Sunteți pe pagina 1din 23

POLICIA FEDERAL PERITO CRIMINAL FEDERAL rea 3 - Computao Cientfica e Anlise de Sistemas Nas questes de 1 a 50.

marque de acordo com o comando de cada uma delas: itens CERTOS, na coluna C; itens ERRADOS, na coluna E. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas. LNGUA PORTUGUESA Leia o seguinte texto para responder s questes de 1 a 5. O annimo To logo o carteiro entregou a correspondncia, Eduardo foi em busca daquilo que, a experincia j lhe ensinara. certamente estaria ali: a carta annima. De fato, no tardou a encontrar o envelope, quela altura familiar: o seu nome e endereo escritos em neutra letra de imprensa, e a nenhuma indicao de remetente (alguns missivistas annimos usam pseudnimo. Aquele no fazia concesses: nada fornecia que pudesse alimentar especulaes com respeito identidade). Com dedos um pouco trmulos- a previsibilidade nem sempre o antdoto da emoo Eduardo abriu o envelope. Continha, como de outras vezes, uma nica folha de papel oficio manuscrita em letra de imprensa. Como de hbito, comeava afirmando: "Descobri teu segredo." Nova linha, pargrafo, e a vinha a acusao. No presente caso: desonestidade. "Todos acham que voc um homem srio, correto", dizia a carta, `'mas ns dois sabemos que voc no passa de um refinado patife. Voc est roubando seu scio, Eduardo. H muito tempo. Voc vem desviando dinheiro da firma para a sua prpria conta bancria. Voc disfara o rombo com supostos prejuzos nos negcios. Seu scio, que um homem bom, acredita em voc. Mas a mim voc no engana, Eduardo. Eu sei de tudo que voc est fazendo. Conheo suas trapaas to bem como voc." Eduardo no pde deixar de sorrir. Boa tentativa, aquela, do missivista annimo. Desonestidade na firma, isto no to incomum. Com um scio to crdulo como era o nio, Eduardo de fato no teria qualquer dificuldade em subtrair dinheiro da empresa. S que ele no estava fazendo isso. Em termos de negcios, era escrupulosamente honesto. Mais que isto, muitas vezes repassara dinheiro para a conta de nio - um trapalho em matria de finanas - sem que este soubesse. Honesto - e generoso. Contudo, como certos caadores to pertinazes quanto incompetentes, o autor da carta annima atirara no que vira e acertara no que no vira. Eduardo enganava nio, sim. Mas no na firma. H meses - em realidade, desde que aquela histria das cartas annimas comeara - tinha um caso com a mulher do scio, Vera: grande mulher. Claro, no poderia garantir que no sentia um certo prazer em passar para trs o amigo que sempre fora mais brilhante e mais bem sucedido do que ele, mas, de qualquer forma isto nada tinha a ver com a empresa. Desonestidade nos negcios? No. Tente outra, missivista. Quem sabe na prxima voc acerta. Tente. Tente j. Sentou mesa, tomou uma folha de papel oficio e escreveu, numa bela mas inconspcua letra de imprensa: "Descobri teu segredo."

QUE.STO 1

Para a leitura compreensiva se efetivar, um dos passos essenciais o entendimento do vocabulrio utilizado. Julgue os itens a seguir, considerando o sentido das palavras do texto. 1) O vocbulo "concesses" (L.5) est utilizado denotativamente, com o sentido de privilgios; da mesma forma, "especulaes" (L.5) traz o sentido de negociaes. 2) Contextualmente, "antdoto" (L.7) significa droga, veneno. 3) As palavras "desonestidade" (L.11) e "pertinazes" (L.23) esto empregadas como antnimos de probidade e de volveis, respectivamente. 4) O termo "crdulo" (L.18) apresenta conotaes de religiosidade; significando crente, devoto. 5) A palavra "inconspcua'' (L.32) tem o significado de ilegvel, indecifrvel.

QUESTO 2 Julgue os itens abaixo. evidenciando a compreenso do texto. 1) O ttulo "O annimo'' , frente ao contedo do texto. um emprego irnico dessa palavra. 2) O narrador faz suposies acerca da identidade do remetente ao registrar. como texto da carta a seguinte idia: "ns dois sabemos que voc no passa de um refinado patife" (L.1112). 3) Pelo foco do recebedor da missiva, so comuns casos de desonestidade profissional. mas tal acusao no se aplica a ele. que se julga um sujeito, absolutamente, honesto e generoso. 4) No sexto pargrafo. fica explcito que Eduardo sentia um complexo de inferioridade profissional frente a nio. 5) Infere-se do texto que o remetente era o prprio destinatrio das cartas. QUESTO 3 Com referencia tipologia textual e ao nvel de linguagem do texto, julgue os itens seguintes. 1) A histria acerca das cartas annimas, conforme contada pelo autor, apresentando-se na forma de uma narrativa curta, densa, exemplifica o que conhecido por conto. 2) O trecho entre aspas situado nas linhas de 11 a 14 possui vrias marcas de oralidade: registros tpicos da lngua falada transpostos para a lngua escrita. 3) O texto apresenta algumas expresses tpicas da linguagem vulgar, como, entre outras, ' patife' , ' trapaas' . "trapalho ". 4) Os trechos registrados entre aspas no texto esto dispostos na forma de discurso indireto. 5) As passagens descritivas so predominantes nos quatro ltimos pargrafos.

QUESTO 4

Moacyr Scliar, consagrado ficcionista brasileiro, tem um estilo de escrita em que a preocupao com a escolha vocabular e com o ritmo da frase no turvam o potencial comunicativo do texto. Com base nesse aspecto, julgue os itens a seguir. 1) Em "Eduardo foi em busca daquilo" (L.1 ), o termo sublinhado refere-se ao que "a experincia j lhe ensinara" (L.1 ). 2) Todos os travesses (linhas 8, 21, 22 e 25 ) esto empregados para ampliar e destacar as idias anteriormente expostas. 3) O uso de frases curtas ao lado das frases de maior extenso, principalmente no sexto pargrafo um recurso estilstico ligado ao ritmo da prosa, utilizado para dar densidade ao texto, prendendo o interesse do leitor. 4) Ao destacar a figura feminina com "Vera: grande mulher" (L.25), o narrador d duas informaes, simultaneamente: que ela era valorosa e tambm robusta. 5) Com a passagem "Desonestidade os negcios? No." (L.29), o autor usa de um recurso estilstico denominado apstrofe. Leia o texto que se segue para responder s questes de 5 a 7. Jos Rainha e a democracia no Brasil O lder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Jos Rainha, foi condenado por um jri popular de Pedro Canrio, no norte do Esprito Santo, a 26 anos e 6 meses de priso sob a acusao de ter participado de dois assassinatos cometidos durante a invaso de uma fazenda. A pena teve como fundamento um inqurito policial militar. Cumpre ressaltar que quando a pena ultrapassa 20 anos, a lei determina automaticamente a realizao de um novo julgamento, j marcado para 20 de setembro. Est claro que esta condenao foi meramente poltica, com o intuito de calar a grande liderana do maior e mais organizado movimento de massa que se contrape atual poltica governamental no Brasil. A promotoria no tinha sequer prova de que Jos Rainha estava presente nos episdios que levaram ao assassinato. Nenhuma testemunha de acusao foi ouvida em plenrio. O julgamento se deu com base em depoimentos colhidos ainda durante a fase de inqurito, numa repartio militar, sem a presena de advogados dos acusados. Legalmente, este tipo de depoimento no pode ser levado em considerao. Nada que incriminasse Jos Rainha foi demonstrado. No toa que o inqurito policial civil que tambm investigou o caso o isenta da acusao. Este episdio se soma a outros que nos levam a questionar se de fato vivemos em um pas democrtico. No dia 28 de agosto chegaram Universidade de Braslia documentos secretos do Exrcito brasileiro com investigaes sobre a vida de algumas lideranas de esquerda. O que assombra o fato de que estas investigaes no pararam na poca da ditadura, no meio dos documentos so encontrados alguns que datam de 1995. Neste momento, o povo brasileiro deve dizer no condenao de Rainha, como uma forma de exigir justia e democracia.

QUESTO 5

Evidenciando a compreenso dos dois textos anteriores. com nfase na tipologia textual e no estilo utilizados. julgue os itens a seguir. 1) No primeiro texto, predomina a funo potica: no segundo, a funo referencial da linguagem. 2) No segundo texto, distintamente do primeiro, a autora expe seu ponto de vista e seus julgamentos acerca dos fatos narrados. 3) No primeiro texto, a coloquialidade da linguagem dominante; no segundo, h uma srie de informaes vazadas em linguagem tcnica. 4) O segundo texto eminentemente dissertativo. 5) Nos dois textos, h situaes que poderiam desencadear investigaes policiais, mas apenas no primeiro texto feita aluso a documentos que poderiam ser objetos de estudos de um perito criminal. QUESTO 6 Com referencia semntica utilizada no segundo texto, julgue se nos itens que se seguem a passagem destacada em negrito eqivale passagem original do texto. 1) ''a lei, determina automaticamente a realizao de um novo julgamento''; (L.5-6) / a realizao de um novo julgamento determinada pela lei, automaticamente. 2) ''Est claro que esta condenao foi meramente poltica" (L.7) / Que esta condenao foi meramente poltica, est clara. 3) "Nenhuma testemunha de acusao foi ouvida em plenrio." (L.10-11) / Nenhum testemunho de acusao foi ouvido em plenrio. 4) "Legalmente, este tipo de depoimento no pode ser levado em considerao." (L.14) / Este tipo de depoimento no deve ser levado em considerao, pela lei. 5) "o povo brasileiro deve dizer no condenao de Rainha, como uma forma de exigir justia e democracia" (L.22-23) / como uma forma de impor justia e democracia, os brasileiros devem dizer no condenao de rainha. QUESTO 7 O sistema grfico da lngua escrita estabelece normas para o emprego de sinais de acentuao, assim como para a utilizao dos ais indicativos de crase. Julgue os itens abaixo, relativos a tais aspectos. 1) Os vocbulos lder, jri, episdio, plenrio e pas, apesar de terminarem de maneiras distintas, podem ser agrupados em uma nica regra de acentuao. 2) A palavra "intuito'', assim como gratuito, circuito e fortuito, admite dupla grafia: sem ou com acento na vogal i tnica. 3) Por serem proparoxtonas, as palavras esprito, inqurito, exrcito, poltica e poca so acentuadas. 4) Est gramaticalmente correta a seguinte reescritura do trecho situado nas linhas 7 e 8 do texto: calar grande liderana do maior e mais organizado movimento de massa que se contrape a atual poltica governamental no Brasil. 5) E de uso facultativo o sinal indicativo de crase que aparece na linha 22. QUESTO 8

Com relao ao uso correto dos sinais de pontuao, julgue os itens abaixo. 1) Este episdio se soma a outros, que nos levam a questionar: de fato vivemos em um pas democrtico? No dia 8 de agosto. Chegaram , Universidade de Braslia documentos secretos do Exrcito brasileiro com investigaes sobre a vida de algumas lideranas de esquerda. O que assombra o fato de que estas investigaes no pararam na poca da ditadura: no meio dos documentos so encontrados alguns que datam de 1995. 2) Este episdio. somado a outros, nos leva a questionar se de fato vivemos em um pas democrtico. No dia 28 de agosto. chegaram Universidade de Braslia, documentos secretos do Exrcito brasileiro com investigaes sobre a vida de algumas lideranas de esquerda: assombra o fato de que estas investigaes no pararam na poca da ditadura. no meio dos documentos so encontrados alguns. que datam de 1995. 3) Este episdio se soma a outros que nos levam a questionar se de fato vivemos em um pas democrtico. No dia 28 de agosto chegaram Universidade de Braslia documentos secretos do Exrcito brasileiro, com investigaes sobre a vida de algumas lideranas de esquerda. O que assombra: o fato de que estas investigaes no pararam na poca da ditadura; no meio dos documentos so encontrados alguns que datam de 1995. 4) Este episdio se soma a outros; isso nos leva a questionar: de fato vivemos em um pas democrtico!? No dia 28 de agosto chegaram, Universidade de Braslia, documentos secretos, do Exrcito brasileiro, com investigaes sobre a vida de algumas lideranas de esquerda. O que assombra: o fato de que estas investigaes no pararam na poca da ditadura! No meio dos documentos so encontrados alguns que datam de 1995! 5) Este episdio, se soma a outros, que nos levam a questionar se de fato vivemos em um pas democrtico; no dia 28 de agosto, chegaram, Universidade de Braslia, documentos secretos do Exrcito brasileiro, com investigaes sobre a vida de algumas lideranas de esquerda. O que assombra o fato de que estas investigaes no pararam na poca da ditadura; no meio dos documentos, so encontrados alguns, que datam de 1995.

QUESTO 9 Execuo de exames periciais em documentos, moedas, mercadorias, instrumentos utilizados na prtica da infrao penal, em locais de crime ou de sinistro, bem como a realizao da coleta de dados necessrios complementao dessas percias. De acordo com o texto, julgue os itens a seguir. 1) O texto est redigido como uma extensa frase nominal. 2) Executar exames periciais e realizar coleta de dados so as duas atribuies de um perito criminal. 3) Documentos, moedas, mercadorias, instrumentos so os objetos de anlise, no exame pericial. 4) O espao de atuao dos peritos os locais dos crimes ou dos sinistros, onde ocorrem as infraes penais. 5) S sero coletados e utilizados os dados necessrios percia. QUESTO 10

Um perito criminal federal dever executar exames periciais em documentos, moedas, mercadorias e instrumentos utilizados na prtica da infrao penal, em locais de crime ou de sinistro, bem como realizar a coleta dos dados necessrios complementao dessas percias. A partir dessa estrutura sinttica, julgue os seguintes itens. 1) 2) 3) 4) O perodo acima est composto por duas oraes subordinadas. Todos os substantivos utilizados so concretos. O sujeito sinttico das oraes desse perodo indeterminado. Existem somente quatro adjetivos no perodo, todos exercendo a funo de adjuntos adnominais. 5) No h pronomes de qualquer natureza nesse perodo.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 11 A Teoria Geral de Sistemas, inicialmente concebida em 1924 pelo bilogo alemo Ludwig Von Bertallanfy. foi proposta como uma teoria interdisciplinar capaz de transcender os problemas tecnolgicos, dispondo de princpios e modelos gerais que podem ser aplicados de forma ampla e total para interligar as descobertas das vrias cincias. De acordo com essa teoria, julgue os itens a seguir. 1) Um sistema um conjunto estruturado ou ordenado de partes ou elementos que se mantm em interao, na busca de um ou vrios objetivos. sendo caracterizado pela influncia que cada componente exerce sobre os demais e pela unio de todos. 2) Entropia a tendncia que os sistemas tm para o desgaste, para o afrouxamento das relaes ou para o comportamento aleatrio de suas partes. 3) A soluo de qualquer problema deve ser estabelecida em funo de conhecimentos no mbito de um domnio limitado e restrito. 4) Qualquer sistema genrico pode ser considerado como constitudo de vrios outros sistemas menores ou, inversamente, pode ser tomado como parte, juntamente com outros, de um sistema maior. 5) Retroalimentao ou feedback o processo de tratamento no sistema das entradas ou insumos e de gerao de suas sadas ou resultados. QUESTO 12 As linguagens podem ser classificadas segundo o nvel e o mbito de aplicao. Entende-se como nvel o resultado do conjunto das facilidades que o programador dispe para a soluo de problemas. Considerando as caractersticas e aplicaes das diferentes linguagens de programao, julgue os itens seguintes. 1) A linguagem PASCAL um exemplo de linguagem de alto nvel, procedimental e nodeterminstica.

2) A linguagem C um exemplo de linguagem de baixo nvel, imperativa e de uso geral. 3) As linguagens orientadas a objetos libertam o programador das especificaes dos processos de computao, descrevendo o problema e no sua soluo. 4) As linguagens orientadas a objetos utilizam o conceito de mensagem para comunicao entre objetos. 5) O COBOL est associado programao imperativa e manipulao de grande volume de dados. QUESTO 13 Um conceito muito utilizado na implementao de solues de problemas computacionais o de pilha. Acerca dessa estrutura de dados, julgue os itens que se seguem. 1) Na pilha novos itens so inseridos somente a partir de uma das extremidades chamada topo. 2) A retirada de elementos da pilha sempre efetuada a partir da base, em oposio a outra extremidade chamada topo. 3) Uma pilha um objeto dinmico cujo tamanho est sempre mudando medida que elementos so includos ou retirados. 4) Os registros de ativao de chamadas recursivas em linguagens de programao so organizados na forma de pilha. 5) A expresso A/B** C+D*E-A*C, na notao ps-fixada, gera uma representao ABC**/DE*+AC-* para avaliao em pilha. QUESTO 14 QUESTO l ~ ' Uma rvore binria caracterizada pelo fato de todos os seus ns terem, no mximo, duas subrvores. Acerca das propriedades e aplicaes das rvores binrias, julgue os seguintes itens.
1)

2) 3) 4) 5)

Uma rvore binria completa com n ns tem altura mxima de log2 (n+1). Uma rvore binria no pode ser implementada em estruturas seqenciais tais como vetores. O percurso em ordem em uma rvore binria permite a obteno de seqncias lineares de seus ns e algoritmos de busca eficientes. Em uma rvore binria de n ns, pode-se utilizar os n+1 ponteiros com valores vazios (null) para permitir o percurso em outra ordem, sem o uso de pilha. Uma rvore dita balanceada quando, para qualquer n, as suas subrvores esquerda e direita possuem a mesma altura.

QUESTO 15 Existem diferentes mtodos de ordenao na memria. cada um com caractersticas prprias. que permitem melhor adaptao a uma determinada quantidade ou tipo de dados. Considere os mtodos de classificao abaixo: I - Classificao por troca ou mtodo da bolha - o vetor percorrido seqencialmente vrias vezes. Cada passagem consiste em comparar cada elemento com seu sucessor (x[i]com x[i+1])

e trocar os dois elementos, se eles no estiverem na ordem correta. II- Classificao por troca de partio ou quicksort - o vetor particionado em dois subconjuntos. um direita e outro esquerda, de tal forma que todo elemento do subconjunto esquerda menor que qualquer elemento do subconjunto direita. Cada um dos subconjuntos reparticionado sucessivas vezes, segundo o mesmo critrio. Acerca dos mtodos de classificao considerando n elementos, julgue os seguintes itens. 1) A classificao recomendada quando o custo de recuperao freqente dos elementos ultrapassa a sobrecarga adicional envolvida para a classificao. 2) O mtodo da bolha gera um mximo de (n - 1 ) 2 comparaes no pior caso e n - 1 comparaes no melhor caso. quando o vetor j est classificado. 3) O quicksort somente pode ser implementado em linguagens recursivas, uma vez que sua definio essencialmente recursiva. 4) O quicksort tem melhor desempenho para vetores classificados. apresentando em mdia nlogn comparaes. 5) Uma vantagem do mtodo quicksort, quando comparado com o mtodo da bolha, diz respeito localidade das referncias, o que o torna atrativo para uso em ambientes de memria virtual. QUESTO 16 Acerca das tcnicas de pesquisa em memria, julgue os itens a seguir. 1) A eficincia da busca seqencial em um vetor de n elementos apresenta em mdia n/2 comparaes e, no pior caso, n/2 + 1 comparaes. 2) A busca seqencial toma-se atrativa, em relao aos outros mtodos de pesquisa, devido a sua simplicidade e eficincia em aplicaes nas quais as transaes de busca so organizadas de maneira ordenada e efetuadas sobre um arquivo mestre tambm classificado. 3) A busca binria sobre vetor utiliza diretamente os ndices dos elementos para a pesquisa, sendo no recomendvel em situaes em que ocorrem inseres e eliminaes. 4) A pesquisa binria pode ser implementada como uma rvore de busca binria, apresentando desempenho equivalente ao da estrutura em vetor para as operaes de busca e insero. 5) A estrutura de rvore balanceada de ordem n, chamada de rvore-B, pode ser usada para o armazenamento de dados em disco, porm, pelo nmero de comparaes que realiza, menos eficiente que a rvore de busca binria.

QUESTO 17 A pesquisa em memria pode tambm ser obtida pelo uso de uma funo de mapeamento (ou hashing) que aplicada chave de pesquisa para determinar diretamente a localizao do registro na tabela. Acerca desse mtodo de pesquisa, julgue os itens seguintes. 1) O fator de carga da tabela isto , o nmero de registros existentes em funo do nmero de possveis elementos na tabela, no importante para o desempenho do algoritmo. 2) A ordenao das chaves a serem inseridas melhora o desempenho do algoritmo, uma vez

que promove uma melhor distribuio da localizao dos registros na tabela. 3) A funo de hashing ideal aquela que nunca gera valores idnticos para chaves de pesquisa distintas, sendo dependente do tipo de dados da chave utilizada. 4) As colises podem ser tratadas por listas encadeadas mantidas em reas especiais externas tabela. 5) O tratamento de colises necessrio para o bom funcionamento do mtodo, pois podem ocorrer em funo de eventual overflow na funo de hashing.

QIJESTO 18 Um arquivo organizado logicamente como uma seqncia de registros que so estruturados de diferentes formas com o objetivo de otimizar o seu armazenamento em disco e o acesso aos registros. Acerca dessas organizaes, julgue os itens que se seguem. 1) Na organizao seqencial, os registros so dispostos ordenadamente, obedecendo seqncia de uma chave de ordenao, o que permite somente a recuperao conforme a ordem previamente estabelecida pela gravao. 2) Na organizao direta, os registros so armazenados em localizaes fsicas aleatrias, permitindo o endereamento direto ao registro a partir de uma chave. 3) As colises ocorrem na organizao direta quando dois usurios tentam acessar simultaneamente o mesmo registro de dados. 4) A organizao seqencial-indexada tem como desvantagem a queda do desempenho medida que o arquivo cresce. 5) A organizao indexada tem como maior problema a necessidade de atualizao de todos os ndices quando um registro includo. QUESTO l9 Acerca dos sistemas de banco de dados relacionais, julgue os seguintes itens. 1) Os dados so definidos sempre como tabelas que so manipuladas para gerar novas tabelas. 2) A otimizao de consultas consiste em encontrar expresses da lgebra relacional equivalentes s expresses dadas e que sejam mais eficientes na execuo. 3) A SQL no uma linguagem to poderosa quanto uma linguagem de programao genrica, apresentando-se tambm de forma embutida em vrias linguagens de programao. 4) Uma viso em SQL uma forma simples e eficaz de prover segurana a dados ocultos. 5) A independncia lgica dos dados mais difcil de se obter que a independncia fsica, uma vez que os programas so muito dependentes da estrutura lgica dos dados que acessam.

QUESTO 20 Os circuitos digitais, ou lgicos, podem ser representados esquematicamente por uma combinao interligada de blocos lgicos, com vrias entradas e vrias sadas. As sadas dependem das entradas e cada linha pode ter apenas um dos valores '0' ou '1'. Acerca dos

circuitos e das arquiteturas de computadores digitais, julgue os itens abaixo. 1) Os circuitos lgicos combinatrios so aqueles cujas sadas dependem apenas dos valores atuais de entrada e podem ser representados por uma tabela, mapa de Karnaugh ou expresso booleana. 2) Os circuitos lgicos seqenciais so caracterizados por possurem uma memria que armazena o estado interno do sistema. 3) Um circuito de paridade par, com n entradas e uma sada, pode ser implementado por um bloco XOR de n entradas. 4) A concepo de memria para armazenamento de programa foi uma importante contribuio inicialmente proposta pelo modelo de mquina de Von Neumann. 5) A separao fsica de dados e de instrues na memria proposta no modelo de mquina de Von Neumann, permite maior confiabilidade e facilidade de depurao dos programas. QUESI'O 21 Para se processar informaes em um computador, necessrio representar as informaes de uma forma adequada ao seu reconhecimento pelos sistemas digitais. A unidade bsica de informao utilizada o dgito binrio, ou bit, que pode armazenar o valor '0' ou o valor ` 1'. Acerca dos sistemas de codificao e representao, julgue os itens a seguir. 1) Um dos cdigos importantes o de carto perfurado, chamado de Hollerith, o qual utiliza uma representao em 12 bits. 2) O sistema BCD utiliza a representao de cada um dos dgitos decimais em seus correspondentes valores binrios, em cdigos de 6 bits. 3) A vantagem da representao numrica em complemento de um que existe apenas uma nica representao binria para o valor 0. 4) Na representao EBCDIC, 8 o nmero mximo de caracteres que podem ser codificados em uma palavra de 48 bits. 5) A representao do nmero decimal -57, usando representao binria de 8 bits, em complemento de dois, 11000110. QUESTO 22 Os sistemas operacionais contam com um conjunto de programas de sistemas encarregados de facilitar as tarefas de elaborao e execuo de programas. Acerca desses programas, julgue os itens seguintes.

1) Os compiladores, alm da traduo, realizam um conjunto de operaes que so direcionadas para a deteco de erros no programa fonte e que so geralmente includas em blocos denominados de Analisador Lxico, Analisador Sinttico e Binder. 2) Os programas do tipo Assembler transformam programas fonte escritos em linguagem de baixo nvel em programas objeto equivalentes escritos em linguagem de mquina. 3) Os ligadores aceitam programas objeto montados independentemente e geram um mdulo de carga, efetuando as tarefas de relocao e resoluo de referncias externas. 4) Um carregador absoluto implementa o processo de carga do programa na memria para

execuo logo aps o processo de traduo de endereos em um nico passo. 5) Um carregador relocvel retarda a atribuio dos endereos absolutos at o tempo de carga do programa, permitindo o uso efetivo de sub-rotinas e bibliotecas. QUESTO 23 A Mquina de Turing (Tm) um modelo matemtico que tem sido estudado para a descrio de procedimentos computacionais. Acerca desse modelo e dos conceitos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem. 1) Um procedimento uma seqncia possivelmente infinita de instrues que podem ser executadas por um agente computacional, seja ele humano ou no. 2) Todo problema que pode ser computado por uma mquina de Turing tem uma soluo computacional descrita por um algoritmo. 3) Um algoritmo um procedimento efetivo que pra, aps um nmero finito de passos, produzindo resultados finais, para todos os valores possveis de seus argumentos. 4) Se L representa a linguagem aceita por uma Tm, ento Tm pra em todas as sentenas de L. 5) Os programas escritos em linguagem de Turing podem ser traduzidos para equivalentes em outra linguagem, tendo somente as operaes primitivas de soma, subtrao, teste de zero e um comando de repetio. QUESTO 24 O conjunto de instrues definido para uma determinada Unidade Central de Processamento (UCP) constitudo de uma mistura de formatos de instrues e modos de endereamento. Acerca desses fatores, julgue os seguintes itens. 1) O modo de endereamento direto apresenta como desvantagem a limitao do espao de endereamento ao tamanho do campo de operando. 2) O modo de endereamento imediato tem a menor relao de tempo de acesso ao dado. 3) Considerando o modo de endereamento indireto, palavra de 16 bits, instruo de um operando e campo de operao de 8 bits, a memria enderevel de 32 MB. 4) O modo de endereamento por registrador no eficaz quando comparado ao modo de endereamento direto para o clculo da equao C = A+B. 5) O endereo efetivo do dado no modo indexado calculado utilizando-se o campo de operando e o valor de um dos registradores da UCP, sendo recomendvel quando se tem referncias a vetores ou matrizes.

QUESTO 25 Um processo modelado pelo sistema operacional como uma estrutura que inclui informaes de controle, programa entrada e sada. Acerca da gerencia de processos implementada pelos sistemas operacionais, julgue os itens abaixo.

1) No kernel de um sistema operacional esto localizadas as funes bsicas de gerencia dos processos e dos recursos, tais como processador, memria e dispositivos de entrada e sada. 2) O estado pronto definido para os processos que esto parados temporariamente para dar vez a outro processo. 3) Os semforos podem ser utilizados para gerencia de uso de recursos compartilhados nos quais, para cada um dos processos, so definidos semforos distintos. 4) As instrues de armazenamento e restaurao de contexto de processos, quando na ocorrncia de uma interrupo, so tratadas por regies crticas. 5) A situao de deodlock pode ser evitada numerando-se todos os recursos e exigindo-se a alocao dos recursos em uma mesma ordem pelos vrios processos. QUESTO 26 Os sistemas operacionais multiprogramados podem ser implementados utilizando-se diferentes esquemas de gerncia de memria. Acerca desses esquemas, julgue os itens a seguir. 1) Os sistemas de particionamento fixo tm como desvantagem a ocorrncia de fragmentao externa de memria e a utilizao de um nmero fixo de processos ativos. 2) Os sistemas de particionamento varivel utilizam a tcnica de compresso para gerncia de espaos no-contguos de memria. 3) Sistemas paginados dividem o espao endereamento virtual em unidades de tamanho varivel definindo-se uma tabela de pginas para cada programa. 4) A estratgia NRU (Not Recently Used) em sistemas de memria virtual seleciona as pginas menos usadas recentemente para retirada da memria quando um novo processo se torna ativo. 5) Nos sistemas de memria virtual paginados, a tabela de pginas cresce medida que as pginas so alocadas para o processo. QUESTO 27 O sistema de arquivos gerenciados pelo sistema operacional inclui como funcionalidade. 1) o controle da alocao de espao em disco para os ar uivos por meio de listas de blocos encadeados, mantendo nos diretrios apenas o endereo do primeiro bloco do arquivo. 2) o controle de autenticao de usurios que normalmente tratado por senhas de acesso e identificao nica de usurios. 3) o controle de espao disponvel em memria secundria, possibilitando a disponibilidade rpida de blocos para os registros a serem gravados. 4) os controles de concorrncia e proteo de acesso aos arquivos compartilhados por meio de domnios de proteo e mecanismos de lock. 5) o compartilhamento de arquivos que pode ser implementado por meio de elos ou links ao nvel de diretrios. QUESTO 28 O modelo cliente-servidor pode ser interpretado como um paradigma de estruturao de aplicaes em rede, em que a aplicao tem suas tarefas divididas entre dois ou mais sistemas computacionais distintos. As caractersticas da aplicao determinam a estrutura do cliente e do servidor, assim como os protocolos de comunicao envolvidos. Considerando os aspectos envolvidos neste tema julgue os itens seguintes.

1) A implantao de um servidor em modo sem-estado (stateless) facilita o reestabelecimento do servio aps queda do servidor e simplifica o protocolo de aplicao. 2) Na implementao de servidores que realizem transferncias de elevados volumes de dados preferencial a utilizao de protocolos sem conexo para aumentar a eficincia da comunicao. 3) Servios no-crticos e de reduzido tempo de tratamento pelo servidor so implementados, em geral, com protocolo sem conexo e no modo sem-estado (stateless). 4) Em um ambiente heterogneo, constitudo de computadores pessoais PC e computadores de grande porte, pode-se afirmar que os primeiros sero sempre clientes e os demais sero sempre servidores. 5) Servios tpicos disponveis na internet, tais como dns, ftp, telnet e www, so implementados segundo o modelo cliente-servidor e utilizam, todos, o mesmo protocolo de aplicao padro para solues cliente-servidor. QUESTO 29 A interao cliente-servidor constitui o modo bsico de interao dos Sistemas Operacionais de Redes (SOR). Os mdulos de um SOR instalados nas estaes so de dois tipos: o mdulo cliente do SOR, que a entidade que solicita o servio. e o mdulo servidor do SOR, que a entidade que presta o servio. Considerando este modelo, julgue os itens que se seguem. 1) No mdulo cliente do SOR o redirecionador funciona interceptando as chamadas feitas pelas aplicaes ao SOR local, desviando aquelas que se referem a recursos remotos. 2) Implementaes de SOR segundo a arquitetura peer-to-peer, em que em todas as estaes o SOR possui os mdulos cliente e servidor, h maior independncia no acesso aos servios, em comparao s solues de servidores dedicados. 3) Na arquitetura cliente-servidor, h estaes com apenas o mdulo cliente instalado e outras com os mdulos servidor e cliente. 4) Na arquitetura cliente-servidor com servidor dedicado, as estaes servidoras possuem o mdulo servidor e um mdulo cliente, que pode ser usado tanto pelo mdulo servidor quanto pelas aplicaes locais. 5) Na arquitetura cliente-servidor peer-to-peer, as funcionalidades oferecidas pelo mdulo servidor so, em geral, de menor complexidade, em comparao s solues de servidores dedicados.

QUESTO 30 O modelo cliente-servidor em trs nveis (three-tiered) sugere a composio da aplicao em trs mdulos: I - Interface com Usurio; Informaes. II - Lgica; III - Armazenamento e Recuperao de

O mdulo II pode ser dividido em trs unidades:

II.1 - Apresentao;

II.2 - Computacional;

II.3 - Informao.

Considerando esta diviso funcional, julgue os itens seguintes. 1) O cliente de um SGBD pode ser constitudo dos mdulos I e II e o servidor, do mdulo III. 2) O modelo three-tiered conduz implementao do mdulo III em estaes de baixo custo e concentrao dos mdulos I e II em estaes de maior capacidade e confiabilidade. 3) O RPC uma soluo atual para a implementao do particionamento de mdulos de uma soluo cliente-servidor no modelo three-tiered. 4) O sistema X-Windows implementado com uma separao do mdulo II.1 dos demais mdulos. 5) Um cliente que utilize recursos de processamento de outro computador, especializado em tratamentos computacionais especficos, pode ser constitudo pelos mdulos I, II.l, II.3 e III. O servidor pode ser constitudo pelo mdulo II.2. QUESTO 31 Um componente fundamental de um Sistema Operacional de Rede (SOR) o seu sistema de arquivos. Um Sistema de Arquivos em Rede (SAR) permite aos programadores e usurios terem acesso aos arquivos em outro computador da mesma forma que os arquivos no computador local. Considerando o exposto, julgue os itens abaixo. 1) Em um ambiente heterogneo, o SAR deve resolver problemas de conveno de estrutura de diretrio, nome de arquivos e representao interna de dados. 2) A estratgia de soluo SAR centralizado implica a configurao de algumas estaes como servidoras de arquivos das vrias estaes clientes. 3) A implementao de um SAR no-centralizado implica maior complexidade e volume nas tarefas de gerncia dos recursos por parte do administrador da rede. 4) O uso de um SAR reduz o trfego na rede, minimizando os problemas de desempenho da rede e as preocupaes relativas segurana dos dados. 5) Uma importante funcionalidade que um SAR deve oferecer a transparncia de localizao, que permite que arquivos remotos sejam utilizados atravs das mesmas primitivas que servem aos arquivos locais.

QUESTO 32 Acerca dos sistemas de comunicao de dados, julgue os seguintes itens. 1) A largura de banda de um sinal definida pelas faixas de freqncia que compem o sinal a ser transmitido. 2) A transmisso em banda larga utiliza tcnicas de multiplexo FDM para a criao de mltiplos canais independentes concorrentes de transmisso derivados de um nico cabo. 3) O sinal digital resultante do processo de modulao de sinais de voz no padro PCM apresenta uma taxa de 64 kps codificados em 8 bits.

4) A tcnica de stuffing de bits utilizada pelos protocolos orientados a bit, garante um tamanho mnimo de mensagem e diminui a possibilidade de erros. 5) Os protocolos de janelas deslizantes, com tamanho de janela igual a um, apresentam comportamento semelhante ao protocolo pra e espera, no sendo confiveis para o caso de linhas de baixa qualidade. QUESTO 33 Acerca do padro Ethemet para redes locais, definido pelas normas IEEE 802, julgue os itens a seguir. 1) O padro 10BaseT define uma configurao fsica em estrela a 10 Mbps em uma distncia mxima de 100 metros com cabos de par tranado e conectores RJ45. 2) Os repetidores so utilizados para aumentar o comprimento do cabo e podem ser usados entre duas quaisquer estaes at um nmero mximo de quatro repetidores. 3) Os hubs so equipamentos capazes de segmentar uma rede local Ethernet em subredes com o objetivo de reduzir trfegos ou converter protocolos de redes locais diferentes. 4) O protocolo de controle de acesso ao meio implementado o CSMA-CD, baseado em controle de fichas de autorizao de acesso e controle de coliso. 5) O padro 1008Base-TX uma configurao em estrela a baixo custo de rede local Ethernet que opera a 100 Mbps e utiliza fibra tica. QUESTO 34 Acerca do modelo OSI desenvolvido pela ISO, julgue os itens que se seguem. 1) O modelo OSI definiu sete camadas de estruturao, com funes e protocolos de comunicao definidos para cada uma das camadas. 2) A camada de enlace de dados responsvel pelo controle de erros e pelo controle de fluxo dos dados transmitidos em unidades denominadas quadro. 3) A camada de transporte responsvel pela transferncia de dados fim a fim, incluindo tratamento de erros e controle de fluxo. 4) A camada de sesso responsvel pela gerncia dos dados transmitidos, preservando os significados e fornecendo mecanismos de formatao, compresso e criptografia. 5) Um servio definido para ser implementado por uma camada inferior, ou provedora, e ser utilizado por uma camada superior, ou usuria, em outra mquina remota.

QUESTO 35 Protocolos de redes so geralmente desenvolvidos em camadas de forma que cada camada responsvel por uma diferente funo na comunicao. Uma pilha de protocolos. tal como o TCP/IP. a combinao de diferentes protocolos em diferentes camada. O TC P/IP definido em trs camadas: de rede ou IP, de transporte e de aplicao. Considerando as implementaes dessas trs; camadas na arquitetura TCP/IP, julgue os itens seguintes. 1) A camada de rede oferece um servio de envio de dados entre quaisquer estaes de uma internet, com garantia de entrega.

2) A camada de transporte oferece dois tipos de servios de transporte de dados entre aplicaes de quaisquer estaes de uma internet: com garantia de entrega (TCP) ou em modo datagrama (UDP). 3) O envio de mensagens de uma camada IP outra realizado pela sub-rede que interconecta as duas estaes comunicantes. Para garantir a independncia da camada IP das tecnologias de sub-redes, o envio realizado por meio do encapsulamento. 4) A arquitetura TCP/IP no define as tecnologias das sub-redes, mas especifica, como tais tecnologias transportam os datagramas IP. 5) A camada de aplicao oferece servios s aplicaes dos usurios, por meio das portas e das APIs (lnterface de Programao de Aplicaes), sockets e RPC. QUESTO 36 A camada de rede, denominada IP devido ao protocolo que abriga, responsvel por vrias funes, que garantem a interconexo entre redes e o roteamento de mensagens em toda a internet. Considerando as diversas funes que a camada IP deve realizar, julgue os itens abaixo. 1) Para evitar a permanncia indefinida de um datagrama com endereo de destino invlido na internet, o campo tempo-de-vida (TTL) contm a durao da vida do datagrama em segundos. 2) A mscara de endereamento serve recuperao do identificador de rede, a partir do endereo IP destinatrio. 3) O sub-endereamento tem por objetivo a distribuio do espao de endereamento dos 32 bits do endereo IP em quatro classes: A, B, C e D, das quais so usadas efetivamente as classes A, B e C. 4) As tabelas de roteamento podem conter identificadores de rede ou endereos IP completos. No primeiro caso, a cada identificador corresponde a rota, ou seja, o prximo roteador para o qual o datagrama deve ser enviado para que alcance o destino. 5) Um datagrama cujo endereo de destino seja 127.0.0.2 roteado para a rede classe A de nmero 127.0.0.0 e entregue estao de endereo IP 127.0.0.2.

QUESTO 37 A camada de transporte da arquitetura TCP/IP tem por funo principal a comunicao entre aplicaes, ou seja, o dilogo fim-a-fim, sendo, portanto, a camada intermediria entre os protocolos de rede e os protocolos das aplicaes. Considerando as funcionalidades da camada de transporte da arquitetura TCP/IP, julgue os seguintes itens. 1) Uma aplicao, para realizar uma transferncia de dados a uma aplicao remota via TCP deve inicialmente solicitar uma conexo ao endereo IP da estao da aplicao remota e poria alocada pela mesma.

2) O protocolo UDP permite o transporte de dados em modo datagrama, ou seja, no oferece limites ao tamanho da mensagem a ser transportada, pois realiza a segmentao dos dados. 3) Em caso de perda de dados na transmisso, o protocolo TCP realiza a retransmisso dos dados perdidos aps a solicitao do mdulo TCP remoto que identificou a perda. 4) As portas reservadas well-known so alocadas pelos clientes dos servios TCP/IP, ao passo que os servidores alocam as portas que estiverem livres em tempo de carga do sistema operacional. 5) Ao transmitir longas mensagens o protocolo TCP divide os dados originais em conjuntos menores, obedecendo capacidade de transmisso (MTU) da sub-rede local e da sub-rede remota. QUESTO 38 A camada de aplicao abriga as aplicaes prprias da arquitetuta Intemet e quaisquer outras aplicaes em rede desenvolvidas pelos programadores. que utilizem as APIs apropriadas. Estas aplicaes fazem uso dos protocolos da arquitetura TCP/IP para a troca de mensagens que viabilizam seu funcionamento. Considerando as aplicaes da arquitetura TCP/IP e as APIs para programao de solues individuais, julgue os itens a seguir. 1) A RPC uma API que permite a implementao de aplicaes com base no paradigma read-write-close, sendo uma extenso s primitivas do sistema de arquivos tradicional do Unix. 2) A implementao do servio DNS envolve uma hierarquia global de atribuio de nomes e uma configurao de clientes e servidores para os diversos domnios. 3) O servio telnet, tal como o ftp, exige o estabelecimento de duas conexes entre o cliente e o servidor, uma para transferncia de dados e outra para transferncia de comandos. 4) No servio www, a comunicao entre cliente e servidor, ou seja entre browser e servidor WEB, controlada pelo protocolo HTML, cujos comandos so codificados em ASCII. 5) Para enviar uma mensagem ao destinatrio joao@cespe.unb.br, a estao do usurio estabelece uma conexo tcp com o servidor cespe.unb.br e transmite a mensagem via ftp. QUESTO 39 O padro IEEE 802..3 para redes locais foi definido a partir da soluo Ethernet, da DIX Digital, Intel e Xerox. O protocolo de acesso do IEEE 802.3 pressupe o compartilhamento do meio e a identificao de colises, o que reduz a utilizao do meio. Novos elementos tm sido adicionados ao padro original para dotar a soluo IEEE 802.3 de melhor performance. Acerca das solues; Ethernet e IEEE 802.3,julgue os itens seguintes. 1) Um switch Ethernet um elemento ativo que possui tuna tabela interna pr-configurada pelo usurio com os endereos MAC associados por porta, realizando a entrega de mensagens sem ocorrncia de colises. 2) A aceitao de uma mensagem pela estao, em uma rede IEEE 802.3, realizada pela leitura do endereo MAC destino no quadro e sua comparao com os endereos configurados atravs do sistema operacional. 3) Para compatibilizar as implementaes com base em Ethemet com o IEEE 802.3, foi definido o header SNAP, includo aps o header LLC nos quadros IEEE 802.3. 4) A estao transmissora, aps a identificao de coliso, interrompe a transmisso e envia um sinal de reforo de coliso. 5) As limitaes fsicas de uma rede Ethemet devem-se, exclusivamente, s caractersticas

eltricas dos meios fsicos utilizados. QUESTO 40 Em criptografia de chave pblica existe uma regra para cifrar: C, e uma regra para decifrar: D. Tendo como base as caractersticas que definem tal sistema criptogrfico, julgue os itens que se seguem. 1) computacionalmente possvel determinar D a partir de C. 2) A regra de cifrar no precisa ser mantida em sigilo para assegurar o segredo da mensagem cifrada. 3) A vantagem do sistema de chave pblica que qualquer remetente pode enviar uma mensagem cifrada um destinatrio sem a comunicao prvia de uma chave secreta. 4) Um sistema cripto de chave pblica prov segurana incondicional. 5) E O sistema cripto de chave pblica RSA tem sua segurana alicerada na dificuldade de se fatorar nmeros inteiros muito grandes. QUESTO 41 Em um documento, a assinatura mo usada para estabelecer a pessoa responsvel por ele. A respeito de assinatura, julgue os itens abaixo. 1) Um esquema de assinatura digital um mtodo de preservar a assinatura de uma mensagem armazenada em forma eletrnica. 2) Uma assinatura digital faz fisicamente parte do documento assinado. 3) Uma assinatura digital pode ter sua autenticidade verificada usando-se um algoritmo pblico conhecido. 4) Uma assinatura digital pode ser incondicionalmente segura. Pode-se criar uma assinatura digital usando-se o sistema de chave pblica RSA.

QUESTO 42 Uma autenticao 1) 2) 3) 4) um mtodo de assegurar a integridade de uma mensagem. somente pode ser verificada pelo legtimo remetente . no pode ser fraudada mesmo com recursos computacionais infinitos. pode ser obtida mesmo na presena de um oponente em atividade, que pode observar o trfego de mensagens no canal de comunicao e introduzir suas prprias mensagens no canal. 5) no prov necessariamente segredo.

QUESTO 43 A arquitetura de segurana OSI define termos e conceitos importantes que so utilizados em vrios padres de segurana para sistemas abertos. Alm disso ela tambm estabelece alguns princpios importantes de arquitetura. Com base no padro de segurana OSI, correto afirmar que essa arquitetura de segurana. 1) atende, prioritariamente, a duas reas: terminologia e definio de servios e mecanismos de segurana. 2) define formalmente controle de acesso como sendo unicamente a preveno de uso de um recurso no permitido. 3) contm como servios de segurana: Autenticao, Controle de Acesso, Confidncia, Integridade e Aceitao. 4) no descreve em detalhe como os servios de segurana devem ser providos. 5) tem como contribuio mais importante a concluso sobre quais camadas cada servio de segurana deve ser localizado. QUESTO 44 Considerando os comandos COBOL apresentados, julgue os valores fornecidos para a varivel ITEM em cada execuo do pargrafo ROTINA. 1) No comando PERFORM ROTINA VARYING ITEM FROM 1 BY 2 UNTIL ITEM GREATER THAN 8 a varivel ITEM assume os valores 1, 3, 5, 7 e a execuo pra com ITEM = 9. 2) No comando PERFORM ROTINA VARYING ITEM FROM 10 BY -3 UNTIL ITEM LESS THAN -4 a varivel ITEM assume os valores 1 0, 7, 4. I, -2 e a execuo pra com ITEM = -5. 3) No comando PERFORM ROTINA VARYING A FROM 2 BY 3 UNTIL A GREATHER THAN 7 AFTER B FROM S BY -1 UNTIL B LESS THAN 3 AFTER ITEM FROM 1 BY I UNTIL ITEM GREATER THAN 3 a varivel ITEM assume os valores 1, :" 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3 e a execuo pra com ITEM = 1. 4) No comando PERFORM ROTINA VARYING ITEM FROM 5 BY 5 UNTIL ITEM GREATER THAN 25 a varivel ITEM assume os valores 5 , 10, I S, 20, 25 e a execuo pra com ITEM = 30. 5) No comando PERFORM ROTINA VARYING ITEM FROM 2 BY 2 UNTIL ITEM GREATER THAN 8 AFTER A FROM S BY - 1 UNTIL A LESS THAN 4

a varivel ITEM assume os valores 2, 2, 4, 4, 6, 6, 8, 8 e a execuo termina com ITEM = 8. QUESTO 45 Considerando as caractersticas da linguagem C, julgue os itens a seguir. 1) A passagem de parmetros pela linha de comando em programas C ocorre por intermdio de duas variveis, definidas como int argc e char argv []. 2) Se x o nome de uma matriz, ento o i-simo elemento pode ser representado por x[i] ou (x + i). 3) A declarao char mat *[ 10 ] cria uma matriz capaz de armazenar at 10 ponteiros de strings de qualquer tamanho. 4) A varivel a, definida dentro de uma funo, local funo, ou seja, seu contedo no preservado aps o encerramento da funo. Esta caracterstica se mantm, mesmo na declarao static float a, feita dentro da funo. 5) Aps a execuo do trecho de programa status = 'S'; pag = 300; taxa = (status =='S') ? (20*pag) : ( 14*pag) o valor da varivel taxa igual a 4200. NOES BSICAS DE MICROINFORMTICA QUESTO 46 Com relao ao Windows 95, na sua configurao-padro, julgue os itens seguintes. 1) Deve-se tomar extremo cuidado ao se mover um arquivo para a lixeira, pois, feito isso, o arquivo ser apagado do disco rgido. 2) Para se acessar o Prompt do MS-DOS, pode-se clicar no boto Iniciar, apontar para a opo Configuraes e escolher a opo Prompt do MS-DOS. 3) Para se alternar entre tarefas, pode-se clicar no boto da barra de tarefas que representa a tarefa para a qual se quer mudar. Pode-se tambm usar simultaneamente as teclas Alt e Tab. 4) O procedimento recomendvel para se desligar um computador executando o Windows 95 o seguinte: fechar todos os programas que estiverem sendo usados; fechar todas as janelas que estiverem abertas; e, em seguida, pressionar o boto liga/desliga do computador. 5) Para ativar ou desativar a opo de auto-ocultar a barra de tarefas, deve-se clicar no boto Iniciar, apontar para a opo Configuraes, clicar na opo Barra de Tarefas, acionar a opo Auto ocultar e clicar no boto OK. QUESTO 47 A figura a seguir apresenta um trecho da janela do programa Microsoft Word. verso 7.0, em sua configurao-padro.

Julgue os itens que se seguem, relativos janela apresentada. 1) A linha que contm as palavras selecionadas "do resultado" est justificada direita. 2) A equao que mostrada no texto pode ter sido editada com o seguinte procedimento: clicar no menu Inserir, selecionar a opo Objeto, selecionar a opo que ativa a verso

apropriada do Microsoft Equation, editar a equao e sair do editor de equaes . Caso o nmero 100%, no comando , seja modificado para 120 %, as palavras selecionadas "do resultado" ficaro 20% maiores que as outras palavras do texto. Se o boto for clicado, todos os pargrafos mostrados na tela sero centralizados.

3) O texto est sendo exibido no Modo de layout da pgina. QUESTO 48 Com relao ao programa Microsoft Word, verso 7.0,julgue os seguintes itens. O boto permite exibir caracteres no-imprimveis, tais como caracteres de tabulao e marcas de pargrafo. 1) O menu Ferramentas, por meio da opo Idioma. permite a traduo de um texto em portugus para o ingls. 2) Se dois ou mais arquivos do Word estiverem abertos, pode-se mudar de um para outro, clicando-se no menu Janela e, em seguida, no nome do arquivo para o qual se quer mudar. 3) Pode-se realizar as operaes de copiar e colar com o seguinte procedimento: selecionar o texto que se quer copiar; clicar o boto direito do mouse com o ponteiro sobre a rea selecionada; selecionar a opo Copiar; clicar o boto direito do mouse com o ponteiro na posio para onde se quer copiar o texto; e, em seguida, selecionar a opo Colar. Os botes permitem realar um texto com diversas cores.

QUESTO 49 A figura abaixo apresenta um trecho da janela do programa Excel, verso 7.0, em sua configurao-padro, obtida durante a edio de uma planilha com as notas dos alunos de um curso.

Com relao figura, julgue os itens que se seguem. Para centralizar os itens das colunas B, C, D e E, pode-se usar o seguinte procedimento:

posicionar o ponteiro do mouse no cabealho da coluna B; pressionar o boto esquerdo do mouse, mantendo-o pressionado; com o boto esquerdo pressionado, mover o ponteiro do mouse at o cabealho da coluna E; liberar o boto esquerdo e clicar no boto.

1) A seguinte seqncia de aes resultar nas mdias finais de todos os alunos, colocadas nas clulas de E2 at E6: posicionar o ponteiro do mouse na clula E2; pressionar o boto esquerdo do mouse, mantendo-o pressionado; com o boto esquerdo pressionado, mover o ponteiro do mouse at a clula E6; liberar o boto esquerdo; digitar a frmula =SOMA(B2:D2)/3 e pressionar a tecla Enter. 2) Para se calcular as mdia e cada uma das provas e coloc-las nas clulas de B7 a D7, podese usar o seguinte procedimento: clicar na clula B7; digitar a frmula =MDIA(B2:B6) e pressionar a tecla Enter; clicar na clula B7; abrir o menu Editar e ativar o comando Copiar; posicionar o ponteiro do mouse na clula C7; pressionar o boto esquerdo, mantendo-o pressionado; com o boto esquerdo pressionado, mover o ponteiro do mouse at a clula D7, liberando, ento, o boto esquerdo; abrir novamente o menu Editar e ativar o comando Colar. 3) Quando se copia uma rea contendo uma coluna com 4 clulas para uma rea contendo uma coluna com apenas 3 clulas selecionadas, as trs primeiras clulas so copiadas, mas a ltima clula e perdida. 4) Aps selecionar as clulas C2, C3, C4, C5 e C6 e clicar no boto , na clula C2 aparecer o nmero 5.

QUESTO 50 Acerca do programa Excel, verso 7.0, julgue os itens a seguir. Se o boto for acionado, os dados da planilha que est sendo editada sero apagados.

1) Para se ajustar a largura de uma coluna da planilha, pode-se usar a opo Coluna do menu Formatar. 2) Para se colocarem bordas nas clulas de uma tabela, pode-se selecionar as clulas e usar a opo Clulas do menu Formatar. A funo do boto inverter a ordem da planilha, de forma que a primeira coluna passe a ser a

ltima, e a ltima passe a ser a primeira. Suponha que uma clula que contm o nmero 53 seja selecionada. Se o boto for clicado,

aparecer, na clula, o nmero 53%.


GABARITO : VER ARQUIVO ANEXO GABARITO.DOC

S-ar putea să vă placă și