Sunteți pe pagina 1din 8

PROCESSO SELETIVO

CADERNO DE QUESTES

PROVA

ATENO

VERIFIQUE SE A LETRA DESTE CADERNO DE PROVA CONFERE COM A DO SEU CARTO DE RESPOSTAS

FUNO: EDUCADOR ASSISTENTE - CRECHES


FRASE PARA EXAME GRAFOLGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTO DE RESPOSTAS)

A melhor maneira de melhorar o padro de vida est em melhorar o padro de pensamento.


U. S. Andersen

O Caderno de Questes contm questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes (A, B, C, D e E). 1. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento e cargo. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 2. A prova objetiva ter durao prevista no Edital includo neste tempo o preenchimento do Carto de Respostas. 3. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas, por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. 6. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 60 minutos contados do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 7. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes no tempo previsto no Edital. 8. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes. 9. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova. 10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. 11. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas. No esquea seus pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma.

BOA PROVA

LINGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. A incapacidade de ser verdadeiro Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois drages-daindependncia cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A me botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que cara no ptio da escola um pedao de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo no s ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra passaram pela chcara da Si Elpdia e queriam formar um tapete voador para transport-lo ao stimo cu, a me decidiu lev-lo ao mdico. Aps o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabea: No h nada a fazer, Dona Col. Esse menino mesmo um caso de poesia.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausveis. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1985. p. 24)

4. Na frase: Os vizinhos observavam as mentiras de Paulo todos os dias, substituindo-se a expresso sublinhada por um pronome, teramos como resultado: A) B) C) D) E) Os vizinhos observavam-as todos os dias. Os vizinhos as observavam todos os dias. Os vizinhos lhes observavam todos os dias. Os vizinhos observavam-lhes todos os dias. Os vizinhos observavam-nas todos os dias.

5. No vocbulo incapacidade, retirado do ttulo do texto, no que diz respeito ao processo de formao de palavras tem-se: A) B) C) D) E) derivao sufixal. derivao sufixal e prefixal. composio por aglutinao. derivao parassinttica. composio por justaposio.

Leia o fragmento abaixo, para responder s questes 6 e 7. A me botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que cara no ptio da escola um pedao de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou (...)

1. Pode-se inferir a respeito do ttulo do texto que: A) Paulo era incompreendido em suas brincadeiras de infncia, porque era filho nico e no possua amigos. B) Paulo mentia sem limites porque apresentava sintomas de uma patologia desconhecida e incurvel. C) o pensamento de Paulo demonstrava lgica e verdade, uma vez que os drages-da-independncia podem emitir fogo. D) Paulo tinha esta fama disseminada, porque adorava quitutes; por isso fazia certas associaes de carter ldico. E) Paulo era rotulado de mentiroso, devido ao fato de os adultos no reconhecerem nele o potencial criativo inerente sua personalidade.

6. As conjunes mas e e tm valor semntico, respectivamente, de: A) B) C) D) E) oposio / adio. concluso / adio. explicao / oposio. adio / oposio. concluso / explicao.

7. As palavras o, que, todo correspondem s seguintes classes gramaticais, respectivamente: 2. Em Esse menino mesmo um caso de poesia, a palavra em destaque poderia ser substituda por: A) B) C) D) E) indubitavelmente. ligeiramente. inadvertidamente. momentaneamente. subitamente. A) pronome oblquo pronome relativo pronome relativo. B) pronome oblquo conjuno integrante pronome indefinido. C) pronome reto conjuno adverbial conjuno integrante. D) pronome reto pronome relativo conjuno adverbial. E) artigo definido conjuno integrante pronome indefinido.

3. Em (...) Paulo no s ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol (...)., a expresso destacada tem o mesmo valor semntico daquele apresentado em: A) Ele saiu no dia anterior chuva, mas no deu notcias para a famlia. B) As crianas brincaram o dia todo, portanto esto muito cansadas a esta hora. C) Os jovens leem livros com relativa frequncia, contudo no abrem mo do videogame. D) Marta pagou a dvida atual e regularizou todas as prestaes atrasadas. E) Laura estudou meses seguidos para a prova, todavia no obteve bom resultado.

8. Pode-se observar o uso figurado da linguagem em: A) B) C) D) E) Paulo tinha fama de mentiroso. Aps o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabea. ...foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Esse menino mesmo um caso de poesia. No h nada a fazer, Dona Col.

02

9. O substantivo pago flexiona-se no plural da mesma forma que: A) B) C) D) E) faco. catalo. cidado. po. imperfeio.

14. O uso do acento grave indicativo da crase est INCORRETO em: A) B) C) D) E) Sob os olhos da me, as mentiras eram nocivas sade. A consulta mdica foi agendada s quatorze horas. Os amigos fizeram referncia ela com saudade. Eles cortaram os cabelos Caetano Veloso e Gilberto Gil. Aquela loja s faz vendas vista.

15. Sobre a orao abaixo, pode-se afirmar que: 10. No texto, observa-se em (...) todas as borboletas da terra passaram pela chcara da Si Elpdia, a ocorrncia da seguinte figura de linguagem: A) B) C) D) E) hiprbole. metonmia. prosopopeia. metfora. catacrese. Paulo foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. A) a forma verbal encontra-se na voz ativa e Paulo exerce a funo de sujeito agente. B) a forma verbal encontra-se na voz passiva e Paulo exerce a funo de sujeito agente. C) a forma verbal encontra-se na voz ativa e Paulo exerce a funo de objeto direto. D) a forma verbal encontra-se na voz passiva e Paulo exerce a funo de sujeito paciente. E) a forma verbal encontra-se na voz ativa e Paulo exerce a funo de objeto indireto.

11. Assinale a alternativa, cuja construo CONTRADIZ a variedade culta formal da Lngua Portuguesa no que diz respeito regncia verbal. A) Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois drages-da-independncia... B) Ele no chega me em simpatia. C) Paulo ainda no chegou de Braslia. D) Chega de reclamaes, por favor Dona Col. E) Uma boa notcia nunca chega s.

LEGISLAO EDUCACIONAL
16. Assinale a alternativa que est em conformidade com a Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. A) O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de ensino universitrio, obrigatrio e gratuito. B) Compete Unio, com exclusividade, recensear a populao em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele no tiveram acesso. C) dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula dos menores, a partir dos dez anos de idade, no ensino fundamental. D) Dentre os requisitos exigidos das entidades privadas de ensino esto a autorizao de funcionamento e a avaliao de qualidade pelo Poder Pblico. E) O atendimento gratuito em creches e pr-escolas s crianas de zero a dez anos de idade constitui um dos deveres do Estado com educao escolar pblica.

12. Levando-se em conta a orao: necessrio levar a criana ao mdico, a expresso em destaque tem emprego correto quanto concordncia nominal na frase: A) necessrio a sua denncia no Tribunal. B) necessrio a interveno das autoridades pblicas para controlar a epidemia. C) necessrio a avaliao de um mdico especialista. D) necessrio nossa manifestao na escolha dos lderes. E) necessrio cautela para diagnosticar algo to grave.

13. Apenas uma das opes abaixo apresenta ERRO em relao concordncia nominal. Aponte-a. A) As vises materna e mdica apresentam alguns pontos em comum no caso em anlise. B) Qualquer me fica meia apreensiva diante de uma situao como esta. C) Era meio-dia e meia quando a atendente convidou-os para entrar no consultrio. D) Bastantes diagnsticos injustificados foram aventados pelos vizinhos. E) Todos ficaram alerta quando a campainha tocou.

17. Acerca da Organizao da Educao Nacional, prevista na Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996 correto afirmar que: A) incumbe Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, em regime de colaborao, a coordenao da poltica nacional de educao, articulando os diferentes nveis e sistemas e exercendo funo normativa, redistributiva e supletiva em relao s demais instncias educacionais. B) a Unio incumbir-se- de elaborar o Plano Nacional de Educao, em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. C) compete aos Estados, no exerccio de sua competncia legislativa, baixar normas gerais sobre cursos de graduao e ps-graduao. D) caber Unio assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual. E) dentre os sistemas estaduais de ensino, esto compreendidas as instituies de educao infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

03

18. Sobre as regras que tratam Da Educao, da Cultura e do Desporto, estabelecidas na Constituio Federal, assinale a alternativa correta. A) O ensino religioso, de matrcula obrigatria, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental. B) Os Estados atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. C) Os Estados e os Municpios definiro, na organizao de seus sistemas de ensino, formas de colaborao, de modo a assegurar a universalizao do ensino obrigatrio. D) dever da Unio aplicar anualmente, pelo menos vinte e cinco por cento da receita resultante de impostos, na manuteno e desenvolvimento do ensino. E) O atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia deve ser efetivado somente em estabelecimento educacional criado para essa finalidade.

20. A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. A) vedado escola reclassificar os alunos, mesmo quando se tratar de transferncias entre estabelecimentos situados no Pas e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. B) O ensino da arte constituir componente curricular facultativo, nos diversos nveis da educao bsica. C) A educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular sempre facultativo da educao bsica. D) Na oferta de educao bsica para a populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao s peculiaridades da vida rural e de cada regio, especialmente. E) Somente nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino mdio pblicos obrigatrio o estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena.

19. De acordo com a Resoluo CEB/CNE n 1/99, que institui as diretrizes curriculares nacionais para educao infantil, INCORRETO afirmar que: A) as propostas pedaggicas das instituies de educao infantil devem respeitar os princpios estticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestaes artsticas e culturais. B) as instituies de educao infantil, ao definir suas propostas pedaggicas, devero explicitar o reconhecimento da importncia da identidade pessoal de alunos, de suas famlias, professores e outros profissionais, e a identidade de cada Unidade Educacional, nos vrios contextos em que se situem. C) os princpios ticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum esto dentre aqueles que devem ser respeitados nas propostas pedaggicas das instituies de educao infantil. D) as propostas pedaggicas das instituies de educao infantil devem promover prticas de educao e cuidados, que possibilitem a integrao entre os aspectos fsicos, emocionais, afetivos, cognitivo/lingusticos e sociais da criana. E) as propostas pedaggicas das instituies de educao infantil devem organizar suas estratgias de avaliao, atravs do acompanhamento e dos registros de etapas alcanadas, nos cuidados e na educao para crianas e adolescentes de 0 a 16 anos. 21. Entende-se por educao especial, a modalidade de educao escolar, oferecida para educandos portadores de necessidades especiais, sendo correto afirmar sobre o tema que: A) a oferta de educao especial, dever constitucional do Estado, somente tem incio aos seis anos. B) haver, quando necessrio, servios de apoio especializado na escola regular, para atender s peculiaridades da clientela de educao especial. C) o atendimento aos educandos com necessidades especiais somente poder ser realizado em instituies privadas de ensino, criadas para essa finalidade. D) a educao especial com durao mnima de trs anos, ter como finalidade estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo. E) na educao especial, o ano letivo regular, independente do ano civil, ter, no mnimo, duzentos dias de trabalho acadmico efetivo, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

04

22. A educao infantil a primeira etapa da Educao Bsica, onde se estabelecem as bases da personalidade humana, da inteligncia, da vida emocional, da socializao. Acerca do tema INCORRETO afirmar que: A) as primeiras experincias da vida so as que marcam mais profundamente a pessoa. Quando positivas, tendem a reforar, ao longo da vida, as atitudes de autoconfiana, de cooperao, solidariedade, responsabilidade. B) considera-se, no mbito internacional, que a educao infantil ter um papel cada vez maior na formao integral da pessoa, no desenvolvimento de sua capacidade de aprendizagem e na elevao do seu nvel de inteligncia. C) as diretrizes curriculares nacionais para a educao infantil, definidas pelo Conselho Nacional de Educao, estabelecem os marcos para a elaborao das propostas pedaggicas para as crianas de 0 a 12 anos. D) na distribuio de competncias referentes educao infantil, tanto a Constituio Federal quanto a LDB so explcitas na corresponsabilidade das trs esferas de governo, Municpios, Estado e Unio, e da famlia. E) a formao dos profissionais da educao infantil deve incluir o conhecimento das bases cientficas do desenvolvimento da criana, da produo de aprendizagens e a habilidade de reflexo sobre a prtica, de sorte que esta se torne, cada vez mais, fonte de novos conhecimentos e habilidades na educao das crianas.

25. Constitui objetivo principal da educao infantil: A) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo. B) o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico. C) o desenvolvimento integral da criana, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. D) suscitar o desejo permanente de aperfeioamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretizao, integrando os conhecimentos que vo sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada gerao. E) estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar servios especializados comunidade e estabelecer com esta uma relao de reciprocidade.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26. Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso preciso que o educador considere na organizao do trabalho educativo: A) a falta de conhecimentos prvios de qualquer natureza, que as crianas j possuem sobre o assunto. B) a interao com crianas da mesma idade e de idades diferentes, em situaes diversas como fator de promoo da aprendizagem e do conhecimento e da capacidade de relacionar-se. C) o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que no devam ser significativas e apresentadas de maneira irrelevante para as crianas. D) os conhecimentos prvios de qualquer natureza que as crianas j possuam sobre o assunto e nunca oferecendo problemas como forma de aprendizagem. E) a interao com as crianas da mesma idade e de idades diferentes e a no resoluo de problemas como forma de aprendizagem.

23. A educao infantil um direito de toda criana e uma obrigao do Estado, conforme Art. 208, inciso IV da Constituio Federal. Acerca do tema, assinale a alternativa correta. A) A educao infantil ser oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianas de at seis anos de idade. B) A educao infantil obrigatria, e ter durao de 6 (seis) anos. C) A educao infantil ter por objetivo a compreenso do ambiente natural e social, do sistema poltico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. D) O c u r r c u l o d a e d u c a o i n f a n t i l i n c l u i r , obrigatoriamente, contedo que trate dos direitos das crianas e dos adolescentes, tendo como diretriz o Estatuto da Criana e do Adolescente, observada a produo e distribuio de material didtico adequado. E) Na educao infantil a avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

27. No contexto das creches, as prticas desenvolvidas entre adultos e crianas de zero a trs anos so relaes que devem ser permeadas por influncias: A) B) C) D) E) integradas. sociais. mltiplas. institucionais. tendenciosas.

24. Dentre os sistemas municipais de ensino NO esto compreendidas(os): A) as instituies de educao infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. B) as instituies de ensino fundamental e mdio criadas e mantidas pela iniciativa privada. C) os rgos municipais de educao. D) as instituies do ensino fundamental e mdio mantidas pelo Poder Pblico municipal. E) as instituies de educao infantil mantidas pelo Poder Pblico municipal.

05

28. Pode ser um facilitador no processo da retirada das fraldas, nas crianas: A) a falta de rotina. B) criar mtodos que no permitam que as crianas passem pelo processo de observao e imitao das outras crianas. C) organizao da rotina e do ambiente pelos educadores e no estimular que as crianas se utilizem do processo de imitao para o aprendizado da ida ao sanitrio. D) organizao da rotina e do ambiente pelos educadores e observao e imitao, pela criana, das outras crianas que vo ao sanitrio. E) repreenses e constrangimentos.

33. A organizao dos contedos para o trabalho na rea de msica nas instituies de educao infantil dever, acima de tudo: A) preocupar-se com o nvel de percepo, sem observar o desenvolvimento das crianas em cada fase. B) desenvolver atividades de cunho contemporneo. C) respeitar o nvel de percepo e desenvolvimento das crianas em cada fase, bem como suas diferenas socioculturais. D) observar o desenvolvimento das crianas sem respeitar as fases em que elas se encontram. E) respeitar o nvel de percepo e de desenvolvimento das crianas sem, contudo, respeitar as diferenas socioculturais.

29. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a educao infantil quando o beb demonstra interesse em mamar sozinho e apresenta condies motoras para faz-lo, importante que se providencie um local para que ele possa apoiar-se e aconselha-se evitar que o beb tome a mamadeira: A) B) C) D) E) na posio vertical. recostado. na posio horizontal. preso a uma cadeirinha. sentado, circundado por almofadas.

34. A criana ordena suas emoes, disciplina seu mundo interno dando-lhe logicidade atravs da estratgia de: A) B) C) D) E) jogo. satisfao. repetio. expresso. criao.

35. A arte infantil essencialmente: A) B) C) D) E) produtiva. reflexiva. cultural. bela. ldica.

30. A construo de uma proposta educativa em arte necessita partir da observao atenciosa da: A) B) C) D) E) linguagem dos alunos. realidade dos alunos. imagem. forma contextualizada. experincia diversificada.

36. Na educao infantil, as atividades artsticas tm o papel fundamental no processo de: A) B) C) D) E) aprendizado. comunicao. socializao. transformao. concentrao.

31. Ao vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por ela mesma, a criana pode acionar seu pensamento para: A) corrigir sua linguagem. B) resoluo de problemas que so importantes e significativos para ela. C) a vontade de brincar, unicamente. D) fugir do mundo real, apenas. E) resoluo de problemas irrelevantes da sua vida.

37. Segundo o Referencial Curricular Nacional, em se tratando de crianas de zero a trs anos a instituio deve ter como objetivo criar um ambiente de acolhimento que lhes d segurana e confiana, garantindo oportunidades para que sejam capazes de: A) valorizar aes de cooperao e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaborao e compartilhando suas vivncias. B) experimentar e utilizar os recursos de que dispe para a satisfao de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com progressiva autonomia. C) adotar hbitos de auto cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentao, conforto, segurana, proteo do corpo e cuidados com a aparncia. D) identificar e enfrentar situaes de conflito, utilizando seus recursos pessoais respeitando as outras crianas e adultos, exigindo reciprocidade. E) ter uma imagem positiva de si, ampliando sua auto confiana.

32. Enquanto as artes cnicas valorizam a expresso verbal e corporal, a msica organiza as descobertas sonoras de modo sensvel. J as artes plsticas e visuais estimulam nas crianas: A) B) C) D) E) a relao significativa com o mundo das imagens. a sensibilidade quanto ao volume. o conhecimento do novo. o conhecimento de novas tecnologias. a improvisao.

06

38. As brincadeiras apresentam-se como oportunidades privilegiadas para desenvolver habilidades. Aquela que por meio de contraste entre som e silncio desenvolve na criana a expresso corporal, concentrao, disciplina, ateno, equilbrio, : A) B) C) D) E) cabra-cega. anel. esttua. roda. coelho na toca.

42. Tudo acontece simultaneamente na criana. Queremos dizer com isso que atravs dos movimentos ela percebe as diferentes sensaes. Os primeiros movimentos so reflexos. A reunio de todas as sensaes provocadas pelo movimento reflexo constitui a estrutura fundamental do movimento. o que chamamos de: A) B) C) D) E) mobilidade espontnea. movimentos simtricos. coordenao motora e psicomotora. coordenao motora e psicossomtica. movimentos assimtricos.

39. O trabalho com msica deve considerar que ela um meio de expresso e forma de conhecimento acessvel aos bebs e s crianas, inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais. Sendo assim, a linguagem musical um meio que favorece o desenvolvimento da: A) integrao social e reflexo, desconsiderando o equilbrio da autoestima. B) e x p r e s s o d o e q u i l b r i o d a a u t o e s t i m a e autoconhecimento e um poderoso meio de integrao social. C) organizao e criao de produtos musicais. D) expresso da experimentao e da imitao e improvisao. E) expresso e reflexo.

43. Para que se consolidem as etapas de identificao e apropriao do eu corporal necessrio que a criana estabelea a relao entre a sua pessoa e a sua imagem. Reconhecer sua imagem refletida no espelho, por exemplo, uma conquista importante no mbito: A) B) C) D) E) pedaggico. temporal. racional. corporal. cognitivo.

44. No processo de aprendizado em artes visuais, a criana traa um percurso de criao e construo individual que envolve escolhas. Ao final do seu primeiro ano de vida, ela j capaz de ocasionalmente: A) manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traos grficos. B) identificar smbolos grficos e formas geomtricas. C) reconhecer formas grficas e produzir traos. D) perceber detalhes, estabelecendo comparaes. E) reproduzir formas geomtricas a partir de um modelo.

40. preciso estar atento s mudanas de necessidades das crianas de acordo com seu processo de desenvolvimento. Crianas que estejam sem apetite, no acompanhando a curva de crescimento e ganho de peso esperado para sua faixa etria, devem ser observadas de perto para investigao das causas que podem estar relacionadas a estes fatos, possivelmente de origens: A) B) C) D) E) orgnicas ou emocionais. orgnicas ou moleculares. emocionais ou racionais. orgnicas ou racionais. emocionais ou moleculares.

45. O fazer musical requer atitudes de concentrao e envolvimento com as atividades propostas, postura que deve estar presente durante todo o processo educativo, em suas diferentes fases. Numa atividade de imitao, por exemplo, o educador, ao perceber que o grupo, ou uma criana, no responde com preciso a um ritmo que ele tenha realizado, deve: A) interagir com as crianas e insistir na sua proposta inicial at a sua total compreenso. B) guiar-se pela observao das crianas em vez de repetir e insistir exaustivamente na sua proposta inicial. C) continuar com a atividade at que se obtenha xito. D) mudar radicalmente a atividade desenvolvida. E) desconsiderar a observao das crianas e repetir sua proposta inicial.

41. Quando numa prtica pedaggica o Educador Assistente forma grupos de crianas de dois a trs anos e acontece a troca nas rodas de frutas, nas culinrias, nos momentos de lanches coletivos, a alimentao ganha um carter: A) B) C) D) E) regulador. relaxante. de independncia. constrangedor. socializador.

07

46. Devido inquietao que a excluso do portador de deficincia causava nos pases da Europa e tambm para reafirmar o direito de educao para todos, em 10 de julho de 1994, as Organizaes Internacionais realizaram uma Conferencia Mundial de Educao, conhecida na histria da educao como Declarao: A) B) C) D) E) dos Direitos do Homem. Crist. dos Princpios da Cooperao Cultural Internacional. de Salamanca. Universal dos Direitos Humanos.

50. atravs da linguagem oral que a criana explora o mundo de outra forma. Ao falar ela pode dar nome aos objetos, solicitar algo que antes s conseguia atravs do choro. A aquisio da linguagem oral um fator decisivo para o desenvolvimento: A) B) C) D) E) das habilidades motoras, na infncia. sensorial da criana. afetivo da criana. psquico da criana. cultural da criana.

47. Dentre os critrios para formao de grupos de crianas, to importante quanto pensar nos agrupamentos por faixa etria refletir sobre o nmero de crianas por grupos e a proporo de adulto por crianas. Desta forma, a demanda de atendimento individualizado deve atuar com o seguinte critrio: A) at doze meses aconselhvel no ter mais de seis crianas, por adulto. B) do momento em que as crianas deixam as fraldas at os trs anos, pode-se organizar grupos de doze at vinte e cinco crianas, por adulto. C) do primeiro ao segundo ano de vida no mais que duas crianas, por adulto. D) do primeiro ao terceiro ano de vida, mais de vinte crianas, por adulto. E) at o sexto ms, mais de dez crianas, por adulto.

48. Pesquisas indicam que as crianas pequenas interagem melhor em grupos quando esto em espaos: A) menores e mais aconchegantes de onde possam visualizar o adulto. B) amplos, sem a visualizao do adulto. C) amplos e com uma colorao intensa. D) onde ocorra uma concentrao maior de adulto. E) onde ocorra uma concentrao de outras crianas.

49. A monitorao das creches, entendendo-a como coleta sistemtica de dados que forneam uma descrio exaustiva das modalidades de funcionamento e de satisfao da demanda uma tarefa imprescindvel, vista de uma tica de regulao do sistema de redes para infncia, na medida em que permite aos seus responsveis a possibilidade de tomar decises ponderadas, assegurando ao mesmo tempo a: A) regulao dos servios prestados pela instituio, distncia. B) transparncia que um servio pblico deve garantir e o direito que a sociedade tem de exigir essa transparncia. C) monitorao desordenada do servio pblico. D) articulao de tarefas. E) definio de padres do servio pblico.

08

S-ar putea să vă placă și