Sunteți pe pagina 1din 11

Alimentao

A alimentao um dos fatores mais importantes para a manuteno da sade da Calopsita. muito importante que ela tenha uma alimentao balanceada para que no faltem nutrientes e tambm para que no os ganhe em excesso, pois ficar obesa e mais propensa a doenas. A Calopsita costuma se alimentar de sementes, mas em seu habitat natural no dispensa os frutos e insetos. No cativeiro, a dieta da Calopsita facilita muito a vida dos donos e criadores, pois composta principalmente por sementes e rao, encontradas com facilidade at em supermercados.

Os complementos comuns so frutas e verduras, com algumas excees que veremos adiante pois alguns alimentos podem at matar sua Calopsita.

Diariamente oferecer uma mistura composta de 20% de alpiste, 50% de paio, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de sementes de girassol, encontrada j pronta em avirios e supermercados. Duas vezes por semana oferea frutas, (ma ou pra sem sementes), ou verduras, ( espinafre, chicria). As verduras devem ser oferecidas cruas e nunca oferea alface, pois causa diarria. (Visite a seo alimentos proibidos.) Muito importante tambm na alimentao da Calopsita o clcio e a melhor forma de suprir esta necessidade oferecer osso de siba ou pedra de clcio.

ALGUNS ALIMENTOS NO DEVEM SER OFERECIDOS A CALOPSITA POIS PODEM INCLUSIVE LEV-LA MORTE! IMPORTANTE QUE QUEM COSTUMA TRATAR AS CALOPSITAS E TAMBM TODOS OS MEMBROS DA FAMLIA, SAIBAM QUAIS SO ELES:

Alface - Causa diarria; Abacate - Leva a morte rapidamente; Cafeina - consumo totalmente proibido mesmo em pequenas quantidades, pode causar hiperatividade, vmitos, diarria, batidas cardacas irregulares e morte; Chocolate - Causa os mesmos sintomas da cafena; Bebidas alcolicas - O fgado das Calopsitas no consegue metabolizar o lcool, podendo causar leses cerebrais e morte; Sal - Os psitacdeos no conseguem excretar sal como ns. Por isso, o consumo de sal causa excesso de urina e consumo de gua, depresso, hiperatividade, tremores e at morte. Gordura - o excesso de gordura pode causar doenas hepticas, obesidade, diarria, problemas nas penas, alm de afetar a absoro de nutrientes; Outros alimentos que devem ser evitados: folhas de batata, tomate e feijo, sementes e caroos em geral (principalmente os de ma, damasco, cereja, pra, ameixa, pssego).

A gua
A gua importante mais baixo todos os toda a sua mais de sobreviver. corporal, reposio morte. pode ser considerada o nutriente mais para as Calopsitas (depois do oxignio), economicamente representa o nutriente de custo e o maior constituinte do corpo de animais. A Calopsita pode perder quase gordura corporal armazenada, bem como metade das suas protenas e ainda No entanto, a perda de 10% da gua pode causar doenas graves. Sem a da gua que perdida, o resultado ser a

Certifique-se de que sua ave sempre tenha gua limpa e fresca a disposio.

Vitaminas e Minerais
Na alimentao das aves os minerais so elementos de primordial importncia, colocandose na mesma categoria que as vitaminas. So inmeras as funes dos elementos minerais no organismo animal e sua importncia pode ser avaliada pelo fato de que a carncia de um nico elemento pode ocasionar a morte das aves, em espao de tempo maior ou menor, quando as reservas do seu organismo estiverem esgotadas. A nutrio normal da ave requer os seguintes componentes minerais: clcio, fsforo, potssio, enxofre, sdio, cloro, magnsio, ferro cobre, mangans, iodo, zinco, silcio e cobalto. Praticamente todos os minerais so eliminados pela urina ou pelas fezes, portanto necessria uma reposio constante. Deve-se evitar o uso excessivo de compostos minerais nas misturas, bem como o uso indiscriminado, que pode tornar as misturas menos palatveis, mais laxativas, menos assimilveis e diminuir seu valor energtico ao ocupar o lugar de outro nutriente valioso. Clcio e fsforo. O clcio e o fsforo so considerados em conjunto, pois esto estreitamente relacionados no

metabolismo, principalmente na formao dos ossos. Nas aves em crescimento a maior parte de clcio utilizada na formao ssea, enquanto nas aves adultas empregado na casca do ovo. O clcio essencial ainda para o mecanismo da coagulao do sangue, para a manuteno do equilbrio cido-bsico, para os batimentos cardacos, junto com o sdio e o potssio. Alm do papel que desempenha na formao ssea, o fsforo tem importantes funes no metabolismo de hidratos de carbono e das gorduras e entra nos componentes de todas as clulas vivas. Com freqncia e clcio e o fsforo so associados vitamina D porque esta auxilia a assimilao e a fixao destes dois minerais. Para que o clcio e o fsforo sejam bem assimilados necessrio que suas propores apresentem uma certa relao. Para aves a quantidade de clcio deve ser um pouco mais alta do que a do fsforo. Potssio. O potssio um mineral essencial como constituinte normal da clula animal, particularmente dos msculos. A sua falta ocasiona leses cardacas e renais. Ao lado do clcio e do mangans, o potssio auxilia a manuteno do equilbrio cido-bsico do organismo. Enxofre. O enxofre um componente de dois aminocidos: cistina e metionina e tambm de duas vitaminas: tiamina e biotina. Seu uso no sendo bem dosado promove o aparecimento de um tipo de raquitismo. Sdio e Cloro. O sal comum ou cloreto de sdio no apenas um condimento que estimula o apetite e as secrees tambm um nutriente necessrio a quase todos os tecidos. Tem por funo regular a passagem dos alimentos de uma clula a outra e manter o equilbrio cido-bsico e metabolismo da gua. O cloro encontrado no sangue e em outros tecidos, sendo armazenado na pele e nos tecidos subcutneos. Desempenha importante papel nos processos digestivos, pois a partir do cloro que o cido clordrico do suco gstrico elaborado. O sdio representa 93% das bases do sangue. Sua falta diminui o apetite alm de reduzir o aproveitamento da energia e da protena da alimentao. O cloro tem um papel antagnico ao do potssio e por isso ambos devem estar presentes em quantidades bem equilibradas. Magnsio. Sua funo muito importante, pois elemento constituinte das clulas do corpo, mais precisamente das clulas sseas. Uma quantidade excessiva de magnsio pode interferir na absoro de clcio determinando o aparecimento de sintomas de deficincia (raquitismo e ovos de casca fina). Ferro. Tambm um mineral dos mais importantes. Juntamente com o cobalto e o cobre participa da formao da hemoglobina do sangue. Armazena-se principalmente no fgado. Sua carncia produz anemia.

Cobre. O cobre acompanha o ferro, pois a assimilao deste depende da presena de uma pequena quantidade de cobre. Como cobre tambm participa da composio da hemoglobina, favorece a incorporao do ferro. A carncia de cobre provoca anemia. Mangans. A funo do mangans no organismo est estreitamente relacionada com o metabolismo do clcio e do fsforo sendo, portanto muito importante sua interveno no processo de ossidificao. O uso do mangans bem balanceado favorece os embries, tornando-os fortes e com condies suficientes para sarem do ovo com facilidade. Iodo. Iodo necessrio para o funcionamento normal de uma importante glndula de secreo interna, a tiride. Suas secrees afetam o metabolismo, intensificando-o ou reduzindo-o, o que influencia o crescimento. Alm disso, o hormnio tireoidiano atua diretamente sobre o ovrio e o testculo. Zinco. O zinco faz parte de uma enzima respiratria existente nos glbulos vermelhos. Silcio. O silcio um componente das penas das aves, dando-lhes a necessria rigidez. Cobalto. O cobalto outro elemento importante na formao da hemoglobina. O cobalto participa ainda na formao da vitamina B12. Admite-se que nos intestinos das aves haja uma sntese de vitamina B12. Podemos verificar que as necessidades que as aves tem de elementos minerais so bastante complexas. Existe uma srie de relaes estreitas entre vrios elementos que dependem uns dos outros, ou seja, a necessidade de um elemento depende, em grande parte, do nvel de outros elementos.

Uma alimentao variada com sementes, frutas e verduras ou somente rao balanceada, supre todas as necessidades acima!

Reproduo

A momentos nesta das necessrio cativeiro.

reproduo das Calopsitas um dos mais fantsticos que existem, e aqui pgina vamos falar do comportamento Calopsitas nesta poca e o que para que o acasalamento ocorra em

Em seu Habitat natural, elas se reproduzem na poca das chuvas, quando os alimentos so mais abundantes e o ninho normalmente feito em buracos j existentes nas rvores, geralmente em eucaliptos prximos a gua. Em cativeiro, reproduz o ano todo (principalmente na primavera e vero). As Calopsitas so aves monogmicas e esto aptas a reproduo a partir de um ano de idade, apesar de existirem criadores que s recomendem a reproduo aps 18 meses de vida.

Um ponto fascinante, o fato da Calopsita ser uma tima me, nunca rejeita chocar os ovos ou cuidar dos filhotes, nunca transfere ao dono parte das tarefas da maternidade, como acontece com muitos pssaros de cativeiro, muito pelo contrrio, so extremamente cuidadosas, ao ponto de ficarem muito agitadas na gaiola caso percebam que tem pouca comida nos potes, pensam que faltar comida aos filhotes e querem sair para procurar, por isso muito importante que nesta poca os potes estejam sempre cheios, pois a ave fica mais tranquila. E o fato da Calopsita adorar ser me,

faz com que seja extremamente fcil conseguir a reproduo em cativeiro, inclusive em viveiros que existam outras espcies, apesar de que com apenas o casal no ambiente muito mais simples e portanto, mais recomendado. Os sinais de que suas Calopsitas esto prximas da reproduo so muito claros: cantam mais, estragam objetos, ficam agressivas, e o macho comea a procurar materiais para confeco do ninho.

S-ar putea să vă placă și