Sunteți pe pagina 1din 51

COLECTNEA DE TESTES, EXAMES E BIBLIOGRAFIA

2 ANO

Direito das Obrigaes I TESTES Teste de Frequncia 4 Dezembro de 2008 Adrito, guarda-redes de um conhecido clube de futebol, acossado pelos adeptos que, mesmo em casa, faziam questo em lhe mostrar o seu descontentamento pelas incontveis exibies desastrosas, decidiu ser altura de mudar para um ambiente mais calmo. Para o efeito, obteve de Gonalo e Joo o compromisso de venda de uma moradia situada na Quinta da Marinha de que aqueles eram comproprietrios. O contrato foi reduzido a escrito no dia 26 de Outubro de 2008 e assinado apenas pelo Gonalo e Joo, tendo o Adrito assumido a obrigao de pagar 1.500.000 aquando da celebrao da competente escritura, agendada para da a um ms. Ansioso por ocupar a nova casa, Adrito entregou logo 50.000 aos promitentes vendedores, deixando claro que pretendia apenas antecipar o preo. A moradia necessitava de algumas obras de reparao pelo que o Joo entregou logo a chave ao Adrito para que ele fizesse as obras necessrias para o efeito. Contudo, dois dias aps a data do contrato-promessa celebrado com Adrito, Gonalo foi abordado por Patrcia, antiga namorada, a qual, aps breve recordao dos bons momentos passados, props comprar a mesma moradia por 1. 750. 000 aproveitando o prmio do Euromilhes recentemente ganho. Informada por Gonalo da existncia do contrato com Adrito, Patrcia logo revelou a sua nova faceta excntrica, subindo a proposta para 2.000.000 e entregando imediatamente a Gonalo 500.000 . Gonalo no resistiu a esta proposta, tendo assinado, no verso de um papel de rascunho (nico papel de que dispunha), o compromisso de vender a moradia a Patrcia no prazo de 15 dias e explicado Patrcia que s faltaria convencer o Joo para que a venda se fizesse. Pronuncie-se sobre as pretenses dos intervenientes na hiptese sabendo que hoje, a moradia ainda no foi vendida e que: i) Gonalo, no tendo convencido o Joo a vender a moradia, se encontra com a Patrcia para lhe devolver os 500.000 e a informar de que, por culpa do Joo, se encontra impossibilitado de cumprir o contrato, e que Patrcia respondeu dizendo que ou Gonalo lhe pagava os 1.000.000 que lhe devia ou ela proporia uma aco de execuo especfica ii) O Adrito props uma aco de execuo especfica contra o Joo, pedindo simultaneamente a condenao deste no pagamento de 500.000 o que Joo contesta argumentando com a invalidade do contrato-promessa iii) Patrcia pretende pedir a nulidade do contrato-promessa celebrado por Adrito e este pondera pedir uma indemnizao Patrcia com o argumento que esta actuou abusivamente ao celebrar um novo contrato-promessa relativo moradia

Teste de Avaliao 3 Dezembro de 2009 No dia 15 de Outubro de 2009, Bernardo e Catarina, casados no regime de comunho de adquiridos , celebraram com Duarte um contrato pelo qual os primeiros se obrigaram a vender ao segundo, e este se obrigou a comprar, um terreno para construo em Lisboa, pelo preo total de 350.000 . Acordaram ainda as partes que, em vez do dinheiro, Duarte se obrigava igualmente a entregar a propriedade de um monte alentejano, com o mesmo valor, que Bernardo e Catarina h muito cobiavam. Duarte entregou imediatamente 40.000 , indicando que esse montante se destinava apenas a demonstrar o seu empenho em concluir o negcio. Os contraentes escolheram Eduardo para designar a obrigao a cumprir por Duarte e fixaram o dia 30 de Novembro de 2009 como data de cumprimento do contrato. O contrato foi feito por escrito mas no foi assinado por Catarina. Acontece que, logo aps a celebrao do contrato e em resultado do anncio da construo de uma barragem que aumentou o potencial turstico da regio, Duarte recebeu de uma empresa hoteleira uma proposta irrecusvel para a compra do monte alentejano por 500.000 . Perante as hesitaes de Duarte em virtude do contrato j celebrado com Bernardo e Catarina, a empresa hoteleira acrescentou oferta inicial o valor de 40.000 , argumentado que esse seria o nico custo que Duarte suportaria pelo no cumprimento do contrato em causa. Duarte ficou convencido e concluiu a venda do monte alentejano no dia 15 de Novembro de 2009. Posto ao corrente da situao, Bernardo comunica a Duarte a resoluo do contrato celebrado com Duarte e exige deste e da empresa hoteleira uma indemnizao de 190. 000 , correspondente diferena entre o preo pago pela empresa hoteleira e o valor atribudo pelas partes ao monte alentejano. A empresa hoteleira alega ser alheia relao entre Duarte e Bernardo. Duarte contesta o pedido de resoluo e prope contra Bernardo uma aco de execuo especfica pedindo a celebrao do contrato de compra e venda do terreno ou o pagamento de 80.000 , correspondente ao dobro do que Duarte entregara a Bernardo e Catarina. Bernardo contrape que, ainda que Duarte tivesse razo, em caso algum deveria pagar mais do que 40.000 . Catarina, que sempre discordara do valor atribudo ao terreno para construo, vem alegar que o contrato celebrado com Duarte nulo. QUID IURIS?

EXAMES Exame final - 5 de Janeiro de 2009 Turma A I A Revista T, na capa, publicou uma fotografia da conhecida artista de telenovela Alda, com ttulo ao lado Casamento. Em baixo, na mesma capa, sem se perceber que se tratava de outro tema, aparecia o seguinte ttulo Traio e cime levam artista a grande depresso. Estavam em causa duas notcias, respeitantes a artistas diferentes, sendo a segunda uma artista desconhecida, mas a forma como a capa se apresentava graficamente permitia associar Alda com a outra notcia. Este facto levou a que a Revista T., naquela semana, duplicasse as vendas. Alda pretende saber se: 1) Pode exigir uma indemnizao Revista T. e ao seu director, Bruno? 2) Em caso afirmativo se pode pedir: a) O preo que pagou noutra revista para ser publicada uma entrevista com um desmentido, no valor de 3.000 ? b) Danos no patrimoniais e, neste caso, qual o valor que pode pedir? c) O prejuzo causado no seu carro, porque, no dia em que saiu a notcia na Revista T., ficou de tal forma transtornado que, no regresso a casa, embateu numa rvore? 3) Alm da indemnizao pode exigir que a revista lhe pague o valor correspondente duplicao das vendas, que ascende a 300.000 ? II Zacarias, mdico veterinrio, tinha um contrato com Xavier, proprietrio de uma manada, para dar assistncia ao gado deste. Zacarias, tendo tido conhecimento de que em Espanha havia um surto de brucelose, como no encontrou Xavier na explorao pecuria e no sabia o nmero de telefone deste, decidiu vacinar todas as vacas. O lote de vacinas usado por Zacarias tinha uma deficincia e estava fora de prazo de validade, tendo, por isso, morrido dez vacas de Xavier. O surto de brucelose no chegou a afectar o gado em Portugal, mas as vacas de Xavier tiveram de ser todas abatidas no ms seguinte por terem, entretanto, contrado uma doena contagiosa. a) Zacarias exige a Xavier o pagamento das vacinas, no valor de 1.500 , e da mo-deobra, no valor de 300 . Xavier recusa-se a pagar. Quid iuris? b) Xavier exige de Zacarias uma indemnizao correspondente ao valor das dez vacas mortas, mas este recusa-se a pagar explicando que o lote de vacinas foi trocado pelo seu ajudante, que cego. Quid iuris?

Tpicos de correco I 1. Responsabilidade civil: pressupostos (em particular a ilicitude e a culpa). Responsabilidade do director como comissrio e da Revista como comitente. 2.a) Danos patrimoniais, danos emergentes, presentes. Podendo discutir-se se haveria uma relao de causalidade adequada. Tambm seria de discutir a sua admissibilidade luz da restaurao natural associada com a proibio genrica de aco directa. b) Danos no patrimoniais: explicar a sua admissibilidade e dificuldade de determinao do valor. c) Falta de nexo causal entre o dano e o facto ilcito. 3. Enriquecimento sem causa: pressupostos; subsidiariedade e indicao da respectiva modalidade. II a) Admitindo que a actuao extravasa o mbito do contrato de assistncia, haveria gesto de negcios se estiverem preenchidos os respectivos pressupostos. duvidoso que exista absentia domini. Sendo gesto regular, seriam devidos os 1500 a ttulo de despesas assim como a remunerao do gestor, pois est no exerccio da sua profisso. b) Responsabilidade civil decorrente do art. 466.. A responsabilidade subjectiva do agente no afastada por acto de terceiro, particularmente sendo o terceiro ajudante. A relevncia negativa da causa virtual no podia ser invocada.

Exame final 5 de Janeiro de 2010 Turma B Antnio partiu para frias no dia 19 de Dezembro tendo informado os amigos e vizinhos de que s regressaria no dia 3 de Janeiro seguinte, mas no lhes disse para onde ia nem eles tinham modo de o contactar. No dia 22 de Dezembro, na sequncia de um forte temporal, um velho castanheiro do quintal da casa de Antnio ameaava cair em cima da casa deste e da de dois vizinhos. Bento, um dos vizinhos de Antnio, que tinha sido madeireiro, decidiu cortar o castanheiro, mas o cabo que colocou para impedir que a rvore casse em cima das casas quebrou quando a estava a cortar e o castanheiro caiu em cima das casas de Antnio e de Carlos (o outro vizinho de Antnio). A queda do castanheiro causou avultados danos nos telhados das duas casas. No dia 24 de Dezembro, outro temporal com ventos ciclnicos assolou de novo a regio, tendo cado um poste de electricidade em cima das duas casas, que foi causa de um incndio que destruiu parcialmente as duas moradias (de Antnio e de Carlos). a) Bento vendeu o castanheiro, tendo ficado com o preo da venda (500 ) justificando que correspondia ao valor do seu trabalho. Quid iuris? b) Antnio ficou furioso por lhe terem cortado o castanheiro e exige de Bento o pagamento do valor da rvore e do prejuzo correspondente reparao do telhado de sua casa. Quid iuris? c) Carlos exige de Bento o pagamento do prejuzo correspondente reparao do telhado de sua casa. Quid iuris? d) Daniel, proprietrio de uma mercearia perto da casa de Antnio, em razo da queda do poste, ficou sem electricidade durante trs dias, tendo perdido toda a mercadoria que estava nos frigorficos, pelo que quer ser indemnizado pela EDP. Quid iuris?

Tpicos de correco a) Gesto de negcios (atender data do regresso e impossibilidade de contacto); gesto conexa; gesto regular caso se demonstre o interesse e a vontade presumvel do dominus; ainda que regular duvidoso que seja remunerada, pois tratava-se de uma antiga actividade do gestor; sendo remunerada e se fosse esse o valor da remunerao, haveria compensao. b) Gesto contra a vontade do dono, que pode, ainda assim, ser regular; responsabilidade do gestor: responsabilidade obrigacional ou extraobrigacional (justificao); no primeiro caso, com presuno de culpa (razo da quebra do cabo). c) Responsabilidade civil extraobrigacional, regime comum; pressupostos; duvidosa aplicao do regime de responsabilidade por actividades perigosas; irrelevncia negativa da causa virtual. d) Responsabilidade obrigacional por violao do dever especfico (fornecer electricidade tal como contratado); inaplicabilidade do art. 509.; presuno de culpa; prova da inexistncia de culpa por causas naturais (fora maior).

Exame de Coincidncias 23 Janeiro de 2010 Turma A Pronuncie-se, de forma fundamentada, sobre as seguintes questes, no podendo ultrapassar 15 linhas por resposta: A) Diga o que entende por contrato no sinalagmtico e comente a seguinte afirmao: os contratos no sinalagmticos tambm se designam de contratos monovinculantes(4 val.); B) Distinga deveres secundrios de deveres acessrios e comente a seguinte afirmao: a obrigao de prestar informaes, no Direito, constitui, invariavelmente, um dever acessrio (3 val.) II Joo, Fernando e Manuel so comproprietrios de um velho apartamento em Lisboa. H muito que os trs esto interessados na sua rentabilizao. Aps longas e saturadas negociaes dos trs donos com Nuno, no decorrer de mais um almoo de negcios, foi reduzido a escrito um acordo que chamaram acordo de opo, apenas assinado por Nuno, Fernando e Manuel, em virtude de Joo se encontrar no estrangeiro de frias. Nos termos do acordo, Fernando e Manuel obrigavam-se a dar de arrendamento ou a vender a fraco conforme opo de Nuno que, por sua vez, se obrigava a tomar de arrendamento, por 5 anos, pagando uma renda mensal de 2.000,00, ou a comprar a dita fraco, por um preo de 600.000,00. Do acordo, destacavam-se ainda as seguintes clusulas: a possibilidade de as partes recorrerem execuo especfica em caso de no cumprimento do mesmo; a responsabilidade solidria de Manuel e que o contrato de arrendamento ou de compra a venda, conforme o caso, seria celebrada 50 dias depois da comunicao da opo de Nuno. Nuno recebeu ainda as chaves do apartamento, pois precisava de espao para guardar moblia e Fernando e Manuel reconheceram que tudo aquilo j tinha demorado demais. Passados dois meses, Nuno escreve uma carta a Manuel a dizer que quer comprar o apartamento. Este, bem como Fernando, consternados, dizem que no podem celebrar o contrato, pois Joo mudou de opinio e j no quer fazer negcio com Nuno. Sabendo que a forma do contrato de arrendamento se encontra prevista no art. 1069., do Cdigo Civil, suponha que Nuno o consulta e lhe coloca as seguintes questes: a) Qual o contrato que celebrou e qual a sua validade (4 val.). b) Quais, os direitos que lhe assistem - e perante quem , tomando em particular considerao o facto de o desejo de Nuno ser o de comprar a casa (5 val.). c) Se Nuno pode mudar de ideias, podendo decidir-se pelo arrendamento, uma vez que o previsvel aumento das taxas de juro no torna vantajosa a compra - que ia ser feita com recurso ao crdito (4 val.).

Tpicos de Correco I A) Contrato no sinalagmtico um contrato que no implica prestaes recprocas, de tal modo que as partes no se apresentam, simultaneamente, como credora e devedora uma da outra. No se pode, pois, falar de prestao e contraprestao. Constitui exemplo de contrato no sinalagmtico a doao ou o contrato de mtuo no remunerado. A afirmao no correcta. O contrato no-sinalagmtico fixa um regime relevante entre as partes, sem inserir, uma delas, na posio potestativa de tudo desencadear. Significa, como referido, que no h a correspectividade funcional; mas no significa que no haja adstries para ambas as partes (o critrio da qualificao como mono ou bivinculante). B) Os deveres secundrios ou instrumentais, inserem-se no halo secundrio da obrigao, destinam-se a reforar o dever principal e derivam do contrato ou, supletivamente, da lei. J os deveres acessrios inserem-se no halo perifrico da obrigao. Tm origem legal imperativa e visam a concretizao dos valores bsicos do ordenamento, dandolhes firmeza na periferia do sistema e em cada caso concreto. Subordinam-se a esses valores e no ao especfico interesse do credor. A afirmao no correcta. A obrigao de prestar informao pode constituir o prprio dever de prestar, por exemplo na contratao de um parecer, como num dever secundrio, por exemplo quanto ao funcionamento de uma mquina vendida. II a) Entre N, F e M foi celebrado um contrato-promessa (art. 410. do CC). Tomando em considerao o contrato-prometido, podemos falar num contrato-promessa de arrendamento ou de compra e venda. As obrigaes de dar/tomar de arrendamento ou de vender/comprar encontram-se, uma perante a outra, num plano de alternatividade: ou uma ou outra. No h uma obrigao devida que, no momento do cumprimento, possa ser substituda por outra, mas, sim, uma obrigao com um contedo alternativo. Apesar do nome atribudo pelas partes ao contrato, no foi celebrado um contrato de opo: nenhuma das partes recebeu o direito potestativo de, querendo, fazer surgir certo contrato definitivo. Ao contrrio do contrato de opo, as partes ficaram, uma perante a outra, obrigadas a contratar. Apesar de os proprietrios do apartamento serem trs, F e M tm legitimidade para celebrar o contrato-promessa (artigo 410., n. 1, in fine do CC). Com efeito, a razo pela qual apenas os proprietrios podem vender ou arrendar radica no efeito real translativo do contrato de compra e venda e no efeito (grave) de constituio de um direito pessoal de gozo que no existem no contrato-promessa. As partes apenas tero, para o contrato-prometido - arrendamento ou compra e venda - de obter o consentimento de J. A estipulao do regime de solidariedade e da execuo especfica vlida e admitida (artigo 405., n. 1 e artigo 513. do CC). Relativamente forma, qualquer uma das obrigaes alternativas prometidas tinha forma especial (artigos 1069. e 875. do CC). Assim, havia que observar a disposto no

artigo 410., n. 2, do CC, reduzindo-se o contrato a escrito, assinado por ambas as partes, uma vez que era bivinculante. As partes no observaram as formalidades impostas pelo artigo 410., n. 3, do CC, relativamente promessa (alternativa) de venda do apartamento. Tal violao gera uma invalidade atpica. No entanto, uma vez que nem F, nem M, nem J a podem invocar, porque tal omisso no foi culposamente causada por N, nem tal omisso de conhecimento oficioso, N pode prevalecer-se do contrato. duvidoso que o artigo 410., n. 3 do Cdigo Civil seja aplicvel promessa de arrendamento. No entanto, a consequncia seria a mesma do pargrafo anterior e, portanto, N poderia prevalecer-se do contrato. b) Apesar de as partes terem estipulado a possibilidade de recorrerem execuo especfica, esta no pode ter lugar, por falta de legitimidade dos promitentes (vendedores). Dito de outro modo: no pode o Tribunal, validamente, substituir-se declarao negocial em falta (estaria a vender um bem parcialmente alheio). No houve sinal, mas houve tradio da coisa. Com efeito, pode-se afirmar que tal entrega correspondeu a uma antecipao do efeito tpico do contrato-prometido, independentemente de no ter ainda havido escolha de N. Qualquer que fosse a sua escolha, N ficaria com o apartamento. Apesar da tradio do apartamento, porque no h sinal, N no tem direito ao valor actual da coisa prometida. Com efeito, tal direito reconhecido como uma alternativa ao mecanismo do sinal, nas situaes em que este no tutela eficazmente os interesses do contraente no faltoso. Pelo exposto, N tem somente direito a ser indemnizado, nos termos gerais da responsabilidade obrigacional, pelo incumprimento do contrato-promessa (artigos 798. e seguintes do CC). N no tem qualquer pretenso indemnizatria relativamente a J. Este, apesar de estar, ao que tudo indica, de acordo com o contrato, no o assinou. Assim, relativamente ao mesmo, terceiro. Do conhecimento de J do crdito de N sobre F e M, apenas se poder retirar um dever geral daquele, mas nunca uma obrigao de contratar com N. J tem, assim, o direito de no querer contratar com M, no se podendo retirar qualquer comportamento abusivo em tal recusa, salvo se se demonstrar que J tambm contratou com N, mas apenas no assinou o contrato. Uma vez que tinha sido acordada a responsabilidade solidria de M, N tinha a faculdade de lhe exigir a prestao integral da indemnizao, sem prejuzo de eventual direito de regresso de M sobre F (art. 512. do CC). c) A escolha de qual das obrigaes prometidas iria ser cumprida foi, por conveno das partes, atribuda a N. Independentemente da obrigao escolhida, eram dois os sujeito passivos: F e M. uma obrigao plural. Foi convencionada a responsabilidade solidria de M., isto , que M. seria solidariamente responsvel pelo incumprimento da obrigao. Relativamente escolha, continua a vigorar o regime geral da parciariedade, o que significa que a escolha de M, teria, para ser eficaz, de ser comunicada a F e a M. Uma vez que a escolha de N no eficaz no se torna irrevogvel (art. 542., n. 1, do CC). Logo, N pode decidir-se pelo arrendamento. Para tanto, ter de a comunicar a F e a M.

Exame Noite 23 de Janeiro de 2010 I No dia 30 de Novembro de 2009, Fernando prometeu vender a Henrique, que prometeu comprar por 150.000 , o prdio rstico X sito em Almeida, no qual Henrique pretendia, aps a obteno das autorizaes necessrias, construir uma casa para passar o tempo de reforma. As partes celebraram o contrato por escrito e declararam que os direitos de Henrique ao abrigo do contrato promessa teriam eficcia perante terceiros. Ambos os contraentes assinaram o contrato, mas apenas a assinatura de Henrique foi objecto de reconhecimento notarial, o que no impediu este de entregar logo a Fernando 15.000 , destinado a antecipar o pagamento do preo final. Oito dias antes da data da outorga da escritura de compra e venda, fixada para o dia 11 de Janeiro de 2010, Fernando escreve uma carta a Henrique anexando um cheque de 15.000 e informando que, em virtude da recusa de Elsa, proprietria, em alienar o prdio X, no estava em condies de vender o imvel a Henrique, situao que lamentava profundamente. Henrique no esconde a sua irritao, uma vez que desconhecia que Fernando no era o proprietrio do prdio. Pronuncie-se sobre os direitos de Henrique, sabendo que, em virtude do anncio da aprovao de um projecto integrado de requalificao arquitectnica e turstica da zona raiana de Almeida, o prdio X valia agora 250.000 .

II Incio, de 16 anos, conhecido pela sua rebeldia, aproveitou a distraco do tio, Jlio, que aceitara receber o sobrinho durante o fim-de-semana, para dar um passeio de final de tarde com a Harley Davidson. Jlio, no obstante as inmeras instncias de Incio, nunca o deixara utilizar antes a moto. No caminho, Incio deu boleia sua namorada Lcia e partiram ambos aventura. Quando seguia a 80km/h numa estrada em que o limite de velocidade era 50km/h, Incio no conseguiu evitar o atropelamento de Manuela, que atravessara distraidamente a via pblica, tendo de seguida perdido o controlo da moto e embatido violentamente numa rvore existente na berma da estrada. A Harley Davidson ficou totalmente destruda e Lcia, no obstante no ter tido qualquer ferimento, desenvolveu uma fobia a transportes de duas rodas, que se recusa a utilizar. Manuela sofreu diversas fracturas nos membros inferiores e foi sujeita a uma interveno cirrgica no hospital, onde veio a falecer na sequncia de uma infeco contrada por deficiente esterilizao dos instrumentos cirrgicos. Incio ficou com a face desfigurada e com perda de 60% de viso no olho esquerdo, uma vez que seguia sem capacete. QUID IURIS?

Tpicos de Correco Caracterizao do contrato entre Fernando e Henrique: contrato promessa de compra e venda sinalagmtico: 1.1 Legitimidade: Fernando no proprietrio do prdio X. Discusso da questo luz do princpio da equiparao e suas excepes. Justificar inaplicabilidade do artigo 892. do CC (artigo 410., n. 1 in fine do CC); 1.2 Forma: aplicao do artigo 410., n. 2 do CC. Justificao. Irrelevncia do no reconhecimento notarial da assinatura de Fernando: o n. 3 do artigo 410. no se aplicava, logo o contrato cumpre os requisitos formais (salvo no que respeita ao problema analisado em 1.3). 1.3 Eficcia real. A declarao de eficcia perante terceiros como exteriorizao da vontade de atribuir eficcia real ao contrato promessa. Ausncia dos restantes requisitos: falta da forma legal e do registo (artigo 413.). Contrato promessa tem apenas efeitos obrigacionais. 2. Qualificao da quantia de EUR 15.000 como sinal. Discutir natureza da presuno do artigo 441. e relevncia da declarao das partes quanto finalidade da entrega. 3. A carta em que Fernando informa da impossibilidade de vender o predito X e a devoluo do sinal a Henrique vale como declarao antecipada de no cumprimento, podendo desde logo, pelo menos de acordo com alguns autores, ser tratada como um incumprimento definitivo. Direitos de Henrique: 3.1 Execuo especfica: alm da existncia de sinal, que valeria como presuno de afastamento da execuo especfica (artigo 830., n. 2 CC), Henrique no pode obter sentena que substitua a declarao do contraente faltoso pois o bem pertence a Elsa. 3.2 Aumento do valor da coisa: no obstante a existncia de sinal, no foi feita a tradio da coisa, o que leva a maioria da doutrina a excluir o direito a exigir o aumento do valor da coisa do leque das opes do promitente no faltoso. Acresce que, no caso concreto, a valorizao da coisa no se traduziu numa vantagem para o promitente vendedor faltoso (apenas para um terceiro), o que, luz da teleologia da norma e da natureza do direito, justificaria uma reduo teleolgica da segunda parte do n. 2 do artigo 442 do CC. 3.3 Sinal em dobro: Henrique poderia apenas exigir a Fernando a devoluo do sinal em dobro. Este no poderia, assim, oferecer apenas a devoluo do sinal em singelo. O crdito de Henrique devoluo do sinal em dobro no estava garantido por um direito de reteno (ainda que no se perfilhasse a tese restritiva de L. Menezes Leito), uma vez que no se verificara a tradio da coisa. Henrique no teria qualquer outra pretenso indemnizatria (n. 4 do artigo 442. do CC).

II

1 Referir os diversos tipos de danos e lesados resultantes do acidente. 2. Danos no patrimoniais de Manuela: leses corporais e morte. 2.1 Incio ser responsvel pelas leses corporais de Manuela com base em responsabilidade por factos ilcitos. Demonstrar pressupostos da responsabilidade civil (todos preenchidos). Desenvolver a questo da culpa (imputabilidade) (artigo 488. CC).

2.2 Necessidade de ponderar a chamada culpa do lesado, uma vez que Manuela atravessava a via distrada (artigo 570.). 2.3 Jlio ser igualmente responsvel por esses danos nos termos do artigo 491. do CC: referir pressupostos e desenvolver a questo da incapacidade natural. O contributo da lesada para os danos sofridos (ver ponto 2.2) seria, no entanto, relevante para a posio de Jlio (artigo 570., n. 2): teriam de ser os herdeiros da lesada a provar a culpa de Jlio, para conseguirem a responsabilizao deste pelo acidente (na medida em que essa responsabilidade no fosse consumida pela culpa da lesada). 2.4 Inexistncia de nexo de causalidade entre a morte de Manuela e a conduta de Incio. A responsabilidade ser do hospital (500. ou 501., consoante da natureza do hospital). Justificar. Referir a questo do dano morte. 3. Incio ter de indemnizar integralmente Henrique pela destruio da moto. Remisso para as concluses do ponto 2.1. O facto de o tio estar encarregue da vigilncia no parece relevar para efeitos do artigo 570. CC: discutir a questo. 4. A fobia de Lcia deveria ser ponderada luz da tutela conferida pelo artigo 496., n. 1. Discutir a gravidade dos danos. 5. Danos sofridos por Incio: partida, sendo este menor e tendo Jlio assumido do encargo da vigilncia de Incio, discutir a aplicao do artigo 486. CC. A ilicitude resultaria aqui do facto de a leso da integridade fsica de Incio resultar de omisso do dever de vigilncia contratualmente (ainda que a ttulo gratuito) assumido por Jlio. O facto de Incio circular sem capacete deveria ser ponderado em sede de 570. CC, podendo o juiz, caso de demonstrasse que a utilizao do capacete teria evitado os danos na sua totalidade, excluir a responsabilidade de Jlio.

Direito das Obrigaes II TESTES EXAMES Exame final Turma A 1 Junho 2010 Em 6 de Fevereiro de 2010, Antnio contratou Bento, empreiteiro, para fazer obras profundas na sua casa. De acordo com o estabelecido entre as partes, as obras custariam 120.000 e estariam terminadas no dia 1 de Junho desse ano. Antnio contava dar uma grande festa, na noite de Santo Antnio, de inaugurao da sua nova casa e, simultaneamente, de celebrao dos seus 30 anos, completados no dia de Santo Antnio. 1. Durante a obra, Carlos, pedreiro ao servio de Bento, ao partir os revestimentos de uma das paredes da cozinha, rompeu os canos da casa de Daniel, proprietrio da casa geminada com a casa de Antnio. A localizao dos canos estava assinalada nas plantas, mas, como Carlos no engenheiro, no prestou ateno s plantas. Daniel pretende que os canos sejam reparados e que lhe seja paga a estadia num hotel, a si a sua famlia, at ao conserto da cozinha. Que pretenses e contra quem pode Daniel fazer valer? (cotao: 8 valores) Resposta: D pode agir contra A., B. e C., conjunta ou dissociadamente. A qualquer deles pode pedir o conserto dos canos da cozinha (e, consequentemente, da cozinha, que deve ser deixada no estado em que estava antes da ruptura dos canos), e uma compensao pela falta de uso da cozinha art. o 562. e 563.. Essa compensao ser inferior ao preo de uma estadia num hotel que inclui as dormidas e a realizao de todas as tarefas (cozinha, camas, limpeza, etc.) por terceiros a no ser que os danos causados na cozinha tornassem impossvel a permanncia na casa o que no consta de hiptese. Fundamentao: Entre A. e B. foi celebrado um contrato de empreitada (art. 1207.). No cumprimento da sua obrigao de realizar de obra B. socorre-se de terceiros, rectius do seu pedreiro C.(para a resoluo da hiptese era indiferente qualificar a relao entre B. e C. como contrato de trabalho ou como contrato de sub-empreitada). Na execuo da tarefa de que foi incumbido, C. causa danos a D. C. responsvel, pelos danos causados a D. nos termos do art. 483., n. 1. C pratica uma aco rebentamento dos canos da casa de D. violando ilicitamente um direito subjectivo de D. o direito de propriedade sobre a casa/os canos (art. 1305.). No se trata de uma omisso, ainda que, como se ver, esta aco seja censurvel pela violao de deveres de cuidado, nem da violao de uma norma de proteco, dado que D. tinha um direito subjectivo, por sinal absoluto. Tambm no se trata de violao de deveres de trfego. Com efeito, no se poder ver na realizao de obras uma actividade perigosa, para efeitos do disposto no art. 493., n. 2). Nem os danos causados resultam de vcio de construo ou defeito de conservao da casa de A (art. 492.): pelo contrrio, tratava-se de recuperar a casa de A. O comportamento de C. censurvel. C pedreiro. Assim, devia saber que ao partir os revestimentos das paredes corre o risco de estragar os revestimentos da outra face da parede, assim como aquilo que se encontre dentro da parede. Em particular se se trata de

revestimentos de uma cozinha, onde existem vrios tipos de canalizaes. C no estudou as plantas, de onde constava a localizao dos canos. C., no sendo engenheiro, poderia ter perguntado ao seu patro qual a localizao dos canos evitando, simultaneamente, ler as plantas e partir os canos. No o fez. Era, no entanto, exigvel que o tivesse feito (art. 487., n. 2): um homem de diligncia mdia preocupar-se-ia em no romper os canos do vizinho. Sobretudo se a nica coisa que tivesse que fazer para alcanar tal resultado fosse consultar uma planta ou uma pergunta ao seu patro. C agiu, portanto, com culpa (na modalidade de negligncia no h dados suficientes no enunciado para que se possa afirmar que existiu dolo eventual da parte de C. No prestou ateno s plantas aponta apenas para uma atitude negligente, de pouco cuidado. De qualquer modo, neste caso, a diferena no seria relevante em termos do desenvolvimento seguinte da resoluo da hiptese). A aco de C. , como se viu, danosa (estragou os canos, alagou a cozinha, impediu a utilizao da cozinha durante algum tempo, obrigou reparao da cozinha, eventualmente partindo ou estragando mais algumas coisas). H causalidade directa entre a aco de C. e os danos (ao partir os revestimentos rompeu os canos da casa de D.). Se C. no tivesse partido os revestimentos no teria rompido os canos da casa de D., sendo certo que o partir de revestimentos de uma casa causa adequada a romper os canos da casa vizinha e a proteco desse bem jurdico insere-se no escopo da norma que reconhece o direito de propriedade sobre a casa/canos. C deve, portanto, indemnizar D. pelos danos causados (art. 483., n. 1). C no responde pelo art. 500., uma vez que este artigo no constitui nenhum ttulo de imputao para o comissrio. B o patro de C. Independentemente de se tratar de um contrato de trabalho ou de uma prestao de servios, B. responde como comitente. Com efeito, a tarefa de que B. encarregou C. do interesse de B (que por ela vai receber a contrapartida da empreitada): C. est a fazer o trabalho de B., por conta deste e sob sua direco (hoc sensu). J se viu que sobre o comissrio impende responsabilidade (neste caso delitual). E os danos foram causados no exerccio da comisso (realizar a obra de renovao da casa de A) B responde, portanto, nos termos do art. 500., n 1 e 2. No h elementos suficientes, porm, admite-se a responsabilidade subjectiva de B., por ter descuidado a vigilncia dos seus empregados ou no ter os adequados procedimentos de trabalhos (permitindo, por exemplo, que um pedreiro partisse uma parede sem saber o que se encontrava no respectivo interior). Contudo, da hiptese no resultam elementos para concluir que os danos causados por C. resultassem de uma omisso de B. Nesta hiptese, B. e C. dividiriam a indemnizao. C., no entanto, est mais prximo do dano que B: foi a sua a conduta-chave na produo do dano. Com efeito, mesmo perante uma menor ateno de B., C. poderia ter consultado a planta ou perguntado A o dono da obra: isto a actuao de B. e de C. destinam-se a satisfazer o seu interesse. Com efeito, trata-se da sua casa e da obra que A. encomendou. verdade que no h subordinao jurdica entre A. e B. ou entre A e C. No entanto, a lei no exige a subordinao jurdica como requisito da comisso. Alis, em rigor, apenas no contrato de trabalho existe subordinao jurdica. O que se pretende, no art. 500., dar guarida a casos em que algum tire proveito da actuao de outrem por sua conta na realizao de uma qualquer tarefa. Ora isso verifica-se no contrato de empreitada. Ou seja: A. responsvel nos termos do art. 500., n 1 e 2. Explicita-se que o art. 500., n. 2, no exige que o comissrio seja subjectivamente responsvel para que o comitente responda. Assim, o argumento de que B no agiu com

culpa na produo dos danos improcedente enquanto factor de afastamento da aplicao do art. 500 a A. A no subjectivamente responsvel no se tratando de um caso do art. 492.. Com efeito, apesar de ser proprietrio da sua casa, a mesma no ruiu por vcio de construo ou defeito de conservao. O montante dos danos indemnizveis delimitado em ateno ao nexo de causalidade existente entre o facto ilcito e os danos (art. 563.). Essa a razo da provvel improcedncia do pedido de pagamento das despesas do hotel. Em concluso, perante D. respondem A., B. e C., solidariamente (art 499. e 497., n. 1). Depois, em sede de regresso, C acabaria por responder pela totalidade da indemnizao (art. 497., n. 2). 2. A 15 de Maio, Bento percebe que no conseguir acabar a obra a tempo. Antevendo problemas com Antnio, e atendendo a que precisa de dinheiro para pagar aos seus trabalhadores, Bento acorda com Eduardo a compra, por este, do crdito que Bento ainda tinha sobre Antnio (faltava pagar 40.000). Bento e Eduardo combinaram que Eduardo pagaria a Bento 25.000 naquele momento e mais 10.000 a 1 de Junho de 2010. Nada foi dito a Antnio. A 20 de Maio, Antnio paga a Bento, conforme o contrato de empreitada, mais 5.000, devendo o remanescente, 35.000, ser pago a 1 de Junho. Em 1 de Junho, Bento reclama, de Eduardo, o pagamento de 10.000; e Eduardo reclama, de Antnio, a quem informa acerca do negcio entre ele e Bento, o pagamento dos 40.000. Antnio invoca o no cumprimento, por Bento, do prazo da empreitada, e recusa-se a pagar os 40.000. Alis, Antnio afirma que s deve 35.000. Quid iuris? (cotao: 5 valores) Resposta: Antnio tem razo. Por enquanto nada tem que pagar, nem a Bento nem a Eduardo. Depois de Bento cumprir, Antnio ter que pagar a Eduardo, mas apenas os 35.000 . Eduardo tem que pagar os 10.000 em falta a Bento e Bento tem que entregar os 5.000 que recebeu de Antnio a Eduardo. Fundamentao: B celebrou com E. um contrato de compra de venda de um crdito. Ou seja, B., que tinha um crdito sobre A, resultante do contrato de empreitada e no montante de 40.000, vendeu-o a E mediante o preo global 35.000.00. Estamos, pois, na presena da figura da cesso de crditos. B o cedente, E o cessionrio. No se trata de uma cesso da posio contratual porque B. no transmitiu a E. a sua posio no contrato celebrado com A (situao jurdica activa e passiva). Tambm no um caso de assuno de dvida porque B. no transmitiu a E. a sua posio de devedor no contrato celebrado com A (isto , E no se obrigou a concluir a recuperao da casa de A). Igualmente no uma sub-rogao. A sub-rogao exige uma declarao expressa, neste caso do credor que recebe a prestao, o que no ocorre (alis, atendendo ao montante pago por E., a sub-rogao no poderia ser total). Por regra, os direitos de crdito so cedveis (art. 577.). No h, neste caso, impedimento legal ou contratual cesso do direito de crdito de B. O facto de o contrato do qual resulta o crdito cedido ser um contrato sinalagmtico no constitui impedimento cesso do crdito. O direito de crdito de B. ainda no se venceu, data da cesso, mas a falta de vencimento no impedimento cesso: o crdito existe data da cesso.

Conforme referido, o negcio que serviu de base cesso foi uma compra e venda. O crdito cedido que tinha por fonte um contrato de empreitada. Para esta cesso no era necessria forma especial, pelo que a cesso verbal do crdito foi vlida (art. 219. ex vi art. 578., n. 1). No mbito da sua liberdade contratual, B e E estipularam o preo e fraccionaram-no em 2 prestaes (art. 405.). No dia 1 de Junho, dia da segunda prestao, E tem que cumprir (art. 879., alnea c)). Nos termos legais, a cesso no produz efeitos, perante o devedor, antes da notificao, a este, da cesso (art. 583.). Assim, Antnio ao pagar a B. os 5.000 pagou bem. B, porque j tinha transmitido o crdito a E., recebeu indevidamente a prestao de A. Nesse medida, enriquecesse, sendo que o empobrecido ser E., por intermdio da prestao da A. Assim, caber a B entender-se com E, exigindo-se a restituio do enriquecimento obtido no seu patrimnio (art. 473. e art. 479.). No h repetio do indevido: A pagou bem e no se pretende que B restitua a prestao a A.B recebeu, no entanto, uma quantia que deveria ter ingressado no patrimnio de E, pelo que deve entregar-lha. Na data do vencimento da obrigao de A, a contra-partida dessa obrigao (a realizao da obra) ainda no estava feita, encontrando-se, assim, B em mora (art. 805., n. 2, alnea a)). No houve perda do interesse objectivo por parte de A. No se fazem obras profundas numa casa, no valor de 120.000, para se dar uma festa. O facto de a data da festa passar (e ainda no passou, pois a noite de Santo Antnio apenas a 12 de Junho) no inutiliza o interesse do credor. A poderia recusar-se a cumprir, nos termos do art. 428., n. 1, enquanto B no terminasse a obra. Sublinha-se que a concluso da obra e o pagamento, por A dos 35.000 sobrantes so prestaes de cumprimento simultneo. Esta excepo pode ser oposta ao cessionrio E art. 585.. 3. Antnio tinha uma coleco valiosa de vestidos antigos que idolatrava. Contratou a modelo Francisca para, durante a festa, aparecer trajada com os vestidos antigos. Por este servio, Francisca receberia 500 . No contrato celebrado, Francisca autorizou a realizao de um conjunto de fotografias que Gabriel iria tirar durante a festa e que publicaria numa revista da especialidade. A 31 de Maio Francisca comparece perante Antnio, em lgrimas, dizendo-lhe que os vestidos, que j estavam em sua casa para que ela os experimentasse, tinham ardido. Com efeito, parecendo-lhe que os vestidos estavam um pouco bafientos, Francisca deixou-os em redor de um radiador para que secassem e todos os dias, quando chegava a casa, mudava os vestidos, para que secassem por igual. No dia 31 durante a manh deu-se a fatalidade Felizmente os vizinhos controlaram o incndio, mas no conseguiram salvar os vestidos. Sabendo que os vestidos valiam 15.000; estavam seguros por 10.000; e Gabriel iria pagar a Antnio, pelas fotografias, 600 , diga, fundamentadamente, se Antnio tem alguma pretenso contra Francisca. Resposta: Antnio tem sua disposio um de dois meios: pode resolver o contrato e solicitar uma indemnizao por impossibilidade imputvel ao devedor (art. 801.), bem como por danos (art 762., n. 2, e 798.); ou pode no resolver o contrato e solicitar uma indemnizao por impossibilidade imputvel ao devedor (art. 801., n. 1, e art. 798.), bem como por danos (art. 762., n. 2, e 798.). Fundamentao:

F celebrou com A um contrato de prestao de servios. No mbito desse contrato os vestidos foram entregues a F. No lhe foram entregues para que os usasse quando entender mas para a festa. Assim, a entrega dos vestidos no constitui um contrato de comodato, mas apenas um acto do credor (A) destinado ao cumprimento da prestao do devedor (F) F tinha o dever acessrio de proteco do patrimnio de F (art. 762., n. 2). Sublinha-se que atenta o valor e a provvel delicadeza dos vestidos, o dever de proteco era especialmente intenso. F foi descuidada com os vestidos. Tratava-se de vestidos antigos, valiosos, que no lhe pertenciam, e que, portanto, mereciam um especial cuidado. do conhecimento geral que no deve colocar-se roupa sobre aquecedores ou muito prximo deles. Roupas com, por exemplo, rendas, forros, , so muito susceptveis de pegar fogo se deixadas junto a fontes de calor intenso. Acresce ainda que F. deixou os vestidos desacompanhados junto aos aquecimentos por vrios dias. Um homem mdio no teria procedido desta forma: no teria deixado os vestidos expostos ao calor, muito menos por vrios dias e saindo de casa. Ou seja: F teve, efectivamente, culpa na destruio dos vestidos. E, por consequncia, na impossibilidade de cumprir o contrato de prestao de servios que celebrou com A. F no pode exibir-se, na festa de A., trajada com os vestidos que deixaram de existir. De acordo com o disposto no art. 801., n. 1, a impossibilidade imputvel ao devedor equiparvel ao no cumprimento, respondendo F nos mesmos termos. Ou seja, a culpa F seria sempre presumida. A teve danos (alm da perda dos vestidos): o desgosto pela falta de uma animao para a sua festa, e o no recebimento dos 600 de G. Atendendo a que o contrato celebrado com F sinalagmtico, A dispe de duas alternativas: - Dispor-se a cumprir a sua parte do contrato e solicitar a F. o pagamento da integralidade dos danos (art. 798.); ou, - Resolver o contrato e solicitar a F. o pagamento da indemnizao dos danos havidos com a celebrao do contrato (art. 801., n. 2). Neste caso, no obstante as divergncias doutrinrias, deve a indemnizao cobrir todos os danos sofridos pelo credor fiel. A lei no restringe o montante dos danos. Com efeito, seria estranho que o credor fiel, para ser integralmente indemnizado, se visse obrigado a manter (formalmente) um contrato em que uma das prestaes principais se impossibilitou. A indemnizao ter, assim, o mesmo valor que a da hiptese anterior. Explicite-se que ao valor ter de ser reduzido os 500 que A no pagou a F. O seu patrimnio no ficou reduzido nesse valor, no havendo dano. De outro modo, a indemnizao, em vez de servir para eliminar o dano de A, serviria para que A lucrasse com a situao, o que no admissvel. Quanto aos danos: a doutrina discute a possibilidade de indemnizar danos no patrimoniais em sede de responsabilidade obrigacional (o dano correspondente a A ter sido privado da animao pretendida para a sua festa). Mais uma vez, perante a ausncia de limitao legal expressa, deve admitir-se a indemnizao de todos os danos. Em qualquer dos casos, F, alm de ter impossibilitado culposamente a prestao, destruiu, culposamente, os vestidos de A. Quanto ao dano correspondente perda dos vestidos, resulta, como se viu, da violao do dever acessrio de proteco do patrimnio de A. Por isso, aplicvel o regime da responsabilidade obrigacional. A doutrina tradicional no inclui os deveres de proteco no seio da obrigao e aplicaria aqui a responsabilidade aquiliana.

Para estes Autores, a aco de F foi ilcita (violao de direito de propriedade), negligente (como se verificou supra), e adequada a causar a destruio dos vestidos que veio a ocorrer. F responderia sempre, pois, nos termos do art. 483., n. 1. A diferena principal entre estas duas orientaes consiste na presuno da culpa faute- de que beneficiaria A, por aplicao do regime da responsabilidade obrigacional art. 799., n. 2, e art. 487., n. 1. A celebrou um contrato de prestao de servios com G. A prestao de G era fotografar F com os vestidos. Uma vez que os vestidos se queimaram, a prestao de G torna-se impossvel. uma impossibilidade superveniente, absoluta no culposa (art. 790.). Porque era um contrato sinalagmtico h que aplicar, contraprestao o disposto no art. 795.. Quanto ao cmputo da indemnizao: Uma vez que os vestidos eram antigos, a reconstituio natural no era possvel, devendo a indemnizao ser fixada em dinheiro (art. 566., n. 1). Os vestidos valiam 15.000. No entanto, atendendo a que os vestidos estavam seguros, F ter que pagar apenas a diferena entre o dano - perde de vestidos no valor de 15.000 - e a indemnizao a pagar pela seguradora - 10.000 - acrescida dos prmios de seguro que A. pagou (art. 562. e 568.). natural que os vestidos possussem valor sentimental para A. O dano moral provocado por F integra-se no mbito de proteco normativa da norma que protege o direito de propriedade de terceiros. Com efeito, o direito de propriedade assegura ao seu titular no apenas o gozo econmico da coisa, como todo o aproveitamento que o titular pretenda fazer da coisa que lhe est juridicamente afectada. Por outras palavras: existe nexo de causalidade entre o facto de F e o dano moral sofrido por A, pelo que F tambm indemnizaria o dano moral. A iria receber de G. 600 pelas fotografias de F trajada com os vestidos desaparecidos. Trata-se de um lucro cessante. Devido ao facto de F ter impossibilitado a prestao, A no vai receber esses 600, pelo que F deve suportar tambm esse dano (art. 564., n. 1, 2. parte).

Exame Final Turma B 1 Junho 2010 Para organizar a festa de fim de curso, a comisso de finalistas X contratou Antnio, empresrio que se dedicava a organizar festas. A comisso de finalistas e Antnio acordaram os pormenores da festa (local, ementa do jantar, msica com artistas convidados, etc.) e o preo total (20 000,00 ). Antnio arrendou a sala para a festa, contratou a empresa que servia o jantar e os msicos, indicando sempre que era para a festa de fim de curso organizada pela comisso de finalistas X. O proprietrio da sala arrendada (Bento), na vspera da festa, comunicou que no ia disponibilizar o espao, porque encontrou um interessado que lhe ofereceu mais 20%. Antnio arrendou, ento, a sala de Carlos. No prprio dia, de manh, a empresa contratada para servir o jantar informou que, em razo de uma greve na lota de peixe, o jantar s podia ter um prato de carne e que o preo seria reduzido em 10%. O cantor contratado por Antnio, comunicou, horas antes, que estava afnico, mas que, em seu lugar, iria cantar na festa um primo (Dinis) que estava agora a iniciar-se nesta actividade. Antnio, que estava endividado, acordou com Ernesto, seu credor, que a comisso de finalistas lhe pagaria os 20 000,00 acordados. porta do novo local arrendado por Antnio, e na presena deste, os finalistas, ao tomarem conhecimento de todas as vicissitudes, decidiram comprar uns pacotes de batatas fritas e umas garrafas de vinho e fazer a festa ao ar livre. a) Bento vem reclamar o pagamento do valor da sala, porque, afinal, a sala ficou livre e pronta para ser usada, no tendo os finalistas aparecido. Quid iuris? b) Carlos (proprietrio da segunda sala arrendada por Antnio) reclama o pagamento do valor da sala, que no chegou a ser utilizada, mas esteve disponibilizada. Quid iuris? c) Carlos pede o pagamento a Antnio e aos finalistas. Quid iuris? Na eventualidade de os finalistas serem responsveis pelo pagamento do preo da sala, cada um responderia pela totalidade da dvida? d) A empresa contratada para servir o jantar reclama o pagamento do preo acordado com o desconto de 10%, por no haver prato de peixe. Quid iuris? e) Dinis (primo do cantor contratado por Antnio) reclama o pagamento do preo que tinha sido acordado para a actuao. Quid iuris? f) Ernesto (credor de Antnio) reclama dos finalistas o pagamento dos 20 000,00 , mas estes invocam que o contrato se extinguiu. Quid iuris?

Tpicos de correco a) Incumprimento definitivo imputvel a Bento resultante da declarao de que no ia realizar a sua prestao. No pode, depois, exigir a contraprestao. b) Carlos cumpriu a prestao (disponibilizou a sala); o credor (finalistas) perdeu o interesse por motivos alheios a Carlos. No h impossibilidade. A contraprestao (preo da sala) era devida. Podia discutir-se uma eventual reduo da contraprestao. c) O preo era devido por Antnio. Os finalistas eram terceiros beneficirios da prestao. Ainda que se entendesse que havia um contrato a favor de terceiro (finalistas), s poderia gerar direitos para este e no deveres. Se os finalistas fossem devedores do preo da sala a Carlos, no tendo sido acordada a solidariedade, valia o regime regra da responsabilidade pela respectiva quota-parte. d) discutvel que a greve na lota constitua um caso de impossibilidade de cumprimento (da refeio de peixe). Teria de se discutir os pressupostos da impossibilidade. Se fosse entendido como um caso de impossibilidade, estaria ilidida a presuno de culpa do prestador de servio. Ainda assim, o cumprimento parcial oferecido com reduo da contraprestao (10 %) podia ser recusado pelo credor desde que no se encontrasse nas excepes admissveis ao princpio da integralidade. e) A prestao do cantor seria uma prestao de facto positivo e infungvel. O devedor no se poderia fazer substituir por terceiro (Dinis), sendo conferido ao credor, em tal caso, o direito de recusar a prestao. f) H uma cesso de crdito, que teria de ser notificada ao devedor (finalistas). A notificao poderia ser feita pelo cessionrio (Ernesto). O devedor (finalistas) pode opor ao novo credor todos os meios de defesa da relao com o cedente. Se o contrato foi resolvido por incumprimento como parece resultar da deciso comunicada a Antnio porta do novo local arrendado o preo acordado (20 000,00 ) no devido.

Direito Administrativo I TESTES EXAMES 12 de Janeiro de 2010 NOTA: Comece por ler as Observaes constantes do final deste enunciado I Em 17-12-2009 o Presidente da Cmara de Sintra delegou no Chefe da Diviso de Obras o poder de mandar demolir, com carcter de urgncia, as habitaes que, por fora da tempestade de Dezembro passado, oferecem risco de runa e de perturbao para a circulao na via pblica. O Chefe daquela Diviso notificou, em 18-12-2009, Antnio do seguinte despacho: Antnio tem a sua habitao em risco de ruir. Ordeno que a reconstrua dentro do prazo de quinze dias. Este no procedeu assim. O Presidente da Cmara determinou, ento, ao Governador Civil que promovesse a execuo do seu despacho, o que o mesmo se recusou a fazer, argumentando no lhe dever obedincia. A pedido do vereador responsvel pelo pelouro do urbanismo, o Presidente convocou uma reunio da Cmara para 8-1-2010, tendo como objecto definir formas de apoio s pessoas do municpio afectada com o temporal. Na reunio, qual compareceram metade dos membros da Cmara, foi igualmente deliberado revogar aquele despacho. Analise as situaes juridicamente relevantes. II Responda de modo desenvolvido s duas seguintes questes: a) Comente a seguinte afirmao: A tutela administrativa que o Direito Constitucional confere ao Governo sobre a Administrao Pblica visa assegurar a conformidade da actuao da Administrao Pblica com as orientaes definidas pelo Governo, permitindo a este, para esse efeito, inclusivamente modificar as decises e deliberaes tomadas pela Administrao Pblica. b)Diga se subscreve a seguinte afirmao: A desconcentrao administrativa contrria ao interesse das populaes e leva quebra de unidade na actuao da Administrao Pblica. Em suma, s tem inconvenientes. 3) A ordem das respostas arbitrria, devendo, contudo, o Aluno indicar a que questo vai responder; 4) Os Alunos s podem ter em seu poder textos constitucionais e legislativos no comentados; 5) Os Alunos devero conservar os telemveis desligados durante toda a durao da prova e no podero t-los em cima das carteiras.

Grelha de Correco Grupo I 1. O municpio tem atribuies nos domnios da proteco civil e do urbanismo (v.g., artigo 13., n. 1, alneas j) e 2. parte da alnea o), da Lei n. 159/99, de 14 de Setembro). Em matria de licenciamento e fiscalizao, compete cmara municipal ordenar, precedendo vistoria, a demolio total ou parcial ou a beneficiao de construes que ameacem runa ou constituam perigo para a sade ou segurana das pessoas (artigo 64., n. 5, alnea c), da LAL) - 1 valor 2. A competncia delegvel no presidente (artigo 65., n. 1, da LAL e artigo 35., n. 1, do CPA) - 0,5 valor No foi, porm, praticado acto de delegao da CM no Presidente (artigo 35., n. 1, do CPA), pelo que este no tem a competncia que delegou no Chefe da Diviso de Obras - 0,5 valor 3. O Presidente s pode delegar no pessoal dirigente a sua competncia nos termos do disposto no artigo 70., maxime, n. 1, da LAL - 1 valor 4. O acto praticado pelo Chefe da Diviso vai, no seu contedo, para alm dos limites do acto de delegao, dispondo sobre matria para a qual no estava habilitado. , como tal, ilegal - 1 valor 5. Viola o princpio da participao, por o Antnio no ter sido ouvido quanto ao projecto do despacho do Chefe da Diviso, sendo lesivo da sua esfera jurdica (artigo 8. do CPA) - 0,5 valor 6. O acto de delegao no foi publicado, como previsto no artigo 37., n. 2, do CPA; , assim, ineficaz nos termos do artigo 130., n. 2, do CPA) - 0,5 valor 7. Tal projecta-se sobre a validade do acto praticado pelo Chefe da Diviso - 0,5 valor 8. Este acto no faz meno ao acto de delegao, ao arrepio do disposto no artigo 38. do CPA; a omisso no oponvel ao interessado (artigo 60., n. 4, do CPTA) - 0,5 valor 9. O Presidente da CM e o Governador Civil so rgos de pessoas colectivas pblicas distintas e de diferentes sectores da Administrao Publica: respectivamente, rgo do municpio e da Administrao autrquica local e rgo do Estado e da Administrao estadual directa perifrica ou local (v.g., respectivamente, artigos 235. e segs. da CRP e artigos 57., n. 1, 68. da LAL, por um lado, e artigos 2. e 3. do Decreto-Lei n. 252/92, de 19 de Novembro, na verso que considera as suas alteraes, e artigo 11., n. 4, alnea b), da Lei n. 4/2004, de 15 de Janeiro, verso actualizada, por outro lado) 1 valor 10. No existindo hierarquia entre Presidente da CM e Governador Civil no existe dever de obedincia (a ordem recebida pelo Governador Civil no provm de rgo que seja seu superior hierrquico) artigo 271. ns 3 e 4 da CRP e artigo 5., n. 1, do Estatuto Disciplinar (Lei n. 58/2008, de 9 de Setembro) - 1 valor 11. A reunio da CM , prima facie, extraordinria (artigo 63. da LAL) - 0,5 valor 12. A reunio teve lugar sem quorum (artigo 89., ns 1 e 2, da LAL) - 0,5 valor 13. A ordem do dia deve incluir os assuntos indicados por qualquer membro do rgo colegial desde que da sua competncia e desde que o pedido seja apresentado por escrito com certa antecedncia (artigo 87., n. 1, da LAL) - 0,5 valor 14. S pode ser objecto de deliberao assunto no inscrito na ordem do dia nas reunies ordinrias e nos termos previstos no artigo 83. da LAL. No podia, no caso, ser deliberado sobre a revogao do acto do Presidente - 0,5 valor

Grupo II Questo a: - A tutela administrativa da pessoa colectiva Estado, atravs do Governo, encontrasse prevista no art 199, al. d), da Constituio. Assume a forma de superintendncia e de tutela stricto sensu ou tutela propriamente dita. Distino: a superintendncia significa orientao da gesto ou da actuao da pessoa tutelada; a tutela significa menos, significa o controlo dessa actuao. Esto sujeitas superintendncia as pessoas colectivas da Administrao indirecta do Estado e tutela as pessoas colectivas da Administrao autnoma. Factor de valorizao: caso especial de algumas entidades reguladoras ou de superviso que se encontram sujeitas tutela ou superintendncia do Estado e que, quando assim acontece, deixam de poder ser consideradas autoridades administrativas independentes. 1 valor - Contedo da tutela: da legalidade e de mrito. Caracterizao. Formas da tutela: integrativa, inspectiva, sancionatria, revogatria, e substitutiva. Caracterizao. 1 valor - Sobre a Administrao indirecta do Estado e a administrao autnoma que no as autarquias locais: tutela de legalidade e de mrito. Formas de tutela: s as expressamente previstas na lei ou nos estatutos das pessoas colectivas em causa, porque a tutela nunca se presume. Isto vale tambm para a tutela revogatria, que o caso da pergunta. Sobre as autarquias locais: s tutela da legalidade (art 242, n1, da CRP, e art 2 da Lei n 27/96). Formas da tutela: s as previstas no art 3 da Lei n 27/96, o que exclui, entre outras, a tutela revogatria, para responder de modo completo pergunta. 2 valores Questo b: - A desconcentrao administrativa consiste na atribuio do poder de decidir a diversos graus ou nveis de uma hierarquia. Portanto, s ocorre dentro de uma mesma pessoa colectiva e, dentro desta, s dentro de uma mesma hierarquia (caso especial do Governo: s h hierarquia dentro de um mesmo ministrio, no a h entre ministrios diferentes). Factor de valorizao: distino da descentralizao: esta pressupe duas pessoas colectivas distintas - A desconcentrao um imperativo constitucional art 267, n 2. 1 Valor - Formas de desconcentrao: por fora da lei ou por vontade do superior hierrquico (delegao de poderes ou de competncia). Breve caracterizao. 1 valor - Vantagens: distribui o poder de decidir pelos titulares de vrios graus da hierarquia, o que descongestiona a hierarquia; aproxima a deciso em relao ao caso a decidir quando o grau baixo da hierarquia a decidir; motiva os subalternos. Fica assim contrariada a primeira parte da pergunta. - Inconvenientes: perigosa a proximidade entre o grau da hierarquia que tem de decidir e o caso concreto (o que se corrige com as garantias de imparcialidade no exerccio do poder administrativo); m preparao dos subalternos (o que se corrige dando-se-lhes preparao); quebra de unidade entre os graus da hierarquia (o que se corrige atravs do poder de direco hierrquico, que tem por obrigao assegurar a coerncia do exerccio do poder administrativo dentro de toda a hierarquia). - Portanto, no verdade que a desconcentrao s tenha inconvenientes nem verdade que os inconvenientes que podem apresentar no sejam evitveis e corrigveis.

Direito Administrativo II TESTES EXAMES

8 de Junho de 2010

I Nos termos da lei, a acumulao de funes docentes universitrias depende de autorizao do reitor da universidade em que o docente tem vnculo, existindo parecer favorvel do Conselho Cientfico (C.C.) da unidade orgnica a que pertence o interessado. Por Decreto Regulamentar, o Governo fixou em trinta dias o prazo para o Reitor se pronunciar e em dez dias o prazo para o C.C. emitir parecer. Abel, assistente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), requereu ao Reitor da U.P., em 12.12.2009, a acumulao com a leccionao de aulas de Direito numa universidade privada. Em 20.02.2010, o C.C da FDUP, ao contrrio da sua prtica habitual neste domnio, emitiu parecer favorvel ao pedido de acumulao, fundamentando-o no facto de Abel ter desempenhado funes directivas de muito mrito na gesto da Faculdade. A verdade, porm, que no havia quorum no momento da votao e, por lapso, a fundamentao da deliberao no foi exarada em acta. Em 05.05.2010, o Reitor da U.P. (irmo do cnjuge de Abel) indefere o pedido de acumulao, considerando que o Parecer do C.C. da FDUP nulo. Em 06.06.2010, o Secretrio de Estado do Ensino Superior, agindo ao abrigo de uma delegao de poderes que no foi publicada, declara a nulidade do acto do Reitor da UP. a) Analise todas as situaes jurdico-administrativas suscitadas (12 valores.) b) Poder hoje o Governo, sob a forma de decreto-lei, conceder a acumulao solicitada por Abel? (2 valores.) II Desenvolva o seguinte tema (6 valores.): O princpio da transparncia em Direito Administrativo.

Tpicos de Correco I Nos termos da lei, a acumulao de funes docentes universitrias depende de autorizao do reitor da universidade em que o docente tem vnculo, existindo parecer favorvel do Conselho Cientfico (C.C.) da unidade orgnica a que pertence o interessado. - A acumulao de funes pblicas e privadas como situao passvel de deferimento tcito: (CPA, artigo 108, n 3, alnea g)). Por Decreto Regulamentar, o Governo fixou em trinta dias o prazo para o Reitor se pronunciar e em dez dias o prazo para o C.C. emitir parecer. - Pode um regulamento alterar os prazos fixados no CPA? Haver que diferenciar o prazo de deferimento tcito previsto no artigo 108, n 2 (quando a lei no fixar prazo especial (), e o prazo de emisso de pareceres acolhido no artigo 99, n 2 (na falta de disposio especial ()? - Valorizao da resoluo de toda a hiptese luz das duas alternativas de prazos: se se aplicarem os prazos do CPA; se se aplicarem os prazos do Decreto Regulamentar Abel, assistente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), requereu ao Reitor da U.P., em 12.12.2009, a acumulao com a leccionao de aulas de Direito numa universidade privada. - O cumprimento do procedimento previsto na lei Em 20.02.2010, o C.C da FDUP, ao contrrio da sua prtica habitual neste domnio, emitiu parecer favorvel ao pedido de acumulao, fundamentando-o no facto de Abel ter desempenhado funes directivas de muito mrito na gesto da Faculdade. A verdade, porm, que no havia quorum no momento da votao e, por lapso, a fundamentao da deliberao no foi exarada em acta. - A necessidade de fundamentao de uma deciso contrria prtica habitual: o problema da desvinculao ao precedente; - O motivo determinante do parecer favorvel e o fim do mesmo: desvio de poder - A falta de quorum: e se, apesar de no existir no momento da votao, existia no incio da reunio? Os efeitos da falta de quorum - Ser relevante a nulidade do parecer se, luz dos prazos do CPA e do regulamento, o parecer j deveria ter sido emitido? o sentido do artigo 99, n 3, do CPA. - Os efeitos da fundamentao no ter sido exarada em acta: em geral e face ao rgo decisor. Em 05.05.2010, o Reitor da U.P. (irmo do cnjuge de Abel) indefere o pedido de acumulao, considerando que o Parecer do C.C. da FDUP nulo. - As garantias de imparcialidade: discusso do problema luz do artigo 44 do CPA. - No se ter j formado deferimento tcito? - Haver aqui a revogao de um deferimento tcito? O regime jurdico aplicvel; - Discusso do problema da nulidade do Parecer: ser que um parecer nulo, emitido em data posterior legalmente devida, existindo uma disposio como o artigo 99, n 3, do CPA, vai inquinar a validade de um direito conferido tacitamente? E se o parecer nulo qual o desvalor jurdico do deferimento tcito? Ter-se- formado? - Idem: a discusso do problema luz da anulabilidade do Parecer por desvio de poder - Ser vlido o acto do Reitor? Em caso negativo, qual o vicio de que padece e o respectivo desvalor jurdico? - () Em 06.06.2010, o Secretrio de Estado do Ensino Superior, agindo ao abrigo de uma delegao de poderes que no foi publicada, declara a nulidade do acto do Reitor da UP.

- Efeitos da falta de publicidade do acto de delegao em geral - E ser necessria uma delegao para um membro do Governo declarar a nulidade de um acto? - E se o acto do Reitor for nulo, poder o Governo declarar essa nulidade? Como se articula isso com o estatuto constitucional das universidades pblicas? - Se for invlido o acto do Secretrio de Estado, de que vcio padece e qual o respectivo desvalor jurdico? a) Analise todas as situaes jurdico-administrativas suscitadas (12 valores.) - V. Pargrafos do texto da hiptese - Valorizao do contributo pessoal e da originalidade de diferentes solues que sejam coerentes e tenham suporte legal b) Poder hoje o Governo, sob a forma de decreto-lei, conceder a acumulao solicitada por Abel? (2 valores.) - Pode um decreto-lei derrogar a lei que atribui aos Reitores essa competncia? - Como se compatibiliza isso com a autonomia universitria? - Pode um decreto-lei ter como contedo um acto administrativo? - () II Desenvolva o seguinte tema (6 valores.): O princpio da transparncia em Direito Administrativo. - Os fundamentos da transparncia: limitao do poder, participao, concorrncia, igualdade e responsabilidade; - Transparncia e procedimento de feitura dos regulamentos - exemplificao; - Transparncia e procedimento de feitura de actos - exemplificao; - Transparncia e procedimento contratual exemplificao; - Excepes e limites ao princpio da transparncia; - Violao do princpio da transparncia: vcio e desvalor jurdico

Histria do Pensamento Jurdico TESTES EXAMES 19 de Janeiro de 2010 Turma A Comente os seguintes textos, procedendo identificao e caracterizao das correntes do pensamento jurdico neles subjacentes: 1. Fortuna do sistema de Hobbes. A teoria do direito de Hobbes traz consigo uma Revoluo. Enquanto o seu programa poltico, favorvel ao absolutismo, no encontrou poucos adversrios no crculo dos filsofos modernos, o esquema central do sistema, a crtica de Aristteles, a negao da natureza poltica do homem, a artificialidade do direito, a sua reduo ao texto da lei e tambm a libertao da tradio clerical viriam a ter uma tal fortuna que ainda carregamos o seu peso. (Michel Villey, Filosofia do direito); Enquadramento histrico do pensamento de Thomas Hobbes; os problemas do poder poltico: antropologia pessimista; contratualismo; Leviat; relao entre o Estado e a Igreja; relaes entre os Estados; os problemas ligados ao direito: direito natural e direito positivo; estadualismo; voluntarismo; relativismo; doutrina das fontes do direito: lei; costume; doutrina; jurisprudncia. 2. Em todas as naes, cuja histria no oferece dvida, vemos o direito civil revestir um carcter determinado ou peculiar daquele povo, do mesmo modo que a sua lngua, os seus costumes e a sua constituio poltica. Todas estas diferentes manifestaes no tm, na verdade, uma existncia isolada mas constituem outras tantas foras e actividades do povo, indissoluvelmente ligadas e que s aparentemente se revelam nossa observao como elementos separados. O que lhes confere unidade a universal crena do povo, o sentimento uniforme de necessidades profundas, que exclui toda a ideia de uma origem meramente acidental ou arbitrria. (Savigny, Da vocao do nosso sculo para a legislao e a cincia do direito). Escola histrica do direito: ambiente (movimento romntico); autores representativos; direito popular espontneo; cincia histrica; fontes do direito: costume enquanto fonte por excelncia do direito; tarefas da jurisprudncia; papel secundrio da lei; direito dos professores; polmica em torno da codificao: Savigny e Thibaut; apreciao crtica da corrente. 3. Seguindo esta linha de raciocnio, v-se imediatamente que se torna desnecessrio perguntar a quem pertence fazer as leis, j que elas so actos da vontade geral, ou se o prncipe est acima das leis, visto que membro do Estado, ou se a lei pode ser injusta, visto que ningum injusto para consigo mesmo, ou ainda como se livre e ao mesmo tempo sujeito s leis, visto que elas no so mais do que a expresso das nossas vontades. (Rousseau, O Contrato Social). Enquadramento histrico do pensamento de Rousseau; concepo acerca do homem e da histria; problema poltico: como regressar liberdade natural?; contrato social; enigma da vontade geral; soberania; liberdade natural e liberdade poltica; democracia; liberdade e obedincia; a lei como expresso da vontade geral; conceito imanente e formal; anttese entre o individualismo inicial e o autoritarismo final.

III Identifique o tema do programa que considerou mais interessante e justifique a sua escolha.

Turma B 15 Junho 2010 Comente os textos que se seguem, identificando e caracterizando as correntes do pensamento jurdico que neles se defendem: 1. () o direito aperfeioa-se ao lado da lngua, toma um ar cientfico e o que vivia na conscincia popular converte-se no futuro em matria da competncia dos juristas, que representam ento o povo. A existncia do direito faz-se, a partir daqui, cada vez mais artificiosa e mais complicada, porque, sem deixar de viver da existncia do povo, produz paralelamente outra existncia enquanto obra da cincia, nas mos dos juristas. () Em sntese, designaremos com a expresso elemento poltico do direito a dependncia em que este se encontra face vida social do povo e a sua vida autnoma e cientfica como elemento tcnico. De acordo com o exposto, o direito ser em relao ao mesmo povo e em pocas distintas direito natural (em sentido diferente do direito natural de que comummente se fala) ou ento direito cientfico, segundo predomine um ou outro elemento, j que uma separao absoluta entre ambos seguramente impossvel. 2. Tem-se oposto teoria jurdica positivista da Teoria Pura do Direito que ela prpria apenas uma teoria jusnaturalista, pois que v o fundamento de validade do direito positivo na por ela chamada norma fundamental, ou seja, afinal, numa norma que se situa ela prpria fora do direito positivo. () Tambm a Teoria Pura do Direito pergunta pelo fundamento de validade de uma ordem jurdica positiva () Porm, no d a esta pergunta uma resposta categrica, isto , incondicionada, mas to-s uma resposta hipottica, isto , condicionada. () Esta norma designada pela Teoria Pura do Direito como norma fundamental.

Tpicos de Correco 1. O aluno dever, atravs do texto de Savigny (Da vocao do nosso sculo para a legislao e a cincia do direito), identificar e caracterizar a escola histrica do direito, nomeadamente: o ambiente em que surgiu; os seus autores mais emblemticos; a posio adoptada quanto ao direito natural; a ideia de um direito popular espontneo; o especfico papel das vrias fontes do direito; o direito dos professores e o desvio que abriu caminho jurisprudncia dos conceitos; a importncia do direito histrico e da histria do direito. Finalmente, dever ser realizada uma anlise crtica desta corrente. 2. A teoria pura do direito: enquadramento histrico do pensamento de Hans Kelsen; repercusso da sua obra; influncia do kantismo; caracterizao da teoria pura do direito quanto: ao mtodo (purificao) e ao objecto do conhecimento (normativismo); conceito de direito enquanto ordem coerciva; validade da norma jurdica, unidade do ordenamento jurdico e constituio hierarquizada ou escalonada do sistema jurdico; Grundnorm; princpio da efectividade; concepo dinmica do direito; relao entre o direito e o Estado. Apreciao crtica da teoria pura do direito. II Comente criticamente o seguinte texto de Radbruch: Ordens so ordens, a lei do soldado. A lei a lei, diz o jurista. No entanto, ao passo que para o soldado a obrigao e o dever de obedincia cessam quando ele souber que a ordem recebida visa a prtica dum crime, o jurista, desde que h cerca de cem anos desapareceram os ltimos jusnaturalistas, no conhece excepes deste gnero validade das leis nem ao preceito de obedincia que os cidados lhes devem. A lei vale por ser lei, e lei sempre que, como na generalidade dos casos, tiver do seu lado a fora que se fazer impor. Esta concepo da lei e sua validade, a que chamamos Positivismo, foi a que deixou sem defesa o povo e os juristas contra as leis mais arbitrrias, mais cruis e mais criminosas. Torna equivalentes, em ltima anlise, o direito e a fora, levando a crer que s onde estiver a segunda estar tambm o primeiro. (Cinco minutos de Filosofia do direito. Primeiro minuto) Em causa est a intemporal oposio entre jusnaturalismo e positivismo. O aluno pode fazer uso de uma ampla liberdade no comentrio crtico do texto e na definio do rumo da sua resposta: o renascimento do direito natural; o jusnaturalismo contemporneo; o direito de resistncia; o jusnaturalismo e o positivismo ao longo da histria do pensamento jurdico e, particularmente, dos autores estudados. Finalmente, dever tomar uma posio fundamentada sobre o problema subjacente. III Identifique o tema do programa leccionado que considerou mais interessante e justifique a sua escolha.

Direito Internacional Pblico TESTES 20 de Maio de 2004 Em 12 de Maio de 2004, os UA, o Reino Unido, a Alemanha, a Frana, a Espanha, Portugal, a Itlia, a Polnia e a Blgica adoptaram uma conveno em que se obrigavam a reconhecer o futuro Governo do Iraque e a adoptar medidas penais internas de represso de qualquer forma de apoio aos grupos armados que lutam no territrio daquele. Ficou estabelecido oralmente durante as negociaes que a mera assinatura vincularia as partes. Frana, no dia 16, quatro dias depois da assinatura, apresentou uma declarao no sentido de que pretendia que tal dever de reconhecimento apenas se aplicaria uma vez realizadas eleies democrticas. Os EUA e a Gr-Bretanha objectaram. Espanha, no dia 17 de Maio, notificou as restantes partes de que se considerava imediatamente desvinculada da conveno sob a alegao de que apenas a assinara porque a Gr-Bretanha ameaara aproveitar-se da sua presidncia da EU para levar suspenso dos fundos estruturais em relao a si. Portugal, que assinara igualmente a conveno, veio a aprov-la pelo Governo. Esta seria assinada pelo Presidente e publicada. Entretanto, refugiados iraquianos que se encontravam em Portugal, interpuseram uma aco de responsabilidade civil contra o Governo americano por violaes do Direito Internacional dos Conflitos Armados. Pronuncie-se sobre as questes relativas: 1 declarao de Frana 2- desvinculao da Espanha 3- Ao procedimento de vinculao de Portugal

Teste ano lectivo 2008/2009 Responda a apenas trs das seguintes questes: a) Enumere as modalidades de cessao de vigncia das convenes internacionais por efeito da vontade superveniente das partes? b) Distinga uma Organizao Internacional de tipo intergovernamental de uma Organizao Internacional de tipo supranacional quanto sua estrutura jurdica e exemplifique? c) No caso de uma conveno internacional se encontrar viciada por erro, indique sucintamente qual a sano de invalidade que lhe corresponde, bem como os pressupostos da sua invocabilidade, efeitos sancionatrios e extenso da conveno afectada pela mesma invalidade? d) Qual a posio hierrquica das normas de Direito Internacional Pblico em face das normas da CRP? e) Qual o rgo da Organizao das Naes Unidas dotado de maior proeminncia decisria no plano poltico? Justifique a resposta. II Atente no seguinte caso prtico: 1. Os Estados do Conselho da Europa adoptaram no dia 12 de Janeiro de 2006, numa conferncia em Estrasburgo, uma Conveno internacional X destinada a regular os efeitos transnacionais das relaes matrimoniais e das situaes de unio de facto, respectivamente, contradas ou verificadas nas respectivas ordens jurdicas. O fim principal da conveno, de acordo com o seu art 2, era permitir que aos cidados europeus imigrados em qualquer um dos Estados-membros (Estado de residncia) fosse automaticamente reconhecida pela ordem jurdica desses mesmos Estados, a plenitude dos efeitos civis, patrimoniais, laborais e fiscais oriundos das relaes matrimoniais bem como das unies de facto, previstos na ordem jurdica do Estado onde o matrimnio fora contrado ou onde se verificara a situao de unio de facto (Estado de origem). O art 7 explicitava que a Conveno se aplicaria a relaes matrimoniais e a unies de facto contradas entre pessoas do mesmo sexo. O art 10 determinava que a Conveno X entraria em vigor no caso de ser ratificada por mais de nove Estados. 2. O estado A, no momento da autenticao da Conveno X formulou reservas relativamente aplicao do art 7 na sua ordem jurdica e o Estado B, no momento da ratificao, formulou reservas em relao ao art 2, no sentido de no reconhecer na sua ordem jurdica matrimnios e unies de facto, respectivamente, contrados ou verificados nos Estados R e Z. 16 Meses aps a notificao da reserva pelo Estado A, o Estado C objectou mesma, considerando que ela contrariara os fins da conveno. E 14 meses depois da notificao da reserva os estados R e Z formularam uma objeco qualificada em relao reserva do Estado B.

3. A conveno entrou em vigor em 14 de Fevereiro de 2008. 4. No dia 16 de Maro de 2008 o Governo portugus aprovou a Conveno X sob, a forma de Acordo Internacional e enviou o diploma ao Presidente da Repblica para assinatura no dia 19 do mesmo ms. O Chefe de Estado, contudo, suscitou no dia 27 do mesmo ms a fiscalizao preventiva da sua constitucionalidade, com fundamento em: i) Inconstitucionalidade formal, por considerar que a disciplina normativa primria de Conveno X exigiria que a mesma revestisse a forma de tratado e pelo facto de as regies autnomas no terem participado na negociao ii) Inconstitucionalidade orgnica por violao de normas constitucionais de competncia iii) Inconstitucionalidade material, pela circunstncia de o art 7 da Conveno X violar os n 1. 3 e 4 do art 36 da CRP quando interpretado luz do art 16 da Declarao Universal dos Direitos do Homem , resultando dessa conjugao normativa o entendimento de que o casamento na ordem jurdica portuguesa apenas pode ser celebrado entre pessoas de sexo diferente. No Pedido o Presidente da Repblica citou o art 16 da Declarao Universal: 1. A partir da idade nbil, o homem e a mulher tm o direito de casar e constituir famlia, sem restrio alguma de raa, nacionalidade ou regio. Durante o casamento e na altura da sua dissoluo, ambos tm direitos iguais. 2. O casamento no pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos. 3. A famlia o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito proteco desta e do Estado. Responda s questes a) e b) e, ainda, s questes c) ou d), em alternativa. a) Aprecie, luz da Conveno de Viena de 1969, os efeitos jurdicos das reservas Conveno X e das respectivas objeces no n 2 do caso prtico b) Como deveria, no seu entendimento, o Tribunal Constitucional julgar o pedido do Presidente da Repblica? c) Se o Tribunal Constitucional tivesse, apenas, julgado a inconstitucionalidade do art 7 da conveno, poderia o Governo portugus expurgar a inconstitucionalidade? d) Supondo que a Conveno X seria impugnada pelo PR apenas em sede de fiscalizao abstracta sucessiva e que o TC julgaria a inconstitucionalidade orgnica e material do diploma, poderia haver forma de o mesmo Tribunal permitir que a mesma conveno, apesar de inconstitucional, continuar a produzir os efeitos jurdicos na ordem jurdica portuguesa?

EXAMES

Regente: Prof. Doutor Carlos Blanco de Morais I Responda sucintamente a apenas duas das seguintes questes (2,5 valores cada) a) Existem relaes de supremacia entre normas de Direito internacional convencional? b) Defina e distinga os seguintes sujeitos de Direito internacional: insurgentes, beligerantes e movimentos de libertao nacional. c) Em que condies pode um sujeito recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem? d)Distinga os seguintes conceitos: reserva, declarao interpretativa, declarao poltica e clusula de opting-out. II Responda fundamentadamente seguinte questo (4 valores cada): Tem o Direito Internacional Pblico efectiva natureza jurdica? III Atente na seguinte hiptese: Angola, o Brasil, Cabo Verde, a Guin-Bissau, Moambique, Portugal e Timor-Leste assinaram, aps negociaes no mbito da Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), em 9 de Fevereiro de 2007, um protocolo internacional relativo cooperao policial e judicial em matria de migrao ilegal. O protocolo foi negociado por uma delegao da Assembleia da Repblica, composta por Deputados dos diversos grupos parlamentares. A Assembleia da Repblica aprovou-a, em 10 de Maro de 2008, sob a forma de lei. Em 17 de Maro de 2008, o Presidente da Repblica requereu a fiscalizao da constitucionalidade das suas normas por entender, por um lado, que esta conveno violava uma norma constante do tratado institutivo da CPLP e, por outro lado, por violao do Direito Comunitrio Europeu.

O Tribunal Constitucional no se pronunciou pela inconstitucionalidade da conveno e o Presidente da Repblica veio a promulgar a lei a 10 de Abril de 2008, formulando, no entanto, uma reserva quanto s condies estabelecidas para a extradio de nacionais de outro Estado parte do protocolo. Disse tambm entender que a conveno deve ser entendida de acordo com a Declarao Universal dos Direitos do Homem. Notificados os Estados signatrios pelo depositrio, viria Moambique a objectar, sem mais, reserva portuguesa, e Timor-Leste a aceit-la. O novo Governo brasileiro pretende desvincular-se do protocolo, invocando que este viola uma norma de ius cogens. a) Podia o Presidente da Repblica requerer a fiscalizao da constitucionalidade com os motivos invocados? (2 valores) b) Encontra motivos que justificassem uma pronncia pela inconstitucionalidade do protocolo pelo Tribunal Constitucional? (3 valores) c) Concorda com os actos do Presidente da Repblica aps a deciso do Tribunal Constitucional? (2,5 valores) d) Como pode o Brasil actuar tendo em conta a sua alegao? Quais as consequncias? (2 valores) Redaco e sistematizao: 1,5 valores Tpicos de correco I As respostas devem abordar os seguintes tpicos: a) Resposta afirmativa (existem relaes de supremacia entre normas de Direito Internacional). Exemplos dessas relaes: i) As normas de ius cogens como parmetro de validade das restantes normas de Direito Internacional; ii) As relaes hierrquicas entre normas convencionais: as convenes internacionais que no admitem derrogaes o primado da Carta das Naes Unidas e do Pacto do Atlntico Norte; iii) Relao hierrquica entre convenes internacionais de carcter principal e os acordos que as desenvolvem; iv) Superioridade hierrquica dos tratados institutivos de Organizaes Internacionais sobre os actos jurdicos unilaterais dessas Organizaes; Apreciao geral destas situaes no contexto geral da relao entre normas de Direito Internacional. b) Breve definio de cada um dos sujeitos: - Os insurrectos e os beligerantes: definio, distino (ocupao e controlo efectivo de parcela do territrio por parte dos beligerantes). - Os movimentos de libertao nacional: definio, distino (objectivos autnomos criao de Estado ; representatividade; desnecessidade de controlo de territrio). Capacidade jurdica limitada. Discusso sobre se os insurrectos possuem personalidade jurdica de Direito Internacional Reconhecimento com carcter constitutivo. Cfr. pg. 217-218 do Manual de Direito Internacional Pblico, dos Professores ANDR GONALVES PEREIRA e FAUSTO DE QUADROS c) Referncia Conveno Europeia de Direitos do Homem (CEDH).

Necessidade de legitimidade passiva vtima de acto violador da CEDH Legitimidade passiva: responsabilidade do Estado parte; esgotamento de recursos internos. Tempestividade (artigo 35., n. 5, CEDH) d) Breve descrio de cada uma das figuras. - As reservas: definio (artigo 2., n. 1, alnea d), da CV), tipos, caractersticas. - Declaraes interpretativas: definio, limites quanto aos seus efeitos, reservas simuladas. - Declaraes polticas: definio, referncia aos seus efeitos limitados e inerentemente polticos. - Clusulas de opting-out: definio, referencia ao facto de se tratar de clusulas de tratados. Referncia aos seus traos comuns e distintivos. Cfr. pg. 231-232 e 236-237 do Manual de Direito Internacional Pblico, dos Professores ANDR GONALVES PEREIRA e FAUSTO DE QUADROS

II A resposta deveria ser estruturada da seguinte forma: O problema da juridicidade do Direito Internacional. Alegada ausncia de Governo, de Legislador, de polcia e de tribunais verdadeira? Vrias posies: i) Negacionistas negam a juridicidade (duas correntes: os realistas e os Positivistas); ii) Teses favorveis juridicidade vrias correntes (jusnaturalistas, voluntaristas, positivistas). O Direito Internacional como direito incompleto e em formao com caractersticas prprias. Modo de produo e reconhecimento de normas autnomo e distinto. Importncia do reconhecimento das constituies estaduais da sua existncia. Dbil parametricidade. Problemas de efectividade, executoriedade e coercibilidade. Desenvolvimentos ao nvel regional especialmente na Europa.

III a) Referncia ao poder do Presidente da Repblica de pedir a fiscalizao preventiva de tratados e acordos (artigo 278., n. 1, da Constituio). Breve referncia polmica sobre a possibilidade de o fazer em relao a acordos aprovados pela Assembleia da Repblica. Impossibilidade de o fazer com estes fundamentos apenas por inconstitucionalidade. Breve anlise dos fundamentos invocados. Problematizao sobre se, no caso, poderemos falar em algum tipo de inconstitucionalidade indirecta. b) Referncia a:

i) Negociao atravs de delegao da Assembleia da Repblica reserva de competncia poltica executiva; possibilidades de os Deputados possurem plenos poderes; ii) Aprovao pela Assembleia da Repblica com a forma de lei errada; forma correcta: resoluo da Assembleia da Repblica. iii) Problematizao sobre eventual violao de alegada reserva material de tratado. iv) Possibilidade de aprovao por parte do Governo. v) Possibilidade de recusa de referenda por parte do Primeiro-Ministro. c) Referncia a: i) Promulgao de lei por parte do Presidente da Repblica errada. Forma de aprovao errada (lei). Poderia ratificar? ii) Problematizao sobre a possibilidade de emisso de reservas por parte do Presidente da Repblica aquando da ratificao; iii) Problematizao equivalente quanto declarao interpretativa. d) Referncia a: i) Qualificao como nulidade por violao de norma de ius cogens; ii) Seu regime: invocao; procedimento; iii) Efeitos; iv) Indivisibilidade de tratado

Economia Internacional TESTES EXAMES Turma A/B 15 Junho 2009 1) Defina, no mximo de 15 linhas: a) Lei do Preo nico b) Teoria Neoclssica do Comrcio Internacional c) Dumping Predatrio 2) Comente uma, e apenas uma, das seguintes afirmaes: a) Com a derrocada do regime de Bretton Woods, os Estados recuperaram o essencial da soberania monetria perdida b) inegvel que s teremos uma soluo de primeiro ptimo com o comrcio livre mundial 3) Cientes do seu papel de locomotiva da economia mundial, os EUA adoptaram as seguintes medidas de apoio recuperao econmica: a) A no cobrana de direitos aduaneiros b) A no cobrana de quaisquer impostos sobre o consumo c) A abertura total do sector dos servios concorrncia estrangeira

QUID IURIS?

Histria das Relaes Internacionais TESTES EXAMES

16 de Janeiro de 2009 Responda, comentando de forma desenvolvida e fundamentada, a 3 (trs) das seguintes questes:

1 As teorias da razo de Estado assentam no princpio da utilidade e da convenincia como critrio emprico de conduo da poltica. O que se entendia por razo de Estado e qual a sua relevncia tambm no plano das relaes internacionais?

2 () a propriedade do mar pode competir ao imperador ou reis supremos dos trs seguintes modos. Primeiro, quando eles exercem direitos rgios sobre as provncias adjacentes a esse mar. () Segundo, por efeito de prescrio, conforme o admite a opinio comum dos doutores () Diremos que o direito de navegar por um mar pode ser adquirido, em terceiro lugar, pelo costume (). Serafim de Freitas, Do Justo Imprio, apud Antnio Pedro Barbas Homem, Histria das Relaes Internacionais Comente, tendo em conta tambm o debate do sculo XVII sobre a liberdade de navegao e comrcio nos mares.

3 O princpio da base nacional dos Estados foi formulado no sculo XIX. Que concepes de nao foram defendidas e quais as suas consequncias na poltica europeia? V. s. f. f. 4 A existncia da ONU no foi suficiente para evitar a existncia de conflitos regionais e de guerras locais. Que factores podem ser apontados como estando na origem desta incapacidade da ONU em garantir a paz no mundo?

5 Huntington formulou a tese segundo a qual o mundo depois da Guerra Fria conheceria um novo tipo de conflitos definido como choque de civilizaes. Em que consiste esta tese e qual a sua veracidade?

6 A luta contra o terrorismo internacional e as redes de criminalidade organizada suscita a questo de saber como conciliar essa luta com a tradio jurdica ocidental de respeito pelos direitos do Homem. Comente.

Direito da Famlia TESTES 20 de Novembro de 2009 I Considere a seguinte hiptese: Artur, que se encontra a cumprir pena num estabelecimento prisional, pelo homicdio de Manuel, conhece Belmira num chat da internet, em 2008. Nasceu entre eles uma amizade e algo mais. Nunca Artur revelou a Belmira o seu passado, nem Belmira revelou a Artur o facto de ser invisual. Seis meses passados, decidem casar. E Artur, invocando encontrar-se no estrangeiro a trabalhar, sugere que o casamento civil, que pretendem celebrar, se faa por intermdio de Joo, seu amigo de longa data. Radiante, Belmira concorda. Na cerimnia do casamento, compareceu Belmira e Joo, munido de um documento que no cumpria os requisitos de forma legalmente exigidos, facto a que o Conservador do Registo Civil deu pouca importncia. S aps a celebrao do casamento, Belmira revela a Artur o facto de ser invisual. Este aproveita, ento, para lhe falar da pena que tinha cumprido pelo homicdio de Manuel, com quem Belmira tinha sido casada. Decidem, mesmo assim, manter o casamento. Mas a famlia de Belmira no se conforma com a situao e acaba por descobrir que Manuel era o pai biolgico de Artur, que fora, nascena, adoptado plenamente por um casal, que Artur sempre considerou como pais.

II Grupo: Comente a seguinte frase: Cada membro da famlia, pelo facto de estar integrado num grupo, no aliena os seus direitos de personalidade quando muito estes estaro comprimidos enquanto o estado familiar durar podendo em qualquer momento violar os seus deveres para com o outro .

(5v.) 1) Andreia, Carla e os respectivos maridos celebraram o seguinte acordo: um embrio criado in vitro com o material gentico de Andreia e do respectivo marido seria implantado em Carla, para que esta viesse a gerar uma criana; em caso de sucesso, a criana nascida na sequncia da referida implantao seria filha unicamente de Andreia e do marido desta. Pronuncie-se sobre o problema da constituio do vnculo de filiao, paterna e paterna, da criana. Tpicos Identificao da figura (maternidade de substituio) e da disposio legal que se refere explicitamente mesma (art. 8 da LPMA). Invalidade do contrato. Carcter discutvel da soluo resultante do art. 8, n 3, da LPMA, que atribui a maternidade jurdica me de gestao, que seria Carla, at porque a maternidade de substituio meramente gestacional. Estabelecimento da paternidade relativamente ao marido de Carla, por presuno (art. 1826, n 1), salvo declarao de maternidade feita por Carla, nos termos do art. 1832. De qualquer forma, na falta de tal declarao, a paternidade presumida poderia ser impugnada (marido de Carla agiu meramente como dador). Havendo impugnao, a paternidade s se poderia constituir relativamente ao marido de Andreia por perfilhao (cf. Lies pp. 267-269). Admite-se uma defesa bem fundamentada da inconstitucionalidade do preceito, o que implicaria a relevncia do estabelecimento da maternidade em favor de Andreia, nos termos gerais. Na sequncia de tal posio, a paternidade ficaria estabelecida, por presuno, em benefcio do marido de Andreia. (5v.) 2) Eduardo, inabilitado por prodigalidade, e Filipa, aps cinco anos de vida conjugal, em que tiveram um filho comum, Gilberto, agora com trs anos de idade, desejam separar-se. Entretanto, tm falado sobre o destino do menor, hesitando entre duas hipteses: a) Gilberto reside 6 meses com Filipa e 6 meses com Eduardo, cabendo ao progenitor que resida com o menor nesse perodo o exerccio exclusivo das responsabilidades parentais; b) Gilberto reside com Filipa, incumbindo a esta a totalidade das responsabilidades parentais, com excepo dos poderes de sustento e de administrao dos bens do menor, assumidos por Eduardo. Aprecie juridicamente cada uma das hipteses. Tpicos Explicitao do modelo que foi consagrado pelo art. 1906, na redaco da Lei n 61/2008, de 31/10. Imperatividade e carcter tendencialmente absoluto desse modelo, sem prejuzo de se admitir uma tese diferente quanto natureza do modelo, com argumentao centrada nos ns 6 e 7 do mesmo artigo. Subsistncia da orientao dominante (prvia Lei n 61/2008, de 31/10) contrria ao teor da 1 clusula. Admite-se, contudo, uma defesa fundamentada da admissibilidade do exerccio alternado das responsabilidades parentais. Excluso da ciso de situaes jurdicas contidas nas responsabilidades parentais, com a hipottica entrega do poder de administrao a um dos pais, por ser susceptvel de representar a subverso do novo modelo (uma vez que alguns actos de administrao podem assumir particular importncia, pelo que deveriam ser objecto de deciso

conjunta). Apesar de tudo, admite-se, unicamente em abstracto, uma defesa fundamentada do carcter no imperativo do modelo em questo. No caso concreto, a 2 clusula totalmente inaceitvel. A atribuio do poder de administrao ao progenitor inabilitado por prodigalidade colide com o disposto no art. 1913, n 2. Abstraindo da questo terminolgica (a palavra sustento normalmente reservada para quem reside habitualmente com o menor; o outro progenitor est obrigado a prestar alimentos), a atribuio exclusiva do poder de sustento a quem foi inabilitado por prodigalidade contrria ao interesse do menor. Alm disso, existe o risco de ficar comprometido o exerccio da generalidade das prerrogativas compreendidas nas responsabilidades parentais, porque o sustento abarca todas as prestaes materiais necessrias para o efeito. (5v.) 3) A relao conjugal de Lus e Maria atravessa um mau momento, pelo que cada um deles pondera, sem que o outro saiba, os efeitos de um eventual pedido de divrcio. Lus acha que, como a casa de morada de famlia lhe pertence, ele que ter direito a viver nela. Maria pensa que, por estar desempregada, dever permanecer na casa. Alm disso, imagina que Lus lhe ter de pagar uma penso de alimentos correspondente a metade do salrio que ele aufere. Em contrapartida, Lus ouviu dizer que poder reaver o automvel, que doara a Maria na constncia do matrimnio. Pronuncie-se sobre a justeza de tais convices, tendo em conta as alteraes introduzidas pela Lei n 61/2008, de 31 de Outubro. Tpicos Eventual referncia modalidade de divrcio que poderia ser aplicada. Casa de morada de famlia: art. 1793. O tribunal pode dar de arrendamento a Maria, a seu pedido, a casa, considerando as necessidades de cada um dos cnjuges. Penso de alimentos: cf. Art 2016, n 1, e, sobretudo, 2016-A, que no ajuda muito a pretenso de Maria. Doao: doao entre casados (art 1761 e s.), que susceptvel de ser livremente revogada (art. 1765, n 1); alm disso, caduca por fora do divrcio, nos termos da nova redaco do art. 1791, n 1 (que implica a revogao tcita do disposto na alnea c) do art. 1766, n 1, na redaco do DL n 496/77, de 25/11). (5v.) 4) Nuno e Olinda contraram casamento civil em Janeiro de 2008, tendo previamente outorgado a seguinte conveno antenupcial: a) Os bens presentes sero prprios e os bens futuros comuns; b) As dvidas contradas na constncia do matrimnio pelo cnjuge administrador em proveito comum do casal e nos limites dos seus poderes de administrao responsabilizam ambos os cnjuges, independentemente de terem sido ou no garantidas por hipoteca. Aprecie as clusulas da conveno, sem se esquecer de determinar o regime de bens que vigora para o casamento. Tpicos Clusula a): parcialmente invlida, na parte em que estipula, sem restrio, que os bens futuros sero comuns (art 1699, n 1, al. d), 1733 e 292); regime atpico, por conter elementos que se desviam dos trs regimes tpicos (o que deve ser explicitado). Clusula b): a parte inicial da clusula corresponde ao disposto no art. 1691, n 1, al. c); a ressalva no conforme ao disposto no art. 1694. H uma situao de concurso aparente de normas, prevalecendo o disposto no ltimo artigo, pelo que a clusula

totalmente invlida. Efectivamente, o regime legal das dvidas dos cnjuges imperativo (1618+localizao do regime; ou eventual argumentao com base no art. 1699, n 1, al. c)).

Finanas Pblicas TESTES EXAMES 1. Em que medida a passagem do Estado Liberal ao Estado Social e deste ao Estado Ps-Social ter influenciado (a) a combinao entre as diferentes categorias de receitas que alimentam o Estado e (b) a combinao entre impostos e taxas? Crtica liberal e progressista ao emprego das taxas, emprego dos impostos progressivos, evoluo das receitas patrimoniais, razo da condenao do crdito e ultrapassagem 2. Ser que do ponto de vista dos critrios (a) do oramento de capital e (b) do activo de tesouraria (mitigado) se pode considerar equilibrado um oramento em que tenhamos como receita 100 milhes de euros de multas e 100 milhes de euros de dividendos de empresas pblicas, alm de 100 milhes de euros com despesas com pessoal e 100 milhes de euros com juros da dvida pblica? Qualificao das multas e dividendos, emprego do classificador econmico, manuseamento das clusulas residuais do classificador, tratamento dos juros na lei portuguesa, vantagem relativa dos dois critrios, distino entre activo de tesouraria puro e mitigado, razo de ser do critrio em vigor, relevo para efeitos do PEC 3. Ser admissvel que o Governo, por via de despacho do Ministro das Finanas, determine (a) a transferncia de 1 milho de euros do oramento da Secretaria de Estado do Ensino Superior para a Secretaria de Estado do Ensino Bsico e que (b) aumente a previso das receitas do crdito em 10 milhes de euros com vista a reforar a dotao provisional? Qualificao para efeitos do critrio orgnico, enquadramento de ttulos e captulos, funo e especificidades da dotao provisional, emprego e reforo da dotao provisional, fonte creditcia do reforo, forma das alteraes da competncia do Governo, consequncias do vcio 4. Ser admissvel que uma sociedade comercial de capitais pblicos (a) seja alimentada por receitas fiscais consignadas e (b) que empregue essas receitas na contratao de servios de consultoria sem qualquer controlo por parte do Tribunal de Contas? Razo de ser da proibio da consignao de receitas fiscais, alcance das excepes, prticas de consignao em vigor, consequncia da consignao, sujeio jurisdio do Tribunal de Contas, tipo de fiscalizao exercida sobre sociedades de capitais pblicos, consequncia das infraces 5.1 Imagine que o Governo, em resultado da crise econmica mundial, apresenta Assembleia da Repblica proposta de modificao do Oramento de Estado para o ano em curso no sentido de: Exclusivo governamental da iniciativa de alterao oramental a) Reduzir em 200 milhes de euros os montantes estimados para as receitas de IRS, IRC e IVA a cobrar, com vista a aproximar estas verbas das recentes previses mais realistas; Regra de alterao do oramento das receitas, no aplicao de nenhuma das excepes da competncia da AR, no alterao qualitativa de mapa base, alterao quantitativa da competncia do Governo na linha da sua competncia executiva (inexistncia de limite quantitativo execuo oramental) b) Aumentar as despesas do Ministrio da Segurana Social em 100 milhes de euros, por contrapartida nas despesas do Ministrio da Defesa, que eram reduzidas em idntico montante;

Transferncia oramental e no mero acrscimo de despesa, qualificao para efeitos do critrio orgnico, enquadramento de ttulos e captulos, competncia da AR, considerar afectao do Oramento da Seg. Social e competncia governamental da decorrente, crticas discrepncia de solues A Assembleia manifesta-se no seguinte sentido: Direito emenda parlamentar a) REJEITADO; Deciso desprovida de efeitos, em face da incompetncia orgnica da AR b) Aumento das despesas do Ministrio da Segurana Social em 350 milhes de euros, por contrapartida nas despesas do Ministrio da Defesa, que eram reduzidas em idntico montante e criao de uma nova despesa com o subsdio social de crise, estimada em 50 milhes de euros. mbito das emendas parlamentares, poderes da AR, limites construdos pelo Tribunal Constitucional na fase de vigncia vs. fase prvia de discusso e votao da proposta inicial do Oramento, princpio da separao de poderes, poder de promover alteraes enquanto derivao do poder executivo exclusivo do Governo, inadmissibilidade de alteraes de natureza quantitativa contrrias ao sentido proposto pelo Governo, inadmissibilidade liminar de alteraes de natureza qualitativa, reasoning do Tribunal Constitucional 5.2 O Governo decide ainda, por Decreto-Lei: a) Transferir a totalidade das despesas de capital para despesas correntes no Ministrio da Administrao Interna; Alterao do Mapa da Classificao Econmica das despesas dos Servios Integrados Mapa IV mapa derivado, competncia do Governo, confronto com leitura do artigo 55/n. 4/alnea c) LEO limites de alterao a Rubricas, nveis menos desagregados de classificao econmica da competncia da AR b) Suspender todas as verbas respeitantes aos pagamentos acordados, relativos construo e reparao de estruturas rodovirias no ano em curso; Competncia Governamental para eliminao de dotaes injustificadas, limites em funo da natureza obrigatria das despesas, vinculao contratual geradora de obrigatoriedade na execuo da correspondente despesa, consagrao expressa na LEOE e CRP c) Isentar de IRS, com efeitos imediatos, as pessoas desempregadas h mais de 5 anos. Alterao de legislao fiscal da competncia da AR ou por Decreto-Lei autorizado, eficcia imediata dependente de alterao do Oramento e publicao da mesma, alterao meramente quantitativa do Oramento das Receitas e alterao do Mapa XXI mapa derivado, competncia do Governo.

Direito Comparado TESTES EXAMES 16 de Janeiro de 2009 I Compare, debatendo os respectivos pressupostos, as seguintes disposies: 1. Art 1., n. 1, do Cdigo Civil portugus: So fontes imediatas do direito as leis e as normas corporativas. 2. Art 4. da Constituio moambicana: O Estado reconhece os vrios sistemas normativos e de resoluo de conflitos que coexistem na sociedade moambicana, na medida em que no contrariem os valores e princpios fundamentais da Constituio. Tpicos de correco: O art. 1., n. 1, do CC portugus e o culto da lei como fonte de Direito na famlia jurdica romano-germnica; O normativismo e a sua superao contempornea; O art. 4. da Constituio moambicana e o reconhecimento do pluralismo jurdico; Importncia deste nos sistemas jurdicos africanos; Motivos que o justificam; Problemas que suscita e limites a que se subordina. Razes determinantes da diversidade de orientaes adoptadas nos sistemas jurdicos em presena quanto s fontes de Direito. II Responda, fundamentando sucintamente a resposta, s seguintes questes: 1. Em que se distingue, sob o ponto de vista do seu valor como fonte de Direito, a jurisprudncia francesa do precedente judicial ingls?

Tpicos de correco: A formao de um Direito jurisprudencial em Frana; Fundamento da sua eficcia: a repetio de julgados; As reviravoltas de jurisprudncia; O primado da jurisprudncia mais recente; O princpio stare decisis em Inglaterra; O primado, em caso de contradio, da deciso mais antiga; Seus limites. 2. Justificar-se- a autonomizao, pelo Direito Comparado, de uma famlia de Direitos religiosos? Tpicos de correco: As relaes entre Direito e religio: formas que podem assumir; A importncia da religio na formao dos sistemas jurdicos; A existncia de um fundo religioso em todos os sistemas jurdicos;

A imprestabilidade da religio como critrio nico de autonomizao de famlias jurdicas.

Direito das Sucesses TESTES EXAMES 11 de Junho de 2010. I Em Junho de 2002, Artur doou a Cristvo, seu nico filho, uma coleco de estatuetas. Na mesma ocasio doou a Beatriz, sua mulher, um quadro. Beatriz morreu subitamente em Junho de 2004, quando vieram dizer-lhe que Cristvo tinha sido condenado a dois anos de priso pela prtica intencional de ofensas integridade fsica graves na pessoa de Diana, filha deste e sua neta. Em Junho de 2005, Artur faz o seguinte testamento pblico: 1. Declaro que Cristvo nada receber da minha herana por ter cometido comportamentos criminais reveladores de muito mau carcter. 2. Deixo a Diana um quinto da minha quota disponvel, desde que se comprometa a deixar de visitar Cristvo, como alis sempre fez enquanto ele esteve preso. 3. Deixo a Edgar o remanescente da herana. Artur morreu em Maro de 2010 a) data da sua morte, Artur tinha bens no valor de 200 mil euros; os bens doados a Beatriz e Cristvo valiam, cada um, 200 mil euros b) Cristvo tinha dois filhos, Diana (casada com Francisco) e Edgar c) Todos, excepto Beatriz, sobreviveram a Artur d) Diana, em estado de depresso profunda desde Dezembro de 2009, data em que soube que Francisco, h largos anos, tinha o hbito de desviar valores da empresa de Artur, comeou a no se alimentar e veio a falecer em Maio de 2010 Aprecie todas as questes sucessrias, tendo em devida ponderao: - A relevncia do comportamento que se imputa a Cristvo e a sua circunstncia, na herana de Artur - Os sucessveis legitimrios de Artur - O conceito de remanescente da herana - O valor das quotas disponvel e indisponvel, bem como a eventual imputao das doaes - Em concluso, a partilha da herana de Artur II Comente a seguinte passagem retirada de I. Galvo Telles, Direito das Sucesses, Noes Fundamentais, 6.ed, p. 152: a sucesso legitimaria no autnoma, absorvendo-se na sucesso legtima, porque sob aquele nome inadequado no se visa mais que um limite liberdade de testar (ou de dispor gratuitamente). A quota indisponvel representa esse limite.

CASOS PRTICOS a) Suponha que num acidente de automvel morrem Brtolo, Antnio e Carlos, pela ordem indicada, sendo que Antnio era pai de Brtolo e de Carlos Brtolo era vivo e deixou dois filhos, Daniela e Ema. Carlos, tambm vivo, deixou, igualmente, dois filhos, Francisco e Gabriel. Indique, justificando, quais os fenmenos sucessrios presentes. b) Imagine, agora, que H faleceu no estado de vivo, deixando dois filhos, I e J, que, no entanto, vieram a falecer antes do pai Considerando que I tinha dois filhos (K e L) e J trs filhos (M,N e O), tendo M repudiado a herana, distribua o total (60 mil) indicando o respectivo ttulo jurdico.

S-ar putea să vă placă și