Sunteți pe pagina 1din 4

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

Roteiro de aula do Prof. Clovis Brasil Pereira

RECURSO: define-se como o remdio voluntrio e idneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao da deciso judicial que se impugna. O meio utilizado deve ser idneo a obter o resultado pretendido. Para isso, preciso que, na ordem processual brasileira, existia o tipo de recurso que deve ser adequado alterao e reviso da deciso. Ademais, a utilizao do meio deve ser adequada no aspecto formal e quanto ao tipo de deciso que se impugna. RECURSOS PREVISTOS NO CPC O cdigo de Processo Civil, prev no seu art. 496, os seguintes recursos: Iapelao;

II - agravo; II I- embargos infringentes; IV- embargos de declarao; Vrecurso ordinrio;

VI - recurso especial; VII - recurso extraordinrio; VIII - embargos de divergncia em recurso especial e em recurso extraordinrio.

ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS juzo ou tribunal de que se recorre, chama-se juzo ou tribunal a quo, e o tribunal ao qual se recorre de juzo ou tribunal ad quem.

Em todo o recurso, devem estar presentes os pressupostos de admissibilidade, para que o mesma seja conhecido ou no.

PRESSUPOSTOS Os pressupostos dos recursos no so mais do que as condies da ao e os pressupostos processuais reexaminados em fase recursal. Os pressupostos objetivos podem ser compreendidos em: a) cabimento e adequao do recurso; b) tempestividade; c) regularidade procedimental, includos nesta o pagamento das custas, e a motivao; d) a inexistncia de fato impeditivo ou extintivo.

Os pressupostos subjetivos compreendem: a) a legitimidade; b) o interesse, que decorre da sucumbncia.

Se estiverem presentes os pressupostos e condies do recurso, indispensveis para o seu conhecimento, poder o tribunal examinar o pedido nele contido, para dar-lhe ou no provimento.

EFEITOS DOS RECURSOS Os recursos podem ser recebidos em dois efeitos, conforme a previso legal, assim compreendidos: a) efeito suspensivo, quando os efeitos da deciso ficam contidos, aguardando a nova deciso do tribunal recorrido; b) efeito devolutivo, quando a deciso judicial produz efeitos provisrios, porque pode ser modificada quando do julgamento do recurso interposto. Possuem, em regra, efeito devoluitivo e efeito suspensivo: aapelao (salvo os casos do art. 520, do CPC), os embargos infringentes e os embargos de declarao.

Tm apenas efeito devolutivo: o agravo, salvo a hiptese do inciso III, do art. 527, c.c. art. 558, do CPC, o recurso especial e o recurso extraordinrio. Embora o recurso no tenha efeito suspensivo, de se esclarecer que a sua interposio impede o trnsito em julgado da deciso, e os efeitos que esta venha produzir, sero provisrios, at que o recurso receba julgamento final. Em suma, a execuo somente ser definitiva, quando ocorrer o trnsito em julgado da deciso, o que no ocorrer, enquanto pendente de apreciao um recurso, recebido apenas no efeito devolutivo.

EXTINO DOS RECURSOS Ocorre a extino prematura dos recursos, antes do seu exame pelo tribunal ad quem, quando ocorrerem os seguintes casos: a) a desero, quando no for feito o preparo, que o pagamento das custas, ou quando o mesmo for feito intempestivamente. O preparo, quando exigido, deve ser comprovado concomitantemente com a interposio do recurso, conforme a previso do artigo. 511, do CPC. b) a desistncia, quando a parte abandona o recurso j interposto, podendo ser esta, expressa, quando manifestada por escrito ao juiz, retratando-se da interposio, ou tcita, quando decorre de algum ato extraprocessual incompatvel com o processamento do recurso, tais como, a transao sobre o objeto litigioso, a renncia ao direito litigioso, ou o cumprimento voluntrio e incondicionado da sentena. c) a renncia, que a manifestao da vontade de no recorrer, podendo ser expressa ou tcita, e antes mesmo da interposio do recurso.

PREPARO DOS RECURSOS Por disposio do artigo 511, do Cdigo de Processo Civil, no ato de interposio dos recursos, a parte recorrente, quando a legislao assim o exigir, comprovar o respectivo preparo, inclusive porte de retorno, sob pena de desero. Assim sendo, a parte recorrente, no mesmo prazo de interposio do recurso, ter que proceder o recolhimento das custas correspondentes, para possibilitar o seu regular processamento.

RECURSO ADESIVO

Pode ser exercitado pela parte que no tenha recorrido da deciso, no prazo legal, e desde que a sucumbncia seja parcial ou recproca. Assim, a parte recorrida pode aderir ao recurso da parte contrria, no mesmo prazo que a parte dispe para responder, contados da publicao do despacho que admitiu os recursos principal. Se ambas as partes recorrem em carter principal e autnomo, no h que se falar em recurso adesivo, cuja oportunidade surge somente se uma das partes recorreu, e ambas tenham interesse na reforma da sentena. O recurso adesivo no se constitui num recurso propriamente dito, mas num modo de se apelar, interpor embargos infringentes, recurso especial ou extraordinrio, j que tem um procedimento peculiar, viabilizando sua interposio aps o prazo ordinrio comum s partes. Devem estar presentes os seguintes pressupostos: I - o sucumbimento recproco, ou seja, as partes contrrias sejam ao mesmo tempo, vencedoras e vencidas em partes; I I- ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo que a parte dispe para responder (art. 500, I, do CPC); III- ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso especial e no recurso extraordinrio; IV- preciso que tenha sido interposto e recebido o recurso principal, no sendo admissvel se houver desistncia ou desero do recurso principal. O recurso adesivo interposto do mesmo modo que o recurso principal, ou seja, por petio ao juiz, tratando-se de apelao; perante o relator, tratando-se de embargos infringentes; e perante o presidente do tribunal recorrido, tratando-se de recurso especial ou extraordinrio. Por fim, de ser esclarecido, que no recurso adesivo, a parte pode pleitear a reforma a seu favor da sentena recorrida, ao passo que, na resposta do recurso, lhe facultado apenas resistir ao pedido de reforma da sentena ou acrdo, formulada no recurso principal.

S-ar putea să vă placă și