Sunteți pe pagina 1din 2

Vrus diferentes de todos os organismos Passo a Passo Questes Objetivas 1. e 2. d 3.

5. a 6. c 7. d BIOLOGIA - GABARITO CAP 15 8. 0-V, 1-V, 2-V, 3- F Armnio. Ed Habra 9. b 10. a 11. a

12. d13. b 14. Corretas: 02, 04 e 08; portanto, soma 14. 15. Corretas: a, b, c, e. Questes 1. d Dissertativas 2. (a) Injeo apenas do material gentico, mecanismo tpico de ingresso do vrus 1. a. A bacterifago; concluso (b) englobamento do vrus, por meio de um mecanismo semelhante ao baseou-se no da fagocitose ou pinocitose, caso tpico do vrus da gripe; fato de que o (c) fuso do envoltrio externo do vrus com a membrana plasmtica da clula, mecanismo de ingresso material caracterstico do vrus HIV, causador da AIDS. gentico do 3. d agente 4.(a) fixao do vrus parede bacteriana por meio das fibras de fixao; causador da (b) injeo apenas do material gentico viral (DNA); doena (c) multiplicao e montagem de novos vrus; era uma (d) lise bacteriana. molcula de 5. b 6. d 7. d RNA. 8. Corretas: 02, 04, 16 e 64; portanto, soma :86. b. Ausncia 9. e de estrutura 10. a. V, b. V, c. V, d. ., e. .. celular e 11. b inexistncia 12. b de metabolismo prprio. c. A seqncia da fita complementar de DNA : ATGGGCAATTTC. 2. Entre outros, para cada caso podero ser escolhidas dois dentre os argumentos a seguir. 4. e

A favor, o fato de os vrus apresentarem: 1. autoreproduo, embora necessitem de clula hospedeira para se reproduzirem; 2. material gentico: DNA ou RNA; 3. capacidade de cristalizao; 4. capacidade de mutabilidade; 5. capacidade de adaptao.

Contra, o fato de os vrus: 1. serem acelulares; 2. no possurem metabolismo prprio; 3. serem considerados parasitas obrigatrios, reproduzindo-se somente quando dentro de clula hospedeira. 3. a. Tanto a cpsula protica quanto o DNA sero do fago T4. b. O material injetado na bactria o DNA do fago T4. Esse DNA se duplicar e ser transmitido a novos vrus. Assim, tanto a informao para produzir protenas para as cpsulas dos novos vrus, bem como suas molculas de DNA dependero do DNA do fago T4. 4. a. O causador da varola um vrus. b. Os vrus so seres acelulares; dotados de material gentico constitudo de DNA ou RNA, nunca os dois juntos; no possuem metabolismo prprio; parasitas obrigatrios, reproduzindo-se somente quando dentro de clula hospedeira. c. Nas bolhas dos escravos provavelmente existiam vrus que, inoculados nos ferimentos das pessoas sadias, ativavam seus mecanismos de defesa, fazendo-os produzir, um certo tempo aps a exposio, anticorpos especficos. Trata-se de uma modalidade de imunizao ativa artificial, semelhante ao que ocorre com a vacinao. d. As populaes indgenas nunca tinham tido contato com o vrus causador da varola, ao contrrio dos europeus, submetidos durante vrios anos ao processo de seleo dos indivduos resistentes aos vrus. O problema que a populao europia era numerosa e houve muitos sobreviventes. Ao contrrio, as populaes indgenas eram pouco numerosas e a elevada mortalidade reduziu drasticamente o seu nmero. 5. O vrus HIV infecta e destri os linfcitos T CD-4, componentes importantes da imunidade. Essa grande reduo na reao de defesa dos indivduos infectados com HIV permite o estabelecimento de infeces oportunistas. 6. a. febre amarela ou a dengue. b. A fumaa originada da queima da vela libera substncias que inibem a presena dos insetos nos recintos.

S-ar putea să vă placă și