Sunteți pe pagina 1din 3

Carta a professores, alunos, pais, governantes, cidados e quaisquer outros que possam sentir-se tocados e identificados.

por Sara Fidalgo a Sexta-feira, 9 de Maro de 2012 s 11:21 As reformas na educao esto na boca do mundo h mais anos do que os que conseguimos recordar, chegando ao ponto de nem sabermos como comearam nem de onde vieram. Confessando, sou apenas uma das que passou das aulas de uma hora para as aulas de noventa minutos e achei aquilo um disparate total. Tirava-nos intervalos, tirava-nos momentos de caadinhas e de saltar corda e obrigava-nos a estar mais tempo sentados a ouvir sobre reis, rios, palavras estrangeiras e nmeros primos.

Depois veio o secundrio e deixmos de ter folgas porque passou a haver professores que tinham que substituir os que faltavam e ns ficvamos tristes. No era porque no queramos aprender, era porque as aulas de substituio nos cansavam mais do que as outras. Os professores no nos conheciam, abusvamos deles e era como voltar ao zero. Eu era pequenina. E nunca me passou pela cabea pensar no lado dos professores. At ao dia 1 de Maro.

Foi o culminar de tudo. Durante semanas e semanas ouvi a minha me, uma das melhores professoras de Ingls que conheci, o meu pilar, a minha luz, a minha companhia, a encher a boca sria com a palavra depresso. A seguir vinham os tremores, as preocupaes, as queixas de pais, as crianas a quem no conseguimos chamar crianas porque so to indisciplinadas que parece que lhes falta a meninice. Acreditem ou no, h pais que no sabem o que esto a criar. Como dizia um amigo meu: Antigamente, fazamos asneiras na escola e quando chegvamos a casa levvamos uma chapada do pai ou da me. Hoje, os midos fazem asneiras e os pais vo escola para dar a dita chapada nos professores. Sim, nos professores. Aqueles que tomam conta de tantos filhos cujos pais no tm tempo nem pacincia para os educar. Sim, os professores que fazem de ns adultos competentes, formados, civilizados. Ou faziam, porque agora no conseguem.

A minha me levou a maior chapada de todas e no resistiu. Desculpem o dramatismo mas a escola, o sistema educativo, a educao especial, a educao sexual, as provas de aferio e toda aquela enormidade de coisas que no consigo sequer enumerar, levaram deste mundo uma das melhores pessoas que por c andou. E revolta-me no conseguir fazerlhe justia.

Professores e responsveis pela educao, espero que leiam isto e acordem, revoltem-se, manifestem-se (ainda mais) mas, sobretudo e acima de qualquer outra coisa, conversem e ajudem-se uns aos outros. Levem a histria da minha me para as bocas do mundo, para as conversas na sala dos professores e nos intervalos, a histria de uma mulher maravilhosa que se suicidou no por causa de uma vida instvel, no por causa de uma famlia desestruturada, no por dificuldades econmicas, no por desgostos amorosos mas por causa de um trabalho que amava, ao qual se dedicou de alma e corao durante 36 anos.

De todos os problemas que a minha me teve no trabalho desde que me conheo (todos os temos, todos os conhecemos), nunca ouvi a palavra incapaz sair da boca dela. Nunca a vi to indefesa, nunca a conheci como desistente, nunca pensei ouvir ando a enganar-me a mim mesma e no sei ser professora. Mas era verdade. Ela soube. Ela foi. Ela ensinou centenas de crianas, ela riu, ela fez o pino no meio da sala de aulas, ela escreveu em quadros a giz e depois em quadros eletrnicos. Ela aprendeu as novas tecnologias. O que ela no aprendeu foi a suportar a carga imensa e descabida que lhe puseram sobre os ombros sem sentido rigorosamente nenhum. Eu, pelo menos, no o consigo ver.

E, assim, me manifesto contra toda esta gentinha que desvaloriza os professores mais velhos, que os destri e os obriga a adaptarem-se a uma realidade que nunca conheceram. E tudo isto de um momento para o outro, sem qualquer tipo de preparao ou ajuda.

Esta, sim, a minha maneira de me revoltar contra aquilo que a minha me no teve foras para combater. Quem me dera ter conseguido alivila, tirar-lhe aquela carga estupidamente pesada e que ningum, a no ser quem a vive, compreende. Eu vivi atravs dela e nunca cheguei a compreender. Professores, ajudem-se. Conversem. E, acima de tudo, no

deixem que a educao seja um fardo em vez de ser a profisso que vocs escolheram com tanto amor. Pensem no amor. E, com ele, honrem a vida maravilhosa que a minha me teve, at no poder mais.

Sara Fidalgo

P.S. - No posso deixar de agradecer a todos os que nos ajudaram neste momento de dor *

S-ar putea să vă placă și