Sunteți pe pagina 1din 3

Introduo

impossvel separar a histria da qumica das observaes dobre as transformaes dos materiais. Tambm verdade que os primeiros obstculos relativos a essas observaes referiam-se s diferenas que os diversos tipos de materiais apresentavam ao interagirem entre si. A afinidade foi o primeiro adjetivo utilizado para tentar explicar as diferentes transformaes qumicas. Muito provavelmente, por causa das afinidades, observaram-se formao de bolhas de gases, perceberam-se aquecimentos, cores foram intensamente modificadas, cheiros menos agradveis e aromas suaves foram sentidos, enfim, todas as modificaes caractersticas das reaes qumicas. Foi com Claude Louis Berthollet, em 1799, que a noo de afinidade ganhou um aliado, isto , o conceito de fora em ao, como nos fenmenos da atrao gravitacional entre os corpos. As afinidades nada mais eram do que as foras atuando entre as substancias e que as faziam reagir mais ou menos intensamente. Desse modo, no haveria diferena entre o preparo de uma soluo e uma combinao com reao entre duas substancias. Os reagentes transformam-se em produtos, no entanto, os produtos tambm reagem, formando novamente os reagentes. Esse estado resultante das duas transformaes pode ser alcanado pela totalidade das reaes que se conhecem e estabelecido em funo das condies nas quais as transformaes acontecem. Quando entre reagente e produtos aparecem setas duplas, isso enfatiza a idia de que h reaes nos dois sentidos.

AB + CD + ... AC + BD + ...

Generalizaes a respeito dos equilbrios qumicos: A primeira generalizao mostra que o fato de a reao no evoluir no significa que as reaes direta e inversa tenham cessado, mas, sim, que ambas esto ocorrendo em velocidades iguais, e como conseqncia no h aumento observvel de nenhuma das concentraes em funo do tempo. A segunda generalizao mostra que os equilbrios qumicos so alcanados, no importando se a reao parte dos produtos ou dos reagentes.

A terceira a de que os equilbrios so alcanados espontaneamente no sentido de combinar duas tendncias: diminuio da energia do sistema e aumento da entropia. Os fatores que deslocam o equilbrio qumico so: Presso, Temperatura e concentrao. Principio de Le Chatelier: "Se uma perturbao aplicada a um sistema em equilbrio, o sistema altera-se, se possvel, no sentido de anular a perturbao".

Materiais e Mtodos
-Bquer de 250mL -Um conta gotas de 3mL -Recipiente com mistura gelo/gua -Soluo amoniacal para limpeza -Soluo alcolica de fenolftalena -Tubo de ensaio -Bico de Bunsen Adicionou-se 10 gotas de soluo amoniacal a cerca de 200mL de gua contidos no bquer. A seguir, adicionou-se algumas gotas da soluo alcolica de fenolftalena e foi observada a colorao rosa que indica o pH bsico. Transferiu-se um pouco dessa soluo para um tubo de ensaio e aqueceu-se esse tubo, logo aps o tubo foi colocado em banho de gelo e observou-se o que aconteceu.

Resultados e Discusso
Quando adicionou-se soluo amoniacal, gua e fenolftalena em um bquer, foi possvel observar a colorao rosa da soluo, indicativa de pH bsico, e a soluo ficou bsica pois a reao da gua com a soluo amoniacal ionizou a amnio e liberou hidroxila. Quando a soluo foi transferida para o tubo de ensaio e aquecida, a mesma comeou a perder a colorao rosa, devido ao fato de o equilbrio ter sido deslocado para os reagentes, ou seja, a amnia ionizada reagiu com a hidroxila formando gua e amnia. Quando o tubo de ensaio foi colocado no banho de gelo, o equilbrio voltou a ser deslocado para os produtos, reaparecendo a colorao rosa, que evidenciava a formao de hidroxila. NH3(aq) + H20(l) NH4-(aq) + OH(aq) (H < 0)]

Concluso
Com esse experimento, podemos concluir que a ionizao da amnia um processo exotrmico, por isso o aumento da temperatura fez o equilbrio se deslocar para os reagentes, desaparecendo a colorao rosa que evidenciava o pH bsico da soluo devido a hidroxila presente. Concluimos tambm que alguns fatores podem atuar no equilbrio qumico, como o caso da presso, da temperatura e da concentrao.

Bibliografia
MAIA, DALTAMIR JUSTINO. Qumica Geral: Fundamentos. So Paulo: Person Prentice Hall, 2007 Russel,J.B. Quimica Geral. Trad de D.L. Sanioto et al. So Paulo: McGraw Hill, 1981 MAHAN, B.M & MYERS, R.J. Quimica: um Curso Universitario. Trad de H.E. Toma et al. So Paulo: Edgard Blcher, 1995

S-ar putea să vă placă și