Sunteți pe pagina 1din 29

Razes do Paradigma Indicirio

Por Claudio Marcio Coelho Ncleo de Estudos Indicirios DCSO CCHN-UFES, Vitria: 2006

1. Sinais de Fumaa: A Sociedade dos Caadores-Coletores e o Paradigma Venatrio.


O historiador italiano Carlo Ginzburg est empenhado na construo de um projeto intelectual ambicioso1. Seu esforo terico-metodolgico consiste na pesquisa de um mtodo que considera milenar, que remonta as origens da prpria humanidade. Este mtodo est fundamentado na investigao de pistas, sinais ou indcios reveladores acerca dos fenmenos da realidade: trata-se do Mtodo Indicirio. A pesquisa sobre as razes do Paradigma Indicirio2 conduziu Ginzburg a um precioso insight: se a realidade opaca, existem zonas privilegiadas sinais, indcios que permitem decifr-la 3. Ademais, o que caracteriza esse saber a capacidade, a partir de dados aparentemente negligenciveis, de remontar a realidade complexa no experimentvel diretamente 4.

Segundo Ginzburg, a investigao baseada em indcios fazia parte do cotidiano dos primeiros grupos humanos, principalmente nas tcnicas utilizadas pelos caadorescoletores do Neoltico.
Por milnios o homem foi caador. Durante inmeras perseguies, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisveis pelas pegadas na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de plos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barbas. Aprendeu a fazer operaes com rapidez Este ambicioso projeto consiste no esforo guinzburguiano para a teorizao e sistematizao do Paradigma Indicirio nas cincias humanas e sociais. Este projeto comeou a adquirir contornos cientficos decisivos em sua obra a partir de 1980, com os ensaios: O nome e o como: troca desigual e mercado historiogrfico (reproduo, com algumas variantes, de uma comunicao lida no congresso Le Annales e la storiografia italiana. Roma, 1979) e Sinais: razes de um Paradigma Indicirio, do livro Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria (1986). 2 Interpretamos indiciarismo como uma orientao de pesquisa baseada na investigao dos detalhes, que encaramos como indcios, pistas, sinais ou sintomas. O mtodo indicirio constitui o uso do indiciarismo como ferramenta de pesquisa. Ademais consideramos o paradigma indicirio como um conjunto de princpios e procedimentos terico-metodolgicos que orientam a elaborao do conhecimento a partir da investigao e anlise dos indcios. 3 GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. So Paulo: Cia. das letras, 1989. p.177. 4 Ibid., p.152.
1

fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas. [...] O caador teria sido o primeiro a narrar uma histria porque era o nico capaz de ler, nas pistas mudas uma srie coerente de eventos. Decifrar ou ler as pistas dos animais so metforas.5

Estudos sobre os primeiros grupos humanos corroboram as proposies de Ginzburg. Em Origens (1977), os antroplogos-arquelogos Richard Leakey e Roger Lewin revelam aspectos importantes da vida humana no perodo Neoltico. As relaes entre os caadores-coletores estavam marcadas por laos estreitos de sociabilidade. As conversas em volta do fogo representavam momentos importantes de trocas de experincias, sentimentos e emoes, transmisso de informaes e aprendizado mtuo. Estes momentos promoviam o fortalecimento dos laos sociais. A linguagem falada, por sua vez, permitia a narrao de acontecimentos sobre o dia-a-dia do grupo.
Assim, enquanto as chamas mantinham afastados os possveis predadores, estavam tambm aproximando as pessoas, dando-lhes a oportunidade de contar estrias e criar mitos e rituais, como tambm de planejar as atividades do dia seguinte tais como, quem tentaria a sorte na caa, quem formaria um bando a fim de colher suprimentos de plantas alimentcias para vrios dias e quem permaneceria no acampamento.6

Diversos pesquisadores ligados a Universidade de Harward EUA, desde 1963, tm estudado os !Kung San, que vivem prximos fronteira de Botswana e Nambia, ao norte do deserto de Caalari, na frica. Os !Kung guardam caractersticas tradicionais importantes de um grupo de caadores-coletores. O estudo destes caadores contemporneos revelou aspectos importantes da prodigiosa capacidade de percepo e intuio dos primeiros grupos humanos, pois a caa exige a investigao minuciosa de pistas rastros deixados pelos animais. Segundo Leakey, os caadores !Kung usam um elaborado sistema de sinais manuais para comunicar aos demais o tipo de animal, sua idade aproximada, seu estado de sade e se est apressado ou apenas vagueando. Estas informaes so inferidas principalmente pelo rastro do animal.
Ibid., p.151-2. LEWIN, Roger e LEAKEY, Richard E. Origens: o que novas descobertas revelam sobre o aparecimento de nossa espcie e seu possvel futuro. 3. ed. So Paulo: Melhoramentos; Braslia: Ed. UNB, 1981. p.151-2.
6 5

Richard Leakey aprofunda suas investigaes sobre o tema na obra A evoluo da humanidade (1981). Nela, discute a habilidade requerida pela caa e coleta de alimentos. Para o autor, os caadores precisam saber identificar o animal pelo rastro, assim como perceber sua idade, h quanto tempo passou pelo local, se estava correndo ou toa, e se estava ferido ou no.7

A diviso de tarefas sociais entre a coleta (para as mulheres) e a caa (para os homens) deve ser compreendida em um contexto maior. No resulta simplesmente dos fatores decorrentes das diferenas fsicas entre homens e mulheres. As longas distncias a serem percorridas pelos caadores no rastro da presa, o silncio e o movimento furtivo durante o assalto final dificultam a participao das mulheres, que esto mais ligadas aos filhos pequenos por causa da amamentao.

Segundo Patrcia Draper, as ...mulheres !Kung, como os homens, prestam muita ateno s pegadas de animais ao atravessarem os campos: e, quando voltam para casa tardinha, relatam aos homens os movimentos recentes da caa 8. Para Leakey, as habilidades e conhecimentos empregados na caa e na coleta, constituem uma fora poderosa no processo de hominizao. Estas atividades contriburam para o desenvolvimento de vrias capacidades humanas: o raciocnio lgico, a abstrao, a percepo, a intuio e a imaginao.

Edgar Morin, em Le paradigme perdu: la nature humaine (1973), traduzido no Brasil como O enigma do homem: para uma nova Antropologia (1979), aponta alguns aspectos reveladores do cotidiano dos primeiros grupos humanos, e como as atividades ligadas caa exigiam o aprimoramento da capacidade observadora e intuitiva. Desta forma, a vigilncia, a ateno, a astcia tornaram-se vitais; preciso poder interpretar em sinais os movimentos mais nfimos, em indcios os vestgios mais sutis, preciso estar sempre alerta, individual e coletivamente, para a defesa e, se for preciso caar, para o ataque.9

LEAKEY, Richard E. A evoluo da humanidade. So Paulo: Melhoramentos e Crculo do Livro; Braslia: Ed. UNB, 1981. p.108. 8 DRAPER apud LEAKEY, Ibid., p.109. 9 MORIN, Edgar. O enigma do homem: para uma nova antropologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p.64.

Morin afirma que a caa deve ser compreendida como um fenmeno total na evoluo humana. A caa envolve um conjunto multifacetado de fatores que suscitou novas aptides.
A caa na savana habiliza e habilita o hominda: faz dele intrprete de um nmero muito grande de stimuli sensoriais ambguos e tnues que se transformaram em sinais, indcios e mensagens, com o reconhecedor transformando-se em conhecedor. A caa faz com que a inteligncia tenha de se haver como o que h de mais hbil e de mais astuto na natureza, o animal-presa e o animal-predador, com ambos dissimulando-se, esquivando-se, enganando-se. [...] Estimula aptides estratgicas: a ateno, a tenacidade, a combatividade, a astcia, o ardil, o engodo, a armadilha, a espreita.10

O homo-sapiens aprimorou suas aes voltadas caa de forma nunca antes alcanada. Sua busca do novo possibilitou outras descobertas. Ele j no dependia apenas do acaso e da fora fsica, pois aprendeu a valorizar os sinais e indcios infinitesimais. Sua engenhosidade no estava associada apenas confeco de armas ou armadilhas mais sofisticadas, ms tambm na capacidade de investigao dos rumos e caractersticas do animal que desejava. Morin interpreta este processo como um fenmeno total, considerando seus aspectos biopsicossociais.

Andr Bourguignon, em LHomme imprvu: histoire naturelle de lhomme 1 (1989), refora a importncia da cooperao e da linguagem gestual na elaborao de aes eficientes da caa em grupo. Bourguignon chama ateno para um aspecto importante de nossa evoluo: a capacidade cooperativa dos caadores-coletores. A investigao de indcios deixados pelos animais exigia a cooperao eficiente de todos os membros da comunidade.11

Em Os humanos antes da humanidade: uma perspectiva evolucionista (2003), Robert Foley alerta os pesquisadores quanto supervalorizao da caa como gatilho do desenvolvimento das caractersticas humanas. Para Foley, embora a caa seja um

10 11

Ibid., p.67. BOURGUGNON, Andr. Histria natural do homem: o homem imprevisto 1. Coleo Cincia e Cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. p.181.

aspecto importante na evoluo, no constitui seu fator decisivo12. O autor destaca os fatores sociais complexificantes da histria humana: A evoluo da humanidade o resultado da interao especfica de uma espcie com uma histria social complexa entrando em contato com um meio ambiente novo e gratificante... 13

O alerta de Foley importante. Contudo, no invalida a anlise das razes do mtodo indicirio na histria social. A importncia atribuda caa no advoga a supremacia desta atividade na evoluo da humanidade, mas pretende to somente identificar e interpretar a investigao humana da realidade baseada em indcios. O uso do mtodo indicirio no estava restrito as atividades ligadas caa. A investigao indiciria estava presente em todas as atividades humanas que dependiam estritamente da anlise dos detalhes. Atividades relacionadas alimentao, proteo, inveno, religio, guerras, entre outras.

Em A evoluo cultural do homem (1986), Gordon Childe demonstra como a caa e a coleta envolviam atividades e habilidades que permitiram o aprimoramento das faculdades mentais, psicolgicas e sociais.
O homem tem de aprender as estaes adequadas para a caa das diferentes espcies de animais, ou para a coleta de diferentes tipos de ovos e frutas. Para fazlo com xito, tem de, finalmente, decifrar o calendrio dos cus; tem de observar as fases da Lua e os movimentos das estrelas, e compar-los com movimentos botnicos e zoolgicos j mencionados. E, como dissemos, o homem teve de descobrir, pela experincia, as melhores pedras para fazer ferramentas, e onde elas se encontravam. Mesmo para os homens mais primitivos, o xito na vida exigia um corpo considervel de conhecimento astronmico, botnico, geolgico e zoolgico. Ao adquirir e transmitir tal conhecimento, nossos predecessores estavam lanando as bases da cincia.14

Segundo o autor, ao adquirir e transmitir tal conhecimento, nossos predecessores estavam laando as bases da cincia. Para os positivistas empedernidos, tal citao deve ser interpretada como um exagero. Talvez sua ortodoxia impea-os de
12

FOLEY, Robert. Os humanos antes da humanidade: uma perspectiva evolucionista. So Paulo: Ed. UNESP, 2003. p.64-6. 13 Ibid., p.238. 14 CHILDE, Vere Gordon. A evoluo cultural do homem. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. p.64.

compreender que Childe est apenas discutindo o desenvolvimento das habilidades humanas ligadas a razo e ao conhecimento emprico da realidade. De fato, Childe nos oferece uma pista importante para compreenso da relao discutida por Ginzburg sobre as razes do Mtodo Indicirio. Se os caadores-coletores do neoltico estavam lanando as bases da cincia, ento, de certo modo, tambm estavam lanando as bases de um paradigma cientfico centrado na relao razo-sensibilidade: o Paradigma Indicirio.

Esse patrimnio cognoscitivo foi enriquecido e transmitido por inmeras geraes de caadores atravs de representaes materiais (pinturas rupestres e artefatos), e da tradio oral (narrao de fbulas, estrias, costumes, crenas e tradies). Este saber, construdo ao longo de milhares de anos permitiu o aprimoramento da capacidade racional - intuitiva, pois a partir da investigao indiciria o homem passou a decifrar a realidade em sua complexidade, apesar das dificuldades relacionadas comprovao (de forma diretamente experimentvel). Os dados so apresentados pelo observador como uma seqncia narrativa, cuja formulao simplria poderia ser: algum passou por aqui!. Esta perspectiva da narrao, distinta do sortilgio, do esconjuro e da invocao, talvez tenha nascido nas sociedades dos caadores, e resultou da experincia acumulada na decifrao de indcios. A linguagem da decifrao venatria ( parte pelo todo, o efeito pela causa) indica que o caador teria sido o primeiro a narrar uma histria porque era o nico capaz de ler, nas pistas mudas (se no imperceptveis) deixadas pela presa, uma srie coerente de eventos
15

. Para Ginzburg, a anlise do

Paradigma Venatrio presente na sociedade dos caadores, conduz ao reconhecimento de que a histria humana pode ser desvendada com base em rastros, pistas, indcios.16

2. Os Adivinhos da Mesopotmia e o Paradigma Divinatrio.


Os textos divinatrios mesopotmicos, redigidos a partir do terceiro milnio a.C. revelam importantes similaridades entre o Paradigma Venatrio e o Paradigma Divinatrio. Nos dois modelos, a interpretao da realidade resulta de um exame minucioso de aspectos nfimos. Aspectos que (geralmente) no podem ser diretamente
15 16

GINZBURG, op. cit., nota 4. p.152. GINZBURG, Carlo. Relaes de fora: histria, retrica, prova. So Paulo: Cia. das Letras, 2002. p.57.

experimentveis pelo observador. Os caadores examinavam pistas como esterco, pegadas, plos, plumas... Os adivinhos, por sua vez, observavam entranhas de animais, gotas de leo na gua, astros, movimentos involuntrios do corpo. A principal divergncia entre estes modelos investigativos, talvez seja o fato de que a adivinhao voltava-se para o futuro, enquanto a decifrao (dos caadores) para o passado. Porm a atitude cognoscitiva, em ambos os casos, envolvia operaes cognoscitivas similares: anlises, comparaes e classificaes17. H uma estreita ligao entre as articulaes simblicas elaboradas pelos caadores e a inteno dos adivinhos, apesar do contexto social diferente. A inteno divinatria foi (durante muito tempo) interpretada como pensamento mgico. Os pesquisadores contemporneos preferem sua discusso a partir da idia de conjectura.

Os caadores ordenavam os fatos recolhidos pela observao minuciosa dos rastos deixados pelos animais atravs da seqncia narrativa. Sucessivas geraes de caadores enriqueceram e transmitiram este patrimnio do saber venatrio. Os adivinhos mesopotmicos tinham ao seu dispor outros recursos culturalmente elaborados. A conjugao da arte divinatria com a escrita pictogrfica explica a sofisticao de suas operaes intelectuais. O pictograma representou um incalculvel passo diante no caminho da abstrao. Elementos pictogrficos e fonticos continuaram a coexistir na escrita cuneiforme. A intensificao dos traos apriorsticos e generalizantes na literatura divinatria no apagaram a tendncia de inferir as causas a partir dos efeitos. Esta inferncia, proposta por C. S. Peirce em Deduzione, induzione e ipotesi, da obra Caso, amore e logica (1956), e em La logica dellabduzione, do livro Scritti di filosofia (1978) corresponde capacidade presuntiva ou abdutiva, que difere da induo simples.18 Estes procedimentos investigativos, operacionalmente elaborados, caracterizam o desenvolvimento do Mtodo Indicirio na antiguidade.

A adivinhao mesopotmica constitui um modelo fundamentado em um exame minucioso do real. Para surpresa de muitos, a adivinhao, tinha neste contexto, um mtodo perfeitamente elaborado e especfico, com procedimentos estabelecidos, isto , no ocorria de forma aleatria, mas a partir de um mtodo investigativo: a anlise de
17 18

GINZBURG, op cit, nota 4. p.153. Ibid., p.153. Cf. tambm a nota 38, na p.264 da obra anteriormente citada.

vsceras de animais, dos astros ou de gestos involuntrios do corpo. A. L. Oppenheim em Los sueos profticos en el cercano oriente antiguo, do livro Los sueos y las sociedades humanas (1964) defende a intrigante aproximao entre o Mtodo Divinatrio e o Mtodo Cientfico. A adivinhao mesopotmica e a cincia resultam, entre outros fatores, do desejo de fazer frente realidade, de compreend-la, subjug-la e transform-la. O saber divinatrio comporta a mesma seriedade de propsito e a mesma aspirao totalizadora presente na cincia. Oppenheim afirma:
El saber de la adivinacin mesopotmica est codificado en extensas colecciones compuestas por unidades muy formalizadas de una sola frase que nosotros, los asirilogos, llamamos agero. Cada agro se compone de una prtasis, en la que se describe el rasgo o el acontecimiento ominoso, y una apdosis, que ofrece una prediccin. La prtasis trata de observar los aspectos especficos y objetivos de la realidad crtica y sistemticamente, y de describirlos. Adems, tanto la observacin como la descripcin, estn notablemente desprovistas de actitudes irracionales, de explicaciones a priori y de referncias a agentes divinos [...] Las observaciones [...] que reducen los hechos complejos a subunidades inequvocamente enunciables [...] reflejan una actitud consecuentemente racional que quizs no tenga outra que se le iguale em la literatura mesopotmica.19

O estudo atento dos vestgios arqueolgicos e histricos da rica literatura divinatria da Mesopotmia revela o esforo e a convivncia da atitude de inferir as causas a partir dos efeitos, bem como, do esforo de generalizao sobre a realidade.20

3. Razo e Sensibilidade na Antiguidade Grega: A Medicina Hipocrtica e as Razes de um Paradigma Semitico.


Hipcrates de Cs (450-377 a.C.), considerado o pai da medicina ocidental, escreveu juntamente com seus discpulos um importante conjunto de textos: o Corpo Hipocrtico, formado por mais de 50 tratados completos sobre medicina. Nestes tratados, encontramos escritos sobre cirurgia, ginecologia, diettica; registros dirios de
19

OPPENHEIM apud GABRIEL PULICE, F. M. y OSCAR ZELIS. La prctica de la investigacin en relacin al pensamiento mgico, la conjectura, el paradigma indicirio y la ciencia moderna: notas para repensar la cientificidad. In: Revista Eletrnica de Epistemologia de Cincias Sociales. 2001, p.7. Disponvel em http://www.moebio.uchile.cl/12frames07.htm - Acesso em: 23/03/2005. 20 GABRIEL PULICE y OSCAR ZELIS, Ibid., p.8; GINZBURG, op. cit., p.153, nota 4.

clnica prtica; notas e dissertaes sobre as preocupaes mdicas da poca. Os tratamentos mencionados so pouco citados e de carter geral, demonstrando que a medicina hipocrtica estava fundamentada em uma interveno mais preventiva que curativa.

Segundo Hipcrates, o estudo das doenas devia ser fundamentado


...no quanto existe de comum e de individual na natureza humana: na doena, no doente, na dieta e em quem prescreve ...; na constituio geral e especfica dos fenmenos celestiais e de cada regio, nos costumes do povo, no regime, nas profisses, na idade de cada um; na fala, nas maneiras de ser, no silncio, no pensamento, no sono e na insnia, nos sonhos ..., nos gestos involuntrios ...; nos paroxismos, nas fezes, na urina, nas secrees, no vmito, na ligao entre as doenas ...; nos abscessos ..., no suor, nos calafrios, no frio, na tosse, no espirro, no soluo, na respirao, nos arrotos, na flatulncia ..., nas hemorragias, nas hemorridas. Com base em tudo isso, estenda-se a investigao at onde se consiga.21

Para Hipcrates e seus discpulos, as doenas deveriam ser encaradas como fenmenos cujas causas se encontram nos aspectos naturais. Desta forma, negavam a atribuio de causas divinas para as enfermidades. Os tratados registraram seu rduo esforo para o estabelecimento das bases de uma observao objetiva, isto , sem preconceitos ou pressupostos filosficos. A objetividade perseguida pelos hipocrticos deveria servir de guia para a anlise e prtica mdica. Alguns destes discpulos protestavam contra a presena de conceitos e teorias filosficas na anlise mdica. La medicina [...] es un arte, techne, y el tratamiento del enfermo no es una cuestin azarosa, sino que implica habilidad y experincia.22

No artigo La medicina y el saber conjetural (2005), o mdico Daniel Carnelli discute o carter conjetural do saber e da prtica mdica. Carnelli investiga as razes da medicina ocidental, e revela a contribuio decisiva dos estudos e procedimentos de Hipcrates para o desenvolvimento da medicina. A medicina hipocrtica elaborou um
21

HIPCRATES apud PORTO, Marco Antonio Teixeira. O crime perfeito: paixo e morte de um paradigma clnico. Bio-Cincia, Niteri/RJ, 9 (1):63, 1997. Disponvel em http://www.uff.br/nesh/ publica/crimeimp.htm - Acesso em: 20/05/2005. 22 GABRIEL PULICE y OSCAR ZELIS, op. cit., p.8, nota 20.

conjunto de mtodos para o diagnstico e tratamento das patologias considerando o sintoma um conceito central na anlise. O prprio Hipcrates defendia que a enfermidade no pode ser compreendida em si mesma: slo mediante la atenta observacin y anotacin de todos los sntomas es posible establecer un historial preciso de cada enfermedad, pero la enfermedad en s es inaccesible23. Para desvendar as enfermidades o mdico deve estabelecer a histria precisa de cada patologia atravs da observao e anotao de todos os sintomas.

Segundo Carnelli, a insistncia hipocrtica na busca dos sintomas provavelmente resultou de sua preocupao com a defesa de um mtodo investigativo que se colocava em contraposio a inmediatez y certidumbre del conocimiento divino y la naturaleza provisio-nal, conjetural del saber humano
24

. Para Hipcrates, o sintoma deve sempre

ser analisado em relao aos elementos bsicos como o ar, a gua e o lugar. Ao ser interpretado pelo mdico como um indcio, o sintoma adquire um valor de signo. A concepo grega de que as enfermidades resultam da mistura de diferentes humores: sangue, fleuma, blis amarela e blis negra a patologia humoral corrobora a idia de que as doenas tm uma origem comum. Carnelli considera que esta concepo representou um importante avano em relao medicina divinatria mesopotmica. A teoria dos humores se irradiou na interpretao dos aspectos psicoemocionais como a concepo dos quatro tipos de temperamentos (sanguneo, fleumtico, colrico e melanclico). Os tipos de temperamentos esto vinculados a alguns sintomas caractersticos de diversas patologias. A teoria hipocrtica sobre doenas e temperamentos, bem como a investigao indiciria dos sintomas constitui um marco fundamental no desenvolvimento da medicina.

Para Carnelli, a semiologia mdica una disciplina que permite un diagnstico de las enfermedades aunque stas no sean observables25. Ao discutir a vantagens da sintomatologia o autor prope algumas indagaes que esclarece sua abordagem da medicina como um saber conjetural.

23

HIPCRATES apud CARNELLI, Daniel. La medicina y el saber conjetural. In: Revista de la Sociedad de Medicina Interna de Buenos Aires. 2005. Disponvel em http://www.drwebsa.com.ar/ smiba/med_interna/vol_05/05_02.htm - Acesso em: 20/05/2005. 24 CARNELLI, Ibid. 2005 25 Ibid., 2005.

10

La sintomatologa opera como mtodo de observacin indirecta sobre la base de unos sntomas superficiales o signos que a menudo carecen de relevancia para el ojo del lego. Es, entonces, la semiologa mdica una disciplina conjetural? Si el mdico construye su diagnstico a partir de huellas, Es su tarea una labor de desciframiento? En lo que concierne a la ciencia mdica de los sntomas, el diagnstico pretende explicar el pasado y el presente, pero tambin se evidencia una dimensin prospectiva, de pronstico, que viene a demarcar una probabilidad de la situacin futura.26

Para Carnelli, no absurda a idia que identifica no saber e na prtica mdica o Paradigma Venatrio dos caadores do Neoltico. O princpio bsico da investigao mdica dos sintomas o mesmo da investigao dos caadores primitivos: a busca de indcios reveladores na explicao do fenmeno com o qual se defrontam.
No es descabellado asociar, por lo que venimos desarrollando con antelacin, la tarea mdica con los cazadores y los adivinos de la antigedad: los primeros en el curso de sus persecuciones aprendieron a reconstruir el aspecto y los movimientos de su presa invisible a travs de meros rastros; aprendieron a husmear, a observar, a dar sentido, a contextualizar a partir del detalle mnimo, de la huella dbil; supieron efectuar complejos clculos en un instante. La presa del cazador, la enfermedad del mdico: ficciones de una realidad tangible que se esconde, pero que hay que atrapar para posibilitar la continuidad de la vida del hombre. En ambos casos, el xito o el fra-caso derivan de una acertada e innovadora acti-vidad venatoria.27

Os hipocrticos foram os primeiros a apontar as questes de mtodo na medicina. Para os hipocrticos a anlise mdica deve ser baseada na observao e objetividade; a finalidade prtica da medicina o tratamento da enfermidade; o mdico deve valorizar a clnica e a analise de casos particulares (individuais); a anlise da enfermidade depende estritamente do mtodo de observao e descrio dos sintomas; o tratamento possui um carter mais preventivo que curativo.

O silenciamento deste paradigma ocorreu em virtude do prestgio da teoria platnica do conhecimento que dominava os crculos de maior influncia na Grcia deste perodo.
26 27

Ibid., 2005. Ibid., 2005.

11

No entanto, a proposta de Hipcrates estabeleceu os parmetros fundamentais de um Paradigma Semitico ou Indicirio. Esse paradigma permaneceu implcito. Foi esmagado pelo reconhecimento socialmente mais elevado do paradigma elaborado por Plato. Nesta relao de foras, a teoria platnica se imps teoria hipocrtica. Apesar disso, o esforo de Hipcrates e seus discpulos permitiu a consolidao da semitica mdica.
Apesar de tan vigorosos poderes en contrario, esas primeras experincias han tenido evidentemente la suficiente fuerza como para alcanzar a sentar los fundamentos de una semiologia mdica que se sostuvo en el tiempo y tard mucho en ser superada.28

Hipcrates revolucionou o mtodo investigativo na medicina grega. Lanou as bases de uma medicina cientfica humanista e instaurou um novo modelo de anlise mdica das doenas: a semitica mdica. Provavelmente estudou com excelentes mestres. Estes pensadores advogavam a importncia da anlise baseada na observao de indcios. Para Alcmeon, ... de las cosas invisibles y de las cosas mortales los dioses tienen certeza inmediata, pero a los hombres les toca proceder por indcios.29

4. O Mdico Giulio Mancini: Semitica Mdica aliada ao Mtodo Indicirio na Investigao de Doenas e Pinturas (sc. XVII).
O italiano Giulio Mancini (1558-1630), mdico-mor de Urbano VIII (incio do sculo XVII), foi contemporneo de Galileu. Arriscava seus diagnsticos cheirando fezes, pondo o ouvido em peitos estertorantes ou provando urinas (procedimentos praticados pelos mdicos de sua poca). Mancini foi considerado um mdico brilhante, pois seus diagnsticos fulminantes permitiam a imediata constatao do fim que a doena viria a ter. Possua a capacidade de observao dos sintomas nfimos, e demonstrava igual habilidade na articulao dos fatos, a ponto de inferir, com rapidez, as causas da doena a partir dos seus efeitos.

28 29

GABRIEL PULICE y OSCAR ZELIS, op. cit., p.9, nota 20. ALCMEON apud CARNELLI, op. cit., nota 24.

12

Mancini Freqentava os mesmos ambientes romanos que Galileu Galilei (da Corte Papal a Accademia dei Lincei) e conhecia pessoas importantes (Federico Cesi, Giovanni Ciampoli, Giovanni Faber, entre outros). Tinha grande apreo por obras de arte, principalmente s pictricas (pinturas). Escreveu a obra Algumas consideraes referentes pintura como deleite de um gentil-homem nobre e como introduo ao que se deve dizer (1619). O livro foi dirigido aos gentis-homens diletantes aqueles virtuoses que, em nmero sempre maior, lotavam as exposies de quadros antigos e modernos que aconteciam todos os anos no Pantheon30. As Consideraes de Mancini foram dedicadas aos mtodos necessrios ao reconhecimento de quadros falsos, para distinguir os originais das cpias.31 Nestas consideraes, Mancini revela sua preocupao com a elaborao de um mtodo investigativo para se distinguir s obras originais das falsas, as obras dos mestres e as cpias. Sua exortao explica seu empenho em conferir se nas pinturas:
V-se aquela desenvoltura do mestre, e em particular naquelas partes que necessariamente fazem-se com resoluo, de modo que no podem passar bem com a imitao, como so em particular os cabelos, a barba, os olhos. Que o anelar dos cabelos, quando se deve imitar, faz-se como muito custo, que depois na cpia aparece, e, se o copiador no quer imit-lo, ento no tem a perfeio do mestre. E essas partes na pintura so como os traos e os volteios na escrita, que precisam daquela desenvoltura e resoluo de mestre. Isso deve-se ainda observar em alguns sopros e golpes de luz de espao em espao, que pelo mestre so postos de uma vez e com a resoluo de uma pincelada inimitvel; assim nas dobras dos tecidos e em luz, os quais dependem mais da fantasia e resoluo dos mestre do que da verdade da coisa criada.32

5. Romances e Novelas do Sculo XVIII: Voltaire e o Mtodo Indicirio de Zadig: O Sbio da Babilnia.
O filsofo e novelista francs Voltaire (1694-1778), escreveu diversos romances e novelas famosas no sculo XVIII. Em uma de suas novelas mais conhecidas Zadig personagem conhecido por sua sapincia demonstra uma intrigante capacidade de observao, intuio e deduo ao descrever minuciosamente fatos de difcil
30 31

GINZBURG, op. cit., nota 4. p.159. Ibid., p.159. 32 MANCINI apud GINZBURG. Ibid., p.161-2.

13

compreenso. Seu mtodo baseava-se na identificao e decifrao de pistas deixadas principalmente no solo. O terceiro captulo de Zadig ou o Destino O co e o cavalo na verdade uma reelaborao do primeiro conto da Peregrinao dos trs jovens filhos do rei de Serendip, que apareceu em Veneza na metade do sculo XVI, como ponto alto de uma ampla coletnea de contos traduzida do persa para o italiano por Cristforo Armnio. A primeira apario destes contos no ocidente ocorreu na verdade na coletnea de Sercambi. No entanto, o sucesso das estrias dos filhos do rei Serendip resultou da onda orientalizante na Europa do sculo XVIII. O conto foi traduzido para as principais lnguas europias, chegando ao jovem Voltaire, vido de conhecimento e leitor dedicado. Zadig ou o destino: uma histria oriental relata as proezas de um jovem-sbio da Babilnia e sua investigao da realidade a partir da decifrao de pistas aparentemente irrelevantes pormenores, detalhes, mincias. A proeza de Zadig pode ser compreendida em um extrato do texto do prprio Voltaire.
Ora, estando um dia a passear pelas proximidades de um bosque, acorreu-lhe ao encontro um eunuco da rainha, seguido de vrios oficiais que demonstravam a maior inquietao e vagavam de um lado para outro, como pessoas desorientadas que houvessem perdido a maior preciosidade deste mundo. - Jovem - disse-lhe o primeiro eunuco, - no viste o co da rainha? - uma cadela, e no um co respondeu Zadig discretamente. - Tens razo - tornou o primeiro eunuco. - caadeira, e por sinal que muito pequena - acrescentou Zadig. - Deu cria h pouco; manqueja da pata dianteira esquerda e tem orelhas muito compridas. - Viste-a, ento? - perguntou o primeiro eunuco, esbaforido. - No - respondeu Zadig, - nunca a vi na minha vida nem nunca soube se a rainha tinha ou no uma cadela. Ao mesmo tempo, por um ordinrio capricho da sorte, sucedeu escapar-se das mos de um palafreneiro o mais belo exemplar das cavalarias do rei, extraviandose nos campos de Babilnia. O monteiro-mor e todos os outros oficiais corriam sua procura com mais inquietao do que o primeiro eunuco em busca da cadela. O monteiro-mor dirigiu-se a Zadig e perguntou-lhe se no vira acaso o cavalo do rei. - respondeu Zadig - o cavalo de melhor galope; tem cinco ps de altura e os cascos pequenos; a cauda mede trs ps e meio de comprimento; o freio de ouro de vinte e trs quilates; e as ferraduras de prata de onze denrios. - Que direo tomou ele? Onde est? - perguntou o monteiro-mor. - No o vi - respondeu Zadig, - nem nunca ouvi falar nele. O monteiro-mor e o primeiro eunuco no tiveram mais dvidas de que Zadig houvesse roubado o cavalo do rei e a cadela da rainha; levaram-no perante a assemblia do grande desterham, que o condenou ao knut e a passar o resto da vida na Sibria. Mal se encerrara o julgamento, foram encontrados o cavalo e a cadela. Viram-se os juzes na dolorosa obrigao de reformar sua sentena; mas condenaram Zadig a desembolsar quatrocentas onas de ouro, por haver dito que no vira o que tinha visto. Primeiro foi preciso pagar a multa; depois concederamlhe licena para se defender perante o conselho do grande desterham. Zadig falou nos seguintes termos: "Estrelas de justia, abismos de cincia, espelhos da verdade, vs que tendes o peso do chumbo, a dureza do ferro, o fulgor do diamante e tanta afinidade com o ouro! J que me dado falar perante essa augusta assemblia, juro-vos por Orosmade que jamais vi a respeitvel cadela da rainha, nem o sagrado cavalo do rei dos reis. Eis o que me aconteceu: Passeava eu pelas cercanias do bosque onde vim a encontrar o

14

venervel eunuco e o ilustrssimo monteiro-mor, quando vi na areia as pegadas de um animal. Descobri facilmente que eram as de um pequeno co. Sulcos leves e longos, impressos nos montculos de areia, por entre os traos das patas, revelaramme que se tratava de uma cadela cujas tetas estavam pendentes, e que portanto no fazia muito que dera cria. Outras marcas em sentido diferente, que sempre se mostravam no solo ao lado das patas dianteiras, denotavam que o animal tinha orelhas muito compridas; e, como notei que o cho era sempre menos amolgado por uma das patas do que pelas trs outras, compreendi que a cadela de nossa augusta rainha manquejava um pouco, se assim me ouso exprimir. Quanto ao cavalo do rei dos reis, seja-vos cientificado que, passeando eu pelos caminhos do referido bosque, divisei marcas de ferraduras que se achavam todas a igual distncia. "Eis aqui - considerei - um cavalo que tem um galope perfeito". A poeira dos troncos, num estreito caminho de sete ps de largura, fora levemente removida esquerda e direita, a trs ps e meio do centro da estrada. "Esse cavalo - disse eu comigo - tem uma cauda de trs ps e meio, a qual, movendo-se para um lado e outro, varreu assim a poeira dos troncos". Vi debaixo das rvores, que formavam um dossel de cinco ps de altura, algumas folhas recm-tombadas e conclu que o cavalo lhes tocara com a cabea e que tinha, portanto, cinco ps de altura. Quanto ao freio, deve ser de ouro de vinte e trs quilates: pois ele lhe esfregou a parte externa contra certa pedra que eu identifiquei como uma pedra de toque. E, enfim, pelas marcas que as ferraduras deixaram em pedras de outra espcie, descobri eu que era prata de onze denrios. Todos os juzes pasmaram do profundo e sutil discernimento de Zadig, o que logo chegou aos ouvidos do rei e da rainha. S se falava em Zadig nas antecmaras, na cmara e no gabinete; e, embora vrios magos opinassem que o deviam queimar como feiticeiro ordenou o rei que lhe restitussem as quatrocentas onas de ouro a que fora multado.33

6. O Romance Policial dos Sculos XIX e XX: O Mtodo Indicirio na Literatura de Enigma.
A narrativa policial de detetive ou romance de enigma tornou o Mtodo Indicirio popularmente conhecido. Autores consagrados como Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie escreveram inmeros contos demonstrando a eficcia do indiciarismo na investigao detetivesca.

Allan Poe (1809-1849) considerado o criador deste gnero, e exemplo mais expressivo da narrativa de enigma. O contexto histrico de sua poca estava marcado pela intensificao do processo de urbanizao e de industrializao; pelo crescimento assustador da violncia, da criminalidade e da insegurana; o aumento expressivo do pblico leitor; o surgimento de jornais populares e o destaque dado s notcias sobre crimes misteriosos; o fascnio pelas idias positivistas; o fortalecimento da idia que considerava o criminoso um inimigo social. Valendo-se desta realidade, Poe, lana em

33

GARCIA, Nlson J. Zadig. 2001, p.4-5. Disponvel em http://www2.uol.com.br/cultvox/livros_gratis /zadig.pdf - Acesso em: 01/05/2005.

15

1841, na Grahams Magazine o conto Assassinatos da rua Morgue, sua primeira narrativa policial com o personagem-detetive Auguste Dupin.

Com Dupin, Allan Poe inventa a idia moderna de detetive. Inventa tambm, segundo Lacassin, um arqutipo literrio: o detetive amador, o homem que coleciona enigmas como os outros colecionam objetos.34

O detetive Auguste Dupin desenvolve seu mtodo de investigao a partir da perspectiva indiciria. Seu mtodo consiste na busca de fatos pequenos (detalhes), a observao atenta e a inferncia a partir da anlise indutiva (do particular para a totalidade). Dupin valoriza a observao dos fatos, a objetividade, o rigor lgico e a dvida metdica na anlise (categorias do pensamento positivista).

Os contos O mistrio de Marie Roget (1842) e A carta roubada (1845) consolidaram o reconhecimento literrio de Allan Poe. Seu pioneirismo influenciou diversos escritores como Conan Doyle e Agatha Christie.

Arthur Conan Doyle (1859-1930), filho de aristocratas irlandeses arruinados, estudou com jesutas e formou-se em medicina, especializou-se em oftalmologia, foi oficialmdico na guerra dos beres, na frica do Sul. Aproximou-se da literatura detetivesca atravs da leitura dedicada dos contos de romance policial de Allan Poe. Em 1887, durante os momentos de cio em seu consultrio de oftalmologia, criou o personagemdetetive Sherlock Holmes que o imortalizou como escritor do gnero. Agindo segundo os mtodos aplicados pelo prprio personagem de sua fico, Doyle chegou a analisar alguns crimes da poca a pedido da polcia inglesa. Decifrou-os de maneira to sagaz e brilhante quanto seu famoso personagem.

No conto Um estudo em vermelho (1887), Sherlock Holmes descreve os procedimentos fundamentais da investigao baseada em indcios. Para Holmes
...toda vida uma grande corrente cuja natureza torna-se conhecida desde que nos apresentem um nico elo. [...] Antes de enfrentar os aspectos morais e mentais que apresentam maior grau de dificuldade em determinada questo, convm que aquele
34

LACASSIN apud REIMO, Sandra Lcia. O que romance policial. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1983. p.18.

16

que indaga comece por dominar os problemas mais elementares. Que ao olhar outro mortal, aprenda a perceber atravs de um mero olhar a histria do homem e o ofcio ou profisso a que se dedica. Por mais pueril que esse exerccio possa parecer, ele agua as faculdades de observao e ensina para onde olhar e o que ver. As unhas de um homem, a manga de seu palet, sua botina, os joelhos de suas calas, as calosidades de seu indicador e se polegar, sua expresso, os punhos de sua camisa eis diversos elementos que permitem discernir claramente a ocupao de um homem. [...] Em mim a observao uma segunda natureza. [...] Quando um fato parece se opor a uma longa srie de dedues invariavelmente se verifica que esse fato comporta alguma outra interpretao. [...] No momento de solucionar um problema desse tipo, o essencial saber refletir para trs...35

Em O signo dos quatro (1890), Holmes explica ao seu companheiro de quarto e de investigao Watson as qualidades necessrias investigao detetivesca. No captulo I (A cincia da deduo), Holmes explica: para decifrar um enigma, o investigador precisa desenvolver observao e deduo. Deve tambm acumular conhecimentos sobre o crime a ser investigado. Quando Watson lembra que Holmes tem um gnio extraordinrio para mincias, este responde de forma objetiva: Apenas avalio a importncia delas
36

. Valorizando a observao dos fatos pequenos ou

aparentemente irrelevantes o investigador pode chegar a grandes concluses, atravs da avaliao criteriosa das probabilidades.

Em O co dos Baskervilles (1902), Holmes demonstra que o investigador deve pensar nas probabilidades e escolher as de maior valor. Este procedimento constitui o uso cientfico da imaginao. Para tal, o investigador deve desenvolver a capacidade de ver atravs dos disfarces. Holmes afirma: Quanto mais outr e grotesco um incidente, mais merece ser examinado e o ponto que parece complicar um caso, quando devida e cientificamente examinado, em geral o mais propcio a elucid-lo.37

Agatha Christie (1891-1976) escreveu inmeros contos e romances policiais. Sua vasta obra dominou o cenrio da literatura policial no sculo XX. Christie criou diversos detetives. No conto O misterioso caso styles (1920) surge Hercule Poirot, seu detetive
35 36

DOYLE, A. Conan. Um estudo em vermelho. So Paulo: tica, 1988. p.33, 35, 80-1, 146-7. Id. O signo dos quatro. 9. ed. So Paulo: Melhoramentos, 1988. p.11. 37 Id. O co dos Baskervilles. Rio de Janeiro: Tecnoprint S.A., 1990. p.178.

17

mais famoso. As obras de Agatha Christie romperam com as regras clssicas do gnero. Em Assassinato de Roger Ackroyd (1926) o narrador que ajuda o detetive nas investigaes o prprio assassino. No conto Assassinato no orient express (1934) o crime planejado e executado por 12 pessoas. Na pea Os dez negrinhos (1943), os personagens principais morrem, e em Convidado inesperado (1958) o pblico sabe desde o incio quem o assassino. A Dama do Crime, como ficou conhecida, rompeu com o estilo clssico da literatura policial, mas no fugiu aos parmetros bsicos do indiciarismo. Nos contos e romances que escreveu, o sucesso de seus detetives depende da investigao detetivesca baseada na busca metdica dos detalhes e da inferncia criteriosa a partir dos indcios.

Dupin, Holmes e Poirot so personagens que possuem caractersticas distintas. Apesar de suas particularidades, concordam quanto ao mtodo de investigao. Cada passo deve ser tomado de forma lgica e metdica. O investigador precisa inferir as causas a partir de seus efeitos, isto , deduzir o fato (crime) a partir dos vestgios (pistas) deixados pelo criminoso. Este procedimento lembra a exortao de Walter Benjamin sobre escovar a histria ao contrrio. Para tal, preciso aprender a interpretar os testemunhos s avessas.38

7. Giovani Morelli, Conan Doyle e Sigmund Freud: A Semitica Mdica e a Consolidao do Paradigma Indicirio.
No final do sculo XIX, apareceu na Zeitschrift fr bildende Kunst uma srie de artigos sobre a pintura italiana. Estes artigos foram assinados por um desconhecido estudioso russo chamado Ivan Lermolieff. A traduo destes ensaios para o alemo foi realizada por Johannes Schwarze, tambm desconhecido na Europa da poca. Apenas alguns anos depois a dupla mscara foi retirada, e o verdadeiro autor e tradutor dos ensaios apareceu. Tratava-se do mdico e especialista em arte, o italiano Giovani Morelli.

Morelli (1816-1891) desenvolveu um mtodo de investigao sobre a autenticidade de quadros. Seu mtodo foi considerado revolucionrio e inovador por seus admiradores; mecnico e grosseiramente positivista por seus crticos mais contundentes. De qualquer
38

GINZBURG, op. cit., nota 17. p.43.

18

forma, Morelli provocou uma revoluo nas galerias de arte da Europa entre 1874 e 1876. Esta discusso alcanou tamanha notoriedade que at hoje os historiadores da arte discutem o mtodo morelliano.

Ginzburg explica o mtodo morelliano a partir das proposies do prprio Morelli.


Os museus da Europa, dizia Morelli, esto cheios de quadros atribudos de maneira incorreta. Mas devolver cada quadro ao seu verdadeiro autor difcil: muitssimas vezes encontramo-nos frente a obras no-assinadas, talvez repintadas ou num mau estado de conservao. Nestas condies, indispensvel poder distinguir os originais das cpias. Para tanto, porm (dizia Morelli), preciso no se basear, como normalmente se faz, em caractersticas mais vistosas, portanto mais facilmente imitveis, dos quadros: os olhos erguidos para o cu dos personagens de Perugino, o sorriso dos de Leonardo, e assim por diante. Pelo contrrio, necessrio examinar os pormenores mais negligenciveis, e menos influenciados pelas caractersticas da escola a que o pintor pertencia: os lbulos das orelhas, as unhas, as formas dos dedos das mos e dos ps. Dessa maneira Morelli descobriu, e escrupulosamente catalogou, a forma de orelha prpria de Botticelli, a de Cosm Tura e assim por diante: traos presentes nos originais, mas no nas cpias.39

Segundo Ginzburg, o renovado interesse pelos trabalhos de Morelli mrito de E. Wind, que viu neles um exemplo tpico da atitude moderna em relao obra de arte atitude que leva a apreciar os pormenores
40

. O mtodo morelliano consiste na

identificao e investigao dos aspectos menos vistosos, minuciosos, geralmente negligenciados, e menos influenciados pelas caractersticas da escola a que o pintor pertence. Estes aspectos so geralmente imperceptveis. Os pormenores tornam-se reveladores, pois constituem indcios ou pistas substanciais. Morelli valorizava os fatos particulares na anlise, e considerava os dados secundrios e marginais como centrais. Para Ginzburg, as implicaes de seu mtodo eram muito mais ricas e profundas que a anlise esttica simplesmente. Os problemas apresentados pela investigao morelliana no so de ordem esttica. So problemas preliminares (de ordem filolgica).

39 40

GINZBURG, op. cit., p.144, nota 4. Ibid., p.145.

19

Enrico Castelnuovo demonstrou a intrigante similaridade entre o mtodo morelliano e o mtodo sherlockiano. O paralelismo entre Morelli e Holmes constitui uma comparao aparentemente sem sentido, entre um mdico especialista em arte e um personagemdetetive. A anlise pormenorizada do mtodo de ambos reveladora. Morelli buscava caractersticas minuciosas que identificassem signos pictricos; Holmes, por sua vez, buscava pistas aparentemente irrelevantes e imperceptveis que elucidassem crimes.

A aproximao entre Morelli e Holmes fica ainda mais evidente no conto A caixa de papelo (1892). Neste conto, o detetive Sherlock Holmes levado por insistncia da Srt Cushing a investigar o contedo misterioso de um Pacote Macabro envolto em papel pardo, enviado pelo correio ao endereo da Srt. No pacote estava uma caixa de papelo cheia de sal grosso. Ao esvazi-la a Srt Cushing ficou horrorizada, pois deparou com duas orelhas humanas recentemente cortadas. A investigao do caso revelou a aplicao dos procedimentos da investigao indiciria que aproxima marcantemente o mtodo morelliano e o sherlockiano. Nas pginas que se sucedem Holmes explica para Watson como construiu sua anlise a partir da observao de pistas pequenas, de mincias.
Na qualidade de mdico, Watson, voc deve saber que no existe parte do corpo humano que apresente tantas variaes como a orelha. Cada uma tem as prprias caractersticas e difere de todas as demais. Na Revista Antropolgica do ano passado, voc encontrar duas breves monografias de minha lavra sobre o assunto. Examinei, por isso, com olhos de entendido, as orelhas contidas na caixa e verifiquei cuidadosamente suas peculiaridades anatmicas. Imagine, pois, minha surpresa quando, ao olhar para a Srt Cushing, reparei corresponder sua orelha a orelha feminina que eu acabara de inspecionar. No era possvel pensar em coincidncia. Ali estava o mesmo encurtamento da aurcula, a mesma curva larga do lbulo superior, a mesma circunvoluo da cartilagem interna. Em todos os pontos essenciais era perfeita. Percebi logo a enorme importncia de tal observao. Era evidente ser a vtima uma consangnea, e provavelmente, parente muito prxima, da senhorita...41

41

DOYLE, A. Conan. A caixa de papelo. In: O crculo vermelho e outras aventuras de Sherlock Holmes. Rio de Janeiro: Tecnoprint S.A., 1990. p.89-90.

20

Segundo Castelnuovo, neste conto, Holmes literalmente d uma de Morelli. A semelhana dos mtodos pode ser verificada na anlise de Wind.
Os livros de Morelli tm um aspecto bastante inslito se comparados aos de outros historiadores da arte. Eles esto salpicados de ilustraes de dedos e orelhas, cuidadosos registros das mincias caractersticas que traem a presena de um determinado artista, como um criminoso trado pelas suas impresses digitais... qualquer museu de arte estudado por Morelli adquire imediatamente o aspecto de um museu criminal...42

Henry Doyle, pintor e crtico de arte, tio de Conan Doyle, tornou-se diretor da National Art Gallery (Dublin) em 1869. H. Doyle encontrou-se com Morelli em 1887, conforme carta ao seu amigo Sir Henry Layard. O conhecimento do mtodo morelliano por parte de H. Doyle pode ser comprovado por sua elaborao do Catalogue of the works of art in the National Gallery of Ireland (1890). A realizao deste trabalho resultou da pesquisa do manual de Kugler. Este manual foi reelaborado por Layard (em 1887), a partir das orientaes de Morelli.43

Segundo Wind a psicologia moderna corrobora a proposta investigativa de Morelli, pois nossos pequenos gestos inconscientes revelam nosso carter mais do que qualquer atitude formal, cuidadosamente preparada por ns 44. Para Ginzburg, a anlise de Wind constitui uma preciosa intuio sobre a influncia do mtodo morelliano na psicanlise clnica.

No artigo O Moiss de Michelangelo (1914), Sigmund Freud (1856-1939) revela sua admirao e atrao por obras de arte, especialmente a literatura e a escultura. Confessa que passou longo tempo contemplando diversas obras, tentando apreend-las para explicar o seu efeito sobre ele. No segundo pargrafo deste artigo Freud reconhece sua inclinao mental marcantemente racionalista e analtica da realidade. Para ele, o poder que algumas obras exercem sobre seus admiradores deve estar na inteno do artista. Perseguindo esta inteno, aventura-se na anlise investigativa da famosa esttua de mrmore de Moiss, da autoria de Michelangelo, situada na Igreja de San Pietro in
42 43

WIND apud GINZBURG, op. cit., nota 4. p.145. GINZBURG, op. cit., nota 4. Cf. nota 10. p.262. 44 WIND apud GINZBURG, op. cit., nota 4. p.146.

21

Vincoli (Roma - Itlia). Esta esttua um fragmento da gigantesca tumba do Papa Jlio II, provavelmente erigida pelo prprio artista. Freud analisa as proposies de diversos pesquisadores, e discute suas investigaes sobre a inteno dos famosos artistas na confeco desta obra. A partir da segunda parte do artigo prope a investigao de pormenores que escaparam observao, e que nem mesmo foram corretamente descritos. No primeiro pargrafo afirma:
Muito antes de ter tido qualquer oportunidade de ouvir falar em psicanlise, soube que um conhecedor de arte russo, Ivan Lermolieff, provocara uma revoluo nas galerias de arte da Europa entre 1874 e 1876, colocando em dvida a autoria de muitos quadros, mostrando como distinguir com certeza as cpias dos originais e criando artistas hipotticos para obras cuja suposio anterior de autoria fora desacreditada. Conseguiu isso insistindo em que a ateno deveria ser desviada da impresso geral e das caractersticas principais de um quadro, dando-se nfase significao de detalhes de menor importncia, como o desenho das unhas, do lbulo de uma orelha, de aurolas e de outras trivialidades no consideradas que o copista desdenha imitar e que, no entanto, cada artista executa sua maneira prpria e caracterstica. Fiquei ento extremamente interessado ao descobrir que o pseudnimo russo ocultava a identidade de um mdico italiano chamado Morelli, que morrera em 1891, como Senador do Reino da Itlia. Parece-me que seu mtodo de investigao tem estreita relao com a tcnica da psicanlise mdica. Esta tambm tem por hbito penetrar em coisas concretas e ocultas atravs de elementos pouco notados ou desapercebidos, dos detritos ou refugos, por assim dizer, de nossas observaes.45

A declarao de Freud revela sua aproximao com o mtodo morreliano. Este fato pode ser confirmado na citao acima, e no corpo do texto do artigo. Neste, encontramos as categorias fundamentais do pensamento indicirio: pormenores, mincias, rastros, detalhes, sinais.

Ginzburg considera que a influncia de Morelli no pensamento e mtodo psicanaltico freudiano no se restringe ao ensaio citado ou aos ensaios freudianos sobre temas ligados arte. Freud nunca reconheceu a influncia de Morelli em seu mtodo investigativo. Nem ao menos citou o polmico mdico italiano na lista dos autores que
45

FREUD, S. O Moiss de Michelangelo. In: Edio Eletrnica das Obras Completas de Freud. Trad. Jayme Salomo. So Paulo: Imago, 2000. vol. XIII, parte II.

22

mais influenciaram seu pensamento. Apesar disto, os indcios revelam que o mtodo morelliano no tem apenas estreita relao com a psicanlise mdica como afirmou Freud. Para Ginzburg, a declarao de Freud uma confisso velada, talvez um reconhecimento inconsciente da influncia do mtodo morelliano no mtodo psicanaltico.

Ginzburg faz uma anlise detetivesca da vida e obra de Freud, e identifica fatos importantes, pormenores reveladores. Em dezembro de 1895, Freud revelou noiva sua descoberta da pintura feita durante uma visita Galeria de Dresden/Alemanha. A partir deste momento passou a se interessar e admirar obras de arte. Na biblioteca de Freud conservada em Londres existe um exemplar do livro de Giovanni Morelli intitulado: Da pintura italiana. Estudos histricos crticos. As galerias Boghese e Doria Pamphili. Roma, Milo, 1897. No frontispcio do livro est registrado outro indcio importante, o local e a data da aquisio da obra: Milo, 14 de Setembro. O ano desta aquisio pode ser deduzido do fato de que a nica estadia de Freud em Milo, neste perodo de sua vida, ocorreu no outono de 1898. Morrelli usava um pseudnimo russo (Ivam Lermolieff) para no ser identificado como autor dos polmicos artigos que abalaram a Europa do final do sculo XIX. Freud age de forma semelhante, e como um detetive, prefere no revelar sua autoria do ensaio sobre arte. Somente quando organiza a publicao das Obras Completas que assume a autoria do ensaio de anlise pictogrfica sobre a inteno do artista (Michelangelo). Esta prtica era comum na poca, talvez por isso, no possa ser considerada uma forte evidncia, no entanto, somase as demais que j foram identificadas, e reforam a hiptese da influncia determinante do mtodo morelliano na psicanlise clnica.

Para Ginzburg, a similaridade entre Morelli e Freud, seja busca de signos pictricos (no caso de Morelli), ou de sintomas (no caso de Freud), no constitui uma notvel coincidncia, a partir da qual pesquisadores de reas distintas chegaram ao mesmo mtodo, por caminhos diferentes. Ginzburg est convencido que a influncia de Morelli sobre Freud direta e preponderante. Freud se apropriou dos procedimentos-mtodos propostos por Morelli, e aplicou sua proposta metodolgica na investigao das neuroses, traumas e complexos, conceitos estruturantes da teoria psicanaltica. Freud

23

apreciava o mtodo morelliano por consider-lo um mtodo interpretativo centrado sobre os resduos, sobre os dados marginais, considerados reveladores.46

A teoria freudiana est repleta de categorias estruturantes do pensamento indicirio. O levantamento destas categorias revelou dados importantes. A edio eletrnica das Obras completas de Sigmund Freud (2000), publicada no Brasil em CD-R, pela IMAGO, possibilitou a pesquisa destas categorias na obra freudiana. Os termos pesquisados foram rastreados nos prefcios e posfcios, captulos, casos, ensaios, artigos, resumos, cartas, conferncias e notas publicadas nesta coleo. Os nmeros apresentados entre parnteses correspondem s fontes (textos) onde os termos aparecem. Desta forma, chegamos ao seguinte resultado: o termo indcios (aparece diversas vezes, em 56 textos), pormenores (em 79 textos), sinais (em 140 textos), pistas (em 09 textos), mincias (em 07 textos) e detetive (em 01 texto). Os termos encontrados foram utilizados pelo fundador da psicanlise com o sentido etimolgico que representam: a investigao (a anlise indiciria).

Surpreendentemente, o termo detetive revelou algo muito importante para nossa anlise. No volume XV (1915-1916) Conferncias introdutrias sobre psicanlise (parte I e II), Freud explica a importncia dada aos pormenores na psicanlise clnica. Ao discutir as Parapraxias comportamentos caracterizados por lapsos de linguagem, leitura e audio ou por esquecimentos revela sua apreenso do mtodo indicirio. Freud defende a importncia da investigao detetivesca na anlise do psiquismo.
verdade que a psicanlise no pode vangloriar-se de jamais haver-se ocupado de trivialidades. Pelo contrrio, o material para sua observao geralmente proporcionado pelos acontecimentos banais, postos de lado pelas demais cincias como sendo bastante insignificantes o refugo, poderamos dizer, do mundo dos fenmenos. Porm, no esto os senhores fazendo confuso, em suas crticas, entre a vastido dos problemas e a evidncia que aponta para eles? No existem coisas muito importantes que, sob determinadas condies e em determinadas pocas, s se podem revelar por indicaes bastante dbeis? Eu no encontraria dificuldade para fornecer-lhes diversos exemplos de tais situaes. [...] E se fosse um detetive empenhado em localizar um assassino, esperaria achar que o assassino deixou para trs sua fotografia, no local do crime, com seu endereo assinalado? Ou no teria necessariamente de ficar satisfeito com vestgios fracos e obscuros da pessoa que
46

GINZBURG, op. cit., nota 4. p.149.

24

estivesse procurando? Assim sendo, no subestimemos os pequenos indcios; com sua ajuda podemos obter xito ao seguirmos a pista de algo maior. [...] Agindo dessa forma, realmente com afinco e sem preconceito ou sem prevenes, e tendose sorte, ento, desde que tudo se relaciona com tudo, inclusive as pequenas coisas com as grandes, pode-se, mesmo partindo de um trabalho despretensioso, ter acesso ao estudo dos grandes problemas.47

Esta surpreendente descoberta corrobora a importncia que deve ser atribuda aos fatos pequenos ou irrelevantes, pois foi justamente no termo que aparece em apenas um dos textos da vasta obra de Freud, que encontramos a pista mais significativa de sua apreenso das categorias do Mtodo Indicirio.

Ginzburg identifica um fator preponderante e que aproxima o pensamento de Giovanni Morelli, de Conan Doyle e de Sigmund Freud: a formao em medicina. Como a medicina constitui um aspecto estruturante do mtodo de investigao indiciria de Morelli, Freud e Holmes? O prprio Ginzburg explica esta aproximao. Nos trs casos, o modelo da semitica mdica fundamentou valorizao dos pormenores. A medicina constitui uma cincia que se empenha exaustivamente no diagnstico de doenas inacessveis observao direta. O mdico elabora sua anlise considerando sintomas que se manifestam de forma imediata, porm no despreza os sintomas que se apresentam de forma indireta ou imperceptvel. Sua viso anato-patologista construda na formao acadmica valoriza os pormenores fisiolgicos que embora pequenos ou aparentemente irrelevantes, podem revelar algo surpreendente. Um mdico atento aos detalhes e que aprendeu a duvidar das evidncias, desenvolve um olhar treinado como um detetive a caa de pistas reveladoras. Evita a anlise superficial e as concluses precoces. Descobre que o diagnstico resulta de uma anlise detetivesca do processo sade-doena.

47

FREUD, S. Conferncias introdutrias sobre psicanlise. In: Edio Eletrnica das Obras Completas de Freud. Trad. Jayme Salomo. So Paulo: Imago, 2000. vol. XV, Conferncia II.

25

8. Singularidades e Categorias do Paradigma Indicirio

Gabriel Pulice e Oscar Zelis em La prctica de la investigacin en relacin al pensamiento mgico, la conjetura, el paradigma indiciario y la ciencia moderna (2001) discutem notas para se repensar a cientificidade. Para Pulice e Zelis, podemos classificar as cincias indicirias como Ciencias de la Subjetividad ou Ciencias Conjeturales. Estas cincias so geralmente apresentadas em oposio s Ciencias Exactas, Ciencias Formales ou Ciencias Experimentales y Naturales. Estas ltimas esto aliceradas no paradigma dominante desde Galileo Galilei. Os defensores deste modelo cientfico reforam sua oposio ao modelo conjetural a partir de uma argumentao que est baseada na pretenso positivista de exatido nos resultados e na previso de determinados aspectos ou leis dos fenmenos estudados. As cincias experimentais confiam na rigorosidade positivista. Este rigor metodolgico se vale do poderoso instrumento da abstrao. Para estes pesquisadores, o mtodo experimental o mtodo cientfico por excelncia. Sua rigorosidade garante a quantificao e a comprovao dos fatos. Nas cincias conjeturais a ferramenta bsica a conjetura associada a fatores interdependentes: intuio, golpe de vista, observao dos pormenores, subjetividade. Seus defensores buscam uma rigorosidade cientfica flexvel.

Pulice e Zelis lembram que Ginzburg compreende os limites e dificuldades de um modelo cientfico que pretende uma rigorosidade inflexvel. A realidade multifacetada. Para interpret-la, o pesquisador deve fazer uso de procedimentos coerentes com sua complexidade. O pesquisador atento a esta complexidade, deve fazer uso de procedimentos variados e flexveis. O historiador por vezes (ou muitas vezes), estabelece vnculos, relaes e paralelismos que nem sempre esto diretamente documentados. Estas inferncias so construdas como conjeturas delineadas por aspectos constituintes do contexto (econmico, social, poltico, cultural ou mental) onde os aspectos pesquisados aparecem. Estes aspectos esto atrelados a uma corrente ou cadeia de relaes interdependentes e estruturantes da realidade total. So elos desta relao. Quando no esto diretamente documentados, o historiador dever inferi-los a partir de sua relao com outros aspectos deste contexto. Este procedimento pode ser associado habilidade de se deduzir as causas a partir dos efeitos.

26

O desenvolvimento das Cincias da Subjetividade foi impulsionado principalmente pelos avanos da lingstica e as investigaes antropolgicas de Lvi-Strauss. Em Funcin y campo de la palabra y del lenguaje en psicoanlisis (1953), J. Lacan explica que a exactitud se distingue de la verdad, y la conjetura no excluye el rigor.48 Para Pulice e Zelis, estas palavras indicam que a conjetura deve ser considerada como ferramenta utilizada por todas as cincias, e contribui para seu desenvolvimento e teorizao. Lacan est convencido de que a psicanlise pode ser includa no grupo das Cincias Conjeturais. A verdade pretendida pela psicanlise no corresponde obrigatoriamente ao que se determina pelo mtodo experimental, e pela conjugao da objetividade, quantificao e mensurao da conduta. Rompendo com a formulao de clculos exatos, a psicanlise valoriza a verdade subjetiva e conjetural. Para Lacan, all donde saber e verdad no pueden unirse va a hacer falta, necessariamente, una ciencia conjetural.49 Ao valorizar a conjetura na anlise, o pesquisador descobrir uma cincia com rigor flexvel. Este procedimento conduz obrigatoriamente o pesquisador a utilizar uma lgica que esteja de acordo com o fenmeno investigado; definir o estatuto de verdade que busca; estabelecer parmetros consistentes para aplicao da conjetura com critrio e rigor. K. R. Popper em Conjeturas y refutaciones. El desarollo del conocimiento cientfico, valoriza a conjetura na anlise cientfica.

Sera un grave error concluir que la incerteza de una teora, es decir, su carcter hipottico o conjetural, disminuye de algn modo su aspiracin implcita a describir algo real. [...] Debemos recordar ante todo que una conjetura puede ser verdadeira y, por lo tanto, describirnos un estado de cosas real. En segundo lugar, si es falsa, entonces contradice a un estado de cosas real (descrito por su negacin, que ser verdadera).50

Para Pulice e Zelis, o que diferencia as prticas cientficas das no-cientficas, a forma como os processos conjeturais so utilizados, ou seja, a conjetura tambm constitui um diferencial necessrio na elaborao do conhecimento cientfico.

48 49

LACAN apud GABRIEL PULICE y OSCAR ZELIS, op. cit., p.4, nota 20. LACAN apud GABRIEL PULICE y OSCAR ZELIS, Ibid., p.14. 50 GABRIEL PULICE y OSCAR ZELIS, Ibid., p.15.

27

Referncias
BOURGUGNON, Andr. Histria natural do homem: o homem imprevisto 1. Coleo Cincia e Cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. BURUCA, Jos E. Conversacin com Carlo Ginzburg: El largo aliento de la historia. 2003. Disponvel em http://www.fce.com.ar/detallesnotaprensa.asp?IDN=140 - Acesso em: 19/06/2005. CARNELLI, Daniel. La medicina y el saber conjetural. In: Revista de la Sociedad de Medicina Interna de Buenos Aires. 2005. Disponvel em http://www.drwebsa.com.ar/ smiba/med_interna/vol_05/05_02. htm - Acesso em: 20/05/2005. CHILDE, Vere Gordon. A evoluo cultural do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. DOYLE, A. Conan. A caixa de papelo. In: O crculo vermelho e outras aventuras de Sherlock Holmes. Rio de Janeiro: Tecnoprint S.A., 1990. ______. Um estudo em vermelho. So Paulo: tica, 1988. ______. O signo dos quatro. So Paulo: Melhoramentos, 1988. ______. O co dos Baskervilles. Rio de Janeiro: Tecnoprint S.A., 1990. FOLEY, Robert. Os humanos antes da humanidade: uma perspectiva evolucionista. So Paulo: Ed. UNESP, 2003. FREUD, S. Conferncias introdutrias sobre psicanlise. In: Edio Eletrnica das Obras Completas de Freud. Trad. Jayme Salomo. So Paulo: Imago, 2000. vol. XV, Conferncia II. ______. O Moiss de Michelangelo. In: Edio Eletrnica das Obras Completas de Freud. Trad. Jayme Salomo. So Paulo: Imago, 2000. vol. XIII, parte II. GABRIEL PULICE, F. M. y OSCAR ZELIS. La prctica de la investigacin en relacin al pensamiento mgico, la conjectura, el paradigma indicirio y la ciencia moderna: notas para repensar la cientificidad. In: Revista Eletrnica de Epistemologia de Cincias Sociales. 2001. Disponvel em http://www.moebio.uchile.cl/ 12frames07.htm - Acesso em: 23/03/2005. GARCIA, Nlson J. Zadig. 2001. Disponvel em http://www2.uol.com.br/cultvox/livros _gratis/zadig.pdf . Acesso em: 01/05/2005. GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela inquisio. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. ______. A micro-histria e outros ensaios. Coleo Memria e Sociedade. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. ______. Indagaes sobre Piero: o batismo, o ciclo de Arezzo, a flagelao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. ______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. So Paulo: Cia. das letras, 1989.

28

______. Relaes de fora: histria, retrica, prova. So Paulo: Cia. das Letras, 2002. ______. Nenhuma ilha uma ilha: quatro vises da literatura inglesa. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. LEAKEY, Richard E. A evoluo da humanidade. So Paulo: Melhoramentos e Crculo do Livro; Braslia: Ed. UNB, 1981. LEWIN, Roger e LEAKEY, Richard E. Origens: o que novas descobertas revelam sobre o aparecimento de nossa espcie e seu possvel futuro. So Paulo: Melhoramentos; Braslia: Ed. UNB, 1981. MORIN, Edgar. O enigma do homem: para uma nova antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. PORTO, Marco Antonio Teixeira. O crime perfeito: paixo e morte de um paradigma clnico. Bio-Cincia, Niteri/RJ, 9 (1):63, 1997. Disponvel em http://www.uff.br/nesh/publica/crimeimp.htm - Acesso em: 20/05/2005. REIMO, Sandra Lcia. O que romance policial. So Paulo: Brasiliense, 1983. ROJAS, Carlos Antonio Aguirre. El queso y los gusanos: un modelo de historia critica para el analisis de las culturas subalternas. In: Revista Brasileira de Histria. So Paulo, 2003. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/16521.pdf - Acesso: 27/03/2005.

29

S-ar putea să vă placă și