Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Centro de Divulgao Cientfica e Cultural

ABC NA EDUCAO CIENTFICA - A MO NA MASSA O CICLO DA GUA NA NATUREZA Introduo: No ambiente a gua apresenta-se nos estados liquido, slido (gelo) e gasoso (vapor) estando em constante interao com o solo, a atmosfera, a vegetao e a fauna. A compreenso desta interao no simples, pois a gua muda de estado em muitas ocasies e em outras sua existncia no evidente como, por exemplo, quando se infiltra, deixando o solo mido ou quando se torna invisvel, na forma de vapor. A gua pode estar armazenada no subsolo e tambm parte integrante dos seres vivos, onde sua presena no evidente primeira vista. Pode-se imaginar que a gua pratica um verdadeiro jogo de esconde-esconde conosco sendo um desafio identific-la sempre que est presente. O objetivo deste mdulo habilitar o aluno a identificar a gua em seus estados e entender como ocorrem as transformaes mudanas de estado fsico - identificando-as no seu cotidiano, tanto em fenmenos naturais como os decorrentes de atividades humanas. A EBULIO CONTEUDO PARA O PROFESSOR A gua pode existir no estado gasoso. O vapor d'gua invisvel. Para vaporizar a gua h 2 meios, um lento, a evaporao e outro rpido, a ebulio que transforma toda a massa lquida em gs quase que ao mesmo tempo. Formam-se portanto bolhas de vapor d'gua no fundo do recipiente e que sobem no meio lquido. Seja qual for a quantidade de calor que entra no lquido e seja qual for o tempo que isso leva, a gua ferve numa mesma temperatura, prxima a 100 C. Este seria o valor exato ao nvel do mar. Em So Carlos e So Paulo a gua ferve em aproximadamente 97,5 C, devido altitude destas cidades, entre 700m e 800m. O que significam as palavras Vapor: a gua em estado gasoso. O vapor um gs invisvel, no tem cheiro e nem gosto. Nvoa ou Neblina: So pequenas partculas de gua espalhadas no ar. visvel. Nuvem: neblina em grande altitude. Ebulir a mesma coisa que ferver. a passagem rpida de lquido a vapor. Ebulio: o ato de ebulir.

OBJETIVOS Descobrir o que acontece com a gua quando ferve. Entender as diferenas entre fumaa, neblina e vapor. Determinar a temperatura de ebulio da gua em So Carlos.

Problematizao: O professor pode colocar as seguintes questes: 1. Onde vai parar a gua que ferve numa panela? 2. Se aquecermos a gua num recipiente (panela ou bquer) o que acontece medida que passa o tempo? 3. Procurar em livros informaes sobre as palavras e definies relacionadas: gua, vapor1, fumaa, ebulio, visvel, invisvel. Os alunos podem consultar livros e outras fontes em casa.
1

Procurando em dicionrios pode ocorrer a definio de vapor como gs em temperatura inferior crtica. Informamos aqui ao professor que a temperatura crtica da gua de 371 OC, acima da qual, e a uma presso altssima, no se distingue mais entre lquido e vapor. No recomendamos, porm, esta discusso por tratar de fenmenos muito distantes de nosso cotidiano.

Hipteses: Os alunos desenham o que ocorre quando a gua ferve numa panela, para 4 situaes, colocando setas indicativas para tudo o que eles imaginam que se veja. Antes de comear a esquentar; 1) enquanto a gua esquenta; 2) quando a gua comea a ferver; 3) enquanto a gua ferve. Colocando a mo na massa: Material por grupo - 1 suporte para tela - 1 tela refratria - 1 lamparina - 1 termmetro de 10o C a 110o C - 1 cronmetro - 1 bquer de 100 mL - 1 vidros de relgio Material na sala - 1 copinho dosador - 1 recipiente plstico de 500 mL para - 1 frasco de 500 mL para gua - 1 caixa de fsforos - lcool

Dispositivo

lcool

Observaes: Abastea a lamparina com lcool adquirido em posto de gasolina, usando o medidor. A quantidade de lcool necessria a que chega at o risco marcado nesse. Recomenda-se no usar mais que 40ml de gua para no alongar demais a experincia. 1) O professor mostra e distribui o material experimental aos alunos e pede que planejem uma experincia em que se pode verificar as hipteses feitas sobre o que ocorre na ebulio. 2) As equipes elaboram propostas para o procedimento experimental. 3) As propostas so discutidas coletivamente e chega-se a uma proposta a ser usada por todos. Esta proposta redigida. 4) O professor pode propor que, para maior clareza, os resultados sejam apresentados numa tabela: Tempo (minutos e segundos) Temperatura (o C) O que se v

(continua....) 5) Os alunos executam a experincia concebida coletivamente. 6) O vidro de relgio pode ser colocado sobre o bquer para verificar um eventual embaamento. Observaes sobre a experincia: A 50C mais ou menos v-se surgirem pequenas bolhas, so bolhas do ar que estava dissolvido na gua. Depois a temperatura sobe a cerca de 97,5C e se estabiliza, por mais que continue o aquecimento. Agora se notam grandes bolhas que se formam no fundo do bquer e que sobem superfcie. Estas so bolhas de vapor, isto , gua em estado gasoso, um gs invisvel. A temperatura no passa de 97,5C porque toda a energia que a chama fornece usada para transformar o lquido em gs. O que se v sair sobre o bquer neblina que se forma quando o vapor invisvel se afasta do bquer e encontra um ambiente com ar mais frio. Resultados e concluses a) Trabalho individual e em pequeno grupo: Os alunos elaboram uma descrio de tudo o que ocorreu e a redigem. b) Trabalho coletivo: Cada equipe apresenta suas concluses. As formulaes que todos consideram mais adequadas passam ao relatrio coletivo da classe.

A EVAPORAO CONTEDO PARA O PROFESSOR A evaporao uma forma lenta de passagem da gua do estado lquido ao estado de vapor ocorrendo apenas na sua superfcie. Nesta experincia pode-se praticar um dos critrios do mtodo cientfico: isolar uma varivel para verificar sua influncia num fenmeno. Outra prtica apropriada do mtodo cientfico consiste em se trabalhar num modelo reduzido em tamanho para entender um fenmeno extenso. Convm observar que o mtodo cientfico algo complexo e no pode ser apresentado em poucas palavras. Aqui trabalhamos com algumas de suas ferramentas.

OBJETIVOS Entender uma das transformaes que ocorrem no ciclo da gua Entender a evaporao como transformao lenta de gua em vapor Problematizao: 1) DEIXAMOS UM PANO MOLHADO NA SALA E O OBSERVAMOS NO DIA SEGUINTE. PARA ONDE FOI A GUA QUE ESTAVA NO PANO? 2) O QUE INFLUENCIA A VELOCIDADE DE EVAPORAO DA GUA? Hipteses possveis: temperatura (ambiente) vento renovao do ar tamanho da superfcie umidade relativa do ar (ar seco ou mido) presso atmosfrica pureza do lquido Material por grupo 1 conta-gotas 1 cronmetro elsticos de dinheiro 1 copinhos para gua 1 frasco de 500 mL para pegar gua

1 abanador 3 sacos de plstico papel toalha 2 prendedores de roupa nylon para varal 1 prato de plstico

Propostas para a experimentao: Como se nota que reproduzir a evaporao no ambiente externo pode ser custoso e difcil sugere-se que se faam experimentos com gotas dgua para verificar a influncia das variveis levantadas nas hipteses. Pode-se falar de uma das ferramentas do mtodo cientfico o isolamento de variveis: calor, vento, ar, luz etc. Desta forma se trabalha com uma gota sem influncia e a outra sujeita a calor, vento, etc. O cronmetro pode ser usado para determinar o tempo de evaporao. Sugestes de experimentos: Os professores ao utilizarem este roteiro podem se basear em algumas delas ou ento criar outras, juntamente com seus alunos.

a) Ar: - Colocar 2 gotas dgua em lenos de papel, uma num recipiente fechado e a outra no ambiente
aberto b) Vento: - 2 gotas, uma sujeita ao vento e outra sem este. c) Temperatura: - Usar luz do Sol como fonte de calor.

d) rea: - Colocar uma gota dgua na mesa e outra em papel absorvente. No papel a superfcie da
gota, que est esparramada, maior. e) Impureza: - Colocar uma gota de gua pura no papel e uma de gua com sal. (ver discusso abaixo!). f) Umidade: - Demonstrao: colocar um papel numa cuba fechada, com slica-gel e outra numa cuba sem slica-gel. (A slica-gel usada para secar ambientes). Em todas as experincias acima utiliza-se o cronmetro para medir o tempo. Discusso: A influncia do vento (b) equivale da umidade do ar (f), pois o vento remove o ar mido, prximo gua, e traz ar seco. Facilita assim a evaporao. Na experincia (e) observa-se que gua pura esparrama mais no papel que a gua com sal. Isso faz com que no se esteja isolando corretamente uma varivel, a varivel rea inadvertidamente se mistura varivel impureza. Embora no se possa concluir nada relevante tecnicamente com este procedimento, este pode levar a uma discusso muito interessante. Concluses As equipes de alunos chegam a concluses que so apresentadas a todos. Contextualizao final (sugestes): Por qu se pendura a roupa no varal para que essa seque mais rpido? Quando chove retira-se gua do ar. Desta forma a gua no ar no acabaria? Como se renova a gua na atmosfera para formar novas nuvens?

A CONDENSAO CONTEDO PARA O PROFESSOR A gua em estado de gs se chama vapor. O vapor pode fazer parte do ar atmosfrico, isto , pode se misturar aos gases nitrognio, oxignio e gs carbnico que compem a atmosfera. O vapor dgua no visvel. Porm o fenmeno que ocorre na transformao de gs para lquido (condensao) faz parte de nosso cotidiano e pode se observado.

OBJETIVOS Encontrar as condies que fazem o vapor d'gua condensar. Perceber que a atmosfera contm vapor dgua Entender o que o embaamento. Entender o mecanismo de formao de nuvens e de neblina Observar a perda dgua por evapotranspirao das plantas Observar a perda dgua por transpirao no homem Problematizao: PARA ONDE VAI A GUA QUE EVAPOROU? Hipteses: Para o ar, formando nuvens e provocando chuva. Desapareceu Problematizao: COMO PODEMOS PROVAR QUE H GUA MISTURADA AO AR? Propostas de experimentao (exemplos) Material por grupo 2 bqueres de plstico de 100 mL papel toalha 2 copinhos saquinhos de plstico gelo

a) Comparar o que ocorre no exterior de um bquer com gua temperatura ambiente e de outro com gua gelada (fig.)

b) Observar um copo seco gelado (recm tirado da geladeira) c) Envolver um bquer com papel absorvente no qual est escrito algo com caneta hidrogrfica. Depois se envolve tudo com papel alumnio. Quando o bquer esfria o papel alumnio embaa. No entanto, no fim pode se mostrar que o papel, onde o escrito se mantm, estava seco o tempo todo, pois uma gotinha de gua aplicada no papel faz a tinta escorrer, ou seja, a gua que embaou o papel alumnio no pode ter atravessado o papel absorvente. Observe o desenho abaixo:

Recipiente

Envolver com papel absorvente

Escrever Mo na Massa com caneta hidrogrfica

Colocar gua e gelo

Envolver com papel aluminio

Recipiente envolvido com papel aluminio

d) Observar sal exposto ao ar num dia mido. e) Observar um saquinho fechado cheio de ar, exposto ao ar do ambiente. Observaes e hipteses: 1. O que se observa, em cada caso? 2. Por qu isso ocorre? Discusso: A experincia (a), acima, relativa comparao entre um bquer frio e outro temperatura ambiente pode suscitar diversas hipteses: a gua infiltrou-se na parede do bquer por causa do frio; a gua subiu pela borda do bquer (por causa do frio) e escorreu pela parede de fora do bquer; a gua no vidro embaado parte da atmosfera; a gua no vidro embaado provm do vapor existente na atmosfera. A experincia (c) confirma as duas ltimas hipteses.

A CHUVA Questo Motivadora DE ONDE VEM A GUA DA CHUVA? Hipteses possveis vem das nuvens vem da evaporao devida ao ar quente sobre as guas dos rios, dos lagos, poas. No encontro das camadas de ar frio, com ar quente as poeiras da atmosfera se condensam e desaparecem, ocorrendo a precipitao constantes mudanas de estados fsicos, processo cclico formando a chuva as guas evaporam de rios, lagos, mares, condensam, formam gotculas que formam as nuvens, havendo clima quente o ar quente se choca com a superfcie fria e chove. as chuvas so causadas por frentes frias

Verificao da Hiptese Fabricando a chuva Simulao do ciclo da gua em sistema fechado. Observar o ciclo evaporao-condensao tendo com fonte de energia o sol. Material 1 aqurio (cuba ou bacia) com gua + corante 1 proveta (copo, bquer) 1 funil pelcula plstica (filme) algodo, fita crepe Procedimento Colocar gua misturada com corante no aqurio at a altura aproximada de 3 cm. No centro do aqurio, colocar a proveta graduada com o funil, que servir para coletar a gua condensada. Cobrir o aqurio com a pelcula de plstico de forma que o sistema seja vedado fazendo uma inclinao em direo ao funil. Colocar sobre a pelcula uma camada fina de algodo que dever ser mantida mida durante o experimento para que esta rea permanea resfriada. Montar o experimento em local que pegue luz solar durante o perodo de observao. Em dias ensolarados necessrio no mnimo duas horas de exposio para se obter um resultado significativo. QUAIS AS TRANSFORMAES QUE VOC CONSEGUIU IDENTIFICAR NESTE SISTEMA?

camada fina de algodo

funil

plstico transparente

gua + corante

recipiente coletor

Problematizao: DE ONDE VEM O VAPOR DGUA QUE EST NA ATMOSFERA? Hipteses: A gua que esta na atmosfera vem da evaporao da gua do solo, dos rios, do mar, das plantas, dos animais etc. Sugesto de experimentos para as hiptese em itlico a. Amarrar um saquinho de plstico na mo. b. Amarrar um saquinho de plstico num galho de rvore. Observar depois de 1 hora.

Incio do experimento CONTEDO PARA O PROFESSOR (complemento)

Uma hora depois

Mecanismo de formao da chuva: A solubilidade da gua no ar depende da temperatura: quanto mais quente estiver, mais vapor dgua pode estar presente na atmosfera, quanto mais frio, menos gua pode se manter dissolvida, em forma de vapor. Alm disso, em grandes alturas a atmosfera mais fria que no solo. A gua que evaporou sobe com as correntes de circulao na atmosfera e pode atingir grandes alturas. L ela encontra temperaturas mais baixas que a obrigam a condensar, da mesma maneira que a gua do ar condensou na parede gelada do bquer em nossa experincia. A condensao se inicia em gotculas muitssimo pequenas, menores que 0,1mm. Por menores que sejam, essas gotculas, em grande quantidade, espalham a luz e do a impresso de algo branco: a nuvem (lembre que no embaado na parede do bquer tambm no se consegue ver gotculas individuais, mas sim um branco contnuo). As gotculas da nuvem caem, mas em velocidade muito pequena, devido ao atrito com o ar, velocidade menor que 1 cm por segundo. Esta velocidade to pequena que, vista de longe, a nuvem parece estar parada. Se houver pouca quantidade de vapor dgua disponvel, a nuvem pode permanecer estvel, as gotculas no crescem mais ou at se desfazem. Esta nuvem pode ser deslocada pelo vento de um lugar a outro. Se houver muita quantidade de vapor disponvel, a condensao continua na superfcie de cada gotcula e ela cresce. Com isso aumenta muito o peso da gotcula e pouco o atrito que a segura e assim a gotcula passa a cair de maneira cada vez mais veloz. As gotculas podem chocar-se entre si e coalescer (juntar-se), formando gotas cada vez maiores que caem ainda mais rpido. a chuva! Na ocasio de tempestades muito violentas as gotas j formadas podem ser arremessadas pelo vento novamente a grandes altitudes. L podem congelar e voltar a cair. o granizo.

A FUSO DO GELO Problematizao: Quando retiramos o gelo do congelador, logo ele comea a derreter. Por que ser que isto ocorre e a que temperatura o gelo comea a derreter? Hipteses e sugestes de experimentos: Os alunos fazem hipteses sobre as duas perguntas e as registram Material por grupo 4 forminhas de gelo; 1 copo transparente; 1 quebra gelo; 1 pano

1 bquer; 1 termmetro de 10oC a 110oC; 1 cronmetro; 1 coador com telinha O Experimento

As crianas se dividem em grupos e pensam em como comprovar suas hipteses a partir do material fornecido pelo professor. Um exemplo de sugesto de experimento discutido por alunos seria colocarmos cubos de gelo num copo juntamente com o termmetro, como indicado a seguir:

Montagem do sistema que permite verificar a fuso do gelo. O coador permite o escoamento da gua lquida que se forma. Observaes: lembrar os alunos que o processo de fuso do gelo um processo demorado, portanto importante que se utilize pouco gelo para agilizar o processo. alertar os alunos para que registrem todas as etapas, atravs de intervalos regulares, tudo o que observarem durante a experincia, inclusive as variaes do termmetro e no ficar esperando somente o final do experimento.

Exemplo: TEMPO TEMPERATURA ESTADO

Como haver vrias medidas dos diferentes grupos de alunos preciso organizar os resultados. Sugerimos aos professores que ensinem seus alunos a construir uma tabela para melhor visualizao da alterao da temperatura x tempo. importante que todos participem da construo do tabela. Resultados e Concluses O professor pode chamar a ateno dos alunos com relao s diferenas entre os resultados e iniciar uma discusso com relao realidade cientfica, em que nem sempre os dados resultantes de uma experincia so iguais e assim deve-se levar em conta os resultados mais freqentes para fornecer uma resposta.

Podem ser explorados estes dois momentos: a) Trabalho individual e em pequenos grupos: os alunos elaboram uma descrio de tudo o que observaram e constataram e a redigem. b) Trabalho coletivo: cada equipe apresenta suas concluses. As formulaes que a turma considerarem mais adequadas sero transpostas na elaborao do texto coletivo negociado. A SOLIDIFICAO DA GUA Problematizao: J verificamos a temperatura em que o gelo transforma-se em gua lquida (fuso do gelo). Qual ser a temperatura em que a gua (lquida) comear a se transformar em gelo? Hipteses e sugestes de experimentos so feitos pelos alunos Material por grupo 4 forminhas de gelo; 1 quebra gelo; 1 pano; sal

1 copo transparente; 1 tubo de ensaio; 1 termmetro; 1 cronmetro;

O Experimento Os alunos dividem-se em grupos para discusso das primeiras idias de possveis procedimentos experimentais. Exemplo de experincia proposta: a) Colocar um pouco de gua em uma grande quantidade de gelo e, depois, medir a temperatura da gua que est esfriando. b) Uma das experincias mais citadas pelos alunos requer o uso de um congelador para verificar a solidificao do gelo. No entanto, importante que o professor argumente sobre a indisponibilidade do material na sala de aula. Pode-se sugerir a fabricao de um mini-congelador para a observao do processo de solidificao da gua:

Fabricao de um mini-congelador

Resultados e Concluses Durante e aps o experimento, os alunos discutem e comparam suas concepes prvias e as constataes alcanadas. Procuram ento chegar num consenso, entre os grupos, sobre as possveis concluses. importante chamar a ateno dos alunos para as diferenas nos resultados (variveis: manipulador, a preciso do termmetro). As discusses devem ser encaminhadas no sentido de incorporar novos conhecimentos queles prvios. Por isso, retomar o que discutido nas aulas anteriores se faz importante. O registro coletivo pode ser realizado utilizando os mesmos recursos que o registro individual: textos escritos, desenhos, tabelas ou mesmo grficos. O importante que este explicite as construes da classe, os acordos e consensos do grupo. Temos a seguir um exemplo de registro coletivo:

Estado LQUIDO gua Lquida

calor 0o.C

Estado SLIDO Gelo

Para refletir: A construo de um grfico ajudar os alunos a pensarem sobre esta relao. De acordo com as temperaturas de fuso e solidificao que encontramos nos experimentos realizados vamos pensar sobre a relao de equilbrio entre estes dois processos.

O PESO DO GELO Material por grupo 1 balana; gua; 2 copinhos de mesma forma e volume; congelador

Problematizao: Colocamos gua em um copinho (de cafezinho) at quase completar. Deixamos congelar e em seguida, juntamente com os alunos preparamos um segundo copinho cheio de gua at exatamente a mesma altura. Pergunta: Qual pesar mais? Hipteses: 1) O gelo, porque mais duro 2) Tm o mesmo peso porque a quantidade a mesma 3) A gua O Experimento Os alunos sugerem como verificar. Dispondo da balana de se supor que sugiram colocar ambos os objetos nos pratos.

10

Discusso: Se os alunos desconhecerem a palavra volume ela pode ser omitida pois o volume est implcito na altura da gua em copinhos de mesmo formato. Com alunos que tenham esse conceito, o experimento pode ser um reforo. A pergunta que se oferece por qu o mesmo volume de gelo pesa menos que a gua? no pode ser respondida com preciso, pois na verdade as molculas de gua na fase slida constituem uma estrutura que ocupa mais espao que na gua lquida. No recomendamos usar o conceito de molcula. A resposta: o gelo contm ar, embora no correta, indica o caminho certo, pois mesmo que o gelo no contenha ar de certa maneira ele ocupa mais espao vazio. Mais duas perguntas: 1) Dar um exemplo do cotidiano em que aparece esta diferena de peso. Se os alunos j tiverem feito os experimentos de flutuao o professor pode conduzir a discusso nessa direo. 2) O que pode ocorrer com uma garrafa fechada, com refrigerante, deixada no freezer de uma geladeira.

11

S-ar putea să vă placă și