Sunteți pe pagina 1din 13

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos

159

A DOENA MENTAL E A CURA:


UM OLHAR ANTROPOLGICO
Amadeu Matos Gonalves*

Palavras Chave: Doena mental, Cura, Medicina oficial; Medicina popular; Itinerrios teraputicos; Antropologia mdica.

RESUMO A sade, a doena e os processos de cura so construes sociais, resultantes de um processo complexo que integra factores biolgicos, socio-econmicos, culturais, psicossociais e religiosos, que permeiam o contexto da histria de vida das pessoas e exercem marcada influncia nas suas atitudes face doena e aos processos de cura. Apesar da Antropologia mdica ser uma rea bastante incipiente em Portugal, os conhecimentos actuais neste domnio sugerem que, apesar dos reconhecidos progressos da medicina oficial, a atribuio conferida pelos utentes aos seus males continua embebida em velhos sistemas de crenas populares. Nas pginas que se seguem, faz-se referncia a alguns aspectos socioantropolgicos que valorizaram a contribuio das cincias sociais e humanas para a compreenso da sade, da doena, dos processos de procura de sade, das teraputicas e dos terapeutas.

1 - INTRODUO A doena Mental foi percepcionada e interpretada de formas muito diversas ao longo da Histria; durante muito tempo explicada atravs de paradigmas pr-cientficos, metafsicos e mgico-religiosos. As doenas mentais foram muitas vezes atribudas ao castigo dos deuses, a possesses demonacas, os remdios e solues para os males do esprito procuravam-se junto dos que, baseados em conhecimentos e prticas ancestrais, muito enraizadas na cultura das populaes, iam aliviando o sofrimento e satisfazendo as suas mais prementes necessidades de sade.
* Licenciado em Enfermagem de Sade Mental e Psiquitrica e Mestre em Cincias Sociais. Assistente na Escola Superior de Enfermagem de Viseu.

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos Ainda hoje, em sociedades ditas civilizadas/desenvolvidas, globalizadas continua a coexistir essa mistura de interpretaes em torno da doena mental almas penadas, espritos, possesso demonaca, mau olhado, pragas, coisas ruins, feitiarias, etc. As concepes de sade-doena e as prticas de cura no se inserem apenas no discurso da medicina oficial, dos profissionais de sade, configurando uma expresso cultural prpria, na procura de alternativas mediante mecanismos complexos, quantas vezes contraditrios, que se traduzem em respostas que contm ao mesmo tempo, aceitao, incorporao ou resistncia. Confrontado com algumas destas questes, enquanto Enfermeiro especialista na rea de Sade Mental e Psiquitrica, e o desejo de compreender com mais clareza a realidade em que vivemos e para a qual contribumos, enquanto pessoas e profissionais de sade e da educao, entendi que seria pertinente um olhar antropolgico em torno da doena mental e dos itinerrios seguidos pelos doentes na procura de sade.

160

2 - PERSPECTIVA ANTROPOLGICA DA DOENA MENTAL As questes ligadas sade, doena e processos de cura, enquanto fenmenos biolgicos, psicolgicos, sociais e culturais, tm os seus esquemas internos de explicao, construdos diferentemente pelo Paradigma das Cincias Biomdicas e pelo Paradigma das Cincias Sociais A constatao do desencontro entre estes dois paradigmas, na prtica clnica e na prestao de cuidados, bem como a percepo de que o paradigma biomdico no suficiente para abordar toda a problemtica da doena mental, e muito menos para a solucionar, tem levado muitos profissionais de sade a interessarem-se pelas dimenses sociais, culturais e at mesmo espirituais implicadas na sade, na doena e nos prprios processos de cura. Assim se tm aproximado da Sociologia e da Antropologia, visando integrar nas cincias mdicas os seus saberes e conhecimentos; esperando que dessa integrao possam resultar vantagens, que por certo iro contribuir para a uma maior humanizao dos cuidados de sade prestados s populaes. Como nota Berta Nunes Postula-se o respeito pelo doente e pelas suas escolhas e exige-se dos mdicos a superao do paradigma estritamente biomdico, que inspirou a sua formao por um alargamento da viso da sade e da doena, fundado no conhecimento das prticas e dos padres culturais que dominam a comunidade onde trabalha (1987, p.233). Podemos assim dizer que os profissionais de sade, por motivos relacionados com a sua formao acadmica e profissional, adoptam de forma privilegiada o

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos paradigma biomdico, no qual importante acreditar que aquilo que se estuda fundamental para explicar a doena e promover a cura. assim natural que, como refere Cristiana Bastos: Os profissionais de sade no se interessam pelas abordagens de contedo mais Socio-antropolgicos da sade e da doena e desprezam manifestamente as prticas que outros sectores promovem, sob a categoria de Medicinas populares, ou seja as prticas e saberes tradicionais ligados doena e cura (1987, p.221). A Antropologia entendida por muitos como a cincia que estuda a cultura, o Homem como ser cultural e fazedor de cultura. A Antropologia ligada rea da sade, ou da medicina, uma subdisciplina da Antropologia social e cultural que se consolidou na dcada de setenta, com investigadores anglo-saxnicos interessados na aplicao de tcnicas e mtodos da investigao antropolgica, no sentido de encontrarem respostas para a universalidade das doenas e muito particularmente dos transtornos mentais. Como vimos, o paradigma biomdico, centrado numa viso individualista da doena e do sofrimento, ignora muitas vezes as determinantes sociais e culturais envolvidas. Esta atitude redutora confunde-se frequentemente com a actividade cientfica do mdico e de outros profissionais de sade, quando orientados por uma viso objectiva do sofrimento humano. a perspectiva de quem v a doena, o rgo e desvaloriza a traduo subjectiva da doena, com as suas ramificaes pessoais, familiares e sociais, que colocam a prpria doena, como que do lado de fora do organismo. A noo de que a doena uma entidade natural, cujas causas devem ser identificadas e combatidas em diferentes ngulos, tem sido discutida e problematizada pela antropologia mdica (tambm designada por antropologia da sade), surgindo no campo da psiquiatria e da antropologia social trabalhos de autores como (Devereux, 1981; Laplantine, 1991; Kleinman, 1988, 1992; Good, 1986, 1994; Helman, 1994; Eisenberg, 1988; Quartilho, 1995, 2001). Estes autores ao estudarem a forma como os aspectos socio-culturais influenciam a sade, a doena e os processos de cura, ressaltam que, em todas as sociedades humanas, as crenas, atitudes e prticas relacionadas com problemas de sade so caractersticas fundamentais de uma cultura, do complexo cultural dos indivduos e das populaes. Como diz Silva Pereira (1993), As noes de corpo, doena, sade so construdas social e culturalmente, devendo o antroplogo buscar o seu sentido junto das pessoas que as utilizam, como nico meio de poder entender quais as estratgias sociais nos processos de manuteno e recuperao da sade (p 159). A sade, doena e cura so portanto constructos sociais que no podem ser estudados de forma isolada, isto , no podemos compreender as reaces doena,

161

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos morte ou outros infortnios sem compreender o tipo de cultura que determinados povos foram assimilando ao longo de geraes. Como refere Quartilho (2001), a perspectiva do doente tem muito a ver com a sua experincia subjectiva, com as suas interpretaes particulares sobre a origem e o significado dos sintomas, no contexto da sua vida social (p. 17). Este autor, ao referirse ao conceito e importncia do comportamento de doena, acrescenta que esse conceito pode associar uma confluncia de variveis biolgicas, psicolgicas, sociais, culturais e at mesmo espirituais. Ainda neste contexto, e no mbito das consultas de psiquiatria, os profissionais de sade pretendem muitas vezes localizar a origem dos problemas pessoais, que trazem o utente/doente consulta, mas no criam espao e disponibilidade para que estes possam verbalizar os seus problemas, dvidas, os seus medos e receios, em suma a sua histria de vida. Sabe-se hoje que a conduta individual determinada pela biologia individual, pela interaco do indivduo com o meio e pelas experincias vividas. A cultura ento o caldo onde operam essas foras (biolgica, sociolgica e psicolgica) e tudo isto leva a formas diferentes de percepcionar a doena mental, sua etiologia e tratamento. Mas o que a cultura? No fcil defini-la. Cada investigador trabalha com o seu conceito. Em sentido geral, poderamos entend-la como tudo o que o homem acrescenta natureza, mas uma concepo to abrangente torna-se inoperante. Para Marsella e Kameoka (1989), as culturas so: condutas aprendidas e compartidas, transmitidas de gerao em gerao com o fim de conseguir a adaptao, o crescimento e o ajustamento do indivduo. Possui tantos referentes externos como internos. Os externos incluem os objectos, papis e instituies. Os internos incluem atitudes, valores, crena, expectativas, epistemologias e conscincia (p.233). Para Kaplan & Sadock (1989), a antropologia mdica uma disciplina que: trata sobre el estudio transcultural de los sistemas mdicos y sobre la influncia de los factores bioecolgicos y socioculturales sobre la salud y enfermedad. Algumas reas de inters comn a psiquiatras y antropologos mdicos son la dinmica de la conducta de bsqueda de salud, los modelos de enfermedad mental, los sistemas de curacin, los sindromes definidos culturalmente, los estados mentales especiales, como los estados de transe y possesin por espritos (p. 253) Para Devereux (1981), a etnopsiquiatria uma cincia pluridisciplinar que pretende abordar a relao de complementaridade entre o indivduo, a sociedade e a cultura. No dizer de Laplantine (1978), Etnopsiquiatria uma pesquisa decididamente pluridisciplinar. Esfora-se por compreender um conjunto de conceitos fundamentais que so os da psiquiatria (o normal e o patolgico) e os da etnologia (as categorias universais da cultura) (p.16)

162

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos Kleinman (1988), aprofundando o discurso dentro da antropologia mdica, atenta para o facto de que dentro de uma mesma sociedade coexistem tambm diferentes sistemas de sade, o que inclui uma multiplicidade de concepes sobre a doena, incluindo etiologia, fisiopatologia, definio de severidades, tratamento e diagnostico. Este autor diferencia trs sistemas bsicos de ateno sade:

163

sector profissional que corresponde ao sistema mdico institudo e aceite como formal nas sociedades ocidentais o modelo biomdico. sector popular composto por conhecimento leigo, gerado pelas percepes individuais e colectivas. sector alternativo que inclui a medicina tradicional, que no pertence medicina oficial composta pelos centros de tratamento religiosos e as chamadas medicinas alternativas.

Kleinman (1992), defendeu uma distino entre as dimenses biolgica e cultural da doena - sickness, agrupando-as em duas categorias: - Patologia - disease - Enfermidade - illness. Patologia refere-se a alteraes ou disfunes de processos biolgicos, de acordo com o modelo biomdico. Nesta dimenso, o funcionamento patolgico dos rgos ou sistemas fisiolgicos ocorre independentemente do reconhecimento ou percepo pelo indivduo ou ambiente social. A categoria enfermidade incorpora a experincia e a percepo individual relativamente aos problemas decorrentes da patologia, bem como a reaco social enfermidade. Essa percepo individual diz respeito aos processos de significao da doena que, para alm dos significados culturais, h tambm os significados pessoais, que incluem no s os significados simblicos particulares formadores da prpria doena, mas tambm os significados criados pelo doente para poder lidar com a doena e control-la. O mesmo autor refere, No paradigma biomdico ocidental, patologia significa mau funcionamento ou m adaptao de processos biolgicos e psicolgicos no indivduo; enquanto enfermidade (estar doente), representa reaces pessoais interpessoais e culturais perante a doena e o desconforto, imbudos em complexos nexos familiares, sociais e culturais. Dado que a doena e a experincia de doena

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos fazem parte do sistema social de significaes e regras de conduta, elas so fortemente influenciadas pela cultura e por isso socialmente construdas. (1992, p. 252). De acordo com o autor, a sade, a doena e o tratamento so partes de um sistema cultural e, como tal, devem ser entendidas nas suas relaes mtuas. Examinlas isoladamente distorcer a compreenso da natureza dos mesmos e de como funcionam num dado contexto. Em relao ao tratamento e cuidados de sade, Kleinman (1992), considerou que uma das razes pelas quais diferentes processos de cura persistem numa mesma sociedade o facto de eles agirem nas diferentes dimenses da doena. Alerta para a necessidade de novos mtodos interdisciplinares de ateno na doena, trabalhando simultaneamente com dados etnogrficos, clnicos, epidemiolgicos, histricos, sociais, psicolgicos, polticos, econmicos e tecnolgicos. S assim se conseguir descrever os sistemas individuais, fazer comparaes entre sistemas de diferentes culturas e analisar os impactos da cultura na doena e na cura. Tambm os estudos de Good (1986, 1994), deram continuidade ideia de Kleinman sobre a relatividade conceptual e cultural da doena. Estes autores, partindo do pressuposto de que a cultura afecta a experincia e a expresso dos sintomas, tecem uma srie de crticas racionalidade mdica ocidental e propem um modelo cultural para a prtica clnica. Este autor, ao fundamentar a crtica ao modelo biomdico, parte do pressuposto de que a actividade clinica fundamentalmente interpretativa, baseando-se no conhecimento de cadeias causais que operam ao nvel biolgico, seguindo um roteiro de descodificao das queixas dos doentes, a fim de identificarem o processo patolgico, somtico ou psicolgico subjacente e posteriormente estabelecer o diagnstico e propr uma teraputica. As pessoas no vivem isoladas, vivem como elementos activos nas suas comunidades (aldeias, vilas, cidades), nas suas famlias. A experincia das pessoas, nestes contextos to heterogneos, caracterizados por diferenas no estatuto social, gnero, etnicidade ou convices religiosas, as quais influenciam a forma de encararem a doena e a cura. Desta forma, os tcnicos de sade no devem ignorar ou subestimar o papel dos factores psicossociais na gnese, persistncia e resoluo dos sintomas apresentados pelos doentes. Para Quartilho (2001) as questes da doena ligadas cultura, o contexto de vida ou os percursos biogrficos individuais adquirem um estatuto marginal, quase extico, no discurso da medicina instituda e os profissionais de sade; centrando-se na viso individualista da biomedicina, afastam-se das intenes do modelo biopsicossocial, no conseguindo desta forma ajudar o doente e famlia a lidar com as suas preocupaes relativamente doena.

164

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos Algumas doenas s podem ser devidamente explicadas e compreendidas se os tcnicos de sade abandonarem o quadro terico do paradigma biomdico e partirem para a anlise dos componentes tnicos e culturais do problema. Ser essa a premissa bsica da antropologia mdica, da psiquiatria transcultural como especialidade que tem como objectivo compreender a dimenso cultural das doenas mentais e a dimenso psiquitrica das culturas. Helman (1994) inclui a psiquiatria transcultural como uma das principais reas da antropologia mdica, e refere-se a esta rea do saber da seguinte forma ... ramo da antropologia social e cultural, colocada entre as cincias naturais e sociais, nas margens da medicina e da antropologia, interessada no modo como as pessoas, em diferentes culturas e grupos sociais, explicam as causas do seu estado de sade, de doena, os tipos de tratamento em que acreditam e aqueles a quem pedem ajuda, quando ficam doentes (...) a psiquiatria transcultural consiste no estudo e na comparao da doena mental nas diferentes culturas (p.216). A etnopsiquiatria desenvolvida por psiquiatras e antroplogos sociais com a preocupao comum de estudarem os fenmenos ligados ao diagnstico e ao tratamento das doenas mentais, quando o doente e psiquiatra possuem suportes scio-culturais diferentes. Do tambm importncia ao estudo das consequncias da emigrao, urbanizao e mudanas sociais na sade mental dos indivduos. A investigao antropolgica pode aprofundar o estudo do sofrimento humano ao reformular a experincia subjectiva de doena, chamando a ateno para processos, interpessoais e locais, que nos permitem compreender os modus vivendi das populaes, as suas formas de encarar os cuidados de sade, a doena e a cura, contrastantes muitas vezes com o modelo biomdico. Os seus interesses privilegiaram sobretudo, ao longo dos tempos, as pequenas sociedades rurais, comunitrias, prestando de alguma forma ateno s suas crenas e prticas no campo da sade, da doena e mesmo dos processos de cura. Para Good (1994), a maioria dos trabalhos de antropologia mdica, realizados ao longo dos anos 40, estabeleceram uma distino clara entre o primitivo e o moderno, entre a crena e o conhecimento, desenhando assim uma perspectiva empirista que catalogou as representaes de doena, segundo uma hierarquia de racionalidade crescente. Em Portugal, os aspectos culturais relacionados com a psiquiatria e sade mental tm sido tratados ao nvel da relao mdico-doente e no relacionamento estabelecido entre o doente mental e o sobrenatural, protagonizado pelas bruxas e mulheres de virtude. Almeida (1994), chama a ateno para a importncia do contexto cultural do doente. Neste mbito, valoriza a consulta mdica, o conhecimento e o respeito pelos

165

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos valores do uente/doente, a sintomatologia que muitas vezes condicionada pelo seu quadro de valores e referncias. O mesmo autor chama a ateno para a necessidade e importncia de olhar o doente numa perspectiva global, da utilidade de registar os pedaos culturais que o doente trs com ele, os profissionais de sade s assim podero reconstruir mais facilmente a lgica do seu pensamento que corresponde s suas crenas e representaes da sade, da doena e da cura; o papel da doena no relacionamento com os outros e consigo prprio. Alerta ainda para o facto de a comunicao se poder tornar numa das principais causas do desencontro entre o tcnico de sade e o doente. A correlao do doente mental com o sobrenatural tem sido essencialmente tratada por investigadores ligados rea da medicina (mdicos, psiclogos e outros tcnicos) e s reas das cincias sociais e humanas (socilogos e antroplogos). Os primeiros questionam: como que as tcnicas utilizadas pelas bruxas ou mulheres de virtude podem em certos casos produzir efectivamente resultados positivos e curar algumas doenas?. Outros tentam conhecer as razes da ida bruxa em detrimento dos servios de sade institudos. Nogueira (1978), publica na revista Hospitalidade um conjunto de artigos onde aborda a relao dos povos africanos que conheceu, com a doena em geral e com a doena mental em particular. Nesses artigos d particular importncia aos terapeutas locais e origem das doenas. Relembra este autor que a medicina popular foi, e nalgumas situaes continua a ser, um dos poucos recursos disponveis destas comunidades para a sade. Alertando, por isso, para a necessidade e importncia dos tcnicos de sade conhecerem os padres culturais das comunidades onde trabalham, nunca hostilizando aquela que foi a sua nica arma contra a doena, durante milnios. Mrio Lima e Carlos Saraiva (1982) trabalham a rea da superstio como causa da doena mental. Na prtica clnica encontram material para dividir essas causas em maldio, bendio, possesso, mau-olhado, encantamento e pressgio. Num trabalho, realizado na aldeia de Vales Concelho de Alfndega da F, em Trs-os-Montes, a mdica Berta Nunes (1987) regista relatos de indivduos que melhoram e outros que mantiveram o seu estado de sade aps terem consultado a Bruxa e perante estes factos tem uma atitude bem digna de registo, ao contrrio da atitude arrogante de muitos profissionais de sade, eu penso que o doente tem o direito a optar, desde que devidamente informado, pela soluo que entender para resolver os seus problemas de sade. A tolerncia deve ser uma das qualidades principais do mdico. S respeitando o doente e as suas escolhas poderemos ter o respeito deste e a sua confiana (p.241). Berta Nunes, no seu livro O saber mdico do povo, descreve a cultura e as prticas do cuidado do corpo e da sade numa populao rural de Trs-os-Montes e ao

166

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos referir-se exactamente aos itinerrios teraputicos seguidos pelas pessoas dessa comunidade refere o seguinte: As pessoas utilizam vrios recursos teraputicos sucessiva ou simultaneamente quando tal se lhes afigura necessrio. As escolhas so pragmticas: tentando-se tudo porque o que importa resolver o problema (...) pode-se ir ao hospital para um tratamento sintomtico e voltar aldeia para um tratamento etiolgico (1997, p. 183). de notar ainda que a deciso de empreender um determinado itinerrio teraputico envolve o doente, a famlia, os vizinhos e por vezes amigos e simples conhecidos que gostam de dar um parecer, mesmo que tal no lhe tenha sido solicitado. Falam das suas experincias pessoais, referenciam e aconselham determinados agentes populares de cura. Poderamos mencionar ainda trabalhos como os de Carvalho (1994), Rodrigues (2000), onde o doente e a doena mental quase no tm lugar, mas est patente a correlao cultura/sade/doena, pela referncia feita a alguns dos itinerrios teraputicos seguidos pelos doentes na procura de cura (bruxas, mdiuns, curandeiros). Tambm as populaes do Minho, segundo a investigadora Elvira da Conceio Fernandes Lobo (1993), dividem as doenas em doenas de mdico e doenas que no so de mdico. Cada um destes grupos corresponde, respectivamente, ao modelo cientfico da medicina (paradigma biomdico) e ao modelo da medicina popular (sobrenatural religioso). O primeiro modelo explica a doena como uma disfuno fsica e/ou psquica, sendo o mdico (psiquiatra) e o psiclogo os terapeutas. No segundo modelo, a doena atribuda a uma entidade desconhecida que se apoderou do indivduo e nestes casos solucionada (tratada) pela interveno de curandeiros, mdiuns, espritas, padres. No seu trabalho, a autora privilegia as doenas conotadas com o sagrado e as respectivas curas. Aborda a eficcia e as funes simblica, religiosa e teraputica do ritual (transe e possesso) e a actualidade dos mesmos, independentemente das autorizaes ou perseguies. Manuela Cachadinha (1993), no seu trabalho A medicina Popular no Noroeste de Portugal, estuda na rea das doenas que no so de mdico, cujos terapeutas so endireitas, ervanrios, especialistas de queimaduras, bruxas, espritas e mdiuns, exorcistas e parapsiclogos; concluindo que a medicina e a sade no constituem domnios exclusivos dos mdicos ou dos que prestam servios de sade. Refere que tais domnios so inseparveis das representaes colectivas, das crenas, dos sistemas de valores, dos rituais e das dinmicas das estruturas sociais (p.371). Outro trabalho com alguma divulgao na rea da antropologia mdica a obra do Padre Antnio Fontes e de Joo Sanches (1995) Medicina Popular Barros Ensaio de Antropologia Mdica. Um estudo que parcialmente fruto dos congressos de

167

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos medicina popular de Vilar de Perdizes. Nesta obra, destacam-se os captulos IV, V e VI - Os Males psicolgicos e a sua cura; O Social e O Sobrenatural, respectivamente. Onde os autores fazem referncia a algumas substncias autctones utilizadas em chs e outras infuses; s doenas em que se procura, prioritariamente, um curandeiro (ossos partidos, reumatismo e males do ventre); s doenas do padre ou da vidente (possesses de espritos, relaes familiares ou de vizinhana difceis, mal de inveja, mau-olhado); as doenas em que do prioridade interveno mdica (doenas infecciosas, epidemias e acidentes graves) e por fim as doenas de Deus, quando a pessoa j mais nada pode fazer (cancro, sida, variao da cabea, acidentes muito graves). Tambm Gonalves (2003), estuda o Recurso aos Operadores Rituais Alternativos entre os utentes das consultas de Psiquiatria no concelho de Viseu. Os resultados da sua investigao foram reveladores de que paralelamente ou em simultneo com o recurso medicina oficial/instituda, um nmero significativo de utentes dessa consulta continuam a procurar e utilizar prticas mdicas alternativas para a resoluo dos seus problemas de sade. Os agentes da medicina popular a tudo resistem, at mesmo chamada era da globalizao, onde se discutem os problemas do popular, do tradicional do local e do global. Muitos agentes da medicina popular/tradicional nascem das necessidades dos que os procuram; justificando-se a existncia de uns pela necessidade de outros numa complementaridade intrnseca, o que nos leva a pensar que eles apenas deixaro de existir quando deixarem de ser procurados

168

3 - CONCLUSO Num momento em que as exigncias de sade aumentam, uma preocupao dominante para os tcnicos de sade exigir que o conhecimento da sua prtica seja validado cientificamente. Para o Enfermeiro, precisamente o ser humano, em toda a sua dimenso e vulnerabilidade, o objecto da sua prtica profissional. Por isso, mais do que o seu saber e saber-fazer (conhecimentos tcnicos e cientficos), o enfermeiro deve tambm desenvolver o seu saber-ser e saber- estar tanto com ele mesmo, como na relao com o utente/doente. Algumas doenas s podero ser devidamente explicadas e compreendidas se os tcnicos de sade entenderem a sua dimenso social e cultural. Estudos de Antropologia Mdica mostram que os curadores tradicionais se preocupam essencialmente em tratar a experincia humana da doena, explicando-a e respondendo s expectativas pessoais, familiares e comunitrias. Inversamente, os mdicos e outros tcnicos de sade esto distantes e no oferecem aos doentes que os procuram, uma

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos verdadeira e efectiva relao de ajuda, a qual dever passar obrigatoriamente pelo apoio s suas necessidades emocionais. O conhecimento da histria de vida do doente, relativamente doena, pode fazer a mediao entre a sua cultura, suas crenas, desejos e esperanas. Pode encaminhar os profissionais de sade para uma viso holstica do doente e a criao de uma relao emptica tcnico de sade/utente, ao estabelecer de uma relao de confiana e por conseguinte a uma verdadeira e eficaz relao teraputica. Esta abordagem antropolgica ao processo de cuidar, poder permitir aos profissionais de sade captar a complexidade e riqueza das relaes interpessoais e, sobretudo, confront-los com o poder dos significados incorporados pelo utente, ou seja, com as interpretaes particulares dos processos de doena e respectiva valorizao em termos pessoais e afectivos, podendo ainda revelar o significado que a situao/problema tem para o indivduo. O conhecimento da dimenso social e cultural da doena pode ajudar os profissionais de sade a perceber como a cultura, crenas e valores podem interferir na percepo e interpretao dos sintomas/doena, bem como os comportamentos de procura de ajuda tendentes sua resoluo ou seja, compreender os processos de autoreconhecimento da doena e de procura de ajuda subsequentes.

169

BIBLIOGRAFIA ADRAHI, W. J. A procura de cuidados: A resposta Psicossocial doena. Revista Portuguesa de Clnica Geral, n. 14, 1986. ALMEIDA, Jos Lus Nunes de Os Valores culturais e a Relao Mdico Doente, Revista de Psiquiatria do Hospital Jlio de Matos, vol. 7, N. 3, Lisboa, 1994, pp. 193196. BASTOS, Cristiana Bruxas e Bruxos no nordeste Algarvio: Algumas representaes da doena e da cura. I Encontro Nacional de Sociologia da Sade., 1985, 12-13 de Dezembro; Lisboa: Escola Nacional de Sade Publica. BASTOS, C. ; LEVY, T. Aspirinas, Palavras e cruzes: Prticas mdicas vistas pela Antropologia, Revista crtica de Cincias Sociais, n. 23, Set. 1987, pp. 221-232. CACHADINHA, Manuela Benvinda Vieira Gomes A Medicina Popular no Noroeste de Portugal, Mediterrneo, n. 3, Instituto Mediterrnico, Lisboa, 1993, pp. 365-374. CARVALHO, Antnio Maria Romeiro de - Bruxa e Mulher de virtude na Aldeia Doenas, Crena e Cura: Uma Viagem ao Universo Cultural Aldeo, Forum Sociolgico, n. 4, Lisboa, 1994, pp. 73-89.

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos DEVEREUX, Georges Etnopsiquiatria, Anlise Psicolgica, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, n. 4, 1981, pp. 521-525. EISENBERG, L. The Social Construction of Mental Illness. Psychological Medicine, n. 18, 1988, pp. 1-9. FERNANDES, Barahona Perspectiva Antropo-psiquitrica da Relao Teraputica, Revista Psiquiatria Clinica, Suplemento 2, Coimbra, 1982, pp. 7-18. FONTES, A. L. ; SANCHES, J. D. Medicina Popular Barros: Ensaio de Antropologia Mdica, Editorial Noticias, Lisboa, 1995. GAMITO, Lus. A Varivel Cultural na Relao Mdico-Doente, Psiquiatria Clnica, vol. 1, suplemento 1, Coimbra, 1980, pp. 51-54. GONALVES, Amadeu Matos A sade a doena e a cura: O Recurso aos Operadores Rituais alternativos entre os utentes das consultas de psiquiatria no concelho de Viseu, Dissertao de Mestrado apresentada ao ISCTE, 2003. GOOD, B. J. Medicine, Rationality and Experience. Cambridge, Cambridge University Press, 1994. HELMAN, Cecil G. Cultura Sade e Doena, 2 edio, Artes Mdicas, Porto Alegre, 1994. HENRIQUES, F. O louco e os outros: Contributo para o conhecimento do louco e da loucura nas comunidades rurais do Sul da Beira interior. Vila Velha de Rdo, Graficampo, Artes Grficas, L.da. 1998 KAPLAN, Harold I; SADOCK, Benjamin J. Tratado de Psiquiatria, Salvat, 2 edicin, Tomo 1, Barcelona, 1989. KLEINMAN, Arthur Patients and Healers in the Context of Culture, Berkeley. University of Califrnia Press, 1988. KLEINMAN, Arthur Local Worlds of Suffering: An Interpersonal Focus for Ethnographies of Illness Experience. Qualitative Health Research, n. 2 (2), 1992, pp. 127-134. LAPLANTINE, Franois Etnopsiquiatria, Editorial Vega, Lisboa, 1978. LAPLANTINE, Franois Antropologia da Doena. So Paulo, Martins Fontes, 1991 LIMA, Mrio Vale; SARAIVA, Carlos Brz A Atribuio Supersticiosa no Exerccio da Clinica, Psiquiatria Clinica, Suplemento n. 2, Coimbra, 1982, pp. 63-66. LOBO, Elvira Doenas sagradas, Mediterrneo, n. 3, Instituto Mediterrnico, Lisboa, 1993, pp. 375-380. MARSELLA A.J. ; KAMEOKA, V.A. Ethnocultural Issues in the Assessment in Psychopathology, Measuring Mental Ilness: Psychometric Assessment for Clinicians, American Psychiatric Prees, Washington 1989.

170

escola superior de enfermagem de viseu - 30 anos NOGUEIRA, M. Adivinhes, Arte-Mgicos e Burles Africanos em Aco contra a Doena, Revista Hospitalidade, n. 162, Telhal, 1978, pp. 41-46. NUNES, Berta Sobre as Medicinas e as artes de Curar, Revista Crtica de Cincias Sociais, n. 23, Set. Coimbra, 1987, pp. .233-242. NUNES, Berta O Saber Mdico do Povo, Edies Fim de sculo, Lisboa, 1997. PEREIRA, Lus Silva Medicinas Paralelas e Prtica Social, Sociologia Problemas e Prticas, n. 14, Lisboa, 1993, pp. 159-175. QUARTILHO, Manuel Joo Rodrigues Sintomas e Cultura, Psiquiatria Clnica vol. 16 n. 1, Coimbra, 1995, pp. 5-10. QUARTILHO, Manuel Joo Rodrigues Cultura, Medicina e Psiquiatria: Do Sintoma Experincia, Quarteto Editora, Coimbra, 2001 RODRIGUES, Donizete. Bruxas Mdiuns e Curandeiros em terras da Cova da Beira: Um estudo de caso (Fundo). Anais Universitrios, n. 6. Covilh, Universidade da Beira Interior, 1995. RODRIGUES, Donizete; RO, Pablo Del The Religious Phenomenon: An Interdisciplinary Approach. God, the Devil and witches: Religious practices in Portuguese peasant societies, Coleccin Cultura y Consciencia, Madrid, 2000, pp. .57-72.

171

S-ar putea să vă placă și