Sunteți pe pagina 1din 4

15/03/12

Tuberculose

Tuberculose
Tratamento interrompido fortalece o bacilo e pode trazer de volta a doena que causou pavor no passado.

O que ? Doena grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os rgos do corpo, em especial nos pulmes. O microorganismo causador da doena o bacilo de Koch, cientificamente chamado M cobacterium tuberculosis.

Processo de disseminao da tuberculose 1 passo 2 passo 3 passo

Apesar de tambm atingir A disseminao acontece pelo ar. vrios rgos do corpo, a O espirro de uma pessoa infectada doena s transmitida por joga no ar cerca de dois milhes de quem estiver infectado com bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partculas so liberadas. o bacilo nos pulmes.

Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanacem em suspenso durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar.

A tuberculose pulmonar

Processo inflamatrio

O indivduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch no tem, ainda, resistncia natural. Mas adquire. Se o organismo no
.santalucia.com.br/pneumologia/tuberculose.htm 1/4

15/03/12

Tuberculose

estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doena. , tambm, estabelecida a proteo contra futuras infeces pelo bacilo.

Tuberculose primria

Aps um perodo de 15 dias, os bacilos passam a se multiplicar facilmente nos pulmes, pois ainda no h proteo natural do organismo contra a doena. Se o sistema de defesa no conseguir encurralar o bacilo, instala-se a tuberculose primria, caracterizada por pequenas leses (ndulos) nos pulmes.

Caverna tuberculosa

Com o tempo e sem o tratamento, o avano da doena comea a provocar sintomas mais graves. De pequenas leses, os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas, no pulmo, que costumam inflamar com freqncia e sangrar. A tosse, nesse caso, no seca, mas com pus e sangue. a chamada hemoptise.

Por que nos pulmes?

Como o bacilo de Koch se reproduz e desenvolve rapidamente em reas do


.santalucia.com.br/pneumologia/tuberculose.htm 2/4

15/03/12

Tuberculose

corpo com muito oxignio, o pulmo o principal rgo atingido pela tuberculose.

Sintomas Tosse crnica (o grande marcador da doena a tosse durante mais de 21 dias); Febre; Suor noturno (que chega a molhar o lenol) Dor no trax; Perda de peso lenta e progressiva; Quem tem tuberculose no sente fome, fica anorxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposio para nada).

Tratamento A preveno usual a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doena. Se houver a contaminao, o tratamento consiste basicamente na combinao de trs medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicaes corretamente, as chances de cura chegam a 95%. fundamental no interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapaream.

Tuberculose resistente Atualmente, consiste na principal preocupao mundial em relao doena. O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornem-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de surtir efeito. A tuberculose resistente pode desencadear uma nova onda da doena virtualmente incurvel em todo o mundo.

Nmeros da doena 1/3 da populao mundial est infectado com o bacilo da tuberculose; 45 milhes de brasileiros esto infectados;
.santalucia.com.br/pneumologia/tuberculose.htm 3/4

15/03/12

Tuberculose

5% a 10% dos infectados contraem a doena; 30 milhes de pessoas no mundo podem morrer da doena nos prximos dez anos; 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano.

Texto e imagens: Correio Bra iliense

Hospital Santa Lcia


SHLS Quadra 716, conj.C 70.390-700 Braslia-DF - Brasil Tel: (061) 445 0000

[Clnicas] [Saiba sobre] [Textos cientficos] [P

gina principal]
[Infra-estrutura] [Contate-nos] [Busca]

Estas pginas foram confeccionadas pela tel. (61) 367 1702

.santalucia.com.br/pneumologia/tuberculose.htm

4/4

S-ar putea să vă placă și