Sunteți pe pagina 1din 3

Quarta-feira, Fevereiro 29, 2012 Escolher entre ser servo ou ser autor Duas grandes lgicas: (a) uma

lgica burocrtica de controlo ou prestao de contas, e (b) uma lgica profissional de autonomia.

A primeira entende que a insegurana na relao meios-fins pode ser racionalmente reduzida, da que a respetiva relao possa ser especificada e controlada atravs de normas. Juntamente com a anterior, vamos empregar o conceito de regulao, comum na literatura francesa e anglo-saxnica sobre o tema, como o processo de articulao e produo de normas ou regras de atao numa organizao, orientando a conduta dos atores Maroy, 2008). Pode haver uma regulao normativa (ou regulamentao) por parte do Estado e uma regulao do prprio sistema, muitos casos partem da primeira. Deste modo, pode servir para descrever dois tipos de fenmenos diferenciados, mas interdependentes, como constatou Barroso (2006: 12), tanto os modos como so produzidas e aplicadas as regras que orientam a ao dos atores como os modos como esses mesmos atores se apropriam delas para as transformarem.

De uma forma inversa, a lgica de compromisso e a autonomia profissional assumem que a insegurana prpria da mudana, da que no possa ser eliminada por uma definio racional ou especificao da relao entre meios e fins. O papel dos professores nas organizaes educativas , deste modo, uma manifestao do lugar concedido por cada tipo de lgica de ao. De acordo com uma lgica burocrtica de controlo, conforme uma ideologia de excelncia ou qualidade, os professores adquirem um papel instrumental ao servio da regulamentao normativa. Por outro lado, uma lgica de compromisso e autonomia profissional congruente com uma ideologia de equidade, como igualdade de oportunidade, paralelamente apoiado por meios de participao de pessoas s quais se reconhece o profissionalismo para tomar decises.

Bolivar, obra citada Posted by JMA at 11:46 PM 2 comments Labels: burocracia, compromisso, lgicas de aco Segunda-feira, Fevereiro 27, 2012 Apelo ao senhor ministro da educao Mas ilusrio acreditar que, perante um controlo administrativo apertado, as unidades subordinadas vo aplicar fielmente o que lhes pedido. Para alm disso, partindo de uma

teoria de mudana educacional, as variveis determinantes so as que provm do compromisso e da motivao do pessoal. Da mesma forma que uma regulao estatal como estratgia e controlo para a melhoria, com a tomada de decises centralizada, impede que o estabelecimento de ensino responda s exigncias locais, dando uma resposta contextualizada aos seus problemas.

destaca Elmore (1996b),

quanto mais prximo estivermos da fonte do problema, maior ser a capacidade de exercer influncia sobre ele; e a capacidade que os sistemas complexos tm para resolver os problemas no depende do rigor do controlo hierrquico, mas sim da maximizao da capacidade de deciso onde o problema se manifesta de forma mais imediata (p. 257).

As mudanas educacionais podem ser prescritas e legisladas, mas para no se tornarem numa mera retrica ou numa espcie de maquilhagem cosmtica, devem ser reapropriadas/adaptadas pelas escolas, alterando os modos habituais e estabelecidos de trabalho (a cultura escolar existente). Para isso, tero que ser geradas dentro da escola e capacitar o estabelecimento de ensino para desenvolver a sua prpria cultura inovadora, incidindo na estrutura organizacional e laboral, ao reestruturar os contextos laborais e os papis para potencializar a tomada de decises ao nvel de cada escola.

Antonio Bolvar (2012) em publicao Posted by JMA at 9:58 PM 0 comments Labels: Inovao, mudana, reforma Conjugar estratgias de Top-down e Bottom-up De acordo com Muoz-Repiso (2002) existiu uma oposio entre estratgias top-down e bottom-up:

Existe uma polmica, instaurada nos ltimos anos, para saber se as relaes entre estes dois mbitos devem ser top-down (de cima-baixo) ou down-up (de baixo-cima); ou seja, se so as escolas as que devem promover a melhoria do sistema ou a deve ser a reforma a melhorar as escolas. A prtica mais generalizada tem sido o de proceder conforme o primeiro modo, porque fornece uma sensao de controlo queles que tm de tomar decises. Mas a

constatao das deficincias e perigos desta forma de atuar provocou a reao contrria, fomentando a abordagem de baixo-cima como o nico meio de melhorar o sistema. [...] Apesar de ser evidente que as imposies legais por si prprias pretendem modificar pouco a prtica, a generalizao de uma educao de qualidade exige polticas educacionais destinadas a foment-la (p. 175).

Fullan (2002b: 51) numa das suas obras afirmava: nem a centralizao nem a descentralizao funcionam. So necessrias as estratgias de cima par abaixo e a de baixo para cima, so necessrias iniciativas conjuntas, locais e centrais, estratgias e cima para baixo e de baixo para cima. De mesma forma que Darling-Hammond (2001) dizia: no plausvel uma perspetiva dura de uma reforma fundamentada a partir de cima, nem a perspetiva romntica deixada merc das mudanas espontneas que partem das bases. So necessrias tanto a imaginao local com a liderana poltica (p. 274). O objetivo atual junta-las de um modo inteligente de forma a que uma no anule a outra, num equilbrio sempre instvel, entre a poltica educativa, ao nvel da escola e da aula. A reconstruo da capacidade local tem que estar unida, de foram recproca, da prestao de contas, como parte de uma poltica educativa coerente.

Antonio Bolivar, obra citada

S-ar putea să vă placă și