Sunteți pe pagina 1din 7

A RESPONSABILIDADE DO ESTADO POR DANO AMBIENTAL 1.

INTRODUO A intensa alterao do meio ambiente a partir da Revoluo Industrial, em decorrncia da ao humana, vem ocasionando visveis degradaes da qualidade de vida em busca de novas descobertas. Foi a partir da preocupao com as futuras geraes que deu origem proteo dos interesses difusos. Foi, ainda, com fulcro nesse aumento da degradao que o mtodo utilizado na elaborao do presente artigo foi o bibliogrfico, no menos importante a facilidade da constatao da veracidade das informaes aqui expostas. Tendo em vista que a proteo ao meio ambiente , antes de tudo, uma obrigao do Estado por ser um bem de uso comum, o presente tema sugere uma indagao inicial: como responsabilizar o Estado por dano causado ao meio ambiente? Partindo de tal inquirio, o objetivo geral deste trabalho compreender a questo da pessoa jurdica como sujeito ativo do crime no ordenamento jurdico brasileiro, colocando em foco os principais aspectos legislativos que inovaram o presente assunto sob os olhos da culpabilidade, bem como os aspectos legais que referem aparente justia em resposta ao dano causado, seja qual for a natureza jurdica do agente.

Busca-se, portanto, alertar a populao acerca da reparao do dano que termina por no recompor o espao fsico satisfatoriamente. Da a importncia da preveno, uma vez que o carter preventivo inibiria as atividades de futuros agressores, tomando cincia de que o no cumprimento da proteo atinge a fronteira de deveres para com toda a humanidade.

2. A PESSOA JURDICA COMO SUJEITO ATIVO DO CRIME

A doutrina estabelece duas correntes: por um lado, os adeptos da afirmao de que a pessoa jurdica no pode configurar como sujeito ativo do crime e, por outro lado, aqueles que contrariam tal posio. (NUCCI, 2008, p. 166). Os adeptos da primeira corrente justificam que a pessoa jurdica no tem vontade suscetvel de caracterizar o dolo e a culpa, imprescindveis para a configurao da culpabilidade. Asseguram, ainda, que o cerne das punies penais, qual seja, a pena privativa de liberdade, no se destina s pessoas jurdicas, em virtude de que as penas so personalssimas.

J aqueles que defendem a posio contrria, argumentam que as pessoas jurdicas tm vontade resultante da prpria existncia natural, vez que reconhecido socialmente. E no que diz respeito s penas serem personalssimas, ressaltam que a sano incidir na pessoa jurdica e no sobre o scio, o que implica em dizer que a pessoa jurdica um fenmeno social evidente com capacidade de alterar devastadoramente a vida humana. (PELLEGRINI, 2008).

O problema da responsabilidade, na viso de Feitosa (2008, p. 20), diz respeito s respostas que o ordenamento jurdico reserva s condutas que provocam o desequilbrio do sistema (...)". No entanto, a presente discusso foi parcialmente resolvida com a edio da Lei n. 9.605/98, a qual dispe acerca da viabilidade de a pessoa jurdica responder por crime no Brasil nos casos de danos contra o meio ambiente. A presente lei foi fruto do reconhecimento da necessidade de uma tutela uniforme e coerente com a importncia do bem jurdico, aliada s dificuldades de inserila no Cdigo Penal. (PRADO, 2008).

Hodiernamente, alm do Brasil, outros pases adotam a responsabilidade penal da pessoa jurdica. Dentre eles, EUA, Inglaterra, Canad, Austrlia, Cuba, Mxico, China, Japo, Holanda, Portugal, Esccia, Frana, ustria e Dinamarca. Prevalece no Direito Penal dessas naes, o Princpio da Indisponibilidade, o qual considera ser o crime uma leso irreparvel ao interesse coletivo e a pena requerida com o fim de restaurar a ordem jurdica violada.

3. A RESPONSABILIDADE DO ESTADO

Enquanto sujeito de direitos, dotado de personalidade autnoma e capacidade de figurar no plo ativo nas relaes jurdicas, o Estado, assim como as demais pessoas jurdicas, deve responder pelos danos causados por sua ao ou omisso lesiva. Salvetti Neto (1979, p. 42) define o Estado como a sociedade poltica e juridicamente organizada para atender ao bem comum. (Grifos nossos). Em regra, reconhece-se que a responsabilidade estatal decorre da ocorrncia de um dano, patrimonial ou moral, inserido no contexto das garantias constitucionais da propriedade privada. A aplicao das sanes penais ambientais, na concepo de Fiorillo (2004, p. 397), tem como objetivo assegurar a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no pas o direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

preciso levar em considerao a natureza do bem jurdico tutelado, como integrante da categoria dos direitos fundamentais, insuscetveis de regulamentao individual, dado o carter ontologicamente coletivo. A Lei n. 6.938/81 definiu meio

ambiente no inciso I do artigo 3, disciplinando que se trata de um (...) conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Houve a necessidade de responsabilizar as pessoas jurdicas por dano ambiental, visto que, como sustenta Krell (1988, p. 74):

[...] a maioria dos danos ambientais graves era, e est sendo, causada por grandes corporaes econmicas (indstrias, construtoras) ou pelo prprio Estado (empresas estatais de petrleo, gerao de energia eltrica, prefeituras), o que torna quase impossvel a comprovao de culpa concreta desses agentes causadores de degradao ambiental.

A partir de tal entendimento, introduziu-se a responsabilidade objetiva por dano ambiental, prescindindo da culpa ou do dolo para o seu acontecimento, bastando provar a existncia do dano e o nexo de causalidade com o ato estatal.

A Administrao Pblica, bem como seus agentes tm o dever de preservao do meio ambiente atribudo pela CF/88 ao Poder Pblico:

Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

A Administrao Pblica exerce o Princpio da Preveno por meio das licenas, das sanes administrativas, da fiscalizao e das autorizaes. A doutrina define que o dano causado por uma das omisses do dever da Administrao Pblica constitui (...) elemento essencial pretenso de uma indenizao. (LEITE, 2000, p. 98). Ademais, a noo de patrimnio comum enseja uma solidariedade no espao, tendo em vista que a mera atividade acrescente ocorrncia do nexo causal entre essa atividade e o dano, h o dever de indenizar.

No entanto, o que fazer se o nus da responsabilizao recai sobre os encargos financeiros mantidos com recursos dos prprios cidados lesados? O desembargador Marco Aurlio Heinz relata sua opinio acerca da titularidade da indenizao, visto que na ocorrncia de um dano ambiental, h toda uma coletividade lesada:

No se tratando de poluio causada diretamente por rgo estatal, nem pelo Estado nem pelo Municpio, mas sim de uma mera questo de falta de fiscalizao, parece-me que, ao exigir uma indenizao, tanto do Municpio como o do Estado, ela autofgica, para no dizer teratolgica, porque a vtima da poluio que se quer proteger , na realidade, o contribuinte da prpria indenizao, porque o Municpio e o Estado vo pagar essa indenizao via tributo, que cobrado da prpria vtima.

Mesmo que no seja o Estado o sujeito ativo do dano ambiental, sua responsabilidade subsiste, tendo em vista o dever de proteger o bem da vida. No que tange responsabilizao do Estado, bem como do agente pblico, temos a trplice responsabilizao que integra a esfera cvel, penal e administrativa.

A responsabilidade civil objetiva por dano ambiental surgiu no Brasil pelo Decreto n. 79.347, de 20 de maro de 1977, que promulgou a Conveno Internacional sobre responsabilidade civil em danos causados por poluio por leo, de 1969. Logo aps, foi promulgada a Lei n. 6.453, de 17 de outubro de 1977 que, em seu art. 4, caput, acolheu a responsabilidade objetiva referente aos danos oriundos de atividades nucleares. E, por fim, a Lei n. 6.938/81 consagrou,latu sensu, a responsabilidade civil objetiva por danos ambientais.

Na concepo de Borges (2007, p. 90):

A responsabilidade por dano ambiental objetiva dada a dificuldade de comprovao dos prejuzos e da dimenso do patrimnio ambiental enquanto interesse transindividual. A responsabilidade do Estado objetiva dada a necessidade de se repartir de forma equitativa os nus e encargos pblicos.

O agente pblico estaria hbil a responder por seus atos que causarem um dano ambiental em virtude da regra do 1 do art. 14 da Lei n. 6.938/81, disciplinando que: sem obstar a aplicao de penalidades previstas neste artigo, poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. Ademais, a previso contida na CF/88 no art. 37, 6 dispe:

As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra os responsveis no caso de dolo e culpa.

Responsabilizar o Estado por atos de seus agentes pblicos premissa fundamental do Estado Democrtico de Direito. Entretanto, h determinadas atividades que, ocorrendo um dano ambiental, o prprio Estado dever ser o responsvel, v. g., quando o Estado armazena produtos radioativos, vindo a ocasionar um dano ambiental. Contudo, acontecendo um dano em decorrncia da omisso de determinado agente dever este ser responsabilizado. J no que concerne ocorrncia do dano ambiental ensejado pelo Poder Pblico, deve este responder objetivamente e promover ao regressiva com responsabilidade subjetiva, em que ser analisada a culpa ou o dolo do agente pblico para que este venha a ressarcir o Poder Pblico.

A responsabilidade penal est prevista no art. 2 da Lei de Crimes Ambientais n. 9.605/98, o qual dispe:

Quem, de qualquer forma, concorre para a prtica dos crimes previstos nesta lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida de sua culpabilidade, como o diretor, o administrador, o membro do conselho e de rgo tcnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatrio de pessoa jurdica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prtica, quando podia agir para evit-la.

A ao penal dever ser ajuizada em face de todos aqueles que concorreram para a prtica dos delitos ambientais, sendo que cada um responder na medida de sua culpabilidade.

Conforme se tem estabelecido na Lei n. 9.605/98, a aplicao das sanes nem sempre, para a configurao das conjecturas de aplicao de sanes administrativas, ser necessria a leso ao meio ambiente.

5. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA

O Poder Pblico tanto pode ser causador direto de um dano ao meio ambiente, em face dos atos de seus prprios agentes, como de forma indireta, naquelas atividades decorrentes do seu dever de controle e fiscalizao.

Como, na maioria dos incidentes, no se sabe quem provocou o dano ambiental, mister se faz o estabelecimento do vnculo de solidariedade entre os agressores. Borges

(2007, p. 98) afirma que preciso ter presente que a solidariedade reserva ao Estado no s o direito, mas tambm o dever de buscar, regressivamente, a responsabilidade do causador direto do dano.

Por fim, para no restar qualquer dvida acerca da responsabilidade, o pargrafo nico do art. 18 do citado diploma legal acrescenta:

As pessoas fsicas ou jurdicas que, de qualquer modo, degradarem reservas ou estaes ecolgicas, bem como outras reas declaradas como de relevante interesse ecolgico, esto sujeitas s penalidades previstas no art. 14 desta lei.

6. CONSIDERAES FINAIS:

Existindo nexo de causalidade entre a conduta pessoal do agente pblico, a responsabilizao objetiva do Estado. Na esfera cvel, por fora do art. 37, 6 da CF/88, o Poder Pblico responder pelos danos causados pelo agente, sendo-lhe assegurado o direito de regresso no caso de dolo e culpa do agente. Na esfera penal, o agente pblico ser penalizado diante de uma das tipificaes contidas na Lei de Crimes Ambientais, bastando que tenha concorrido para a prtica do dano, devendo responder na medida de sua culpabilidade. J na esfera administrativa, o agente pblico ser coresponsvel mediante sua omisso quanto ao cmputo imediato de infrao que teve cincia.

A tomada de conscincia de que os recursos naturais podem vir a exaurir trouxe baila a preocupao em reger o meio ambiente no rol dos direitos credores de proteo jurdica. Por tais razes, a de se pensar em maneiras de minimizar a problemtica abordada, dando enfoque no s melhoria na eficincia da fiscalizao por parte do Poder Pblico, mas atuao de toda a coletividade. Carece de aplicao o princpio da solidariedade econmica e social para alcanar um desenvolvimento sustentvel, orientando a busca pela igualdade substancial entre cidados.

Tem-se, ainda, a expectativa de que os Poderes do Estado atuem na plena realizao da proteo ambiental, quer na elaborao de leis propensas a preservao, quer no implemento de atividades pblicas que almejam tal fim. dever do Estado, preservar e prover, de forma ativa, sobre um ambiente ecologicamente equilibrado, considerado bem de uso comum do povo e fundamental sadia qualidade de vida.

BIBILIOGRAFIA

BORGES, Guiomar Teodoro. Responsabilidade do estado por dano ambiental. In: Amaznia legal Revista de estudos scio-jurdico-ambientais, ano 1, n. 1. Cuiab: Edufmt, 2007.

BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Regula acerca da poltica nacional do meio ambiente.

FEITOSA, Alexandre Alves. Responsabilidade do estado por ao ou omisso legislativa. In: Revista da AGU Advocacia Geral da Unio, ano VII, n. 15. Braslia: AGU, 2008.

FIORILLO, Celso Antnio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2004.

KRELL, Andreas Joachim. Concretizao do dano ambiental. Algumas objees teoria do risco integral. In: Revista de Informao Legislativa, n. 139. Braslia: Secretaria de Edies Tcnicas do Senado Federal, 1988.

LEITE, Jos Rubens Morato. Dano ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial. So Paulo: RT, 2000.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. 4. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: RT, 2008.

SALVETTI NETO, Pedro. Curso de teoria do estado. So Paulo: Saraiva, 1979.

S-ar putea să vă placă și