Sunteți pe pagina 1din 17

INTRODUO TICA

OBJETIVO Estudar a tica no ambiente escolar.

A TICA NA ESCOLA
Conceito original de tica
Para comear a tratar sobre tica preciso fazer a distino entre tica e moral, j que estas duas palavras, frequentemente, so empregadas como sinnimos (mores, no latim, e Ethos, no grego) uma vez que as duas indicam um significado comum, remetendo ideia de costume.

Ao longo da histria da filosofia, muitos autores tomaram tica e moral como sinnimos. J outros fazem uma distino entre eles, definindo a moral como um conjunto de princpios, crenas, regras que orientam o comportamento dos indivduos nas diversas sociedades, e a tica como a reflexo crtica sobre a moral.

Origem dos estudos ticos


Os estudos ticos surgem na Grcia antiga, tendo dois pontos essenciais que colaboram, que possibilitam o seu surgimento como reflexo.

O contexto da sociedade grega favoreceu o surgimento de reflexes sistematizadas acerca da tica.

A religio no tinha carter autoritrio como promulgadora de leis morais, era necessrio que uma cincia o fizesse.

A democracia precisava de princpios que norteassem a vida na polis, como forma de possibilitar o convvio das pessoas.

A funo dos estudos ticos era fornecer subsdios para o viver bem na polis (conviver) dentro dos critrios de justia.

Paul Ricoeur, inspirado em Aristteles escreve: A tica, que eu sustentava ser mais fundamental do que qualquer norma, definida do seguinte modo: o desejo de viver bem com e para os outros em instituies justas.

Os prprios dilogos socrticos, com a tentativa de facilitar aos seus interlocutores a descoberta de verdades, coloca-se como uma ao tica que pode ser expressa na mxima: Conhece-te a ti mesmo Conhea o seu modo de viver, o seu comportamento no mundo. Conhea o seu thos

A moral na escola se apresenta atravs de regras, normas a serem cumpridas, expressas nos seus regimentos, planos de estudos e projetos polticos pedaggicos, como tambm, no cumprimento todas as normas estabelecidas.

A escola ainda o principal caminho para se discutir questes ticas, uma vez que o mbito escolar est repleto de possibilidades que evidenciam a tica como necessria e capaz de permitir um relacionamento mais amistoso entre os participantes do processo educacional.

No entanto, necessrio a conscincia de que a escola no necessariamente conseguir responder a todas as questes levantadas quando se trata de tica, nem dever se considerar fracassada por no conseguir atingir tal objetivo. Mas, no poder em hiptese alguma, deixar de abordar tais questes, as quais so de suma importncia para o convvio dentro do ambiente escolar, buscando sempre o bem estar de todos.

A tica a responsvel pela possibilidade atribuda escola de conduzir os alunos condio de crticos e responsveis pelos seus atos, dessa forma, a tica ter o papel de conscientizar todos dos seus direitos e deveres.

Respeitar a liberdade do outro conhecer os direitos e deveres de cada um dos participantes do ambiente escolar. Para isso, se v necessrio o frequente debate acerca de tais elementos que constituem essa liberdade.

Promover o aluno a tornar-se um cidado crtico, autnomo, capaz de interferir e dialogar com o meio em que vive parece no ser tarefa fcil. para isso que os educadores devem sempre buscar alternativas para resolver conflitos decorrentes das relaes sociais.

A escola deve se tornar o ponto de partida para uma melhor interveno do homem no seu meio social e servir como suporte para ento ampliar o leque de discusso, da escola para o bairro, para as associaes de moradores, para os rgos pblicos e assim por diante at abranger a sociedade globalmente.

Alguns pressupostos esto vinculados tica como a justia, a solidariedade, o respeito mtuo e o dilogo. Temas importantes para serem inseridos nas aulas de diferentes disciplinas de maneira transversal, permitindo desmitificar a questo tica como sendo restrita rea da Filosofia.

A escola pblica possui uma diversidade cultural, tnica, religiosa, sexual e social muito grande. Nesse contexto, a solidariedade assume um lugar de comprometimento com o aprendizado. Ser solidrio no ambiente escolar respeitar as diferenas que constituem os participante desse processo educacional, no ocultando a sua existncia, mas trabalhando estas diferenas no coletivo.

Manter o dilogo em sala de aula uma atividade muito importante para criar condies de discusso, sobre temas relacionados a questes sociais, polticas e econmicas. Essas discusses criam conceitos ou os reformulam, ou at mesmo constroem outros a partir da vivncia de cada um.

S-ar putea să vă placă și