Sunteți pe pagina 1din 60

Polticas, Cenrios Econmicos E Mercados

Prof. Mauricio Faganelo

Material Elaborado para o Curso MBA em Finanas da PUC-GO Em Maro de 2012.

Voc pode ver o mundo em que vivemos de diversas maneiras

Aqui o tamanho dos pases dimensionado de acordo com seu Produto Interno Bruto

ALGUM VIU A AFRICA ??????


4

Poltica Cambial

Poltica Fiscal

ndices de Preos

E COMO O GOVERNO VAI PILOTAR NOSSO PAS ?????


QUAIS INDICADORES ANALISAR ???? QUAIS OS DESAFIOS PARA UM VOO DE CRUZEIRO ?????
6

COMO QUE O AVIO FUNCIONA ?

Salrios, Aposentadorias Programas Assistenciais

Compra Bens e Servios Impostos

Governo
Vende Bens e Servios

Impostos

Importaes

Compra Bens

e Servios

Vende Bens Trabalho, Imveis

e Servios e Capital

Exportaes

Famlias
Poupana

Salrios, Lucros

Juros e Aluguis

Empresas Empresas
Investimento

Produtos Financeiros

Produtos Financeiros

Sistema Financeiro e Monetrio


8

Salrios, Aposentadorias Programas Assistenciais

Compra Bens e Servios Impostos

Governo
Vende Bens e Servios

Impostos

Importaes

Compra Bens

e Servios

Vende Bens Trabalho, Imveis

e Servios e Capital

Exportaes

Famlias
Poupana

Salrios, Lucros

Juros e Aluguis

Empresas Empresas
Investimento

Produtos Financeiros

Produtos Financeiros

Sistema Financeiro e Monetrio


9

Poltica Econmica

Poltica Fiscal

Poltica Monetria

Poltica Cambial

POLTICA FISCAL Quando nos referimos a Poltica Fiscal, imediatamente imaginamos na palavra fiscalizao, ou mesmo fisco. Pois , o dinheiro que o fisco arrecada atravs da arrecadao de impostos das Famlias e das Empresas uma das variveis importantes desta poltica.

Polticas Fiscais significam medidas tomadas pelo governo para restringir ou aumentar o consumo e a produo atravs da reduo e aumento de impostos e tambm atravs do controle dos gastos do governo. Como sempre muito polmica quaisquer redues dos gastos empenhados atravs do seu oramento, geralmente ele altera as suas polticas de receitas por meio do aumento de impostos, ou reduzindo-os mesmo, por meio de subsdios.

Poltica Fiscal Expansiva Estas polticas so adotadas atravs da reduo dos impostos, principalmente por meio de adoo de subsdios nos impostos. Esta medida visa aumentar o consumo por parte das empresas e das famlias, pois com impostos mais baixos, os preos ficam mais acessveis aos consumidores. Exemplo: Reduo da alquota do IPI para alimentos da cesta bsica, automveis e materiais para construo civil. Problemas que podem acontecer com essa poltica Um aumento na demanda agregada, por conta das redues nos impostos, pode fazer com que as empresas (oferta) aumentem os preos dos seus produtos, gerando inflao no mdio prazo. Tambm no mdio/longo prazo, uma reduo na arrecadao de impostos pode gerar um dficit oramentrio, ou seja, um saldo negativo entre o que o governo arrecada de impostos e o que paga pela aquisio de produtos e servios para o funcionamento de suas autarquias. Subsdios. Reduo ou alguma ajuda financeira ou iseno de determinados impostos que o governo concede para um determinado produto ou setor da economia.

Poltica Fiscal Restritiva So polticas que aumentam as alquotas dos impostos, fazendo com que os preos dos produtos aumentem e reduzam o consumo. Uma poltica fiscal restritiva levar uma diminuio da demanda agregada. Se o governo resolver aumentar os impostos isso implicar em diminuio do poder de compra das pessoas logo haver queda da demanda agregada.

Exemplo: Aumento da alquota do IPI para produtos derivados do tabaco e bebidas alcolicas. Outro exemplo quando o governo deseja incentivar as vendas de um certo produto produzido por empresas nacionais e aumentam os impostos de importaes dos mesmo produtos importados. Poder de compra o nvel de capacidade financeira que um consumidor ou mercado tem para um bem ou servio, isso , o quanto ele pode pagar.

POLTICA MONETRIA A poltica monetria tambm uma poltica governamental, e se refere a uma reforma monetria ou aumento/diminuio de dinheiro em circulao, poltica de taxas de juros, etc. Estas polticas se referem a formas nas quais so disponibilizadas, ou no, para as empresas, famlias e governo a quantidade de moeda que estes agentes necessitam para se relacionar economicamente. Para controlar este fluxo de moeda, o Governo, que responsvel por fiscalizar os Sistema Monetrio Financeiro, utiliza, principalmente, de 3 ferramentas para adequar a quantidade de moeda disponibilizada e a produo gerada atravs do trabalho. Deve existir um equilbrio entre a disponibilidade de moeda e a produo de uma economia. Caso o governo disponibilize moeda em excesso na economia, poder gerar um processo inflacionrio e a respectiva desvalorizao da moeda. Se ele no disponibilizar moeda suficiente, poder gerar uma queda geral nos preos, ocasionando prejuzos as empresas e posteriormente desemprego. Por fim, este desacelerao da economia poder causar uma queda no Produto Interno do pas.

A seguir temos algumas ferramentas para aumentar ou reduzir o volume de moeda na economia: Emisso de Moeda Polcia Monetria Expansiva: O Governo deseja expandir o volume de moeda na economia e, atravs do Banco Central e da Casa da Moeda, imprime dinheiro novo os disponibiliza ao Sistema Monetrio Financeiro. Polcia Monetria Restritiva: O Governo mantm o mesmo volume de moeda existente na economia, sem emisso nenhuma de dinheiro novo. Taxa de Juros A Taxa de Juros a principal ferramenta que o Governo tem para aumentar ou reduzir a demanda por moeda em uma economia. A Taxa de Juros quanto custa o dinheiro em determinado perodo de tempo. O Governo disponibiliza dinheiro ao SMF ao custo mnimo, definido pelo Banco Central atravs da Taxa SELIC. A SELIC o Sistema Especial de Liquidao e Custdia do Banco Central e ele que define qual o custo mnimo de dinheiro no Brasil. Hoje (Maio/2010) a taxa de Juros SELIC de 9,5% a.a.. Assim, a Taxa de Juros o termmetro que indica se as empresas e famlias desejam maior quantidade de moeda para aquisio de bens e servios ou realizar investimentos (isso quando eles consideram a Taxa de Juros baixa) ou se mantm seu dinheiro aplicado junto aos Bancos Comerciais e rendendo juros de forma segura e sem nenhum risco.

Dessa forma podemos considerar o seguinte:

Polcia Monetria Expansiva: O Governo deseja expandir o volume de moeda na economia e, por meio da reduo da Taxa de Juros (SELIC). Essa reduo ocasiona um efeito cascata em todas as instituies que vendem dinheiro no varejo (Bancos Comerciais) e os preos de credirios, parcelas de veculos financiados e vendas de mquinas e equipamentos ficam mais acessveis ao consumo. Isso porque a Taxa SELIC o custo do dinheiro no atacado, ou seja, quanto o custo do dinheiro a prazo. Esta taxa de juros mais baixa tambm encorajam os investidores a retirarem seus recursos de aplicaes financeiras (pois rendem pouco com os juros) e investirem na economia real, aumentando Taxa Produto assim o Investimento. Este impacto ocasiona um aumento no PIB e na Demanda Agregada.

Demanda Investimento De Nacional Agregada Uma reduo excessiva na taxa de juros pode ocasionar uma corrida desenfreada ao consumo e Juros & PIB conseqentemente aumento de preos, ou seja, inflao. Taxa De Juros Produto Nacional & PIB Demanda Agregada

Investimento

Polcia Monetria Restritiva: O Governo deseja reduzir o volume de moeda na economia e, por meio do aumento da Taxa de Juros (SELIC). Esse aumento gera maiores custos aos financiamentos de bens de consumo e de capital e conseqentemente uma reduo nas vendas por gerarem preos mais altos. Essa reduo nas vendas gera uma reduo na Demanda Agregada e no PIB. Estas taxas de juros mais altas encorajam os investidores a manterem seus recursos de aplicados e rendendo juros mais altos nos Bancos e no investir na economia real, reduzindo assim o Investimento.

Taxa De Juros

Investimento

Produto Nacional & PIB

Demanda Agregada

Taxa Produto A seguir, podemos expor um fluxo relacionando os efeitos de polticas monetrias utilizando a Demanda Taxa de Juros como ferramenta e seus impactos no Investimento, no PIB e na Demanda Investimento De Nacional Agregada Agregada. Juros & PIB

Depsito Compulsrio

O Depsito Compulsrio uma ferramenta que o Banco Central utiliza para controlar a disponibilizao de moeda pelos bancos comerciais atravs da reteno ou disponibilizao de parte dos recursos depositados, por estes mesmos bancos como garantia para atuarem no mercado brasileiro. So depsitos sob a forma de reservas bancrias que cada banco comercial obrigado legalmente a manter junto ao Banco Central. calculado como um percentual sobre os depsitos vista nos bancos comerciais. O Banco Central obriga os bancos comerciais a guardarem uma parcela dos depsitos vista como reservas, com a finalidade de atender ao movimento de seu caixa. uma espcie de custdia exigida pelo Banco Central, de parcela dos depsitos recebidos da populao pelos bancos comerciais. Atravs deste instrumento possvel atuar diretamente sobre o nvel das reservas bancrias, reduzindo desta forma o chamado efeito multiplicador e a liquidez na economia

Como funciona ? Poltica Monetria Restritiva Se a taxa de reserva se eleva, ocorre uma diminuio dos meios de pagamento, reduzindo assim as disponibilidades dos bancos realizarem emprstimos, fazendo com que as taxas fiquem mais altas e assim as Famlias e Empresas paguem mais caro por emprstimos junto aos Bancos Comerciais. Poltica Monetria Expansiva O Banco Central permite que os Bancos Comerciais emprestem mais dinheiro com seus recursos prprios para seus clientes atravs de uma alquota de depsito compulsrio menor que deve ser disponibilizada ao BC. Se o Banco Central reduz o percentual do compulsrio, as disponibilidades para emprstimo aumentam, provocando uma elevao dos meios de pagamento, conseqentemente do volume de moeda disponvel na economia, por conta do aumento do dinheiro emprestado.

POLTICA CAMBIAL

Est, fundamentalmente, baseada na administrao da taxa de cmbio e no controle das operaes cambiais. Embora indiretamente ligada poltica monetria, destaca-se desta por atuar mais diretamente sobre todas as varveis relacionadas s transaes econmicas do Pas com o exterior, basicamente Importaes e Exportaes. Para falarmos sobre polticas cambiais, fundamental falarmos sobre o que Taxa de Cmbio

TAXA DE CMBIO. A taxa de cmbio: um instrumento monetrio que permite as transaes internacionais. Ou seja, ele permite que uma moeda de um pas seja convertida em valores em relao outra.

Tipos de taxa de cmbio: Taxa de cmbio nominal mensura quanto moeda de um pas vale em relao moeda de outro pas. Exemplo U$1,00R$1,65. Quando a moeda de um pas vale mais que a de outro dizemos que ocorreu uma valorizao nominal da taxa de cmbio. Quando a moeda passa a valer menos ocorre uma desvalorizao. A Taxa de cmbio real utilizada nas relaes comerciais entre os pases, que determina quanto um produto estrangeiro vale em relao ao produto nacional. Exemplo: Um automvel vale R$ 36.000,00 no Brasil, o mesmo automvel custa nos EUA U$12.000,00. O valor nominal do dlar de U$1,00 para R$1,00. A paridade de um para um, logo significa que o carro nos EUA est mais barato que no Brasil. Significa que esta ocorrendo uma desvalorizao real. No caso de U$1,00 valer R$3,00 significa que o valor real o mesmo.

Taxa de cmbio efetiva a taxa de cmbio utilizada por parceiros comerciais como Mercosul, Unio Europia, etc. Exemplo: O Brasil e a Argentina adotam uma taxa de cmbio fixa entre os dois pases para a comercializao de trigo e de soja, sem a influncia do dlar americano como indexador entre as duas moedas.

Polticas cambiais:

Regime de cmbio fixo: Quando o Banco Central determina o valor da moeda. Nesse caso ele tem que possuir grande quantidade de moeda estrangeira no caso de ocorrer um aumento da demanda por moeda estrangeira. Regime de cmbio flutuante: A taxa de cmbio varia de acordo com o mercado. Se houver um aumento da demanda por moeda estrangeira ela ter um aumento do seu preo, significa que ocorrer desvalorizao da moeda nacional. Quando houver um excesso de oferta de moeda estrangeira seu preo vai diminuir e ocorrer uma valorizao da moeda nacional. o regime vigente no Brasil atualmente. Regime de bandas cambiais: A taxa de cmbio poder flutuar dentro de um intervalo estipulado. Se atingir o mximo o Banco central intervm no mercado vendendo moeda estrangeira (cmbio fixo).

MOEDA
ORIGENS E FUNES

O dinheiro surgiu como forma de pagamento das transaes comerciais. O dinheiro pode ser definido como o que aceito por todos como forma de troca. Sua origem se d pelos processos de escambo que ocorriam antes e durante o mercantilismo. Esta evoluo se deu para o padro moeda, pois atendia os seguintes requisitos: Durvel: uma moeda deve ser durvel, ou seja, que no se deteriore em pouco tempo Transportvel: Se for necessrio transportar grandes quantidades de moeda, os volumes no podero ser grandes, inclusive no tocante ao peso. Divisvel: A moeda poder ser divisvel em vrias partes menores, sem perda de valor, objetivando tambm os pagamentos em menores valores Homognea: Qualquer unidade de uma determinada moeda deve ser igual as demais Oferta limitada: Se a oferta dessa moeda for muito grande, ela perder seu valor.

MOEDA
ORIGENS E FUNES A principal funo do dinheiro servir como meio de troca, ou como intermedirio da troca. Porm o dinheiro tem outras funes. Ele pode servir tambm como reserva de valor, quando uma pessoa recebe um dinheiro e guarda para gasta-lo depois. E como unidade de contabilidade, ou seja, o dinheiro utilizado como padro monetrio. Sendo assim, papel moeda veio surgir como uma alternativa a moeda metal. No papel podemos imprimir as quantidades desejadas e torn-las divisveis vontade, alm de serem fceis de serem armazenadas e transportadas. No entanto seu valor como mercadoria pode ser considerado como nulo, pois somente um pedao de papel impresso, no entanto seu valor referendado por quem imprime o mesmo. As pessoas tm a confiana que o emissor responder pelo papel emitido e ir cuidar para que as quantidades emitidas sejam limitadas.

MOEDA
A MOEDA NO SISTEMA FINANCEIRO ATUAL Como dito acima, o papel moeda e as moedas metlicas no tem nenhum respaldo em termos de metais preciosos, e seu valor est no respaldo que ele ser aceito como meio de pagamento pelos demais e por ter sido estabelecido como meio de troca por fora da lei. O pblico aceita porque sabe que todos o aceitaro como meio de pagamento. Sem essa confiana, mesmo com o respaldo do governo, a moeda perderia valor, fazendo com que as pessoas procurassem substituir esta moeda por outra de mais confiabilidade. Existem tambm as moedas que chamamos de moedas escriturais, e como o prprio nome j diz, foram escritas, ou melhor, escrituradas, por bancos.

como, por exemplo, um Certificado de Depsito Bancrio. Voc troca seu dinheiro por um papel, um certificado que foi escrito pelo banco, dizendo que aquele papel tem valor de troca dentro de suas instituies e pode ser resgatado em determinado perodo de tempo, a uma determinada remunerao sobre o que voc acordou com o banco.

MOEDA
AGREGADOS MONETRIOS

MOEDA
AGREGADOS MONETRIOS
MEIOS DE PAGAMENTO RESTRITOS M1 moedas em circulao (papel moeda em poder do pblicoPMPP) + cheques de viagem + depsitos vista. o agregado mais lquido, ou seja, o mais fcil de ser trocado no mercado e a vista. MEIOS DE PAGAMENTO AMPLIADOS M2 M1 + depsitos especiais remunerados (ex: CDBs / RDBs) + depsitos de poupana + Ttulos emitidos por instituies bancrias. M3 M2 + fundos de renda fixa + Operaes compromissadas registradas na Selic (Ex: depsitos a prazo de grande valor, acordos de recompra, eurodlares) Geralmente so necessrio alguns dias para obter estes recursos liberados e convertidos em M1 POUPANA FINANCEIRA M4 M3 + Ttulos Pblicos de Alta Liquidez

MOEDA
DEMANDA POR MOEDA A maioria dos livros-texto refere-se demanda por moeda como uma demanda por encaixes reais, ou seja, isso quer dizer que os indivduos retm moeda por aquilo que iro comprar em bens e servios, isto , os agentes econmicos esto interessados no poder aquisitivo dos encaixes monetrios que possuem. Tambm praticamente consenso entre os economistas que a demanda por moeda determinada basicamente por: taxa de juros (quanto maior a taxa, menor o incentivo para reter moeda) nvel de preos (que afetaria somente a demanda nominal por moeda) custo real das transaes (se fosse possvel transformar, imediatamente e sem custos, os fundos em dinheiro, no seria preciso manter dinheiro, j que seria possvel realizar transaes com a transformao do ativo rentvel em moeda ocorrendo somente no exato momento em que ela se mostrasse necessria, o que permitiria que o ativo ficasse mais tempo rendendo) renda

MOEDA
ENTESOURAMENTO DE MOEDA As pessoas resolvem guardar moeda por trs motivos: Especulao: A incerteza de rendimentos quando se guarda esse dinheiro, eles podem resolver optar por outras formas de guardar esse dinheiro. A incerteza quanto moeda do pas tambm gera especulao. Transao: Quando no ocorre uma coincidncia entre datas de recebimento e pagamento. As pessoas guardam moeda para arcar com futuros compromissos. Precauo: Quando as pessoas resolvem reter moeda por imprevisibilidade, ou seja, situaes que podero ocorrer. Relao entre demanda por moeda e taxas de juros: Quanto maior a taxa de juros menor a demanda pr moeda e vice-versa. A relao inversamente proporcional.

MOEDA
OFERTA DE MOEDA

A oferta de moeda (em ingls, money supply) pode ser definida como o estoque total de moeda na economia, geralmente o estoque de M1.
Se a relao (M1)/(PIB) for muito grande, os juros tendem a cair e os preos a subir, e se for muito pequena a tendncia oposta. Os bancos centrais controlam a oferta de moeda principalmente atravs da alterao da taxa de reservas bancrias (uma taxa maior de reservas bancrias reduz a oferta de moeda) e da compra e venda de ttulos, mas tambm atravs do controle da quantidade de papel moeda emitido.

A Constituio Federal promulgada em 5 de outubro de 1988 foi a primeira a conferir um captulo especfico para versar sobre o sistema financeiro nacional. Antes dela, a matria era disciplinada pela Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964.
Podemos dividir o atual sistema financeiro nacional em dois grandes grupos: a) as autoridades monetrias, que respondem pelo funcionamento do sistema, fiscalizando-o e regulando-o nos termos da lei; e b) as instituies financeiras responsveis pela intermediao entre os que poupam e investem, atuando no sistema com supedneo nas orientaes e determinaes das autoridades monetrias.

As instituies financeiras, guisa de um maior e melhor entendimento, podem ser subdivididas, doutrinariamente, em dois subgrupos, a saber: a) instituies financeiras que operam no sistema monetrio trabalham com haveres de utilizao imediata, vale dizer, depsitos vista e o papelmoeda em poder do pblico. Dentre as instituies que integram o sistema monetrio temos:

Banco Central; Banco do Brasil; Bancos oficiais federais; Bancos regionais e estaduais; e Bancos privados nacionais e estrangeiros.

b) instituies financeiras que operam no sistema no-monetrio: aqui se inserem as que no dispem de mecanismos prprios para ensejar a multiplicao de haveres, pois estes resultam de depsitos a prazo, fundos de poupadores. So eles: Bancos de investimentos; Caixas Econmicas; Companhias de Seguros; Sociedades Corretoras e Distribuidoras; Banco de Desenvolvimento Econmico Social; Associao de Poupana e Emprstimo; Companhias de Crdito, Financiamento e Investimento; e Bolsas de Valores.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Autoridades Monetrias

Conselho Monetrio Nacional


O Conselho Monetrio Nacional o rgo mximo do sistema financeiro brasileiro, cabendo-lhe traar as normas a serem empreendidas na poltica monetria. Nesse sentido tem como atividade primordial a formulao da poltica de moeda e crdito do pas, alm de exercer o controle da organizao bancria e seus intermedirios financeiros. O CMN o rgo central da poltica financeira nacional, tendo suas deliberaes baixadas pelo Banco Central, sob a forma de resolues. Posto isso, resta-nos enumerar algumas das principais atribuies do Conselho Monetrio Nacional: a) regular o volume monetrio necessrio s atividades do pas; b) fixar as diretrizes e normas da poltica cambial, regulando em decorrncia a balana de pagamentos do pas; c) disciplinar o crdito em todas as suas modalidades, determinando, se necessrio, recolhimentos compulsrios;

Composio do Sistema Financeiro Nacional Autoridades Monetrias

Conselho Monetrio Nacional


d) regular o valor interno da moeda nacional, servindo como seu verdadeiro guardio, a fim de evitar ou ao menos minimizar surtos inflacionrios ou deflacionrios; e) estabelecer as operaes de redescontos; f) orientar e redirecionar a aplicao de recursos das instituies financeiras, a fim de possibilitar um desenvolvimento econmico mais equilibrado entre as vrias regies do pas; g) zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras; h) determinar as normas para as operaes de mercado aberto; i) regular as atividades das bolsas de valores, corretoras e demais instituies afetas a esse mercado; j) determinar as taxas dos recolhimentos compulsrios das instituies financeiras.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Autoridades Monetrias

Banco Central do Brasil


Com a extino da Superintendncia da Moeda e do Crdito (SUMOC), foi criado em 1964 o Banco Central do Brasil, autarquia federal, com incumbncia de cumprir e fazer cumprir as disposies que regulam o funcionamento do sistema financeiro brasileiro, bem como a poltica econmica levada a efeito pelo CMN. Nesse sentido, o Banco Central do Brasil funciona como verdadeiro "banco dos bancos", na medida em que recebe com exclusividade o depsito compulsrio dos bancos. Tem tambm o BACEN extraordinria importncia na medida em que financia o Tesouro Nacional, atravs da colocao de ttulos pblicos no mercado. Em sntese, podemos enumerar dentre as principais funes do Banco Central do Brasil: a) emitir moeda, nas condies impostas pelo Conselho Monetrio Nacional; b) fiscalizar as instituies financeiras, impondo-lhes as penalidades cabveis; c) autorizar a atuao das instituies financeiras no pas; d) regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros ttulos; e e) representar o governo brasileiro junto s instituies financeiras estrangeiras e internacionais.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Autoridades Monetrias

Banco do Brasil
Constitui-se na maior instituio financeira do pas, tendo como fim precpuo funcionar como agente financeiro do Tesouro Nacional, tendo destacada atuao no mercado externo. Sua natureza jurdica o de uma sociedade de economia mista, na forma de sociedade annima, com personalidade e patrimnio prprios. Nos ltimos tempos, o Banco do Brasil tem tido intensa atuao na economia nacional, como agente de equilbrio do nvel monetrio circulante, na medida em que procede compensao de cheque e outros papis, recebendo os depsitos feitos originariamente em outras instituies financeiras, pblicas ou particulares, alm de efetuar as operaes de cmbio, outro importante regulador do nvel de entradas e sadas de divisas do pas. Podemos relacionar dentre as atividades principais do Banco do Brasil: a) realizar operaes cambiais, por conta prpria ou por conta do Banco Central; b) financiar a aquisio e a instalao da pequena e mdia propriedade rural;
c) financiar atividades tidas como fundamentais pela execuo do oramento monetrio;

Composio do Sistema Financeiro Nacional Autoridades Monetrias

Banco do Brasil
d) executar o servio da dvida pblica consolidada; e) executar o servio de compensao de cheques e outros papis; f) propiciar mecanismos monetrios para a execuo da poltica de comrcio exterior; g) realizar pagamentos e suprimentos necessrios execuo do oramento geral da Unio. Cabe explicitar uma crtica pessoal s funes do Banco do Brasil. Com efeito, tal instituio em razo da natureza de suas incumbncias termina por invadir atividades prprias do Banco Central, o que acaba por desvirtuar a real atividade deste, que no se amolda na concepo clssica de um efetivo banco central. Em verdade h uma "zona cinzenta" nas reas de atuao do Banco do Brasil e do Banco Central, vez que ora funcionam como banco de fomento, ora operam como verdadeiras autoridades financeiras, com matrizes claramente tpicos de banco central, o que por certo resulta em inmeros problemas jurdicos.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Sistema No Monetrio

Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social


Empresa pblica com personalidade jurdica e patrimnio prprios, o BNDS cuida do desenvolvimento de programas de financiamento econmico, tais como: a) financiamento a investimentos, aquisio e leasing de mquinas e equipamentos, visando propiciar mecanismos de desenvolvimento indstria nacional, atravs de seu melhor aparelhamento tcnico-material; b) financiamento exportao de bens e servios, com o escopo de concomitantemente propiciar meios empresa nacional de operar uma maior e melhor competitividade externa; c) operaes de capitalizao de empresas, tal funo de suma relevncia para o direcionamento da poltica industrial brasileira, na medida em que propicia o fomento de determinados setores da economia ou de reas especficas do pas; d) operaes de prestao de garantias financeiras, visa igualmente permitir um desenvolvimento mais equilibrado e controlado de determinados setores e regies, possibilitando determinadas operaes financeiras s empresas cujo acesso ao mercado no seria possvel ou se daria de forma inadequada para o seu real desenvolvimento estrutural e econmico.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Sistema No Monetrio

Bancos de Investimentos
Criado pela Lei n 4.728, de 14 de julho de 1965, com a finalidade de inserir no mercado financeiro, instituies mais poderosas, ou seja, operadoras de emprstimos e depsitos a mdio e longo prazo. Vale dizer, foram concebidos a fim de suprir lacuna existente no sistema financeiro nacional, propiciando s empresas privadas um mecanismo de capitalizao voltado diretamente para o aprimoramento de suas capacidades produtivas. Em concluso, podemos enumerar dentre as principais funes dos bancos de investimento: a) financiar o capital fixo das empresas; b) promover o financiamento de bens exportveis produo; c) proceder aos repasses de emprstimos obtidos no exterior; d) repasses de recursos de instituies financeiras oficiais; e) repasses de recursos de instituies financeiros oficiais, prestar garantia em emprstimos decorrentes do exterior ou realizados no prprio pas.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Sistema No Monetrio

Caixa Econmica Federal e Estadual


So instituies financeiras organizadas com a natureza jurdica de empresa pblica com personalidade jurdica e patrimnio prprios, dotadas de autonomia administrativa, tcnica e financeira.
Dentre suas inmeras funes atuais, podemos destacar:

a) captar e fomentar a poupana interna; b) conceder emprstimos de natureza assistencial; c) atuar no setor de habitao, propiciando financiamentos e emprstimos voltados para a moradia popular.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Sistema No Monetrio

Caixa Econmica Federal e Estadual


A Caixa Econmica Federal, em particular, destaca-se como o maior estabelecimento bancrio do pas, tendo como funes especficas: a) zelar pela execuo da poltica de financiamento da infra-estrutura urbana, no que se refere inclusive ao saneamento e habitao; b) gerir e coordenar o Programa de Integrao Social (PIS); c) administrar o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social (FAS); d) administrar os recursos destinados ao crdito educativo; e) controlar os recursos a serem dirigidos ao programa do salrio-desemprego. Derradeiramente, cabe ainda mencionar que Caixa Econmica Federal compete a administrao das loterias federais, em todas as sua espcies.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Sistema No Monetrio

Sociedade de Crdito Imobilirio


Como o prprio nome est a indicar, tais instituies visam financiar a construo ou aquisio de imveis com recursos captados das poupanas populares internas. As sociedades de crdito mobilirio foram criadas pela Lei n 4.380/64, estando atualmente sujeitas diretamente s diretrizes do Banco Central. Assim sendo, podemos elencar como exemplos de suas operaes: a) emprstimos a empresas para financiamento de construes habitacionais para comercializao a prazo; b) emprstimos a particulares para compra ou construo da casa prpria; c) compra e venda financiadas de unidades habitacionais;

Composio do Sistema Financeiro Nacional Sistema No Monetrio

Sociedade de Crdito Imobilirio


Como o prprio nome est a indicar, tais instituies visam financiar a construo ou aquisio de imveis com recursos captados das poupanas populares internas. As sociedades de crdito mobilirio foram criadas pela Lei n 4.380/64, estando atualmente sujeitas diretamente s diretrizes do Banco Central. Assim sendo, podemos elencar como exemplos de suas operaes:

d) venda de terrenos loteados e construdos ou com a construo contratada, nos termos da Lei n 4.728/65;

e) incorporao de edificao ou conjunto de edificaes em condomnio. Por fim, cabe prenotar que tais instituies financeiras apresentam-se sob a forma de sociedades annimas, podendo por fora da Lei n 5.710/71 dividir seu capital social em aes nominativas, nominativas endossveis, preferenciais, sem que tenham seus detentores ou titulares direito a voto.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Sistema No Monetrio

Sociedades de Arrendamento Mercantil


Tais instituies tm como escopo propiciar meios para o arrendamento mercantil (leasing) de bens adquiridos a terceiros para uso prprio da arrendatria. As sociedades de arrendamento mercantil integram-se ao Sistema Financeiro Nacional, subordinando-se s disposies aplicveis s demais instituies financeiras.

Sociedade de Crdito, Financiamento e Investimento


Tais instituies financeiras objetivam as operaes de abertura de crdito, atravs de aceites de letras de cmbio para financiamento de bens e servios aos consumidores ou usurios finais. Inserem-se ainda dentre suas finalidades o financiamento de vendas, limitadas a um determinado valor, bem como possibilitar mecanismos para o desenvolvimento da concesso de crdito pessoal que fomente a prpria economia interna do pas.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Instituies Vinculadas a Comisso de Valores Mobilirios


Cabe-nos inicialmente tecer alguns comentrios acerca da comisso de valores mobilirios, delineando ainda que perfunctoriamente sua competncia e sua estrutura atual. A CVM foi instituda no Brasil atravs da Lei n 6.385, de 7 de fevereiro de 1976, sob a forma de autarquia federal. Dentre suas principais funes destaca-se a fiscalizao que deve desempenhar sobre o mercado de ttulo e valores mobilirios, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetrio Nacional. Em verdade, a grande finalidade da CVM conferir segurana e confiabilidade ao mercado de valores mobilirios, consolidando-o como instrumento dinmico e eficiente de capitalizao empresarial e fomento da poupana interna; assegurando ao investidor a autenticidade das emisses, bem como a legalidade dos atos praticados pelos acionistas controladores das companhias abertas ou pelos administradores das carteiras de valores mobilirios. Em concluso, podemos asseverar que a CVM configura-se em verdadeiro guardio do mercado acionrio disponibilizado junto ao pblico, organizando e controlando todas as operaes havidas na Bolsa de Valores.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Instituies Vinculadas a Comisso de Valores Mobilirios

Bolsa de Valores
As bolsas de valores so associaes civis sem fins lucrativos que, operando sob direta superviso da Comisso de Valores Mobilirios, tem por finalidade possibilitar o regular funcionamento do mercado de ttulos e valores mobilirios. Cabe ressaltar que o patrimnio das bolsas de valores composto por ttulos patrimoniais pertencentes s sociedades corretoras membros da CVM. Dentre as vrias funes das bolsas de valores, que por bvio seguem as polticas econmicas do Conselho Monetrio Nacional, temos: a) manter local adequado para o encontro de seus participantes, propiciando a realizao de transao de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado pelos prprios membros e pelas autoridades monetrias competentes; b) organizar e coordenar sistemas de negociao que possibilitem continuidade de preos e liquidez ao mercado de ttulos e valores mobilirios; c) divulgar detalhadamente as operaes realizadas, conferindo confiabilidade ao sistema de segurana aos investidores;

Composio do Sistema Financeiro Nacional Instituies Vinculadas a Comisso de Valores Mobilirios

Bolsa de Valores
d) efetuar todos os apontamentos que propiciem eficaz e seguro mtodo de registro das operaes havidas; e) exigir o cumprimento aos preceitos ticos de negociao, punindo os seus infratores; e f) conceder crdito operacional s corretoras de crdito, tomando, como tese, a regulamentao editada pelas prprias Bolsas de Valores. No prego das Bolsas operam com exclusividade as sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios. A estas nos ateremos na seqncia.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Instituies Vinculadas a Comisso de Valores Mobilirios

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios


So instituies tpicas do mercado acionrio, operando com compra, venda e distribuio de ttulos e valores mobilirios por conta de terceiros. Dentre suas funes, podemos destacar: a) administrao de carteiras de aes; b) realizam a custdia de valores mobilirios; c) instituem, organizam e administram fundos de investimento; d) so responsveis pelos lanamentos pblicos de aes;
e) operam no mercado aberto; e

f) intermediam as operaes de cmbio.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Instituies Vinculadas a Comisso de Valores Mobilirios

Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios


A atuao de tais entidades mais restrita do que as corretoras de ttulos e valores mobilirios. Com efeito, as sociedades distribuidoras, ora enfocadas, tm por finalidade precpua a colocao ou distribuio de ttulos ou valores mobilirios no mercado financeiro e de capitais. Podemos ainda destacar como suas principais funes:
a) subscrever, isoladamente ou em consrcios, emisses de ttulos ou valores mobilirios para revenda;

b) intermediar a colocao de emisses no mercado; c) operar no mercado aberto, desde que satisfaam todas as condies exigidas pelo Banco Central; d) efetuar por conta de terceiros, a venda vista, prazo ou prestao, de ttulos e valores mobilirios. Alm das corretoras e distribuidoras, operam ainda nesse sistema auxiliar, os agentes autnomos de investimento, que a seguir minudenciaremos.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Instituies Vinculadas a Comisso de Valores Mobilirios

Agentes Autnomos de Financiamentos


So pessoas fsicas autorizadas pelas financeiras, bancos de investimentos, corretoras e distribuidoras que, sem vnculo empregatcio e em carter individual, exercem por conta das instituies credenciadoras, a colocao de ttulos e valores mobilirios, de quotas de fundos de investimentos e demais atividades de intermediao expressamente autorizadas pelo Banco Central. Atualmente, em razo do desenvolvimento do mercado aberto brasileiro, tm ganhado bastante nfase as operaes realizadas pelos chamados Fundos Mtuos de Investimentos, como adiante veremos.

Composio do Sistema Financeiro Nacional Instituies Vinculadas a Comisso de Valores Mobilirios

Fundos Mtuos de Investimentos


Constitui-se em verdadeiros condomnios abertos de investidores, destinados aplicao em ttulos e valores mobilirios. Os Fundos Mtuos de Investimentos funcionam como captadores de somas destinadas ao mercado acionrio, propiciando maiores possibilidades de sucesso aos seus cooperados. Tais instituies so geridas por bancos de investimentos, sociedades corretoras ou distribuidoras de ttulos e valores mobilirios, responsveis pela boa gesto dos recursos ali existentes. Duas so as espcies de fundos de investimentos aceitas pela legislao brasileira: a) Fundos Mtuos de Renda Fixa, aqueles em que no mximo dez por cento do valor total das aplicaes do Fundo compe-se por aes no resgatveis; b) Fundos Mtuos de Aes, aqueles em que setenta por cento do valor total das aplicaes so constitudos, de forma permanente, por aes no resgatveis. Com efeito, essas so as linhas mestras que definem a atividade do mercado financeiro no Brasil. Todavia, cabe-nos derradeiramente observar que o mesmo carece de aprimoramento e aperfeioamento, conforme procuramos demonstrar.

S-ar putea să vă placă și