Sunteți pe pagina 1din 4

Repensando os paradigmas habermasianos Apesar de conflitantes em alguns pontos, os dois momentos da teoria de Jrgen Habermas possuem convergncias e podem

ser condensados em uma viso mais coerente com os processos da contemporaneidade. As contribuies do autor so de grande relevncia para entendermos as mudanas ocorridas na sociedade e na organizao poltica. Contudo, no compreendem toda a complexidade das estruturas de ao coletiva e necessitam da complementao de outros pensadores para oferecer uma viso mais contextualizada e multidisciplinar. Anthony Giddens, em Modernidade e Identidade, elucida que Habermas aborda, apenas a poltica emancipatria de tradio aristotlica, caracterizada como: uma viso genrica interessada, acima de tudo, em libertar os indivduos e grupos das limitaes que afetam negativamente suas oportunidades de vida (GIDDENS, 2002, p. 194). Por limitaes, o autor reconhece aspectos que detm o indivduo de um projeto autoreflexivo em direo ao futuro: opresso, dominao desigualdade. A poltica emancipatria tem a funo de diminuir a explorao e libertar as pessoas de valores morais, tornado imperativos valores de justia, igualdade e participao.
Mais ou menos o mesmo pode ser dito da tentativa de Habermas de desenvolver um referencial para a poltica emancipatria em termos de uma teoria da comunicao.5 A situao de fala ideal, considerada imanente em todo uso da linguagem, oferece uma viso ativa da emancipao. Quanto mais as circunstncias se aproximarem de uma situao de fala ideal, tanto mais a ordem social ser baseada na ao autnoma de indivduos livres e iguais. Os indivduos sero livres para fazer escolhas informadas sobre suas atividades; da mesma forma que a humanidade ao nvel coletivo. Mas h pouca ou nenhuma indicao sobre quais sero na realidade essas escolhas (GIDDENS, 2002, p. 197).

No entanto, Giddens ressalta que, na modernidade tardia, questes voltam a ser impostas aos indivduos e a comunidade. Ele define a poltica-vida como: questes polticas que fluem a partir dos processos de auto-realizao em contextos pstradicionais, onde influncias globalizantes penetram profundamente no projeto reflexivo do eu e, inversamente, onde os processos de auto-realizao influenciam as estratgias globais (IDEM, p. 197). A poltica-vida a poltica do estilo de vida, da busca pela identidade, das decises da ordem do privado que afetam o pblico, do pessoal que afeta o global.

A poltica-vida traz ao primeiro plano questes de como viver em sociedade, suscitando questes morais e existenciais recalcadas pela modernidade. Em outras palavras, as questes existenciais recalcadas, relacionadas no s natureza mas tambm aos parmetros morais da existncia enquanto tal, pressionam para voltar agenda (IDEM, p. 206). Giddens afirma que as duas formas de engajamento poltico convivem, tendo em vista que o projeto de modernidade no est completo, grupos buscam por emancipao da opresso, enquanto outros debatem formas de viver em uma sociedade globalizada. No livro, o pensador explora diversos temas que esto em discusso e ressaltam a ideia de que o pessoal tambm poltico, como a ecologia, o feminismo, as lutas contra a homofobia, o controle de natalidade, aborto, entre outras. importante, sobretudo, o contraponto a Habermas, mostrando como as esferas se sobrepem e se tornam cada vez mais imbricadas. No livro, Consumidores e Cidados, Nestor Garcia Canclni, pontua que, em um cenrio de modernidade tardia, reflexiva e incompleta, o conceito de engajamento poltico e suas derivaes devem ser analisados no apenas em relao s atividades institucionais e organizadas de debate e reflexo argumentativa. Para o autor, o pblico composto, tambm, do conjunto dos autores nacionais e internacionais capazes de influir na organizao do sentido coletivo e nas bases culturais e polticas da ao dos cidados (CANCLINI, 1997. p. 257). O terico argumenta que com a decadncia do sentido de unidade nacional, a redefinio da sociedade civil e a crise da nao, emergiu uma necessidade de comunidade que resultou na formao de cls urbanos e, mais recentemente, cibernticos. A nao ganha sentido, agora, nas ligaes genricas e discurso unificador dos meios de comunicao de massa. Ele explica que a sociedade civil se agrupou, ento, em torno de grupos microssociais, unidos por um elo simblico em comum, esporte, msica, comunicao de massa, religio, entre outros. Essas comunidades se organizam em funo de processos de consumo de bens. Por isso, Canclini altera a definio de cidadania, considerando o consumo cultural uma dimenso da ao poltica. A cidadania se torna multifacetada e segmentada, tendo em vista que o indivduo se envolve em mltiplas causas e participa de diversos grupos simblicos. O consumo visto pelo autor como o conjunto de processos socioculturais em que se realizam a apropriao e os usos de produtos (CANCLINI, 1997, p. 53). O ato de

comprar tido como o trmino de um ciclo de produo e reproduo social que tem ligao com diversos mediadores sociais e formas de se reconhecer, se distinguir, criar rituais e se colocar em sociedade. Consumir participar de um cenrio de disputas por aquilo que a sociedade produz e pelos modos de us-lo (IDEM, p. 54). Por fim, ele afirma que o consumo constri parte da racionalidade integrativa e comunicativa da sociedade, pois os membros compartilham os sentidos dos bens como instrumentos de diferenciao.
Essas aes, polticas, pelas quais os consumidores ascendem condio de cidados, implicam numa concepo do mercado no como simples lugar de troca de mercadorias, mas como parte de interaes socioculturais mais complexas. Da mesma forma, o consumo visto no como a mera possesso individual de objetos isolados mas como a apropriao coletiva, em relaes de solidariedade e distino com outros, de bens que proporcionam satisfaes biolgicas e simblicas, que servem para enviar e receber mensagens. (IDEM, p. 66)

Se pensarmos, em extenso, na apropriao seletiva da modernidade pelas culturas locais, percebemos que h uma hibridao (Canclni, 2002) tambm nas formas de atuao poltica. Dessa forma, cada cidade, estado, regio, pas integra as novidades trazidas pela globalizao, costumes, tecnologias, crenas e, principalmente, conhecimento, de forma peculiar e seletiva; em interface com a tradio j estabelecida no lugar. Nesse sentido, as peculiaridades convergem com padres culturais globais, reorganizando formas de vida e constituio da sociedade. Por isso, temos que ter ateno ao generalizar padres de anlise consagrados em capitais e grandes metrpoles. A realidade poltica do local ainda marcada por caractersticas tradicionais conservadoras, mas vive em permanente tenso com apropriaes da cultura global. A edio de setembro de 2011 do Le Monde Diplomatique traz diversas questes sobre a corrupo e a apropriao do pblico pelo privado. Em entrevista ao jornal, o jurista, Fausto de Sanctis, afirma que o tema recebe tratamento superficial e permeado pelo senso comum. Segundo ele, pequenas aes cotidianas individuais legitimam a corrupo, como a inadimplncia, negociao de dvidas, compra de produtos ilegais e pirateados. Ele ressalta que a estrutura poltica brasileira viciada, mas os cidados tambm cometem pequenas transgresses em seu cotidiano. Longe de afirmar que a corrupo cultura no Brasil, a argumentao de De Sanctis nos mostra que o sistema poltico est permeado por interesses privados que

ignoram a sociedade. Exemplo a indicao de juzes, em todas as esferas, que passam por listas pr-determinadas e jogos de interesses de empresas e grupos privados. Em outro artigo, o cientista poltico, Francisco Fonseca, chama a ateno para o financiamento pblico das campanhas eleitorais, a troca de cargos por apoio partidrio, as grandes alianas formadas em funo da governabilidade, a impessoalidade das licitaes, a dificuldade de se ter acesso a documentos pblicos como privatizaes do pblico. De acordo com ele, vital que o pas passe por ampla reforma poltica a fim de combater de forma sria e fiscalizadora a corrupo e a uso do pblico em benefcio do privado.

S-ar putea să vă placă și