Sunteți pe pagina 1din 39

Eng.

Civil pela Universidade Federal da Bahia, 1986; Professor da disciplina Materiais de Construo da EPUFBA / DCTM desde 1992; Mestre em Engenharia Ambiental Urbana da Universidade Federal da Bahia, 2006. Ps-graduado em Gesto empresarial da construo civil - MBA pela FTE/Salvador, 2007. Gerente do Setor de Concreto da Concreta Controle de Concreto e Tecnologia.

O concreto o melhor amigo do homem. O controle tecnolgico do concreto dispensvel. O controle tecnolgico do concreto caro. Uso este trao h mais de 20 anos... O concreto tem que d o fck!! Vendo fck!!

Segundo o Cap. V, Seo IV, Art. 39, inciso 8 do Cdigo de Defesa do Consumidor, todo produto ou servio s pode ser fornecido quando estiver em acordo com as Normas Brasileiras. O profissional que segue as exigncias das Normas Brasileiras est dentro da lei. Isto inclui a execuo do concreto.

Algumas Normas pertinentes ao CONCRETO:

O principal aspecto encontrado com relao a nova norma foi a introduo de recomendaes quanto aos

requisitos para concreto e mtodos de verificao.

O recebimento e o controle do concreto de responsabilidade do dono da obra ou de seu representante. Quando for pr-misturado, a responsabilidade sobre a qualidade do concreto da empresa de servios de concretagem.

Todo concreto com funo deve ser controlado.

estrutural

Isto significa que os materiais empregados no concreto devem ser previamente analisados antes de sua utilizao para garantir a resistncia do concreto. Isto vale tanto para o concreto dosado em central como para o executado na obra.

O controle tecnolgico do concreto no pode ser confundido com o controle de produo de concreto. Estas atividades so regidas por normas tcnicas diferentes e visam objetivos diversos.

Atividades relacionadas ao processo de fabricao do concreto na central e transporte at o canteiro de obras. As centrais devem realizar o controle de produo continuamente para acompanhar a qualidade das matrias-primas e a homogeneidade do produto. Norma de referncia: NBR 7212 - Execuo de concreto dosado em central.

Srie

de

operaes e

(controle, que

preparo, como

recebimento

aceitao)

tm

objetivo garantir a qualidade do concreto de acordo com as especificaes e

conseqentemente com as exigncias da obra. Norma de referncia: NBR 12655 - Preparo, controle e recebimento do concreto.

Reduzir significativamente os riscos de defeitos no concreto e, caso ocorram, detect-los possvel. Deste modo, melhor controlar do que remediar! e corrigi-los o mais breve

Verificao da dosagem do concreto visando o atendimento das condies de trabalhabilidade, resistncia, durabilidade e esttica, de acordo com as exigncias do projeto. Estudo de cada um dos materiais componentes do concreto (cimento, gua, agregados, aditivos e adies).

Determinao da resistncia compresso do concreto atravs de moldagem e ensaios de corpos de prova. Controle estatstico peridico das resistncias obtidas, para aceitao definitiva do concreto, verificao de sua homogeneidade e eventuais adaptaes no trao.

Verificao, conformidade, compresso estrutura destrutivos

em da do

caso

de

no

resistncia na

concreto de por

prpria no de

atravs ou

ensaios extrao

testemunhos (NBR 6118).

CAPTULO 6 : 6.4 Agressividade do ambiente:

6.4.1 A agressividade do meio ambiente est relacionada s aes fsicas e qumicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independente das aes mecnicas, das variaes volumtricas de origem trmica, da retrao hidrulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas de concreto.

Tabela 6.1 Classes de agressividade ambiental Classe de agressividade Ambiental I Classificao geral do tipo de ambiente para efeito de projeto Rural Fraca Submersa II Moderada Urbana 1), 2) Marinha 1) III Forte Industrial
1), 2)

Agressividade

Risco de deteriorao da estrutura Insignificante

Pequeno

Grande Industrial 1), 3)

Elevado

IV
1)

Muito forte Respingos de mar

Pode-se admitir um microclima com uma classe de agressividade mais branda (um nvel acima) para ambientes internos secos (salas, dormitrios, banheiros, cozinhas e reas de servio de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura).
2)

Pode-se admitir uma classe de agressividade mais branda (um nvel acima) em: obras em regies de clima seco, com umidade relativa do ar menor ou igual a 65%, partes da estrutura protegidas de chuva em ambientes predominantemente secos, ou regies onde chove raramente.
3)

Ambientes quimicamente agressivos, tanques industriais, gavalnoplastia, branqueamento em indstrias de celulose e papel, armazns de fertilizantes, indstrias qumicas.

CAPTULO 7 :
Tabela 7.1 Correspondncia entre classe de agressividade e qualidade do concreto Classe de agressividade (tabela 6.1) Concreto Tipo I Relao gua/cimento em massa Classe de concreto (NBR 8953) CA CP CA CP < 0,65 < 0,60 > C20 > C25 II < 0,60 < 0,55 > C25 > C30 III < 0,55 < 0,50 > C30 > C35 IV < 0,45 < 0,40 > C40 > C40

NOTAS 1 O concreto empregado na execuo das estruturas deve cumprir com os requisitos estabelecidos na NBR 12655. 2 CA corresponde a componentes e elementos estruturais de concreto armado. 3 CP corresponde a componentes e elementos estruturais de concreto protendido.

Tabela 7.1 Correspondncia entre classe de agressividade e qualidade do concreto Classe de agressividade ambiental (tabela 6.1) Tipo de estrutura Componente ou elemento I II III IV 3)

Cobrimento nominal
(mm)

Concreto armado Concreto Protendido 1)


1)

Laje 2) Viga/ Pilar Todos

20 25 30

25 30 35

35 40 45

45 50 55

2)

3)

Cobrimento nominal da armadura passiva que envolve a bainha ou os fios, cabos e cordoalhas, sempre superior ao especificado para o elemento de concreto armado, devido aos riscos de corroso fragilizante sob tenso. Para a face superior de lajes e vigas que sero revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos finais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento tais como pisos de elevado desempenho, pisos cermicos, pisos asflticos e outros tantos, as exigncias desta tabela podem ser substitudas por 7.4.7.5, respeitado um cobrimento nominal > 15mm. Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatrios, estaes de tratamento de gua e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes qumica e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal > 45mm.

NBR 12655 - Tabela 2 - Correspondncia entre classe de agressividade e consumo de cimento.


Concreto Relao gua/cimento em massa Classe de concreto (ABNT NBR 8953) Consumo de cimento por metro cbico de concreto kg/m3 Tipo CA CP CA CP Classe de agressividade I =0,65 =0,60 =C20 =C25 II =0,60 =0,55 =C25 =C30 III =0,55 = 0,50 =C30 =C35 IV =0,45 =0.45 =C40 =C40

CA e CP

=260

=280

=320

=380

Em Salvador........

Mapa de Salvador, caracterizado por zonas e suas classes de agressividade ambiental (VILASBOAS, 2004)

Objetivos: Resistncia Durabilidade Trabalhabilidade

A dosagem experimental poder ser feita por qualquer mtodo baseado na correlao entre os caractersticos da RESISTNCIA e DURABILIDADE do concreto e a RELAO GUA/CIMENTO. Deve-se levar em conta a trabalhabilidade desejada e atendendo s seguintes condies: a) Fixao da relao gua/cimento; b) trabalhabilidade.

a) Relao gua/cimento

Para a definio da relao gua/cimento(x), temos:

Onde: fcj - a resistncia do concreto compresso, em MPa numa idade j (28 dias). fck - resistncia caracterstica do concreto compresso ( definida quando da elaborao do projeto estrutural, em MPa, cujo valor tem a probabilidade de ser atendido com 95% de certeza/chence); sd - desvio padro de dosagem, em MPa.

Verificao da Dosagem Ensaios para aceitao do concreto Concreto fresco (aceitao provisria): Determinao da consistncia atravs do abatimento do tronco de cone (slump-test). Concreto endurecido (aceitao definitiva): Ensaio de resistncia compresso em corpos de prova cilndricos.

Freqncia para a realizao do abatimento (slump-test): Betoneiras Estacionrias


Na primeira amassada do dia; Ao reiniciar a fabricao do concreto aps uma interrupo de, pelo menos, 2 horas; Na troca dos operadores da betoneira; Cada vez que forem moldados corpos-deprova.

Caminhes-betoneiras: a cada betonada

Como pedir o concreto pr-misturado:


- Indicaes precisas da localizao da obra; - Resistncia caracterstica do concreto (fck) definida em projeto; - Resistncia caracterstica mn. do concreto (fcj) definida em funo de sd de dosagem (mnimo); - Relao A/C mxima; - Consumo mnimo de cimento; -Tipos de cimento, Tipos de agregados e Tipos de aditivos;

Como pedir o concreto pr-misturado:


-Tipo e quantidade de adies; -Mdulo de elasticidade (deformao), especificado pelo calculista; -Definir o abatimento do tronco de cone ( ; -Definir a modalidade do lanamento do concreto (convencional e bombeado e etc.);

Como pedir o concreto pr-misturado:


-Volume previsto e prazo de execuo; -Informar o tipo de estrutura a ser

concretada e se a mesma aparente ou no; -E outros. (ver pgina do grupo

CONSTRUTORES BAHIA).

Concreto pr-misturado
Antes de ser iniciada a descarga do concreto, confira atentamente os dados contidos em sua nota fiscal: dados da obra, volume, slump, fck, folga de gua, entre outros... Caso haja alguma irregularidade entre em contato com central dosadora .

Se houver necessidade de adio de gua, no ultrapasse o limite mximo especificado. Qualquer outra adio de gua efetuada pela obra, exime a concreteira de qualquer responsabilidade quanto s caractersticas do concreto. Efetuar o mapeamento da concretagem, registrando o local concretado por cada nmero de Nota Fiscal/Caminho betoneira, seguindo a ordem cronolgica de lanamento.

Estudo de dosagem do concreto Ensaios de controle durante a execuo do concreto Controle da resistncia do concreto Aceitao da estrutura

Controle estatstico do concreto por amostragem parcial Controle estatstico do concreto por amostragem total

Cada lote de concreto avaliado com base no seguinte critrio: ckest ck Onde fckest a resistncia caracterstica estimada do concreto Caso esta condio no seja atendida:
rever o projeto estrutural realizar ensaios no destrutivos; realizar ensaios especiais; realizar prova de carga;

Algumas realidades sobre o concreto....


O concreto pode ser o melhor amigo do homem, desde que bem especificado e adequadamente produzido. O controle tecnolgico a metodologia precisa e segura para se confirmar as caractersticas de desempenho do concreto. As atividades de controle tecnolgico devem ser realizadas por pessoal treinado e qualificado. O concreto tem que atender a um fcj aos 28 dias ou em outra idade especificada.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

S-ar putea să vă placă și