Sunteți pe pagina 1din 14

Os Sacramentos

A ECONOMIA SACRAMENTAL
1076. No dia do Pentecostes, pela efuso do Esprito Santo, a Igreja foi manifestada ao mundo(1). O dom do Esprito inaugura um tempo novo na dispensao do mistrio: o tempo da Igreja, durante o qual Cristo manifesta, torna presente e comunica a sua obra de salvao pela liturgia da sua Igreja, at que Ele venha (1 Cor 11, 26). Durante este tempo da Igreja, Cristo vive e age, agora na sua Igreja e com ela, de um modo novo, prprio deste tempo novo. Age pelos sacramentos e a isso que a Tradio comum do Oriente e do Ocidente chama economia sacramental. Esta consiste na comunicao (ou dispensao) dos frutos do mistrio pascal de Cristo na celebrao da liturgia sacramental da Igreja. 1113. Toda a vida litrgica da Igreja gravita em torno do sacrifcio eucarstico e dos sacramentos (24). H na Igreja sete sacramentos: Baptismo, Confirmao ou Crisma, Eucaristia, Penitncia, Uno dos enfermos, Ordem e Matrimnio (25). Neste artigo, tratase do que comum aos sete sacramentos da Igreja, do ponto de vista doutrinal; o que lhes comum sob o aspecto da celebrao ser exposto no captulo II; e o que prprio de cada um constituir o objecto da seco II.

I. Os sacramentos de Cristo
1114. Aderindo doutrina da Sagrada Escritura, s tradies apostlicas [...] e ao sentir unnime dos santos Padres (26), ns professamos que os sacramentos da nova Lei [...] foram todos institudos por nosso Senhor Jesus Cristo (27). 1115. As palavras e as aces de Jesus durante a sua vida oculta e o seu ministrio pblico j eram salvficas. Antecipavam o poder do seu mistrio pascal. Anunciavam e preparavam o que Ele ia dar Igreja quando tudo estivesse cumprido. Os mistrios da vida de Cristo so os fundamentos do que, de ora em diante, pelos ministros da sua Igreja, Cristo dispensa nos sacramentos, porque o que no nosso Salvador era visvel, passou para os seus mistrios (28). 1116. Foras que saem do corpo de Cristo (29), sempre vivo e vivificante: aces do Esprito Santo que opera no seu corpo que a Igreja, os sacramentos so as obras-primas de Deus, na nova e eterna Aliana.

II. Os sacramentos da Igreja


1117. Pelo Esprito que a conduz para a verdade total (Jo 16, 13), a Igreja reconheceu, a pouco e pouco, este tesouro recebido de Cristo e foi-lhe precisando a dispensao , tal como o fez relativamente ao cnon das Sagradas Escrituras e doutrina da f, enquanto fiel despenseira dos mistrios de Deus (30). Assim, a Igreja discerniu, no decorrer dos sculos, que, entre as suas celebraes litrgicas, h sete que so, no sentido prprio da palavra, sacramentos institudos pelo Senhor. 1118. Os sacramentos so da Igreja, no duplo sentido de que so por ela e para ela. So pela Igreja, porque ela o sacramento da aco de Cristo que nela opera, graas misso do Esprito Santo. E so para a Igreja, so estes sacramentos que fazem a Igreja (31), porque manifestam e comunicam aos homens, sobretudo na Eucaristia, o mistrio da comunho do Deus-Amor, um em trs pessoas. 1119. Formando com Cristo-Cabea como que uma nica pessoa mstica (32), a Igreja age nos sacramentos como comunidade sacerdotal, organicamente estruturada (33): pelo Baptismo e pela Confirmao, o povo sacerdotal torna-se apto a celebrar a liturgia; e por outro lado, certos fiis, assinalados com a sagrada Ordem, ficam constitudos em nome de Cristo para apascentar a Igreja com a Palavra e a graa de Deus (34). 1120. O ministrio ordenado ou sacerdcio ministerial (35) est ao servio do sacerdcio baptismal. Ele garante que, nos sacramentos, de certeza Cristo que age pelo Esprito Santo em favor da Igreja. A misso de salvao, confiada pelo Pai ao seu Filho encarnado, confiada aos Apstolos e, por eles, aos seus sucessores; eles recebem o Esprito de Jesus para agirem em seu nome e na sua pessoa (36). Assim, o ministro ordenado o lao sacramental que une a aco litrgica quilo que disseram e fizeram os Apstolos e, por eles, ao que disse e fez o prprio Cristo, fonte e fundamento dos sacramentos. 1121. Os trs sacramentos do Baptismo, Confirmao e Ordem conferem, alm da graa, um carcter sacramental ou selo, pelo qual o cristo participa no sacerdcio de Cristo e faz parte da Igreja segundo estados e funes diversas. Esta configurao a Cristo e Igreja, realizada pelo Esprito, indelvel (37), fica para sempre no cristo como disposio positiva para a graa, como promessa e garantia da proteco divina e como vocao para o culto divino e para o servio da Igreja. Por isso, estes sacramentos nunca podem ser repetidos.

III. Os sacramentos da f
1122. Cristo enviou os Apstolos para que, em seu nome, pregassem a todas as naes a converso para o perdo dos pecados (Lc 24, 47). Fazei discpulos de todas as naes, baptizai-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo (Mt 28, 19). A misso de baptizar, portanto a misso sacramental, est implicada na misso de evangelizar; porque o sacramento preparado pela Palavra de Deus e pela f, que assentimento dita Palavra:

O povo de Deus reunido, antes de mais, pela Palavra de Deus vivo [...]. A pregao da Palavra necessria para o prprio ministrio dos sacramentos, enquanto so sacramentos da f, que nasce e se alimenta da Palavra (38). 1123. Os sacramentos esto ordenados santificao dos homens, edificao do corpo de Cristo e, por fim, a prestar culto a Deus; como sinais, tm tambm a funo de instruir. No s supem a f, mas tambm a alimentam, fortificam e exprimem por meio de palavras e coisas, razo pela qual se chamam sacramentos da f (39). 1124. A f da Igreja anterior f do fiel, que chamado a aderir a ela. Quando a Igreja celebra os sacramentos, confessa a f recebida dos Apstolos. Da o adgio antigo: Lex orandi, lex credendi A lei da orao a lei da f (Ou: Legem credendi lex statuat supplicandi A lei da f determinada pela lei da orao, como diz Prspero de Aquitnia [sculo V]) (40). A lei da orao a lei da f, a Igreja cr conforme reza. A liturgia um elemento constitutivo da Tradio santa e viva (41). 1125. por isso que nenhum rito sacramental pode ser modificado ou manipulado ao arbtrio do ministro ou da comunidade. Nem mesmo a autoridade suprema da Igreja pode mudar a liturgia a seu bel-prazer, mas somente na obedincia da f e no respeito religioso do mistrio da liturgia. 1126. Alis, uma vez que os sacramentos exprimem e desenvolvem a comunho da f na Igreja, a lex orandi um dos critrios essenciais do dilogo que procura restaurar a unidade dos cristos (42).

IV. Os sacramentos da salvao


1127. Celebrados dignamente na f, os sacramentos conferem a graa que significam (43). Eles so eficazes, porque neles o prprio Cristo que opera: Ele que baptiza, Ele que age nos sacramentos para comunicar a graa que o sacramento significa. O Pai atende sempre a orao da Igreja do seu Filho, a qual, na epiclese de cada sacramento, exprime a sua f no poder do Esprito. Tal como o fogo transforma em si tudo quanto atinge, assim o Esprito Santo transforma em vida divina tudo quanto se submete ao seu poder. 1128. esse o sentido da afirmao da Igreja (44): os sacramentos actuam ex opere operato ( letra: pelo prprio facto de a aco ser executada), quer dizer, em virtude da obra salvfica de Cristo, realizada uma vez por todas. Segue-se da que o sacramento no realizado pela justia do homem que o d ou que o recebe, mas pelo poder de Deus (45). Desde que um sacramento seja celebrado conforme a inteno da Igreja, o poder de Cristo e do seu Esprito age nele e por ele, independentemente da santidade pessoal do ministro. No entanto, os frutos dos sacramentos dependem tambm das disposies de quem os recebe. 1129. A Igreja afirma que, para os crentes, os sacramentos da Nova Aliana so necessrios para a salvao (46). A graa sacramental a graa do Esprito Santo dada por Cristo e prpria de cada sacramento. O Esprito cura e transforma aqueles que O recebem, conformando-os com o Filho de Deus. O fruto da vida sacramental que o Esprito de adopo deifique " os fiis, unindo-os vitalmente ao Filho nico, o Salvador.

V. Os sacramentos da vida eterna


1130. A Igreja celebra o mistrio do seu Senhor at que Ele venha e Deus seja tudo em todos(1 Cor 11, 26; 15, 28). Desde a era Apostlica, a liturgia atrada para o seu termo pelo gemido do Esprito na Igreja: Marana tha! (1 Cor 16, 22). A liturgia participa, assim, no desejo de Jesus: Tenho ardentemente desejado comer convosco esta Pscoa [...], at que ela se realize plenamente no Reino de Deus (Lc 22, 15-16). Nos sacramentos de Cristo, a Igreja recebe j as arras da sua herana e j participa na vida eterna, embora aguardando a ditosa esperana e a manifestao da glria do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo (Tt 2, 13). O Esprito e a esposa dizem: "Vem!" [...] Vem, Senhor Jesus! (Ap 22, 17.20). So Toms de Aquino define assim as diferentes dimenses do sinal sacramental: Sacramentum est et signum rememorativum eius quod praecessit, scilicet passionis Christi; et demonstrativum eius quod in nobis efficitur per Christi passionem, scilicet gratiae; et prognosticum, id est, praenuntiativum futurae gloriae O sacramento sinal rememorativo daquilo que o precedeu, ou seja, da paixo de Cristo; e demonstrativo daquilo que em ns a paixo de Cristo realiza, ou seja, da graa; e prognstico, quer dizer, que anuncia de antemo a glria futura(48).

Resumindo
1131. Os sacramentos so sinais eficazes da graa, institudos por Cristo e confiados Igreja, pelos quais nos dispensada a vida divina. Os ritos visveis, com os quais so celebrados os sacramentos, significam e realizam as graas prprias de cada sacramento. Eles do fruto naqueles que os recebem com as disposies requeridas. 1132. A Igreja celebra os sacramentos enquanto comunidade sacerdotal estruturada pelo sacerdcio baptismal e pelo dos ministros ordenados. 1133. O Esprito Santo prepara para os sacramentos pela Palavra de Deus e pela f, que acolhe a Palavra nos coraes bem dispostos. Ento, os sacramentos fortificam e exprimem a f. 1134. O fruto da vida sacramental , ao mesmo tempo, pessoal e eclesial. Por um lado, este fruto , para todo o fiel, viver para Deus em Cristo Jesus; por outro, para a Igreja crescimento na caridade e na sua misso de testemunho.

OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA


4

1210. Os sacramentos da nova Lei foram institudos por Cristo e so em nmero de sete, a saber: o Baptismo, a Confirmao, a Eucaristia, a Penitncia, a Uno dos Enfermos, a Ordem e o Matrimnio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristo: outorgam nascimento e crescimento, cura e misso vida de f dos cristos. H aqui uma certa semelhana entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual (1). 1211. Seguindo esta analogia, exporemos primeiro os trs sacramentos da iniciao crist (captulo primeiro), depois os sacramentos de cura (captulo segundo) e finalmente os que esto ao servio da comunho e da misso dos fiis (captulo terceiro). Esta ordem no , certamente, a nica possvel, mas permite ver que os sacramentos formam um organismo, no qual cada sacramento particular tem o seu lugar vital. Neste organismo, a Eucaristia ocupa um lugar nico, como sacramento dos sacramentos: todos os outros sacramentos esto ordenados para este, como para o seu fim (2).

OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA


1210. Os sacramentos da nova Lei foram institudos por Cristo e so em nmero de sete, a saber: o Baptismo, a Confirmao, a Eucaristia, a Penitncia, a Uno dos Enfermos, a Ordem e o Matrimnio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristo: outorgam nascimento e crescimento, cura e misso vida de f dos cristos. H aqui uma certa semelhana entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual (1). 1211. Seguindo esta analogia, exporemos primeiro os trs sacramentos da iniciao crist (captulo primeiro), depois os sacramentos de cura (captulo segundo) e finalmente os que esto ao servio da comunho e da misso dos fiis (captulo terceiro). Esta ordem no , certamente, a nica possvel, mas permite ver que os sacramentos formam um organismo, no qual cada sacramento particular tem o seu lugar vital. Neste organismo, a Eucaristia ocupa um lugar nico, como sacramento dos sacramentos: todos os outros sacramentos esto ordenados para este, como para o seu fim (2).

OS SACRAMENTOS DA INICIAO CRIST


1212. Atravs dos sacramentos da iniciao crist Baptismo, Confirmao e Eucaristia so lanados os alicerces de toda a vida crist. A participao na natureza divina, dada aos homens pela graa de Cristo, comporta uma certa analogia com a origem, crescimento e sustento da vida natural. Nascidos para uma vida nova pelo Baptismo, os fiis so efectivamente fortalecidos pelo sacramento da Confirmao e recebem na Eucaristia o Pilo da vida eterna Assim. por estes sacramentos da iniciao crist, eles recebem cada vez mais riquezas da vida divina e avanam para a perfeio da caridade (3).

O SACRAMENTO DO BAPTISMO
1275. A iniciao crist faz-se pelo conjunto de trs sacramentos: o Baptismo, que o princpio da vida nova; a Confirmao, que a consolidao da mesma vida; e a Eucaristia, que alimenta o discpulo com o corpo e sangue de Cristo, em vista da sua transformao n'Ele. 1276. Ide, pois, fazei discpulos de todas as naes, baptizai-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, e ensinai-os a cumprir tudo quanto vos mandei (Mt 28, 19-20). 1277. O Baptismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor; ele necessrio para a salvao, como a prpria Igreja, na qual o Baptismo introduz. 1278. O rito essencial do Baptismo consiste em mergulhar na gua o candidato ou em derramar gua sobre a sua cabea, pronunciando a invocao da Santssima Trindade, isto , do Pai e do Filho e do Esprito Santo. 1279. O fruto do Baptismo ou graa baptismal uma realidade rica que inclui: a remisso do pecado original e de todos os pecados pessoais; o renascimento para uma vida nova, pela qual o homem se torna filho adoptivo do Pai, membro de Cristo, templo do Esprito Santo. Por esse facto, o baptizado incorporado na Igreja, corpo de Cristo, e tornado participante do sacerdcio de Cristo. 1280. O Baptismo imprime na alma um sinal espiritual indelvel, o carcter; que consagra o baptizado para o culto da religio crist. Por causa do carcter; o Baptismo no pode ser repetido (88). 1281. Os que sofrem a morte por causa da f, os catecmenos e todos aqueles que, sob o impulso da graa, sem conhecerem a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforam por cumprir a sua vontade, podem salvar-se, mesmo sem terem recebido o Baptismo (89). 1282. Desde os tempos mais antigos, o Baptismo administrado s crianas, visto ser uma graa e um dom de Deus que no supem mritos humanos; as crianas so baptizadas na f da Igreja. A entrada na vida crist d acesso verdadeira liberdade. 1283. Quanto s crianas que morrem sem Baptismo, a Liturgia da Igreja convida-nos a ter confiana na misericrdia divina e a rezar pela sua salvao. 1284. Em caso de necessidade, qualquer pessoa pode baptizar, desde que tenha a inteno de fazer o que a Igreja faz e derrame gua sobre a cabea do candidato, dizendo: Eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.

O SACRAMENTO DA CONFIRMAO
1315. Quando os Apstolos que estavam em Jerusalm ouviram dizer que a Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e Joo. Quando chegaram l, rezaram pelos samaritanos para que recebessem o Esprito Santo, que ainda no tinha descido sobre eles. Apenas tinham sido baptizados em nome do Senhor Jesus. Ento impunham-lhes as mos e eles recebiam o Esprito Santo (Act 8, 14-17). 1316. A Confirmao completa a graa baptismal; ela o sacramento que d o Esprito Santo, para nos enraizar mais profundamente na filiao divina, incorporar-nos mais solidamente em Cristo, tornar mais firme o lao que nos prende Igreja, associar-nos mais sua misso e ajudar-nos a dar testemunho da f crist pela palavra, acompanhada de obras. 1317. A Confirmao, tal como o Baptismo, imprime na alma do cristo um sinal espiritual ou carcter indelvel; por isso que s se pode receber este sacramento uma vez na vida. 1318. No Oriente, este sacramento administrado imediatamente a seguir ao Baptismo e seguido da participao na Eucaristia; esta tradio pe em relevo a unidade dos trs sacramentos da iniciao crist. Na Igreja latina, este sacramento administrado quando se atinge a idade da razo e ordinariamente a sua celebrao reservada ao bispo, significando assim que este sacramento vem robustecer o vnculo eclesial. 1319. O candidato Confirmao, que atingiu a idade da razo, deve professar a f, estar em estado de graa, ter a inteno de receber o sacramento e estar preparado para assumir o seu papel de discpulo e testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nos assuntos temporais. 1320. O rito essencial da Confirmao a uno com o santo crisma na fronte do baptizado (no Oriente tambm em outros rgos dos sentidos), com a imposio da mo do ministro e as palavras: Accipe signaculum doni Spiritus Sancti Recebe por este sinal o Esprito Santo, o Dom de Deus (no rito Romano) ou: Signaculum doni Spiritus Sancti Selo do dom que o Esprito Santo (no rito Bizantino). 1321. Quando a Confirmao celebrada separadamente do Baptismo, a sua ligao com este sacramento expressa, entre outras coisas, pela renovao dos compromissos baptismais. A celebrao da Confirmao no decorrer da Eucaristia contribui para sublinhar a unidade dos sacramentos da iniciao crist.

O SACRAMENTO DA EUCARISTIA
1406. Jesus diz: Eu sou o po vivo descido do cu. Quem comer deste po viver eternamente [...] Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna [...],

permanece em Mim, e Eu nele (Jo 6, 51.54.56). 1407. A Eucaristia o corao e o cume da vida da Igreja, porque nela Cristo associa a sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifcio de louvor e de aco de graas, oferecido ao Pai uma vez por todas na cruz; por este sacrifcio, Ele derrama as graas da salvao sobre o seu corpo, que a Igreja. 1408. A celebrao eucarstica inclui sempre: a proclamao da Palavra de Deus, a aco de graas a Deus Pai por todos os seus benefcios, sobretudo pelo dom do seu Filho, a consagrao do po e do vinho e a participao no banquete litrgico pela recepo do corpo e do sangue do Senhor Estes elementos constituem um s e mesmo acto de culto. 1409. A Eucaristia o memorial da Pscoa de Cristo, isto , da obra do salvao realizada pela vida, morte e ressurreio de Cristo, obra tornada presente pela aco litrgica. 1410. o prprio Cristo, sumo e eterno sacerdote da Nova Aliana, que, agindo pelo ministrio dos sacerdotes, oferece o sacrifcio eucarstico. E ainda o mesmo Cristo, realmente presente sob as espcies do po e do vinho, que a oferenda do sacrifcio eucarstico. 1411. S os sacerdotes validamente ordenados podem presidir Eucaristia e consagrar o po e o vinho, para que se tornem o corpo e o sangue do Senhor: 1412. Os sinais essenciais do sacramento eucarstico so o po de trigo e o vinho da videira, sobre os quais invocada a bno do Esprito Santo, e o sacerdote pronuncia as palavras da consagrao ditas por Jesus durante a ltima ceia: Isto o meu corpo, que ser entregue por vs... Este o clice do meu sangue.... 1413. Pela consagrao, opera-se a transubstanciao do po e do vinho no corpo e no sangue de Cristo. Sob as espcies consagradas do po e do vinho, o prprio Cristo, vivo e glorioso, est presente de modo verdadeiro, real e substancial, com o seu corpo e o seu sangue, com a sua alma e a sua divindade (254). 1414. Enquanto sacrifcio, a Eucaristia oferecida tambm em reparao dos pecados dos vivos e dos defuntos e para obter de Deus benefcios espirituais ou temporais. 1415. Aquele que quiser receber Cristo na Comunho eucarstica deve encontrar-se em estado de graa. Se algum tiver conscincia de ter pecado mortalmente, no deve aproximar-se da Eucaristia sem primeiro ter recebido a absolvio no sacramento da Penitncia. 1416. A sagrada Comunho do corpo e sangue de Cristo aumenta a unio do comungante com o Senhor perdoa-lhe os pecados veniais e preserva-o dos pecados graves. E uma vez que os laos da caridade entre o comungante e Cristo so reforados, a recepo deste sacramento refora a unidade da Igreja, corpo Mstico de Cristo.

1417. A Igreja recomenda vivamente aos fiis que recebam a sagrada Comunho quando participam na celebrao da Eucaristia; e impe-lhes a obrigao de o fazerem ao menos uma vez por ano. 1418. Uma vez que Cristo em pessoa est presente no Sacramento do Altar; devemos honrLo com culto de adorao. A visita ao Santssimo Sacramento uma prova de gratido, um sinal de amor e um dever de adorao para com Cristo nosso Senhor (255). 1419. Tendo passado deste mundo para o Pai, Cristo deixou-nos na Eucaristia o penhor da glria junto d'Ele: a participao no santo sacrifcio identifica-nos com o seu corao, sustenta as nossas foras ao longo da peregrinao desta vida, faz-nos desejar a vida eterna e desde j nos une Igreja do cu, Santssima Virgem e a todos os santos.

OS SACRAMENTOS DE CURA
O Senhor Jesus Cristo, mdico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados ao paraltico e lhe restituiu a sade do corpo (2) quis que a sua Igreja continuasse, com a fora do Esprito Santo, a sua obra de cura e de salvao, mesmo para com os seus prprios membros. esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramente da Penitncia e o da Uno dos enfermos.

O SACRAMENTO DA PENITNCIA E DA RECONCILIAO


1485. Na tarde da Pscoa, o Senhor Jesus apareceu aos seus Apstolos e disselhes: "Recebei o Esprito Santo: queles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-o perdoados; e queles a quem os retiverdes ser-lhes-o retidos" (Jo 20, 22-23). 1486. 0 perdo dos pecados cometidos depois do Baptismo concedido por meio dum sacramento prprio, chamado sacramento da Converso, da Confisso, da Penitncia ou da Reconciliao. 1487. Quem peca, ofende a honra de Deus e o seu amor, a sua prpria dignidade de homem chamado a ser filho de Deus, e o bem-estar espiritual da Igreja, da qual cada fiel deve ser pedra viva. 1488. Aos olhos da f, no existe mal mais grave do que o pecado; nada tem piores consequncias para os prprios pecadores, para a Igreja e para todo o mundo. 1489. Voltar comunho com Deus, depois de a ter perdido pelo pecado, um movimento nascido da graa do mesmo Deus misericordioso e cheio de interesse pela salvao dos homens. Deve pedir-se esta graa preciosa, tanto para si mesmo como para os outros.

1490. O movimento de regresso a Deus, pela converso e arrependimento, implica dor e averso em relao aos pecados cometidos, e o propsito firme de no tornar a pecar no futuro. Portanto, a converso refere-se ao passado e ao futuro: alimenta-se da esperana na misericrdia divina. 1491. O sacramento da Penitncia constitudo pelo conjunto de trs actos realizados pelo penitente e pela absolvio do sacerdote. Os actos do penitente so: o arrependimento, a confisso ou manifestao dos pecados ao sacerdote e o propsito de cumprir a reparao e as obras de reparao. 1492. O arrependimento (tambm chamado contrio) deve inspirar-se em motivaes que brotam da f. Se for motivado pelo amor de caridade para com Deus, diz-se perfeito; se fundado em outros motivos, diz-se imperfeito. 1493. Aquele que quer obter a reconciliao com Deus e com a Igreja, deve confessar ao sacerdote todos os pecados graves que ainda no tiver confessado e de que se lembre depois de ter examinado cuidadosamente a sua conscincia. A confisso das faltas veniais, sem ser em si necessria, todavia vivamente recomendada pela Igreja. 1494. O confessor prope ao penitente o cumprimento de certos actos de satisfao ou penitncia, com o fim de reparar o mal causado pelo pecado e restabelecer os hbitos prprios dum discpulo de Cristo. 1495. S os sacerdotes que receberam da autoridade da Igreja a faculdade de absolver; podem perdoar os pecados em nome de Cristo. 1496. Os efeitos espirituais do sacramento da Penitncia so: a reconciliao com Deus, pela qual o penitente recupera a graa; a reconciliao com a Igreja; a remisso da pena eterna, em que incorreu pelos pecados mortais; a remisso, ao menos em parte, das penas temporais, consequncia do pecado; a paz e a serenidade da conscincia e a consolao espiritual; o acrscimo das foras espirituais para o combate cristo. 1497. A confisso individual e integral dos pecados graves, seguida da absolvio, continua a ser o nico meio ordinrio para a reconciliao com Deus e com a Igreja. 1495. Por meio das indulgncias, os fiis podem obter para si prprios, e tambm para as almas do Purgatrio, a remisso das penas temporais, consequncia do pecado.

A UNO DOS ENFERMOS


10

1526. Algum de vs est doente? Chame os presbteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com leo em nome do Senhor. A orao da f salvar o doente e o Senhor o aliviar. E, se tiver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados (Tg 5, 14-15). 1527. 0 sacramento da Uno dos Enfermos tem por finalidade conferir uma graa especial ao cristo que enfrenta as dificuldades inerentes ao estado de doena grave ou de velhice. 1528. 0 tempo oportuno para receber a Santa Uno chegou certamente quando o fiel comea a encontrar-se em perigo de morte, devido a doena ou a velhice. 1529. Todas as vezes que um cristo cai gravemente enfermo, pode receber a Santa Uno; e tambm quando, mesmo depois de a ter recebido, a doena se agrava. 1530. S os sacerdotes (presbteros e bispos) podem ministrar o sacramento da Uno dos Enfermos; para isso, empregaro leo benzido pelo bispo ou, em caso de necessidade, pelo prprio presbtero celebrante. 1531. 0 essencial da celebrao deste sacramento consiste na uno na fronte e nas mos do doente (no rito romano) ou sobre outras partes do corpo (no Oriente), uno acompanhada da orao litrgica do sacerdote celebrante que pede a graa especial deste sacramento. 1532. A graa especial do sacramento da Uno dos Enfermos tem como efeitos: a unio do doente paixo de Cristo, para o seu bem e para o de toda a Igreja; o conforto, a paz e a coragem para suportar cristmente os sofrimentos da doena ou da velhice; o perdo dos pecados, se o doente no pde obt-lo pelo sacramento da Penitncia; o restabelecimento da sade, se tal for conveniente para a salvao espiritual; a preparao para a passagem para vida eterna.

OS SACRAMENTOS DO SERVIO DA COMUNHO


1533. O Baptismo, a Confirmao e a Eucaristia so os sacramentos da iniciao crist. So o fundamento da vocao comum de todos os discpulos de Cristo vocao santidade e misso de evangelizar o mundo. E conferem as graas necessrias para a vida segundo o Esprito, nesta existncia de peregrinos em marcha para a Ptria. 1534. Dois outros sacramentos, a Ordem e o Matrimnio, so ordenados para a salvao de outrem. Se contribuem tambm para a salvao pessoal, atravs do servio aos outros que o fazem. Conferem uma misso particular na Igreja, e servem a edificao do povo de Deus.

11

1535. Nestes sacramentos, aqueles que j foram consagrados pelo Baptismo e pela Confirmao (1) para o sacerdcio comum de todos os fiis, podem receber consagraes particulares. Os que recebem o sacramento da Ordem so consagrados para serem, em nome de Cristo, com a palavra e a graa de Deus, os pastores da igreja (2). Por seu lado, os esposos cristos so fortalecidos e como que consagrados por meio de um sacramento especial em ordem ao digno cumprimento dos deveres do seu estado (3).

O SACRAMENTO DA ORDEM
1590. So Paulo ao seu discpulo Timteo: Exorto-te a que reavives o dom que Deus depositou em ti, pela imposio das minhas mos (2 Tm 1, 6), e aquele que aspira ao lugar de bispo, aspira a uma nobre funo (1 Tm 3, 1). A Tito, o mesmo Apstolo dizia: Se te deixei em Creta, foi para acabares de organizar o que faltava e estabelecer ancios em cada cidade, como te havia ordenado (Tt 1, 5). 1591. A Igreja , na sua totalidade, um povo sacerdotal. Graas ao Baptismo, todos os fiis participam no sacerdcio de Cristo. Esta participao chama-se sacerdcio comum dos fiis. Na base deste sacerdcio e ao seu servio, existe uma outra participao na misso de Cristo: a do ministrio conferido pelo sacramento da Ordem, cuja misso servir em nome e na pessoa de Cristo-Cabea no meio da comunidade. 1592. O sacerdcio ministerial difere essencialmente do sacerdcio comum dos fis, porque confere um poder sagrado para o servio dos mesmos fiis. Os ministros ordenados exercem o seu servio junto do povo de Deus pelo ensino (munus docendi), pelo culto divino (munus liturgicum) e pelo governo pastoral (munus regendi). 1593. Desde as origens, o ministrio ordenado fui conferido e exercido em trs graus: o dos bispos, o dos presbteros e o dos diconos. Os ministrios conferidos pela ordenao so insubstituveis na estrutura orgnica da Igreja: sem bispo, presbteros e diconos, no pode falar-se de Igreja (92). 1594. O bispo recebe a plenitude do sacramento da Ordem que o insere no colgio episcopal e faz dele o chefe visvel da Igreja particular que lhe confiada. Os bispos, enquanto sucessores dos Apstolos e membros do Colgio, tm parte na responsabilidade apostlica e na misso de toda a Igreja, sob a autoridade do Papa, sucessor de So Pedro. 1595. Os presbteros esto unidos aos bispos na dignidade sacerdotal e, ao mesmo tempo, dependem deles no exerccio das suas funes pastorais; so chamados a ser os cooperadores providentes dos bispos; formam, d volta do seu bispo, o presbitrio, que assume com ele a responsabilidade da Igreja particular: Os presbteros recebem do bispo o encargo duma comunidade paroquial ou duma funo eclesial determinada. 1596. Os diconos so ministros ordenados para as tarefas de servio da Igreja; no recebem

12

o sacerdcio ministerial, mas a ordenao confere-lhes funes importantes no ministrio da Palavra, culto divino, governo pastoral e servio da caridade, encargos que eles devem desempenhar sob a autoridade pastoral do seu bispo. 1597. O sacramento da Ordem conferido pela imposio das mos, seguida duma solene orao consecratria, que pede a Deus para o ordinando as graas do Esprito Santo, requeridas para o seu ministrio. A ordenao imprime um carcter sacramental indelvel. 1598. A Igreja confere o sacramento da Ordem somente a homens (viris) baptizados, cujas aptides para o exerccio do ministrio tenham sido devidamente reconhecidas. Compete autoridade da Igreja a responsabilidade e o direito de chamar algum para receber a Ordem. 1599. Na Igreja latina, o sacramento da Ordem para o presbiterado, normalmente, apenas conferido a candidatos decididos a abraar livremente o celibato e que manifestem publicamente a sua vontade de o guardar por amor do Reino de Deus e do servio dos homens. 1600. Pertence aos bispos o direito de conferir o sacramento da Ordem nos seus trs graus.

O SACRAMENTO DO MATRIMNIO
1659. So Paulo diz: Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja [...] grande este mistrio, que eu refiro a Cristo e Igreja (Ef 5, 25.32). 1660. A aliana matrimonial, pela qual um homem e uma mulher constituem entre si uma comunidade ntima de vida e de amor; foi fundada e dotada das suas leis prprias pelo Criador: Pela sua natureza, ordena-se ao bem dos cnjuges, bem como procriao e educao dos filhos. Entre os baptizados ,foi elevada por Cristo Senhor dignidade de sacramento (186). 1661. O sacramento do Matrimnio significa a unio de Cristo com a Igreja. Confere aos esposos a graa de se amarem com o amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graa do sacramento aperfeioa assim o amor humano dos esposos, d firmeza sua unidade indissolvel e santifica-os no caminho da vida eterna (187). 1662. O Matrimnio assenta no consentimento dos contraentes, quer dizer; na vontade de se darem mtua e definitivamente, com o fim de viverem uma aliana de amor fiel e fecundo. 1663. Uma vez que o Matrimnio estabelece os cnjuges num estado pblico de vida na Igreja, conveniente que a sua celebrao seja pblica, integrada numa celebrao litrgica, perante o sacerdote (ou testemunha qualificada da Igreja), as testemunhas e a assembleia dos fiis. 1664. A unidade, a indissolubilidade e a abertura fecundidade so essenciais ao Matrimnio. A poligamia incompatvel com a unidade do Matrimnio; o divrcio separa o que Deus uniu; a

13

recusa da fecundidade desvia a vida conjugal do seu dom mais excelente, o filho (188). 1665. O novo casamento dos divorciados, em vida do cnjuge legtimo, contrrio ao desgnio e Lei de Deus ensinados por Cristo. Eles no ficam separados da Igreja, mas no tm acesso comunho eucarstica. Vivero a sua vida crist sobretudo educando os filhos na f. 1666. O lar cristo o lugar onde os filhos recebem o primeiro anncio da f. por isso que a casa de famlia se chama, com razo, Igreja domstica, comunidade de graa e de orao, escola de virtudes humanas e de caridade crist.

Fonte
Catecismo da Igreja Catlica

14

S-ar putea să vă placă și