Sunteți pe pagina 1din 14

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

GEOMETRIA PLANA
Introduo A Geometria est apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definies e teoremas, sendo que essas definies e postulados so usados para demonstrar a validade de cada teorema. Alguns desses objetos so aceitos sem demonstrao, isto , voc deve aceitar tais conceitos porque os mesmos parecem funcionar na prtica! A Geometria permite que faamos uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ngulos, mdias, centros de gravidade de objetos, etc. Algumas definies Polgono: uma figura plana formada por trs ou mais segmentos chamados lados de modo que cada lado tem interseo com somente outros dois lados prximos, sendo que tais intersees so denominadas vrtices do polgono e os lados prximos no so paralelos. A regio interior ao polgono muitas vezes tratada como se fosse o prprio polgono Polgono convexo: um polgono construdo de modo que os prolongamentos dos lados nunca ficaro no interior da figura original. Se dois pontos pertencem a um polgono convexo, ento todo o segmento tendo estes dois pontos como extremidades, estar inteiramente contido no polgono. Um polgono dito no convexo se dados dois pontos do polgono, o segmento que tem estes pontos como extremidades, contiver pontos que esto fora do polgono. Polgono No. de lados Polgono No. de lados Tringulo 3 Quadriltero 4 Pentgono 5 Hexgono 6 Heptgono 7 Octgono 8 Enegono 9 Decgono 10 Undecgono 11 Dodecgono 12 Polgono no convexo: Um polgono dito no convexo se dados dois pontos do polgono, o segmento que tem estes pontos como extremidades, contiver pontos que esto fora do polgono. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ngulos so congruentes quando tm as mesmas medidas.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Paralelogramo: um quadriltero cujos lados opostos so paralelos. Pode-se mostrar que num paralelogramo: Os lados opostos so congruentes; Os ngulos opostos so congruentes; A soma de dois ngulos consecutivos vale 180o; As diagonais cortam-se ao meio. Losango: Paralelogramo que tem todos os quatro lados congruentes. As diagonais de um losango formam um ngulo de 90o. Retngulo: um paralelogramo com quatro ngulos retos e dois pares de lados paralelos. Quadrado: um paralelogramo que ao mesmo tempo um losango e um retngulo. O quadrado possui quatro lados com a mesma medida e tambm quatro ngulos retos. Trapzio: Quadriltero que s possui dois lados opostos paralelos com comprimentos distintos, denominados base menor e base maior. Pode-se mostrar que o segmento que liga os pontos mdios dos lados no paralelos de um trapzio paralelo s bases e o seu comprimento a mdia aritmtica das somas das medidas das bases maior e menor do trapzio. Trapzio issceles: Trapzio cujos lados no paralelos so congruentes. Neste caso, existem dois ngulos congruentes e dois lados congruentes. Este quadriltero obtido pela retirada de um tringulo issceles menor superior (amarelo) do tringulo issceles maior. Pipa ou papagaio: um quadriltero que tem dois pares de lados consecutivos congruentes, mas os seus lados opostos no so congruentes. Neste caso, podese mostrar que as diagonais so perpendiculares e que os ngulos opostos ligados pela diagonal menor so congruentes. CONHEA A GEOMETRIA PLANA Para se chegar compreenso da necessidade de classificao de figuras, da forma como usual na Geometria Euclidiana, necessrio obter compreendido as suas vantagens matemticas. Sem esta compreenso, parece um jogo de palavras ter ouvido o professor afirmar que um tringulo issceles o que tem os lados iguais, e depois ver o professor permitir que um tringulo com os trs lados iguais seja tambm issceles. S aps o conhecimento de algumas propriedades

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br das figuras que os alunos compreendero as vantagens de optar por uma classificao. Vamos optar por apresentar os diversos tipos de figuras em separado apenas por uma razo de "arrumao". Chamamos polgonos a qualquer poro do plano limitada por segmentos de reta que forma uma linha poligonal fechada.

TRINGULOS Os tringulos so polgonos de trs lados. Iremos classificar os tringulos de duas maneiras: quanto aos lados e quanto aos ngulos. Quanto aos lados: Equiltero Issceles todos os lados iguais dois lados iguais

Escaleno todos os lados diferentes

Quanto aos ngulos: Acutngulo

Obtusngulo

Retngulo

Um ngulo agudo

Um ngulo obtuso

Um ngulo reto

Algumas propriedades: - Se o tringulo tem dois lados iguais, os ngulos que lhes so opostos tambm so iguais. - Num tringulo, ou em tringulos iguais, a lados iguais opem-se ngulos iguais. - Num tringulo, ou em tringulos iguais, a ngulos iguais opem-se lados iguais. - Num tringulo, ao maior lado opem-se o maior ngulo.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Quadrilteros - Os quadrilteros podem ser trapzios (com dois lados paralelos) e no trapzios (quando no tem lados paralelos). - Os trapzios podem ser paralelogramos (com lados opostos paralelos) e trapzios propriamente ditos (apenas com dois lados paralelos). Paralelogramos Losango Quadrado

Retngulo

Paralelogramo

Propriedades: Retngulo: - lados opostos iguais - quatro ngulos retos - diagonais iguais que se bissetam - dois eixos de simetria Losango: - quatro lados iguais - ngulos opostos iguais - diagonais perpendiculares que se bissetam - dois eixos de simetria Quadrado: - quatro lados iguais - quatro ngulos retos - diagonais perpendiculares - quatro eixos de simetria Paralelogramo obliqungulo: - lados opostos iguais - ngulos opostos iguais - diagonais que se bissetam - no tem eixos de simetria

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Trapzios propriamente ditos Retangular Escaleno

Issceles

Propriedades: Issceles: - dois lados iguais - um eixo de simetria Retngular: - um ngulo reto - no tem eixos de simetria Escaleno: - quatro lados diferentes - no tem eixos de simetria

Polgonos Pentgonos - So polgonos com cinco lados e cinco ngulos. Por exemplo:

Hexgonos - So polgonos de seis lados e seis ngulos. Por exemplo:

Heptgonos - So polgonos de sete lados e sete ngulos. Por exemplo:

Octgonos - So polgonos de oito lados e oito ngulos. Por exemplo:

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Os polgonos podem ser cncavos ou convexos. Um polgono diz-se cncavo quando o prolongamento de pelo menos um dos seus lados corta o polgono em duas partes. Exemplo:

Um polgono diz-se convexo quando o prolongamento de qualquer dos segmentos que o determina deixa o polgono de um s lado. Exemplo:

Os polgonos podem ser regulares ou no regulares. Um polgono regular se tem todos os lados e todos os ngulos iguais, caso contrrio, diz-se no regular. Exemplo de polgonos regulares:

Circunferncia (Crculo)

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Circunferncia a figura geomtrica formada por todos os pontos de um plano que distam igualmente de um ponto fixo. Esse ponto fixo denominamos de CENTRO da circunferncia (ponto O). A distncia constante denominamos de RAIO (indicado por r). Por exemplo:

Vejamos

alguns

elementos

da

circunferncia:

* Qualquer segmento que une o Centro a qualquer ponto da circunferncia chama-se raio (r). * Qualquer segmento que une dois pontos quaisquer e distintos de uma circunferncia chama-se CORDA.

* A corda que passa pelo centro da circunferncia chama-se DIMETRO. Assim, o dimetro a maior corda da circunferncia e seu comprimento igual ao dobro do comprimento do raio. Vamos indicar o dimetro por d, logo d=2r.

REA DO RETNGULO

Em um retngulo de lados a e b, figura abaixo, onde:

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

* a = medida do comprimento ou base * b = medida da largura ou altura * s = rea total temos que:

rea do retngulo = b.h

REA DO QUADRADO Considerando que o quadrado um caso particular do retngulo, onde todos os lados so iguais, figura abaixo:

* l = medida do comprimento ou base * l = medida da largura ou altura * s = rea total temos que: rea do quadrado = l.l REA DE UMA REGIO TRIANGULAR (OU REA DE UM TRINGULO)

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Considere as seguintes figuras:

Observe que, em qualquer uma das trs figuras, a rea do tringulo destacada igual metade da rea do retngulo ABCD. Assim, de modo geral, temos: rea do tringulo = (b.h)/2 Neste caso, podemos considerar qualquer lado do tringulo como base. A altura a ser considerada a relativa a esse lado.

REA DE UM LOSANGO O quadriltero abaixo um losango onde vamos considerar:

* O segmento PR representa a Diagonal Maior, cuja medida vamos indicar por D. * O segmento QS representa a Diagonal Menor, cuja medida vamos indicar por d. Voc nota que a rea do losango PQRS igual metade da rea do losango cujas dimenses so as medidas D e d das diagonais do losango, ento: rea do losango = (D.d)/2 REA DE UM TRAPZIO

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Considerando o Trapzio abaixo, podemos destacar:

* MN a base maior, cuja medida vamos representar por B. * PQ a base menor, cuja medida vamos representar por b. * A distncia entre as bases a altura do trapzio, cuja medida indicaremos por h. Se traarmos a diagonal QN, por exemplo, obteremos dois tringulos, QPN e QMN, que tm a mesma altura de medida h.

Da figura temos: - rea do trapzio MNPQ=rea do tringulo QPN + rea do tringulo QMN - rea do trapzio = (B.h)/2 + (b.h)/2 - rea do trapzio = (B.h+b.h)/2

rea do trapzio = (B + b).h/2

REA DE UM POLGONO REGULAR

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Considerando o polgono regular da figura abaixo, que um pentgono.

A partir do centro vamos decompor esse pentgono em tringulos que so issceles e congruentes, em cada um desse tringulos temos. * base do tringulo, que corresponde ao lado do polgono e cuja a medida vamos indicar por l. * altura relativa base do tringulo, que corresponde ao aptema do polgono e cuja medida vamos indicar por a. A rea de cada tringulo dada por (l.a)/2. Como so cinco tringulos, a rea do polgono seria dada por: 5.(l.a)/2 Logo, a rea de um polgono regular, dada por n.(l.a)/2, onde n = n de lados do polgono.

rea de um polgono regular = n.(l.a)/2

Sabendo, que 5.l representa o permetro (2p) do pentgono regular considerado , a expresso 5.l/2 representa a metade do permetro ou o semipermetro (p) do pentgono. Assim temos: rea do pentgono = 5.l/2 Generalizando para todos os polgonos regulares, podemos escrever:

rea de um polgono regular = p.a REA DE UM CRCULO

Observe a seqncia de polgonos regulares inscritos numa Circunferncia.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Repare que a medida que o nmero de lados aumenta, o polgono regular tende a se confundir com a regio limitada pela CINCUNFERNCIA, ou seja, o CRCULO. Assim: * o permetro do polgono regular tende a se confundir com o comprimento da CINCUNFERNCIA (C=2.pi.r). * o semipermetro do polgono tende ao valor 2.pi.r/2 = pi.r.

* o aptema do polgono tende a coincidir com a altura o raio do crculo, ento:

rea de um crculo = pi.r.r

GLOSSRIO
Altura: nome dado a alguns comprimentos.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Em alguns tringulos, paralelogramos ou trapzios, altura um segmento de reta desenhado a partir de um vrtice, perpendicularmente ao lado oposto a ele. Esse lado oposto chama-se base.

Base: no retngulo base o lado que no considerado altura.

Num tringulo ou paralelogramo base o lado perpendicular altura. Centro: ponto no interior de uma circunferncia ou esfera, eqidistante de todos os pontos dela. Crculo: poro de um plano limitada por uma circunferncia.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Circunferncia: curva plana, fechada, cujos pontos esto todos a mesma distncia de um ponto interior, dito Centro. Diagonal: segmento de reta que liga dois vrtices de um polgono, os vrtices no podem ser vizinhos.

O segmento AB uma diagonal do losango. Equiltero: o prefixo "equi" indica igualdade, um polgono equiltero se todos os lados forem iguais. Geomtria: palavra de origem Grega formada por Geo (terra) e metria (medida). H 5000 anos, era a cincia de medir terrenos, seus permetros e suas reas. Com o tempo, tornou-se a parte da matemtica que estuda figuras como retngulos, cubos, esferas, etc. Permetro: medida do contorno de uma figura geomtrica plana (ou seja, soma de todos os lados). Raio: segmento de reta que vai do centro a um ponto qualquer da circunferncia. Vrtice: ponto comum a dois lados de um ngulo, a dois lados de um polgono ou a trs ou mais arestas de uma figura espacial.
Fonte: Software de Ensino de Geometria Plana da UTP Alunos: Weddington,Andra, Eduardo, Wilson e Gilberto

S-ar putea să vă placă și