Sunteți pe pagina 1din 50

Unidade I

HOMEM E SOCIEDADE

Profa. Claudete Nogueira

Objetivos
Antropologia Social cincias da sociedade, voltada compreenso do comportamento humano orientado pela cultura. Homem e Sociedade e Antropologia Compreenso das relaes sociais profundamente influenciadas pelo conjunto complexo que forma a cultura.

A cultura
Compreender a cultura leva a uma nova postura que permite perceber nossa vida em sociedade como uma fonte inesgotvel de estabelecimento de regras e padres, como suas constantes mudanas. m danas A isso chamamos diversidade.

Ser humano, cultura e sociedade


Comportamento humano, diferente de outras espcies que vivem coletivamente, orientado pela cultura ao invs do instinto. O comportamento humano baseado na cultura e na troca de conhecimento (aprendizagem) o que nos distingue muito das demais espcies.

Ser humano, cultura e sociedade


Precisamos de histria, da experincia das geraes passadas, da capacidade de nos educar mutuamente. Definio de cultura "um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenas, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hbitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade".(Taylor,1871)

Ser humano, cultura e sociedade


Os padres de comportamento coletivo so adquiridos. Tudo que compartilhamos ao viver em sociedade, e que podemos observar que se repete na maioria dos indivduos de nosso grupo, resultado de um processo de aprendizagem da cultura que denominamos socializao.

Ser humano, cultura e sociedade


O processo por meio do qual o indivduo aprende a ser um membro da sociedade, designado pelo nome de socializao, no tem fim e pode dividir-se em socializao primria e socializao secundria. A famlia tradicionalmente a instit io instituio responsvel pela socializao primria e a escola, o trabalho e as demais instituies so responsveis pela socializao secundria.(Peter e Brigitte Berger )

Ser humano, cultura e sociedade


Socializao forma de educao, mas vai para alm dela. A cultura tem uma influncia to profunda em nossa forma de encarar o mundo, que ,q pensamos durante a maior parte do tempo, que tudo muito natural.

Ser humano, cultura e sociedade


Ao nascer um indivduo da espcie homo sapiens sapiens, somos dotados de potencialidades inatas como linguagem, inteligncia, postura bpede entre outras coisas. Nenhuma dessas caractersticas se desenvolve naturalmente. Precisamos dos estmulos do meio para que cada uma delas seja utilizada, desenvolvida e lapidada.

Ser humano, cultura e sociedade


O ser humano um animal cultural em potencial. Precisamos do estmulo da vida em sociedade que exige o desenvolvimento de capacidades como inteligncia, comunicao e cooperao. Para exercitar essas capacidades, precisamos de modelos, exemplos que podem ser seguidos. A cultura exatamente esse modelo.

Ser humano, cultura e sociedade


A influncia do Meio para a vida humana:socializao e o aprendizado das atitudes sociais Exemplos: crianas selvagens ou meninoscrianas selvagens meninos lobo. Auto flagelao dos muulmanos a cultura e os processos de socializao modelam nossa forma de perceber o mundo e agir em cada situao situao.

Ser humano, cultura e sociedade


A vida em sociedade exige o desenvolvimento de capacidades como inteligncia, comunicao e cooperao. Para exercitar essas capacidades, precisamos de modelos, exemplos que podem ser seguidos. A cultura exatamente esse modelo.

Relao indivduo e sociedade


O ser humano produto do meio, ou produto de sua prpria natureza? Nosso comportamento resultado da combinao entre a influncia de nossa cultura, nossas capacidades inatas e a histria de vida pessoal.

Relao indivduo e sociedade


Da perspectiva antropolgica: nossa herana gentica importante, e deve ser considerada como um fator que pode facilitar ou impedir certos comportamentos. Sem as condies sociais as potencialidades no so desenvolvidas.

A influncia da natureza sobre a cultura


Para os que defendem que a cultura um mero reflexo das condies naturais de um povo (sua gentica e seu ecossistema), h as teses que chamamos de determinismo biolgico ou o determinismo geogrfico. geogrfico

A influncia da natureza sobre a cultura


A antropologia se preocupa em demonstrar a importncia da cultura, e minimizar coisas como nossas caractersticas fsicas, ou o clima e geografia fsica do lugar onde nascemos.

Interatividade
O processo por meio do qual o indivduo aprende a ser um membro da sociedade designado: a) Cultura; b) Associao; c) Aprendizagem; d) Socializao; e) Assimilao.

O surgimento da cultura
A origem da Cultura: questes Quem comeou a inventar palavras para dar nomes s coisas, ou saber quais alimentos so comestveis e como devemos prepar-los? Quem inventou o primeiro tipo de calado, ou descobriu como fabricar o vidro? Enfim, como surgiu a cultura? Qual a importncia em decifrar esse fato pode ter para nossa compreenso de ser humano?

O surgimento da cultura
A Teoria da evoluo No sc. XIX Charles Darwin (bilogo), afirmou que todas as espcies vivas resultam de uma EVOLUO ao longo do tempo:Para que isso ocorra necessrio: Adaptao ao meio. Seleo natural

O aparecimento do Homo Sapiens


A teoria da evoluo O homem descende do macaco.afirmao polmica de Darwin na segunda metade do sc. XIX Para os evolucionistas, todas as espcies vivas foram surgindo das transformaes de outras j existentes, dando origem a novas espcies, enquanto outras se extinguiram.

O aparecimento do Homo Sapiens


Teoria da evoluo Nossa espcie surgiu devido a mudanas biolgicas e ao surgimento da cultura: aumento da caixa craniana A postura ereta o surgimento do polegar opositor movimento de pina

O aparecimento do Homo Sapiens


A partir dessas trs caractersticas bsicas que se desenvolvem inmeras outras caractersticas como: A capacidade da fala De fabricar instrumentos para a sobrevivncia.

O aparecimento do Homo Sapiens


O ser humano teria surgido plenamente dotado dessas caractersticas em conjunto: Caractersticas biolgicas: forma, funcionamento e estrutura do corpo. Caractersticas culturais: todo comportamento baseado nas regras de comportamento em grupo que nos permite transformar a natureza para a sobrevivncia (trabalho), e nos permite atribuir significados e sentidos ao mundo atravs dos smbolos

O aparecimento do Homo Sapiens


A origem dos primeiros humanos ocorreu no continente africano entre 200 e 100 mil anos atrs. As famlias humanas foram adquirindo caractersticas fsicas diferentes em funo tanto da necessidade de adaptao a novos meios, como pela combinao da carga gentica de cada grupo.

O aparecimento do Homo Sapiens


Os primeiros tempos no havia escrita e os nicos vestgios de comunicao encontrados so as pinturas em cavernas (arte rupestre) e pequenas estatuetas representando figuras femininas. Eram organizados em bandos que praticavam caa e coleta, por isso dependiam de deslocamentos constantes em busca de alimento

O aparecimento do Homo Sapiens


A Revoluo neolitica o ser humano desenvolveu tcnicas determinantes para a histria de nossa espcie: a agricultura; a domesticao de animais, Sedentarismo Surgem a cermica e a tecelagem Comrcio e uso da moeda Diviso sexual do trabalho Fundio de metais Surge a propriedade privada O neoltico termina com a inveno da escrita

Humanidade

Interatividade
A agricultura e a domesticao de animais significaram a garantia de alimentao dos grupos humanos, independente do sucesso na caa e coleta.Essas transformaes permitiram aos grupos humanos: a) A diviso de tarefas; b) O sedentarismo; c) O desenvolvimento religioso; d) O nomadismo,isto , as mudanas constantes; e) A descoberta do fogo.

A cultura do homem
A lgica das trocas Claude Lvi-Strauss, defende que a proibio do incesto (relaes sexuais entre indivduos com parentesco prximo) foi a primeira atitude cultural do ser humano, Permitiu uma mudana no comportamento do animal humano: as trocas.

A cultura do homem
A proibio do incesto indicou: a existncia da noo de famlia e parentesco. organizao melhor da produo e distribuio de alimentos e recursos. a idia de reciprocidade, ou seja, devolver de alguma forma o que foi recebido.

A cultura do homem
A importncia das tradies culturais ... entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade, mas no existe cultura. Ou seja, existe uma totalidade ordenada de indivduos que atuam como coletividade... Mas no h cultura porque no existe uma tradio viva, conscientemente elaborada que passe de gerao para gerao, que permita individualizar ou tornar singular e nica uma dada comunidade relativamente s outras (constitudas de pessoas da mesma espcie). (DaMatta)

O senso comum e a cincia antropolgica explicam a cultura


Chamado de filosofia do povo, ou escola da vida nem sempre, o senso comum nos proporciona solues eficientes no que se refere aos contatos sociais. de responsabilidade do senso comum o conjunto de preconceitos e idias equivocadas sobre questes complexas cuja polmica exigiria reflexo, interao e ponderao.

O senso comum e a cincia antropolgica explicam a cultura


Cultura no senso comum ter cultura significa ter estudado muito e dominar uma grande variedade de temas e reas do conhecimento letrado. Normalmente as pessoas utilizam essa idia para julgar pessoas ou povos. Que povo sem cultura!

O senso comum e a cincia antropolgica explicam a cultura


Conceito antropolgico de Cultura: Franz Boas (1930) - A cultura inclui todas as manifestaes dos hbitos sociais de uma comunidade, as reaes do indivduo na medida em que so afetadas pelos costumes do grupo em que vive, e os produtos das atividades humanas na medida em que so determinados por tais costumes.

O senso comum e a cincia antropolgica explicam a cultura


Conceito antropolgico de Cultura: B. Malinoswki (1931) - (...) A cultura inclui os artefatos, bens, procedimentos tcnicos, idias, hbitos e valores herdados. No se pode compreender verdadeiramente a organizao social seno como uma parte da cultura.

O senso comum e a cincia antropolgica explicam a cultura


Conceito antropolgico de Cultura Clifford Geertz (1966) - Se compreende melhor a cultura no como complexos de esquemas concretos de conduta costumes, usos, tradies, conjuntos de hbitos mas sim como planos, receitas, frmulas, regras, instrues (o que os engenheiros de computao chamam de programas) e que governam a conduta.

O senso comum e a cincia antropolgica explicam a cultura


Conceito antropolgico de Cultura Anthony Giddens (1989) - Cultura se refere aos valores que compartilham os membros de um grupo, s normas que estabelecem e os bens materiais que produzem. Os valores so ideais abstratos, enquanto que as normas so princpios definidos ou regras que as pessoas devem cumprir.

O senso comum e a cincia antropolgica explicam a cultura


Conceito antropolgico de Cultura O que h em comum a tentativa de abarcar todas as realizaes humanas, representadas em dois nveis complementares que so as realizaes materiais e as imateriais. Para a antropologia, cultura um conceito que define nossa imensa capacidade de criar diferentes solues para a vida humana. Ao criar essas solues, cada sociedade contribui para gerar a diversidade cultural.

Interatividade
Quanto a definio de cultura incorreto afirmar: a) Todos os povos possuem capacidade de criar cultura; b) Cada sociedade contribui para criar a diversidade cultural; c) As culturas ocidentais so mais avanadas que as de outros povos; d) Cultura Material e Imaterial fazem parte da vida humana; e) A cultura tambm se refere a valores compartilhados pelo grupo.

A comunicao humana simblica


O smbolo, o ato de simbolizar e a cultura: A cultura depende dos smbolos, a comunicao humana baseada na simbolizao. A maior parte de nossa comunicao diria tem como finalidade narrar, descrever, lembrar, conceituar, coisas que no esto presentes. Ao fazer isso, retiramos todas as coisas de seus contextos originais, que no pode ser reproduzido em toda a sua riqueza e complexidade, e escolhemos alguns de seus aspectos a serem ressaltados.

A comunicao humana simblica


O smbolo, o ato de simbolizar e a cultura: Simbolizamos as experincias vividas, e atravs dessa comunicao simblica podemos atribuir qualidades ao mundo. Essa flor alegre, esse cheiro me Essa alegre , esse lembra a infncia, as cores dessa bandeira simbolizam a paz e a riqueza, o crucifixo identifica os cristos, so formas de simbolizar experincias e sensaes.

A comunicao humana simblica


O smbolo, o ato de simbolizar e a cultura: Os smbolos so frutos: da persistncia humana de olhar para o mundo e ver significados, tornar rotineiras as solues racionalmente pensadas, de significados coletivamente construdos.

A comunicao humana simblica


A comunicao humana H muitas formas de comunicar e que dependem do uso dos smbolos: Verbal -utilizao de palavras da nossa lngua, que traduz em sons e organiza atravs da sintaxe as regras de omunicao. No-verbal- h todo o universo de smbolos que no dependem das palavras como sons sem palavras, gestos e cores

A comunicao humana simblica


Em uma mesma cultura, existe a tendncia a utilizar o mesmo repertrio simblico, e esse repertrio pode mudar em outras culturas.Exemplos: Estar doente, ou doente de paixo, doente de vontade de comer algo. Ser uma derrota amarga, amargo para o paladar, amargo de doer.

A comunicao humana simblica


A simbolizao acompanha o ser humano. Em suas realizaes materiais o ser humano pensa simbolicamente. No nos abrigamos de qualquer forma, no nos alimentamos de qualquer forma, no fabricamos as coisas com qualquer forma.

A comunicao humana simblica


O smbolo a mais antiga forma de expressar a cultura de um povo. A simbolizao permite ao homem transmitir os seus conhecimentos adquiridos e acumulados no decorrer do tempo. Os smbolos conservam os valores bsicos para que a cultura de uma sociedade seja perene.

A comunicao humana simblica


A comunicao seja pela linguagem escrita, falada, filmada, ou pelas artes, o contedo do que comunicado sempre algo que precisa ser interpretado. Interpretar dar sentido, entender, julgar. j lgar Essa comunicao composta de contedos que se tornaram conveno social. Ser membros da mesma cultura uma garantia de que todos estejam interpretando de forma muito semelhante os contedos comunicados.

A comunicao humana simblica


O homem um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, sendo a cultura estas teias. Os indivduos sentem, percebem, raciocinam, julgam e agem sob a direo destes smbolos A e perincia h mana smbolos. experincia humana assim uma sensao significativa, interpretada e aprendida. (Clifford Geertz)

Interatividade
O uso da comunicao no verbal uma rica fonte de simbolizao.Assinale a alternativa que no exemplifica a utilizao desse smbolo: a) As expresses faciais; b) Histrias infantis; c) Posturas corporais; d) A esttica; e) Ornamentaes.

AT PRXIMA!

S-ar putea să vă placă și