Sunteți pe pagina 1din 27

Descobrimentos Portugueses

Motivaes da expanso Portuguesa

Motivaes da Expanso Portuguesa

Econmicas

Poltico-sociais

Religiosas

Cientficas

Motivos Econmicos
Falta de ouro Falta de Cereais Procura de outros produtos valiosos

Motivos Poltico-sociais
Ambio da nobreza Afirmao poltica e militar

Motivos Religiosos

Expandir a f crist

Motivos Cientficos

A curiosidade

O incio da Expanso Portuguesa


Os

portugueses quiseram conquistar Ceuta:

Entreposto Comercial Posio Estratgica Fertilidade dos seus solos Expanso Crist Conquistar outras cidades no Norte de frica.

A Conquista de Ceuta
Sucesso Ou Fracasso

Sucesso se considerarmos

Fracasso se considerarmos
Os maus resultados econmicos, isto no termos controle das rotas. Que Ceuta de uma cidade rica passou a uma cidade pobre, pois os rabes desviaram as rotas comercias para a Itlia. Que Ceuta exigiu a presena militar para manter a sua posse.

O domnio do estreito de Gibraltar. O controle do Mediterrneo e Atlntico. O controle do poderio mouro no Norte de frica e a Sul do Algarve. Possibilitou continuar a expanso rumo ao Atlntico.

Depois da Conquista de Ceuta


Depois da Conquista de Ceuta surgem duas posies na sociedade portuguesa: Uns defendem o abandono da cidade, outros a manuteno da praa ou cidade. Alm destas posies geram-se duas correntes entre diversos grupos sociais - a nobreza e a burguesia. A nobreza defendia a poltica de conquistas e a burguesia as descobertas, o encontro de novos espaos comerciais. Ao longo de toda a expanso estas duas atitudes estaro sempre presentes e sempre em confronto na sociedade portuguesa.

A descoberta da Madeira e dos Aores


D.Henrique foi quem patrocinou a expanso aos arquiplagos atlnticos. Estes vagamente conhecidos em perodos anteriores, nomeadamente as ilhas das Canrias. Finalmente em 1417 e 1420, uma expedio portuguesa dirigida por Joo Gonalves e Tristo Vaz redescobriu o arquiplago da Madeira.

A descoberta da Madeira e dos Aores- Continuao


Os dois descobridores foram nomeados capites-donatrios da ilha. Em 1425 iniciou-se a sua colonizao. Principais produtos: Frutos Trigo Cana-de-acar (produto bastante raro e caro) O vinho.

Cana-de-acar produto raro


O acar era raro e caro. Quando os portugueses chegaram Madeira plantaram a cana-de-acar e esta deu em abundncia Portugal passou a ser o principal exportador para a Europa.
250 200 150 100 50 0 1455 1480 1505 1530 1555 1580 P roduo de Aucar na M adeira

A descoberta da Madeira e Dos Aores- Continuao


Em 1927, o capito Diogo de Silves descobriu o arquiplago dos Aores, com excepo das ilhas Flores e Corvo, que mais tarde foram descobertas por Diogo de Teive em 1952. As ilhas comearam a ser colonizadas em 1439. Alm de portugueses, foram admitidos colonos de Flandres (actual Noruega), da Alemanha e do Norte da Frana.

A descoberta da Madeira e dos Aores- Concluso


Os principais produtos dos Aores. O trigo. As plantas tintureiras. A criao de gado bovino. As ilhas viriam a desempenhar um papel importante como ponto de escala e abastecimento nas navegaes ocenicas, designadamente com a ligao a sia.

Explorao da costa Africana


Motivos dessa Explorao Curiosidade em conhecer as terras e as gentes que as habitavam. Procurar possveis aliados cristos. Promover a Evangelizao.

Explorao da costa AfricanaConcluso


A primeira etapa dessa explorao foi concluda com a passagem do cabo Bojador, onze anos depois os portugueses estabeleceram a sua primeira feitoria em Arguim, depois a explorao prosseguiu para sul at ao arquiplago de Cabo Verde e a regio da Serra Leoa. Aps a morte de D.Henrique as exploraes abrandaram.

Principais Produtos Africanos


Ouro. Prata. Escravos.

O Tratado de Tordesilhas
Foi assinado por que Colombo tinha descoberto territrios na zona de Portugal. Os Reis de Espanha no aceitaram e propuseram um novo acordo a D.Joo III, o Tratado de Tordesilhas. A proposta inicial foi que o meridiano passasse a 100 lguas da ilha mais ocidental de Cabo Verde. Portugal aceitou que o meridiano de Tordesilhas passaria a 370 lguas desse ponto, isso possibilitou a incluso do Brasil para Portugal.

O Tratado de Tordesilhas

Preparao para a viagem ndia


Importantes Etapas: A passagem do Cabo Bojador A chegada ndia em 1498.

Chegada ndia
Quando os portugueses chegaram a Calecute revelou-se algumas reaces negativas. Portugal no escondia que o seu grande objectivo eram as especiarias, o que levou os muulmanos a conspirar contra a nossa presena, com medo que fossem prejudicadas as suas rotas.

A chegada dos Portugueses sia


A sia antes da chegada dos Portugueses: O Islamismo, o Hindusmo e o Budismo eram as principais religies. O comrcio era dominado pelos Muulmanos e Venezianos. A sia depois da chegada dos Portugueses: O Cristianismo era a principal religio. O Comrcio era dominado pelos Portugueses. Havia muitos portugueses nessa regio.

A descoberta do Brasil
A descoberta do Brasil foi casual, pois o verdadeiro objectivo era chegar ndia e iniciar o comrcio de produtos orientais, mas, durante a viagem considera-se que houve uma tempestade e que desviou os navios da sua rota.
Pedro lvares Cabral

Colonizao do Brasil
No incio o Brasil no era prioritrio para os Portugueses mas sim o Oriente, no entanto como os Franceses tentavam invadir o Brasil, o rei D.Joo III decidiu dividi-lo em 15 capitanias. A falta de unio entre as capitanias, obrigou o rei D.Joo III a formar um governo geral. Os Principais Produtos do Brasil eram: A cana de acar. Tabaco. Pau-brasil.

Concluso
Com os descobrimentos os Portugueses puseram o Mundo em contacto com novas terras, novos povos, culturas e costumes diferentes O Mundo nunca mais seria o mesmo! Um povo pequeno legou ao Mundo esta grandeza, deu incio ao que hoje se designa por Globalizao.

Fim
Trabalho

realizado por:

n16 8A

Fontes: Livro de Histria Google Imagens

S-ar putea să vă placă și