Sunteți pe pagina 1din 61

Universidade Cruzeiro do Sul Campus Londrina/Integrale

Utilizao de Instrumentos Rotatrio de Nquel-titanio no Retratamento Endodontico

Luis Henrique de Camargo Martins

Londrina 2007

Universidade Cruzeiro do Sul Campus Londrina/Integrale

Utilizao de Instrumentos Rotatrio de Nquel-titanio no Retratamento Endodontico

Luis Henrique de Camargo Martins

Monografia apresentada ao Curso de Ps-Graduao em Endodontia como requisito obteno do grau de Especialista em Endodontia.

Orientador: Profor Ms. Roberto Prescinoti

Londrina 2007

Martins, Luis Henrique de Camargo

Utilizao de Instrumentos rotatrio de nquel-titanio no retratamento endodontico/ Martins, Luis Henrique de Camargo Londrina, 2007. ----f.

Deus,

meus

pais

professores, com todo amor e carinho.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a todos os professores pela pacincia e dedicao em todo o meu processo de aprendizado; aos meus pais por me apoiarem em todas as minhas decises e estarem sempre ao meu lado, s minhas tias e primas que me faziam companhia nas viagens, s Michelles por se mostrarem amigas e colaborarem comigo sempre que precisei; Sandra pela simpatia e carinho; aos meus amigos de curso por fazerem com que cada dia de aula se tornasse sempre prazeroso e divertido e, a todos aqueles que se fizeram presentes no processo de confeco deste trabalho, em especial ao Professor Gilberto, que me orientou com muita sabedoria e dedicao. Obrigada a todos!

RESUMO

O retratamento de canais radiculares uma prtica comum na Endodontia devido falhas relacionadas a intervenes anteriores. Diversas so as tcnicas empregadas com a finalidade de desobturar os canais radiculares de dentes que necessitam de reinterveno. Com o advento da instrumentao rotatria e novos instrumentos de nquel-titanio, diversos autores vem propondo mudanas nas tcnicas de desobturao dos canais radiculares, visando tornar este procedimento mais rpido e menos cansativo para o profissional, bem como reduzir alguns problemas relacionados com o mesmo, tais como o desvio da trajetria original do conduto radicular e a extruso de debris indesejveis durante o retratamento endodontico. O presente trabalho objetiva realizar uma reviso de literatura correlata acerca das novas tcnicas de desobturao dos canais radiculares com o advento dos instrumentos rotatrios de nquel- titanio.

Palavras-chave: rotatrios

retratamento

endodntico,

desobturao,

instrumentos

ABSTRACT

The current study had the aim of evaluating the efficiency of the Protaper files for retreatment. Thirty distal roots of inferior molars were used, instrumented and filled by different professionals with techniques chosen by them. Fifteen roots were unblocked with the manual technique (Gates Glidden + Kerr Files + Hedstren Files) and the other fifteen, by using the Protaper file for retreatment. After radiographic evaluation in the mesio-distal and buccal-lingual

senses, it was observed that the manual technique was proved more efficient than the rotary file.

Key-words: Endodontic retreatment, gutta percha, rotary instruments.

SUMRIO

1 2 3 4

INTRODUO REVISO DE LITERATURA MATERIAIS E MTODOS RESULTADOS

8 9 17 21

5 6 7

DISCUSSO CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

25 28 29

1- INTRODUO:

A terapia endodntica radical considerada como uma srie de etapas importantes e independentes, sendo que, a falha de uma destas fases pode comprometer o resultado de todo o tratamento. Frente ao insucesso do tratamento endodntico, imperativa a anlise criteriosa da situao clnica em sua totalidade para selecionar a teraputica mais adequada.

As modalidades de cirurgia apical foram consideradas, por muito tempo, como o tratamento de eleio para os fracassos endodnticos. Atualmente, em funo do melhor conhecimento dos fatores relacionados ao insucesso e da conscientizao sobre a importncia em se manter um elemento dentrio em estado funcional, a reinterveno

endodntica apresenta-se como o tratamento de eleio nestas situaes, uma vez que, os ndices de sucesso so muito similares aos obtidos com a terapia inicial.

Esta proposta desafia os profissionais a procurar aperfeioar seus conhecimentos e habilidades a fim de limitar a utilizao da cirurgia parendodontica como complemento necessrio apenas quando esgotadas todas as possibilidades clnicas de retratamento convencional, constituindo-se este da completa remoo do material obturador, reinstrumentao e reobturao do sistema de canais, com o objetivo de superar as deficincias da terapia endodntica anterior.

Uma das fases mais desafiadoras deste processo a da remoo do material obturador pr-existente, sendo fundamental o emprego de metodologias precisas que possam constatar a efetividade das tcnicas de esvaziamento do conduto radicular. Nesta etapa, o cirurgio-dentista dispe de um arsenal de instrumentos e meios auxiliares, sendo a tcnica manual a mais comumente usada para esta modalidade de retratamento. Esta basicamente utiliza-se das limas tipo Kerr ou Hedstroem associadas, ou no, ao uso de solventes como xilol, clorofrmio, eucaliptol e solventes base de casca de laranja.

A literatura relata que a presena de resduos de material obturador aderido s paredes do canal radicular pode dificultar ou, at mesmo, impossibilitar o pleno acesso ao sistema de canais radicular, limitando a fase de reinstrumentao a nveis considerados imprprios ou desfavorveis ao xito endodontico. Assim como alerta que microrganismos e restos necrticos presentes em meio massa obturadora no removida, permite a permanncia da infeco intra-radicular e conseqentemente amplia as probabilidades de insucesso da nova interveno.

A crescente necessidade de aperfeioamento das tcnicas e o desejo de torn-las cada vez mais rpidas e seguras estimulou muitos pesquisadores a cogitar a possibilidade de aplicar ou adaptar tcnicas com sistemas mecanizados durante a desobturao e reinstrumentao de canais radiculares. Criando assim uma nova perspectiva para a realizao da reinterveno no-cirrgica na Endodontia.

Ao propor a utilizao dos instrumentos rotatrios de NiTi para esta finalidade, muitos estudos preliminares obtiveram resultados promissores, mesmo com a utilizao nestes estudos de instrumentos desenvolvidos apenas para modelagem de condutos. Embora com metodologia e resultados muito criticados, seus achados demonstraram, comparativamente a tcnica manual, que a desobturao mecanizada foi considerada mais rpida, segura e eficiente, bem como a reinstrumentao dos condutos mantiveram a forma anatmica do canal e preveniu a extruso apical de debris.

Estes achados incentivaram a criao, por meios das mais renomadas marcas mundiais, de uma nova gerao de instrumentos rotatrios, desenvolvidos

especificamente com esta finalidade, que geraram expectativas quanto eficcia destes frente aos desafios que esta modalidade de tratamento representa no dia-a-dia da prtica diria.

A introduo constante de novos instrumentos, de novas tcnicas sejam elas de instrumentao ou desobturao e repreparo, requerem uma avaliao acurada de sua efetividade e aplicabilidade clnica, medida que se defende cada vez mais uma Odontologia baseada em evidncias cientficas. Porm, as metodologias de avaliao da

efetividade das tcnicas de reinterveno requerem tambm aprimoramento, pois compem ponto crucial de questionamento em relao s metodologias aplicadas nas pesquisas pertinentes.

Como o sucesso do retratamento endodontico pode ser comprovado desde a introduo da tcnica manual e com o advento das tecnologias mecnico-rotatrias, oportuna a realizao de uma Reviso da Literatura relacionada com estes modernos protocolos sugeridos para facilitar o processo desobturador. Sendo que o interesse da comunidade cientfica frente aos mtodos de de esvaziamento e limpeza do canal radicular nos retratamentos vem aumentando e uma anlise crtica dos ensaios realizados pode auxiliar a comparar as metodologias e a fiabilidade dos resultados apresentados.

CRUMP, M C. Differential diagnosis in endodontic failure. Dental Clinical North American.v.23, p.617-35, 1979

SOCIEDADE EUROPIA DE ENDODONTIA. Quality Guidelines for Endodontic Treatment: consensus report of the European Society of Endodontology. International Endodontic Journal, Oxford, v. 39, n. 12, p. 921-930. 2006.

LOPES, HP; SIQUEIRA JR, JF. Endodontia: Biologia e Tcnica. 2. ed, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2004.

LOPES, H.P.; GAHYVA S.M.M. Avaliao do limite apical de esvaziamento, na remoo do material obturador dos canais radiculares. Revista Brasileira de Odontologia. Rio de Janeiro, v. 52, n. 1, p.22-26, jan-fev. 1995.

SOMMA, F; et al. The effectiveness of manual and mechanical instrumentation for the retreatment of three different root canal filling materials. Journal of Endodontics, Baltimore, v.34, n.4, p. 466-469, 2008.

BRAMANTE, C. M.; FREITAS, C. V. J. Retratamento endodntico: estudo comparativo entre tcnica manual, ultra-som e Canal Finder. Rec Odontol Univ So Paulo, v.12, n.1, p.13-17, jan./mar. 1998.

Imura N, Zuolo ML, Ferreira MO, Novo NF. Effectiveness of the Canal Finder and hand instrumentation in removal of gutta-percha root fillings during root canal retreatment. Int Endod J. 1996 Nov; 29(6):382-6.

2- REVISO DE LITERATURA:

O retratamento endodntico um procedimento realizado em um dente que recebeu uma tentativa de tratamento definitivo tendo resultado numa condio insatisfatria. O novo tratamento endodntico busca um melhor resultado. Um caso clnico definido como insucesso endodntico quando no h resoluo da radiolucncia periapical em perodo de at quatro anos ou quando h sinais e sintomas clnicos em perodo inferior a este (SOCIEDADE EUROPIA DE ENDODONTIA, 2006).

Quando indicada a reinterveno endodntica, ateno especial deve ser dada tcnica empregada para a remoo do material obturador, pois, apenas se o material obturador for removido completamente e o canal radicular manipulado at o batente apical o bom xito poder ser alcanado, pois a limpeza adequada do sistema de canais radiculares fundamental para o sucesso do novo tratamento institudo (FRIEDMAN; STABHOLZ ; TAMSE, 1990).

Friedman S, Stabholz A, Tamse A. Endodontic retreatment case selections and technique. Part 3. Retreatment techniques. J Endod 1990;16(11):543-9.

A desobturao do canal radicular durante o retratamento envolve muito mais do que simplesmente a remoo do material obturador. Existe uma srie de preocupaes em torno da eficincia e segurana da tcnica a ser utilizada durante esta fase, de modo que ao mesmo tempo seja possvel a obteno de paredes dentinrias livres de cimento e gutapercha e o controle na quantidade de material extrudo para alm do forame apical. Tal situao conduziria ao melhor prognstico do caso, diminuindo as chances de e psoperatrios dolorosos (BARRIESHI-NUSSAIR, 2002; BETTI; BRAMANTE, 2001; BRAMANTE; BETTI, 2000).

Barrieshi-Nussair KM. Gutta-percha retreatment: effectiveness of nickel-titanium rotatory instruments versus stainless steel hand files. J Endod 2002; 28: 454-6. Betti LV, Bramante CM. Quantec SC rotatory instruments versus hand files for guttapercha removal in root canal retreatment. Int Endod J 2001; 34: 514-9.

As tcnicas descritas para remoo de guta-percha e cimento do interior do canal radicular incluem limas manuais, brocas, instrumentos rotatrios, dispositivos aquecidos, aparelhos snicos e ultra-snicos, alm da utilizao de solventes e combinaes entre as tcnicas (AUN; SANTOS, 1989; FRIEDMAN; STABHOLZ; TAMSE, 1990; LOPES; GAHYVA, 1992; SOUSA; BRAMANTE, 1994; WILCOX et al.,1987; ZAKARIASEN; BRAYTON; COLLINSON, 1990).mono7

Friedman e Stabholz (1986) afirmam que durante uma reinterveno a dificuldade em se remover o material obturador proporcional ao grau de compactao deste no

interior do canal. Alm disto, o material obturador prximo ao forame apical ou at mesmo sobre estendido aumenta a complexidade da desobturao. Mono7

O material obturador mais comumente encontrado em dentes que necessitam de retratamento a guta-percha (ALLEN; NEWTON; BROWN, 1989). A qualidade de condensao da guta-percha sugerida pela radiografia deve ser confirmada clinicamente no momento da desobturao. A guta-percha pobremente condensada deve ser removida atravs de trao com limas em direo poro coronria, enquanto que a guta-percha bem condensada deve ser dissolvida e ento removida com limas ou instrumentos rotatrios (STABHOLZ; FRIEDMAN, 1988).mono7

GUTA MONO 2 a TEC MANUAL MONO 2

Os remanescentes do material obturador, seja guta-percha ou cimento, esto envoltos por tecidos necrticos ou bactrias, que podem ser responsveis pela inflamao periapical ou dor (SCHIRRMEISTER et al., 2006).

A eficcia e a segurana durante a remoo do material obturador do sistema de canais so essenciais para alcanar o sucesso no retratamento, sendo que a remoo completa destes constitui uma das maiores dificuldades durante a reinterveno. Diversos materiais podem ser empregados na obturao dos sistemas de canais, como pastas, cimentos de composies variveis, cones de guta-percha, cones de prata e, mais recentemente, cones de Resilon. Contudo, a guta-percha associada a um cimento , na atualidade, a substncia mais empregada (BRAMANTE; FREITAS, 1998; LOPES;

SIQUEIRA, 2004; BARLETTA et al.; GERGI; SABBAGH, 2007; BODRUMLU et al., 2008; ).

O operador dispe dos mais variados mtodos para a remoo destes materiais obturadores, podendo ser trmicos, mecnicos, qumicos e at mesmo a combinao dos trs, de acordo do tipo de material obturador previamente utilizado. A remoo da gutapercha no oferece grandes dificuldades ao operador, desde que sejam utilizados, de forma associada, solventes (clorofrmio, xilol, eucaliptol, leo de laranja) e instrumentos endodnticos. Essa fase tem como objetivo, a retirada total ou parcial do material obturador e permitir o acesso do instrumento endodntico em toda a extenso do canal radicular. A remoo parcial pode ser completada durante a reinstrumentao do canal (AUN; GAVINI; FACHIN, 1998; LOPES; SIQUEIRA, 2004; LOPES; SIQUEIRA, 2004; BODRUMLU et al., 2008).

Inmeras tcnicas de esvaziamento tm sido propostas para o retratamento endodntico, sendo a utilizao de limas manuais a mais freqentemente empregada. Outros mtodos como a utilizao de instrumentos aquecidos, instrumentos rotatrios de nquel-titnio, instrumentos ultrasnicos, lasers e o uso auxiliar dos solventes qumicos (FRIEDMAN; STABHOLZ; TAMSE, 1990; BRAMANTE; FREITAS, 1998; OYAMA; SIQUEIRA; SANTOS, 2002; LOPES; VIDUCIC et al., 2003; SIQUEIRA, 2004; BODRUMLU et al.; DALLAGNOL; HARTMANN; BARLETTA; HAMMAD; QUALTROUGH; SILIKAS; GIULIANI; COCCHETTI; PAGAVINO; S et al.; 2008; NAL et al.; SOMMA et al., 2009).

As brocas Gates-Gliden e Largo so freqentemente utilizadas para remoo do tero cervical e mdio, simplificando o trabalho do profissional de forma eficiente e segura. Nestes teros do canal obturado os instrumentos manuais de maior rigidez e resistncia, como as limas Hedstrem e limas do tipo Kerr, podem ser empregados visando uma melhor penetrao em meio a massa obturadora em direo a poro apical do canal radicular (IMURA et al., 2000; LOPES; SIQUEIRA; ESTRELA, 2004; BODRUMLU et al., 2008).

A remoo do material obturador pela associao solvente-instrumento endodntico manual , certamente, a tcnica mais comumente praticada. A instrumentao manual do canal normalmente auxiliada por um solvente orgnico, levado por meio de uma seringa ou pina clnica e deixado por alguns minutos na cmara pulpar (LOPES; SIQUEIRA, 2004).

TEC ROT MONO 2 Ao propor a utilizao dos instrumentos rotatrios de NiTi, estudos mostraram que estes so rpidos, seguros e eficientes, bem como mantm a forma anatmica do canal e podem previnir a extruso apical de debris (IMURA et al., 1996).

Imura N, Zuolo ML, MO, Novo NF. Effectiveness of the Canal Finder and hand instrumentation in removal of gutta-percha root fillings during root canal retreatment. Int Endod J. 1996 Nov; 29(6):382-6.

It has been reported (4,5) that the retreatment time using rotary instruments was significantly shorter than that using conventional manual files. The authors concluded that the rotary movement might have produced a frictional heat to further soften the gutta-percha, making it easier to remove and thus requiring less solvent use. Another study (6) found that both NiTi and stainless steel hand files were effective in removing gutta-percha from the root canal system, but hand files were faster.
Sae-Lim V, Rajamanickam I, Lim BK, Lee HL. Effectiveness of ProFile.04 taper rotary instruments in endodontic retreatment. Int Endod J 2000;26:100-104. 5 . Ferreira JJ, Rhode JS, Pitt Ford TR. The efficacy of guttapercha removal using ProFiles Int Endod J 2001;34:267-274.

Recentemente, as tcnicas de desobturao dos canais atravs de instrumentos rotatrios tm sido bastante divulgadas. As vantagens dos instrumentos rotatrios no retratamento incluem a manuteno da forma do canal e um curto tempo de trabalho, enquanto as desvantagens incluem a alta incidncia de fratura das limas e o remanescente de material obturador depois do retratamento (GERGI; SABBAGH, 2007;

SCHIRRMEISTER et al., 2006).

Dentre os sistemas rotatrios mais estudados para remoo e reinstrumentao dos canais esto: ProFile (SAE-LIM et al., 2000; KOSTI et al., 2006), Quantec (IMURA et al., 2000), GT Rotary e Flex Master (HLSMANN; BLUHM, 2004), K3 (MASIERO; BARLETTA, 2005), Protaper (HLSMANN; BLUHM, 2004; SAAD; AL-HADLAQ; AL-KATHEERI, 2007) assim como o Race (SCHIRRMEISTER et al., 2006). Mais recentemente, foi introduzido no mercado os Instrumentos Rotatrios para Retratamento ProTaper Universal (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Switzerland) (HAMMAD; QUALTROUGH; SILIKAS, 2008; SOMMA et al., 2008; NAL et al., 2009), o Sistema ProTaper Universal Tulsa (Dentsply Tulsa, Tulsa, OKm EUA) (GIULIANI;

COCCHETTI; PAGAVINO, 2008; S et al., 2008) e os instrumentos rotatrios Mtwo R (retratamento) (SOMMA et al., 2008).

A reinstrumentao do canal feita aps o seu esvaziamento. Todavia, na maioria das vezes, estes procedimentos so realizados concomitantemente (LOPES; SIQUEIRA, 2004) como mencionado em muitos estudos relatados anteriormente. A tcnica para reinstrumentao deve ser a coroa-pice. Essa tcnica tem como objetivo, alm da remoo do material obturador e neutralizao do contedo txico do segmento do canal no instrumentado, a capacidade de reduzir a extruso de material obturador, restos necrticos e produtos microbianos em direo aos tecidos perirradiculares. No retratamento endodntico fundamental que o dimetro do preparo aps a reinstrumentao seja maior do que o dimetro do preparo anterior, princpios possveis de serem seguidos pela tcnica coroa-pice quando executada com movimentos de alargamento (LOPES; SIQUEIRA, 2004). Durante a reinstrumentao devem ser empregados os meios mecnicos e qumicos adequados para promoverem a eliminao ou mxima reduo de bactrias no interior do sistema de canais radiculares, visando criar um ambiente favorvel ao reparo dos tecidos perirradiculares (LOPES; SIQUEIRA, 2004). Estrela (2004) menciona a importncia de um processo efetivo de sanificao durante o esvaziamento e o novo alargamento do canal, principalmente, quando h uma situao de infeco secundria. Aps a reinstrumentao, segue-se com a colocao de uma medicao intracanal e a obturao do canal de forma mais homognea possvel e confinada ao mesmo (LOPES; SIQUEIRA, 2004)

Products such as ProFile (Dentsply Tulsa Dental, Tulsa, OK, USA), Quantec (Sybron Dental Specialties, Orange, CA, USA) and FlexMaster (VDW Anteas, Munich, Germany) have been proposed for removal of root filling materials and have been shown to be more efficient and safer than

traditional hand files (Imura et al. 2000, Sae-Lim et al. 2000, Hulsmann & Bluhm 2004, Schirrmeister et al. 2006a).
Schirrmeister JF, Wrbas KT, Meyer KM, Altenburger MJ, Hellwig E (2006a) Efficacy of different rotary instruments for gutta-percha removal in root canal retreatment. Journal of Endodontics 32, 46972.

Imura et al. (2000) compararam o uso de dois tipos de instrumentos rotatrios de nquel-titnio, Quantec series 2000 (Sybron Dental Specialties, Orange, CA, USA) e ProFile .04 TapersTM (Dentsply Tulsa Dental, Tulsa, OK, USA) e dois tipos de limas manuais do tipo K e Hedstrm (Dentsply Maillefer). As amostras foram divididas em 4 grupos de 25 dentes para cada tcnica, conforme a especificao acima. Para todos os grupos, o retratamento comeou com a remoo cervical do material obturador com brocas GG + solvente e a introduo de uma lima tipo K-file tamanho 15 at alcanar o comprimento de trabalho sendo a seguir, aplicada a tcnica especificada para cada grupo. O remanescente de material foi analisado radiograficamente, sendo o canal reinstrumentado com o mesmo instrumento usado anteriormente, caso houvesse necessidade. A partir dos mtodos de avaliao empregados e da anlise estatstica, os autores encontraram que o grupo das limas Hedstrm teve significativamente menor comprimento de material obturador residual do que o grupo do Quantec. No entanto, no houve diferena significativa entre os 4 grupos em relao a ausncia ou presena de material obturador nas paredes do tero apical, sendo que o grupo que apresentou mais amostras com material residual foi o grupo da Hedstrm. Tambm no houve diferena entre os grupos, em relao extruso de debris atravs do forame apical. No quesito tempo para remoo, o grupo das limas Hedstrm mostrou-se mais rpido. Imura et al. (2000) tambm relataram que o tero cervical e mdio de todos os grupos experimentais no demonstraram material residual, provavelmente devido a eficincia da brocas Gates-Glidden (Dentsply, Maillefer, Switzerland) e solventes usadas nestes teros.

utro estudo comparou o uso dos instrumentos rotatrios ProFile .04 Taper Series 29 (Tulsa Dental Products, Tulsa, OK, USA), auxiliado ou no pelo solvente clorofrmio, com limas manuais do tipo Hedstrm e K-Flex auxiliadas pelo referido solvente para a remoo do material obturador intracanal de 30 dentes anteriores extrados, instrumentados e obturados com guta-percha e cimento Roths 801. Nas 3 amostras, aps a remoo do material, o canal foi re-instrumentado com instrumentos de tamanhos maiores do que o cone principal. A anlise estatstica mostrou que o instrumento rotatrio ProFile obteve melhores resultados do que a instrumentao manual quando analisado o remanescente de material em todos teros do canal, assim como o tempo para remoo desse (SAE-LIM et al., 2000). Kosti et al. (2006) tambm compararam a efetividade dos instrumentos ProFile (Dentsply Maillefer, Bailagues, Switzerland) e das limas Hedstrm, usadas em combinao com as brocas Gates-Glidden, para a remoo da guta-pecha e4 cimentos diferentes de 48 dentes extrados. Ambos os mtodos deixaram materiais obturadores nas paredes do canal, mais no tero mdio e apical, independentemente do tipo de cimento usado. No houve diferena estatstica entre as tcnicas. Masiero e Barletta (2005) compararam a remoo da obturao durante a reinstrumentao dos canais radiculares atravs de diferentes tcnicas: intrumentao manual com limas tipo K; sistema rotatrio K3 Endo (SybronEndo) e os sistemas recprocos M4 (SybronEndo) e Endo-gripper (Mayco Union Broach, York, PA, USA) utilizando limas tipo K (SybronEndo) e acoplados a um motor eltrico. Houve diferena estatisticamente significativa entre as tcnicas somente na remoo do tero apical: o sistema rotatrio K3 Endo deixou a menor quantidade de material obturador neste tero do canal.

Tcnicas usando os sistemas rotatrios de nquel titnio FlexMaster (VDW Antaeos, Mnchen, Germany), GT Rotary (Dentsply Maillefer, Ballaingues, Switzerland), ProTaper (Dentsply, Maillefer) e as limas Hedstrm (VDW Antaeos) tambm foram testadas (HLSMANN; BLUHM, 2004). O estudo analisou a eficcia, a habilidade de limpeza, e a segurana dos mtodos empregados, com ou sem o uso do solvente Eucalyptol. O sistema rotatrio ProTaper e FlexMaster mostraramse significativamente mais rpidos do que as limas Hedstrm e o GT Rotary. A melhor limpeza do canal foi obtida pelos sistemas FlexMaster + Eucalyptol e as limas Hedstrm + Eucalyptol, seguidas pelo ProTaper + Eucalyptol e o GT Rotary +
34

Eucalyptol. No entanto, no houve diferena estatstica no retratamento com ou sem o uso do Eucalyptol. Todos os sistemas rotatrios e o manual se mostraram teis e seguros para remoo da guta-percha. Schirrmeister et al. (2006) tambm estudaram a eficcia dos sistemas rotatrios FlexMaster, ProTaper, RaCe (FKG Dentaire, La Chaux-de-Fonds, Switzerland) e das limas Hedstrm para remoo da guta-percha em canais curvos. Os resultados apontaram o sistema RaCe (sistema com reduo alternada) como sendo o mais eficaz na remoo do material obturador. O grupo do ProTaper e do RaCe foram significativamente mais rpido para remoo do que o grupo das limas Hedstrm e do FlexMaster. Houve alguns instrumentos fraturados nos grupo dos rotatrios, no entanto, no houve diferena estatstica entre os grupos em relao a essa avaliao. Os autores Schirrmeister et al. (2006) ainda relatam que no grupo do ProTaper foram usadas apenas instrumentos de finalizao (F1, F2, F3), uma vez

que, comprovado que o uso dos instrumentos do tipo shaping so impossveis de penetrar na guta-percha sem que ocorra a fratura desse. Considerando a rea apical, provavelmente o pequeno tamanho apical do ltimo instrumento do ProTaper (tamanho 30) foi uma desvantagem desse comparado aos outros grupos (tamanho 35) neste estudo. Apesar disso, Hlsmann; Bluhm (2004), citados anteriormente, tambm mostraram a inferioridade do sistema ProTaper perante outros mtodos de remoo do material obturador do canal. Outro estudo encontrou os melhores resultados para o grupo do ProTaper (Dentsply Maillefer) e do K3 (SybronEndo, West Collins, CA) quando comparados com o uso das limas manuais (Hedstrm Dentsply, Maillefer) para a remoo de material obturador nos trs teros do canal radicular (Tabela 4). Entre os sistemas rotatrios de NiTi no houve diferena significativa. Os autores tambm no encontraram diferena significativa na extruso de debris apicalmente (SAAD; AL-HADLAQ; AL-KATHEERI, 2007).

Bem recentemente, foram introduzidos no mercado os Instrumentos Rotatrios para Retratamento ProTaper Universal (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Switzerland) (HAMMAD; QUALTROUGH; SILIKAS, 2008), o Sistema Rotatrio ProTaper Universal Tulsa (Dentsply Tulsa, Tulsa, OK) (GIULIANI; COCCHETTI; PAGAVINO, 2008) e os instrumentos rotatrios para retratamento Mtwo R (Sweden & Martina, Padova, Italy) (SOMMA et al., 2008), os quais oferecem instrumentos rotatrios especificamente para remoo do material obturador dos canais radiculares, alm dos instrumentos de modelagem e finalizao (S et al., 2008).

O novo ProTaper para retratamento (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Switzerland) composto por 3 instrumentos de comprimentos e conicidades (taper) diferentes. Eles so usados em seqencia para remoo do material obturador, podendo ser auxiliados por solventes qumicos. O instrumento D1, remove o material do tero cervical, o D2 do tero mdio e o D3 do tero apical do canal, sendo usado com leve presso apical (HAMMAD; QUALTROUGH; SILIKAS, 2008). Ao comparar o uso dos instrumentos ProTaper para retratamento e o uso das limas manuais tipo K para remoo da guta-percha, as limas manuais demonstraram ser mais eficientes do que os instrumentos rotatrios (HAMMAD; QUALTROUGH; SILIKAS, 2008) (Tabela 5).

Somma et al. (2008) tambm testaram o ProTaper para retratamento (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Switzerland) comparando esse com outro sistema rotatrio atual, o Mtwo R (Sweden & Martina, Padova, Italy), e com as limas manuais (Dentsply, Maillefer). Nenhum dos grupos apresentou falhas ou deformao dos materiais, assim como no foram relatadas perfuraes ou fraturas dos instrumentos. Os sistemas rotatrios limparam menos as paredes dos canais do que os instrumentos manuais e tambm apresentaram mais extruso de debris apicais. Apesar de serem tcnicas que removem mais rapidamente o material obturador. S et al. (2008) concluram que a combinao da instrumentao manual com a rotatria parece ser uma boa opo para melhorar a limpeza apical. Os autores realizaram a tcnica manual com limas Hedstrm (Dentsply/ Maillefer) para desobturao seguida pela re-instrumentao do canal ou, o sistema de

instrumentos rotatrios de NiTi para retratamento ProTaper Universal (D1, D2, D3) (Tulsa Dental, Tulsa, OK). Quando o sistema ProTaper Universal para retratamento foi utilizado, a re-instrumentao foi realizada com os instrumentos rotatrios ProTaper Universal para modelagem e finalizao (S1, SX, S2, F1, F2 e F3). O estudo no demonstrou diferena significativa entre tcnicas no tero apical. Giuliani, Cocchetti e Pagavino (2008) avaliaram a eficcia do sistema rotatrio para retratamento ProTaper Universal, ProFile 0.06 e instrumentao manual com limas K na remoo dos materiais obturadores. Os instrumentos rotatrios provaram ser bem mais rpidos do que os instrumentos manuais para a desobturao dos canais. o Sistema ProTaper Universal para retratamento deixou mais limpas as paredes dos canais radiculares do que a instrumentao manual e o uso do ProFile. Outros autores compararam o remanescente de material obturador radicular depois do retratamento de canais curvos usando instrumentos manuais do tipo K e Hedstrm (Dentsply, Maillefer), rotatrios ProFile (Dentsply, Maillefer) e os mais recentes instrumentos rotatrios para retratamento: R-Endo (Micro-Mega, Besanon, France) e ProTaper Universal (Dentsply, Maillefer, Ballaigues, Switzerland). Para tal, foram selecionados 56 molares com curvatura de 2042, sendo os mesmos extrados, instrumentados com instrumentos NiTi ProFile at taper 0.06 equivalente ao tamanho #30, obturados com cone de guta-percha e cimento AH Plus (De-trey-dentsply, konstanz, Germany). A condesao foi realizada atravs do System B (Analytic Technology, redmond. VA, USA) e Obtura II (Obtura Spartan,
37

Fenton, MO, USA) e, finalmente, distribudos em 4 grupos para retratamento com uma das tcnicas descritas acima. Considerando o canal por inteiro, os instrumentos

ProTaper para retratamento e os instrumentos R-Endo foram menos efetivos do que os instrumentos Manuais e ProFile na remoo do material obturador das paredes dos canais curvos. A anlise estatstica foi realizada aps a observao de radiografias nas direes proximais e buco-lingual. Em qualquer das tcnicas, foram encontradas maiores quantidades de remanescente obturador no tero apical do que nos outros teros do canal. Entretanto, houve diferena entre tcnicas em relao ao tempo para a desobturao, sendo o ProTaper e os instrumentos manuais mais rpidos do que o ProFile. Outros achados, foi que a maior quantidade de erros, como fraturas de instrumentos e perfuraes radiculares, foi identificada no grupo do ProTaper. Em relao a extruso apical de materiais, no houve diferena estatstica entre os grupos (NAL et al., 2009). Nenhuma das tcnicas de remoo do material obturador foi capaz de produzir completa limpeza das paredes do canal radicular (IMURA et al., 2000; BARRIESHI-NUSAIR, 2002; HLSMANN; BLUHM, 2004; KOSTI et al., 2006; SAAD; AL-HADLAQ; AL-KATHEERI, 2007; S et al., 2008; GIULIANI; COCCHETTI; PAGAVINO, 2008). 2.5.2 MATERIAIS OBTURADORES X TCNICAS DE DESOBTURAO Vrios estudos compararam a eficcia de diferentes tcnicas para remoo dos mais diversos materiais obturadores utilizados atualmente (KOSTI et al., 2006; HAMMAD; QUALTROUGH; SILIKAS, 2008; SOMMA et al., 2008; BODRUMLU et al., 2008; S et al., 2008). Kosti et al. (2006) usaram os cimento base de xido de zinco e eugenol Roth 811 (Roth Internaciotional, Chicago, IL, USA), o cimento contendo resina AH26 (Dentsply Maillefer), o cimento base de ionmero de vidro Endion (Voco Dental Products, Cuxhaven, Germany), ou o cimento base de polidimetilsiloxano RS Roekoseal Single Dose (Roeko Dental Products, Langenau, Germany) alternados com uso dos instrumentos de NiTi Profile e Hedstrm + Gates-Glidden como j

citado anteriormente. Os autores encontraram maior quantidade de remanescente


38

do cimento AH26 no tero mdio e apical do canal independente da tcnica, sendo significativamente diferente dos outros materiais. Outro estudo comparou a percentagem de volume, em 3-D, de remanescente de material nos canais preenchidos com RealSeal - Resilon + cimento a base de resina (Pentron Clinical Technologies, Wallingford, CT), EndoRez cimento base de resina dimetacrilato (Ultradent Inc, South Jordan, UT), GuttaFlow contm partculas de guta-percha (Coltne/Whaledent, Altsttten, Switzerland) e guta-percha com o cimento TubliSeal cimento base de xido de zinco e eugenol (SybronEndo, Orange, CA). O retratamento foi realizado com os limas manuais ou com instrumentos rotatrios. O grupo do EndoRez e GuttaFlow apresentou significativamente menor percentual de material obturador remanescente do que o grupo da guta-percha e cimento TubliSeal quando a tcnica rotatria foi utilizada. Quando realizada a tcnica manual, o grupo da GuttaFlow tambm apresentou menor percentual de material remanescente do que o grupo da guta-percha, sendo essa diferena significativa (HAMMAD; QUALTROUGH; SILIKAS, 2008). O Resilon (usado juntamente com o RealSeal) foi o material que exigiu maior tempo de remoo quando comparados a guta-percha e ao EndoRez, durante a desobturao com instrumentos rotatrios. O EndoRez foi o material que apresentou menor quantidade de remanescente obturador nas paredes do canal aps a desobturao, independentemente da tcnica utilizada (SOMMA et al., 2008). No estudo de Bodrumlu et al. (2008) foi demonstrado que a remoo dos materiais Resilon/Epiphany (Pentron Clinical Technologies, Wallingford, Conn.) das

paredes dos canais radiculares foi mais rpida e eficiente do que a remoo da gutapercha/ AH Plus quando usadas as brocas Gates-Glidden acrescidas ou no de clorofrmio. S et al. (2008) usaram duas tcnicas diferentes (manual e rotatria) com os cimentos EndoFill cimento base de xido de zinco e eugenol (Dentsply Ind e Com Ltda, Petrpolis, RJ, Brasil) e AH Plus cimento base de resina (Dentsply De Trey GmbH, Konstanz, Germany). Eles encontraram diferena significativa apenas do grupo que usou a instrumentao manual com o material obturador Endofill, o qual apresentou menor quantidade de material remanescente do que os outros. Os autores sugerem que a melhor adeso s paredes de dentina dos cimentos base de resina pode tornar a remoo, com instrumento rotatrio, mais difcil.

REINSTRUM MONO2

O retratamento endodntico um procedimento realizado em um dente que recebeu uma tentativa de tratamento definitivo tendo resultado numa condio insatisfatria. O novo tratamento endodntico busca um melhor resultado. Um caso clnico definido como insucesso endodntico quando no h resoluo da radiolucncia periapical em perodo de at quatro anos ou quando h sinais e sintomas clnicos em perodo inferior a este (SOCIEDADE EUROPIA DE ENDODONTIA, 2006).

O retramento endodntico um procedimento realizado sobre um dente que recebeu uma tentativa anterior de tratamento definitivo que resultou em uma condio que requer um novo tratamento endodntico adicional para a obteno de um resultado bemsucedido (Carr, 2000)

Friedman, Rotstein e Shar-Lev (1989) demonstram que o sistema Canal Finder capaz de desobturar canais radiculares em experimentos realizados in vivo e in vitro, mantendo a curvatura da raiz e consumindo um tempo menor do que a tcnica manual. Mono 7

EXTRUSAO MONO7 A idia de se utilizar dispositivos automatizados para a remoo da gutapercha vem sendo desenvolvida h algum tempo. Friedman, Rotstein e Shar-Lev (1989) demonstraram manuteno de curvatura em dentes desobturados com o sistema Canal Finder, afirmando que a tcnica rotatria consumiu menos tempo do que a manual na realizao da mesma tarefa. Diversos autores observaram capacidade de remoo de guta-percha semelhante em desobturaes realizadas com limas rotatrias de nquel-titnio e
77

limas manuais (BARRIESHI-NUSAIR, 2002; CONGILIO; AKISUE, 2002; FERREIRA; RHODES; PITT FORD, 2001). At o presente, no havia sido realizada nenhuma comparao entre a tcnica manual e mecnico-rotatria com limas de nquel-titnio durante a desobturao envolvendo a quantificao do material extrudo em que o limite da obturao prvia tambm fosse um fator de variao. Imura et al. (2004) realizaram uma retrospectiva de 2.000 casos demonstrando que limites de obturao no vrtice radiogrfico ou alm deste revelaram maiores ndices de insucesso do tratamento endodntico do que obturaes que estavam aqum vrtice. Devido a fatores como este, um dos grupos do presente estudo foi composto por dentes obturados justo ao forame, simulando uma das situaes clnicas que podem necessitar de

retratamento. Existe grande dificuldade em se obter resultados confiveis no estudo da extruso apical em reintervenes endodnticas quando se busca avaliar tcnica de desobturao utilizada e limite de obturao presente, devido necessidade de estandardizao de todos os passos do experimento. Diversos fatores poderiam influenciar nos resultados desta quantificao. Sendo assim, para que a pesquisa fosse conduzida da maneira mais adequada possvel, foram tomadas precaues referentes a vrias etapas da fase experimental.

SOLVENTES MONO7 A utilizao dos solventes continua a ser empregada, mesmo com o advento dos sistemas rotatrios, no intuito de facilitar a desobturao do material obturador bem condensado. Sae-Lim et al. (2000) verificaram a eficincia das limas de nqueltitnio da srie Profile.04 na desobturao e no observaram diferenas
81

estatisticamente significantes na quantidade de resduos com ou sem a utilizao do clorofrmio em conjunto com a tcnica mecnico-rotatria. Em contrapartida, Ferreira, Rhodes e Pitt Ford (2001) afirmaram que a eficincia na remoo da gutapercha com a tcnica mecnico-rotatria maior quando associa-se a utilizao do solvente. No presente estudo optou-se por empregar o solvente em ambas as tcnicas para que houvesse uma padronizao das substncias qumicas utilizadas no interior do canal durante a desobturao Outros autores concordam que a utilizao de seqncias de instrumentos de maneira tal que se realize uma desobturao crvico-apical, com constante irrigao
88

so detalhes importantssimos na preveno de extruses (VANSAN et al., 1997; WU; WESSELINK; WALTON, 2000). Na utilizao da tcnica mecnico-rotatria, para que a guta-percha seja removida de maneira mais rpida e eficiente importante que o instrumento toque as paredes do canal radicular, no permanecendo somente no centro do material obturador, pois desta maneira possvel observar atravs da viso e do tato que

muito material fica aderido s paredes laterais do canal. Para facilitar a desobturao importante que o dimetro dos instrumentos rotatrios seja compatvel com o canal
92

radicular. Instrumentos rotatrios so apontados por Ruddle (1997) como o mtodo mais eficiente na remoo da guta-percha, desde que o instrumento apresente dimetro compatvel com o do canal radicular.

Valois et al. (2001) acreditam que as fraturas dos instrumentos rotatrios de nquel-titnio durante as desobturaes ocorrem devido ao acmulo de gutapercha na ponta do instrumento, recomendando a limpeza constante da ponta das limas como medida de segurana. Neste estudo ocorreu somente um caso de fratura de um instrumento da srie Quantec 25/.06 no incio da desobturao de um espcime, entretanto o fragmento foi removido durante a utilizao da lima subseqente da seqncia estipulada. A ponta do instrumento rotatrio tende a ficar travada no material obturador. A probabilidade da ocorrncia de fratura do instrumento pode ser diminuda evitandose seu uso por mais de cinco vezes, conforme orientao do fabricante.
94

Por tudo o que foi discutido nota-se que assunto de grande importncia utilizar tcnicas que minimizem a quantidade de material extrudo em casos de reintervenes, no intuito de reduzir a fadiga do profissional durante o atendimento clnico na fase de desobturao e proporcionar ao paciente menores chances de reagudizaes, impedindo desta maneira que a extruso atrase ou impea a cura dos tecidos periapicais. Outro tpico a ser lembrado seria a limpeza final que estas tcnicas proporcionam, a qual deve ser estudada aps a desobturao em diferentes limites apicais de obturao para se alcance um conhecimento cada vez mais detalhado e completo em relao aos procedimentos endodnticos

FRATURA INST E EXTRUS MON DESOB

Em 1997, Hlsmann e Stotz(16) propuseram avaliar a eficcia e a segurana de cinco diferentes tcnicas de remoo de guta-percha dos canais radiculares. Investigaram o tempo gasto para se chegar ao comprimento de trabalho, tempo para a remoo de guta-percha e quantidade de material extrudo apicalmente em 120 dentes de humanos anteriores e prmolares unirradiculares que previamente foram alargados at lima 35 e obturados com condensao lateral de gutapercha e cimento AH26. A amostra foi dividida em 5 grupos nos quais utilizaram, respectivamente: (A) Gates Glidden e Hedstren, (B) Hedstren; (C) Hedstren e clorofrmio, (D) Endotec e Hedstren e (E) XGP drill e Hedstren. Os dentes foram esplintados longitudinalmente e fotografados. Concluram que a tcnica mais rpida para se chegar ao comprimento de trabalho foi usando XGP drill, acompanhado de Gates Glidden, Hedstren com clorofrmio, e Endotec. Houve grande diferena entre o tempo gasto entre as tcnicas manuais e rotatrias, tendo gasto o menor tempo o XGP drill seguido por Gates Glidden, Endotec, Hedstren com clorofrmio e Hedstren. Quanto ao material extrudo apicalmente, notou-se que no excederam 0,1mg, no tendo diferena entre os grupos; no entanto, os canais foram mais bem limpos com o uso de Hedstren; seguido por Gates Glidden, Hedstren com clorofrmio, XGP drill (que sofreu fratura de duas limas no tero apical) e Endotec mostrando que o risco de fratura do instrumental no compensou o tempo economizado.

ROTARY MON DESOB Bramante e Betti, 2000(06), avaliaram o sistema Quantec para a remoo de gutapercha. No experimento os autores utilizaram 30 incisivos centrais instrumentados e obturados divididos em 3 grupos randomizados de 10 elementos cada. A remoo da guta- percha foi feita com o uso do sistema rotatrio Quantec (com limas SC) e reduo de contra-ngulo de 16:1 e motor eltrico, variando-se a velocidade dentro de cada grupo que foram: grupo 1 com 350 rpm, grupo 2, 700 rpm e grupo 3 1500 rpm avaliando- se o tempo gasto para alcanar o comprimento de trabalho, tempo para a remoo da gutapercha, tempo total, extruso apical do material durante a remoo e o nmero de fratura de instrumentos. Aps a remoo do material os dentes foram radiografados e avaliado a limpeza da parede do canal radicular. Em seguida, os dentes foram esplintados longitudinalmente, seccionados e a limpeza das paredes do canal radicular avaliadas visualmente, digitalizadas usando scanner e os resduos mensurados. Notaram que o grupo com 1500 rpm foi significativamente mais rpido que os demais grupos e que a quantia de material extrudo apicalmente no foi significantemente diferente entre os grupos. Na limpeza do tero mdio podese notar radiograficamente grande diferena entre os
14

grupos, nesta, o grupo com 350 rpm teve a maior quantidade de debris. O grupo 1 resultou em 6 instrumentos fraturados; no grupo 2; quatro instrumentos fraturados e no

grupo 3 apenas um instrumento fraturado. Concluram que a limpeza e a presena de debris foram equivalentes entre os grupos, mas o uso de 1500 rpm proporcionou maior agilidade com menos nmeros de instrumentos fraturados. Em 2001, Ferreira et al. (11) testaram a eficincia da remoo de guta percha usando o Sistema ProFile. Selecionaram 48 dentes de humanos com canais radiculares com curvatura entre 25o e 45o que foram instrumentados pelo mtodo estandardizado com Do= 30 e conicidade .04 e foram obturados com condensao vertical de gutapercha. Compararam a remoo do material obturador entre as tcnicas com limas K flexofile com clorofrmio; lima tipo H com clorofrmio; ProFile .04 com clorofrmio e ProFile .04. Mensuraram o tempo de execuo da tcnica e a presena de debris remanescentes. As razes foram divididas em teros apical, mdio e cervical e medido numa escala de 0 (sem debris) a 3 (>50% paredes com debris) e observadas radiograficamente. Os resultados de presena de debris remanescentes nos canais radiculares instrumentados com lima K + clorofrmio; ProFile + clorofrmio foram mais baixo e no significativamente diferente entre os 3 nveis de razes examinadas; enquanto que lima Hedstren e ProFile + clorofrmio no apresentaram resultados significativamente diferentes na poro apical. De maneira geral a limpeza do tero cervical foi superior quando comparado ao tero apical. Os resultados indicaram que o sistema ProFile e limas manuais + clorofrmio apresentam limpeza similar, mas que com ProFile houve
15

maior economia de tempo na execuo da desobturao quando comparado a limas

manuais. No mesmo ano, 2001, Betti e Bramante(05) compararam o sistema rotatrio Quantec (com limas SC) com instrumentos manuais para a remoo de gutapercha. Neste, utilizaram 20 incisivos centrais superiores de humanos com canal nico e reto alargados e obturados que foram divididos randomicamente em 2 grupos de 10 elementos cada. No grupo 1 utilizaram o sistema SC Quantec e no grupo 2 as limas manuais associadas a solvente. Avaliaram os seguintes fatores: tempo gasto para atingir o comprimento de trabalho, tempo para remover a gutapercha, tempo total gasto, extruso apical de material durante a remoo e o nmero de instrumentos fraturados. Aps radiografados, os dentes foram esplintados, cortados longitudinalmente e se avaliou visualmente a limpeza dos canais radiculares e as respectivas radiografias foram digitalizadas e os debris residuais avaliados. Verificaram os teros cervical, mdio, apical bem como para o canal radicular como um todo. Constataram que o tempo de remoo foi significativamente menor quando usado Quantec com limas SC, enquanto que o material extravasado apicalmente no foi significativamente diferente entre os grupos. As avaliaes visual e radiogrfica das paredes dos canais radiculares revelaram que os instrumentos manuais associados solventes executaram melhor limpeza que o sistema mecnico no tero cervical e no canal radicular como um todo e que embora o sistema Quantec com limas SC demore menos tempo para o remoo do material obturador as limas manuais com uso concomitante de solvente limpam o canal radicular de forma mais eficiente.
16

Baratto Filho et al. (2002)(03) avaliaram a eficincia do sistema ProFile .04 durante o

retratamento de canais radiculares com gutapercha. Um total de 30 dentes de humanos caninos inferiores unirradiculares foram divididos em 3 grupos; os canais radiculares foram tratados com sistema rotatrio e obturados com a tcnica Thermafil (grupo 1), compactao termomecnica (grupo 2) e condensao lateral (grupo 3). Aps 14 dias da obturao, os canais radiculares foram retratados com sistema ProFile .04 em seqncia estandardizada 90, 60, 45, 35 e 30 com velocidade de 300 rpm em sentido coroa-pice. Os dentes foram esplintados e seccionados longitudinalmente e analisados por 2 observadores. Notaram que o sistema ProFile alcanou o comprimento de trabalho em todos os casos; porm a completa remoo de guta percha ocorreu somente em 3 espcimes (dois do grupo 1 e um do grupo 2) sendo os obturados pelo Thermafil removidos facilmente em todos os casos. Concluram que o sistema ProFile .04 foi inadequado na remoo total do material obturador, embora tenha chegado rapidamente ao comprimento de trabalho. Os endodontitas hoje, no intuito de diminuir sesses para o retratamento do canal radicular tm usado o sistema rotatrio e seus diferentes sistemas associados ou no aos solventes. Em 1979, Bergenholtz(04) comprovou que a extruso apical de debris maior que 0,1mg e a sobre instrumentao eram responsveis por Flare-ups (agudizaes) e aparecimento de nova leso periapical. Na atualidade, a extruso de debris continua sendo alvo de pesquisas e entre as tcnicas de desobstruo dos canais radiculares verificou-se que h pouca extruso apical de material obturador, sendo menor que

0,1mg e praticamente no gerando risco de reagudizao do processo inflamatrio. O uso dos instrumentos rotatrios apresentam melhor eficincia quando utilizadas com 1500 rpm; nesta velocidade houve menor ndice de fraturas dos instrumentos
22

rotatrios alm de permitir uma maior plasticidade da guta-percha e consequentemente sua maior remoo (Betti e Bramanti, 2001)(05). Apesar dos sistemas rotatrios: Quantec, ProFile, Protaper XGP drill, Endotec serem significativamente mais rpido que o sistema manual de lima K associado a lima Hedstren este ainda apresenta maior limpeza do tero apical do canal radicular (Hlsman & Stolz, 1997(16); Ferreira et al., 2001(10); Betti e Bramante, 2001(05); Baratto et al., 2002(03); Hlsmann e Bluhm, 2004(17)), salvo no caso do uso do sistema K3 endo que apresentou a maior limpeza do tero apical (Masiero e Barletta, 2005)(21) O uso de solventes como eucaliptol, clorofrmio auxiliam na dissoluo da gutapercha diminuindo o tempo gasto na desobstruo do canal radicular (Hlsmann & Stolz, 1997(16); Tanomaru et al., 1999(22); Ferreira et al., 2001(10); Viduvic et al., 2003(24); Hlsmann e Bluhm,2004(17)) quando associado lima K, lima tipo Hedstren, ProFile, Protaper e Flexmaster; no entanto, para o sistema K3 Endo o uso de solvente seria insignificante na reduo do tempo gasto para alcanar o comprimento de trabalho ou como auxiliar na limpeza (Masiero e Barletta, 2005)(21). Pode-se dizer que o uso do solvente embora diminua o tempo gasto para a remoo da guta-percha ele apresenta certa citotoxicidade e quando a opo da remoo da guta-percha for pelo sistema rotatrio o uso do solvente desnecessrio (Betti e

Bramanti, 2001(05); Viduvic et al. 2003(25); Masiero e Barletta, 2005(21)).

PAIVA & ANTONIAZZI (1988) observando fracassos na terapia endodntica concluram que estes decorrem de erros operatrios durante o preparo do canal em virtude do desconhecimento da anatomia que condiciona instrumentao inadequada. Estes mesmos autores advertem sobre o risco de obliterao da poro apical por raspas de dentina da instrumentao, principalmente em canais curvos e, por isso, recomendam sucessivas trocas de Endo-PTC neutralizado pela irrigao com lquido de Dakin, para que e efervescncia arraste por ao mecnica as partculas da dentina excisada, evitando seu acmulo apical.

DEZAN JR et al (1995) citaram que muitos endodontistas acreditam que o sucesso do tratamento endodntico depende mais do que se tira do interior do canal radicular do que daquilo que se pe dentro dele.

LOPES & GAHYVA (1995) ressaltaram a necessidade de uma anlis criteriosa da situao clnica a fim de se optar pelo retratamento convencional ou pela opo cirrgica. Estes autores tambm deixam claro que o retratamento endodntico convencional vem se tornando cada vez mais primeira opo. xx WILCOX apud DEZAN JR et al (1995) relatou a necessidade de se remover o material obturador da melhor maneira possvel, a fim de se expor possveis remanescentes

de tecidos necrticos ou bactrias, os quais podem ser responsveis pela falha do tratamento.

tomografia A utilizao de tomografia computadorizada para quantificar o volume de material remanescente pode ser um mtodo promissor. Rhodes et al.(1999) inferem a possibilidade de utilizao desse mtodo no destrutivo para avaliao das reintervenes. Porm, Zanesco (2004), relata a utilizao de um tomgrafo computadorizado de mltiplos detectores para quantificao do volume do material remanescente quando da comparao das tcnicas: oscilatria com o emprego do sistema Endo Gripper e rotatria com o emprego do sistema Profile na desobturao de canais mesiais de molares inferiores. Os resultados demonstraram que o sistema de rotao alternada removeu, de forma significativa, maior quantidade de material. No entanto, nenhuma das tcnicas foi capaz de remover completamente o material obturador do interior dos canais radiculares.

DallAgnol (2005) avaliou in vitro a eficcia na remoo de material obturador valendo-se das tcnicas: manual com limas tipo K, oscilatria com limas tipo K acopladas a contra-ngulo NSK acionado por motor eltrico, rotatria com limas ProTaper associadas a contra-ngulo NSK acionado por motor eltrico, usando em todos os grupos o cimento obturador AH Plus. A quantificao de material obturador remanescente no interior de canais radiculares foi aferida atravs da tomografia computadorizada. A comparao das mdias das porcentagens de material obturador removido, no demonstrou diferena estatisticamente significativa entre os trs grupos estudados. No

entanto, analisando a associao do percentual de material obturador removido encontrou diferena estatisticamente significativa com maior nmero de casos com menos de 50% de seu material obturador removido no grupo da tcnica oscilatria.

O at aqui exposto mostra o existir de diversas propostas visando avaliar o remanescente de material obturador aps desobturao e repreparo de canais. Mesmo assim, estudos sob esse prisma carecem de pesquisas comparativas, pois, at o momento no existem dados que permitam afirmar se um mtodo de avaliao mais preciso que outro, sendo isso ento o que se pretende estudar com este trabalho.

PESCE et al (1996) analisaram 130 dentes permanentes quanto qualidade de obturao dos canais radiculares, presena ou no de rarefao periapical e sintomatologia presente atravs de anlise radiogrfica e concluram que a maior porcentagem de insucesso no tratamento endodntico a obturao radicular incompleta, levando necessidade de retratamento.

TANOMARU FILHO et al (1996) comentaram que a guta percha associada a um cimento endodntico o material mais encontrado no canal radicular. Neste mesmo trabalho, os autores fazem uma reviso das tcnicas e meios auxiliares para o retratamento endodntico e concluram que, embora estas tcnicas fossem pouco divulgadas na literatura como dispositivos auxiliares, o ultra-som e o Canal Finder recebiam destaque.

BRAMANTE & FREITAS (1998) compararam as tcnicas manual, ultra-som e Canal Finder e ordenaram, segundo tempo consumido, a tcnica mais rpida para

remoo da material obturador do interior dos canais radiculares como sendo a manual (utilizando-se limas Kerr e Hedstren), seguida do ultra-som e Canal Finder. No entanto, estatisticamente, no houve diferena entre as tcnicas quanto eficincia em remoo de guta percha. Os autores destacaram ainda que nenhuma das tcnicas foi capaz de limpar completamente os canais, nos quais observaram, com freqncia, resduos de cimento e de guta percha aderidos parede do canal.

ESTRELA et al (1998), avaliando a prevalncia de dor aps o retratamento endodntico, analisaram 184 dentes obturados, dos quais 110 apresentavam-se assintomticos (ausncia total de dor) e 74 sintomticos (dor leve, moderada e severa). Utilizaram-se brocas Gates Glidden, solventes (eucaliptol e xilol) e instrumentos endodnticos para remoo de material obturador, quando se tratava de cimento, pasta e/ou guta percha. A maioria dos dentes apresentou-se assintomtica aps o retratamento. Os autores comentam ainda, que os casos sintomticos podem ter ocorrido por fatores de ordem tcnica como substncias qumicas e tcnica de instrumentao.

KIVIST & REIT (1999) realizaram um estudo com 95 dentes com tratamentos endodnticos falhos, os quais foram retratados cirrgica ou no cirurgicamente, e perceberam que o retratamento cirrgico, embora apresente resultados mais rpidos, tambm pode implicar num risco maior de falhas tardias.

FIDEL et al (1999), numa anlise comparativa sob microscopia eletrnica de varredura de trs tcnicas de retratamento endodntico, de acordo com a soluo irrigadora final, utilizaram 15 dentes humanos extrados e unirradiculares, preparados e obturados com guta percha e cimento base de xido de zinco e eugenol (Fill Canal).

Tais dentes foram desobstrudos manualmente, com auxlio do solvente eucaliptol e, aps isso, instrumentados segundo a tcnica de Paiva e Antoniazzi (Endo PTC + Soluo de Dakin). Os dentes foram separados em trs grupos de acordo com o tipo de soluo utilizada para irrigao final (lquido de Dakin por um minuto; EDTA por 15 minutos ou cido ctrico por um minuto). Os autores concluram que nos teros mdio e cervical no houve diferena estatstica significante entre as trs solues. Porm, no tero apical, o EDTA demonstrou melhores resultados em relao ao cido ctrico e o liquido de Dakin.

TANOMARU FLHO et al (1999) avaliaram radiograficamente a capacidade de limpeza de diferentes tcnicas de retratamento endodntico, no qual utilizaram-se 60 caninos humanos superiores extrados. Tais dentes foram divididos em seis grupos: Grupo 1 (limas Kerr associadas a limas Hedstren), grupo 2 (Limas Kerr com limas Set), grupo 3 ( limas Kerr, limas Set e brocas Gates Glidden) e nos grupos 4, 5 e 6 utilizaram-se as mesma tcnicas descritas anteriormente, respectivamente, associadas ao solvente eucaliptol. Tal estudo levou os autores a conclurem que o grupo no qual obtiveram melhores resultados, nos teros cervical e mdio, foi aquele em que utilizaram-se limas Kerr associadas s limas Set e Gates Glidden com uso de solventes.

SAE LIM et al (2000) estudaram a efetividade da lima Profile taper 04 no retratamento endodntico, utilizando-se 30 dentes unirradiculares, os quais foram submetidos ao retratamento com trs diferentes tcnicas de remoo de guta percha: lima Profile taper 04; lima profile taper 04 associada ao clorofrmio e a tcnica manual (limas Kerr e Hedstren com clorofrmio). O grupo em que utilizaram-se limas Profile sem solvente apresentou menor resduo de guta percha que os demais.

FIDEL et al (2000) realizaram um estudo e avaliaram o uso de sistema rotatrio (Profile 29 taper 04) associado ou no a solvente. Para tal estudo, utilizaram 20 dentes humanos extrados, obturados com guta percha e Fill Canal pela tcnica de condensao lateral. Para o retratamento utilizou-se o instrumento Orifice Shaper at o tero mdio dos canais radiculares de todos os dentes e limas Profile srie 29#7 Taper 04. Os dentes foram divididos em dois grupos de 10: num grupo utilizou-se solvente e no outro no. Os resultados obtidos por eles demonstraram maior eficcia na remoo do material obturador quando o Sistema Profile no estava associado ao eucaliptol. Este resultado os levou a acreditar que a utilizao do solvente provocou a diluio da guta percha, que adquiriu consistncia pastosa, facilitando a sua penetrao nos tbulos dentinrios, tornando assim a sua remoo mais difcil.

BUENO & VALDRIGHI (2000) avaliaram a efetividade de cinco solventes de guta percha e de quatro tcnicas de desobstruo de canais radiculares. As tcnicas avaliadas foram: limas manuais associadas a solvente; brocas Gates Glidden associadas a limas manuais e solventes; brocas Gates Glidden associadas Canal Finder e solvente e, por ltimo, brocas Gates Glidden associadas a ultra-som e solvente. Aps a utilizao de todas as tcnicas, os autores realizaram o chamado procedimento complementar, no qual utilizava-se uma lima envolta em algodo embebido em solvente, que era introduzida no canal com movimentos de rotao por 20 segundos e em seguida, outra lima de mesmo dimetro com algodo seco por 10 segundos, com os mesmos movimentos. Estes autores concluram que a tcnica de desobstruo do grupo II (brocas Gates Glidden associadas a limas manuais e solvente) foi a mais rpida e efetiva na desobstruo dos canais radiculares, enquanto as demais tcnicas, menos efetivas, foram estatisticamente, equivalentes entre si.

FIDEL et al (2000) analisaram a capacidade de limpeza das paredes dos canais radiculares atravs de microscopia eletrnica de varredura, aps a reinstrumentao, utilizando-se duas tcnicas: limas Kerr associadas a limas Hedstren e limas Flexofile associadas s limas Hedsten. Os autores observaram que a maior capacidade de limpeza foi do grupo em que se utilizaram limas Flexofile associadas a limas Hedsten.

IMURA et al (2000) compararam duas tcnicas manuais e duas tcnicas rotatrias para retratamento endodntico, utilizando 100 dentes humanos extrados, previamente obturados pela tcnica de condensao lateral. A remoo de guta percha foi realizada por limas Kerr, limas Hedstren, limas rotatrias Quantec (1-10) ou limas rotatrias Profile taper 04. Os autores concluram que todas as tcnicas foram eficientes e, embora no apresentassem diferenas estatisticamente significantes, o grupo em que foram usadas limas Hedstren apresentou melhores resultados que o grupo em que foi usado o sistema Quantec.

SIQUEIRA Jr. (2000) em seu estudo sobre a etiologia das falhas no tratamento endodntico, concluiu que uma das principais causas para que isto ocorra seja a persistncia de microorganismos na poro apical do sistema de canais radiculares, at mesmo num tratamento endodntico adequado.

FERREIRA et al (2001) avaliaram a eficcia das limas Profile para remoo de guta percha, atravs de um estudo, no qual utilizaram-se 48 dentes e diferentes tcnicas de remoo de guta percha: K-Flexofile com clorofrmio; Hedsten com clorofrmio; Profile com clorofrmio e Profile sem clorofrmio. Aps avaliao radiogrfica,

perceberam que a eficincia da lima Profile muito maior quando utilizada com clorofrmio, sendo esta a tcnica mais rpida, comparada com as demais.

BARATTO FILHO (2002) utilizou 30 caninos mandibulares unirradiculares, divididos em trs grupos com diferentes tcnicas de obturao dos canais radiculares (Termafill, compactao termomecnica e condensao lateral), para avaliar a capacidade de remoo de guta percha das limas Protaper, onde esta, segundo o autor, apresentou-se inadequada para uma completa remoo do material obturador, embora tivesse atingido o comprimento de trabalho rapidamente.

VALOIS e COSTA JR. (2003) estudaram a eficincia das Limas Profile Taper 04 srie 09 no retratamento endodntico de canais radiculares curvos. Neste estudo, utilizaram 62 primeiros molares inferiores com razes mesiais apresentando curvatura de 25 e 30 graus. Os autores concluram que as Limas Profile eliminaram a necessidade de solvente durante o retratamento de canais curvos e que, no entanto, estes instrumentos devem ser empregados com cautela.

BASSO et al (2003) avaliaram e compararam radiograficamente a quantidade de resduos de material obturador aps o processo de desobstruo por tcnicas distintas de retratamento endodntico: Grupo I ( limas Kerr e Hedsten), grupo II (Sistema Profile ) e grupo III ( Sistema Protaper ). Os autores utilizaram nos trs grupos brocas Gates Glidden nmero 03 na embocadura do canal, irrigao com gua destilada e uma gota de xilol no incio e na metade do procedimento. Os autores perceberam que nos teros cervical e mdio no houve diferena estatstica significativa entre os grupos, porm, no

tero apical, houve diferena estatstica significante entre os grupos, sendo mais favorvel ao sistema Protaper .

GELANI et al (2004) compararam trs diferentes mtodos de remoo de guta percha: Sistema Quantec; Sistema Quantec com eucaliptol e a tcnica manual mecnica com eucaliptol. Os autores tambm dividiram os dentes em amplos e atrsicos e perceberam que houve uma melhor qualidade na remoo de guta percha no grupo dos canais atrsicos e concluram ainda que isto ocorreu devido ao maior contato do instrumento com a parede do canal e com a guta percha.

BUENO et al (2006) utilizaram os seguintes mtodos para remoo de guta percha: brocas Gates Glidden nmero 03 com limas Kerr e Hedsten e clorofrmio; limas rotatria K3 com clorofrmio e ainda limas rotatrias K3 com clorexidina 2%. Aps avaliao da imagem radiogrfica digitalizada, os autores concluram que os canais retratados no se mostraram completamente livres de remanescentes de guta percha e cimento. Alm disso, perceberam tambm que as limas manuais foram mais eficientes que os instrumentos rotatrios de Nquel Titnio na remoo do material obturador.

Dentsply-Maillefer (2007) desenvolveu as limas Protaper para retratamento, as quais apresentam-se na seqncia D1, D2 e D3, para remoo de material obturador nos teros cervical, mdio e apical respectivamente. Estas limas so indicadas para remoo de obturaes radiculares com cimentos resinosos ou base de xido de zinco e eugenol, na velocidade recomendada de 500 a 700 rpm. O fabricante recomenda para as limas D1 e D2 o torque de 2-3 N.cm, enquanto que para a lima D3 o torque recomendado de 1,5 - 2 N.cm.

5- DISCUSSO:

TEMPO ROT MONO 2

A literatura aqui revisada apresenta diversas tcnicas para a remoo do material obturador, uma vez que, essa uma das maiores dificuldades do retratamento (BARLETTA et al., 2007). Apesar do desenvolvimento de inmeros materiais para obturao, a guta-percha associada a um cimento a substncia mais empregada. A tcnica
48

convencional ainda a mais utilizada para remoo da guta-percha, na qual so utilizados instrumentos manuais como as limas K e Hedstrm associadas a um solvente, como foi relatado por diversos autores (AUN; GAVINI; FACHIN, 1998; ESTRELA, 2004; LOPES; SIQUEIRA, 2004). Aliado a isto, as brocas GatesGlidden e Largo tem sido, frequentemente, utilizadas para aumentar a agilidade na remoo do tero cervical e mdio (MANDEL; FRIEDMAN, 1992; IMURA et al., 2000; LOPES; SIQUEIRA, 2004). Buscando tcnicas que reduzam o tempo de trabalho e sejam eficazes na remoo do material obturador, inmeros autores tm pesquisado e testado o uso de instrumentos rotatrios para este fim, dentre eles Imura et al, (2000); SaeLim et al. (2000); Hlsmann; Bluhm, (2004); Masiero; Barleta, (2005); Schirrmeister et al., (2006); Giuliani; Cocchetti; Pagavino, (2008). Ao compararem o uso de instrumentos rotatrios com as limas manuais quanto agilidade na desobturao do canal radicular, os rotatrios tem ganhado

extremo destaque. A maioria dos estudos observou a vantajosa reduo do tempo de trabalho quando utilizados os instrumentos rotatrios como FlexMaster, GT Rotary, K3 Endo, Mtwo R, ProFile, ProTaper, e Race (sistema de reduo alternada) durante o retratamento (SAE-LIM et al., 2000; HLSMANN; BLUHM, 2004; SCHIRRMEISTER et al., 2006; SAAD; AL-HADLAQ; AL-KATHEERI, 2007; GIULIANI; COCCHETTI; PAGAVINO, 2008; SOMMA et al., 2008; NAL et al., 2009), exceto, o estudo de Imura et al (2000), que relatou a maior agilidade das limas manuais do que o grupo do sistema Quantec para a remoo do material.

ROT LIMPEZ MONO2

Apesar de serem rpidas e possurem a vantagem de manterem a forma do canal durante o repreparo, estudos tem mostrado que as tcnicas rotatrias so menos eficientes do que a tcnica manual, ou seja, apresentam maior quantidade de remanescente do material obturador aps o esvaziamento e preparo do canal (HAMMAD; QUALTROUGH; SILIKAS, 2008; SOMMA et al., 2008; S et al., 2008). Essa afirmao no tem sido unnime na literatura, visto que, outras pesquisas relataram melhores resultados para os instrumentos rotatrios, sendo ento, citado o ProFile (SAE-LIM et al., 2000), o k3 Endo (MASIERO; BARLETTA, 2005) e o ProTaper (SAAD; AL-HADLAQ; AL-KATHEERI, 2007; GIULIANI; COCCHETTI; PAGAVINO, 2008). Enquanto outros relataram no haver diferena significativa entre as tcnicas manuais e rotatrias (KOSTI et al., 2006; HLSMANN; BLUHM, 2004; NAL et al., 2009)
49

Entretanto, muitos estudos tm revelado que nenhuma das tcnicas

investigadas produz uma limpeza completa das paredes do canal, quando aplicadas isoladamente (IMURA et al., 2000; BARRIESHI-NUSAIR 2002; HLSMANN; BLUHM, 2004; GIULIANI; COCCHETTI; PAGAVINO, 2008; S et al., 2008). Sendo assim, a associao entre tcnicas, manual e rotatria, poderia ser uma alternativa mais eficaz para obtermos uma eficiente desobturao do canal radicular, sem perder a agilidade, como sugerido por alguns estudos (S et al., 2008; HAMMAD, QUALTROUGH; SILIKAS, 2008; SOMMA et al., 2008) . A literatura tambm tem demonstrado que os instrumentos rotatrios so seguros para a remoo do material obturador do canal radicular, independente da tcnica e instrumentos utilizados (HLSMANN; BLUHM, 2004; SCHIRRMEISTER et al., 2006; SOMMA et al., 2008), apesar de um estudo ter relatado uma significncia maior no nmero de acidentes, como instrumentos fraturados e perfuraes, no grupo em que foi utilizado o sistema ProTaper Universal (NAL et al., 2009).

DBRIS MONO2

quantidade de extruso de debris atravs do forame apical aps o uso de diferentes tcnicas (rotatria ou manual) tambm foi avaliada em vrios estudos. A grande maioria no relatou diferena significativa entre elas (IMURA et al., 2000; SAAD; AL-HADLAQ; AL-KATHEERI, 2007; NAL et al., 2009), exceto, o estudo de Somma et al. (2008) que apontou maior extruso de debris nos grupos dos rotatrios (ProTaper e Mtwo R).

O avano tcnico-cientfico da Endodontia tem permitido um ndice muito grande de sucesso nos tratamentos (21, 3, 8). Porm no raro deparar-se com situaes clnicas adversas, que geralmente vm acompanhadas de sinais e sintomas no condizentes com a reparao tecidual, o que caracteriza o no xito do tratamento institudo (2), sendo, motivos para o insucesso, o desconhecimento da anatomia do canal radicular (17), condicionando a uma instrumentao inadequada (16) e obturaes incompletas (18). Com esta evoluo da endodontia, o retratamento dos canais radiculares vem se tornando cada vez mais primeira opo, deixando a cirurgia apical para os casos onde a reinterveno falhou, ou que no possa oferecer qualquer possibilidade de prognstico favorvel (16). Embora o tratamento cirrgico apresente resultados mais rpidos, tambm pode implicar num risco maior de falhas tardias (15). Para obteno de sucesso no retratamento, a completa desobturao, preparo qumico cirrgico e limpeza final do canal so fundamentais (10), sendo o processo de desobturao o mais desgastante (4, 1). Para tal, o uso de solventes de guta percha recomendado, desde que usados com cautela, pois sabe-se que estas substncias so altamente irritantes (12), principalmente no tero apical (22). Diversas tcnicas de retratamento, incluindo instrumentos aquecidos, solventes e ultra-som, tm sido propostas para remoo de material obturador (11, 13, 15). Por ser esta etapa considerada de maior importncia no processo de retratamento, deve ter ateno especial (22), pois o sucesso do retratamento depende mais do que se tira do interior do canal radicular do que daquilo que nele se pe (7), j que remanescentes necrticos ou bactrias podem ser responsveis pela falha do tratamento (20, 24)

A tcnica a ser usada, assim como as substncias qumicas, devem ser bem analisadas a fim de se evitar dor ps-operatria causada por contratempos durante esta etapa, como extravasamento apical (8). A literatura endodntica indica ser a guta percha o material obturador mais comumente usado (21) e, por isso, mtodos clinicamente prticos para sua remoo devem ser analisados (11). A tcnica convencional de retratamento utilizando limas tipo Kerr para abertura do espao no material obturador, associada lima Hedstren em movimentos de trao para remoo do mesmo, tem sido frequentemente utilizada (4, 22). Porm, outros mtodos tm sido propostos para realizao de tais procedimentos (11, 13, 15). A Dentsply Maillefer(6) lanou no mercado as limas Protaper para retratamento, as quais apresentam trs limas, com trs comprimentos e trs conicidades progressivas que se ajustam a cada poro do canal radicular (cervical, mdio e apical). Outras limas rotatrias j foram objeto de estudo no que diz respeito remoo de material obturador. Muitos trabalhos demonstram que, tanto a tcnica manual quanto a rotatria, apresentam-se ineficientes no que diz respeito remoo completa de material obturador, por apresentarem resduos no interior do canal (14, 3, 13, 5, 15, 16). Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que a remoo completa de material obturador do interior do canal foi ausente na tcnica rotatria e apresentou percentual pequeno na manual. Embora a tcnica rotatria apresente menor ndice de extruso apical (13), as tcnicas nas quais utilizam-se limas manuais tm apresentado melhores resultados na remoo de guta percha (5, 15, 4), assim como apresentado neste estudo. Em contrapartida, outros autores afirmam que a tcnica rotatria mostra-se mais eficiente (9), principalmente no tero apical.

A lima Protaper 0.04 apresentou-se inadequada para o retratamento por no remover todo o material obturador do sistema de canal radicular (1), porm necessitando de mais estudos no que tange este aspecto (2). Esta mesma lima quando comparada com a lima Profile e manual apresentou melhores resultados que a manual, porm a Profile obteve melhor atuao, principalmente no tero apical (2). Esta ltima lima mostrou-se mais eficiente no associada a solvente (19, 2, 23), discordando com outros estudos os quais afirmam a melhor efetividade da lima quando utiliza solvente (9) e outro que at recomenda o uso do mesmo para obteno de melhores resultados (7), porm, tomando cuidado com o poder irritante que este medicamento oferece (21, 22). O uso ou no de solvente deve ser bem avaliado, pois h autores que afirmam que este medicamento ajuda na remoo de material obturador (13, 7), porm, forma uma massa pastosa que faz com que o material grude nas paredes, dificultando sua remoo (22,12), e este foi o fator que motivou a realizao deste estudo sem o uso de tais medicamentos. A broca Gates Glidden apresenta-se em destaque no processo de remoo de material obturador, pois acredita-se que devido a esta etapa, no grupo no qual utilizaramse tais brocas, houve melhor remoo de material obturador no tero cervical, de acordo com estudos que comprovam que tais brocas promovem maior espao e limpeza nos teros cervical (13) e mdio (22, 2). Embora em menores propores, a lima rotatria Protaper para retratamento apresentou resultados favorveis da remoo de guta percha no tero cervical. Considerando a remoo de material obturador em toda extenso da raiz, a tcnica manual apresentou resultados mais favorveis que a rotatria, a qual no apresentou nenhum dente em que tivesse removido todo material obturador, enquanto que 13% dos dentes em que utilizaram-se limas manuais apresentaram-se sem resqucio de material

obturador. Alm disso, percebeu-se que, apesar da lima Protaper para retratamento D3 apresentar comprimento de 22mm (6) ao ser inserida no contra-ngulo esta perde cerca de trs milmetros de seu comprimento, o que pode ser muito desvantajoso quando na utilizao em canais cujo comprimento seja superior a esta medida de 19mm. 6- CONCLUSO: A eficcia dos instrumentos motorizados para o retratamento ainda est sendo questionada e vrios estudos esto comparando o seu uso com as tradicionais limas manuais. Ainda no h um consenso quanto melhor tcnica a ser utlizada para esse fim, no entanto a literatura tem sugerido o uso concomitante desses instrumentos para um melhor resultado. A despeito do menor percentual de xito dos retratamentos em comparao primeira interveno endodntica, os retratamentos ainda representam uma opo mais conservadora para uma boa condio de manuteno do elemento dentrio na boca evitando, inicialmente, cirurgias paraendodnticas e as exodontia precoces.

7- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

1- BARATTO FILHO, F.; FERREIRA, E.L.; FARINIUK, L.F. Efficinecy of the 0.04 taper Profile during the re-treatment of guta-percha filled root canals. International Endodontic Journal, v. 35, p. 651-654, 2002.

2- BASSO, AL; SILVA NETO, UX da; WESTPHALEN, VPD. Anlise radiogrfica do retratamento endodntico realizado pela tcnica manual, sistema Profile e Protaper. Jornal Brasileiro de Endodontia, v.4, n.14, p.203-207, 2003.

3- BRAMANTE, C.M.; FREITAS, C.V.J. Retratamento endodntico: estudo comparativo entre a tcnica manual ultra-snica e Canal Finder. Rev Odontol Univ So Paulo, v.12, n.1, p.13-17, jan-mar. 1998.

4- BUENO, C.E.S.; VALDRIGHI, L. Efetividade de solventes e tcnicas de deobturao dos canais radiculares: estudo in vitro. Rev ABO Nac, v.8, n.1, p.21-25, fevereiro/maro. 2000.

5- BUENO, C.E.S. et al. Effectiveness of rotary and hand files in gutta-percha and sealer removal using chloroform or chlorhexidine gel. Braz Dent J, v. 17, n.2, p.139-143, 2006.

6- DENTSPLY MAILLEFER. Manual de apresentao de limas rotatrias. 2007.

7- DEZAN JNIOR, E. et al. Retratamento endodntico: Avaliao da quantidade de resduos aps a desobstruo com ou sem uso de solvente. Revista Brasileira de Odontologia. Rio de Janeiro, v.52, n.6, p.2-5, nov/dez. 1995.

8- ESTRELA, C.; CAMARUM, F.F.; LOPES, H.P. Prevalncia de dor aps retratamento endodntico. RBO, Rio de Janeiro, v.55, n.2, p. 84-87, 1998.

9- FERREIRA, J.J.; RHODES, J.S.; PITT FORD, T.R. The efficacy of guttapercha removal using Profiles. International Endodontic Journal, v. 34, p. 267-274, 2001.

10- FIDEL, S.R. et al. Anlise comparative sob microscopia eletrnica de varredura de trs tcnicas de retratamento endodntico. Revista Brasileria de Odontologia, Rio de Janeiro, v.56, n.2, p. 61-64, 1999.

11- FIDEL, S.R. et al. Retratamento endodntico: avaliao comparative sob microscopia eletrnica de varredura. Revista Brasileira de Odontologia, v.57, n.3, mar/jun.2000.

12- FIDEL, S.R. et al. Retratamento endodntico com uso de sistema rotatrio associado ou no a solvente. Revista Cientfica do CRO-RJ, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p.40-44, 2000.

13- GELANI, V. et al. Remoo do material obturador dos canais radiculares empregando instrumentos de Nquel-Titnio, sistema Quantec, acionados a motor. Jornal Brasileiro de Endodontia, V.5, n.17, p.108-114, 2004.

14- IMURA, N. et al.a comparison of the relative efficacies of four hand and rotary instrumentation techniques during endodontic retreatment. International Endodontic Journal, v.33, p.361-366, 2000.

15- KIVIST, T.; REIT, C. Results of endodontic retreatment, a rendomized clinical study comparing surgical and nonsurgical procedures. Journal of Endodontics, v.25, n.12, dezembro. 1999.

16- LOPES, H.P.; GAHYVA S.M.M. Avaliao do limite apical de esvaziamento, na remoo do material obturador dos canais radiculares. Revista Brasileira de Odontologia. Rio de Janeiro, v. 52, n. 1, p.22-26, jan-fev. 1995.

17- PAIVA, J.G.; ANTONIAZZI, J.H. Endodontia: bases para a prtica clnica. 2 ed.. So Paulo: Artes Mdicas. 1988.

18- PESCE, F.H.; BASTOS FILHO, E.; RISSO, V.A. Avaliao do ndice de ocorrncia de retratamentos endodnticos em funo da qualidade de obturao, presena ou no de rarefao periapical e sintomatologia. Revista Brasileira de Odontologia, rio de janeiro, v.53, n.1, jan-fev.1996.

19- SAE-LIM, V. et al. Effectiveness of Profile 04 taper rotary instruments in endodontic retreatment. Journal of Endodontics, v.26, n.2, p.100-104, fevereiro. 2000.

20- SIQUEIRA JUNIOR, Aetiology of root canal retreatment failure: why well treated teeth can fail. International Journal, n.34, p.1-10, 2000.

21- TANOMARU FILHO, M.; ALENCAR, A.H.G. de; ARAJO, C.G. Retratamento endodntico- Tcnicas e meios auxiliares. ROBRAC, v.6, n.18., p.25-28, jun. 1996.

22- TANOMARU FILHO, M. et al. Avaliao radiogrfica In vitro da capacidade de limpeza de tcnicas de retratamento endodntico. Revista da APCD, v. 53, n.3, mai/jun. 1999.

23- VALOIS, C.R.A.; COSTA JUNIOR, E.D. Eficincia de limas Profile taper 04 srie 29 no retratamento endodntico dos canais radiculares curvos. Jornal Barsileiro de Endodontia, Curitiba, v.4, n.13, p.111-116, 2003.

24- WILCOX, L.R. Endodontic retreatment; ultrasonics and chloroform as the final step in reinstrumentation. Journal of Endodontics, v.15, p. 125-128, 1989 apud DEZAN JNIOR, E. et al. Retratamento endodntico: Avaliao da quantidade de resduos aps a desobstruo com ou sem uso de solvente. Revista Brasileira de Odontologia. Rio de Janeiro, v.52, n.6, p.2-5, nov/dez. 1995.

S-ar putea să vă placă și