Sunteți pe pagina 1din 12

Tratamento de gua

As estaes de tratamento de gua (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fbricas para produzir gua potvel. Das 208 estaes: 29 abastecem a Regio Metropolitana de So Paulo, e as outras 179 fornecem gua aos municpios do interior e litoral do Estado. Atualmente, so tratados 105 mil litros de gua por segundo. um nmero bem expressivo, mas que ainda pode aumentar. Projetos de extenso e melhorias dos sistemas de abastecimento esto em pauta. O Sistema Alto Tiet, por exemplo, deve passar de 10 para 15 mil litros de gua por segundo. O processo convencional de tratamento de gua dividido em fases. Em cada uma delas existe um rgido controle de dosagem de produtos qumicos e acompanhamento dos padres de qualidade As etapas so: Pr-clorao Primeiro, o cloro adicionado assim que a gua chega estao. Isso facilita a retirada de matria orgnica e metais. Pr-alcalinizao Depois do cloro, a gua recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento. *Fator pH O ndice pH refere-se gua ser um cido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 neutro; um pH abaixo de 7 cido e um pH acima de 7 bsico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5. Coagulao Nesta fase, adicionado sulfato de alumnio, cloreto frrico ou outro coagulante, seguido de uma agitao violenta da gua. Assim, as partculas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fceis de agregar. Floculao Aps a coagulao, h uma mistura lenta da gua, que serve para provocar a formao de flocos com as partculas. Decantao Neste processo, a gua passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtrao Logo depois, a gua atravessa tanques formados por pedras, areia e carvo antracito. Eles so responsveis por reter a sujeira que restou da fase de decantao. Ps-alcalinizao Em seguida, feita a correo final do pH da gua, para evitar a corroso ou incrustao das tubulaes. Desinfeco feita uma ltima adio de cloro no lquido antes de sua sada da Estao de Tratamento. Ela garante que a gua fornecida chegue isenta de bactrias e vrus at a casa do consumidor. Fluoretao O flor tambm adicionado agua. A substncia ajuda a prevenir cries.

Voc sabia? A desinfeco da gua com cloro uma das tcnicas mais antigas de tratamento. Desde que passou a ser utilizada, houve queda no ndice de mortalidade infantil e reduo das doenas provocadas pela gua contaminada.

Do site www.cetesb.sp.gov.br

Reuso de gua
A reutilizao ou o reuso de gua ou o uso de guas residurias no um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo h muitos anos. Existem relatos de sua prtica na Grcia Antiga, com a disposio de esgotos e sua utilizao na irrigao. No entanto, a demanda crescente por gua tem feito do reuso planejado da gua um tema atual e de grande importncia. Neste sentido, deve-se considerar o reuso de gua como parte de uma atividade mais abrangente que o uso racional ou eficiente da gua, o qual compreende tambm o controle de perdas e desperdcios, e a minimizao da produo de efluentes e do consumo de gua. Dentro dessa tica, os esgotos tratados tm um papel fundamental no planejamento e na gesto sustentvel dos recursos hdricos como um substituto para o uso de guas destinadas a fins agrcolas e de irrigao, entre outros. Ao liberar as fontes de gua de boa qualidade para abastecimento pblico e outros usos prioritrios, o uso de esgotos contribui para a conservao dos recursos e acrescenta uma dimenso econmica ao planejamento dos recursos hdricos. O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de gua devido substituio da gua potvel por uma gua de qualidade inferior. Essa prtica, atualmente muito discutida, posta em evidncia e j utilizada em alguns pases baseada no conceito de substituio de mananciais. Tal substituio possvel em funo da qualidade requerida para um uso especfico. Dessa forma, grandes volumes de gua potvel podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza gua de qualidade inferior (geralmente efluentes ps-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padres de potabilidade. Tipos de Reuso ---A reutilizao de gua pode ser direta ou indireta, decorrentes de aes planejadas ou no: Reuso indireto no planejado da gua: ocorre quando a gua, utilizada em alguma atividade humana, descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluda, de maneira no intencional e no controlada. Caminhando at o ponto de captao para o novo usurio, a mesma est sujeita s aes naturais do ciclo hidrolgico (diluio, autodepurao). Reuso indireto planejado da gua: ocorre quando os efluentes, depois de tratados, so descarregados de forma planejada nos corpos de guas superficiais ou subterrneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benfico. O reuso indireto planejado da gua pressupe que exista tambm um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estar sujeito apenas a misturas com outros efluentes que tambm atendam ao requisito de qualidade do reuso objetivado.

Reuso direto planejado das guas: ocorre quando os efluentes, aps tratados, so encaminhados diretamente de seu ponto de descarga at o local do reuso, no sendo descarregados no meio ambiente. o caso com maior ocorrncia, destinando-se a uso em indstria ou irrigao. Aplicaes da gua Reciclada ---Irrigao paisagstica: parques, cemitrios, campos de golfe, faixas de domnio de autoestradas, campus universitrios, cintures verdes, gramados residenciais. Irrigao de campos para cultivos: plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de gros, plantas alimentcias, viveiros de plantas ornamentais, proteo contra geadas. Usos industriais: refrigerao, alimentao de caldeiras, gua de processamento. Recarga de aqferos: recarga de aqferos potveis, controle de intruso marinha, controle de recalques de subsolo. Usos urbanos no-potveis: irrigao paisagstica, combate ao fogo, descarga de vasos sanitrios, sistemas de ar condicionado, lavagem de veculos, lavagem de ruas e pontos de nibus, etc. Finalidades ambientais: aumento de vazo em cursos de gua, aplicao em pntanos, terras alagadas, indstrias de pesca. Usos diversos: aqicultura, construes, controle de poeira, dessedentao de animais. Aproveitamento de guas de Chuva ---As guas de chuva so encaradas pela legislao brasileira hoje como esgoto, pois ela usualmente vai dos telhados, e dos pisos para as bocas de lobo aonde, como "solvente universal", vai carreando todo tipo de impurezas, dissolvidas, suspensas, ou Simplesmente arrastadas mecanicamente, para um crrego que vai acabar dando num rio que por sua vez vai acabar suprindo uma captao para Tratamento de gua Potvel. Claro que essa gua sofreu um processo natural de diluio e autodepurao, ao longo de seu percurso hdrico, nem sempre suficiente para realmente depur-la. Uma pesquisa da Universidade da Malsia deixou claro que aps o incio da chuva, somente as primeiras guas carreiam cidos, microorganismos, e outros poluentes atmosfricos, sendo que normalmente pouco tempo aps a mesma j adquire caractersticas de gua destilada, que pode ser coletada em reservatrios fechados. Para uso humano, inclusive para como gua potvel, deve sofrer evidentemente filtrao e clorao, o que pode ser feito com equipamento barato e simplssimo, tipo Clorador Embrapa ou Clorador tipo Venturi automtico. Em resumo, a gua de chuva sofre uma destilao natural muito eficiente e gratuita. Esta utilizao especialmente indicada para o ambiente rural, chcaras, condomnios e indstrias. O custo baixssimo da gua nas cidades, pelo menos para residncias, inviabiliza qualquer aproveitamento econmico da gua de chuva para beber. J para Indstrias, onde a gua bem mais cara, usualmente vivel sim esse uso.

O Semi rido Nordestino tem projetos onde a competncia e persistncia combatem o usual imobilismo do ser humano, com a construo de cisternas para gua de beber para seus habitantes.

Site http://ambiente.hsw.uol.com.br/tratamento-deesgoto.htm

Introduo
O artigo Como funcionam os vasos sanitrios faz muitos leitores se perguntarem o que acontece depois que apertam a descarga? tratamento de esgoto

No Brasil, apenas 49% do esgoto produzido coletado por meio de rede, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Destes, somente 10% do esgoto so tratados. As regies metropolitanas e grandes cidades possuem extensos volumes de esgoto que despejado sem tratamento nos rios e mares, desta forma, o resultado a poluio das guas. A soluo a implantao de uma estao de tratamento de esgoto que remova os principais poluentes presentes nas guas residurias para que no afetem a qualidade da gua. Um dos grandes projetos de incentivo de implantao de tratamento de esgotos tem como finalidade a reduo dos nveis de poluio dos recursos hdricos no pas e foi criado em maro de 2001 pela ANA (Agncia Nacional Foto cedida Falke Bruinsma de guas). Esse programa chama-se PRODES Estao de tratamento de gua (Programa Despoluio de Bacias Hidrogrficas) e tem em Libertyville, IL como objetivo a reduo de poluio por esgotos domsticos lanados sem tratamento nas bacias hidrogrficas brasileiras, visando melhoria da qualidade das guas. Nesse artigo, veremos um dos funcionamentos internos dos sistemas de esgoto, de modo que voc possa entender como eles suportam bilhes de litros de gua de esgoto que o mundo produz todo dia.

Fonte http://www.aecweb.com.br/aec-news/materia/969/as-vantagens-das-estacoes-detratamento-de-esgoto.html

As vantagens das Estaes de Tratamento de Esgoto

Com o aumento no custo da gua potvel e as exigncias ambientais, a gua gerada pelo tratamento pode ser reutilizada em funes como irrigao de jardins e descarga de vaso sanitrio Antes restritas a edificaes localizadas em reas remotas, as ETEs Estaes de Tratamento de Esgoto ganham espao, sendo instaladas at mesmo em prdios residenciais e comerciais nos grandes urbanos. A razo simples: com o aumento no custo da gua potvel e as exigncias ambientais, a gua gerada pelo tratamento reutilizada em funes como irrigao de jardins e descarga de vaso sanitrio. A economia resultante de uma ETE bem projetada e instalada paga o investimento inicial em, no mximo, dois anos. A engenheira e mestre Sibylle Muller, diretora da AcquaBrasilis, empresa especializada em sistemas para tratamento de esgoto e de guas pluviais, explica que toda e qualquer edificao no ligada a redes pblicas de coleta de esgotos deveria ter seu prprio sistema de tratamento para no causar poluio no seu entorno e subsolo. Segundo ela, o esgoto pode ser tratado de maneira mais severa para reutilizao da gua de esgoto tratada na prpria edificao. A substituio da gua potvel por gua no-potvel em fins conhecidos como menos nobres significa reduo de consumo de gua da concessionria, com conseqente diminuio de consumo e despesas, diz. Os benefcios diretos so o ambiental, o sanitrio e o de sade pblica. O tratamento do esgoto elimina a poluio de rios e demais cursos d'gua, permitindo que essas guas permaneam balneveis e fontes de recursos hdricos para consumo humano. Dessa forma, ficam garantidas as boas condies de sade pblica, eliminando a contaminao de pessoas e animais por meio da gua, o maior veculo de transmisso de doenas, alerta Sibylle Muller. O tratamento do esgoto evita infiltraes de guas poludas que acabam contaminando o solo, por meio do qual percolam, atingindo reservas naturais subterrneas de guas, que podem ter sua pureza comprometida. Sistemas de tratamento Numa ETE, o objetivo maior separar a gua dos resduos nela existentes. Neste sentido, existem graus de tratamento que vo desde uma simples separao dos slidos mais grosseiros, realizados por peneiras, at uma etapa final de polimento, na qual se procura eliminar resduos extremamente pequenos. Em princpio, o grau de tratamento vai depender da qualidade final almejada para o efluente, destaca a engenheira. Os processos de tratamento de esgoto atualmente aplicados podem ser divididos, basicamente, em fsico-qumicos e biolgicos. Nos sistemas fsico-qumicos, so usados produtos qumicos que tem a funo de agregar as partculas maiores de modo que elas se separem da gua por sedimentao, resultando em lodo. Em processos biolgicos, so usadas, geralmente, as bactrias presentes no prprio esgoto, que tm a funo de degradar a carga orgnica existente, alm de reduzir os teores de nitrognio e fsforo, ensina. Entre as tecnologias mais aplicadas atualmente destacam-se aquelas que utilizam os processos biolgicos. As bactrias podem ser aerbias e trabalharem em presena de oxignio. J as anaerbias, trabalham na ausncia de oxignio, enquanto as facultativas tanto trabalham na presena de oxignio, como na sua ausncia. As tecnologias existentes caracterizam-se por serem essencialmente aerbias ou anaerbias e, muitas vezes, so uma combinao dos dois processos,

procurando tirar proveito das vantagens de ambos. O aerbio tende a alcanar eficincias mais altas em processos mais simples de tratamento. Processos anaerbios, geralmente, deixam odor e necessitam de um monitoramento mais eficaz e contnuo para alcanar uma boa eficincia, gerando, no entanto, menos lodo do que o processo aerbio, comenta a engenheira. Hoje, h tecnologia que permite implantar um sistema integrado de ETE com unidades de tratamento de gua de chuva e de gua subterrnea. O estudo envolve o balano hdrico, prevendo consumo e eventuais ofertas de cada tipo de recurso hdrico, com o objetivo de minimizar custos com os sistemas mais caros em geral, os de reuso. Procuramos aproveitar o mximo de recursos gratuitos, como chuva e gua subterrnea, minimizando o tamanho das estaes de reuso. Isto obtido a partir de controles e de automao. A principal vantagem para o empreendimento a reduo geral de despesas correntes, explica a diretora da AcquaBrasilis. Reuso: onde e como A gua gerada por uma ETE dimensionada para atender o padro de lanamento em corpo receptor, atendendo as leis existentes, geralmente, no tem qualidade suficiente para ser reutilizada. Em caso de reuso, a gua de esgoto deve passar por um tratamento mais apurado, passando por um polimento final do efluente, como filtrao e desinfeco adequadas. As guas com qualidade ideal para o reuso podem ser aproveitadas em fins nopotveis, como rega de jardins, irrigao, limpeza de veculos e pisos em geral, descarga de vasos sanitrios, gua de reposio em sistemas de ar condicionado e de espelhos d'gua, usos industriais, afirma. Nos centros urbanos onde existe rede de coleta, comum que a legislao imponha o descarte na rede. Sugerimos o aproveitamento da frao cinza (lavatrios e chuveiros) do esgoto nos fins no-potveis. Neste caso, a tubulao de alimentao de gua deve ser duplicada em potvel e de reuso. A rede de coleta de guas tambm deve ser separada em guas provenientes de lavatrios e chuveiros (gua cinza) e as demais guas, recomenda Sibylle Muller. Segundo ela, a relao custo x benefcio resulta do porte do sistema e do custo do m3 de gua da concessionria. Atualmente, o perodo de retorno do investimento est entre 1 e 2 anos. Com a tendncia crescente do preo do m3 da gua tratada, esse perodo de retorno deve ficar cada vez menor, diz. Especificao Para escolher o melhor projeto de uma ETE, o especificador deve levar em conta, alm do investimento inicial, os custos e as necessidades de operao do sistema. Neste sentido, deve considerar despesas com energia eltrica e produtos qumicos, operaes de controle e o tipo de profissional necessrio para executar essas tarefas. Deve se preocupar, ainda, com o tipo de lodo gerado. Lodos com produtos qumicos necessitam de descarte especfico, em aterros especiais. Lodos gerados em processos essencialmente biolgicos podem ser descartados em aterros comuns, orienta. No mercado brasileiro, empresas especializadas projetam e instalam as ETEs. A AcquaBrasilis projeta, instala, d o start up, treina quem ir operar o sistema e, a critrio do cliente, fornece assistncia tcnica, afirma. Os sistemas podem ser fornecidos j em tanques de fibra de vidro ou plstico especial. Neste caso, as empresas geralmente solicitam ponto de energia e uma base com resistncia adequada para o apoio dos tanques. Caso o cliente opte por trabalhar com tanques em alvenaria armada ou concreto, essa obra feita pelo empreendedor. A

AcquaBrasilis apresenta desenho hidro-mecnico detalhado de todo o sistema de tratamento e das medidas dos apoios para que o cliente possa construir os elementos necessrios.

Principais tratamentos de resduos slidos

FONTE http://homologa.ambiente.sp.gov.br/lixominimo/sistema.asp O SISTEMA DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS A implementao do gerenciamento de resduos slidos ocorre em diferentes etapas, quais sejam: coleta, triagem e reciclagem, tratamento e disposio final dos rejeitos. Coleta Seletiva e Reciclagem de Resduos A coleta de lixo urbano deve dedicar especial ateno separao adequada dos diferentes tipos de resduos. O projeto da etapa de coleta deve ser cuidadosamente ajustado com a concepo global do tratamento, uma vez que a mistura ou a diluio de resduos em sua origem pode causar um impacto negativo na eficincia da reutilizao posterior. Uma melhor qualidade dos materiais reciclveis pode ser obtida a partir da coleta seletiva dos resduos slidos. Entretanto, isso requer uma infra-estrutura adequada na origem da gerao do resduo. Resduos volumosos e especiais, tais como vidro, papel e resduos orgnicos, devem ser coletados separadamente, de modo que possam ser reciclados. Para a reciclagem de resduos residenciais necessrio criar um sistema de coleta ou retorno de embalagens e/ou a implantao de sistemas de depsito em contineres. A coleta de reciclveis feita por estabelecimentos comerciais, normalmente, isolada dos programas pblicos de coleta residencial de reciclveis. O processamento de materiais reciclveis realizado em instalaes de recuperao de materiais, em instalaes de processamento de resduos mistos e em instalaes de compostagem de resduos. Alguns materiais so pr-selecionados pelos usurios e demandam menos ateno. Outros so selecionados por categorias como, por exemplo, papel e recipientes, com seleo adicional em uma instalao para tal fim. A maioria das instalaes para recuperao de materiais considerada de baixa tecnologia, significando que os materiais so separados de forma manual. Os sistemas de alta tecnologia selecionam reciclveis por meio de sistemas magnticos, sensores pticos e classificadores a ar. Tratamento dos Resduos Slidos Os sistemas de processamento de materiais e as instalaes de compostagem geram alguns rejeitos. Esses resduos incluem materiais no aceitos pelos usurios finais, como vidros quebrados e jornais midos, contaminantes ou produtos sujos que, geralmente, so aterrados. Quando o resduo slido urbano incinerado, um resduo (cinzas) produzido. Durante muitos anos essa cinza foi disposta junto com o resduo slido urbano mas,

atualmente, h uma srie de iniciativas para a sua reutilizao. Em geral, a cinza resultante da incinerao representa cerca de 25% do peso inicial do resduo ou at 10% do volume original. Essa porcentagem varia de instalao para instalao em funo dos tipos de resduos incinerados, da eficincia e da configurao da planta. Como visto, os resduos contm componentes que podem ser reciclados ou utilizados para a recuperao de energia. Assim, o gerenciamento sustentvel de resduos no deve aterse, exclusivamente, s medidas extensivas de reciclagem de, por exemplo, metal, papel, vidro ou matria orgnica mas, tambm, eficiente utilizao da energia contida nesses produtos. Essa energia pode ser aproveitada para a gerao de eletricidade ou calor ou, uma combinao de ambos. O aterramento direto do resduo remanescente permite a recuperao de energia pela coleta controlada do gs de aterro (metano). Entretanto, essa alternativa no pode ser considerada um mtodo sistemtico de utilizao de energia, por ser um processo de difcil controle e eficiencia parcial A deciso sobre qual resduo deve ser reciclado ou incinerado depende de vrios fatores. A avaliao do ciclo de vida do mtodo de tratamento desempenha um importante papel, assim como o mercado potencial para os materiais extrados ou a energia gerada na forma de eletricidade, aquecimento ou refrigerao de residncias e condicionamento (vapor ou resfriamento) industrial. Com relao a isso, as metas ambientais competem com as condies econmicas ou infra-estruturais. Todos os fatores relevantes devem ser avaliados e calculados caso a caso. Atualmente, o gerenciamento de resduos, de forma geral, tem se desenvolvido buscando a combinao dos processos de reciclagem de materiais com o tratamento trmico. Dependendo dos mercados locais e internacionais de matrias-primas, os resduos de papel, fraes de metais, tecidos e certos plsticos so coletados separadamente e, aps recuperao adequada, so retornados ao ciclo produtivo. O abandono do tratamento trmico de resduos no necessariamente evita as emisses de gases de efeito estufa, pois a decomposio de matria orgnica nos aterros tambm gera gases que contribuem de forma significativa para a alterao do clima do planeta. Nesse sentido, a recuperao de energia nos aterros sanitrios pode constituir uma sada econmica (especialmente se considerarmos a comercializao dos crditos de carbono) e climaticamente amigvel. Dessa forma, matrias-primas primrias podem ser conservadas e, com relao ao eco-balano, a energia pode ser produzida de forma neutra em relao ao aquecimento global. No futuro, portanto, o gerenciamento de resduos slidos no ser apenas um importante fator para a melhoria da qualidade de vida, em termos de disposio adequada e regular do lixo, mas tambm contribuir para a preservao dos recursos naturais e para a gerao de energia climaticamente neutra. Convm lembrar que os resduos urbanos municipais contm mais de 60% de matrias-primas renovveis que podem ser incineradas com manuteno de balano neutro de CO2. A maioria dos incineradores de resduos slidos urbanos incorpora a recuperao de energia, geralmente na forma de vapor ou eletricidade, cuja venda ajuda a amortizar o custo de operao da planta. A energia resultante contribui, ainda, para reduzir a demanda

sobre outras fontes. No passado, era comum a queima do resduo urbano em incineradores como uma prtica de reduo de volume, sendo que a recuperao de energia prevaleceu a partir da dcada de 80. Pneus tm sido usados como combustvel em fornos de cimento, fbricas de papel e celulose, caldeiras industriais e em plantas de energia. Alm disso, h a prtica da combusto de resduos de madeira, papel e plsticos, em caldeiras que j queimam algum outro tipo de combustvel slido. Os incineradores so de particular relevncia para a queima de resduos slidos que no podem ser reciclados, podendo, simultaneamente reduo do volume do lixo, gerar energia aproveitando o poder calorfico do material descartado. Os incineradores constituem parte essencial do ciclo de materiais e possibilitam o seu retorno ao solo, de forma ambientalmente amigvel. Devido crescente conscincia ecolgica e localizao das unidades de incinerao prxima a reas urbanas, alguns fatores so cruciais para a aceitao pblica, como: a segurana de operao; baixas emisses, em decorrncia da eficincia das tecnologias de controle de poluio; divulgao das informaes e poltica de comunicao; e projeto arquitetnico visualmente atraente A incinerao de resduos slidos uma parte essencial da concepo integrada de disposio porque: - reduz a quantidade e o volume de resduos slidos (reduo de aproximadamente 70% em volume e de aproximadamente 80% em massa); - promove a oxidao completa dos componentes orgnicos e converte-os em substncias simples como, por exemplo, dixido de carbono e gua, principalmente; - reduz as quantidades de resduos perigosos, promovendo a concentrao de poluentes e metais pesados permitindo a sua disposio em separado; - produz pouca escria, no demandando espao em aterros; e - possibilita a mxima utilizao da energia liberada para a gerao de energia eltrica ou vapor, entre outros propsitos. Outras alternativas para o tratamento dos resduos gerados compreendem a fermentao e o tratamento mecnico-biolgico. No primeiro caso, o resduo submetido a um processo de fermentao que converte parte da matria orgnica em gs metano por processos biolgicos. O material no convertido separado em componentes minerais, metlicos e passveis de compostagem podendo, ento, ser reutilizados de acordo com a demanda dos mercados locais de matria-prima. O gs metano convertido em eletricidade em usinas apropriadas, com o uso de turbinas especiais com alta eficincia energtica. A fermentao conveniente, em especial, para misturas de resduos com alto teor orgnico e, conseqentemente, com uma parcela biologicamente tratvel. De qualquer modo, essa opo de tratamento ainda demanda aterramento dos componentes no fermentveis. Uma unidade de tratamento mecnico-biolgico processa o resduo fazendo a seleo mecnica e promovendo o tratamento biolgico, no se constituindo em uma tecnologia independente ou uma soluo nica para a destinao adequada do lixo. Essa alternativa

oferece a possibilidade de reduzir o volume do resduo a ser aterrado pela combinao de vrias tcnicas, em especial a incinerao. Essa opo de tratamento, efetuado em dois estgios, converte misturas de resduos em uma frao passvel de aterramento, com teor orgnico consideravelmente inferior ao do material original. Ao mesmo tempo em que a gua extrada, so separados minerais e fraes de outros materiais recuperveis. Por esse mtodo, produzido um material leve, com caractersticas especficas que, aps processamento posterior, qualifica-se para a produo de combustvel devido ao seu alto poder calorfico. Esse combustvel pode ser usado em alguns fornos, como em usinas de gerao de energia e fbricas de cimento, que utilizam combustvel slido. A frao de resduos com alto poder calorfico utilizada para a produo de combustveis derivados de resduos (CDR), que so utilizados em co-incinerao industrial. Caso essa alternativa no seja possvel, essa frao deve ser tratada num incinerador. Dentre os vrios mtodos aerbios e anaerbios para tratamento da frao orgnica se inclui a produo de biogs e a compostagem. Dado que esses processos geram gases de efeito estufa, preciso proceder ao seu enclausuramento, tecnicamente complexo e caro, bem como tratar o gs resultante. Dependendo do mtodo selecionado, os resduos do sistema de tratamento mecnico-biolgico podem ser aterrados ou tratados num incinerador Instrumentos Econmicos para a Gesto Integrada de Resduos Slidos Os instrumentos econmicos disponveis na gesto de resduos permitem que a escassez de recursos ambientais e os custos externos relacionados gerao e venda de subprodutos dos processos de tratamento reflitam no sistema de preo de mercado. Quando os operadores econmicos passarem a tomar decises com base nas consideraes do mercado, ser possvel influenciar o comportamento dos produtores e consumidores, direcionando-os a adotar atitudes ambientais mais coerentes. Os instrumentos econmicos podem tomar diferentes formas como medidas fiscais, incentivos financeiros ou esquemas de depsito e reembolso e podem ser utilizados para: - incentivar prticas mais adequadas de eliminao de resduos; - preencher a lacuna existente entre o custo de recuperao e de eliminao; e - evitar as conseqncias negativas das prticas de tratamento e de eliminao ambientalmente inadequadas, em contradio ao princpio do poluidor-pagador.

FONTE http://www.recicloteca.org.br/Default.asp? ID=7&Editoria=2&SubEditoria=3&Ver=1

E AGORA? COMO RESOLVER?

SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESDUOS At agora os 3 erres so apresentados como a estratgia mais completa para minimizar os problemas que o lixo causa, mas preciso explorar tambm o tratamento que deve ser dado aos materiais que no podem ser reaproveitados nem reciclados, ou seja, o que realmente lixo. LIXO Existem muitas maneiras de se tratar o nosso lixo, mas infelizmente a mais usada justamente a pior: lixes. Se voc no conhece um lixo, sorte sua, porque um lugar bastante desagradvel. Os depsitos de lixo a cu aberto, popularmente conhecidos como vazadouros, lixeiras ou lixes, so reas geralmente localizadas nas periferias pobres das cidades. Os caminhes de lixo depositam o seu contedo nestes locais sem o menor cuidado, muitas vezes a beira de rios, lagoas ou do mar. Ali o lixo pode feder, atrair insetos e ratos sem incomodar a maior parte da populao. Quando as cidades crescem as casas comeam a ser construdas mais prximas destas reas e o prejuzo sade se torna mais evidente. ATERRO CONTROLADO O meio ambiente j sofre desde o incio, como vimos acima, mas para tentar amenizar os depsitos a cu aberto foi criada a categoria de aterro controlado. Neste sistema, h uma conteno do lixo que, depois de lanado no depsito, coberto por uma camada de terra. Esta forma de disposio minimiza o mau cheiro e o impacto visual, porm, no dispe de impermeabilizao de base (contaminando o solo e o lenol dgua) nem de sistema de tratamento do chorume ou do biogs. Na verdade, a nomenclatura mais adequada seria lixo controlado. INCINERAO A incinerao s uma opo quando o processo tem garantias de que no ir poluir o ar, confirmando-se bastante cara e, portanto s economicamente vivel para alguns tipos de resduos dos servios de sade. Alm disso h o tratamento trmico feito por uma mquina que tritura e submete o lixo infectante a altas temperaturas tornando o lixo inerte, ou seja, que no mais infectante e que pode ser armazenado no aterro sanitrio com os demais resduos slidos. ATERRO SANITRIO O aterro sanitrio a nica opo aceitvel para o que realmente lixo, ou seja, resduos que no podem ser reaproveitados, nem reciclados. Pela atual cultura de nossa sociedade estes aterros sanitrios recebem inadequadamente resduos reaproveitveis e reciclveis. Esta realidade determina que os aterros tenham a sua vida til reduzida, tornando necessria a construo de um novo aterro em menos tempo. Neste caso o problema a enorme demanda de recursos para um empreendimento de engenharia que oneroso e ocupa grandes espaos.

O diferencial do aterro sanitrio a responsabilidade com que se trata o lixo a ser armazenado num local. Desde a escolha da rea, at a preparao do terreno, operao, determinao de vida til e recuperao da rea aps o seu encerramento, tudo pensado, preparado e operado de maneira racional para evitar danos sade pblica e ao meio ambiente. O terreno de um aterro sanitrio impermeabilizado para evitar que o chorume contamine o solo e o lenol fretico, alm de ter um sistema de captao deste lquido para posterior tratamento. O lixo compactado e recoberto periodicamente com uma camada de terra para evitar o mau cheiro e para no atrair vetores de doenas. No h catadores em atividade no terreno e a quantidade de resduos que entra controlada. H um sistema de captao e armazenamento ou queima do gs metano resultante da decomposio da matria orgnica. Ao final da vida til a empresa que opera responsvel por efetuar um plano de recuperao do terreno. Jacobi, Pedro, Org. Gesto compartilhada dos resduos slidos no Brasil:inovao com incluso social. / Organizao de Pedro Jacobi. So Paulo editora annablume, 2006 1 edio SINTETIZAR MELHOR ESTE TRECHO O tema dos resduos slidos provavelmente aquele que melhor exemplifica as possibilidades de formulao de polticas pblicas que promovem mudanas nos hbitos e atitudes dos cidados com o objetivo de minimizar ou prevenir a degradao ambiental. Entretanto, a timidez das polticas pblicas, assim como a sua descontinuidade , tem criado um verdadeiro crculo vicioso. preciso romper o ciclo vicio existente e engajar a populao em aes pautadas pela co-responsabilizao e compromisso com a defesa do meio ambiente. Em nenhum outro caso existem condies to favorveis para estabelecer os vnculos entre a atividade humana e o sistema ecolgico como quanto forma como uma sociedade administra os dejetos que produz. Esse argumento transcende o aspecto especfico da gesto dos resduos slidos e abre um vasto campo de aprofundamento em torno dos meios e fins para atingir algum grau de sustentabilidade socioambiental.

S-ar putea să vă placă și