Sunteți pe pagina 1din 15

UNIVERSIDADE DE SO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SO CARLOS SET 183 MECNICA DOS SLIDOS I Prof.

. Humberto Breves Coda Monitor: Aref Kalilo Lima Kzam 1 Horrio da Disciplina: Tera-feira: 10:00 s 12:00h. Quinta-feira: 07:20 s 09:00h. 2 Forma de Avaliao: A mdia final ser a mdia aritmtica de duas provas ( P e P2 ). 1

M=

P + P2 1 2

Substitutivas: Escolher uma prova substitutiva dentre as opes S1 ou S2 (referente as provas P1 e P2, respectivamente). A escolha de uma das provas substitutivas no dar direito a realizao da outra prova substitutiva. 3 Calendrio de Provas: P1 Previso 26/04/2011. P2 Previso 07/06/2011. Substitutiva (S1 ou S2) Previso 14/06/2011. Final da disciplina Previso 23/06/2011. 4 Bibliografias Recomendadas Ferdinand P. Beer, E. Russel Johnston Jr, John T. DeWolf: Resistncia dos materiais: mecnica dos materiais. So Paulo, McGraw-Hill, 758 p. Gere, James M.: Mecnica dos materiais. So Paulo, Cengage Learning. 698 p. Hibbeler, R. C.: Resistncia dos materiais. So Paulo, Pearson Prentice Hall, 670 p. Notas de Aula.

SET 183 - Mecnica dos Slidos I MECNICA DOS SLIDOS I Definies:

So Carlos, 22/02/2011

- Slido: um corpo, mais ou menos deformvel, que resiste s aes mecnicas e trmicas, sem mudana de estado fsico. Ex: Corpo humano - Estrutura: um slido organizado para dar sustentao mecnica ao objeto projetado. Ex: Estruturas civis, estruturas mecnicas, estruturas aeronuticas - Elemento Estrutural: So slidos menores e mais simples que constituem a estrutura quando conectados entre si. Ex: Pilar, vigas, lajes Obs: Por serem mais simples, os elementos estruturais aceitam hipteses de clculo que possibilitam sua simples soluo. Objetivos: Identificar a quantidade de ao mecnica sobre os objetos projetados que no causem a perda de sua utilidade. A partir das aes mecnicas e trmicas na estrutura, determinar os nveis de tenso no material constituinte e os nveis de deslocamento global para atestar se a estrutura segura ou no e se ela utilizvel conforme a necessidade do objeto projetado. Em sntese, a perda de utilidade de um slido deformvel ocorre por: - Ruptura (runa) - Deformao excessiva Falha

Elemento Estrutural de Barra Simples ou Barra de Trelia (Esttica)

F
Figura 1: Barra de Trelia

A barra de trelia s transmite esforo (fora) na direo de seu eixo.

SET 183 - Mecnica dos Slidos I Barra com seo transversal quadrada

So Carlos, 22/02/2011

Figura 2: Barra prismtica com seo transversal quadrada Efetuando um corte imaginrio na barra da Figura 2 (corte transversal), obtmse a uma distribuio de tenso normal, a priori, desconhecida.

Figura 3: Corte transversal Tenso normal: a oposio do material a um movimento de afastamento (trao) ou aproximao (compresso) relativo entre planos. Retirando da seo do corte transversal um elemento infinitesimal de rea dA:

Figura 4: Elemento infinitesimal Sendo as quantidades dA o infinitsimo de rea e dF o infinitsimo de fora. Para que as partes do corpo estejam em equilbrio esttico, deve ocorrer:

F = dF = dA
A A

Hiptese: Para barras longas, L > 10a (Figura 2), podemos assumir que a certa distncia da ligao (extremidade) a distribuio da tenso normal constante. Tal concluso encontra fundamento terico na disciplina Teoria da Elasticidade (Princpio de Saint-Venant), por exemplo em Timoshenko & Goodier (1980).

SET 183 - Mecnica dos Slidos I

So Carlos, 22/02/2011

F = dA = A =
A

F A

Tenso de cisalhamento a oposio do material a um movimento de deslizamento entre planos

Figura 5: Barras delgadas coladas (ou laminadas)

Figura 6: Tenses cisalhantes

Figura 7: Elemento infinitesimal Para que o equilbrio esttico entre as partes seja verificado, necessrio que ocorra:

F = dF
A

Assumir distribuio constante para tenso de cisalhamento, neste problema, uma aproximao grosseira. Entretanto pode-se definir tenso de cisalhamento mdia como:

med =

F A

Obs: As componentes de tenso dependem da orientao do plano de observao ou corte imaginrio da seo transversal.

SET 183 - Mecnica dos Slidos I

So Carlos, 24/02/2011

Continuando a anlise de estruturas compostas por barras simples (trelias), precisamos determinar os esforos internos a partir do carregamento externo (Barra simples). A partir do esforo interno seremos capazes de determinar as tenses no elemento estrutural e verificar sua integridade.

F
Figura 8: Barra de trelia

Esforo Solicitante: uma fora aos pares, auto equilibrada, de modo que a resultante no elemento estrutural seja nula. No caso da Figura 8, F um esforo solicitante. Chamado Esforo normal. Realizando um corte imaginrio na barra da Figura 8, obtemos:

Figura 9: Esforo solicitante Isolando um dos segmentos da barra de trelia (Figura 9) e realizando outro corte imaginrio, obtemos:

Figura 10: Esforo normal

N Esforo Normal (interno), usualmente chamado de Fora Normal.


Inicialmente vamos considerar que a estrutura analisada est contida em um plano, Estrutura Plana. Inicialmente estudaremos a cinemtica associada ao estudo das estruturas planas. Seja o plano, e nesse plano considere um ponto:
y (u,v) Graus de liberdade v u

Figura 11: Graus de liberdade do ponto O ponto possui dois graus de liberdade (GL) no plano.

SET 183 - Mecnica dos Slidos I

So Carlos, 24/02/2011

Supondo que as barras simples que constituem uma estrutura sejam rgidas, teremos: - Para cada barra simples retira-se 1 (um) grau de liberdade da estrutura - Para cada ponto acrescentam-se 2 (dois) graus de liberdade da estrutura Ex 1:

Figura 12: Cinemtica do exemplo 1 Ex 2:

Figura 13: Cinemtica do exemplo 2. Na figura 12 utilizam-se duas barras simples para restringir o movimento de um ponto em relao ao referencial esttico representado pela hachura. Na figura 13 os dois pontos ao serem conectado por uma barra resultam em um trecho da estrutura com 3 graus de liberdade e este trecho conectado referncia fixa por meio de barras simples chamada de elementos de fixao. Quadro Rgido: o corpo mais simples constitudo por elementos de barras simples. Por ser um corpo organizado, o quadro rgido chamado de estrutura, no caso, trelia.

Figura 14: Quadro rgido (estrutura livre) Na Figura 14 a estrutura chamada livre por no estar conectada referncia fixa.

SET 183 - Mecnica dos Slidos I

So Carlos, 24/02/2011

No h movimento relativo entre os pontos o que significa que o quadro rgido no possui graus de liberdade internos. Contudo, a estrutura possui trs graus de liberdade externos. Sendo assim, podemos afirmar que um corpo rgido bidimensional livre possui trs graus de liberdade externos. No exemplo 3 mostramos que um quadro quadrangular no um corpo rgido, pois no geometricamente determinado (nico). Ex 3:

Figura 15: a) Estrutura livre, b) Estrutura fixada c) Grau de liberdade resultante mquina - n ns = 4 - n barras = 4 - n GLcorpo rigido = 3 Multiplicando-se o nmero de ns por dois (cada n introduz dois graus de liberdade no sistema) e o nmero de barras por um (cada barra retira um grau de liberdade do sistema) e subtraindo resulta o nmero de graus de liberdade interno da estrutura.

n GLint erno = 4 2 4 1 = 4
Subtraindo-se trs (nmero de restries externas linearmente independentes) deste resultado encontra-se:

n GLtotal = 4 n GLint erno = 1


O grau de liberdade resultante garante a mobilidade interna descrita na Figura 15c. Isto manifesta que o corpo estudado no realmente uma estrutura, mas sim um mecanismo (ou mquina). No exemplo 4 mostra-se como com a introduo de uma barra diagonal no mecanismo da Figura 15c o transforma em uma estrutura.

SET 183 - Mecnica dos Slidos I Ex 4:

So Carlos, 24/02/2011

Figura 16: Estrutura fixada com barra de contraventamento - n ns = 4 - n barras = 8 Calcula-se o nmero de graus de liberdade interno da estrutura multiplicandose o nmero de ns no pertencentes referncia esttica (internos) por 2 e subtraindo-se o nmero de barras que ligam os ns internos. As barras que conectam a estrutura referncia esttica (tambm conhecida como chapa terra) so barras de fixao.

n GLint erno = 4 2 5 1 = 3
Subtraindo-se do nmero de graus de liberdade interno o nmero de barras que conectam a estrutura chapa terra, resulta o nmero de graus de liberdade total do sistema.

n GLtotal = 4 2 5 1 3.1 = 0
Assim pode-se definir uma frmula geral, condio necessria, mas no suficiente, que auxilia na classificao cinemtica de estruturas. Ou seja, para trelias planas tem-se:

n GLtotal = 2 ( n ns internos ) 1 ( n barras )


Cabe comentar que o travamento do quadro mvel da figura 15c com a diagonal, Figura 16, denominado contraventamento. Palavra com origem na engenharia civil indicando elementos estruturais necessrios para tornar as estruturas resistentes s aes de vento.

SET 183 - Mecnica dos Slidos I

So Carlos, 24/02/2011

Condies necessrias, mas no suficientes para classifica estruturas quanto cinemtica. Sistema Fixado (total): esttica,

n GL = 0 Estrutura isosttica pode ser resolvvel pelas equaes da n GL > 0 Estruturas hipostticas (mquinas) condio necessria e n GL < 0 Estruturas hiperestticas no resolvvel pelas equaes da

suficiente, esttica.

Obs. A palavra pode foi usada na primeira afirmao pois esta uma condio necessria mas no suficiente. Livre:

n GL = 3 Estrutura isosttica internamente pode ser resolvvel pelas equaes da esttica, n GL > 3 Estrutura hiposttica internamente (mquinas) condio necessria e suficiente, n GL < 3 Estrutura hiperesttica internamente no resolvvel pelas equaes da esttica.
No prximo exemplo mostra-se como a frmula acima falha em casos especiais. Ex 5:

Figura 17: Estrutura fixada

n GLtotal = 2 ( n ns ) 1 ( n barras ) n GL = 2 4 1 8 = 0 .

Como se v no exemplo 5 o resultado foi zero, mas a estrutura hiposttica internamente. O mesmo caso mostrado no exemplo 6 sem a fixao externa, resultando em 4 graus de liberdade interno um a mais que o corpo rgido pode apresentar no plano.

SET 183 - Mecnica dos Slidos I Ex 6:

So Carlos, 24/02/2011

Figura 18: Estrutura livre

n GLtotal = 2 ( n ns ) 1 ( n barras ) n GL = 2 4 1 4 = 4 > 3 .

Construindo uma estrutura de barra simples (trelia) isosttica. Partindo-se do quadro rgido fixado (por exemplo) ao se acrescentar um n resulta dois graus de liberdade, que devem ser retirados acrescentando-se duas barras, cada uma conectada a um n diferente da estrutura original, conforme a figura Figura 19. Nesta figura os trechos em vermelho indicam os trechos que esto sendo criados conforme a regra estabelecida. Ex 8:

Figura 19: Etapas da construo de uma estrutura de trelia isosttica

n GLtotal = 2 ( n ns ) 1 ( n barras ) n GL = 2 8 1 16 = 0 .

Ao substituir uma das barras da Figura 19 por um atuador obtm-se uma mquina. Por exemplo, a Figura 20 lembra um guindaste. Se a barra verde o atuador, quando este se alonga o ponto extremo abaixa e quando este se retrai o ponto extremo do guindaste sobe. Assim, uma mquina pode ser estudada com os princpios da esttica utilizando as foras inerciais como aes na estrutura.

Figura 20: Guindaste com atuador em destaque

SET 183 - Mecnica dos Slidos I

So Carlos, 24/02/2011

Utilizao das equaes da esttica na resoluo de estruturas de trelias isosttica Usualmente, trelias isostticas podem ser resolvidas utilizando-se apenas as equaes de equilbrio de ns, como ser visto nos exemplos que seguem. Entretanto, mais adiante, veremos que as equaes de momento podero auxiliar nos clculos. Ex 9: Resolver a trelia a seguir utilizando apenas as equaes de equilbrio nos ns

Figura 21: Esquema esttico Soluo: Da geometria da figura possvel obter os seguintes valores:

5 2 5 , cos 1 = 5 5 2 2 , cos 2 = sin 2 = 2 2 sin 1 =


Passo 1: Desenhar o diagrama de corpo livre

Figura 22: Diagrama de corpo livre

SET 183 - Mecnica dos Slidos I

So Carlos, 24/02/2011

Este diagrama de corpo livre dito generalizado e no ser sempre desenhado desta forma completa. No caso observa-se que pela definio de elemento de barra simples e esforo interno (normal) as barra esto em equilbrio e definem que N ij = N ji , ou seja o esforo solicitante (interno) no fora e nico para cada barra. Como regra define-se sua numerao sempre do n menor para o maior. Outra informao contida no diagrama da Figura 22 que o esforo normal seguir a seguinte conveno de sinais, quando positivo indicar trao, quando negativo compresso. Da mesma forma, pela ao e reao, setas saindo dos ns indicam trao e entrando nos ns compresso. Passo 2: Identificar as incgnitas Incgnitas: N12 ,N13 ,N 23 , X 1 ,Y1 ,Y2 O nmero de incgnitas seis e o nmero de equaes de equilbrio tambm seis (duas por n) estando em total acordo com a definio cinemtica. Imagine que houvesse uma barra a mais na estrutura (hiperesttica), ento teramos uma incgnita a mais do que equaes no problema, sendo este definido como hiperesttico (problema indeterminado). Por outro lado se tivssemos uma barra a menos (hiposttico), teramos uma equao a mais do que o nmero de incgnitas, resultando em um mecanismo (estrutura hiposttica infinitas solues movimento). Passo 3: Realizar o equilbrio em cada n Cada desenho de n isolado um diagrama de corpo livre. Deve-se escolher primeiramente o n com apenas duas incgnitas pois se tem apenas duas equaes. N 3:

Figura 23: Equilbrio do n 3

F F

=0 =0 2 5 2 N13 + N 23 = 0 5 2

N13 cos 1 + N 23 cos 2 = 0


y

N13 s i n 1 + N 23 sin 2 + 1 = 0

SET 183 - Mecnica dos Slidos I

So Carlos, 24/02/2011

5 2 N13 + N 23 + 1 = 0 5 2 Multiplicando por 2 . 2 5 N13 2 N 23 2 = 0 5


Somando e , obtm-se:

2 N 23 2 N 23 2 = 0 2
Donde

N 23 = 2 2kN
Substituindo em , obtm-se:

N13 = 5kN
N 2:

Figura 24: Equilbrio do n 2

F F

=0 =0 2 N 23 2

N12 N 23 cos 2 = 0
y

Y2 N 23 sin 2 = 0 N12 =

Substituindo em :

N12 = 2kN

Do equilbrio no eixo y, tem-se:

Y2 = 2kN

SET 183 - Mecnica dos Slidos I N 1:

So Carlos, 24/02/2011

Fi gura 25: Equilbrio do n 1

F F

=0 =0

X 1 N12 + N13 cos 1 = 0


y

Y1 N13 sin 1 = 0
Substituindo na equao de equilbrio no eixo y, tem-se:

Y1 = 1kN X1 = 0

Substituindo e na equao de equilbrio no eixo x, tem-se:

Passo 4: Diagrama de esforos solicitantes

Figura 26: Diagrama de esforos Observe que quando se resolve o n 3 sua soluo diminui o nmero de incgnitas do n 2 para dois, possibilitando sua soluo e assim sucessivamente. Usualmente no necessrio se desenhar as reaes X 1 ,Y1 e Y2 no diagrama de esforos solicitantes.

Anexo I: Alfabeto Grego - Alfa - Beta - Gama - Delta - Epsilon - Zeta - Eta - Teta - Iota - Capa - Lambda - Mil - Nu - Ksi - Omicron - Pi - R - Sigma - Tau - Upsilon - Fi - Chi - Psi - mega

S-ar putea să vă placă și