Sunteți pe pagina 1din 13

O PODER LOCAL

O QUE UM CONCELHO?

O territrio portugus est dividido em Concelhos ou Municpios. CONCELHOS: so entidades da diviso administrativa do pas que tm personalidade prpria e uma certa autonomia administrativa. O nosso Concelho chama-se Benavente e tem como vizinhos:

Salvaterra de Magos; Alcochete; Vila Franca de Xira; Coruche; Montijo.


Nota: Os Concelhos tm Freguesias, alguns s tm uma e outros podem ter dezenas!

O CONCELHO DE BENAVENTE TEM 4 FREGUESIAS:

OS CONCELHOS EXISTEM H MUITO TEMPO EM PORTUGAL?


SIM.
Antes de Portugal se tornar independente, h mais de 800 anos, j havia alguns Concelhos em cidades que bem conheces como Coimbra e Santarm.
Depois, com a independncia de Portugal, formaram-se muitos. O filho de D. Afonso Henriques, o Rei D. Sancho I, criou muitos Concelhos no Pas, um deles foi o de Benavente no ano de 1200, data em que foi dado o Foral vila.

PODER LOCAL:
encontra-se mais prximo das pessoas, conhecendo os seus problemas e as suas necessidades. Por esta razo, os Concelhos, possuem rgos representativos que so eleitos e que garantem a concretizao dos interesses da populao.

PORQUE RAZO TO IMPORTANTE O PODER LOCAL?

A ORGANIZAO DOS CONCELHOS FOI SEMPRE IGUAL?

NO.
No incio, quando se conquistavam as terras aos mouros, os Concelhos eram criados nesses stios, porque era preciso povoar e defender essas terras de novos ataques dos inimigos.

E COMO HOJE?
Hoje, continuam a existir Concelhos e na Cmara Municipal que os Presidentes e Vereadores resolvem os problemas das pessoas que vivem dentro do Concelho.

Construir ou melhorar:
estradas;

escolas;
jardins; parques infantis; piscinas; salas de espectculos para teatro; msica e cinema;

QUAIS SO ESSES PROBLEMAS?

Recolher e tratar os lixos; .

QUANTOS CONCELHOS EXISTEM EM PORTUGAL?

Existem 308 Concelhos ou Municpios.

PORQUE QUE SE CHAMA PODER LOCAL AOS CONCELHOS?


Porque existem outras formas de Poder, como por exemplo, o Poder Central (Governo) que governa o Pas. O Poder Local formado: Cmaras Municipais, onde trabalham Presidente e os Vereadores; Juntas de Freguesia, onde trabalha Presidente da Junta. o o

Todos eles procuram resolver os problemas das pessoas que habitam nessas terras.

os habitantes dos Concelhos chamam-se Muncipes e os das Freguesias so os Fregueses.

COMO QUE AS PESSOAS SO ELEITAS NOS CONCELHOS PARA AS CMARAS MUNICIPAIS?


Durante muito tempo foram nomeadas (escolhidas dentro dum pequeno grupo de pessoas consideradas as mais importantes e mais ricas).

Depois da Revoluo de 25 Abril de 1974, passaram a realizar-se eleies livres e qualquer cidado com mais de 18 anos passou a poder votar em listas de pessoas ou at mesmo a candidatar-se ao lugar de Presidente ou Vereador.

EU POSSO TAMBM SER PRESIDENTE DA CMARA OU VEREADOR?

No, porque ainda no tens 18 anos, mas quando tiveres podes fazer uma lista com outras pessoas e seres candidato a Presidente ou Vereador.

S-ar putea să vă placă și