Sunteți pe pagina 1din 8

ObservatriO dO turismO da cidade de maPutO

http://observatoriomaputo.blogspot.com/ N.5 FEVEREIRo.2012 Maputo


Turistas nacionais apostam mais no Machimbombo Estrangeiros continuam a hospedar-se mais em hotis Infraestruturas do Campo de Golfe de Maputo carecem de consultoria

Mercado informal congrega atenes


Sabe-se que a maioria da populao em Moambique obtm os seus rendimentos a partir do mercado informal. No obstante, o caminho rumo ao pleno emprego encontra-se ligado transformao estrutural desta realidade da economia e a gerao de empregos neste sector continua a ser uma preocupao da poltica laboral do Governo. Nesse prisma, e de acordo com a Estratgia de Emprego e Formao Profissional em Moambique 2006-2015, a aposta recai sobre o rpido estabelecimento de pequenos negcios e postos de trabalho na economia informal. A abordagem do estabelecimento rpido de pequenos negcios implica atender a certas necessidades especiais como a retirada de regulamentos que constituem barreira s actividades informais, facilitao do acesso ao crdito, formao, s tecnologias e a outros meios, que se destinam a aumentar a viabilidade e a produtividade das suas actividades. A Estratgia de Emprego e Formao Profissional pretende, sobretudo, desenvolver programas especiais para a absoro da fora de trabalho em reas com elevado potencial de criao de emprego e auto-emprego, onde o turismo naturalmente se inclui. Torna-se essencial desenvolver uma abordagem de emprego que contribua para o combate pobreza absoluta, o crescimento econmico e o desenvolvimento social. Abordagem essa que vise no s o desenvolvimento humano como o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio. Como tal, so salutares todas as sinergias encetadas em prol de um turismo sustentvel. No mbito do projecto Moambique Hospitaleiro, a ser implementado pelo INEFP com o apoio da SNV, j foi encomendado um Estudo sobre a anlise das necessidades de formao de pessoas que actuam no mercado informal de turismo na cidade de Maputo. Por outro lado, o Ministrio do Turismo (MITUR), o Instituto Nacional do Emprego e Formao Profissional (INEFP), o Conselho Municipal de Maputo e a SNV (Cooperao Holandesa para o Desenvolvimento) uniram esforos no sentido de formar 800 trabalhadores do mercado informal, nas provncias de Maputo e Inhambane, com fundos da Comisso Europeia. E o esforo no ir parar por a. Apesar da formao ser o ponto de partida, a promoo de uma reflexo e o desenvolvimento de micro-plos onde os informais possam trabalhar constitui outro objectivo. A esse propsito, o famoso Mercado do Peixe em Maputo - enquanto realidade informal que atrai turistas - carece de ateno a todos os nveis ( formao especfica dos vendedores, higiene e segurana no local de trabalho, entre outros). A formao j se encontra planeada pelo que ser providencial o financiamento de 11 milhes e 600 mil dlares (concedido a fundo perdido pelo Japo) para a construo de um novo mercado do peixe com melhores condies. Este e outros investimentos demonstram como importante profissionalizar os nossos recursos humanos, assim como dotar as infraestruturas de apoio com as condies ideais para bem-receber os turistas se de facto queremos ser competitivos.

MoaMbIquE
Gastos de moambicanos subiram 88% em Portugal Turismo e Hotelaria domina investimento na Beira Estrangeiros preferem Bazaruto a seguir a Maputo

MuNDo
O que ir acontecer at 2020? OMT encoraja investimentos em frica Angola quer 4 milhes de turistas

fevereiro.2012

ObservatriO dO turismO da cidade maPutO


Chapa Machimbombo Taxi
27 % 5% 27 % 40 % 21 %
nacionais

Maputo
EstrangEiros

8% 4% 88 %

63 %

Txopela Comboio Turstico Outros Meios


4% 1%

Fonte: Observatrio do Turismo da Cidade de Maputo 2012

1%

Turistas nacionais apostam mais no Machimbombo


O II Estudo de Satisfao ao Turista, orientado pelo Observatrio do Turismo, revela que os turistas nacionais usaram uma maior diversidade de transportes pblicos convencionais e os estrangeiros concentraram-se em muito maior proporo no recurso ao txi. Os resultados obtidos no caso dos turistas estrangeiros demonstram maior adeso aos meios de tansporte tradicionais nesta segunda vaga, embora no tivessem afectado o ndice de recurso ao txi que at se manifestou superior (+14%). J os turistas nacionais revelaram maior estabilidade nos transportes pblicos utilizados, embora com um acrscimo de 10% no nmero dos que recorreram ao machimbombo, ou autocarro. Pensa-se que concorre para essa evoluo positiva esteja a melhoria de qualidade dos meios e o conforto proporcionado aos utentes por parte das companhias de transporte. Em termos de meios de transporte, tanto o txi, como a txopela (pequenas motos com assentos) e o comboio turstico evidenciaram maiores ndices de utilizao por parte dos turistas estrangeiros, do I para o II Estudo de Satisfao. J os visitantes moambicanos, aquando da sua estadia em Maputo, usaram mais o machimbombo. Em termos gerais, os estrangeiros continuam a usar mais o txi para se deslocarem e os nacionais percorrem mais a capital nos chapas - transportes pblicos que podem comportar entre 15 e 30 lugares sentados. J para visitar outros locais fora da cidade de Maputo, tanto os turistas estrangeiros (64%) como nacionais (98%) preferem o automvel em detrimento dos restantes meios de transporte. Contudo, os estrangeiros usam mais o avio em segunda instncia (36%) enquanto os nacionais recorrem ao servio dos chapas e machimbombos (2%).

Perfil do Turismo e dos hotis em Maputo


O turismo considerado um sector vital para o desenvolvimento do pas pelo Governo moambicano, e apesar do seu peso diminuto no PIB (menos de 2%) este tem vindo a recuperar o seu potencial, quer pela atraco de investimentos quer atravs da melhoria das infraestruturas e acessibilidades. O Plano Estratgico para o Desenvolvimento do Turismo 2004-2013, a publicao da Lei do Turismo e a recente declarao de Quatro Zonas de Interesse Turstico, demonstram o estabelecimento das bases da poltica e estratgia para o desenvolvimento deste sector no pas.

Preos mdios por quarto 74 usd 174 usd 257 usd


Fonte: Prime Yield 2012

O Governo prev ainda o investimento de cerca de 11,4 milhes de dlares na nova campanha da Marca Moambique. O nmero de turistas tem vindo a registar uma evoluo positiva, estimando-se que a chegada de turistas a Maputo se salde em 382 mil, no ano de 2011, representando

um crescimento de 7% face a 2010. As viagens de negcios representam o principal motivo dos turistas estrangeiros que visitam Maputo, fora das pocas de frias e lazer. E a nvel de oferta de estabelecimentos hoteleiros, Maputo conta com quatro hotis classificados de cinco estrelas, sendo que o preo mdio nos estabelecimentos hoteleiros de 3 estrelas de 74 dlares americanos, nos hotis de 4 estrelas de 174, e nos hotis de 5 estrelas de 257 dlares, de acordo com um estudo de mercado realizado pela Prime Yield - Consultoria e Avaliao Imobiliria.

ObservatriO dO turismO da cidade maPutO

fevereiro.2012

Maputo

Estrangeiros continuam a hospedar-se mais em hotis


De acordo com o II Estudo de Satisfao ao Turista da Cidade de Maputo, realizado em Novembro de 2011, os turistas estrangeiros que visitam Maputo continuam a preferir os hotis (58%) casa de familiares e amigos (29%) e alternativa proporcionada pelo segmento da penso/residencial (9%). Quanto s casas alugadas e backpackers, a percentagem mnima e corresponde a 3% e 1%, respectivamente. Aqui se encontra um indicador interessante, sobretudo para os hoteleiros que podero criar adicionalmente outras condies como forma de fidelizar os seus clientes. Alis, a realizao de eventos e de iniciativas culturais, desportivas e de lazer podero servir para prolongar a estadia e conferir um maior nvel de prazer e satisfao. A preferncia inverte-se, no entanto, no que diz respeito aos visitantes nacionais. Os mesmos acedem em largo nmero casa de familiares e amigos (68%) e apenas 18% deles utiliza o hotel e 8% a penso/residencial. Por outro

EstrangEiros

nacionais

18%

Hotel Penso/Residencial Casa de familiares/amigos Casa alugada Backpackers Outros


lado, apenas 4% recorre ao aluguer de casas e 2% a outras alternativas. Apesar da importncia da opo casa de familiares e amigos ser maior em relao aos visitantes locais, o II Estudo registou um valor ligeiramente superior (18%) ao registado na vaga anterior (13%). No obstante, os hotis podiam optar por arranjar uma taxa mais atractiva para o hspede de origem nacional, semelhana do que j acontece em outros pases africanos que promovem o turismo domstico, como por exemplo o Malawi e a Nambia.
Fonte: Observatrio do Turismo da Cidade de Maputo

8% 58%

9%

68%

29%

3%
1%

4%
2%

CoNSELHo MuNICIpaL DE Maputo

Infraestruturas do Campo de Golfe de Maputo carecem de consultoria


O Conselho Municipal de Maputo lanou um concurso pblico que visa a contratao de uma consultoria que se proponha avaliar e propor um projecto vivel para o desenvolvimento das infraestruturas do Campo de Golfe de Maputo. A iniciativa visa resgatar o nome que a Cidade de Maputo e o Pas j tiveram no passado face prtica desta modalidade, de olhos postos no potencial que este desporto de elite possui em termos de atraco de turistas da categoria scio-econmica alta. Nesta empreitada, o Conselho Municipal de Maputo conta com um parceiro estratgico que o Clube de Maputo, e que sob a forma de arrendamento de longo prazo tem vindo a gerir h muitos anos aquelas infraestruturas municipais. De forma resumida, a ideia expandir o campo de golfe e torn-lo num espao propcio para a prtica daquela modalidade com 18 buracos; vedar e proteger a rea; e permitir um desenvolvimento imobilirio que conduza arrecadao de receitas, que, por sua vez, garantam a sustentabilidade de todo o empreendimento e, naturalmente, a gerao de empregos e receitas para o Municpio.

fevereiro.2012

ObservatriO dO turismO da cidade maPutO

MoaMbIquE

Gastos de moambicanos subiram 88% em Portugal


Os gastos dos turistas moambicanos e angolanos foram os que mais aumentaram em Portugal, ao longo de 2011, e a hotelaria, compras e entretenimento foram as reas que mais pesaram nas despesas. O Estudo que contabiliza as despesas pagas com cartes Visa (crdito, dbito e pr-pagos), em Frana, Grcia, Itlia, Portugal, Espanha e Turquia, indica que, nos primeiros quatro meses de 2011, as despesas de moambicanos e angolanos tiveram a maior subida no top 10 de Portugal. Alis, estes dois pases africanos de expresso portuguesa protagonizaram os maiores aumentos neste indicador, seguidos do Brasil. Segundo as contas da Visa Europe, os 10,9 milhes de euros desembolsados por moambicanos, que so uma novidade entre o top 10 dos turistas que gastam mais em Portugal, representam um aumento um aumento de 88% face ao perodo homlogo. J os brasileiros despenderam mais 26,69%, totalizando 47,6 miilhes de euros. Por pases, no primeiro quadrimestre, Angola ocupava a quarta posio desse grupo, atrs da Frana, Reino Unido e Espanha, lugar que manteve no segundo quadrimestre. J entre Setembro e Dezembro, Angola substituiu a Espanha, passando para terceiro posto na lista dos pases, cujos turistas deixam mais dinheiro em Portugal. Nesses quatro meses, os gastos dos angolanos avanaram 55,37% para mais de 90 milhes de euros, uma subida apenas ultrapassada pelas despesas dos visitantes oriundos de Moambique, embora as mesmas representem menos de 2% do total dos gastos de estrangeiros em Portugal. Os turistas que visitaram Portugal, no ltimo quadrimestre de 2011, deixaram 569 milhes de euros no Pas, de acordo com o estudo Mediterranean Rim Tourism Monitor da Visa Europe. E apesar de no ser possvel perceber onde que os estrangeiros gastaram 242 milhes de euros - j que foram levantados no multibanco - do restante sabe-se que foi na roupa e na estadia que se gasta mais dinheiro. Seria interessante e muito til que se pudesse fazer o tracking dos turistas estrangeiros em Moambique, semelhana do que sucede em Portugal e na frica do Sul. O Observatrio do Turismo da Cidade de Maputo gostaria imenso de poder contar com o apoio do grupo Visa na formulao e apresentao de Estudos que manifestassem as tendncias de aquisio desses turistas, no s em Maputo como no resto do Pas.

Turismo e Hotelaria domina investimento em Sofala


O sector do Turismo e Hotelaria domina o investimento na provncia de Sofala, de acordo com o CPI. A fatia representada pelo sector do Turismo e Hotelaria foi de 41%, no primeiro semestre de 2011, e o investimento global somou a quantia de 18.550.000 dlares norte-americanos. A seguir, situaram-se os sectores do Transporte e Comunicaes, com 18% (8.350.000 dlares) e a Indstria, com 13% (6.017.801 dlares). Trs projectos contriburam para que tal sucedesse, sendo que o IDE foi de 100.000 dlares, o IDN de 3.125 dlares e o Sup/ Emp de 4.681.875. Os projectos em causa contriburam para garantir 191 postos de trabalho (ou seja, 16,20% da fatia do emprego global). Na listagem das empresas em 2011 surgem o Beira Terrace Hotel (15.000.000 dlares) na cidade da Beira, o Ngalamo Investimento autorizado por sector no primeiro semestre de 2011
41 %

18 % 13 % 11 % 10 % 5%

Turismo e Hotelaria Transporte e Comunicaes Indstria Servios Aquacultura e Pescas Construo e Obras Pblicas Agricultura e Agro-Indstrias

18.550.000 usd 8.350.000 usd 6.017.801 usd 4.785.000 usd 4.712.060 usd 2.421.200 usd 878.001 usd

Total

45.714.062 usd
7.803.722 dlares, atribuindo emprego a 69 trabalhadores, e que, em 2010, o Turismo e Hotelaria arrecadou 8.867.714 dlares de investimento, originando 194 postos de trabalho. Ou seja, o aumento registado foi superior a 100%, entre 2010 e 2011.

Fonte: cPi

Safaris (550.000 dlares), em Muanza, e o Complexo Turstico Luna Mar (3.000 dlares) tambm na cidade da Beira. O investimento de 18.550.000 dlares representa um aumento substancial se tivermos em conta que, em 2009, o volume de investimento totalizou apenas

ObservatriO dO turismO da cidade maPutO


EstrangEiros
7% 2% 1% 3% 0% 1% 9% 19 % 51 % 12 % 6% 45 % 1% 1%

fevereiro.2012

MoaMbIquE
nampula niassa tete Manica Zambzia sofala Vilanculos gorongosa Pemba Praia de tofo Bazaruto Ponta do ouro Praia de Xai-Xai Bilene
5% 12 % 18 % 23 % 41 % 48 % 9% 20 % 32% 8% 3% 8% 8% 26 %

nacionais

Fonte: observatrio do turismo da cidade de Maputo

Estrangeiros preferem Bazaruto a seguir a Maputo


Confrontados se visitaram outros locais para alm da capital, os visitantes estrangeiros e nacionais inquiridos pelo II Estudo de Satisfao ao Turista da Cidade de Maputo, encetado pelo Observatrio do Turismo e levado a cabo pela empresa Intercampus (Gfk), registaram respostas diferentes. Os turistas estrangeiros dividem-se: 51% diz que no visitou outras paragens contra 49% dos que visitaram. Ao mesmo tempo, 64% dos nacionais diz que no visitou outros locais sendo que apenas 36% o fizeram. Nessa perspectiva, os 49% de inquiridos estrangeiros preferiram ocupar parte da sua estadia, em Novembro de 2011, viajando at localidades associadas prtica de praia e actividades martimas que lhe so inerentes. As preferncias so inequvocas e o Bazaruto foi o local mais visitado (51%) seguido pelo Bilene (45%), que era o primeiro do ranking no I Estudo realizado. Surgem igualmente mencionados a Praia do Tofo (19%), a Ponta do Ouro (12%) e Pemba (9%). A escolha pode-se colocar por um lado devido poca ser mais propcia ao gozo de frias e passeio e turismo no Pas e tal confirmado pelos dados recolhidos, mas preciso ter em conta que os negcios tambm estiveram presentes na agenda dos visitantes. Quanto aos visitantes nacionais, a tendncia para visitar mais a provncia de Sofala mantm-se. Contudo, Pemba perde o seu segundo lugar no ranking (de acordo com o I Estudo de Satisfao realizado em Agosto) para a Zambzia e salta para o terceiro lugar. Curiosamente, tanto Sofala como a Zambzia podero mais facilmente ser associados prtica de negcios do que a outro propsito de visita.

LAM vai voar para Brasil e China


A companhia Linhas Areas de Moambique registou um crescimento global dos proveitos operacionais na ordem dos 15%. Destaca-se ainda o resultado operacional e lquido positivo, o crescimento do volume de trfego em 4%, o crescimento da produo (isto , passageiros quilomtricos) e das horas voadas na ordem dos 10%, e a taxa mdia de ocupao que atingiu os 73%, uma melhoria de 3 pontos percentuais, comparativamente ao ano de 2010. Contriburam para o bom desempenho, a optimizao da oferta e a maior utilizao das aeronaves modernas, cujo nvel de eficincia permitiu reduzir os perodos de rotao, aumentar o nmero de frequncias e reduzir o consumo de combustvel. Importa ainda referir o estreitamento das relaes de parceria (code-share) j existentes com a SAA e SAX na frica do Sul, KQ no Qunia, a TAP em Portugal e a ET na Etipia, permitindo aos passageiros acesso a um leque maior de opes nas suas viagens. Em termos de perspectivas para o ano de 2012, e no mbito da renovao da frota, a LAM proceder muito brevemente ao fase-out do B737-200. Em sua substituio, passar a contar com um boeing mais moderno alugado na frica do Sul, o B737-500, enquanto aguarda a chegada do terceiro Embraer E190, em Outubro. A LAM espera ainda receber a quarta aeronave do tipo Embraer em Outubro de 2013. Respondendo crescente demanda causada pelos grandes projectos de desenvolvimento no Pas, atravs da MEX, sua companhia subsidiria, a LAM pretende posicionar aeronaves a jacto com capacidade para transportar 50 passageiros no Centro (Tete) e Norte (Nampula). Ainda no mbito do crescimento de mercado, em Janeiro, a LAM assinou mais acordo de parceria, desta vez com a companhia area Precision Air, da Tanzania, desta feita para os destinos mais atractivos da Tanzania como so os casos de Zanzibar e Kilimanjaro, bem como outros Pases da Regio Oriental de frica. Por outro lado, a companhia aposta no aumento de parcerias no continente americano e asitico, abrindo horizontes para a futura realizao de voos para o Brasil e a China, grandes parceiros do pas em termos de projectos de desenvolvimento.

fevereiro.2012

ObservatriO dO turismO da cidade maPutO

MuNDo

O que ir acontecer at 2020?


Numa longa caminhada, at ao ano de 2020, e segundo o Travel & Tourism Council, o segmento das viagens e Turismo ir manter a sua capacidade de liderana no que concerne a conduzir o crescimento global, gerando emprego e aliviando a pobreza. expectvel que as economias emergentes, em particular, venham a ser os motores de crescimento, dando alento s viagens internacionais com a China a garantir sozinha quase 95 milhes de visitantes para outros destinos em 2020 e gerando igualmente um crescente e vibrante sector de viagem domstica. No obstante, as economias desenvolvidas vo continuar a dominar o denominado Global Travel & Tourism no futuro, visto que a maioria constituda por mercados maduros a atingir o topo em termos de propenso para a viagem. Prev-se que uma crescente preferncia e focus no lazer venha a providenciar turistas para novos destinos, logo que os consumidores retomem a confiana. A popularidade de pequenas pausas

Fonte: Oxford Economics

tanto a nvel domstico como internacional iro continuar a aumentar. E a inovao da indstria das Viagens & Turismo contribuir certamente para criar novos produtos e mercados, nos prximos oito anos. De um modo geral, previsvel que a economia das Viagens & Turismo cresa cerca de 4.4% por ano em termos reais, entre

2010 e 2020, suportando mais de 300 milhes de trabalhos at 2020. Ou seja, 9.2% do total do desemprego e 9.6% do PIB global. Tal vem confirmar que o segmento de Viagens & Turismo vai continuar a crescer em importncia como um dos sectores mundiais prioritrios, mesmo enquanto empregador.

Medida argentina de controlo de cmbio pode afectar turismo no Brasil


O governo argentino decidiu reforar o controlo de cmbio para evitar a sada de dlares do pas. A partir do dia 3 de abril, os argentinos no podero mais utilizar seus cartes de dbito bancrio no exterior para retirar moeda estrangeira de suas contas em pesos. Ao viajarem para o Brasil, por exemplo, e retirar reais de suas contas em pesos, s podero faz-lo se tiverem uma caderneta de poupana em dlares na Argentina. Pensa-se que a medida venha a afectar o turismo argentino no exterior porque, mesmo que as pessoas ainda possam usar cartes de crdito, vo-se sentir menos seguras, ao saber que no contam com outras formas de pagamento. E comprar dlares para viajar ao exterior torna-se assim muito mais complicado. Esta a segunda medida de controlo do cmbio adoptada pelo governo argentino em menos de cinco meses. A primeira, em Outubro passado, obrigou os argentinos que queriam comprar dlares (ou qualquer moeda estrangeira) a pedir autorizao prvia Afip, a Receita Federal local. Nos bancos e nas casas de cmbio, os compradores de divisa estrangeira devem apresentar provas de que tm suficientes pesos declarados para realizar a operao. Turistas que querem trocar os pesos que sobram das viagens podem faz-lo, desde que apresentem provas de que trocaram moeda estrangeira por moeda local.

FEIRAS Internacionais em 2012


ITB, Berlim
(Alemanha)

18 a 20 de Abril COTTM, Beijing


(China)

12 a 15 de Maio INDABA, Durban


(frica do Sul)

Novembro World Travel Market, Londres


(Inglaterra)

27 a 29 de Novembro EIBTM, Barcelona


(Espanha)

ObservatriO dO turismO da cidade maPutO

fevereiro.2012

MuNDo

OMT encoraja investimentos em frica


O secretrio-geral da Organizao Mundial do Turismo (OMT) encorajou as empresas a que continuem os seus investimentos no continente africano e no seu crescente mercado turstico, durante o Frum de Investimentos Tursticos em frica (Investour). frica foi uma das regies que mais cresceu na ltima dcada, afirmou o responsvel mximo da Organizao Mundial do Turismo, para juntar a ideia de que com uma estratgia adequada, as chegadas de turistas continuaro a aumentar, os investidores obtero um excelente rendimento, iro criar-se novos postos de trabalho e toda a economia ganhar com isso. Reforando as palavras de Rifai, o ministro de Turismo dos Camares, M. Bello Bouba Maigari, realou o modo como os projectos tursticos na frica Central ajudaram milhares de pessoas a transpor o limiar da pobreza, enquanto o responsvel da Comunidade de frica Oriental sublinhou que, em termos de atractivos tursticos, frica ainda est a arranhar a superfcie do seu potencial. Por seu turno, o director-geral da Casa de frica, Ricardo Martnez, afirmou que face s previses de que se atinjam em 2012 os mil milhes de turistas em todo o mundo, temos que fazer do turismo uma prioridade da poltica externa e da cooperao espanhola. A Investour, j na sua 3 edio, visa incrementar a visibilidade de frica enquanto destino turstico e mobilizar investimentos em projectos de desenvolvimento sustentvel. Neste frum, organizado conjuntamente pela OMT e pela FITUR, estiveram representados mais de 25 pases africanos, entre os quais Cabo Verde.

OMT considera frica a regio que mais cresceu na ltima dcada

lanado alerta para a concentrao de investimentos no turismo em Cabo Verde


Joseph Cool, representante da Unio Europeia chamou a ateno de Cabo Verde para o perigo da concentrao de investimentos no sector do turismo. A diversificao uma coisa que boa. O turismo excelente, uma janela para fora, permite que o pas seja conhecido l fora, mas no podemos concentrar tudo na rea do turismo, disse, salientando que existe toda uma agenda de reformas e de modernizao que tem de ser levada adiante. Por outro lado, sem precisar outras reas de investimentos, salientou que h uma srie de problemas que devem ser atacados, nomeadamente a reforma laboral, questes de incentivos fiscais, da competitividade e trabalhar para a boa governao e manuteno da estabilidade poltica. O esforo do Governo deve estar virado para a criao de condies ptimas para atrair os investimentos, referiu, frisando que um fluxo financeiro importante decorre na regio da frica Ocidental. Joseph Cool lembrou que existe um esforo da UE em apoiar Cabo Verde na elaborao da convergncia normativa e tcnica e garantiu que tanto a UE como os seus Estados-membros esto dispostos a continuar a ajudar para que a transio de Cabo Verde de pas menos avanado para o de rendimento mdio, em curso, acontea da forma mais equilibrada possvel.

Economias avanadas crescem mais em 2011


O Turismo Internacional cresceu quase 5% no primeiro semestre de 2011, totalizando um novo recorde de 440 milhes de chegadas. Estima-se que as chegadas de turistas internacionais tenham crescido 4,5%, consolidando o aumento de 6,6% registado em 2010. Entre Janeiro e Junho de 2011, o nmero total de chegadas registou 19 milhes a mais, quando comparado com o mesmo perodo de 2010. Ao mesmo tempo, o crescimento nas
Chegadas Internacionais, evoluo mensal Economias Avanadas & Economias Emergentes
16 meses 10 meses

Economias avanadas Economias Emergentes

Fonte: World Tourism Organization (UNWTO)

economias avanadas acabou por se fortalecer ao longo do ano passado, superiorizando-se de algum modo ao das economias emergentes, que tm vindo a impulsionar o crescimento do turismo internacional nos ltimos anos. Uma tendncia que reflecte a diminuio registada no Mdio Oriente e no Norte de frica, bem como um ligeiro abrandamento do crescimento de alguns destinos asiticos, como o caso do Japo.

fevereiro.2012

ObservatriO dO turismO da cidade maPutO

MuNDo

Angola quer 4 milhes de turistas


Angola pretende ter um movimento de quatro milhes de turistas at 2020, de acordo com projeces apresentadas, em Luanda, pelo ministro de Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi. De acordo com o governante, que falava na cerimnia de tomada de posse dos directores-gerais e adjuntos dos Plos de Desenvolvimento Turstico, o sector prev criar um milho de postos de trabalho directos e indirectos, ao longo dos prximos oito anos. At l, vai ser desenvolvido um plano de mobilizao a favor do turismo interno, para que 60 por cento dos angolanos viagem mais por Angola Adentro. O futuro que almejamos depende sempre da forma como aliceramos o presente e como olhamos para o passado, realou Pedro Mutinde, para quem o turismo a indstria da paz e do desenvolvimento sustentvel de qualquer nao. O ministro Pedro Mutindi pediu, ainda, maior mobilizao em torno das aces do Plano Director do Turismo, na reformulao e adequao do pacote legislativo do sector e na criao de uma maior disponibilidade de oferta de equipamentos e, consequentemente, de preos competitivos, capazes de atrair e permitir a livre adeso dos turistas internos e externos. Na sequncia da instaurao da paz, h dez anos, milhares de turistas estrangeiros tm escolhido Angola, que conta com muitos lugares de atraco turstica em todo o territrio nacional. De salientar que Angola o quarto mercado emissor de turistas para Moambique, segundo o II Estudo de Satisfao ao Turista na Cidade de Maputo, e que seria proveitoso se se encetassem estratgias e parcerias no sentido de promover o turismo entre o pas angolano e Moambique, e vice-versa. Alis, Angola passou do sexto lugar do ranking de turistas para o quarto.

85% dos aeroportos no Brasil esto em situao crtica


Um estudo do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) diz que 17 dos 20 principais aeroportos brasileiros, ou 85%, esto em situao crtica ou preocupante. Desses, 12 esto a funcionar acima da capacidade operacional. Apenas os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Manaus funcionam em condies adequadas, fora do cenrio de estrangulamento. Segundo o estudo, as etapas do Plano de Investimentos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia) pouco evoluram nos ltimos 12 meses, entre Fevereiro de 2011 e Janeiro de 2012. Dos 11 aeroportos, nos quais esto previstos investimentos nos terminais de passageiros, oito ainda esto na fase inicial do projecto.

FICHA TCNICA

O Observatrio do Turismo da Cidade de Maputo (OTCM) resultado de uma parceria entre as 18 organizaes que o integram. Trata-se de um organismo especializado em monitorar e analisar as informaes de inteligncia de mercado. O Boletim do OTCM distribudo em Moambique e em todas as embaixadas do Pas no exterior. EQUIPA Coordenao / concepo de textos: Helga Nunes (AHSM) Assessoria / concepo de textos: Federico Vignati (SNV) Secretariado: Tnia Barbero (AHSM) Design e Paginao: Rui Batista Traduo: Pedro Amaral Impresso: Kamatsolo, Lda. INFORMAES associao de Hotis do sul de Moambique Rua da S, n 114, 6 andar Porta 608 Maputo - Moambique Tel. +258 21 31 4970 Subscries e informaes do Boletim: observatorioturmaputo@gmail.com http://observatoriomaputo.blogspot.com/

MEMBROS DO OTCM

S-ar putea să vă placă și