Sunteți pe pagina 1din 4

Lei Peridica A Tabela Peridica teve como base as propriedades observadas experimentalmente nos elementos.

Elementos diferentes tm, em geral, propriedades tambm diferentes. H, no entanto, grupos de elementos que apresentam propriedades muito semelhantes; o grupo dos metais alcalinos a que pertence o sdio e o potssio, o grupo dos halognios de que faz parte o cloro, o bromo e o iodo, etc., etc., os elementos de um mesmo destes grupos tm no s propriedades fsicas muito semelhantes como comportamento qumico anlogo. As propriedades fsicas e qumicas as dos elementos mostraram ser funo peridica do nmero atmico. Os elementos de uma mesma coluna da Tabela Peridica formam um grupo da tabela. As propriedades fsicas e o comportamento qumico dos elementos de um dado grupo so anlogos: o que se conhecer acerca das propriedades fsicas e qumicas de um deles facilitar o estudo de todos os outros. Ao longo de uma linha horizontal da Tabela Peridica, a variao das propriedades dos elementos processa-se de uma maneira regular. Os elementos que se encontram numa mesma linha horizontal constituem uma famlia.

GRUPO I DA TABELA PERIDICA: OS METAIS ALCALINOS

A famlia I (metais alcalinos) da Tabela Peridica constituda por seis elementos muito semelhantes nas suas propriedades fsicas e no seu comportamento qumico: o ltio, o sdio, o potssio, o rubdio, o csio e o frncio. O sdio e o potssio aparecem com abundncia na natureza. 1 - Propriedades fsicas. Todos os elementos deste grupo so slidos temperatura ambiente, muito pouco duros, excelentes condutores do calor e da electricidade. 2 - Propriedades qumicas. Os metais alcalinos no se encontram livres na natureza devido sua extrema reactividade. Expostos ao ar oxidam-se rapidamente; por essa razo, s as superfcies recm-formadas apresentam brilho metlico. Tm que se guardar ao abrigo do ar, em petrleo ou tolueno, por exemplo, ou numa atmosfera inerte. O comportamento qumico dos elementos do grupo I muito homogneo. Todos eles apresentam uma primeira energia de ionizao extremamente pequena, o que indica, por parte do ncleo, uma atraco fraca, sobre o electro de valncia.

GRUPO II DA TABELA PERIDICA: OS METAIS ALCALINOTERROSOS

O grupo II da Tabela Peridica comporta seis elementos, o berlio, o magnsio, o clcio, o estrncio, o brio e o rdio, muito semelhantes entre si, como acontecia com os metais alcalinos, mas em que a gradao das propriedades muito mais acentuada, ao longo do grupo. No elemento de maior nmero atmico, o rdio, tal como acontecia, ainda, no grupo I, com o frncio, todos os istopos so instveis (radioactivos).

1 - Propriedades fsicas Todos os elementos deste grupo apresentam carcter metlico acentuado, embora menos que os do grupo I; designam-se por metais alcalino-terrosos. So moles, mas menos que os elementos do grupo I; a dureza, como nos metais alcalinos, decresce ao longo do grupo, medida que o nmero atmico cresce. So slidos temperatura ambiente, bons condutores do calor e da electricidade. 2 - Propriedades qumicas Os metais alcalino-terrosos, tal como os metais alcalinos, no se encontram livres na Natureza. A causa disso est na grande reactividade que apresentam, inferior, contudo, dos elementos do grupo I; reagem com numerosas substncias, principalmente com os elementos no metlicos da parte direita da Tabela Peridica, e reagem, tambm, com a gua; estas reaces diferem, das dos metais alcalinos, no vigor com que se processam. A famlia dos metais alcalino-terrosos uma famlia de comportamento qumico homogneo.

GRUPO VII DA TABELA PERIDICA: OS HALOGNEOS

A famlia 7A inclui cinco elementos, o flor, o cloro, o bromo, o iodo e o asttio, dos quais os mais abundantes so o flor e o cloro. O asttio no aparece na Natureza e todos os istopos que se conhecem so instveis (radioactivos). Os elementos do grupo VII da Tabela Peridica so designados por halogneos, nome que significa geradores de sais; estes elementos so dotados de grande reactividade qumica e reagem com quase todos os elementos formando haletos. Os haletos dos elementos metlicos so inicos; a partir destes sais que normalmente se obtm os halogneos, pois no existem livres na Natureza. 1 - Propriedades fsicas No estado elementar os halogneos existem sob a forma de molculas diatmicas que apresentam grande estabilidade; sob este aspecto, so semelhantes aos tomos dos gases inertes e aos ies dos metais alcalinos e alcalino-terrosos. O estado fsico dos halogneos varia gradualmente ao longo do grupo: o primeiro elemento, o flor, um gs temperatura ambiente e difcil de liquefazer; o segundo elemento, o cloro, ainda gasoso temperatura ambiente mas substancialmente mais fcil de liquefazer; o terceiro elemento, o bromo, lquido e o quarto, o iodo, slido. Todos estes elementos so muito txicos produzindo queimaduras difceis de curar. 2 - Propriedades qumicas Os halogneos so muito reactivos; o seu comportamento qumico est de acordo com as energias de ionizao e afinidades electrnicas elevadas que os tomos apresentam. Devido sua grande reactividade, estes elementos no se encontram livres na Natureza. Formam compostos binrios praticamente com quase todos os elementos e a reaco processa-se, muitas vezes, de maneira espontnea, temperatura ambiente.
ELETRONEGATIVIDADE a fora relativa para a atrao de eltrons. Os tomos mais eletronegativos so os que apresentam maiores afinidades eletrnicas.

IMPORTANTE: Fila em ordem decrescente de eletronegatividade. F O N Cl Br I S C P H ELETROPOSITIVIDADE (Carter Metlico) Mede a capacidade de um tomo perder eltrons (formar ctions). Os tomos que apresentam as maiores eletropositividades so os metais (formam ctions), ou seja, os de menor energia de ionizao. Portanto a eletropositividade ser tanto maior quanto maior for o raio atmico.

Eletronegatividade A eletronegatividade uma propriedade que resulta da ao conjunta da energia de ionizao e da eletroafinidade, mede a tendncia relativa que um tomo possui de atrair eltrons e se torna mais perceptvel quando o tomo est participando de uma ligao qumica. Coube a Linus Pauling criar uma escala arbitrria para medir essa tendncia, que relativa, pois estabelecida comparativamente. Na escala de Pauling, ao elemento mais eletronegativo (o flor) foi atribuda eletronegatividade 4,0. As demais so determinadas em funo dessa, correspondendo ao elemento menos eletronegativo (o csio) o valor 0,7. Na tabela, as setas indicam o aumento da eletronegatividade. Nas famlias, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima e nos perodos, da esquerda para a direita. Essa variao ocorre de maneira inversa ao raio atmico, isso se explica pelo fato de que tomos pequenos atraem eltrons mais eficazmente que tomos grandes. Assim, quanto menor o raio atmico, maior a eletronegatividade. Observaes: Um tomo pequeno possui um ncleo mais protegido pelas suas camadas. Da o fato de um tomo pequeno atrair eltrons mais facilmente que um tomo grande. Os valores numricos da eletronegatividade podero ser chamados de potenciais eletronegativos. Os gases nobres, em condies naturais, so estveis e no se ligam a nenhum outro tomo. Devido a esse fato, poderemos dizer que os gases nobres apresentam eletronegatividade e eletroafinidade nulas. A propriedade inversa a eletronegatividade recebe o nome de eletropositividade.

http://www.conteudoglobal.com/cultura/tabela_periodica/index.asp? action=propriedades_periodicas_aperiodicas&nome=Propriedades+Peri %F3dicas+e+Aperi%F3dicas http://www.portalimpacto.com.br/docs/00000ThomasVestF2Aula16TabelaPeriodicaPropr iedadesPeriodica.pdf www.esec-tomas-cabreira.rcts.pt/tabelaperiodica/

S-ar putea să vă placă și