Sunteți pe pagina 1din 4

A educao deve ter como objetivo maior desvelar

as relaes opressivas vividas pelos homens, transformando-os para que eles transformarem o mundo. Paulo Freire

CATULO I OS DESAFIOS DA SOCIEDADE NA ATUALIDADE A crescente desigualdade social ocasionada pelas polticas neoliberais, globalizao e secularizao vem provocando um grande desequilbrio e relaes sociais totalmente desumanas e violentas que fere a dignidade humana. A modernidade econmica, cultural e cientifica se desenvolve em uma velocidade nunca vista antes, causando excluso social da maior parte da populao e dando a outra minoria um poder sobre o processo evolutivo que marca a constituio da sociedade. Neste contexto mundial os valores, tradies culturais e religiosas, perdem lugar para a desvalorizao do ser, consumismo e uma dominao tecnolgica criada pelo prprio homem. O mundo em uma constante evoluo com promessas de solucionar inmeras questes atuais que afligem e desesperam o ser humano deixando um vazio existencial que toda avalanche do consumismo, tecnolgicas e uma liberdade ilusrio, no foram
1

capazes de lhe dar uma vida digna, mas esta deixando o ser humano refm de seus prprios desejos. A identidade fragilizada do indivduo resulta de uma sociedade, moderna sem referncias morais e ticas, a educao precisa oferecer um caminho para formao do ser integral, que desperte e fortalea seu potencial, para curar a fragmentao que a sociedade contempornea impe. Em meio a tantos desafios a modernidade promove uma profunda mudana na maneira de pensar, afetando o comportamento humano fazendo brotar uma diversidade religiosa e cultural com o surgimento de comportamentos inovadores. Pensar uma educao num mundo pluralista, em que processos sociais em constante mutao esta modificando rapidamente o rosto do mundo contemporneo, que clama por uma educao humanista que considere o desenvolvimento integral e prepare para o desafio de dar significado a experincia pessoal e resgatar relaes sociais. Assim, dentro de um cenrio de grande diversidade o Ensino Religioso importante para formar uma reflexo e para promover interaes entre diversas reas do conhecimento e promover o entendimento sempre renovado da diversidade.

1.1A DESINTEGRAO E EXCLUSO DO SER HUMANO

Vivemos um momento de mudanas aceleradas que dificulta reflexes e dialogo, aumenta a desigualdade entre grupos sociais, criando uma crise que gera violncia, desequilbrio e fragmentao do ser humano. A sociedade vive sufocada pela rpida globalizao, alterao sucessiva de vrias foras, desemprego, explorao e mortalidade infantil, crescimento do trfico de drogas, aumento da criminalidade e violncia, a instabilidade financeira, degradao da natureza e secularizao. A aplicao de conhecimentos cientficos na criao de novas tecnologias em um ritmo acelerado de mudanas, com conseqncias sem precedentes na histria da humanidade, que escapa a qualquer controle, deixando o ser humano cada vez mais inseguro e vulnervel.

Neste contexto os meios de comunicao, a televiso e internet tem um papel de extrema eficcia para degradao do ser humano, perdendo sua espontaneidade, criatividade e liberdade sujeito a uma manilpulao. Assim utilizando tcnicas cada vez mais avanadas determina todo o comportamento pessoal e social, Comblin vai dizer que Todos queriam satisfazer seus desejos, e o resultado foi uma humanidade em que todos so iguais, fazem as mesmas coisas-- trata-se da clonagem universal por meio da cultura. (Comblin, p.234) Um impacto relevante sobre o crescimento de comunicaes e informaes foi causado pela mudana tecnolgica, consideremos alguns dados se somssemos todas as descobertas cientficas, invenes e inovaes tcnicas destes tempos remotos at os dias de hoje chegaremos a surpreendente concluso que mais de oitenta por cento de todas elas se deram nos ltimos cem anos. O grande fascnio que a tecnologia exerce sobre a vida de um lodo uma ferramenta que facilitou varias reas da comunicao, cincia e de outro lado deu uma sensao de poder perigosa levando a um isolamento e a uma dependncia quase patolgica, que torna as pessoas escravos da tecnologia, que usada para controlar e manipular.
No a tecnologia que degrada o ser humano. o ser humano perverso que manipula criminosamente a tecnologia para mutilar e aniquilar vidas humanas. O desumanismo no procriado intrinsecamente pela tcnica. produzido por pessoas e grupos que utilizam a tcnica para comandar mecanicamente a sociedade e servilizar a humanidade. Ser humanista no significa condenar e excluir a tecnologia. A tica humanista orienta o dinamismo da tcnica para a maturao das pessoas e para o crescimento igualitrio dos povos. (ARDUINI, 2002,p.133)

Este fato marca atualidade em relao a qualquer outro perodo precedente, acelerao das mudanas tecnolgicas revolucionou todos os campos importantes da vida e do mundo. Todo o processo de desintegrao e excluso humana se acentua drasticamente com o auxilio das tecnologias de comunicao, a sociedade passa por uma degradao de valores. A sociedade precisa rever os valores e o direito a uma vida humanizada, frente a um grande cenrio de disparidades sociais e um mundo manipulado por tcnicas
3

sofisticadas que est afastando de uma maneira devastador e insuportvel o ser humano de sua liberdade de ser, construindo uma cultura doente para sustentar um monstro da modernidade, onde o parecer tem um poder que fascina, ilude e domina a mente. O consumo colocado como valor absoluto da vida social na atualidade, leva a pensar o outro-coisificado o que impede um posicionamento social que construa relaes solidarias. Com os avanos cientficos e tecnolgicos o homem se empolga com o consumismo e no se d conta do quanto manipulado e condicionado pelos meios de comunicao social. Deste modo a mdia usada principalmente como meio de controle ideolgico, com valores e normas de conduta que indica o qu e como pensar, agir, sentir e valorizar, meios de controle usado por grupos econmicos e do poder dominante. Onde o que menos importa o ser humano, que vai criando uma hipersensibilidade ao prazer, o valor da sociedade consumo associado a quantidade do que se tem e principalmente ao prazer ilusrio e fugaz que proporciona. Vivemos hoje uma distoro desumana onde o valor prioritrio ter posse de coisas, ttulos e pessoas onde o que importa a marca da roupa, o carro que tm, o cargo que ocupa e quantidade de pessoas que so usadas como um utilitrio. Nesta violenta ansiedade competitiva de parecer, passa querer e desejar freneticamente e descontroladamente tudo, surge comportamento denominado de neofilia um interesse irresistvel por novidades, uma patologia social do nosso tempo.

S-ar putea să vă placă și