Sunteți pe pagina 1din 8

HISTRIA E FILOSOFIA DAS CINCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA History and Philosophy of Science in Biology Teaching

Maria Helena da Silva Carneiro1 Maria Luiza Gastal2


Resumo: Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepo de Histria da Biologia que veiculada nos livros didticos. Para tanto, analisamos trs colees de livros de Biologia destinados ao Ensino Mdio, e alguns livros universitrios usados em cursos de formao de professores. Ao analisar este material curricular foi possvel observar que a histria apresentada desvinculada do contexto cultural de cada perodo histrico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representao da cincia e do fazer cientfico. Unitermos: ensino de Biologia, Histria e Filosofia das Cincias, livro didtico. Abstract: In this work, we search forto evidences the conception of the History of Biology being is propagated in textbooks. We analyze three Biology book collections designed estined forto middle schooledium education, and some university books used in teacher education courses. When analyzing this curricular material it was possible to observe that the history of biology presented is disengaged from entailedofthe cultural context of each historical period, and this what can lead the student to construct a false representation of science and of scientific meaning making. Keywords: Biology teaching, History and Philosophy of Sciences, textbook.

Introduo
A incluso da perspectiva histrica no ensino de cincias constantemente defendida por muitos pesquisadores da rea de ensino de cincias (Matthews, 19953; Gagn, 1994; Pretto, 1985). O projeto 20061, 1985, j recomendava a insero/incluso de elementos de Histria e de Filosofia das Cincias nos currculos do Ensino Fundamental e Mdio. Carvalho e Vannucchi,1996, ao discutir as inovaes e tendncias do ensino de Fsica destaca que, no V RELAEF Reunio Latino Americana sobre Educao em Fsica o grupo de trabalho sobre Histria e Filosofia das Cincias mostrou a importncia destes estudos para a formao de professores, tendo em vista proporcionar: uma maior compreenso da natureza do conhecimento cientfico; um melhor entendimento dos conceitos e teorias da fsica; uma compreenso dos obstculos e possveis dificuldades dos alunos; e uma concepo das cincias como empresa coletiva e histrica e o entendimento das relaes com a tecnologia, a cultura e a sociedade. Acredita-se que a Histria e a Filosofia das Cincias podem apresentar algumas respostas crise mundial da educao cientfica: Podem humanizar as cincias e aproxim-las dos interesses pessoais, ticos, culturais e polticos da comunidade; podem tornar as aulas de cincias mais desafiadoras e reflexivas, permitindo, desse modo, o desenvolvimento do pensamento crtico; podem contribuir para um entendimento mais integral de matria cientfica, isto , podem contribuir para a superao do mar de falta de significao que se diz ter inundado as salas de aula de cincias, onde frmulas e equaes so recitadas sem que muitos cheguem a saber o que significam; podem melhorar a formao de professores auxiliando o desenvolvimento de uma epistemologia
1 2

Faculdade de Educao (UnB). E-mail mhsilcar@unb.br Instituto de Cincias Biolgicas (UnB). E-mail: gastal@unb.br 3 Este trabalho foi originalmente publicado, em ingls, em 1992, na revista Science & Education, 1(1): 11-47.

33
Cincia & Educao, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005

Maria Helena da Silva Carneiro e Maria Luiza Gastal


da cincia mais rica e mais autntica, ou seja, de uma maior compreenso da estrutura das cincias bem como do espao que ocupam no sistema intelectual das coisas.
(Matthews, 1995)

Nessa mesma direo, os parmetros curriculares brasileiros, tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Mdio incorporaram esta recomendao/orientao: A dimenso histrica pode ser introduzida nas sries iniciais na forma de histria dos ambientes e invenes. Tambm possvel o professor versar sobre a histria das idias cientficas, que passa a ser abordada mais profundamente nas sries finais do Ensino Fundamental (p. 32). J nos PCN do Ensino Mdio, os autores destacam que Elementos da histria e da filosofia da Biologia tornam possvel aos alunos a compreenso de que h uma ampla rede de relaes entre a produo cientfica e o contexto social, econmico e poltico (p. 32). Este aparente consenso entre os pesquisadores de didtica das cincias quanto incorporao de componentes da Histria e Filosofia das Cincias nos currculos escolares e em cursos de formao de professores vem encontrando eco nos livros didticos de Biologia desde os anos 60, quando essa rea do conhecimento se constituiu enquanto disciplina escolar desvinculando-se da Histria Natural. H uma preocupao em apresentar aspectos histricos na introduo de conceitos cientficos. Entretanto, ainda falta uma anlise crtica do tipo de histria veiculada nesses livros e de como a concepo de Histria e Filosofia das Cincias deve ser trabalhada nos diferentes nveis de escolaridade. Assim, o que se deveria questionar a concepo de histria veiculada nesses materiais e no a sua ausncia. Um dos poucos trabalhos j realizados neste sentido ressalta a predominncia de um modelo de Histria da Cincia onde, paradoxalmente, a cincia aparece como um processo a-histrico. A apresentao da cincia absolutamente a-histrica. Sem referncia a seu processo de criao e muito menos ao contexto em que foi criada. E, o que pior, na tentativa de suprir esta lacuna passa uma viso da Histria da Cincia como se fosse, como j dizamos, um armazm, um depsito onde se guardam as vidas dos cientistas, seus feitos e suas obras.
(Pretto, 1985; p. 77)

Embora muito criticado nos ltimos anos por dar muita nfase ao chamado mtodo cientfico, o livro Biological Sciences Curriculum Study BSCS (1983) foi um dos materiais curriculares produzidos nos anos 60 que j apresentava preocupao com a contextualizao histrica. O manual do professor deste projeto destaca que: A apresentao destes aspectos pode ser til por contribuir para dar ao aluno uma viso mais realista e inteligvel da cincia. Poder ajudar a modificar as idias extraordinariamente irreais, fantsticas e antagnicas que, segundo vrios estudos demonstram, muitas pessoas fazem da cincia e dos cientistas. Por isso, sempre que possvel, a narrativa do inqurito, os exerccios e outros materiais descrevem a investigao em termos de pessoas, lugares e incidentes que nela esto envolvidos (p. 27). Como se pode observar, j se acreditava que a insero desses componentes pudesse modificar as idias extraordinariamente irreais (grifo nosso) que se fazia (e que se faz ainda hoje) da cincia e do fazer cientfico.
34

Histria e Filosofia das Cincias


Quanto aos livros universitrios, aqueles usados nos cursos de formao de professores de Biologia, muitos deles apresentam uma contextualizao histrica dos temas abordados. A ttulo de exemplo citamos o livro Ecologia de E. O. Odum, ainda hoje usado em cursos de licenciatura: O termo ecossistema foi proposto primeiramente em 1935 pelo ecologista britnico A. G. Tansley, mas, naturalmente, o conceito bem mais antigo. Mesmo na mais remota histria escrita, encontram-se aluses idia da unidade dos organismos com o ambiente (e, tambm, da unidade dos seres humanos com a natureza). Enunciados formais da idia comearam a aparecer somente no fim do sc. XIX e fato curioso paralelamente nas publicaes sobre ecologia americanas, europias e russas. Assim, em 1877, Karl Mobius escreveu (em alemo) sobre a comunidade de organismos num recife de ostras como uma biocenose, e, em 1887, o americano S. A. Forbes escreveu seu ensaio clssico sobre o lago como um microcosmos. O pioneiro russo V. V. Dokuchaev (1846-1903) e seu discpulo principal, G. F. Morozov (que se especializava em ecologia florestal), enfatizaram o conceito de biocenose, vocbulo posteriormente expandido por ecologistas russos para geobiocenose(...).
(Odum, 1983; p. 9)

Neste artigo, pretendemos indicar algumas concepes de Histria da Cincia presentes em Livros Didticos de Biologia (LDB), desde os anos 60, e discutir algumas implicaes deste modelo de histria no ensino.

A histria veiculada nos livros didticos e suas implicaes pedaggicas


Apesar dessa crtica, a concepo de Histria da Biologia veiculada pelos livros didticos do Ensino Mdio e Universitrio caracteriza-se por reforar uma imagem de cincia e de sua histria que j se vem tentando combater nas trs ltimas dcadas. Citaremos a seguir algumas caractersticas de tal concepo que aparecem nos LDB. Histrias anedticas Os episdios histricos, geralmente centrados na biografia de um cientista, evidentemente podem ter seu lugar no processo educativo, mas desde que caracterizados como tal (como biografia), e inseridos num contexto mais amplo de anlise histrica. Caso contrrio, esta forma de apresentar os aspectos histricos pode reforar ou induzir os alunos construo de uma imagem na qual a produo do conhecimento cientfico se limita a eventos fortuitos, dependentes da genialidade de cientistas isolados. Primeiro exemplo:
Mendel foi criado num distrito agrcola que hoje faz parte da Tcheco-Eslovquia. Muito cedo foi atrado pela vida monstica e ordenou-se com vinte e cinco anos de idade. Mais tarde estudou Matemtica e Histria Natural na Universidade de Viena e lecionou no colgio da cidade de Brnn durante alguns anos. Foi nessa poca que organizou um pequeno canteiro no convento, onde realizou as famosas experincias com ervilhas de cheiro, que deram origem a um novo ramo da cincia, a Gentica. (BSCS, Verso Azul, Vol. 2, p. 72)

35
Cincia & Educao, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005

Maria Helena da Silva Carneiro e Maria Luiza Gastal


Segundo exemplo:

Figura 1. Imagem utilizada no livro de Amabis e Martho (1997, p. 11) para ilustrar o trabalho de Mendel.

Linearidade A sucesso de episdios histricos apresentados nos LDB uma genealogia, das origens at os dias atuais, que conduz a uma idia de linearidade. como se o conhecimento cientfico atual fosse sempre o resultado linear de conhecimentos preexistentes. Alm disso, privilegia certos eventos da Histria da Cincia, em detrimento de outros de menor apelo. Implcita na idia de linearidade est, tambm, a de que todo o desenvolvimento do conhecimento cientfico desembocou no nico conjunto correto de explicaes para os fenmenos do mundo, o que hoje compartilhado pela comunidade cientfica. Isso produz no aluno o efeito de pensar neste conhecimento como pronto, acabado e definitivo. No captulo 14 da parte dois do livro Verso Azul do BSCS4, ao apresentarem os conhecimentos sobre desenvolvimento dos seres vivos, logo no incio do captulo, os autores apresentam alguns dados histricos: A hiptese de que tanto o vulo como o espermatozide contribuem para a formao de um novo indivduo s foi demonstrada em 1827 (...) (p. 33), mais adiante, um longo texto, de pelo menos trs pginas, apresenta as diferentes concepes de desenvolvimento pr-formao e epignese , explicando o significado de cada uma delas, ainda que sem discutir suas variaes ovismo e animalculismo , ou apresentar os argumentos que levaram os cientistas das diferentes pocas a defenderem as suas hipteses: A primeira idia chamou-se pr-formao. De acordo com ela, o novo organismo, animal ou planta, estaria completamente formado na clula reprodutiva. O desenvolvimento seria apenas um aumento de tamanho, at que o novo animal sasse do ovo ou nascesse e a nova planta sasse da semente. Pensava-se que o desenvolvimento seria automtico, se a clula estivesse em ambiente favorvel (...) Ainda no sculo XVIII, os cientistas acreditavam que os organismos estivessem pr-formados nas clulas reprodutivas e se preocupavam em descobrir se estariam no vulo ou no espermatozide (...) (p. 36).

Publicado pela Edart, 1971, 3 edio.

36

Histria e Filosofia das Cincias


Os autores apresentam ainda, em ordem cronolgica, algumas idias a respeito dos trabalhos desenvolvidos por William Harvey, C. F. Wolff, Karl von Baer e Louis Agassiz. Esse mesmo modelo de apresentao das idias cientficas se repete em praticamente toda a coleo. Amabis & Martho (1997), antes de apresentar os conceitos que envolvem o processo fotossinttico, fazem um apanhado cronolgico das descobertas realizadas por cada cientista, at os dias atuais. Descobertas de Priestley: A descoberta da fotossntese relativamente recente. Este processo foi mencionado pela primeira vez em 1772, em um artigo escrito pelo qumico ingls Joseph Priestley (1733-1804). (...) Descoberta de Ingen-Housz: Um outro passo importante na elucidao do processo de recuperao do ar pelas plantas foi dado em 1779, quando o mdico holands Jean Ingen-Housz (1730-1799) descobriu que, para realizar a recuperao do ar, as plantas precisavam ser iluminadas. Descoberta de Saussure: Em 1804, o cientista suo Nicolas Tedore de Saussure (1767-1845) mostrou que a gua era um dos reagentes no processo de fotossntese, juntamente com o gs carbnico (p. 260-1). Em livros universitrios de Biologia mais modernos, como o caso de Biologia Evolutiva, D. J. Futuyma (1995) essa preocupao tambm aparece. O livro dedica um captulo inteiro o primeiro, intitulado A Origem e Impacto do Pensamento Evolutivo a um apanhado histrico das idias evolutivas, enumerando diversos filsofos e cientistas que contriburam para a construo do conceito tal como o conhecemos hoje: O papel das cincias naturais (...) foi o de catalogar os elos da Grande Escala dos Seres e descobrir sua ordenao, de tal modo que a sapincia de Deus pudesse ser revelada e reconhecida. A Teologia Natural, tal como reconhecida por John Ray em The Wisdom of God Manifested in the Works of Creation (1961) considerava as adaptaes dos organismos como evidncia da benevolncia do Criador. A obra de Lineu (...), profundamente influente sobre a classificao, foi igualmente concebida ad majorem Dei gloriam, para a maior glria de Deus. (...) Esses pontos de vista tradicionais cederam lugar ante o desenvolvimento da cincia emprica. Conceitos consagrados, tais como a posio central da Terra no universo, foram desafiados. Newton, Descartes e outros desenvolveram teorias estritamente mecanicistas dos fenmenos fsicos. Ao final do sculo XVII, o conceito de um mundo mutvel foi aplicado astronomia por Kant e Laplace (...). Os gelogos reconheceram que as rochas sedimentares tinham sido depositadas em pocas diferentes e comearam a perceber que a Terra poderia ser muito mais velha. Buffon, o grande naturalista francs, sugeriu em 1779 que ela poderia ter at 168.000 anos. (...) Por volta de 1788 (...) James Hutton desenvolveu o princpio do UNIFORMITARISMO, o qual sustentava que os mesmos processos so responsveis por eventos passados e atuais (p. 4-5). Consensualidade Mostram-se apenas as concordncias, os consensos na construo do conhecimento cientfico. Quando os pontos de vista conflitantes so apresentados, em geral, para reforar a idia de que trata-se de um conflito entre vises corretas e equivocadas. No captulo 18 do BSCS, ao discutir a biologia do desenvolvimento, os aspectos histricos do tema so assim apresentados: H duas formas gerais em que o desenvolvimento embriolgico tem sido interpretado historicamente. Primeira, o ovo poderia conter uma miniatura diminuta do adulto. Em condies adequadas, essa miniatura se desenvolveria, simplesmente tornando-se maior. Como
37
Cincia & Educao, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005

Maria Helena da Silva Carneiro e Maria Luiza Gastal


essa idia envolve a presena de um indivduo j formado no interior do ovo, denominada teoria da pr-formao. Segunda, o novo organismo poderia desenvolver-se a partir de uma massa amorfa de substncia viva. Desenvolver-se-ia pela diferenciao desse material amorfo nas vrias partes do corpo. Esse tipo de desenvolvimento chamado epignese. Qual das explicaes a correta? O filsofo grego Aristteles (384-322 a.C.), freqentemente referido como o pai da embriologia, acompanhava com fascinao o desenvolvimento dos ovos embrionados de galinha. Baseado em suas observaes, decidiu-se a favor da epignese, e o assunto ficou nisso durante quase dois mil anos (p. 457). Amabis e Martho (1997), ao apresentar o histrico da teoria celular, destaca os consensos, como podemos ver a seguir: A idia de Virchow a respeito da origem das clulas foi apoiada, em 1878, pelo bilogo Walther Flemming (1843-1905), que descreveu detalhadamente o processo de reproduo celular (p. 47). Ausncia do contexto histrico mais amplo Passa a idia de que a cincia hermtica, que no sofre influncia dos aspectos socioculturais de sua poca. Em todos os exemplos mencionados no se encontram referncias ao contexto histrico-social em que trabalhavam os cientistas, influncia das idias vigentes poca em outros campos do conhecimento nem s influncias e implicaes polticas das idias que estavam sendo geradas pela cincia.

A necessidade de uma nova abordagem da histria das cincias nos LDB


Apesar do reconhecimento quase consensual sobre a necessidade da abordagem histrica dos contedos da Biologia, falta ainda um maior nmero de estudos que possibilitem uma avaliao sobre se e como essa perspectiva histrica tem sido efetivamente trabalhada em sala de aula, e em que contextos. Um dos aspectos identificados ao examinarmos os livros didticos foi o fato de que h uma tendncia dos livros do Ensino Mdio em acompanhar o modelo de Histria da Biologia apresentado nos livros universitrios. Uma vez que os livros universitrios so utilizados na formao de professores de Ensino Mdio, h um duplo reforo sobre o professor de uma imagem de Histria da Biologia como a acima revelada. De um lado, os livros usados em sua formao privilegiam esta viso da Histria da Biologia. De outro, os livros didticos utilizados pelo professor em sua prtica docente apresentam exemplos que seguem o mesmo modelo dos livros universitrios. No basta afirmar a necessidade de adotar uma perspectiva histrica no ensino de Biologia sem que os instrumentos para que esta proposta seja levada a cabo de maneira satisfatria sejam desenvolvidos. Se pretendemos que a Histria da Biologia seja apresentada numa perspectiva distinta daquela que vem prevalecendo nos livros didticos, necessrio repensar os cursos de formao inicial e continuada de professores. Tal necessidade tambm implica um esforo concentrado na produo de materiais curriculares que possam fornecer aos professores indicadores a respeito de como trabalhar esta abordagem em suas aulas. Entendemos que trabalhar com esta abordagem histrica no ensino de Biologia no significa demonstrar uma filiao contnua na construo do conhecimento, pois as teorias atuais no so necessariamente decorrentes das anteriores. Acreditamos que uma abordagem histrica deveria centrar-se nas rupturas epistemolgicas. Como nos afirma Casonato, 1992, apesar da epistemologia e da concepo de histria contempornea j terem demonstrado que
38

Histria e Filosofia das Cincias


a produo do conhecimento cientfico no linear, os livros didticos e os livros universitrios conservam at hoje este tipo de abordagem Histrica. Para este autor, ao eliminarmos da histria os problemas que levaram os pesquisadores da poca, os obstculos encontrados, as falsas pistas seguidas e as controvrsias que existiram, os manuais seguimos o programa positivista de educao cientfica.

Livros didticos analisados:


AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das Clulas: origem da vida, histologia e embriologia. So Paulo: Moderna, 1997. BIOLOGICAL SCIENCES CURRICULUM STUDY. Biologa: parte II. So Paulo: Edart, 1971. ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1983. SCHWAB, J. J.; KLINCKMANN, E. Manual do professor de biologia. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1970.

Referncias
AUDIER, F.; FILLON, P. Enseigner histoire de sciences et des techniques. Paris: INRP, 1991. CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. O currculo de fsica: inovaes e tendncias nos anos noventa. Investigaes em Ensino de Cincias, Porto Alegre, v. 1, p. 3-19, 1996. CASONATO, M. O. Les obstacles dans la recherche et dans lenseignement a la connaissance du support moleculaire de lInformation genetique: proposition dune nouvelle mtode denseignement des science de la Vie. 1992. 2 v. Tese (Doutorado) Universite Paris VII, Paris, 1992. EICHMAN, P. Using history to teach biology. The American Biology Teacher, Reston, v. 58, n. 4, p. 200-203, 1996. GAGN, B. Autour de lide dhistoire ds sciences: reprsentations discursives dapprenti(e)s enseignant(e)s de sciences. Didaskalia, Lisboa, n. 3, p. 61-67, 1994. MATTEWS, M. R. Histria, filosofia e ensino de cincias: a tendncia atual de reaproximao. Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, Florianpolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnologia. Parmetros curriculares nacionais. Braslia: MEC/SEMT, 1999. BRASIL. Ministrio da Educao. Parmetros curriculares nacionais: cincias naturais. Braslia: MEC/SEF, 1997. PRETTO, N. D. L. A Cincia nos livros didticos. Campinas: Editora da Unicamp, 1985. SOLBES, J.; TRVER, M. J. La utilizacin de la historia de las ciencias en la enseaza de la fsica y la qumica. Enseanza de las Ciencias, Barcelona, v. 14, n. 1, p. 103-112, 1996.

39
Cincia & Educao, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005

S-ar putea să vă placă și