Sunteți pe pagina 1din 2

Operaes com Nmeros Decimais Basicamente o que diferencia um nmero decimal de um nmero natural a existncia da vrgula.

. Por exemplo, entre os nmeros 9 e 10 no existe nenhum nmero natural, para resolver esse problema foram criados os nmeros decimais, que nesse caso poderia ser 9,5 ou outro nmero qualquer com virgula entre 9 e 10. 1.1 Operao de adio Nas operaes com nmeros decimais necessrio organizar os nmeros de modo que as unidades de mesma ordem se correspondam, colocando a vrgula no lugar correto. Resumindo, as vrgulas devem ficar uma exatamente em baixo da outras. A vrgula deve ser mantida em seu lugar original, ou seja, se a mesma estiver deslocada trs casas decimais da direita para a esquerda, ela deve ser mantida na terceira casa. A seguir e listado um exemplo prtico:
1 2 , 5 0 2 5 2 5 , 3 6 + 1 , 3 0 2 5 3 9 , 1 6

1.2 Operao de subtrao O procedimento e semelhante ao da adio, onde o minuendo dever ser colocado embaixo do subtraendo, de modo que as unidades de mesma ordem se correspondam. Resumindo, as vrgulas devem ficar uma exatamente em baixo da outras.
_ 1 2 3 4 , 4 5 9 2 5 , 3 0 3 0 9 , 1 5

1.3 Operao de multiplicao H duas maneiras de efetuarmos a multiplicao envolvendo nmeros decimais: (a) multiplicao de nmero natural por decimal; (b) multiplicao de nmero decimal por decimal. 1.3.1 Multiplicao de nmero natural por decimal

A operao de multiplicao operada com dois fatores e a multiplicao deles resulta em um produto:
6 x 3,25 so os fatores 3,25 fator x 6 fator 19,50 produto

Para colocarmos a vrgula na casa decimal correta no produto (resultado da multiplicao) devemos olhar o nmero decimal do fator e contar quantas casas decimais ele tem, no caso do 3,25 tem duas casas decimais, ento devemos contar da direita para a esquerda 2 casas decimais no produto e colocar a vrgula na casa decimal correspondente. 1.3.2Multiplicao de decimal por decimal

Para multiplicarmos decimal com decimal resolveremos da mesma forma que se fssemos realizar uma multiplicao de nmero natural com decimal, o que difere quando formos colocar a vrgula no produto devemos contar as casas decimais dos dois fatores:
9,3 x 1, 2 1186 +93 11, 16

Se somarmos as casas decimais dos dois fatores obteremos como resultado o valor 2, assim andaremos 2 casas decimais da direita para a esquerda para colocarmos a vrgula. 1.4 Operao de diviso A regra para a diviso dos nmeros decimais afirma que devemos igualar as casas decimais com zeros para, logo a seguir, retirar a vrgula e operar a diviso:
0,6 : 0,02 = 0,60 : 0,02 = 60 : 2 = 30

A ideia da regra simples, vamos imaginar a distribuio de 80 lpis para uma sala de 20 alunos. Sabemos que o resultado da distribuio ser de 4 lpis por aluno. Se dobrarmos a quantidade de alunos, passando para 40, s conseguiramos o mesmo resultado, de 4 lpis por aluno, se tambm dobrarmos a quantidade de lpis, concluindo que 80 : 20 = 160 : 40 = 4. Esse jogo de multiplicar e dividir o dividendo e o divisor por um mesmo nmero, que permite no alterar o valor do quociente, um recurso de simplificao importante em muitos clculos. Retornando ao primeiro exemplo, poderamos retirar a vrgula do dividendo multiplicando-o por 10. Isso quer dizer que se multiplicarmos por 10 a vrgula deslocada uma casa para a esquerda, no sentido da parte inteira. Dessa forma, multiplicamos por 10 tanto o 0,6 como 0,02, preocupados em no alterar o resultado dessa diviso. Mas, mesmo assim, o divisor ainda fica com vrgula, e igual a 0,2 - j que, na multiplicao por 10, a vrgula de 0,02 se desloca somente uma casa para a esquerda:

No precisa ser professor de matemtica para perceber que, se repetimos o mesmo procedimento feito anteriormente, multiplicando o dividendo e o divisor por 10, definitivamente conseguimos eliminar a vrgula, tanto do dividendo como do divisor, o que possibilita uma diviso bem fcil, com resultado igual a 30:

Esse caminho para dividir 0,6 por 0,02, com resultado igual a 30, poderia ter sido simplificado se multiplicssemos o dividendo e o divisor por 100, em vez de faz-lo em duas etapas de multiplicaes por 10.

S-ar putea să vă placă și