Sunteți pe pagina 1din 8

ndice

1. 2. 3. Introduo ................................................................................................................................ 2 tica Profissional ..................................................................................................................... 3 tica Profissional Do contabilista............................................................................................ 4 3.1. Os Deveres do Contabilista .............................................................................................. 4 Actuar com qualidade profissional ........................................................................... 4 Actuar sempre com lealdade e honestidade .............................................................. 5 Manter uma postura imparcial e independente ......................................................... 5 A observncia do segredo profissional ..................................................................... 5 Fixar com coerncia os honorrios profissionais ...................................................... 6

3.1.1. 3.1.2. 3.1.3. 3.1.4. 3.1.5. 4.

A responsabilidade profissional............................................................................................... 6 4.1. Tipos mais comuns de infraces cometidas por falta de tica........................................ 6

5. 6.

Concluso ................................................................................................................................ 7 Referncias bibliogrficas ....................................................................................................... 8

1. Introduo

Nesta dissertao irei falar sobre a tica Profissional que um conjunto de normas de conduta que devero ser postas em prtica no exerccio de qualquer profisso, mas especificamente irei falar da tica do Contabilista.

2. tica Profissional

Para podermos falar da tica profissional primeiro necessrio fazer uma distino entre a tica da Moral e do Direito. Tanto a moral como o direito so um conjunto de regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as aces humanas, mas h uma diferena entre eles. A Moral estabelece regras que so assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. J sabemos que a tica o estudo geral do bem ou mau, justo ou injusto, . Um dos objectivos da tica a busca de justificativas paras a regras propostas pela moral e pelo direito, ela diferente de ambos (Moral e Direito) pois no

A tica Profissional representa um conjunto de normas direccionadas conduta dos integrantes de determinada categoria profissional, tendo como finalidade primordial a de regulamentar no s o exerccio da profisso como tambm o comportamento tico do profissional que a exerce.

3. tica Profissional Do contabilista

A tica profissional tem um papel muito importante, principalmente quando se fala em contabilidade, pois no seu contedo existem vrias regulamentaes e limitaes para o exerccio da profisso. Faz-se necessria para desenvolver a conscincia social e profissional da pessoa, conduzindo-as para uma convivncia harmoniosa. A tica profissional no apenas o cumprimento dos cdigos especficos ou normas de conduta, mas uma questo de respeito e compromisso para com o crescimento da sociedade em que todos vivem. O Contador - profissional que domina um conjunto de conhecimentos e tcnicas especficas da linguagem prpria do negcio empresarial e que normalmente se destinam ao processo de tomada de decises - atua em ambiente multifacetado de informaes teis, complexas e realsticas, sujeitas, por isso mesmo, a um rigoroso sigilo.

Ento pode se dizer que o maior desafio do contabilista adaptar-se s novas exigncias, sem perder o compromisso tico que se espera de um profissional, compromisso este para com a verdade dos fatos e exercido com seriedade, independncia tcnica, honestidade, sigilo profissional, qualidade e muito senso de responsabilidade.

3.1.

Os Deveres do Contabilista

3.1.1. Actuar com qualidade profissional

Estabelecer um coerente projecto de trabalho, aprimorar sua tcnica e actualizar seu grau de conhecimento constituem o primeiro dever profissional, pelos quais o indivduo orienta sua conduta perante a profisso que exerce, garantindo dessa forma a qualidade do servio prestado e a segurana depositada no especialista.

3.1.2. Actuar sempre com lealdade e honestidade

A sociedade usuria do servio do Contador tem o direito de esperar dele uma responsabilidade profissional no s competente, do ponto de vista tcnico, como tambm com um profundo senso de lealdade para com os seus objectivos, sem jamais cogitar que este possa vir a prejudic-la.

3.1.3. Manter uma postura imparcial e independente

A imparcialidade imposta como tica o suporte bsico da responsabilidade profissional e, na maioria dos casos, deve ser ela exercida com ampla liberdade tcnica, o que significa para o profissional evitar aceitar tarefas que comprometam sua independncia, a certeza e a objectividade do seu trabalho, de modo a pr em risco o seu resultado.

3.1.4. A observncia do segredo profissional

Este princpio tem relao directa com a lealdade profissional, mas baseia-se, igualmente, no tipo de relacionamento discreto que o profissional deve manter com seus clientes ou patrocinadores. O contador exactamente por ter acesso a diversos dados e informaes de seu cliente ou empresa para a qual trabalha, a fim de poder executar sua actividade, deve manter o mais absoluto sigilo profissional, especialmente no que diz respeito s informaes sobre o patrimnio, as finanas, operaes externas e segredos de fbrica, o que consistiria no s numa leviandade, como tambm num crime sujeito s penas da lei.

3.1.5. Fixar com coerncia os honorrios profissionais

H quem pense que a questo dos honorrios profissionais no constitui princpio bsico de tica profissional por envolver critrio pessoal, subjectivo e relativo a problema de conscincia, portanto, de cunho moral. Na verdade, a fixao dos honorrios profissionais, especialmente para quem pratica actividade liberal, diz respeito tica sim. Se de um lado, todos os cdigos de tica condenam o aviltamento de honorrios, exactamente por desmerecer a imagem positiva da profisso praticada, alm de pr em risco o prestgio profissional da classe, presta-se, por outro lado, para fazer concorrncia desleal a todos os demais colegas de profisso, num ato de baixeza e desonestidade.

4. A responsabilidade profissional

Todo profissional deve desempenhar com zelo, eficincia, moderao e percia, suas actividades sob pena de responder, nos termos da lei, por todos os danos que causar a terceiros, seus clientes.

4.1.

Tipos mais comuns de infraces cometidas por falta de tica

O Cdigo de tica Profissional do Contabilista enumera uma srie de infraces que podem ser cometidas pelo profissional, quando este no observa os princpios ticos da sua profisso. Algumas delas podem ser:

a) Adulterar ou manipular fraudulentamente escrita ou documento com o fim de favorecer a si ou a seus clientes, em detrimento do Fisco; b) Reter, injustificadamente, danificar ou extraviar livros e documentos contbeis, comprovadamente entregues a seus cuidados; c) Facilitar o exerccio da profisso contbil acobertando leigos ou no habilitados; d) Praticar o aviltamento de honorrios ou exercer concorrncia desleal;

5. Concluso

Devido a complexidade do homem e sua componente social, este necessita de regras que possam guiar as relaes que este ira ter com os outros. A tica profissional do contabilista tambm no foge muito desta regra, ele procura estabelecer certos caminhos que se devem seguir na execuo de uma profisso contabilstica na prtica dos seus exerccios, e nas suas relaes com os outros.

6. Referncias bibliogrficas

Brancher, C., Neu, M. A., & Boff, M. L. (s.d.). Obtido em 20 de Maro de 2012, de http://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/article/viewFile/170/28 Glock, R. S., & Goldin, J. R. (01 de Agosto de 2003). Obtido em 20 de Marco de 2012, de Bioetica: http://www.bioetica.ufrgs.br/eticprof.htm Jorge, C. (s.d.). etica-profissional. Obtido em 20 de Maro de 2012, de Webartigos: http://www.webartigos.com/artigos/etica-profissional/9551/ Ribeiro, P. J. (s.d.). Obtido em 3 de Maro de 2012, de http://www.revistafarn.inf.br/revistafarn/index.php/revistafarn/article/viewFile/44/53

S-ar putea să vă placă și