Sunteți pe pagina 1din 10

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia BAKHTIN E WITTGENSTEIN: TEORIAS EM DILOGO Ivanaldo Santos 1 Maria Eliza Freitas do Nascimento 2

RESUMO O objetivo deste artigo enfatizar a contribuio dada filosofia da linguagem, a partir da abordagem das teorias de Mikhail Bakhtin e de Ludwig Wittgenstein, observando alguns aspectos semelhantes entre estes dois pensadores. Utilizaremos principalmente as obras Marxismo e Filosofia da Linguagem de Bakhtin e Investigaes Filosficas de Wittgenstein para encontrar os pontos de convergncia entre esses filsofos da linguagem. Iniciaremos com uma pequena abordagem histrica da linguagem, passando pela contribuio de Saussure para firmar a lingstica como cincia, para ento chegarmos ao nosso ponto de destaque, ou seja, a apresentao de alguns pontos convergentes no pensamento de Bakhtin e Wittgenstein. Palavras-chave: Bakhtin; Wittgenstein; linguagem; teorias; dialogue.

ABSTRACT This article aims to emphasize the contributions to language philosophy through approaches from Mikhail Bakhtin and Ludwig Wittgenstein, focusing on some similar aspects between these two thinkers. We will utilize mainly the works Marxism and Language Philosophy from Bakhtin, and Philosophical Investigations from Wittgenstein, to find points of convergence between these language philosophers. We will begin with a small and historic approach about language, passing by the contribution from Saussure to affirm the Linguistic as a science to arrive, after that, on our main point, that is, the presentation of some convergent point of Bakhtin and Wittgenstein thoughts. Keywords: Bakhtin; Wittgenstein; language; theories; dialogue.

CONSIDERAES INICIAIS

Desde a Grcia Antiga a linguagem alvo de estudos realizados por filsofos. Entre os autores desses estudos possvel destacar, por exemplo, Plato e Aristteles. Com Plato o interesse sobre a relao entre nomes e seus significados surge no dilogo Crtilo. Neste texto Scrates desenvolve um dilogo entre Hermgenes (PLATO, Crtilo, 384d) um filsofo do crculo socrtico menor que defende a tese da arbitrariedade da lngua, ou seja, os nomes so dados aos objetos de maneira arbitrria de acordo com as convenes scio-culturais, e Crtilo (PLATO, Crtilo, 383a-383b, 430d-430e) um discpulo exaltado de Herclito que defende a tese que os nomes so conseqncias naturais dos objetos. Nesta discusso Scrates emerge como a alternativa a estes dois plos antagnicos. Segundo ele o objetivo da especulao sobre a linguagem no demonstrar se a mesma
Doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de PsGraduao em Letras da UERN. E-mail: ivanaldosantos@yahoo.com.br. 2 Doutoranda em Lingustica pela UFPB e professora do Departamento de Letras da UERN. E-mail: elizamfn@hotmail.com.
1

76 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia natural (posio de Crtilo) ou convencional (posio de Hermgenes), mas que tem uma dimenso natural, no sentido que h categorias universais e metafsicas a serem observadas, e, ao mesmo tempo, convencional, visto que a mesma est ligada diversidade das atividades scio-culturais do ser humano. Aristteles apesar de se contrapor a algumas teorias de Plato, deu continuidade a seus estudos sobre a linguagem. Ele aprofundou mais esses estudos e escreveu teorias sobre as diferenas morfolgicas entre palavras e frases, os significados de palavras isoladas e em contextos diferentes, e diferenas entre a linguagem falada e escrita. Explicitou o significado de noma, rhema (incluindo o que ele chama de casos de rhema: tempo verbal no passado e no futuro) e logos. Com os esticos a linguagem foi tratada de forma mais sistemtica, eles avanaram nos estudos sobre a linguagem e explicaram muito do que Aristteles apenas havia iniciado. Desenvolveram estudos fonticos, fonolgicos e semnticos. possvel destacar ainda outras contribuies como as de Santo Agostinho, a gramtica de Port-Royal, Locke e Hobbes (ARAUJO, 2004). No entanto, no vamos nos aprofundar nessas contribuies, apenas procuramos com esses pequenos fragmentos abordar um pouco da questo histrica envolvendo a pesquisa sobre a linguagem. Com a virada lingstica em fins do sculo XIX e principalmente no sculo XX, o estudo da linguagem ganhou destaque entre os filsofos. A filosofia da linguagem e a lingstica esto em nova fase, isto , o sculo XX foi o sculo da lgica e da linguagem. Nesse contexto surgem formas diversas de pesquisar a linguagem, firma-se, ento, a lingstica como cincia, a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure. A linguagem dividida em lngua e fala, sendo a primeira social e a segunda individual. Por ser social, a lngua torna-se objeto da lingstica, analisada sob o paradigma estruturalista que estava em voga na primeira metade do sculo XX. Ganha destaque o signo lingstico como unidade que une um conceito e uma imagem acstica, significado e significante respectivamente. No ambiente do sculo XX, outras evidncias podem ser sentidas: desde a crtica literria, passando pela filologia e analise do discurso, at a semitica de Pierce. Surge tambm a lgica matemtica com Frege, Russell e o Tractatus lgico-philosophicus de Wittgenstein (ARAJO, 2004), que explicava a relao linguagem/realidade baseada no princpio da vericondicionalidade, no qual era necessrio indicar as condies de verdade para uma sentena ser significativa. Uma linguagem lgica deve ser transparente aos valores de verdade. Deve ser possvel perceber toda operao em termos da transformao da verdade e da falsidade (SCRUTON, 1982). 77 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia Apresentamos estas consideraes como forma de contextualizar os estudos da linguagem, embora outras abordagens no tenham sido mencionadas. Procuramos abordar um pouco da histria para enfim, apresentar o pensamento de dois grandes filsofos que transformaram a filosofia da linguagem no sculo XX. Sendo eles: Mikhail Bakhtin e Ludwig Wittgenstein. Ressaltaremos o que h de comum entre tais tericos a fim de evidenciar a coerncia de ambos ao centrar o foco dos estudos da linguagem na perspectiva social, enfatizando a necessidade de se perceber que a lngua s faz sentido no uso, sendo a linguagem ordinria objeto de seus estudos. importante destacar que este trabalho apresenta um recorte metodolgico, por no fazer um apanhado de toda a obra desses dois autores. Interessa-nos o pensamento do segundo Wittgenstein, especificamente das Investigaes filosficas. Tambm no vamos contemplar toda a obra do Circulo de Bakhtin 3, principalmente no que se refere questo da autoria, como sabemos, h muitas discusses. Reportar-nos-emos obra Marxismo e filosofia da linguagem, Bakhtin (Volochinov) como representativa do pensamento desse crculo.

1. BAKHTIN E WITTGENSTEIN: UM DILOGO POSSVEL

O desafio a que nos propomos estabelecer um dilogo entre as teorias de Bakhtin e Wittgenstein, tomando por base as obras Marxismo e filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e Investigaes filosficas de Ludwig Wittgenstein. Trata-se de dois filsofos que influenciaram os estudos da linguagem pela ruptura de seus pensamentos com formas tradicionais de se conceber a linguagem, marcando, com isso, um campo de anlise que foi disseminado ao longo do sculo XX e incio do XXI, de forma mais ampla, na filosofia de forma geral, e, de forma mais especfica, na filosofia da linguagem. Essa ruptura j pode ser apontada como a primeira semelhana entre ambos. Para estabelecer suas concepes de linguagem, os autores partem de crticas a modelos de anlises

A expresso Crculo de Bakhtin designa um grupo de intelectuais russos que se reuniam regularmente entre 1919 a 1929, primeiro nas cidades russas de Nevel e Vitebsk e, depois, em So Petersburgo que, na primeira metade do sculo XX, tinha sido renomeada pelo regime socialista russo de Leningrado. Esse grupo era constitudo por pessoas de diversas formaes e interesses acadmicos diferentes. Entre os membros desse grupo cita-se: o filsofo Matvei I. Kagan, o bilogo Ivan I. Kanaev, a pianista Maria V. Yudina, o estudioso da literatura Lev V. Pumpianski, Valentin N. Voloshinov, Pavel N. Medevedev e o filsofo que deu nome ao Crculo, ou seja, Mikhail M. Bakhtin. O eixo central desse grupo era a pesquisa em torno da linguagem. Com a perseguio do regime socialista aos intelectuais russos na dcada de 1930 o Crculo de Bakhtin foi dissolvido. Apesar da perseguio poltica esse Crculo conseguiu produzir importantes obras filosficas do sculo XX como, por exemplo, Marxismo e filosofia da linguagem, As fronteiras entre potica e lingstica e Problemas da potica de Dostoivski. Para mais informaes sobre o Crculo de Bakhtin consultar: Faraco (2003).

78 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia existentes. Wittgenstein, nas Investigaes Filosficas 4, rompe com a concepo de significado da Semntica Formal e com as idias centrais do Tractatus Lgico-philosophicus, no qual prope a teoria da figurao, baseada na concepo de que a realidade afigurada pela linguagem. possvel notar crticas aos formalistas lgicos. Para ele a linguagem no pode ser unificada segundo uma nica estrutura lgica e formal. Em suas palavras: preciso comparar a multiplicidade das ferramentas da linguagem e seus modos de emprego, a multiplicidade das espcies de palavras e frases com aquilo que os lgicos disseram sobre a estrutura da linguagem (IF, 23). Para ele existem vrias formas de manifestao e de apropriao da linguagem. Dentro do cotidiano o indivduo no est exposto apenas uma manifestao da linguagem, mas a vrias. Com isso, preciso que haja um aprendizado dinmico dessas manifestaes por parte do indivduo. Alm disso, no possvel que uma nica estrutura lgica e formal possa d conta de toda a mltipla dinmica que envolve a linguagem. Por sua vez, Bakhtin rompe com a noo de sistema lingstico-formal, recusando, por conseguinte, a lgica. Ele no v a existncia humana e, por conseguinte, a linguagem explicadas por meio de modelos lgico-matemticos. Ele parte da anlise de duas abordagens do pensamento lingstico: o subjetivismo idealista e o objetivismo abstrato. Para ele nem a lingstica, nem a filosofia da linguagem produzidas no sculo XIX e incio do XX conseguiram responder de forma satisfatria as indagaes referentes ao objeto de estudo da filosofia da linguagem, qual sua natureza e que metodologia utilizar para estud-la. Em grande medida ele se contrape a teoria da linguagem desenvolvida por Frege, Saussure e o primeiro Wittgenstein, ou seja, o Wittgenstein do Tractatus Lgico-philosophicus. por isso que ele analisa que solues a filosofia da linguagem e a lingstica trouxeram para o problema de delimitar a linguagem como objeto de estudo. Sua concepo de linguagem construda principalmente a partir das crticas ao objetivismo abstrato. Ele diz que um dos maiores erros de Ferdinand de Saussure no considerar o aspecto scio-ideolgico da linguagem. Para ele a pesquisa desenvolvida por Saussure fica no nvel da estrutura formal da lngua e no se aprofunda em direo ao nvel vertical da mesma, o seja, a dimenso da construo social da lngua. por este motivo que ele considera que preciso inserir o objeto da linguagem na esfera nica da relao social. Para ele no se pode perder de vista sua natureza semitica e ideolgica. Sobre essa questo Bakhtin (2004, p. 70-71) afirma:

Devido ao fato das Investigaes filosficas ser um livro escrito por meio de aforismos, pargrafos curtos, breves, decidiu-se utilizar para a citao desse livro a sigla IF (Investigaes filosficas) seguido do nmero do respectivo pargrafo. Nmero este que foi atribudo pelo prprio Wittgenstein.

79 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia


Para observar o fenmeno da linguagem, preciso situar os sujeitos (emissor e receptor do som) bem como o prprio som, no meio social. [...]. A unicidade do meio social e a do contexto social imediato so condies absolutamente indispensveis para que o complexo fsico-psquico-fisiolgico possa ser vinculado lngua, fala, possa tornar-se um fato de linguagem.

Podemos destacar mais um ponto comum entre os autores. Wittgenstein tambm insere o componente ideolgico ao afirmar sem linguagem no podemos influenciar outros homens (IF, 491) e o social ao sair da perspectiva imanentista atomista para a funcional, vendo como a linguagem uma ferramenta que deve ser utilizada na vida cotidiana. Ele aborda a linguagem enquanto atividade, enquanto forma de vida, na qual o conceito de significao das palavras envolve o uso prtico da linguagem. O prprio Wittgenstein esclarece: O que designam, pois, as palavras dessa linguagem? O que elas designam, como posso mostrar isso, a no ser na maneira do seu uso? (IF, 10). A linguagem no pode ser compreendida e demonstrada de forma a priori, ou seja, por meio de algum sistema puramente lgico-formal, mas pelo e no seu uso. O uso a diretriz que orienta a compreenso e a demonstrao da linguagem. Para ele a linguagem para ser analisada a partir da descrio de semelhanas e diferenas entre seus diversos usos. Somente no uso cotidiano possvel compreender e determinar a funo social de uma estrutura lingustica. Alm disso, as vrias estruturas lingusticas que se manifestam no cotidiano tem por funo ajudar ao indivduo a se posicionar dentro da vida social, gerando, com isso, a construo dos fenmenos lingustico-sociais. por isso que os fenmenos lingustico-sociais esto todos relacionados uns com os outros de formas diferentes, para os quais h regras que percorrem os usos mostrando as semelhanas entre jogos de linguagem. Essas regras so flexveis e podem ser modificadas, transformando a linguagem em um labirinto de caminhos. (IF, 203), ou seja, a linguagem passa a ter vrias formas de manifestao e de ser utilizada pelos diferentes grupos sociais. Na perspectiva do uso ganha destaque a linguagem como ao, retratada atravs de jogos de linguagem que constituem o conjunto da linguagem e das atividades com as quais est interligada (IF, 23). linguagem corresponde uma multiplicidade de formas de vida, por isso, no h como encaix-las em formas fixas, com uma nica estrutura e uma nica gramtica. Os jogos de linguagem so uma analogia para mostrar o carter mltiplo e variado da linguagem. Eles so diversos e numerosos, difceis de classificar, pois representam a diversidade de situaes cotidianas como prometer, comandar, relatar, produzir um objeto, contar histria, pedir, agradecer, saudar etc., transformando, com isso, a funo denotativa em apenas uma das vrias relaes existentes na comunicao entre os sujeitos. Ao enfatizar uma parte de uma atividade, os jogos de linguagem esto em consonncia com a situao de uso, ou seja, com o contexto social especfico, os interlocutores como no exemplo dado por 80 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia Wittgenstein no 2 das Investigaes Filosficas, quando se refere ao entendimento de um construtor A com um ajudante B. Na prxis do uso da linguagem, um parceiro enuncia as palavras, o outro age de acordo com elas (IF, 7). Enquanto prtica a linguagem exige uso e experincia para ser utilizada e compreendida. Sendo assim um sujeito B s compreender o enunciado proferido por A se conhecer a dimenso prtica, ou seja, o nvel de experincia, que o enunciado proferido por A contm. Esse aspecto apresentado por Wittgenstein reflete uma concepo de linguagem como interao social, reafirmando mais uma semelhana com Bakhtin, pois esse pensador coloca em evidncia o nvel de interao social existente na enunciao. Para ele a enunciao de natureza social. Ela ser determinada pelas condies reais da enunciao em questo, isto , antes de tudo pela situao social mais imediata (BAKHTIN, 2004, p. 112). Vendo a enunciao inserida no meio social, Bakhtin prope a idia da interao verbal, realizada por meio da enunciao. Para ele a palavra em funo do interlocutor comporta duas faces. Ela determinada tanto pelo fato de que procede de algum, como pelo fato de que se dirige para algum. Ela constitui o produto da interao do locutor e do ouvinte (BAKHTIN, 2004, p. 113). Assim, a interao verbal pressupe o dilogo enquanto interao social e, por conseguinte, passa a ser a verdadeira substncia da lngua. Sobre essa questo Bakhtin (2004) argumenta que a verdadeira substncia da lngua no constituda por um sistema de formas lingsticas puramente lgico-formal e nem pela enunciao monolgica isolada, mas pelo fenmeno social da interao verbal, realizada atravs da enunciao. Atravs da palavra o sujeito se define em relao ao outro. Com isso a palavra torna-se uma ponte lanada entre os interlocutores. Essa ponte possibilita a existncia da comunicao social e, dessa forma, tira os indivduos do isolamento social e existencial. Ao sair do isolamento os indivduos esto aptos a construir formar diferentes de comunicao e de interao social. Dessa forma, o principio do dialogismo da linguagem apresentado por Bakhtin, ou seja, a linguagem enquanto instrumento de construo das diferentes formas de manifestao da comunicao e de interao social, instaurado como unidade fundamental da lngua. preciso esclarecer que por dialogismo Bakhtin entende no apenas o dilogo no sentido estrito, ou seja, do tipo comunicao face a face, mas o dilogo em sentido amplo, ou seja, toda comunicao humana que possa ser verbalizada a partir da interao social. por este motivo que para ele viver significa participar de um grande dilogo, interrogar, escutar, responder, concordar etc. Alm disso, para ele o Ser uma categoria de terica que fundamental dentro da reflexo filosfica significa o resultado da convivncia humana e, por conseguinte, os seres humanos so efeito da alteridade, ou seja, eles so o resultado que o uso prtico da linguagem produzida 81 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia por um sujeito ou grupo social A causa em um sujeito ou grupo social B e vice-versa (BAKHTIN, 1984). Em Wittgenstein tambm encontramos vestgios de uma abordagem dialgica, alm de interativa. Notamos que nos jogos de linguagem a interao se d entre sujeitos que fazem uso da linguagem numa situao concreta e nela os significados so construdos de forma a possibilitarem os sujeitos a agirem a partir da fala produzida por outros sujeitos. Para Wittgenstein no h jogo de linguagem no vazio, ou seja, os seres humanos no produzem um conjunto especfico de regras lingusticas em si mesmas, apenas para serem apreciadas e analisadas por algum sistema lgico-formal, mas na participao dos sujeitos em interao dialgica, num processo de compreenso ativo-responsivo, vendo a linguagem como atividade ou forma de vida. Neste sentido, o jogo de linguagem resultado da interao social. Ele nasce a partir das diversas necessidades que os grupos sociais possuem. a necessidade social que determina a constituio e a funo do jogo de linguagem. Os dois autores partem da anlise da linguagem ordinria, vista como o eixo estruturador de suas respectivas teorias. Saem da linguagem ideal para a linguagem real, em situaes concretas de uso, ou seja, a linguagem enquanto resultante da interao social. O que importa a linguagem enquanto manifestao do cotidiano, que est em (des)ordem, diz a que veio, apresenta-se como instrumento com mltiplas funes dentro da sociedade. Para o Wittgenstein das Investigaes Filosficas no preciso um sistema lgico para mostrar finalmente aos homens que aparncia deve ter uma frase correta. A preocupao central no com a correo formal das proposies, mas com seu uso dentro do contexto social. J Bakhtin, ao estabelecer a interao verbal como realidade fundamental da linguagem, realizada no meio social atravs da enunciao, faz emergir a teoria do enunciado concreto. H uma busca da compreenso do ato concreto em oposio pureza lgica do pensamento abstrato, ou criatividade idealista (SOUZA, 2002). Assim, a linguagem adquire sentido no uso, em determinados contextos e em situao de interao, h uma reconduo do emprego metafsico para o emprego cotidiano. Pensando no sentido das palavras, chegamos a outro aspecto semelhante nos autores em pauta. Ao propor as bases para uma teoria semntica, Bakhtin (2004) afirma que toda enunciao tem tema e significao. O tema o sentido da enunciao completa. Ele nico, individual e reitervel. Apresenta-se como a expresso de uma situao histrico-social concreta que deu origem enunciao. o estgio superior real da capacidade de significar; enquanto que a significao so os elementos que so reiterveis e idnticos cada vez que so

82 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia repetidos. Esses elementos so abstratos, fundados sobre uma conveno, eles no tm existncia concreta e independente. o estgio inferior da capacidade de significar. Bakhtin (2004) acrescenta que alm do tema e da significao, a palavra tem acento apreciativo ou de valor, transmitido atravs da entonao expressiva. Ela reconhecida quando um contedo objetivo expresso pela fala viva. Quando os sujeitos exprimem os seus sentimentos, do a uma palavra uma entonao expressiva e profunda. Trazendo para a discusso o exemplo dado por Bakhtin (2004, p. 129) Que horas so?. A princpio essa proposio trata-se de uma simples frase que pronunciada cotidianamente em muitas regies do planeta. Entretanto, dependendo da situao histrico-social concreta ela pode indicar um sentimento de alegria ou tristeza, um sentimento de vitria ou derrota e outros. por este motivo que para ele a enunciao tem um sentido diferente cada vez que pronunciada dentro de um contexto histrico-social concreto, e tem um tema diferente, o qual tambm est ligado situao histrico-social concreta em que pronunciada e do acento apreciativo. Para Wittgenstein (1991) toda palavra pronunciada significativamente no tem apenas superfcie, ou seja, a dimenso lgico-formal, mas tambm uma dimenso de profundidade, ou seja, ligada ao contexto histrico-social concreto. Essa profundidade garantida pelo sentimento, inteno, circunstncia, entoao da voz com que so proferidas as proposies. Quando esse pensador diz que o significado de uma palavra seu uso na linguagem, reportamonos a enunciao de Bakhtin no exemplo acima citado. Interessante destacar que Wittgenstein (1991) tambm mostra que o sentido no est preso e pr-determinado por uma conveno gramatical ou lgico-formal, mas se constri na situao de uso concreto da linguagem, envolvendo elementos como inteno, circunstncia, entonao, etc. As situaes de uso como, por exemplo, o sentimento e a necessidade que constroem a significao das palavras. Elas tm sua expresso no tom de voz que so proferidas, na expresso facial e muitos outros aspectos esto envolvidos na construo do sentido. As palavras isoladamente podem ser analisadas do ponto de vista lgico-formal, mas no podem ser compreendidas enquanto pertencentes a um jogo de linguagem especfico. Como o prprio Wittgenstein enfatiza: todo signo sozinho parece morto, s no uso ele vive (IF, 432), ou seja, apenas dentro do contexto de uso que o signo passa a ter um sentido determinado e especfico. E este sentido construdo pelo jogo de linguagem inserido dentro de uma situao histrico-concreta.

83 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia CONSIDERAES FINAIS

Neste dilogo entre teorias, buscamos elencar as contribuies de Bakhtin e Wittgenstein para os estudos da linguagem. Temos convico de que o dilogo no se encerra nos pontos abordados, permanece aberto, assim como as teorias desses dois filsofos que com suas idias semearam campos profcuos dentro dos estudos da linguagem no sculo XX e incio do XXI. No so teorias prontas e acabadas, so contribuies que podem ser sentidas em diversas reas da Lingstica. Entre essas reas possvel citar a Teoria da Enunciao e a Pragmtica, pois ambas receberam fortes influncias desses autores. Bakhtin influenciou vrios segmentos dos estudos da linguagem com a construo de categorias tericas como, por exemplo, interao verbal, dialogismo e polifonia. J a contribuio direta dada por Wittgenstein pode ser percebida e visualizada na teoria dos atos de fala desenvolvida por Austin e Searle. Por fim, preciso afirmar que Bakhtin e Wittgenstein dialogam na forma de conceber a linguagem. Para ambos a linguagem produto da interao social. por este motivo que questes como linguagem em uso, interao, dialogismo, linguagem ordinria, a entoao na construo do sentido, dentre outras, perpassam as idias desses dois filsofos. Com eles inaugura-se uma nova concepo de linguagem, vista na perspectiva do uso da lngua. A conseqncia dessa inaugurao que o foco no recai mais sobre o que a linguagem em sua essncia, em si mesma, mas como a linguagem funciona e como ela (re)construda a partir das diversas situaes concretas que se manifestam no cotidiano social.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARAJO, I. L. Do signo ao discurso: Introduo filosofia da linguagem. So Paulo: Parbola, 2004. BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Hucitec, 2004. ________. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1984. FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e dilogo: as idias lingsticas do Circulo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edies, 2003. PLATO. Crtilo. Lisboa: Livraria S Costa, 1994. SCRUTON, R. Introduo Filosofia Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 84 | P g i n a

Theoria - Revista Eletrnica de Filosofia SOUZA, G. T. Introduo teoria do enunciado concreto do Bakhtin/Volochinov/Medvedev. 2 ed. So Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002. crculo

WITTGENSTEIN, L. Investigaes Filosficas. 5 ed. So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleo Os Pensadores).

85 | P g i n a

S-ar putea să vă placă și