Sunteți pe pagina 1din 3

10 EXERCCIOS DE PORTUGUS PARA CONCURSOS (CESGRANRIO E FCC)

WILLY. Tribuna da Imprensa (RJ), 02 abr. 05. A charge um gnero textual que apresenta um carter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato especfico, em geral de carter poltico e que do conhecimento pblico. 1. (CESGRANRIO/2009) No plano lingustico, o humor da charge (A) tem como foco a imagem antagnica entre a palavra riqueza e a figura do homem maltrapilho. (B) baseia-se no jogo polissmico da palavra economia, ora empregada como cincia, ora como conter gastos. (C) baseia-se na linguagem no verbal, que apresenta um homem subnutrido como um exemplo de brasileiro. (D) est centrado na ironia com que tratada a produo de riquezas no Brasil. (E) reside na ideia de um morador de rua saber falar to bem sobre assuntos como poltica, sade e economia. 2. (CESGRANRIO/2009) A primeira frase do personagem pode ser lida como uma hiptese formulada a partir da fala que faz a seguir. Apesar de no estarem ligadas por um conectivo, pode-se perceber a relao estabelecida entre as duas oraes. O conectivo que deve ser usado para unir essas duas oraes, mantendo o sentido, (A) embora. (B) entretanto. (C) logo. (D) se. (E) pois.

3. (CESGRANRIO/2009) A Gramtica da Lngua Portuguesa prev que o emprego do acento grave para indicar a ocorrncia de crase pode ser facultativo em alguns casos. Em qual das passagens transcritas do texto h a ocorrncia da crase, e o emprego do acento grave facultativo? (A) Estava terminada a traqueostomia. (l. 2-3) (B) A respirao voltava lentamente, a princpio superficial, depois mais funda e visvel. (l. 7-8) (C) Comeou a cantarolar baixinho uma cano antiga que julgava esquecida. (l. 1415) (D) Por que s er perguntou ele a Olvia (l. 21) (E) ...a gente tem a impresso de que acabou de nascer... (l. 22-23) 4. (CESGRANRIO/2009) Na passagem Eugnio examinava-lhe as mudanas do rosto com comovida ateno. (l. 10-11), o pronome oblquo lhe exerce funo sinttica idntica ao termo destacado em (A) Olvia se aproximou de Eugnio... (l. 1) (B) A enfermeira juntava os ferros. (l. 3) (C) A respirao voltava lentamente, (l. 7) (D) Vencera! S alvara a vida de uma criana! (l. 12) (E) Sentia-se leve e areo. (l. 17) 5. (CESGRANRIO/2010) Em relao aos aspectos gramaticais, assinale a opo em que respeitado o registro culto e formal da lngua. (A) No sei onde voc pretende chegar com esse tipo de atitude. (B) Devido o processo de seleo, precisamos nos capacitar. (C) Entre mim e voc no deve existir concorrncia desleal. (D) O profissional qualificado almeja ao seu espao na empresa. (E) A tolerncia, a ousadia e a criatividade, fazem parte do perfil de um bom profissional. 6. (FCC/2010) Uma pesquisa recente de um grupo de arquelogos alemes confirma a antiguidade da famlia nuclear entre humanos. (2 pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : a) Vrias hipteses apontam nesse sentido. b) ... geravam mais descendentes que os aventureiros ... c) ... em que os animais andam em bandos ... d) ... que datam de 4.600 anos atrs ... e) ... de que a famlia nuclear era uma instituio apenas cultural. 7. (FCC/2010) Transpondo-se para a voz passiva a frase Ela j est configurando os paradigmas de uma nova poca, a forma verbal resultante ser a) configuraram-se. b) esto sendo configurados.

c) tm sido configurados. d) est sendo configurada. e) foram configurados. 8. (FCC/2010) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na seguinte frase: a) So dignos de nota, por conta da implementao do ECA, os avanos que est havendo nos cuidados dispensados aos menores. b) Foram necessrios reunir todos os direitos dos jovens num estatuto nico, para que a todos os menores se dispensassem a ateno que merecem. c) Os entraves que apresentam esse Estatuto devemse, em grande parte, dificuldade de se estabelecer penas para os menores infratores. d) Cabem aos que devem aplicar os dispositivos do ECA zelar pela prudncia quando da aplicao das medidas punitivas a ser tomadas. e) A aplicao de penas extremamente rigorosas, que alguns juzes vem determinando na maioria dos casos, no contribuem para a formao dos adolescentes. 9. (FCC/2010) Considere as substituies, por pronomes, dos segmentos grifados: I. ... incas, maias e astecas j conheciam o feijo = j lhe conheciam. II. Greco-romanos usavam feijes = usavam-nos. III. ... que consideram o feijo = que o consideram. A substituio est feita de modo correto em: a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 10. (FCC/2010) ... quando h melhoria tambm em fatores de qualidade de vida ... (1 pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est na frase: a) ... que levou nota mxima... b) O destaque, aqui, cabe ao Tocantins. c) ... era um dos estados menos desenvolvidos do pas. d) ... ainda que siga como um dos mais atrasados ... e) ... conseguiu se distanciar um pouco dos retardatrios.

1. B 2. E 3. D 4. D 5. C 6. B 7. B 8. A 9. D 10. B

S-ar putea să vă placă și