Sunteți pe pagina 1din 27

Idade Mdia e o Sistema Feudal

Castelo de Bodiam localizado em East Sussex na Inglaterra, construdo em 1385

Ilustrao de um feudo

Este material foi produzido pelo professor Luis Alberto Pereira Junior - email: prof.luisjunior@gmail.com

Apresentao

Luis Alberto Pereira Junior Graduado em Histria - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Uberlndia Ps-Graduado em Psicopedagogia e em Educao Especial com nfase em Educao Inclusiva pela ASSEVIM Instituto Passo 1 Mestrando em Educao pela Universidade Federal de Uberlndia

Objetivo
Compreender e entender os aspectos polticos, sociais, econmicos e culturais da Idade Mdia, assim como, o sistema feudal e o poder do cristianismo durante neste perodo.

O perodo denominado Histria Medieval corresponde entre os sculos V ao XV, sendo dividido em Alta Idade Mdia e Baixa Idade Mdia.
(Sculo V)

Idade Mdia
Alta Idade Mdia X Baixa Idade Mdia

(Sculo XV)

XV

Durante a Idade Mdia, surgiu um modo especfico de organizao social, poltico, econmico e cultural chamado de Feudalismo ou Sistema Feudal.

A Formao do Sistema Feudal e o Incio da Idade Mdia


A constituio do sistema feudal tem uma relao direta com a queda do Imprio Romano do Ocidente. Os romanos j no sculo II e III percebiam que a grave crise econmica e poltica em vigor, contribua para que o imprio se tornasse vulnervel e frgil. Os sculos anteriores de conquistas, enriquecimentos, de expanso territorial e de poder; tinham forjado entre os romanos um imaginrio de superioridade e de orgulho. Contudo, a nova situao, agora preocupava e angustiava grande parte dos romanos, visto que, a notcia da crise j se espalhava por todo imprio. A crise tinha se constitudo ao longo de anos a partir de corrupes por parte dos polticos, insubordinao da alta patente do exrcito, pelos excessos de gastos pblicos por parte dos governantes e pela crise do escravismo; quando o nmero de escravos reduziu consideravelmente com do declnio das conquistas territoriais.

O Sistema de Colonato, o princpio do sistema feudal


A crise romana foi responsvel por uma escassez de mo de obra no campo e consequentemente pela diminuio da produo agrcola. Para solucionar este problema, o imperador instituiu o sistema de colonato, aonde terras imperiais eram doadas aos escravos para viverem com suas famlias e trabalharem. No entanto, a doao de terras estava condicionada ao pagamento de impostos na forma de produtos agrcolas aos nobres romanos. Foi uma forma encontrada pelo Imprio para solucionar o problema da escassez de alimentos. A partir da, muitos escravos transferiram-se para regies rurais, distantes dos grandes centros urbanos, formando aldeias.

A queda do Imprio Romano


A instituio do sistema de colonato amenizou um pouco a crise econmica do Imprio. Entretanto, os problemas tambm eram polticos. Muitos comandantes e soldados romanos j no se submetiam as ordens do imperador, tinham se rebelado. Senadores e nobres infiis e corruptos conspiravam contra o imperador. Portanto, a crise poltica era muito grande, o que deixava o Imprio ainda mais frgil militarmente. Dessa forma, povos que viviam no entorno do Imprio Romano do Ocidente, percebendo a fragilidade romana e desejosos de conquistas; decidem invadir. A resistncia era pequena, pois muitos soldados recusavam-se a defender o Imprio. Aos poucos, estes povos, chamados de brbaros, sendo os germnicos os principais; comeam a invadir, destruindo cidades, saqueando, violentando mulheres e matando sem piedade homens e crianas ou tornando-os escravos.

O xodo Urbano
As notcias sobre as invases brbaras e as crueldades cometidas logo se espalharam por todo Imprio, fato que geral pnico e muito medo por parte de nobres, clrigos e camponeses. Muitos indivduos receosos com o futuro, decidem deixar as regies urbanas e os principais centros rurais; em direo a reas rurais distantes e de difcil acesso, onde j viviam alguns escravos que tinham aderido ao sistema de colonato.

As Migraes dos povos germnicos para o Imprio Romano

O Surgimento da Idade Mdia e do Feudalismo

As invases brbaras levaram muitos indivduos a se instalarem em regies rurais, buscando um lugar para a sobrevivncia e sobretudo segurana. A queda do Imprio Romano do Ocidente, didaticamente representou o fim da Idade Antiga e incio da Idade Mdia. Junto com a Idade Mdia surge o sistema feudal, que pode ser caracterizado como sendo um modo de vida no campo, voltado para a subsistncia.

O Feudo
Pode ser caracterizado como sendo um espao com um castelo, cercado por muralhas e circundado por aldeias, onde vivem senhores feudais e servos.

Sociedade Feudal
Principais caractersticas: ...uns rezam, outros combatem e outros trabalham. - Hierarquizada, um grupo dominando o outro. - Estamental, senhores e servos no casam entre si. - Sem mobilidade social, pelos os esforos um servo nunca poderia tornar-se um nobre. - Composta por senhores feudais (nobres e clero) e servos (camponeses e artesos). - Cavalaria.

Economia Feudal
Principais caractersticas: - Amonetarizada haviam moedas porm pouco utilizadas. - As cidades ainda existiam, porm grande parte da populao vivia no campo. - Haviam pequenas feiras de comrcio, porm grande parte da atividade econmica era atravs do escambo. - As prticas econmicas no eram voltadas para o acmulo visando o comrcio e sim para a subsistncia.

Relaes de servido
A palavra servo vem do latim servus que significa escravo, porm na prtica no podem ser considerados como escravos, havia por parte do campons uma grande dependncia em relao ao seu senhor, pois o mesmo era o dono da terra, portanto, no podemos falar em escravido e sim em explorao ou at semi-escravido, por no ser tratado propriamente como um escravo. A sujeio do servo podia acontecer de duas formas: explorao do trabalho e a cobrana de impostos, como a talha (um tero da produo agrcola entre entregue ao senhor, devido ao uso das terras), corveia (trabalho compulsrio no manso senhorial), banalidade (imposto pelo uso das ferramentas, moinho, forno, celeiro e pontes) e dzimo ou tosto de Pedro (imposto pago a Igreja). No entanto, alguns pesquisadores afirmam que as condies de vida e de trabalho dos servos medievais no eram to duras quantos a dos escravos antigos, eles podiam por exemplo, constituir famlia, o que no era permitido aos escravos. Alm disso, com o passar dos sculos, os servos foram conquistando uma liberdade muito maior junto aos seus senhores.

Poltica Feudal
Principais caractersticas: - Poder descentralizado, um determinado senhor feudal no exercia poder sobre outros feudos, apenas circunscrito ao seu prprio feudo. Cada feudo preservava sua prpria autonomia poltica. - Os reis, geralmente eram os senhores feudais mais ricos da regio, porm no tinham poder sobre outros feudos e senhores feudais. Eram apenas uma figura decorativa, na verdade, poderiam ter algum tipo de influncia.

Relaes entre os senhores feudais


Suserania e Vassalagem
Era comum entre os nobres a construo de relaes sociais, visando o estreitamento de amizade. Um determinado nobre poderia ceder terras a outro que no as tinha. Dessa forma, o nobre que doava terra tornava-se suserano daquele que recebeu a doao. J aquele que recebia as terras seria o vassalo. Caberia ao suserano a funo de proteger o seu vassalo, este por sua vez, deveria ser fiel cedendo tropas. Um determinado vassalo poderia ter diversos suseranos, e um suserano poderia ser um vassalo. Esta relao social era reafirmada atravs de uma cerimnia com carter religioso, atravs da qual os nobres firmavam um elo de amizade e fidelidade. Esta uma tradio da cultura germnica, confirmando a presena desta cultura no mundo feudal.

Cultura Feudal
Principais caractersticas: - Forte presena das tradies. - Influncia da tradio crist. - A cultura medieval foi uma sntese de elementos greco-romanos, cristos e germnicos, que foram reformulados em termos de novas experincias. Comeou a distinguir-se no sculo XI e atingiu o apogeu no sculo XIII. Apesar de predominar o sentimento cristo-catlico-romano, nela h influncia de cultura secular e naturalista, representada pela literatura fantasiosa, por mitos, lendas e canes populares.

O poder da imagem e religiosidade medieval

A Igreja Medieval - Histria da Igreja Medieval


Em meio desorganizao administrativa, econmica e social produzida pelas invases germnicas e ao esfacelamento do Imprio Romano, praticamente apenas a Igreja Catlica, com sede em Roma, conseguiu manter-se como instituio. Valendo-se de sua crescente influncia religiosa, a Igreja passou a exercer importante papel em diversos setores da vida medieval, servindo como instrumento de unificao, diante da fragmentao poltica da sociedade feudal. Os sacerdotes da Igreja dividiam-se em duas grandes categorias: clero secular (aqueles que viviam no mundo fora dos mosteiros), hierarquizado em padres, bispos, arcebispos etc., e clero regular (aqueles que viviam nos mosteiros), que obedecia s regras de sua ordem religiosa: beneditinos, franciscanos, dominicanos, carmelitas e agostinianos. Alm da autoridade religiosa, o papa contava tambm com o poder temporal da Igreja, isto , o poder advindo da riqueza que acumulara com as grandes doaes de terras feitas pelos fiis em troca da possvel recompensa do cu. Calcula-se que a Igreja Catlica tenha chegado a controlar um tero das terras cultivveis da Europa Ocidental. Era, portanto, uma grande "senhora feudal" numa poca em que a terra constitua a base de riqueza da sociedade.

Catedral de Colnia na Alemanha

http://jogos360.uol.com.br/medievais/

S-ar putea să vă placă și