ( ( ) ( ) ( ) ) ) ) ( )

( )

17

( ) Exemplo 2 Dada a funo Soluo Sejam e ( )

, encontre a sua derivada.

. Aplicando a Regra do Produto, obtemos: ( ( ( ( ) ( ) ( ( ( ) ) ) ) ) ( ) ( ) )

Exerccios 1. 2. 3. ( ) 4. ( ) ( )
( ) ( )

5. ( ) Note que

3. Regra da Cadeia A Regra da Cadeia uma frmula para o clculo da derivada da funo composta de duas funes sendo uma das mais importantes regras de diferenciao. Vamos encontrar a derivada da seguinte funo: ( ) ( ) 18

Para derivar a funo , ainda no dispomos de uma maneira simples de resolver. Uma soluo utilizar o Teorema Binomial para expandir a funo da seguinte maneira:

Derivando a expresso, encontramos:

Neste caso, o trabalho de expanso no difcil, porm tedioso. Difcil imaginar algum realizar o mesmo procedimento para a funo o uso da Regra da Cadeia. Observemos que (*) uma funo composta. Podemos decompor (*) em partes mais simples: ( ) ( ) Podemos, ento, escrever ( ) ( ( )), isto , . ( ) ( ) , sendo imprescindvel

Regra da Cadeia Se for derivvel em e for derivvel em ( ), ento a funo composta , definida por ( ( )) ser derivvel em e ser dada pelo produto: ( ( )) Utilizando a notao de Leibniz, se ( ) ( ), ento:

( )e

Com a aplicao da Regra da Cadeia a obteno da derivada mais simples e se resume a encontrar a derivada de funes presumivelmente mais simples. Exemplos Exemplo 1 Encontre Soluo 19 se .

Fazemos

e aplicamos a Regra da Cadeia. ( )

Retomando a expresso de :

A utilizao da Regra da Cadeia feita de dentro para fora. A frmula da Regra diz que ( ) e ento multiplicamos pela derivada da funo de derivamos a funo de fora ( ( )) dentro ( ). Exemplo 2 Encontre a derivada da funo Soluo Fazemos e e aplicamos a Regra da Cadeia. ( ) .

Derivamos a funo de fora e multiplicamos pela derivada da funo de dentro. ( )

Retomando a expresso de : ( )

20

Este resultado equivalente quele encontrado para funo (*), mostrada no incio da discusso. Exemplo 3 Derive a funo ( ) Soluo Fazemos e e aplicamos a Regra da Cadeia. ( ) ( ) . Dica: a derivada de .

( )

( )

Derivamos a funo de fora e multiplicamos pela derivada da funo de dentro. ( ) ( ) Retomando a expresso de : ( ) Exerccios 1. 2. 3. ( ) ( ) ( ) 4. 5. (
( )

( ) Dica: fazer

AULA 4. INTEGRAL 1. Definio Seja f(x) uma funo contnua num intervalo *a;b+, e tal que f(x)0 x [a;b]. Definese integral como sendo a rea da regio compreendida entre o grfico de f(x) e o eixo x, para x variando em [a;b]. Para o clculo dessa rea, divide-se a regio em n subintervalos, cada um

21

deles na forma xi-1, xi, com i variando de 1 at n. Dessa forma, teremos cada intervalo com o mesmo comprimento x. A soma das reas dos retngulos fornecer o valor da integral.

medida que se diminui o tamanho dos subintervalos, temos um nmero dos mesmos tendendo ao infinito. Quanto mais n tende ao infinito, mais a soma da rea dos retngulos se aproximar da rea real delimitada pelo grfico no intervalo em questo. Sendo assim, a integral nada mais do que o limite da soma dos subintervalos, quando n tende ao infinito. Considerando um dos subintervalos, temos que sua altura o valor de f(x), e seu comprimento um infinitsimo, que podemos chamar de dx. Assim, podemos fazer a seguinte notao para integral: ( ) Considerando tambm a definio por limites: ( ) ( )

Para a operao aplicada a um intervalo, damos o nome de integral definida. 2. O teorema fundamental do clculo e integral indefinida Seja f(x) uma funo contnua no intervalo [a;b]. A funo F(x), derivvel em todos os pontos dentro do intervalo ]a;b[, denominada antiderivada ou primitiva de f(x), se sua derivada dada por F(x)=f(x). Sendo F(x) uma primitiva de f(x), temos que ( ) ( ). Dessa forma, observamos que o processo de integrao o inverso do processo de derivao. Atravs do teorema fundamental do clculo, a determinao das reas fica mais fcil, uma vez que, a partir dele, pode-se provar que se f(x) uma funo contnua no intervalo [a;b], ento ( ) ( ) ( ) ( )| onde F(x) uma primitiva de f(x).

Na definio anterior do teorema fundamental do clculo, utilizou-se uma integral sem limites, ao que chamamos de integral indefinida. Ao contrrio da operao definida, que nos 22

fornece um valor, a integral indefinida fornece uma funo, ou conjunto de funes, que se derivadas, tero como resultado a funo original. ( ) Tem-se ento que ( ) , onde C uma constante que deve ser obrigatoriamente inserida, a fim de que seja garantido que o resultado uma antiderivada de f(x). O fato da integral definida no apresentar a constante C pode ser demonstrado da seguinte forma: ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

3. Regras de Integrao Atravs do teorema fundamental do clculo apenas, pode-se encontrar o resultado de diversas integrais. Algumas das regras principais so mostradas a seguir: Frmula de integrao ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Algumas integrais no so imediatas e no podem ser resolvidas com a ajuda do teorema fundamental do clculo apenas. Nesse caso, algumas tcnicas devem ser desenvolvidas a fim de se encontrar o valor correto. 4. Propriedades das integrais Para o clculo de integrais, verificam-se as seguintes propriedades: i.) Se f(x) e g(x) so funes integrveis, ( ) ( ) ( ) ( ) ; 23

( ) iii.) Se f(x)0 e a est no domnio de f(x), ento ( ) ii.) Sendo k uma constante qualquer, iv.) ( ) ( ) v.) Se f(x)0 no intervalo *a;b+, ento ( ) vi.) Seja c um ponto qualquer no intervalo [a;b], ento ( ) alterados da seguinte forma: ( ) vii.) Se f(x)g(x) em *a;b+, ento ( ) viii.) | ( ) EXERCCIOS | | ( )| . ( ) ( ) ;

( )

pode ter seus limites

1.)Calcule as integrais baseando-se nas propriedades j mencionadas: a) ( d) ( ) ) b) e) ( ( )

( ) ) f)

c)

2.) Calcule a rea delimitada pelo grfico de a.) y= , e b.) de y=ex, no intervalo [0,1]. 3.) Calcule a rea delimitada pelos grficos das funes y=x e y=x2. 4.) Sabendo que a velocidade de um carro obedece seguinte relao com o tempo: u=3t3+2t-1, qual distncia ele ter percorrido aps 20 unidades de tempo terem se passado? 5. Integrao por substituio Essa uma tcnica que permite calcular integrais indefinidas da forma A ideia, basicamente, consiste em pensar ao contrrio daquilo que se faz ( ( )) ( ) quando se deriva uma funo composta utilizando a regra da cadeia. De fato, para calcular esse tipo de integral basta perceber que, se F(x) uma integral de f(x), ou seja, F(x)=f(x), ento F(g(x)) uma primitiva de f(g(x)).g(x). Com efeito: [ ( ( ))] Exemplo: Determinar a integral EXERCCIOS 1.) Calcule as integrais: a) ( ) b) c) ( ) d)
( )

( ( )) ( )

( )

( ( ))

( )

2.) Duas indstrias esto trabalhando com a mesma reao, e desejam saber qual o reator mais indicado para que ela se processe. Sabendo que cada indstria trabalha com uma converso diferente de reagentes, qual reator voc indicaria para cada caso? 24

Admita que as duas indstrias utilizem a mesma vazo de reagentes, e utilize as curvas cinticas abaixo, onde est destacada a converso desejada em cada caso. Dica: Reatores menores implicam em menores custos. Sabe-se (-rA) a velocidade da reao, XA a converso, V o volume do reator e FAO a vazo de reagentes. Equao para o reator CSTR: Equao para o reator PFR: Para a indstria 1:
( )

Para a indstria 2:

25

S-ar putea să vă placă și