Sunteți pe pagina 1din 11

Notas sobre a escolarizao indgena no Brasil1 Clarice Cohn DCSo/UFSCar A educao escolar indgena tem uma longa histria,

to longa quanto o contato entre ndios e europeus. Desde sempre, a alfabetizao e a educao escolar tiveram um papel importante nessas relaes. Jesutas se esmeravam na catequese dos ndios, preparando gramticas da lngua do gentio e encerrando crianas em seminrios; em seu rastro, diversas ordens religiosas catlicas, como os salesianos e os capuchinhos, montaram suas escolas para alunos indgenas. O estado laico tambm atuou, desde o Imprio, na educao dos ndios, e, em dado momento, em parceria com misses evanglicas especializadas na grafia e alfabetizao das lnguas indgenas. Ainda hoje, missionrios evanglicos atuam em grande parte do territrio nacional em projetos de alfabetizao e educao escolar entre ndios. Em comum a todos esses projetos, uma inteno de salvao do gentio salvao de si mesmo, seja em sua alma (e da a catequese ou a evangelizao), seja em seus modos (e da projetosdecivilizao).Portanto,namaiorpartedessalonga histria,aosndioseram oferecidos servios educacionais para mudar o que so, e para serem integrados sociedade que os envolvem. contra esses projetos integracionistas que o modelo contemporneo de educao escolar indgena se apresenta. Tendo incio com projetos alternativos poltica oficial e com os movimentos indgenas
1

na

dcada

de

1970,

esse

novo

modelo

teve

seu

Este texto reproduz trechos de dois artigos j publicados: Cohn, C. Educao escolar indgena: para uma discusso de cultura, criana e cidadania ativa in PerspectivaRevista do Centro de Cincias da Educao, Vol. 23, n. 2, 2005, pp. 483-515; Cohn, C. Os processos prprios de ensino e aprendizagem e a escola indgena in Cadernos de Educao Escolar Indgena, V. 3, n. 1, 2004, pp. 94-111. Note-se que essas reflexes tratam da escolaridade bsica, especialmente o ensino fundamental, e tem a inteno de prover subsdios para os debates sobre a incluso dos ndios nas instituies de ensino superior, a qual trar ainda outros e novos desafios.

reconhecimento legal e jurdico assegurado a partir da Constituio de 1988, e com a legislao especfica que a segue, passando a se configurar uma poltica de estado. Cria-se, assim, o que se convencionou chamar de educao diferenciada. Esse termo tenta dar conta da particularidade da condio indgena: tendo conquistado sua parte no direito universal educao escolar os ndios, como todo cidado brasileiro, passam a ter direito educao escolar, enquanto, por outro lado, o Estado passa a ter a obrigao de prov-lo , conquistam tambm o direito de que a escola respeite sua cultura, lngua e processos prprios de ensino e aprendizado. No entanto, a efetivao desse modelo permanece um desafio, por diversas razes. Os ndios no Brasil so uma pluralidade de etnias e culturas, que falam cerca de duas centenas de lnguas, e os conceitos fundadores da educao diferenciada esto em constante debate, o que faz com que sua aplicao tenha que ser resolvida caso a caso. Devemos lembrar, ademais, que, por mais que nos esforcemos a oferecer aos ndios uma educao escolar que lhes seja respeitosa, ela ser sempre, para eles, algo que remete a um modelo exgeno de educao. Desde o incio das discusses sobre a melhor escola para os ndios, os especialistas tm lembrado que se deve diferenciar uma educao indgena de uma educao escolar indgena. Ou seja, que a educao indgena no se encerra nem jamais se encerrar na escola. Nossa escola foi forjada para transmitir alguns conhecimentos, e o faz a partir de preceitos e condies que esto longe de ser universais. A idia mesmo de que deva haver um modelo de ensino especializado para as crianas, materiais especficos, profissionais especializados, e um espao e um tempo para esse aprendizado so construes histricas, que dizem respeito a uma histria particular, a ocidental. Ao transpor esse modelo a populaes com outras histrias e culturas, vemo-nos sempre, por melhores que sejam as intenes e o esforo, com uma

espcie de resduo: o de que essa escola est ligada a uma idia de infncia, cultura, conhecimento, aprendizado e disciplina. As diversas experincias concretas se vem, cada qual a seu modo, com esse desafio. Buscando oferecer s populaes indgenas uma educao escolar de qualidade e a possibilidade de continuidade ou seja, de que, finalizando os estudos na escola diferenciada, os alunos indgenas estejam capacitados a se inserir nas instituies educacionais no-diferenciadas , e pautando-se pela legislao e pelo Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indgenas, distribudo pelo MEC, essas experincias tentam desenhar currculos especficos, temporalidades e espacialidades diferenciadas, e formar professores indgenas na tentativa de moldar a transmisso desses conhecimentos especficos de um modo respeitoso s expectativas dos ndios e a seus preceitos prprios de educao. Mas porque, no limite, construir escolas indgenas e para os ndios? Ao contrrio dos perodos anteriores, em que o projeto educacional era da Igreja e do Estado, atualmente a escola indgena , antes de tudo, um projeto dos ndios. No um projeto uniforme e consensual, mas que pode ser valorizado diferentemente por cada etnia e populao indgena, tendo em comum apenas a certeza adquirida por eles de que, para melhor viver no Brasil, devem dominar alguns dos conhecimentos que embasam grande parte de nossas relaes, especialmente as jurdicas. Assim, reivindicam sua alfabetizao e aprendizado de matemtica e geografia, como parte de um projeto maior de efetivao de sua cidadania: como repetem exaustivamente, precisam aprender a ler documentos, mapas e contabilidades para melhor se situar e defender na sociedade nacional. Ou, como ouvi certa vez de um ndio Gavio no Maranho, porque a briga agora no papel. Mas essas reivindicaes vo crescendo: necessrio aprender nosso modo de contar a histria, para melhor debater seu papel nela e na sociedade contempornea; e necessrio ter uma educao

fundamental e mdia de qualidade, para poder formar seus prprios advogados, pedagogos, antroplogos... Assim, munem-se para o embate com a sociedade mais ampla, na busca de conquista de um lugar e de um papel justo no mundo contemporneo. , portanto, uma briga pela autonomia, e pela conquista da cidadania plena. Por outro lado, interessante notar que no parece haver, necessariamente, um dilema, de seus pontos de vista, sobre o espao que a escola deve ocupar em suas vidas e em seu cotidiano. Nas palavras de um professor indgena do Mato Grosso, Paulinho Rikbaktsa: a primeira educao na famlia e com outros parentes. A segunda da escrita, do aprendizado da escola para complementar2. Garantir o dilogo entre esses modos de educao permanece sendo, porm, um desafio na construo das escolas, dos currculos e na formao de seus professores. Cada termo desse conceito de educao diferenciada um debate em si. Se a educao escolar voltada para os ndios antiga, secular, a discusso sobre sua adequao s realidades indgenas toma forma a partir da dcada de 1970, quando especialistas em diversas reas, especialmente antroplogos, lingistas e pedagogos, comeam a assessorar na construo de projetos escolares alternativos em algumas escolas indgenas, e os movimentos indgenas passam a reivindicar, mais amplamente, o reconhecimento de seus direitos, inclusive o de uma educao formal de qualidade. Essa mobilizao crescente ganha respaldo jurdico na Constituio de 1988, ou mesmo j na Assemblia Constituinte, quando ndios e seus aliados fazem passar artigos especficos e que regulamentam os direitos diferenciados dos ndios. Dentre eles, o artigo 210 (Ttulo VIII, Captulo III, Seo I), que assegura que:

Depoimento publicado na coletnea Urucum, Jenipapo e Giz, organizada pelo Governo do Mato Grosso, que rene textos de reflexo sobre a experincia do Projeto Tucum, de formao de professores indgenas.

O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenas tambm a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) o reitera, garantindo, em seu artigo 32 (seo III), pargrafo 3, que: O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, asseguradascomunidadesindgenasautilizaodesuaslnguasmaternase processosprpriosdeaprendizagem. A LDB ir tambm dedicar dois artigos s condies especiais da escola indgena, definindo, no Artigo 78 do Ttulo VIII, que: O Sistema de Ensino da Unio, com a colaborao das agncias federais de fomento cultura e de assistncia aos ndios, desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educao escolar bilinge e intercultural aos povos indgenas, com os seguintes objetivos: I - proporcionar aos ndios, suas comunidades e povos, a recuperao de suas memrias histricas; a reafirmao de suas identidades tnicas; a valorizao de suas lnguas e cincias; II - garantir aos ndios, suas comunidades e povos, o acesso s informaes, conhecimentos tcnicos e cientficos da sociedade nacional e demais sociedades indgenas e nondias. Assim tambm, a Resoluo CEB 3/99 define, em seu artigo 3, que: Na organizao da escola indgena dever ser considerada a participao da comunidade, na definio do modelo de organizao e gesto, bem como: III suas formas de conhecimento, processos prprios e mtodos de ensino e aprendizagem.

Adiante, no artigo 5, assegura que

A formulao do projeto pedaggico prprio, por escola ou por povo indgena, ter por base: IV os contedos curriculares especificamente indgenas e os modos prprios de constituio do saber e da cultura indgena.

A ligao entre a insero do respeito aos modos prprios de ensino e aprendizagem com a formulao de uma pedagogia indgena pode ser encontrada em uma diretriz do Plano Nacional de Educao (Lei 10.172/01), quando trata da autonomia:

8. Assegurar a autonomia das escolas indgenas, tanto no que se refere ao projeto pedaggico quanto ao uso de recursos financeiros pblicos para a manuteno do cotidiano escolar, garantindo a plena participao de cada comunidade indgena nas decises relativas ao funcionamento da escola. O Parecer CNE/CEB 14/99, a Resoluo CEB 3/99 e o Plano Nacional de Educao (Lei 10.172 de 09/01/01) reafirmam, assim, essas disposies, definindo diretrizes e metas especficas para a escola indgena. Dentre elas, poderamos destacar o reconhecimento administrativo da categoria escola indgena no sistema de ensino, a nfase na formao de professores indgenas e produo de materiais didticos especficos, o reconhecimento de programas e currculos especficos, a adaptao do projeto escolar realidade indgena a que se volta e a criao de condies de autonomia e auto-gesto desses projetos escolares. Cria-se, pois, as condies legais, jurdicas e administrativas, inclusive com a atribuio de competncias e o reconhecimento de uma categoria especial no sistema de ensino, para a implantao da educao diferenciada e especfica para os ndios. Por ela, deve-se assegurar a incluso da lngua, da cultura e dos saberes indgenas no projeto curricular dessas escolas, e o respeito particularidade tnica e

cultural dessas populaes, reunindo alunos e professores de mesma etnia em seu projeto, execuo e gesto. E a escola indgena passa a ser definida como diferenciada, especfica, bilnge e intercultural. No entanto, as diretrizes gerais devem ser adaptadas localmente, e responder s especificidades e expectativas de mais de 200 povos, que somam aproximadamente 370 mil pessoas. Portanto, visto em mbito nacional, o ensino bilnge deve ser levado a efeito tendo em vista no duas lnguas, mas, ao lado do portugus, quase duas centenas de lnguas indgenas diferentes. Assim tambm, a interculturalidade deve ser levada a cabo tendo como base uma multiplicidade enorme de culturas e saberes. Cada projeto dever ser desenvolvido localmente, respondendo a situaes de contato com a sociedade nacional e de insero no mercado, sociolingsticas, de registro escrito da lngua e especificidades socioculturais. Ademais, dever levar em conta as expectativas e reivindicaes de cada um desses povos, que podem querer inserir mais ou menos a escola em seu cotidiano, e enfatizar diferencialmente o aprendizado das coisas dos brancos ou de sua prpria cultura no ambiente escolar. Tanto na prtica como em definies conceituais, a qualificao dessa modalidade escolar de bilnge e intercultural, como aparece textualmente na LDB, tambm uma questo em aberto. O ensino bilnge, por exemplo, visa respeitar o preceito constitucional de respeito s lnguas indgenas e garantir sua manuteno. Mas a questo da alfabetizao em lngua indgena traz um incmodo: o da impresso de que a ruptura com os modelos anteriores de educao escolar no completa. Foram os missionrios evanglicos quem colocaram em prtica o bilingismo de transio, ou a introduo forma escrita pelo uso da lngua materna como uma fase preparatria para a alfabetizao em portugus. Porm, a alfabetizao na lngua indgena tem para eles um valor claro: o de permitir a leitura do Novo Testamento. Teria sentido dar continuidade a esse projeto se no como

integrao ou evangelizao? Ou seja, para que serve aos ndios ler e escrever em sua lngua? H dois lados nessa moeda, como sempre. Do ponto de vista pedaggico, argumenta-se que a alfabetizao na lngua materna mais eficaz e menos penosa s crianas o que parece bvio, quando se pensa em crianas monolnges e que no falam o portugus, mas que no o quando se pensa nas condies de grafia e estruturao das lnguas indgenas. As lnguas indgenas brasileiras so grafas, e sua incluso na escola implica na criao de uma grafia e no estabelecimento de um registro escrito para conhecimentos que, originalmente, no so congelados em forma de texto mas, ao contrrio, recriados continuamente na produo oral. De incio, o desafio prtico e nada trivial de construir grafias para lnguas que no as tm, o que lingistas tm discutido e problematizado. Afinal, grafias so elas tambm construes sociais e histricas, e sua produo tcnica por no falantes da lngua, por mais sria que seja, traz alguns efeitos colaterais sentidos e denunciados pelos seus falantes e pelos lingistas mais atentos. Do ponto de vista do uso da escrita, teme-se que o registro de produes orais possa legitimar verses de um mesmo relato em detrimento das outras diversas e possveis, e gerar uma autoria onde originalmente no h. Os estudos do antroplogo Claude Lvi-Strauss sobre os mitos nos revela que no h verso original, mais completa, legtima ou melhor que outra mas que, ao contrrio, o mito s existe no conjunto de suas verses possveis. Portanto, so diversas as indicaes de que se deve respeitar o registro oral das produes narrativas que so, por definio, orais, e evitar trazer escola, como proposta de ensino e quando no partir explicitamente de uma iniciativa indgena, o registro escrito dessas formas orais. No entanto, as experincias de alfabetizao na lngua abrem novas possibilidades e modalidades de comunicao, que podem vencer

distncias espaciais colocando em contato pessoas que moram longe, ou etnias, como no Parque do Xingu ou sociais colocando em contato pessoas a quem interdita a comunicao oral. Por fim, as experincias de produo de material didtico prprio e na lngua materna parecem demonstrar que a alfabetizao na lngua materna pode ter um final feliz. Histrias particulares, com desfechos diferenciados, e s vezes inusitados, Mas dificultam a escola a formao de uma opinio tambm conclusiva produzir e a universalista, que abranja todas as experincias de educao indgena. diferenciada deve interculturalidade, e o dilogo entre as culturas. De novo, nada claro, tudo a definir. Colocando em contato duas culturas diversas, a escola no simplesmente faz dialogar conhecimentos diferenciados sobre o mundo, como contedos ela se v entre duas formas de conhecimento diferentes, que partem de outros preceitos, definies e modalidades de formulao. Como essas questes tm sido resolvidas? Principalmente, na prtica, pela formao de professores e pedagogos indgenas que os torne capazes de construir currculos e pedagogias e gerir suas escolas, e sua formao como pesquisadores, ou seja, sua capacitao para construir conhecimentos a serem transmitidos na escola. A construo de currculos diferenciados , como vimos, uma possibilidade legal, e eles podem vir a ser reconhecidos no MEC, dando estatuto jurdico escola e permitindo a continuidade escolar. Se o novo modelo de educao escolar indgena, para os ndios, tem permitido que eles tomem as salas de aula e a construo de seu modelo pedaggico, assessores e formadores permanecem tendo um papel fundamental, atuando na capacitao dos ndios para assumir esse papel. A dificuldade permanece, embora deslocada: os dilemas da educao diferenciada no tm mais que ser respondidos nas salas de aula na aldeia, mas naquelas de cursos de capacitao e monitoramento de formandos no magistrio indgena.

Essa capacitao deve dar conta, ainda, de um dos aspectos menos comentados da escola diferenciada para os ndios: o respeito a seus modos prprios de ensino e aprendizado. Para tal, deve-se criar as condies de criao de pedagogias indgenas, que tragam s salas de aula relaes e prticas de aprendizado condizentes com as concepes indgenas de aprendizado, conhecimento e infncia. O direito aorespeitoaos processos prprios deensinoe aprendizagem naescola indgena est garantido em diversos dispositivos legais. Com esses dispositivos legais, assegura-se que a escola indgena tenha autonomia para formular seu projeto pedaggico e nele garantir o respeito a seus modos prprios de constituio e transmisso do saber. Essa abertura, em tudo o que diz respeito educao escolar indgena, levanta questes prticas afinal, so tantos esses processos quanto so as culturas indgenas. Claro est que essa questo, como tantas outras, ter que ser respondida ao longo do tempo e localmente e essa uma outra garantia legal, a da plena participao dos ndios na consolidao de suas escolas. Mas ela traz consigo dificuldades que lhe so prprias. Como afirmei acima, foram muitas as conquistas nas discusses relativas peculiaridade das escolas indgenas. Por exemplo, os tempos e os espaos da escola so flexveis, como se pode ver no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indgenas, e isso j uma grande coisa. Aquela escola que encerra as crianas em um espao e eu tempo desligado do resto da vida social, deixa de ser o modelo nico e necessrio a ser seguido pelas escolas indgenas3. Essa j uma
3

No custa lembrar que esse modelo foi freqentemente implantado, mesmo em tempos recentes, algumas com a franca inteno de mudar os ndios: integr-los sociedade nacional, ou convert-los ao cristianismo. As experincias foram variadas e so cada vez melhor documentadas e discutidas, inclusive casos em que se retirou as crianas de suas aldeias para reuni-las a todas, de origens, etnias e lnguas diferentes, em um nico complexo escolar. Essa uma outra e longa discusso, mas exemplos como esse so teis para relembrar que, a depender de como feita, a escola indgena pode modificar diversos aspectos da cultura indgena, inclusive aqueles relativos infncia.

primeira indicao de que garantir a escolaridade nas aldeias no ser necessariamente mudar a infncia dos (e para os) ndios.

S-ar putea să vă placă și