Sunteți pe pagina 1din 3

O que Commander (CMD/EDH)

1. O EDH desenvolvido para promover a interao social. Ele fundado sobre (e dependente de) um contrato social, tambm conhecido como um acordo de cavalheiros. Conduta no aceitvel (tanto extrema quanto apenas "sendo um idiota") no deve ser tolerada pelos jogadores. Recusar-se a jogar com pessoas antissociais a melhor maneira de melhorar a comunidade EDH. Entretanto, uma vez que os jogadores tem opinies variadas sobre o que constitui um jogo limpo e/ou divertido, uma lista recomendaes de cards banidos mantida para ajudar a guiar jogadores atravs de uma boa experincia social. Regras da casa ou excees "fair play" (jogo limpo) so sempre encorajadas se elas resultarem em mais diverso para a comunidade local. Se voc deseja desfrutar dos tipos de jogos dos quais voc ouviu associados com EDH, evite jogar com cards desta lista (mantivemos os nomes dos cards em ingls por questo de padronizao): Metalworker Balance Painter's Servant Biorhythm Panoptic Mirror Channel Protean Hulk Coalition Victory Recurring Nightmare Emrakul, the Aeons Torn Staff of Domination Fastbond Sway of the Stars Gifts Ungiven Time Vault Karakas Tinker Kokusho, the Evening Star Tolarian Academy Library of Alexandria Upheaval Limited Resources Yawgmoth's Bargain Lion's Eye Diamond Adicionalmente, as lendas a seguir no podem ser usadas como um General: Braids, Cabal Minion Erayo, Soratami Ascendant Rofellos, Llanowar Emissary

Regras de Construo de Decks


Os jogadores devem escolher uma criatura lendria como o "General" dos seus decks. Detalhes Os jogadores podem escolher qualquer criatura lendria como seu general, embora algumas escolhas possam ser satisfeitas com desaprovao de outros jogadores. Dois jogadores no mesmo jogo podem escolher o mesmo General e outros jogadores podem incluir aquele card em seus decks mesmo que ele no seja seu General. Generais esto sujeitos regra das Lendas como qualquer outra criatura lendria; mltiplas cpias da mesma criatura (General ou no-General) sero todas colocadas nos cemitrios (ou Zona de Comando) como um efeito baseado no estado do jogo. O General o princpio ao redor do qual um deck EDH construdo. Ele mais acessvel que as outros cards do deck, e decks EDH normalmente vo aproveitar a influncia das foras do seu General nos seus planos. Contudo, no garantido que ele esteja disponvel a qualquer momento do jogo, portanto os decks EDH devem ser capazes de funcionar sem ele por um tempo. Em 2009-09-10, essa regra mudou. Essa regra substitui a antiga regra (jogo aberto ou liga) para Generais nos jogos EDH. Note que ela no identica regra de jogo aberto. 3. O custo de mana do General define que smbolos de mana podem aparecer nos cards do deck. Detalhes o Smbolos de mana coloridos que podem aparecer em um deck EDH so restritos s cores que aparecem no custo de mana do General. o Terrenos cujos tipos incluem plancie, ilha, pntano, montanha e/ou floresta (por exemplo, terrenos bsicos, dual lands, bsicos especiais de Shadowoor, etc) contm os tipos correspondentes de mana como explicado nas regras CR 305.6. Como tal, eles no podem aparecer no deck a menos que o General seja das cores correspondentes. 2.

Embora smbolos de man hbrida possam ser jogados como uma ou outra cor de mana, eles contam como sendo das duas cores. Como tal, eles s podem ser jogados com um General que seja de todas as cores do smbolo hbrido. o Palavras que representam terrenos bsicos (pntano, floresta, etc) na caixa de texto de um card NO representam um smbolo de mana colorido. Elas no so retritas a Generais da mesma cor. Um exemplo de que cards so ou no so permitidos em um deck de trs cores. Um deck com Phelddagrif (Custo de mana 1GWU) como General no pode ter nenhum card com smbolos de mana vermelhos ou pretos. o Esses cards seriam todos ilegais em um deck de Phelddagrif: Goblin Piker (Seu custo de mana inclui um smbolo de mana vermelha) Elves of Deep Shadow (Sua habilidade ativada contm um smbolo de mana preta) Talisman of Dominance (Fornece mana preta) Life//Death (A metade preta no pode ser jogada, logo o card todo no pode estar no deck) Degavolver (... reforar preto e vermelho) o Nosso Phelddagrif no poderia usar nenhum dos terrenos a seguir: Underground River (bvio, veja acima) Godless Shrine Dual Lands Leechridden Swamp, etc o Phelddagrif no pode convocar um Boros Guildmage para ajudar o Phelddagrif PODE usar: Esper Panorama Shard Convergence 4. Um deck no pode gerar mana fora de suas cores. Se uma fonte fosse gerar mana de uma cor ilegal, ela gera mana incolor em vez disso. Um deck deve conter exatamente 100 cards, incluindo o General. Com a exceo dos terrenos bsicos, nenhum card pode aparecer mais de uma vez no deck (cada card deve estar em uma nica cpia)

5. 6.

7. EDH jogado com cards legais no vintage (Tipo 1), com duas excees: o Os cards so permitidas a partir do prerelease (torneio de pr-lanamento) das suas expanses o Shahrazad permitida no EDH

Regras de Jogo
8. O incio de um jogo EDH o seguinte: 1. Os jogadores anunciam suas escolhas para o General e movem os respectivos cards para a Zona de Comando. 2. Os jogadores podem fazer sideboard se as regras opicionais para sideboard estiverem sendo usadas. 3. Cada jogador compra uma mo de sete cards. 4. Jogadores podem fazer mulligan, usando o mtodo "Paris Parcial". Regra de mulligan Paris Parcial Uma vez que os jogos EDH so longos e normalmente so jogados em partidas multijogador, EDH usa uma regra de mulligan designada para facilitar o incio do jogo com mos que custem pouca mana sem aumentar significantemente o nus de procurar por cards individuais. Esta regra tambm conhecida como a regra de mulligan "britnica". A. Na ordem do turno, os jogadores podem exilar com a face para baixo algumas ou todos os cards em suas mos. B. Cada jogador compra um nmero de cards do seu deck igual ao nmero de cards exilados menos um.

Jogadores que exilaram ao menos um card podem retornar para o passo A e repetir o processo, comprando um card a menos a cada vez. D. Os jogadores embaralham todos os cards exilados em seus decks. interessante notar que, mesmo com esta forma de Mulligan, decks com um nmero suficiente de fontes de mana iro iniciar com mos rotineiramente pobre ou insuficiente mana que o jogo progrida. 9. Ser um General no uma caracterstica [CR 109.3], uma propriedade do card. Como tal, o estado de General no pode ser copiado ou sobrescrito por um efeito contnuo, e no muda se o controle do card mudar. Exemplos Um Body Double copiando um General em um cemitrio no um General. Um General que seja afetado por um Cytoshape ou de face para baixo, ainda um General.

C.

10. Se um jogador levar 21 pontos de dano de combate de um nico general durante o jogo, aquele jogador deixa o jogo. Detalhes o Esta um efeito baseado no estado do jogo adicional. o Dano causado por um General cumulativo atravs do jogo; nenhum efeito pode reduzir o dano que um General j tenha causado a um jogador. o Uma vez que uma propriedade e no uma caracterstica do objeto em jogo, um card ainda o mesmo General mesmo que ele deixe o campo de batalha e retorne a depois. o Mesmo que efeitos possam aumentar o total de pontos de vida de um jogador, eles no reduzem a quantidade de dano causada previamente por um General. (por exemplo, Beacon of Immortality) o Reciprocamente, danos de combate podem ser reduzidos, prevenidos ou substitudos conforme eles so causados, neste caso ele nunca foi causado por completo e no conta como o total causado por aquele General. (por exemplo, Fog ou Captain's Maneuver) o Dano caudado por um General especfico para cada par General/Jogador, no combinado entre todos os Generais. o Um jogador pode perder se ele sofrer 21 pontos de dano de seu prprio General (se ele estiver sob o controle de outro jogador). 11. Enquanto um General estiver na Zona de Comando, ele pode ser conjurado. Como um custo adicional para conjurar um General da Zona de Comando, seu dono deve pagar {2} para cada vez que ele j tenha sido conjurado da Zona de Comando. Detalhes o Um General ainda est sujeito s restries normais para se conjurar criaturas (a menos que ele tenha Flash ou outro efeito permita que ele seja jogado em outro tempo)

12. Se um General fosse ser posto em um cemitrio ou no exlio vindo de qualquer lugar, seu dono pode mov-lo para a zona de comando em vez disso.Detalhes o Este um efeito de substituio; a criatura no vai ao cemitrio ou exlio e habilidades desencadeadas a partir deste evento no sero desencadeadas. o Generais vo para o grimrio ou para a mo normalmente; apenas mudanas para o exlio ou para o cemitrio podem ser substitudas. 13. Os jogadores iniciam o jogo com 40 pontos de vida. 14. Generais so sujeitos Regra das Lengas; eles sero colocados no cemitrio ou zona de comando ao mesmo tempo em que outras criaturas lendrias com o mesmo nome. 15. Novo: Habilidades que se refiram a cards possudos fora do jogo (Wishes, Spawnsire, Research, Ring of Ma'ruf) no funcionam no EDH a menos que os jogadores estejam usando sideboard. Se os jogadores esto usando sideboard, esses cards podem buscar cards nos sideboards.

S-ar putea să vă placă și