Sunteți pe pagina 1din 3

A CULTURA DO SLOW DOWN

Os processos globalizados causam-nos a ns (portugueses, brasileiros, argentinos, colombianos, peruanos, venezuelanos, mexicanos, australianos, asiticos, etc.) uma ansiedade generalizada na busca de resultados imediatos. Consequentemente, o nosso sentido de urgncia no surte efeito dentro dos prazos lentos dos suecos. Os suecos debatem, debatem, realizam ene reunies, ponderaes, etc., e trabalham, num sistema muito mais slowdown". O melhor constatar que, no fim, isto acaba por dar sempre resultados no tempo deles (suecos) j que, conjugando a necessidade amadurecida com a tecnologia apropriada, muito pouco o que se perde aqui na Sucia. A Sucia do tamanho do estado de So Paulo (Brasil) e tem apenas dois milhes de habitantes, dos quais quinhentos mil povoam a sua maior cidade, Estocolmo. Compare-se com Paris, Londres, Berlim, Madrid, mesmo Lisboa, ou com cidades balneares como Mar del Plata, Argentina, onde vivem permanentemente um milho de pessoas, e a cidade de Rosrio, Argentina, com trs milhes. So empresas de capital sueco: Volvo, Skandia, Ericsson, Electrolux, ABB, Nokia, Nobel Biocare, etc. Nada mal, hein? Para se ter uma ideia da sua importncia basta mencionar que a Volvo fabrica os motores de propulso para os foguetes da NASA. Os suecos podem estar enganados, mas so eles que me pagam o salrio. Devo referir que no conheo nenhum outro povo com uma cultura colectiva superior dos suecos. Vou contar-vos uma pequena histria, para ficarem com uma ideia: A primeira vez que fui para a Sucia, em 1990, um dos meus colegas suecos apanhava-me no hotel todas as manhs. Estvamos em Setembro, j com algum frio e neve. Chegvamos cedo Volvo e ele estacionava o carro longe da porta de entrada (so 2000 empregados que vo de carro para a empresa). No primeiro dia no fiz qualquer comentrio, nem to-pouco no segundo ou no terceiro. Num dos dias seguintes, j com um pouco mais de confiana, uma manh perguntei-lhe:

Vocs tm aqui lugar fixo para estacionar? Chegamos sempre cedo e com o parque quase vazio estacionas o carro mesmo no seu extremo E ele respondeu-me com simplicidade: que como chegamos cedo temos tempo para andar, e quem chega mais tarde, j vai entrar atrasado, portanto melhor para ele encontrar um lugar mais perto da porta. No te parece? Imaginem a minha cara! Esta atitude foi a bastante para que eu revisse todos os meus conceitos anteriores.

Actualmente, h um grande movimento na Europa chamado "Slow Food". A Slow Food International Association, cujo smbolo um caracol, tem a sua sede em Itlia (o site na Internet muito interessante: www.slowfood.com) O que o movimento Slow Food preconiza que se deve comer e beber com calma, dar tempo para saborear os alimentos, desfrutar da sua preparao, em famlia, com amigos, sem pressa e com qualidade.
A ideia contraposio ao esprito do Fast Food e o que ele representa como estilo de vida. Verdadeiramente surpreendente, que este movimento de Slow Food est a servir de base para um movimento mais amplo chamado Slow Europe como salientou a revista Business Week numa das suas ltimas edies europeias. Na base de tudo isto est o questionamento da "pressa" e da "loucura" geradas pela globalizao, pelo desejo de "ter em quantidade" (nvel de vida) em contraponto ao "ter em qualidade", Qualidade de vida" ou Qualidade do ser". Segundo a Business Week, os trabalhadores franceses, ainda que trabalhem menos horas (35 horas por semana) so mais produtivos que os seus colegas americanos e ingleses. E os alemes, que em muitas empresas j implantaram a semana de 28,8 horas de trabalho, viram a sua produtividade aumentar uns apreciveis 20%. A denominada "slow attitude" est a chamar a ateno dos prprios americanos, escravos do "fast" (rpido) e do "do it now!" (faa j!). Portanto, esta "atitude sem pressa" no significa fazer menos nem ter menor produtividade. Significa sim, trabalhar e fazer as coisas com "mais qualidade" e "mais produtividade", com maior perfeio, com ateno aos detalhes e com menos stress.

Significa retomar os valores da famlia, dos amigos, do tempo livre, do prazer dum belo cio e da vida em pequenas comunidades.

Do "aqui" presente e concreto, em contraposio ao "mundial" indefinido e annimo. Significa retomar os valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do quotidiano, da simplicidade de viver e conviver, e at da religio e da f.
SIGNIFICA UM AMBIENTE DE TRABALHO MENOS COERCIVO, MAIS ALEGRE, MAIS LEVE, E PORTANTO MAIS PRODUTIVO, ONDE OS SERES HUMANOS REALIZAM, COM PRAZER, O QUE MELHOR SABEM FAZER.

saudvel reflectir sobre tudo isto. Ser que os antigos provrbios: Devagar se vai ao longe" e A pressa inimiga da perfeio" merecem novamente a nossa ateno nestes tempos de loucura desenfreada? No seria til e desejvel que as empresas da nossa comunidade, cidade, Estado ou pas, comeassem j a pensar em desenvolver programas srios de qualidade sem pressa" at para aumentarem a produtividade e a qualidade dos produtos e servios sem necessariamente se perder qualidade do ser"?
No filme "Perfume de Mulher" h uma cena inesquecvel na qual o cego (interpretado por Al Pacino) convida uma jovem para danar e ela responde: "No posso, o meu noivo deve estar a chegar". Ao que o cego responde: Num momento, vive-se uma vida", e leva-a a danar um tango. o melhor momento do filme, esta cena que dura apenas dois ou trs minutos. Muitos vivem a correr atrs do tempo, mas s o alcanam quando morrem, quer seja de enfarte ou num acidente na auto-estrada por correrem para chegar a tempo. Ou outros que, to ansiosos para viverem o futuro, esquecem-se de viver o presente, que o nico tempo que realmente existe. O tempo o mesmo para todos, ningum tem nem mais nem menos de 24 horas por dia. A diferena est no que cada um faz do seu tempo. Temos de saber aproveitar cada momento, porque, como disse John Lennon, A vida aquilo que acontece enquanto planeamos o futuro". Parabns por teres conseguido ler esta mensagem at ao fim. Decerto haver muitos que leram s metade para "no perder tempo" to valioso neste mundo globalizado.

S-ar putea să vă placă și