Sunteți pe pagina 1din 12

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA OPERAES UNITRIAS DA INDSTRIA QUMICA I HORRIO: 37/ 58-59 PROFESSORA:

Dra. Laura B. Gonella

Anlise Granulomtrica de Polietileno Modo de Alta Densidade (PEAD)

Daiana Baldo Daiane Torani rico Baroni Felipe Canabarro Juliana Zardo

Caxias do Sul, 12 de maio de 2011.

1.0 Objetivos
1.1. Objetivos gerais:

Caracterizar

atravs

de

peneiramento

mecnico

distribuio

granulomtrica de uma amostra de polietileno aglutinado.

1.2 Objetivos especficos:

Atravs da utilizao dos dados obtidos empiricamente, efetuar a Anlise

Granulomtrica Diferencial (AGD), Anlise Granulomtrica de Acumulados AGAR AGAF; Calcular o nmero total de partculas presentes na amostra.

2.0. Introduo
A anlise granulomtrica de amostras consiste na utilizao de peneiras para se efetuar a classificao e a separao de um material em suas diversas fraes de partculas com tamanhos diferentes e a subsequente anlise estatstica dos dados obtidos. Neste peneiramento, existe uma separao, segundo o tamanho geomtrico das partculas, o que leva a obteno de fraes mais homogneas, facilitando sua utilizao em processos subsequentes e conferindo uniformidade ao peneirado. Usualmente, este peneiramento segue um padro de classificao, como as peneiras padro da Srie Tyler e as peneiras padro da Srie ASTM. No presente trabalho, as peneiras Tyler foram utilizadas. Este tipo de classificao tem como unidade de medida o que se conhece por mesh. O mesh nada mais do que a razo entre os furos de uma malha da peneira e sua rea superficial, produzindo assim uma relao percentual, onde o mesh define o tamanho do gro obtido, e assim, a mdia aritmtica das aberturas destas malhas servir para caracterizar o tamanho da partcula. Desta forma, o peneiramento utiliza malhas que so progressivamente menores, retendo em cada peneira partculas com pequena variao de tamanho, obtendo assim fraes mais distintas e menos heterogneas. A anlise granulomtrica de suma importncia em diversos ramos de cincia e tambm amplamente utilizada na indstria. A classificao por geometria no somente auxilia no acondicionamento, transporte e estocagem de materiais, mas como tambm confere uniformidade s matrias-primas, facilitando assim sua utilizao industrial posterior em dissolues de compostos salinos, fuses de polmeros, sinterizao de metais e cermicas, etc., ou sua utilizao cientfica na anlise de solos e bacias hidrogrficas, no estudo de nutrio animal, nos estudos de imunologia humana de frmacos e na otimizao de inmeros processos. Dentre muitas de suas aplicaes, a anlise granulomtrica de polmeros permite que seja obtida uma matriz fundida mais uniforme, o que tem por consequncia o menor gasto com matrias-primas, a otimizao do processo, a diminuio de falhas nos produtos industrializados e um melhor controle das condies do sistema durante os processos de beneficiamento como o sopro, a injeo e a extruso de polmeros. O polietileno (PE) um polmero semicristalino e flexvel que possui diferenciados tamanhos e classificaes de sua cadeia carbnica. Por sua matriz
3

parafnica, seu alto peso molecular e sua estrutura parcialmente cristalina, apresentam grande estabilidade qumica, alm de serem atxicos em condies normais, podendo assim ser utilizados em indstrias do ramo farmacutico e alimentcio, representando desta forma um dos polmeros mais importantes no contexto econmico-industrial devido a sua arraigada utilizao e aplicao, constituindo aproximadamente 60% da demanda mundial de plsticos. So encontrados no mercado sob cinco diferentes formas:

PE de baixa densidade (PEBD ou LDPE); PE de alta densidade (PEAD ou HDPE); PE linear de baixa densidade (PELBD ou LLDPE); PE de ultra alto peso molecular (PEUAPM ou UHMWPE); e, PE de ultra baixa densidade (PEUBD ou ULDPE).

Cada uma das formas de apresentao deste polmero obtida atravs de processos produtivos diferentes o que lhes conferem, tambm, caractersticas distintas, que so amplamente regidas pela frao cristalina que o constitui. A polimerizao sob baixa presso e com o uso de catalisadores apropriados origina o PEAD, variedade do polmero que apresenta maior linearidade e uma maior cristalinidade da matriz polimrica relativamente ao de baixa densidade. J que neste processo o empacotamento das cadeias carbnicas mais eficiente, as foras de interao intermoleculares sero mais intensas, o que acarreta tanto num incremento na densidade do material como tambm em uma maior cristalinidade do polmero, o que acaba por alterar suas caractersticas mecnicas. O PEAD utilizado em diversos segmentos da indstria de plsticos, podendo ser processado pela moldagem a sopro, extruso e moldagem por injeo, cada uma delas gerando produtos com diferentes aplicaes em uma extensa gama de possibilidades e mercados: Injeo produo de baldes, bacias, bandejas, banheiras infantis, brinquedos, brinquedos, conta-gotas, jarros, potes, assentos e caixas sanitrias, tampas, boias, etc.;

Sopro confeco de bombonas, tanques e tambores de 60 a 250 litros de capacidade (onde a resistncia a queda, aos produtos qumicos e ao empilhamento so fatores decisivos), frascos de 1 a 60 litros onde a resistncia ao fissuramento sob tenso e a resistncia por fendilhamento ambiental so mandatrias) e brinquedos atxicos; Extruso aplicado no isolamento de fios telefnicos, sacos para congelados, revestimento de tubulaes metlicas, polidutos, tubos de rede de saneamento e de distribuio de gs, dutos de mineraes e drenagem, barbantes de costura, redes para embalagens de frutas, fitas decorativas, sacos de lixo e sacolas de supermercados.

3.0. Metodologia

Primeiramente, as peneiras da srie Tyler de mesh 6, 10, 35, 48 e fundo foram limpas com pincel macio e pesadas em balana analtica, onde as massas das peneiras vazias foram registradas. Na sequncia, uma amostra contendo 300 gramas de polietileno de alta densidade modo de massa especfica 0,952 g/mm, foi acondicionada na peneira superior, que apresenta uma abertura de malha maior que as seguintes e o sistema de peneiramento mecnico foi acionado e permaneceu durante 15 minutos com frequncia de vibrao mxima. No trmino do tempo pr-definido para o experimento, as peneiras foram pesadas e assim foi possvel calcular a massa de polmero retida em cada peneira. A Figura 1 mostra um equipamento de peneiramento similar ao utilizado neste estudo:

Figura 1 Sistema de peneiramento mecnico srie padro Tyler. Fonte: http://diqky.blogspot.com/2009/11/sieve-shaker-in-mining-laboratory.html

Para fins de clculo, consideraram-se as partculas como esferas perfeitas, ou seja, esfericidade = 1, logo, parmetro b = /6.

4.0. Resultados e Discusses

A massa de cada uma das peneiras e do fundo utilizadas foi pesada antes da adio do polietileno modo e aps o peneiramento. A Tabela 1 apresenta os valores obtidos.
Tabela 1 - Valores de massa das peneiras antes e aps a adio do PE e realizao do peneiramento.

Mesh 6 06/10 10/35 35/48 48/Fundo

Massa das Peneiras vazias (g) Massa das Peneiras com PE (g) 460,90 482,08 416,22 452,74 350,55 692,40 535,70 430,80 453,00 350,60

A Tabela 2 mostra os valores de acumulado retido (), ou seja, a frao percentual de material ficou retida em cada peneira aps o peneiramento e alguns clculos preliminares necessrios para a obteno do dimetro mdio superficial das partculas, alm de realizar uma estimativa da quantidade de partculas presentes em 300 g de material utilizado.
Tabela 2 Valores calculados necessrios para caracterizao dimensional do material analisado.

Mesh

Acumulado retido (g)

Di (mm)

Di (mm) 36,8263 15,4197 1,1055 0,0451 0,0032

/Di (mm-) 0,0210 0,0116 0,0440 0,0192 0,0519 =0,1477

/Di (mm-1) 0,2319 0,0718 0,0470 0,0024 0,0011 =0,3543

6 06/10 10/35 35/48 48/Fundo

231,5 53,62 14,57 0,26 0,05 =300,00

0,7717 0,1787 0,0486 0,0009 0,0002 =1,0000

3,3270 2,4890 1,0340 0,3560 0,1475

Com os dados obtidos, pode-se constatar que a maior quantidade de partculas ficou retida na peneira Tyler de mesh 6, ou seja, a distribuio geomtrica das partculas apresenta dimetro mdio superior a 3,327 mm. Este resultado pode ser observado ao
8

analisar-se o Grfico 1, que apresenta a relao da frao de massa retida com o dimetro mdio de cada peneira e evidencia o dimetro da peneira Tyler de mesh 6.

Di x Frao Retida
0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 0 0,5 1 1,5 Di (mm) 2 2,5 3 3,5

Grfico 1: Relao entre o dimetro mdio das partculas de polietileno modo com a frao retida em cada peneira e com a peneira Tyler.

Atravs da anlise do grfico acima, constata-se que 77,17 % das partculas de polietileno modo no passaram pela peneira Tyler de mesh 6, apresentando dimetro mdio superior ao da respectiva peneira. Atravs da anlise granulomtrica no foi possvel classificar o material quanto ao tamanho de partculas, uma vez que no foi definido qual o dimetro mdio das partculas que ocorre em maior quantidade. Para tal classificao seria necessrio realizar uma nova anlise com peneiras de abertura de malha maior, ou seja, inferiores ao mesh 6, para poder determinar uma faixa de maior incidncia de partculas e assim, poder defini-lo entre os cinco tipos de slidos particulados existentes. 4.1 Clculo do Dimetro Mdio Superficial (Ds)

Frao Retida

Ds = 1,549 mm

O clculo do Dimetro Mdio Superficial das partculas importante, pois se pode relacionar esta varivel com a rea superficial total de cada partcula, propriedade importante em algumas anlises, como em slidos adsorventes, catalisadores, etc.

4.1 Clculo do Nmero de Partculas (N)

N = 8,889 x 104 partculas

E, o clculo do nmero total de partculas, permite a estimativa da rea total formada pelo particulado, rea esta que de indispensvel conhecimento em, por exemplo, reaes catalticas heterogneas e em processos fermentativos industriais para determinao dos parmetros timos e scale-up de processos.

10

5.0. Concluses

Atravs da anlise granulomtrica realizada para a amostra de polietileno modo constatou-se que a maior quantidade de partculas apresenta dimetro mdio maior que 3,327 mm, valor esse, que representa a abertura de malha da peneira Tyler de mesh 6. Pode-se concluir tambm que no foi possvel realizar a classificao das partculas quanto ao seu tamanho, sendo necessria a realizao do ensaio com peneiras de abertura de malha maior para uma anlise mais efetiva. E por fim, chegou-se a um nmero total mdio de 8,9 x 104 partculas em 300 gramas de polietileno modo.

11

6.0Referncias bibliogrficas

BRASKEM. Folha de dados: Propriedades dos produtos. Disponvel em: http://www.braskem.com.br/site/portal_braskem/pt/produtos_e_servicos/folha_dados/fo lha_dados.aspx?id=1&linha=Poliolefinas&familia=Polietileno 06/05/11. GOMIDE, Reynaldo. Anlise granulomtrica. In: Manual de Operaes Unitrias. 2. ed. So Paulo: R. Gomide, 1991. PERRY, Robert H.; GREEN, Don W. Perry's chemical engineers' handbook. 7.ed. New York, N.Y.: McGraw-Hill, 1997. [xvi, 1650] p. (McGraw-Hill Chemical Engineering Series) ISBN 0070498415. (PE). Acesso em:

12

S-ar putea să vă placă și