Sunteți pe pagina 1din 32

A N T N I O

M A T O S G U E R R A

Caderno de Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores


Princpios Bsicos

Coleco
SENSIBILIZAO CADERNOS

2
ENB

ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS S I N T R A 2 0 0 7

Ficha Tcnica

Ttulo

Caderno de Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores


Princpios Bsicos
Coleco

Cadernos de Sensibilizao
(n. 2)
Edio

Escola Nacional de Bombeiros Quinta do Anjinho Ranholas 2710 - 460 Sintra Telef.: 219 239 040 Fax: 219 106 250 E.mail: edicao@enb.pt
Texto

Antnio Matos Guerra


Comisso de Reviso Tcnica e Pedaggica

Lus Abreu, Snia Rufino


Fotografia

Rogrio Oliveira, Victor Hugo


Ilustraes

Osvaldo Medina, Ricardo Blanco, Victor Hugo


Grafismo e fotomontagens

Victor Hugo Fernandes


Impresso

Grfica Europam, Lda. ISBN: 978-9728792-28-2 Depsito Legal n 232240/05 1. edio: Dezembro de 2007 Tiragem: 3 000 exemplares Preo de capa: a2,00

Sumrio

1. Introduo ................................................................................. 2. Formas de combusto ................................................................ 3. Mtodos de extino .................................................................. 4. Classes de fogos ......................................................................... 5. Agentes extintores .....................................................................

5 8 18 21 22

4
Cadernos de Sensibilizao

1 Introduo

Conhecido pelos homens desde a pr-histria, o fogo pode ser considerado como uma das suas conquistas no domnio da natureza. O fogo uma manifestao da combusto. Contudo, quando deixa de ser controlado, surge o incndio com todas as suas dramticas consequncias (fig. 1).

5
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Fig. 1 Quando o fogo deixa de ser controlado, surge o incndio.

Para controlar o fogo e evitar que se torne num incndio necessrio conhecer alguns princpios do fenmeno da combusto. Combusto uma reaco de oxidao entre um agente combustvel e um comburente, provocada por uma energia de activao. Essa reaco exotrmica ou seja com libertao de calor. Qualquer substncia na forma gasosa, lquida ou slida, que seja capaz de arder quando submetida a aquecimento um combustvel (fig. 2).


Cadernos de Sensibilizao

Fig. 2 O combustvel qualquer substncia na forma gasosa, lquida ou slida.

O comburente uma atmosfera ou corpo gasoso em cuja presena o combustvel pode arder. O melhor exemplo de comburente, responsvel pela grande maioria das combustes, o oxignio. Outro gs, no seio do qual certos combustveis podero tambm arder, , por exemplo, o cloro. Para que um fogo se inicie necessrio que o combustvel e o comburente se encontrem em determinadas condies favorveis, de modo a que a reaco se produza. Entre outras condies, necessrio a existncia de uma energia para o incio da combusto, a que se designa por energia de activao e se manifesta sob a forma de calor (fig. 3).

Fig. 3 Fontes de calor que servem de energia de activao numa combusto.

Em resumo, pode afirmar-se que no existe fogo sem a juno simultnea dos trs elementos seguintes: Combustvel; Comburente; Energia de activao (fonte de calor). Estes trs elementos formam o que se designa por tringulo do fogo (fig. 4). Uma vez iniciada a combusto, pela aco conjunta do combustvel, comburente e energia de activao, desenvolvem-se radicais livres(1) que levam ao aparecimento da reaco em cadeia, sustentando desta forma a continuidade da combusto. Podemos ento dizer que existe o tetraedro do fogo(2) representado na figura 5.
7
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Fig. 4 Tringulo do fogo.

Fig. 5 Tetraedro do fogo.

(1)

Partculas extremamente instveis que se deslocam a velocidades muito elevadas, possuindo grande energia. Tetra = quatro + edro = face.

(2)

2 Formas de combusto

A combusto depende de um grande nmero de factores ligados energia de activao, ao combustvel e ao comburente, mencionados nos pontos seguintes.

Cadernos de Sensibilizao

2 1 Fontes de energia de activao


A energia de activao, necessria para dar incio combusto, pode ter vrias origens, de que se indicam alguns exemplos: Origem trmica Mechas, fsforos, isqueiros e pontas de cigarro; Instalaes geradoras de calor (fornos, caldeiras); Radiao solar (libertao de vapores combustveis pela madeira, por exposio intensa e continuada ao sol); Superfcies quentes (placa de um fogo elctrico). Origem elctrica Resistncia (aquecedor elctrico); Arco voltaico (cabo de alta tenso quebrado ao contactar com o solo); Electricidade esttica; Descarga elctrica atmosfrica.

Origem mecnica Chispas provocadas por ferramentas; Atrito (contacto no lubrificado entre duas peas metlicas em movimento). Origem qumica Reaco qumica (limalha de ferro + leo).

2 2 Combustveis

As substncias combustveis pouco condutoras de calor, como a madeira, ardem mais facilmente do que as boas condutoras. Este facto deve-se acumulao de calor numa pequena zona, no caso de materiais pouco condutores. A temperatura local eleva-se de tal forma, provocando a libertao de vapores combustveis, que na presena de mais calor (energia de activao) podem inflamar-se. No caso dos bons condutores, o calor distribui-se por toda a massa fazendo com que a temperatura se eleve lentamente. Os corpos bons condutores (fig. 6-A), tais como os metais, mrmore, granito, etc., so frios ao tacto. Os maus condutores (fig. 6-B), como a l, cortia, plsticos, etc., so, pelo contrrio, corpos quentes. A diviso do combustvel influencia a capacidade que um corpo tem de entrar em combusto. Por exemplo, se chegarmos uma chama superfcie do petrleo, que temperatura ambiente no inflamvel, no se verifica a combusto. No entanto, ao vaporizar mecanicamente o petrleo em direco a uma chama, observa-se a sua inflamao imediata. Uma outra propriedade importante a tendncia que um combustvel lquido tem para libertar vapores.


Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Fig.  Exemplos de corpos: A bons condutores; B maus condutores.

Temperaturas caractersticas

Estabeleceram-se trs temperaturas(1) caractersticas para os combustveis lquidos: Temperatura de inflamao temperatura mnima que permite a uma substncia emitir vapores combustveis em quantidade suficiente para formar, com o comburente, uma mistura que, por aco de uma fonte de calor, se pode inflamar, extinguindo-se a combusto logo que se retira a fonte de calor. Tal deve-se ao facto de no se libertarem vapores em quantidade suficiente. Temperatura de combusto temperatura mnima a que uma substncia emite vapores combustveis em quantidade suficiente para que em contacto com o comburente, se possa inflamar por aco de uma fonte exterior e arder continuamente. Temperatura de ignio temperatura qual os vapores libertados por um combustvel se auto-inflamam (combusto espontnea), sem a presena de uma fonte de calor exterior. Com base neste critrio, e de acordo com NP 1936, classificam-se os combustveis lquidos, quanto ao ponto de inflamao, em trs categorias: Lquidos de 1. categoria quando o ponto de inflamao inferior a 21 oC; Lquidos de 2. categoria quando o ponto de inflamao igual ou superior a 21o e inferior a 55 oC; Lquidos de 3. categoria quando o ponto de inflamao igual ou superior a 55 oC.

10
Cadernos de Sensibilizao

(1)

Estas temperaturas tambm se podem designar por pontos.

No Quadro I apresentam-se exemplos de combustveis dos trs grupos referidos.


QUADRO I
CARACTERSTICAS DE INFLAMAO DE ALGUNS COMBUSTvEIS LQUIDOS

11
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Limites de inflamabilidade

A percentagem de vapores combustveis outro dos factores a considerar, j que para se dar a combusto, a mistura com o comburente no pode conter demasiado combustvel (mistura rica) ou uma quantidade insuficiente do mesmo (mistura pobre). Definem-se ento, para cada combustvel, os limites de inflamabilidade ou explosividade (fig. 7): Limite inferior de inflamabilidade (LII) ou de explosividade o LII de um gs ou vapor a sua concentrao mnima em volume na mistura com o ar (gs/vapor-ar) acima da qual pode haver inflamao e abaixo da qual a combusto no possvel por a mistura ser demasiado pobre. Limite superior de inflamabilidade (LSI) ou de explosividade o LSI de um gs ou vapor a sua concentrao mxima em volume na mistura com o ar (gs/vapor-ar) abaixo da qual pode haver inflamao e acima da qual no possvel, por a mistura ser demasiado rica.

12
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 7 Campo de inflamabilidade ou de explosividade de determinado fluido.

O campo de inflamabilidade ou explosividade varia de substncia para substncia, como podemos ver pelos exemplos do Quadro II.
QUADRO II
CAMPO DE INFLAMABILIDADE (OU DE ExPLOSIvIDADE) DE vRIOS COMBUSTvEIS

2 3 Comburente

A percentagem de comburente na mistura com o combustvel tambm um factor importante na combusto. O comburente que participa na grande maioria das combustes , como j foi referido, o oxignio do ar. Este contm aproximadamente 21% de oxignio. Para certos combustveis, uma atmosfera com menos de 15% de oxignio j no alimenta uma combusto. No entanto, h outros em que a combusto apenas se extingue em concentraes de oxignio inferiores a 10%.

2 4 Velocidade de combusto

A velocidade a que decorre uma combusto depende de vrios factores, sendo tanto mais rpida quanto: Maior for o grau de diviso do combustvel; Mais inflamvel for a natureza do combustvel; Maior for a quantidade de combustvel exposta directamente ao comburente; Maior for o grau de renovao ou alimentao do comburente. Em relao velocidade, as combustes classificam-se da seguinte forma: Lentas quando se produz a uma temperatura suficientemente baixa para que no haja emisso de luz, isto , inferior a 500 C. A oxidao de um metal em contacto com o ar hmido um exemplo deste tipo de combusto; Vivas quando existe emisso de luz, sendo vulgarmente designadas por fogo. Neste caso, devido mistura dos gases inflamados com o ar forma-se a chama; Deflagraes combustes muito rpidas cuja propagao se d a uma velocidade inferior do som (340 m/s). Um tiro de plvora exemplifica este tipo de combusto; Exploses neste caso a combusto resultante da mistura de gases, vapores ou poeiras com o ar numa percentagem bem determinada, sendo a propagao superior velocidade do som. A exploso origina, sem dvida, uma brusca e violenta onda de choque no meio em que ocorre, provocando destruio e grande rudo (detonao).
13
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

2 5 Propagao da energia da combusto


14
Cadernos de Sensibilizao

O fenmeno da propagao da combusto deve-se ao facto de dois corpos terem temperaturas diferentes e haver transferncia de calor daquele que est a uma temperatura mais alta para o que est a temperatura mais baixa. Este facto tem particular relevo na forma como um fogo evolui. As formas de propagao so as seguintes: Radiao a expresso radiao refere-se emisso contnua de calor (energia) sob a forma de radiao, essencialmente infravermelha, que se propaga em todas as direces sem suporte material atravs do espao, tal como acontece com o mesmo tipo de radiao que, produzida pelo Sol juntamente com a luz visvel, se propaga at Terra atravs do vazio (fig. 8);

Fig.  Transmisso de calor por radiao.

Conduo o calor transmite-se directamente no interior de um corpo ou atravs de corpos em contacto. Colocando-se o extremo de uma barra metlica em contacto com uma chama, enquanto o outro se sustm na mo, verifica-se que esta parte da barra vai aquecendo cada vez mais. Esta propagao do calor ser tanto mais rpida quanto melhores condutores forem os corpos em contacto. No caso de um incndio num edifcio, a conduo propaga-se atravs de estruturas metlicas, etc. (fig. 9);

15
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Fig.  Transmisso do calor por conduo.

Conveco chama-se conveco ao processo de transmisso do calor pelo ar em movimento. O ar aquecido, proveniente do incndio, sobe, forando o ar frio a dirigir-se para as zonas inferiores. Este fenmeno gera, na zona de incndio, verdadeiras turbulncias de ar aquecido que, em alguns casos, atingem velocidades elevadas. A propagao por este meio faz-se por todas as comunicaes interiores quando no esto protegidas: caixas de escada, caixas de elevadores, coretes de cabos, condutas de ventilao, etc. (fig. 10);

1
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 10 Transmisso do calor por conveco.

Projeco e deslocamento de matria inflamada forma de propagao de incndios que se d pelo movimento de matria inflamvel a arder como, por exemplo, fagulhas levadas pelo vento que provocam novos focos de incndio (fig. 11).

Fig. 11 Efeito da projeco e deslocamento de matria a arder.

2 6 Produtos e manifestaes da combusto


Nas combustes produzem-se uma srie de manifestaes e produtos visveis que so o fumo, as chamas, o calor e os gases (fig. 12);

17
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Fig. 12 Manifestaes e produtos da combusto.

Fumo

O fumo um dos produtos da combusto, sendo o resultado de uma combusto incompleta, na qual pequenas partculas slidas se tornam visveis, variando de tamanho e quantidade, podendo impedir a passagem da luz. O fumo tambm varia de cor em resultado das substncias em combusto, conforme se indica seguidamente: Fumo de cor branca ou cinzento plido indica que a combusto mais completa com bastante consumo de combustvel e dispe de comburente em quantidade adequada; Fumo negro ou cinzento escuro revela que se est perante uma combusto que desenvolve grande temperatura e tem falta de comburente, como o caso da combusto de plsticos; Fumo amarelo, roxo ou violeta assinala geralmente a presena em maior percentagem de gases altamente txicos.

Chamas

1
Cadernos de Sensibilizao

So a manifestao de gases incandescentes, visveis, em redor da superfcie do material em combusto. No seu seio produz-se a reaco em cadeia, o consumo parcial ou total do combustvel e a libertao de outros produtos. Em alguns casos produzem-se combustes sem chama. A radiao luminosa emitida nesses casos designa-se por incandescncia.

Calor

a energia libertada pela combusto, sendo o principal responsvel pela sua propagao dado que aquece todo o ambiente e os produtos combustveis presentes, elevando-os s temperaturas de inflamao, possibilitando, deste modo, a continuao do incndio.

Gases

Produzidos pela combusto, so o resultado da modificao da composio do combustvel. A combusto pode produzir monxido de carbono (CO), anidrido carbnico (CO2), cianeto de hidrognio (HCN), fosgnio, anidrido sulfuroso, xido de nitrognio, cido clordrico, vapor de gua e outros gases.

3 Mtodos de extino

A extino da combusto corresponde sempre eliminao ou neutralizao de, pelo menos, um dos elementos do tetraedro do fogo. Existem quatro mtodos para se proceder extino da combusto: Arrefecimento ou reduo da temperatura o mtodo mais utilizado e consiste em eliminar o calor de forma a que a temperatura do combustvel seja inferior da combusto (fig. 13). Deste modo, necessrio um agente extintor que tenha uma grande capacidade de absoro de calor como, por exemplo, a gua;

1
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Fig. 13 Extino por arrefecimento ou reduo da temperatura.

Limitao do comburente (abafamento e asfixia) o mtodo que consiste no isolamento do combustvel do oxignio (comburente) ou na reduo da concentrao deste no ambiente (fig. 14). Pode conseguir-se esta forma de extino diminuindo a concentrao de oxignio atravs de um gs inerte (p. ex. dixido de carbono) ou cobrindo as chamas com uma substncia com resistncia suficiente inflamao (p. ex. espuma extintora);

Fig. 14 Extino por abafamento.

Carncia ou limitao do combustvel consiste na separao entre o combustvel e a fonte de energia (calor) ou o ambiente do incndio (fig. 15). um mtodo eficaz, mas muitas vezes impossvel de utilizar devido complexidade da sua execuo;

20
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 15 Extino por carncia ou limitao do combustvel.

Inibio ou rotura da reaco em cadeia consiste em impedir ou limitar a formao de radicais livres ou elimin-los medida que se formam (fig. 16). Um bom exemplo para a rotura da reaco em cadeia a utilizao de p qumico seco como agente extintor.

Fig. 1 Extino por inibio ou rotura da reaco em cadeia.

4 Classes de fogos

Atendendo ao comportamento dos diversos materiais convencionou classificar-se em quatro categorias as diferentes classes de fogos, que podem ser definidas pela natureza dos combustveis. Esta classificao especialmente til no domnio do combate ao incndio por meio de extintores. No Quadro III descrevem-se as quatro classes de fogos.

21
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

QUADRO III
CLASSES DE FOGOS

Fonte: NP EN 2 1993 Classes de fogos.

5 Agentes extintores

22
Cadernos de Sensibilizao

Existem vrios agentes extintores que actuam de maneira especfica sobre cada um dos quatro mtodos anteriormente citados. Os agentes extintores devem ser usados de forma criteriosa para evitar acidentes pessoais e agravamento do incndio e ainda, quando possvel, minimizar os efeitos negativos do prprio agente extintor sobre os materiais e equipamentos no atingidos pelas chamas. Apresentam-se nos trs estados normais da matria e tm mbitos de aplicao, eficcia e limitaes diferentes. Os agentes extintores mais utilizados so a gua, a espuma, os ps qumicos e o CO2.

5 1 gua

o agente extintor por excelncia e o mais utilizado em extino de incndios, uma vez que existe em grande abundncia e o seu custo baixo. Actua por arrefecimento do combustvel e do meio ambiente por contacto directo ou indirecto e, secundariamente, por abafamento na forma de vapor. Emprega-se na forma de jacto (fig. 17-A), para se obter um maior alcance ou penetrao da gua. A gua, quando utilizada em chuveiro ou pulverizada (nevoeiro) (fig. 17-B), tem um maior poder de arrefecimento, uma vez que absorve uma enorme quantidade de calor.

Fig. 17 Exemplo de duas formas de aplicao de gua. A Em jacto; B Pulverizada.

gua podem adicionar-se aditivos que melhoram as suas capacidades extintoras. Como inconvenientes, entre outros, sobressaem os estragos que provoca e o facto de ser condutora de electricidade. A utilizao em equipamentos elctricos em tenso apresenta riscos de electrocusso.
23

5 2 Espuma

Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Um produto denominado espumfero (ou emulsor), misturado com gua e ar d origem a um agente extintor aquoso designado por espuma. especialmente aplicada em incndios de lquidos inflamveis. tambm utilizada no interior de edifcios sob a forma de inundao total (alta expanso). Actua por abafamento cobrindo o combustvel e isolando-o do oxignio do ar. Devido existncia de gua na espuma tem, tambm, poder de arrefecimento (fig. 18).

Fig. 1 A espuma extingue por arrefecimento e abafamento.

A espuma pode ser aplicada sobre o fogo em baixa, mdia e alta expanso: Baixa expanso produzida atravs de uma agulheta (fig. 19), que a projecta em jacto, no devendo este incidir directamente no lquido em combusto. Por ser a que possui mais gua a que tem maior poder de arrefecimento (fig. 20);
24
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 1 Agulheta de espuma de baixa expanso.

Fig. 20 Utilizao de agulheta de espuma de baixa expanso.

Mdia expanso a sua produo efectuada atravs de agulheta dotada de uma rede de malha fina, a qual permite uma melhor mistura do emulsor e da gua com o ar (fig. 21). uma mistura leve que voa com alguma facilidade (fig. 22);

25
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Fig. 21 Agulheta de espuma de mdia expanso.

Fig. 22 Utilizao de agulheta de espuma de mdia expanso.

Alta expanso a produo deste tipo de espuma feita por um equipamento designado por gerador de alta expanso (fig. 23). Este equipamento possui uma ventoinha movida hidraulicamente que auxilia a mistura do emulsor e a gua, gerando ao mesmo tempo uma forte corrente de ar que ajuda a projectar a espuma.
2
Cadernos de Sensibilizao

Fig. 23 Gerador de espuma de alta expanso.

O seu ndice de expanso de tal forma que pode encher um volume de 50 m3 num minuto. uma espuma muito leve que voa facilmente pela aco do vento ou pela intensidade da combusto. A espuma impede a reactivao do incndio. Pode ser empregue em grandes superfcies ou volumes. Como j referido, a espuma contm gua pelo que no deve ser utilizada em equipamentos elctricos em tenso. Tambm pode provocar a corroso em certos materiais. No Quadro IV apresenta-se uma sntese comparativa da expanso das espumas em funo da misturas e das agulhetas utilizadas.
QUADRO Iv
ExEMPLOS COMPARATIvOS DA ExPANSO DAS ESPUMAS

27
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

5 3 Ps qumicos

Constituem o grupo dos agentes extintores slidos usados no combate a incndios. So substncias slidas de cristais secos, finamente divididos em partculas de dimenso micromtrica e perfeitamente fluidas.

2
Cadernos de Sensibilizao

Os ps qumicos secos extinguem o incndio por inibio, eliminando a reaco em cadeia. Ao serem projectados sobre as chamas e no espao envolvente actuam como bloqueadores dos radicais livres, impedindo-os de se multiplicarem e eliminando rapidamente as chamas. Os ps no so txicos nem condutores de electricidade. So corrosivos e dificultam a visibilidade durante a extino (fig. 24).

Fig. 24 Dificuldade de visibilidade com a utilizao de extintores de ps qumicos.

A classificao dos ps feita, atravs da sua correspondncia s diferentes classes de fogos, pelas seguintes categorias: Ps ABC tambm conhecidos por polivalentes, por serem usados em fogos de classe A, B e C, so compostos base de fosfato de amnio; Ps BC indicados para combater fogos de classe B e C, so produzidos base de bicarbonato de sdio ou de potssio; Ps D so usados estritamente em fogos da classe D. Sendo constitudos por compostos quimicamente inertes, o seu fabrico tem por base a grafite misturada com cloretos e carbonetos. A eficcia de extino destes ps depende das caractersticas prprias de cada metal. Dado que no so agentes extintores polivalentes necessrio escolher o p adequado para cada tipo de metal.

5 4 Dixido de carbono (CO2)


Tambm conhecido por anidrido carbnico, um gs liquefeito armazenado sob presso. utilizado em extintores e sistemas fixos de extino de incndios (fig. 25). No deixa sujidade nem condutor de electricidade.
2
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Fig. 25 Instalao fixa de CO2.

Aplicado sobre um incndio, a sua aco extintora caracterizada pela reduo do teor de oxignio (asfixia) e abaixamento da temperatura. O CO2 pouco eficaz quando aplicado no combate a incndios ao ar livre. Apesar de no ser txico, no deve ser respirado. Quando utilizado em sistemas fixos de inundao total do ambiente, a descarga s deve ser efectuada se no existirem pessoas dentro da sala. Caso contrrio poder levar morte destas por asfixia.

5 5 Hidrocarbonetos halogenados

30
Cadernos de Sensibilizao

Normalmente designados por halons, so derivados dos hidrocarbonetos obtidos por processos complexos. Os halogenados mais divulgados como agentes extintores eram o 1211 em extintores portteis e o 1301 em sistemas fixos de extino. Sendo estes agentes extintores substncias que empobrecem a camada do ozono, encontram-se proibidas, a nvel mundial desde 1994, a produo e comercializao de equipamentos carregados com este produto. Os hidrocarbonetos halogenados existentes em extintores ou sistemas foram substitudos e destrudos at Dezembro de 2003, conforme regulamento CE n. 2037/2000 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Junho de 2000.

5 6 Substituio dos halons


Recentemente surgiram no mercado novos agentes extintores para substituio do halon 1301 utilizado nos sistemas fixos. O FM 200 (heptafluoropropano HC3F3) e o FE 13 (trifluorometano HCF3) so alguns exemplos de produtos j a ser comercializados, se bem que outros produtos tambm estejam a ser comercializados, tais como, argonite (nitrognio + argon), argonfire (argon) e inergen (azoto + argon + CO2).

31
Fenomenologia da Combusto e Agentes Extintores Princpios Bsicos

Anotaes

32

Cadernos de Sensibilizao

Anotaes

S-ar putea să vă placă și