Sunteți pe pagina 1din 6

Mtodo Moosler

Escrito por Prof. Jair Barbosa http://www.gestorseg.com/gest-o-da-seguran-a/m-todo-moosler Este mtodo utilizado para acompanhar a evoluo dos seus riscos de maneira geral. um mtodo subjetivo e, portanto, s deve ser utilizado quando a empresa no tiver dados histricos, que possam ser matematicamente empregados.

O Mtodo Mosler, realiza a anlise do risco com base em seis critrios. Estes critrios so focalizados na influncia direta da materializao da ameaa estudada, para uma determinada atividade crucial para a organizao. Os critrios so: I. II. III. IV. V. VI. Critrio de Funo; Critrio de Substituio; Critrio de Profundidade; Critrio de Extenso; Critrio de Agresso; Critrio de Vulnerabilidade.

Vamos agora ver como medido o risco em cada dos seis critrios expostos: 1. Critrio de Funo F: Avalia as conseqncias que a empresa poder sofrer caso o risco se concretize.

1 Muito Levemente

2 Levemente

3 Medianamente

4 Gravemente

Muito Gravemente

2. Critrio de Substituio S: Avalia a dificuldade de substituio dos bens atingidos caso o sinistro venha a ocorrer.

1 Muito Facilmente

2 Facilmente

3 Sem Muitas Dificuldades

4 Dificilmente

Muito Dificilmente

3. Critrio de Profundidade P: Imagina-se aqui o nvel de perturbaes internas decorrentes da concretizao do sinistro (efeitos psicolgicos e de imagem).

1 Muito Leves

2 Leves

3 Limitadas

4 Graves

Muito Graves

4. Critrio de Extenso E: Busca projetar a extenso do dano que causaria empresa.

1 De Carter Individual

2 De Carter Local

3 De Carter Regional

4 De Carter Nacional

5 De Carter Internacional

5. Critrio de Agresso A: Mede a possibilidade de o risco vir realmente a ocorrer, de acordo com as caractersticas do local onde a avaliao est sendo realizada.

1 Muito Baixa

2 Baixa

3 Normal

4 Alta

Muito Alta

6. Critrio de Vulnerabilidade V: Baseado no item anterior (critrio de agresso), esta tabela indica o impacto financeiro caso o risco venha a concretizar-se.

1 Muito Baixa

2 Baixa

3 Normal

4 Alta

Muito Alta

7. Qualificao dos Riscos Esse processo consiste em quantificar o risco previamente definido e analisado. Para esta avaliao o procedimento considera vrios aspectos, com as suas correspondentes frmulas, conforme veremos a seguir: Calcular D Danos causados est ligado imagem da empresa tanto para o mercado externo como para o mercado interno Assim Magnitude de Risco : M = I (FxS) + D (PxE) Calcular C Magnitude do Risco. C = (I + D) Resulta da soma da importncia de I e D; Calcular Pb Clculo da Probabilidade de Ocorrncia.

Pb = (A x V) Resulta do produto obtido ao multiplicar o critrio de Agresso e Vulnerabilidade; Calcular Er = Clculo de Evoluo do Risco. Er = (C x Pb) Resulta do produto obtido ao multiplicar a Magnitude do Risco (C) e daProbabilidade de Ocorrncia (Pb). O segundo passo e calcular a Perda Esperada (Pe) que a multiplicao das funes daProbabilidade (Pb) e do Impacto Financeiro (If). Pe = Pb x If (Probabilidade x Impacto Financeiro) E assim temos o resultado, que com estes dados pode-se ento calcular a Evoluo do Risco (ER):

de 2 250

Muito Baixa

de 251 500

Pequeno

de 501 750

Normal

de 751 1000

Grande

de 1000 1250

Muito Grande

8. Concluso: O risco necessita ser identificado e quantificado de forma tcnica e estatstica conforme uma classificao genrica da potencialidade das ameaas, sejam elas internas ou externas. Sendo assim, devemos: a. Estabelecer os objetivos da Segurana; b. Definir o permetro de proteo e os bens e pessoas a serem protegidos; c. Simular situaes de risco e estabelecer as contramedidas correspondentes; d. Avaliar a relao custo X beneficio;

e. Estabelecer padres de Segurana; f. Implantar equipamentos e/ou procedimentos; g. Documentar as simulaes para posterior avaliao e/ou correo da Segurana.

Sobre o Autor
Professor Jair Barbosa

Soldado da Polcia militar do Estado de So Paulo. Consultor e Palestrante de Segurana. Professor do Curso Tecnlogo de Gesto de Segurana Empresarial e Privada da Faculdade Anhanguera Taboo da Serra e Faculdade Nossa Cidade. Autor do Livro Princpios da Segurana Privada Conceitos para Gestores de Segurana. www.jairbarbosa.com.br Leia Mais Noticias Mtodo Moosler - GestorSeg - O maior e melhor contedo sobre segurana do Pas deste Prof. Jair Barbosa

S-ar putea să vă placă și