Sunteți pe pagina 1din 16

Movimento afundo: contribuies da biomecnica para analise descritiva da modalidade esgrima

Mov imiento a fondo: aportes de la biomecnica al anlisis descr ipt ivo de la esgr ima
*Graduado Bacharel em Educao Fsica
pela Univ ersidade Presbiteriana Mack enzie **Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Educao Fsica pela Univ ersidade Presbiteriana Mack enzie ***Graduada pela Univ ersidade Presbiteriana Mack enzie em Educao Fsica e Mestranda da USJ ****Prof. Dra. em Biodinmica pela USP Prof. adjunta da Univ ersidade Presbiteriana Mack enzie (Brasil)

Diego Andr Coutinho Dourado*


diego_dourado@hotmail.com

Eli sabeth Molinari Rathsan**


bethrathsan@y ahoo.com.br

Ricardo Jos Delphino Salles*


ricardodsalles@hotmail.com

Ana Paula Xavier Ladeira***


ana.ladeira@mack enzie.br

Snia Cavalcanti Corra****


soniacaco@gmail.com

Resumo

O presente estudo abordou as contribuies da biomecnica em relao a modalidade esgrima, correspondente ao movimento afundo do lado armado do atleta, no qual o lado armado foi o direito. Com o objetivo da pesquisa, procuramos verificar como as articulaes do joelho, quadril e tornozelo se apresentavam na execuo do movimento afundo em relao a sua angulao e a sua velocidade, por meio da cinemetria. Para isso, a amostra foi constituda por um atleta de nvel internacional, representante de um grande clube de So Paulo, no qual este recebeu marcas contrastantes nas principais articulaes, para que fosse filmado na realizao do movimento afundo. Aps os tratamentos das filmagens, os dados foram apresentados em seis grficos, correspondendo o ngulo e a velocidade das trs articulaes (joelho, quadril e tornozelo). Verificamos que atravs do grfico 1, a articula o do joelho alcana um ngulo de 140 graus aproximadamente, j no grfico 3 angulao do quadril atinge aproximadamente 85 graus, devido a flexo do joelho, e sua velocidade alcanou o valor mximo positivo de 1 m/s coincidindo com o trmino da fase area,de acordo com o grfico 4. Nessa medida, constatamos a necessidade de que mais estudos cientficos sobre a modalidade esgrima sejam realizados, e assim auxilie m o profissional da modalidade e seus praticantes na evoluo da modalidade, em relao aos fundamentos e aos treinamentos da esgrima.

Uniter mos: Esgrima. Afundo. Cinemetria.

EFDeportes.com, Revista Digital . Buenos Aires, Ao 16, N 160, Septiembre de 2011. http://www.efdeportes.com /

1. Introduo A esgrima um dos esportes mais antigos da humanidade (Ribeiro e Campos, 2007). Embora seja uma modalidade que tenha tanta histria poucos estudos tem seu foco voltado para essa modalidade, principalmente no Brasil, um pas com poucos praticantes. Por no possuir muitos estudos, credita-se ao empirismo toda a prtica realizada na modalidade atualmente, em que as tcnicas so passadas de treinadores para atletas e assim seguem at todos os praticantes da modalidade, sem muitos conhecimentos biomecnicos e pedaggicos, sobre determinado fundamento. Assim, para que o esporte possa evoluir e ter recursos cientficos para aqueles que buscam ampliar seu conhecimento sobre a esgrima, iremos descrever atravs de dados coletados usando o recurso da cinemetria, captura de imagens do

movimento, o que cada acontece com as articulaes do membro inferior, quadril, joelho e tornozelo correspondente ao lado armado durante o movimento afundo. 2. Reviso de Literatura 2.1 Esgrima: histrico A histria da esgrima tem ligao com as guerras, e com o uso de armas brancas tanto para ataque como para defesa, no tendo uma data certa de inicio, assim como uma localidade especifica de onde tenha se iniciado. Segundo Ribeiro e Campos (2007), a esgrima no que se refere a sua origem remonta a pr-histria, em que estava associado sobrevivncia, e ao fato de atacar e defender-se com um pedao de madeira. A partir destes dados, a esgrima passa por quatro perodos caractersticos, desde a sobrevivncia, a cavalaria com espadas at chegar esgrima moderna com fins esportivos e perda da s ua caracterstica blica. 2.2 Esgrima: caractersticas A esgrima um esporte de combate aberto qualificado, principalmente praticado em ambientes fechados, em que dois atletas lutam indiretamente, atravs de suas armas, onde o contato fsico proibido. A esgrima praticada por homens e mulheres, com trs armas diferentes, a espada, o florete e o sabre, cada arma com sua especificidade e regras diferenciadas. Para fins de proteo, os esgrimistas devem vestir-se com uma roupa especfica da esgrima, mscara, luvas e plastrons, que podem diminuir seu desempenho cardiopulmonar e aumentar a perda de gua (ROI e BIANCHEDI, 2008). A esgrima dividida em categorias para que ocorram os combates, a primeira a categoria Infantil engloba a faixa etria at os 14 anos, a categoria Cadete engloba at os 17 anos, a categoria Adulto seria a categoria livre e a categoria Mster a partir de 40 anos. Com esta nova categorizao observamos que crianas esto envolvidas no esporte cada dia mais cedo, podendo tambm ter sua participao em outras categorias com idade cronolgica superior a sua. Podemos analisar este fato pela reportagem da Confederao Brasileira de Esgrima que relata em qualquer uma das categorias infantis, para que o atleta possa participar de competies de faixa etria superior a sua, imprescindvel a expressa autorizao do seu tcnico e do seu responsvel legal (SANTOS, 2011 ?).

Alm da mudana de categoria, os atletas podem participar em duas armas durante a temporada, estando este em categoria maior ou menor a sua idade cronolgica. Observamos a tabela a seguir das categorias e possveis mudanas de categoria:

Fonte: Santos (2011).

Diante deste contexto, Negro (1980) relata um caso do Dr. Liesen realizado com um atleta de esgrima, desde os 9 anos este rapaz praticava esgrima, aos 17 anos o mesmo apresentou o aumento da presso arterial, e a partir deste dado a esgrima como treinamento anaerbio ltico no foi mais recomendado a este rapaz, mas sim o treinamento aerbio. A partir deste caso, conclui-se que crianas precisam de atividade de mdia e longa durao, sendo o treinamento aerbio, e no de alta intensidade e curta durao, como o treinamento anaerbio. Corroborando com esta idia Roi e Bianchedi (2008) relatam que as exigncias fsicas das competies de esgrima so elevados, envolvendo o metabolismo aerbio, anaerbico altico e ltico, sendo afetado por idade, sexo, nvel de formao e de modelos tcnicos e tticos utilizados em relao ao adversrio. Para Negro (1980) a idade cronolgica nem sempre acompanha a idade fisiolgica e biolgica da criana, podendo acontecer numa mesma idade variaes maturacionais bastante amplo. Outro fator que o autor cita diz respeito maturao muscular que nem sempre equivalente a maturao ssea, j que em movimentos rpidos de competio, as contraes musculares ocorrem de forma veloz, podendo

arrebentar os tendes da insero ssea ou ocorrerem fraturas sseas decorrentes deste esforo realizado pela criana. Assim, diante do fato das crianas entrarem em contato com o esporte competitivo cada dia mais cedo, e com o fato de no ter o desenvolvimento fisiolgico, adequado com a idade cronolgica, a esgrima como esporte deve garantir aos seus praticantes a prtica consciente e responsvel sade dos mesmos, para que ao longo da trajetria como atleta, este no encontre disfunes e/ ou problemas de sade pela prtica. Alm disso, as exigncias fsicas esto intimamente ligados percepo fsica e psicolgicas, e todos os praticantes so submetidos a uma sucesso contnua de alteraes durante os combates com base no comportamento do adversrio. Por esta razo, fica difcil identificar uma relao significativa entre quaisquer caractersticas fisiolgica e desempenho, o desempenho mais provvel de ser influenciado pelas caractersticas perceptuais e neuro-fisiolgicos.

Esgrimistas tm a necessidade de antecipar o adversrio e para mascarar suas verdadeiras intenes com um jogo de fintas e enganar o adversrio, deve ser apoiado por uma condio psico-fsica adequada para impedir a fadiga perifrica e central (ROI e BIANCHEDI, 2008). Ainda de acordo com os autores, a exigncia fsica afetada por diferentes fatores, dos quais idade, sexo, nvel de formao e os modelos tcnicos e tticos utilizados em relao ao adversrio so de particular importncia. Geralmente, quando as capacidades tcnico-tcticas do esgrimista so melhores que as do adversrio, o envolvimento metablico alto, mas sempre submxima. Com o aumento da participao tcnica e ttica de ambos os esgrimistas, o metabolismo aumenta a participao muscular ao mesmo tempo, e o envolvimento do metabolismo ltico torna-se cada vez mais importante (ROI e BIANCHEDI, 2008). Embora seja um esporte antigo e com muitas tradies, sendo praticado desde a primeira olimpada moderna no um esporte de prtica popular, talvez pela falta de profissionais voltados para o ensino na rea, pelo uso do exrcito e porque em muitos locais a prtica e o ensino so feitos pelos mesmos; ou pela escassez literria e a falta de embasamento cientifico na modalidade, podendo ser estes fatores que o torne um esporte de pouca prtica popular, comparados a outros como futebol.

Estes fatores podem ser desencadeados pela falta de padronizao e caracterizao da modalidade devida escassez de trabalhos com base na cincia e sua comprovao na autenticidade dos movimentos que seriam considerados os mais eficazes e adequados, sendo esses os mais usados atravs dos tempos, o que tem deixado uma lacuna na modalidade. Corroborando com est idia, Negro (1980) descreve que apesar da grande importncia de estudos ligados rea cientifica, no Brasil so poucos os trabalhos cientficos existentes. E para Roi e Bianchedi (2008) no existem muitos trabalhos cientficos sobre a esgrima. O que faz com que o esporte deixe de evoluir tecnicamente comprometendo o desenvolvimento de seus praticantes, sendo estes classificados como praticantes por lazer ou para a busca de performance. Quando falamos em qualidades fsicas encontramos na esgrima o

desenvolvimento por meio do treinamento, das qualidades fsicas da flexibilidade, fora, resistncia, agilidade, velocidade, coordenao, entre outras. Assim de acordo com as pesquisas realizadas por Cunha et al. (2005); Cunha e Filho (2004); e Cunha e Filho (2005) relatam as qualidades fsicas necessrias para a prtica da esgrima e melhora da performance dos atletas. Segundo o estudo de perfil dermatoglfico de Cunha e Filho (2004), as concluses permeiam que as caractersticas de resistncia e coordenao apresentam um maior

desenvolvimento, j em relao aos nveis de fora e de estatura, estes se apresentaram minimizadas, para este estudo participaram quatro atletas do sabre, um atleta da espada e um atleta do florete do Campeonato Mundial de Esgrima em Havana. J no estudo de Cunha e Filho (2005), realizado com atletas do sexo feminino sobre o perfil dermatoglfico, somatotpico e de qualidade fsicas de trs atletas da espada, quatro atletas do florete e uma do sabre, concluram que em relao ao somattipico as atletas apresentam um maior desenvolvimento do componente ectomorfia, com balanceamento da mesomorfia e da endomorfia. No teste de flexibilidade de dezessete articulaes das atletas os valores apresentados foram superiores em quase todos os movimentos articulares, quando comparadas aos no atletas (CUNHA e FILHO, 2005). J no estudo de Cunha et al. (2005) com trinta e trs atletas do sexo masculino e feminino sobre flexibilidade, apresentaram homogeneidade na grande maioria dos movimentos articulares

avaliados, sendo que a abduo de ombros e de membros inferiores foram uma exceo ao estudo. Em relao ao perfil dermatoglfico as atletas apresentaram uma

predisposio em relao a qualidade fsica velocidade, e em relao s caractersticas coordenativa e fora relativa apresentaram-se menos desenvolvidas (CUNHA e FILHO,2005). Quando comparamos os dois estudos apresentados sobre o perfil dermatoglfico, percebemos que no estudo com seis atletas do sexo masculino a resistncia e a coordenao tm maior desenvolvimento, j no estudo com oito atletas do sexo feminino a velocidade apresenta maior desenvolvimento, isto pode ser decorrente do princpio da individualidade biolgica em relao ao esporte. 2.3 Biomecnica e Esgrima A esgrima um esporte que no foco de estudos no mbito da biomecnica, devido falta de divulgao do esporte devido a vrios aspectos. (GONZALEZ et al., 2008). Decorrente desta defasagem, a associao do estudo da esgrima com a biomecnica vem agregar valores na modalidade e acarretar maior autenticidade e credibilidade aos profissionais atuantes e tambm a seus praticantes, j que estudos cientficos so necessrios em todos os mbitos da modalidade esgrima na atualidade. Diante deste contexto, a biomecnica enquanto estudo poder auxiliar na mecnica do movimento trabalhando na realizao do movimento esperado e suas habilidades motoras, assim como para solucionar problemas causados pela falta de comprovao cientfica, j que atravs da mesma alguns resultados em relao tcnica podem vir a contribuir para preveno de leses e melhora da performance (CORRA e FREIRE, 2004). Para Roi e Bianchedi (2008) a esgrima caracterizada como um esporte unilateral e necessita de estudos que auxiliem para evoluo da modalidade como esporte deixando de ser meramente um esporte que surgiu da necessidade de atacar e defender-se. Sendo ela no somente executada, mais compreendida por quem realiza o movimento, com base nos conhecimentos biomecnicos do movimento um esporte com nfase na segurana e mtodos para evitar leses atravs da sobrecarga ou execuo errnea do movimento. Assim, os autores

concluem em seu artigo de reviso que a esgrima um esporte que com sua prtica pode gerar assimetrias antropomtricas em seus praticantes. Diante deste contexto, a compensao atravs da bilateralidade muito importante dentro da modalidade esgrima, para que assimetrias no aconteam principalmente com atletas de alto rendimento, pelo treinamento. Assim, Roi e Bianchedi (2008) em sua reviso de literatura discutem que na Esgrima, as caractersticas antropomtricas dos esgrimistas mostram uma assimetria tpica dos membros, como resultado da prtica de um esporte assimtrico, produz assimetrias funcionais que enfatizam o alto nvel de funo especfica, fora e controle exigidos neste esporte. Assim, a aplicao da biomecnica neste caso pode ocorrer de duas maneiras, segundo Mcginnis (2002), os treinadores podem usar seus conhecimentos advindos da mecnica, para corrigir aes e movimentos de um atleta sobre execues de uma determinada habilidade; ou um pesquisador de biomecnica pode descobrir uma nova tcnica que seja mais eficaz para execuo de determinado fundamento. O Afundo foi descrito por Ruiz (2007) como um movimento em que se realiza a extenso do brao, seguido de lanamento, extenso e queda da perna correspondente ao lado armado, impulsionada pela outra perna. Gonzalez et al,(2008) ainda acrescentam que o afundo deve ser realizado em um s tempo com o objetivo de aumentar o alcance do atleta. No momento do lanamento da perna correspondente ao lado armado, a ponta do p se levanta levemente para permitir o contato do calcanhar do momento da queda. As duas pernas ajudam no impulso sem perder a direo e o equilbrio do deslocamento. Nessa perspectiva, o presente estudo coletou dados atravs da filmagem do movimento afundo esttico, com o objetivo de verificar como as articulaes do joelho, quadril e tornozelo se apresentavam na execuo do movimento afundo em relao a sua angulao e a sua velocidade, correspondentes ao lado armado do atleta, neste caso o lado armado corresponde ao lado direito. Desta forma, este estudo auxiliar com bases cientficas a descrio do movimento afundo esttico, atravs da cinemetria.

3. Metodologia Participou do presente estudo um atleta de nve l internacional representante de um grande clube de So Paulo. A coleta de dados foi realizada no Laboratrio de Educao Fsica da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Tambor. O local utilizado para coleta dos dados aproximou-se ao mximo do ambiente de luta. As variveis estudadas foram a velocidade e a angulao do movimento afundo por meio da cinemetria, das seguintes articulaes: joelho, quadril e tornozelo, e durante a realizao do movimento o atleta utilizou o florete. Todas as fases do movimento afundo realizadas pelo atleta durante a coleta, podem ser vistos atravs da figura 1.

Figura 1 Seqncia de movimentos do afundo realizada pelo atleta.

Inicialmente o indivduo recebeu marcaes em pontos anatmicos especficos (p, joelho, quadril, ombro, cotovelo e punho), constitudas de marcas esfricas reflexivas adesivas. Para a filmagem, foram utilizadas duas cmeras de vdeo digital da marca JVC com capacidade de 30 Hz, apoiadas em trips, a uma distncia e altura suficientes para captar todo o plano da filmagem. Para a calibrao da cmera foi utilizado um sistema de calibrao constitudo de marcas esfricas fixadas em 4 fios de prumo, com coordenadas x, y, z conhecidas e medidas em relao a um ponto estabelecido. Os parmetros de calibrao foram utilizados para a reconstruo tridimensional das marcas (CORRA,1996). As imagens filmadas tanto

do calibrador quanto dos indivduos realizando os movimentos foram transferidas para o computador utilizando-se a placa de vdeo Pinacle. O programa de computador que permite a calibrao do sistema, captura automtica dos pontos, reconstruo tridimensional das coordenadas, e

armazenamento destes dados est descrito em FIGUEROA et al.

(2003) e

denominado de Dvdeo. A entrada para o sistema de captura dos dados uma seqncia de imagens (vdeo em formato AVI ou seqncia de bitmaps), o tamanho da imagem capturada pela cmera digital de 720 x 480 pixels em formato NTSC e a freqncia de quadros foi de 60 Hz, obtida pelo desentrelaamento dos quadros atravs do software. O uso de marcas reflexivas exige uma iluminao direta sobre elas, obtida por holofotes colocados logo abaixo do foco das cmeras. Os clculos de todas as variveis cinemticas foram feitos utilizando o programa UDP (Universal Darstellung Program), programa de apresentao universal dos dados, desenvolvido no Instituto de Biomecnica de Colnia, Alemanha. Este programa processa os dados, utilizando fundamentalmente como entrada as coordenadas tridimensionais dos pontos anatmicos marcados no indivduo que so as variveis de sada do programa Dvdeo. 4. Resultados e discusses Iniciamos a apresentao dos grficos com a anlise da articulao do joelho em relao a sua angulao, apresentado no grfico 1, em que na posio de guarda a articulao do joelho correspondente ao lado armado encontra-se em aproximadamente 70 graus, sofre uma leve flexo no inicio do movimento afundo como auxilio na fora de impulso da perna para que a mesma possa realizar o movimento. Durante o movimento a planta do p perde o contato com o solo passando por uma fase rea, alcanando uma reta crescente cujo pice um ngulo de 140 graus aproximadamente, coincidindo com a mxima extenso da articulao, conforme a aproximao da planta do p ao solo a angulao volta a diminuir sendo esse ngulo de 120 graus aproximadamente, quando o retro p realiza o contato com o solo sofre mais um decrscimo de angulao chega ndo a aproximadamente 90 graus, quando o ante p entra em contato com o solo, o fim do movimento afundo para essa articulao.

Grfico 1: Relao do angulo pelo tempo na articula o do joelho.

No grfico 2, sobre a velocidade do joelho em relao ao movimento afundo, a curva de velocidade alcanou o valor mximo positivo de 5 m/s coincidindo com o pice da extenso da articulao do joelho. O movimento de frenagem coincidiu com o toque de retro p com o solo sendo em aproximadamente -2 m/s acontecendo aps 500 m/s do inicio do movimento tendo o trmino do movimento afundo uma flexo do p do lado armado do atleta.

Grfico 2: Relao da velocidade pelo tempo da articula o do joelho.

J no grfico 3, sobre a angulao do quadril no afundo, na posio de guarda a articulao do quadril correspondente ao lado armado encontra -se em aproximadamente 130 graus no inicio do movimento, durante o afundo o ngulo do quadril diminui tambm devido flexo do joelho. Durante a flexo do joelho a angulao do quadril atinge aproximadamente 85 graus, caracterizando uma movimentao para baixo. Aps a extenso do joelho correspondente ao lado

armado, o quadril se desloca para frente e segue em um aumento de angulao at 95 graus na fase que o retro p realiza o contato com o solo, e diminui at aproximadamente 90 graus devido ao movimento de amortecimento realizado pelo membro inferior como reao fora de reao do solo.

Grfico 3: Relao do angulo pelo tempo na articulao do quadril.

J o grfico 4 apresenta a velocidade do quadril no afundo, em que antes do inicio do movimento ocorre um pico de velocidade negativa de -1,75 m/s devido a flexo dos joelhos para adquirir impulso necessria realizao do movimento. A curva de velocidade alcanou o valor mximo positivo de 1 m/s coincidindo com o trmino da fase area, antes do contato do p com o solo, fase em que o quadril tambm est encerrando o movimento de projeo para frente. O movimento de frenagem coincidiu com o toque de retro p com o solo sendo em aproximadamente -0,5 m/s acontecendo aps 500 ms do inicio do movimento. Assim, para Cunha et al. (2005, p.84) a importncia dos membros inferiores em relao sua capacidade muscular e a flexibilidade do conjunto coxa -perna so determinantes para um excelente desempenho, isto se comprova pelo movimento de estudo afundo e sua anlise em relao ao quadril.

Grfico 4: Relao da velocidade pelo tempo da articula o do quadril.

O grfico 5, apresenta a angulao do tornozelo no afundo, no qual a posio de guarda da articulao do tornozelo encontra-se em aproximadamente 88 graus, sofre uma leve flexo no inicio do movimento afundo como auxilio na fora de impulso das pernas para que a perna correspondente ao lado armado possa realizar o movimento, atingindo um ngulo de aproximadamente 84 graus. Durante o movimento a planta do p perde o contato com o solo passando por uma fase rea, na qual a articulao est flexionada alcanando uma reta crescente cujo pice um ngulo de 102 graus aproximadamente, tendo relao com a fase de mxima amplitude da articulao do joelho. Conforme a aproximao da planta do p ao solo a angulao volta a diminuir alcanando o ngulo de 82 graus aproximadamente, quando o retro p realiza o contato com o solo ocorre um leve acrscimo de angulao devido fora de reao com o mesmo, e novamente perde angulao chegando a aproximadamente 80 graus no contato com o ante p.

Grfico 5: Relao do angulo pelo tempo na articulao do tornozelo.

Finalizando as anlises dos grficos, no grfico 6 sobre a velocidade do tornozelo no movimento afundo a curva de velocidade alcanou o valor mximo positivo de 1,5 m/s coincidindo com a fase no tempo em que o joelho alcana sua velocidade mxima, e o quadril comea a ganhar velocidade, com o objetivo de projetar o corpo para frente e alcanar o adversrio. O inicio do movimento de frenagem coincidiu com fim da reta decrescente do ngulo do tornozelo e o toque de retro p com o solo sendo essa velocidade de -1,5 m/s, a velocidade aumenta por mais alguns mili segundos antes do contato do ante p com o solo.

Grfico 6: Relao da velocidade pelo tempo da articula o do tornozelo.

5. Consideraes finais Com os resultados encontrados fica evidente o grau de complexidade deste movimento dentre os muitos movimentos existentes na modalidade Esgrima, sendo o objeto de estudo o movimento afundo esttico. O grau de complexidade dos movimentos, o nvel de exigncia de coordenao na relao dos membros inferiores e superiores, demonstra m a importncia de se estudar a modalidade, para que as tcnicas sejam aperfeioadas, as leses evitadas e a evoluo do esporte alcanada.

Referncias bibliogrficas

CORRA, Snia Cavalcanti. Abordagem metodolgica para determinao da energia mecnica: aplicao na biomecnica da locomoo humana. Tese (Doutorado em Educao Fsica) Universidade de So Paulo (So Paulo), !996.

CORRA, Snia Cavalcanti; FREIRE, Elisabete Santos. A biomecnica e a educao fsica escolar: possibilidades de aproximao. Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte. So Paulo, v. 3, n. 3, p. 107- 123, 2004.

CUNHA, Rafael Soares Pinheiro de; FILHO, Jos Fernandes. Identificao do perfil dermatoglfico de esgrimistas estrangeiros de alto rendimento das trs armas, participantes do Campeonato Mundial de Esgrima- Havana- Cuba/2003. Fitness & Performance Journal. Rio de Janeiro, v.3, n.5, p.247 -253, set/out. 2004.

CUNHA, Rafael Soares Pinheiro de; FILHO, Jos Fernandes. Identificao do perfil dermatoglfico, somatotpico e das qualidades fsicas bsicas da equipe brasileira de esgrima. Fitness & Performance Journal. Rio de Janeiro, v.4, n.1, p. 34 -44, jan/ fev. 2005.

CUNHA, Rafael Soares Pinheiro de; SILVA, Elisngela; FREITAS, Wagner Zeferino de; FILHO, Jos Fernandes. Comparao do nvel de flexibilidade entre atletas da equipe brasileira adulta de esgrima. Fitness & Performance Journal. Rio de Janeiro, v. 4, n.2, p. 74- 84, mar/ abr. 2005.

FIGUEROA, J.P.; LEITE N.J. ;BARROS, R. M. L. A flexible software for tracking of markers used in human motion analysis. Computer Methods and Programs in Biomedicine, v.72, p. 155-165, 2003.

GONZALEZ, Nora Maria lvarez; GONZALEZ, David Andrs Arroyo; VALEJJO, Diana Marcela Gallego; FRANCO, Ana Lorena Guevara; ALVAREZ, Mara Alejandra Serna; VALENCIA, Kelly Joanna. Analisis Biomecanico De La Articulacion De La Rodilla Izquierda Durante El Gesto Del Fondo En La Esgrima. Escuela Nacional Del

Deporte, 2008. Disponvel em: http://www.monografias.com/trabajos-pdf/rodillaizquierda-esgrima/rodilla-izquierda-esgrima.pdf. Acesso em: 15.06.2011.

MCGINNIS, Peter M. Biomecnica do esporte e exerccio. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NEGRO, Carlos Eduardo. Os mini-campees. Caderno Pesquisa, So Paulo, v. 34, ago. 1980.

SANTOS, Luis Ribeiro dos. CBE divulga as regras por faixa etria. [ S.I ] , [ 2011 ?]. Disponvel em:

<http://www.esgrimabrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&catid=1 :latest-news&id=604:cbe-informa-as-regras-por-faixa-etaria>. Acesso em: 16 mai. 2011.

RIBEIRO, Jacques Chiganer Cramer; CAMPOS, Felipe Keese Diogo. Histria da esgrima, da criao atualidade. Revista de Educao Fsica. Rio de Janeiro, n.137, p. 65-69, jun. 2007.

ROI, Giulio S.; BIANCHEDI, Diana. The science of fencing. Sports Medicine. Itlia, v. 38, n. 6, p. 465- 481, 2008.

RUIZ, Andrea Torres. Anlisis biomecnico de la esgrima mediante sistemas optoelectronicos de anlisis de movimiento. Estdio de caso: deportista de alto rendimiento. Revista Ingeniera Biomdica, Colmbia, n. 2, p. 30-39, nov. 2007.

S-ar putea să vă placă și