Sunteți pe pagina 1din 19

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa Nosso curso ser dividido em nove aulas (contando com a aula demonstrativa), uma por semana. As aulas tero entre 30 e 50 pginas, variando de acordo com o assunto tratado. O quadro abaixo resume como ser distribudo nosso cronograma de aulas: Aula
Aula 00

Data

Tpicos abordados
Auditoria: conceito, evoluo. Auditoria interna e externa: papis. Auditoria governamental segundo a INTOSAI. Auditoria interna segundo o IIA.

Aula 01

01.04.10

Governana no setor pblico: papel e importncia. Controles internos segundo o COSO I e o COSO II ERM (Enterprise Risk Management). Normas internacionais para o exerccio profissional da auditoria. Normas da INTOSAI: cdigo de tica e padres de auditoria. Normas do IIA: independncia, proficincia e zelo profissional, desenvolvimento profissional contnuo. Tipos de auditoria: auditoria de conformidade; auditoria operacional e avaliao de programas de governo; auditoria de demonstraes contbeis; auditoria de sistemas contbeis e financeiros informatizados. Atividades de estudo e consultoria; atividades de deteco de fraude. Plano de auditoria baseado no risco. Atividades preliminares. Determinao de escopo. Materialidade, risco e relevncia de acordo com a Instruo Normativa TCU n. 54/2007. Exame e avaliao do controle interno. Risco inerente, de controle e de deteco. Matriz de Planejamento, conforme Portaria TCU 26/2009. Programas de auditoria. Normas da INTOSAI e do IIA sobre planejamento da auditoria. Importncia da amostragem estatstica em auditoria. Execuo da auditoria. Tcnicas e procedimentos: exame documental, inspeo fsica, conferncia de clculos, observao, entrevista, circularizao, conciliaes, anlise de contas contbeis, reviso analtica, exame documental, inspeo fsica, conferncia de clculos, observao, entrevista, circularizao, conciliaes, anlise de contas contbeis, reviso analtica.

Aula 02

08.04.10

Aula 03

15.04.10

Aula 04

22.04.10

Aula 05

29.04.10

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa
Evidncias. Caracterizao de achados de auditoria. Matriz de Achados e Matriz de Responsabilizao, conforme Portaria TCU 26/2009. Normas da INTOSAI e do IIA sobre execuo da auditoria. Comunicao dos resultados: relatrios de auditoria e pareceres. Normas da INTOSAI e do IIA sobre comunicao de resultados. Monitoramento e controle de qualidade. Normas do CFC: Resoluo CFC n. 1.205/2009 NBC TA 220. Normas da INTOSAI e do IIA sobre monitoramento e controle de qualidade. Procedimentos em processos de tomadas e prestaes de contas da Administrao Pblica Federal: exame de conformidade e de desempenho conforme disposto na Instruo Normativa TCU n. 54/2007. Peas e contedos do processo de contas. Resoluo CFC n. 1.204/09 - NBC T Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, Resoluo CFC n. 986/2003 NBC T 12 Da Auditoria Interna. Papis de trabalho. Testes de auditoria. Eventos ou transaes subseqentes.

Aula 06

06.05.10

Aula 07

13.05.10

Aula 08

20.05.10

E, por ltimo, participe do Frum de dvidas, que um dos diferenciais do Ponto. L voc poder tirar suas dvidas, auxiliar outras pessoas e nos ajudar no aprimoramento dos nossos cursos. Dito isto, mos obra...

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa

Conceito e evoluo da auditoria Observao: A aula demonstrativa, apesar de abordar parte do contedo programtico, constitui uma amostra do curso e, portanto, menor e contm menos exerccios do que as aulas seguintes. Hoje, em nossa aula demonstrativa, vamos comear a aquecer as turbinas e mostrar que a auditoria uma cincia muito lgica e intuitiva. O que iremos discutir agora, apesar de ser um tema introdutrio da disciplina, vai nos fornecer conceitos muito importantes que utilizaremos ao longo do curso e atacar uma pergunta que muitos tm dificuldade em responder: o que auditoria? A auditoria surgiu para atender uma necessidade decorrente da evoluo do sistema capitalista. No incio, as empresas eram fechadas e familiares, posteriormente, a evoluo da economia trouxe, para algumas empresas, a necessidade de captar dinheiro de terceiros. Ou seja, para crescer necessrio dinheiro e, em muitas ocasies, esse recurso tem que vir de investidores externos empresa (bancos, credores, acionistas etc.) Bom, agora se coloque na posio desses investidores. Com certeza, voc vai querer saber onde est colocando seu dinheiro vai se perguntar se o investimento seguro, se a empresa saudvel, quais so seus ativos e passivos... Em resumo, esses investidores precisavam conhecer a posio patrimonial e financeira das empresas em que iriam investir. Essa necessidade de informao era essencial para que pudessem avaliar a segurana, a liquidez e a rentabilidade de seu futuro investimento. As empresas passaram, ento, a publicar suas demonstraes contbeis (balano patrimonial, demonstrativo de fluxo de caixa3 etc.), como forma de prover informaes sobre a sua situao econmico-financeira para o mundo exterior. Entretanto, ainda havia um problema: como garantir a completude, correo e idoneidade dessas informaes?

A Lei n 11.638/07 substituiu a demonstrao das origens e aplicaes de recursos pela demonstrao dos fluxos de caixa, em funo da facilidade de melhor entendimento da posio financeira da empresa.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa nesse momento que surge a necessidade de uma avaliao independente da real situao da empresa. Nasce, ento, a auditoria! Auditar , antes de tudo, avaliar.

Fique atento: Voc deve saber que a Lei n 11.638/07 instituiu vrias modificaes nos padres de contabilidade at ento vigente no Brasil. Porm, ficou mantida na norma a expresso demonstraes financeiras ao invs de demonstraes contbeis, que a nomenclatura correta, por ser mais abrangente do que a adotada na legislao. Assim, voc pode encontrar na prova tanto uma como outra expresso, indistintamente.

Podemos definir auditoria como o exame sistemtico e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor. De forma geral, a auditoria pode ser dividida em dois grandes grupos: auditoria externa e auditoria interna. A auditoria externa (=independente) aquela executada por profissionais ou empresas que no possuem vnculo e/ou subordinao empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinio independente sobre a entidade. J a auditoria interna aquela executada por profissionais (geralmente funcionrios da empresa) ou empresas que possuem vnculo e/ou subordinao empresa auditada, com o objetivo de auxiliar a entidade a atingir seus objetivos, por meio de uma avaliao sistemtica do seu sistema de controle interno. Esse tipo de auditoria surgiu como uma evoluo ou ramificao da auditoria independente. Historicamente, as empresas passaram a sentir necessidade de dar mais nfase s normas e aos procedimentos internos, como forma de se antecipar s demandas por regularidade do ambiente externo. Contudo, de nada adiantava criar normas e procedimentos, sem que houvesse o acompanhamento e a avaliao se estes estavam sendo seguidos pelos empregados. Enfim, a auditoria interna nasceu da necessidade de acompanhar e de avaliar a correta aplicao das normas e procedimentos internos da empresa. Falaremos com mais detalhes sobre auditoria interna ainda nessa aula.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa Outra forma de classificar auditoria de acordo com seus objetivos especficos. Por exemplo, como o prprio nome diz, a auditoria contbil uma tcnica da contabilidade que objetiva avaliar as demonstraes contbeis de uma entidade. Vejamos como o Cespe j cobrou esse tipo de conhecimentos: 01. (CESPE/Auditor de Contas Pblicas CGE PB/2008) O surgimento da auditoria externa est associado necessidade das empresas de captarem recursos de terceiros. Resoluo: Vimos que a auditoria surgiu com a necessidade de captao de recursos com terceiros (acionistas, credores, bancos etc.) que demandavam uma avaliao independente da real situao financeira e patrimonial da empresa. Em outras palavras, os investidores necessitam de informaes confiveis sobre aquilo em que pretendem investir cabe a auditoria suprir essa necessidade. Gabarito: Certo. 02. (CESPE/Auditor de Contas Pblicas CGE PB/2008) A auditoria externa surgiu como decorrncia da necessidade de um acompanhamento sistemtico e mais aprofundado da situao da empresa. Resoluo: A auditoria interna nasceu com esse propsito: necessidade de acompanhar e de avaliar a correta aplicao das normas e procedimentos internos da empresa. Ou seja, como forma de a administrao se antecipar as demandas de regularidade do pblico externo. Gabarito: Errado.

Conforme descrevemos no nosso rpido panorama histrico, a auditoria nasceu com o vis contbil, com o objetivo especfico de gerar confiana nas informaes descritas nos demonstrativos financeiros. Nesse ponto, importante destacar as recentes inovaes nas normas brasileiras de auditoria, editadas no ano passado no intuito de convergir as normas brasileiras (NBC TAs) s internacionais.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

10

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa Na ltima aula desse curso, entraremos em mais detalhes das normas brasileiras de auditoria Por hora, nos basta dizer que as novas normas, apesar de em grande quantidade, no alteraram o esprito, nem os objetivos, muito menos, a lgica da auditoria independente consagrada pela legislao hoje revogada (NBC T 11 e seus complementos). Veja, por exemplo, o comparativo entre a definio da auditoria das demonstraes contbeis antes e depois das alteraes: NBC T 11 (revogada) A auditoria das demonstraes contbeis constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso de parecer sobre a sua adequao, consoante os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislao especfica. NBC TA 200 (em vigor) O objetivo da auditoria aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios. Isso alcanado mediante a expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel.

Observe que o objetivo do auditor emitir um parecer (norma antiga), que nada mais que uma opinio (norma nova), sobre a adequao das demonstraes contbeis, levando em considerao: NBC T 11 (revogada) os Princpios Fundamentais de Contabilidade as Normas Brasileiras de Contabilidade a Legislao especfica (no que for pertinente) NBC TA 200 (em vigor) a estrutura de relatrio financeiro aplicvel.

Ora, a estrutura de relatrio financeiro aplicvel a estrutura de relatrios financeiros (Balano Patrimonial, Demonstrao de Resultados do Exerccio etc.) adotada pela administrao que considerada aceitvel em vista da natureza da entidade e do objetivo das demonstraes contbeis ou que seja exigida por lei ou regulamento, ou seja, nada mais do que seguir os mesmos parmetros citados pela revogada NBC T 11, enfim, apesar das palavras diferentes, nada mudou... Vejamos uma questo sobre esse tema:

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

11

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa 03. (CESPE/Agente Fiscal de Tributos Municipais Prefeitura de Teresina/2008) A auditoria contbil utiliza tcnicas e procedimentos que permitem atestar a veracidade e a adequao dos registros e demonstraes, mas no se restringe escriturao da entidade objeto dos trabalhos da auditoria. Resoluo: Vimos que a auditoria contbil (auditoria independente das demonstraes contbeis) objetiva aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios, por meio de uma opinio do auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel. Ou seja, se os relatrios divulgados pela empresa de fato refletem as leis e os regulamentos exigidos e permitem a correta interpretao das informaes, no apenas em termos de forma (restrito escriturao), mas tambm em termos de contedo. Gabarito: Certo.

Bom... j falamos que a auditoria nasceu com um vis contbil, contudo, atualmente, a auditoria pode ter diversas vertentes e ramificaes: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstraes financeiras, auditoria jurdica, auditoria governamental, etc. Nosso curso focado em Auditoria Governamental, entretanto, a noo bsica de auditoria, seja qual for o seu foco, sempre a mesma: avaliar, emitir uma opinio, dar segurana aos usurios (credores, acionistas, fisco, gestores pblicos, cidados etc.) das informaes geradas pelas instituies, sejam elas privadas ou pblicas. Antes de definir auditoria governamental, interessante apresentar para voc as EFS e a INTOSAI4. As Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) so as instituies do Estado responsveis por executar a auditoria governamental. Aqui no Brasil, esse papel exercido por instituies como o Tribunal de Contas da Unio (TCU) e a Controladoria Geral da Unio (CGU).

International Organization of Supreme Audit Institutions

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

12

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa A Constituio Federal de 1988, em seu artigo 70, estabelece que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta ser exercida pelo Congresso Nacional (com o auxlio do TCU), mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Essas instituies verificam as demonstraes financeiras, a obedincia s normas, regulamentos e buscam salvaguardar ativos de fraudes e desvios de recursos no setor pblico. Enfim, so os auditores externos e internos dessa grande empresa que o governo. J a INTOSAI entidade internacional que congrega as EFS e emite normas e regulamentos que orientam as atividades e procedimentos de auditoria governamental. Dessa forma, segundo a INTOSAI, a auditoria governamental a atividade independente e objetiva que, atravs da aplicao de procedimentos especficos, tem a finalidade de emitir opinio sobre a adequao das contas governamentais, assim como apresentar comentrios sobre o desempenho organizacional e o resultado dos programas de governo. Veja que, de forma semelhante auditoria independente das demonstraes contbeis, a auditoria governamental tambm se caracteriza por uma atuao autnoma (independente) com dois objetivos especficos: emitir uma opinio sobre a adequao das contas governamentais (=auditoria de regularidade ou auditoria de conformidade); e avaliar e apresentar recomendaes sobre o desempenho das atividades e programas governamentais (=auditoria de desempenho ou auditoria operacional ou auditoria de otimizao de recursos) Dessa forma, as auditorias de regularidade objetivam avaliar a legalidade e a legitimidade dos atos de gesto do ente pblico, certificando-se, por exemplo, que as entidades responsveis cumpriram sua obrigao de prestar contas, que as decises administrativas foram tomadas com probidade e que os dispositivos legais e normativos esto sendo seguidos. J, a auditoria de desempenho preocupa-se em verificar a economia, a eficincia e a eficcia da gesto pblica. Portanto, fique atento: a auditoria governamental pode ser de regularidade ou de desempenho e o que as diferencia o seu escopo. A primeira foca os critrios de legalidade e legitimidade, enquanto que a segunda foca os critrios de economicidade, eficcia, eficincia e efetividade.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

13

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa Bom... isso apenas a ponta do iceberg... ainda falaremos bastante sobre Auditoria Governamental, suas caractersticas e seus tipos, no decorrer das prximas aulas. Por enquanto, vejamos como esses conceitos introdutrios podem ser cobrados na sua prova. 04. (CESPE/Analista de Controle Externo TCU/2008) No Brasil, as disposies constitucionais e legais conferem s entidades fiscalizadoras superiores poderes para examinar a economicidade, a eficincia e a eficcia da ao governamental, o que a INTOSAI denomina de auditoria de otimizao de recursos, que se insere, juntamente com a auditoria de regularidade, no mbito geral da fiscalizao pblica. Resoluo: Vimos que a auditoria governamental a atividade independente e objetiva que tem como finalidade emitir opinio sobre a adequao das contas governamentais, assim como apresentar comentrios sobre o desempenho organizacional e o resultado dos programas de governo. Essa atividade, no Brasil, de acordo com a CF/88, exercida pelos rgos de controle externo e de controle interno. Assim, a auditoria de desempenho (=operacional ou de otimizao de recursos) um tipo de auditoria governamental que se preocupa em verificar a economia, a eficincia e a eficcia da gesto pblica. Esse tipo de auditoria, juntamente com a auditoria de regularidade, compe as principais formas de auditoria governamental. Gabarito: Certo.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

14

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa

Auditoria interna e externa J falamos que as auditorias podem ser classificas em dois grandes grupos: auditoria externa e auditoria interna. A auditoria externa ou independente aquela executada por profissionais ou empresas que no possuem vnculo e/ou subordinao empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinio independente sobre a entidade. A auditoria interna, por sua vez, aquela executada pela prpria organizao, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliao contnua de seus procedimentos e controles internos. Os controles internos so o conjunto integrado de mtodos e procedimentos adotados pela prpria organizao para proteo de seu patrimnio e promoo da confiabilidade e tempestividade dos seus registros contbeis (falaremos sobre os detalhes dos controles internos de uma organizao nas aulas seguintes). Assim, a auditoria interna funciona como um rgo de assessoramento da administrao e seu objetivo auxiliar no desempenho das funes e responsabilidades da administrao, fornecendo-lhes anlises, apreciaes, e recomendaes. Observe que o auditor interno vai alm da simples verificao da correta aplicao de normas e procedimentos. Ele atua como um consultor para a empresa, por exemplo, promovendo medidas de incentivo e propondo aperfeioamentos no funcionamento organizacional. Dizemos que, alm da auditoria contbil, tambm realiza auditoria operacional. Trata-se, portanto, de uma atuao muito mais proativa, quando comparada do auditor externo ou independente. Isso quer dizer que o auditor independente, no decorrer do seu trabalho, no pode propor melhorias organizao? Claro que no! O auditor independente deve descrever os principais problemas organizacionais, constatados no curso do seu trabalho, e emitir recomendaes sempre que necessrio. Contudo, esse no o seu objetivo principal. A auditoria independente , primordialmente, contbil, enquanto que a auditoria interna contbil e operacional. Assim, a principal diferena entre as auditorias interna e externa a finalidade do trabalho.
Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

15

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa Na auditoria independente, o objetivo a emisso da opinio sobre as demonstraes contbeis, destinado, principalmente, ao pblico externo (acionistas, credores, fisco etc.). J na auditoria interna, o objetivo a elaborao de um relatrio que comunique os trabalhos realizados, as concluses obtidas e as recomendaes e providncias a serem tomadas. importante ressaltar que, de acordo com as novas normas de auditoria5, tanto o auditor independente quanto o auditor interno emitem relatrios para fundamentar, respectivamente, sua opinio e suas recomendaes. Outra diferena que caracteriza o auditor interno a sua subordinao empresa auditada. O auditor dizer que por uma existente, jurdica. interno, geralmente, um empregado da empresa. Isso no quer essa atividade no possa ser desenvolvida, de forma terceirizada, firma de auditoria. O que interessa o grau de subordinao seja do empregado pessoa fsica ou do empregado pessoa

J o auditor externo ou independente, como o prprio nome remete, no subordinado administrao, pois deve emitir uma opinio sobre as demonstraes contbeis fidedigna e livre de qualquer presso da empresa auditada. Ainda sobre esse tpico, apesar de ser subordinado administrao, o auditor interno deve ter certa autonomia, naturalmente, menor que a do auditor independente. Contudo, aquele auditor deve produzir um trabalho livre de interferncias internas. Dessa forma, a auditoria interna deve ser subordinada apenas ao mais alto nvel da administrao, como, por exemplo, Presidncia ou ao Conselho de Administrao. O responsvel pelas atividades de auditoria interna deve, portanto, reportar-se a um executivo ou rgo cuja autoridade seja suficiente, para garantir uma ao efetiva, com respeito aos assuntos levantados e implantao das recomendaes efetuadas. fundamental que os auditores internos atuem com liberdade dentro da organizao, sem medo de serem demitidos. Em algumas empresas e conglomerados, os auditores internos so subordinados diretamente holding, permitindo que atuem livres de presso em todas as controladas, pois apenas a administrao da empresa investidora pode admitir ou demitir esses profissionais.

A NBC TA 700 define que a opinio do auditor independente deve ser expressa em um documento denominado relatrio de auditoria. As normas de auditoria anteriormente vigentes e hoje revogadas faziam uma distino na nomenclatura dos documentos emitidos pelo auditor independente (parecer) e o auditor interno (relatrio).

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

16

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa

Outro ponto importante se refere extenso do trabalho nesses dois tipos de auditoria. Na auditoria interna, os trabalhos so desenvolvidos de forma contnua ao longo do tempo, pois isso inerente s atividades de acompanhamento e avaliao. Enquanto isso, na auditoria independente, os trabalhos so realizados esporadicamente, de acordo com as exigncias legais ou outras demandas para esse tipo de auditoria. Consequentemente, o volume de testes e procedimentos realizados pelo auditor interno maior que aquele realizado pelo auditor externo. A auditoria interna, assim como a independente, pode ser exercida nas pessoas jurdicas de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado. Alm disso, o auditor interno tambm deve ser contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Vamos resumir as principais diferenas entre a auditoria interna e a auditoria externa no quadro abaixo. Auditor Interno Relao com a empresa Grau de independncia empregado da empresa menor Auditor Externo ou Independente no possui vnculo empregatcio maior

elaborao de um relatrio que comunique os trabalhos emisso de uma opinio realizados, as concluses Finalidade sobre a adequao das obtidas e as recomendaes demonstraes contbeis e providncias a serem tomadas 17 Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa Tipos de auditoria Pblico alvo Durao Volume de testes Quem exerce a atividade Documento que produz Onde realizada contbil e operacional interno contnua maior contbil interno e externo (principalmente o ltimo) pontual menor

contador com registro no CRC Relatrio em pessoas jurdicas de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado.

05. (CESPE/Analista de Controle Externo: Contabilidade TCE TO/2009) O vnculo de emprego do auditor interno lhe retira a independncia profissional desejvel para atuar nos termos das normas vigentes. Resoluo: Essa questo bem interessante, pois pode causar certa confuso. Por mais que o vnculo de emprego do auditor interno cause certa dependncia, sua autonomia deve ser preservada dentro da instituio em que trabalha. Vimos que uma das formas de preservar essa autoctonia manter a auditoria interna subordinada apenas ao mais alto nvel da administrao, como, por exemplo, Presidncia ou ao Conselho de Administrao. Em outras palavras, esse profissional deve tentar manter sua independncia (que de fato menor que a do auditor externo) para atuar nos termos das normas vigentes. Gabarito: Errado.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

18

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa Vamos aproveitar a oportunidade para avaliar a definio de auditoria interna do Institute of Internal Auditors (IIA). De acordo com o IIA6, a auditoria interna uma atividade independente e objetiva que presta servios de avaliao e de consultoria com o objetivo adicionar valor e melhorar as operaes de uma organizao. A auditoria auxilia a organizao a alcanar seus objetivos atravs de uma abordagem sistemtica e disciplinada para a avaliao e melhoria da eficcia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governana corporativa. Dessa forma, o IIA divide a auditoria interna em dois grandes grupos: servios de avaliao (assurance) e os servios de consultoria (consulting). O primeiro tem como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas dos diferentes processos existentes na organizao, ou seja, saber se tudo est funcionando como deveria estar. J, o segundo tem como finalidade propor medidas de melhoria dos processos da instituio, atuando como uma verdadeira consultoria dentro da empresa, auxiliando, assim, na melhoria da eficcia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governana corporativa. muito parecido com o que j tnhamos discutido anteriormente, no? Os servios de avaliao (assurance) compreendem uma avaliao objetiva da evidncia por parte do auditor interno com o objetivo de apresentar uma opinio ou concluses independentes sobre um processo ou outra matria correlata. A natureza e o escopo do trabalho de avaliao so determinados pelo auditor interno. Normalmente, trs partes participam dos servios de avaliao: (1) a pessoa ou grupo diretamente responsvel pelo processo, sistema ou outro assunto correlato o proprietrio do processo; (2) a pessoa ou grupo que faz a avaliao o auditor interno; e (3) a pessoa ou grupo que faz uso da avaliao o usurio. Por outro lado, os servios de consultoria so aqueles relacionados a assessoria e, normalmente, so prestados por solicitao especfica de um cliente de auditoria. A natureza e o escopo dos trabalhos de consultoria esto sujeitos a uma acordo mtuo com o cliente do trabalho. Os servios de consultoria, normalmente, compreendem dois participantes:
Normas Internacionais para o Exerccio Profissional da Auditoria Interna (Standards), 2002, The Institute of Internal Auditors (traduzido peloInstituto dos Auditores Internos do Brasil AUDIBRA)
6

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

19

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa (1) a pessoa ou grupo que oferece a consultoria o auditor interno; e (2) a pessoa ou grupo que necessita e recebe a consultoria o cliente do trabalho. Ao realizar servios de consultoria o auditor interno deve manter a objetividade e no assumir responsabilidades gerenciais. Bom... vamos ver uma questo recente sobre o assunto: 06. (CESPE/Analista de Controle Externo TCU/2008) Na definio do Institute of Internal Auditors, a auditoria interna, que presta servios de avaliao e de consultoria, visa eficcia dos processos de gesto de risco, controle e governana corporativa. Resoluo: Essa questo praticamente uma transio literal do documento do IIA. De qualquer forma, no precisamos decorar nada para responder uma questo como essa, no mesmo? Veja s... a auditoria interna presta servios de avaliao e de consultoria (OK); e a auditoria interna visa eficcia dos processos de gesto de risco, controle e governana corporativa, ou seja, a melhoria das operaes da empresa (OK). Gabarito: Certo. Finalizamos, aqui, a nossa aula demonstrativa, foi uma pequena amostra da metodologia que utilizaremos, esperamos que voc tenha gostado, nos vemos na prxima aula. Um grande abrao, Davi e Fernando

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

20

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa

Lista de questes resolvidas na aula 01. (CESPE/Auditor de Contas Pblicas CGE PB/2008) O surgimento da auditoria externa est associado necessidade das empresas de captarem recursos de terceiros. 02. (CESPE/Auditor de Contas Pblicas CGE PB/2008) A auditoria externa surgiu como decorrncia da necessidade de um acompanhamento sistemtico e mais aprofundado da situao da empresa. 03. (CESPE/Agente Fiscal de Tributos Municipais Prefeitura de Teresina/2008) A auditoria contbil utiliza tcnicas e procedimentos que permitem atestar a veracidade e a adequao dos registros e demonstraes, mas no se restringe escriturao da entidade objeto dos trabalhos da auditoria. 04. (CESPE/Analista de Controle Externo TCU/2008) No Brasil, as disposies constitucionais e legais conferem s entidades fiscalizadoras superiores poderes para examinar a economicidade, a eficincia e a eficcia da ao governamental, o que a INTOSAI denomina de auditoria de otimizao de recursos, que se insere, juntamente com a auditoria de regularidade, no mbito geral da fiscalizao pblica. 05. (CESPE/Analista de Controle Externo: Contabilidade TCE TO/2009) O vnculo de emprego do auditor interno lhe retira a independncia profissional desejvel para atuar nos termos das normas vigentes. 06. (CESPE/Analista de Controle Externo TCU/2008) Na definio do Institute of Internal Auditors, a auditoria interna, que presta servios de avaliao e de consultoria, visa eficcia dos processos de gesto de risco, controle e governana corporativa. Gabarito: 01 Certo 02 03 Errado Certo 04 Certo 05 06 Errado Certo

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

21

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa

Exerccios propostos 01. (CESPE/Inspetor de Controle Externo TCE RN/2009) A auditoria governamental visa estabelecer a melhoria e a homogeneizao dos procedimentos administrativos e dos controles internos das unidades da administrao direta e indireta, da resultando a padronizao dos processos de licitao e dos contratos firmados com entidades privadas. 02. (CESPE/Contador Prefeitura de Rio Branco/2007) Uma das reas em que atuam preferencialmente os auditores internos a auditoria operacional, que envolve a obteno e avaliao de evidncias a respeito da eficincia e da eficcia das atividades operacionais de uma entidade em comparao com objetivos estabelecidos. 03. (CESPE/Auditor de Contas Pblicas CGE PB/2008) Os sciosgerentes e acionistas fundadores so os que tm maior necessidade de recorrer aos auditores independentes para aferir a segurana, liquidez e rentabilidade de seus investimentos na empresa. 04. (CESPE/Auditor de Contas Pblicas CGE PB/2008) A auditoria interna uma resposta necessidade de independncia do exame das transaes da empresa em relao aos seus dirigentes. 05. (FCC/Agente Fiscal de Rendas - SEFAZ SP/2009) O trabalho de auditoria interna tem maior independncia que o de auditoria externa. 06. (CESPE/Auditor UNIPAMPA/2009) Uma das condies para justificar os servios de uma auditoria independente decorre da existncia de mltiplas fontes de informao acerca de uma entidade, tornando disponvel considervel diversidade de dados, todos igualmente relevantes e confiveis para a tomada de decises sobre investimentos, emprstimos e outras aplicaes na entidade. 07. (FCC/Auditor Fiscal Tributrio Municipal ISS SP/2006) Uma das diferenas entre o auditor independente e o auditor interno que o primeiro necessita de registro no Conselho Regional de Contabilidade e o segundo, no. 08. (CESPE/Analista de Controle Externo: Contabilidade TCE TO/2009) A auditoria interna no tem como objetivo precpuo a emisso de opinio sobre as demonstraes contbeis, sendo executada mais para fins administrativos internos do que para prestao de contas a terceiros.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

22

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa 09. (CESPE/Analista de Controle Externo: Contabilidade TCE TO/2009) A auditoria externa deve atuar permanentemente e continuamente, exercendo um controle prvio, concomitante e consequente. 10. (CESPE/Auditor UNIPAMPA/2009) As instituies de ensino superior integrantes da administrao pblica federal indireta devero dispor de uma unidade de auditoria interna ou, pelo menos, de um auditor interno. Essa unidade ou esse servidor ter de se vincular ao conselho de administrao, rgo de atribuies equivalentes ou ao dirigente mximo da entidade. Gabarito: 01 02 Errado Certo 03 04 05 06 07 08 Errado Errado Errado Errado Errado Certo 09 10 Errado Certo

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

23

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

Auditoria Governamental (Teoria+Exerccios+Discursivas) para o TCU Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula Demonstrativa

Bibliografia BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC 1.203/09 - NBC TA 200 (Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria). BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resoluo CFC 986/03 - NBC T 12 (Normas de Auditoria Interna). Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (e suas atualizaes). ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. So Paulo: Ed. Atlas, 2007. ATTIE, Wiliam. Auditoria Conceitos e Aplicaes. So Paulo: Ed. Atlas, 2009. BOYNTON, Marcelo Willian C. Auditoria. So Paulo: Ed. Atlas, 2002. BRAGA, Hugo Rocha & Almeida, Marcelo Cavalcanti. Mudanas Contbeis na Lei Societria. So Paulo: Ed. Atlas, 2009. FERREIRA, Ricardo J. Manual de Auditoria: teoria e questes comentadas. Rio de Janeiro: Ed. Ferreira, 2009.

Davi Barreto e Fernando Graeff www.pontodosconcursos.com.br

24

S-ar putea să vă placă și