Sunteți pe pagina 1din 3

A TENS uma corrente de baixa freqncia, pulsada, que apresenta uma forma de onda bifsica, simtrica ou assimtrica balanceada

a com uma semionda quadrada positiva e um pico negativo. Essa caracterstica propicia a estimulao de receptores nervosos e apresenta um componente de corrente direta igual a zero, ou seja, as reas sob as ondas positivas e negativas so iguais, no produzindo efeitos polares13,14. A freqncia de aplicao da TENS varia desde 1 a 150 Hz, situados dentro do espectro biolgico de aplicao da eletroterapia de 1 a 250 Hz. Quanto durao de pulso, esta varia de 20 a 250 s. Parmetros que combinam elevada freqncia (80 a 150 Hz) e durao de pulso mais baixas (20 a 80 s), permite a estimulao de fibras nervosas altamente mielinizadas e de grande dimetro, como as fibras A- e A-, desencadeando potenciais de ao repetidos. Por outro lado, freqncias mais baixas (1 a 10 Hz) e duraes de pulsos mais altas (100 a 250 s) propiciam a estimulao de fibras do tipo A- e C. Essa variao nos parmetros e seu efeito neurofisiolgico justificam o emprego da TENS no alvio da dor, por exemplo, no qual sua utilizao tem sido mais indicada13,15.

V rios trabalhos documentam a eficcia da utilizao da TENS no alvio da dor7. Wolf et al.8 utilizaram a Escala Analgica Visual da Dor e o Questionrio McGill de Dor para avaliar as respostas de 114 pacientes com dor crnica (neuropatia perifrica, leso do nervo perifrico, radiculopatia e dores

musculoesquelticas) tratados com TENS. Os eletrodos foram posicionados no stio de dor, ao longo do nervo perifrico prximo ao local acometido ou na regio paravertebral na raiz do respectivo nervo. A intensidade foi aumentada at que o paciente evocasse uma sensao desconfortvel e, ento, diminuda e ajustada em um nvel tolervel ao paciente, sendo reajustada a cada sesso para manter adequada estimulao. O tratamento consistiu de trs a cinco sesses com durao de 30 a 45 minutos de aplicao da TENS. Os resultados mostraram que 78% dos Gashu, B.M. et a!. Eficcia da estimulao eltrica nervosa transcutnea (TENS) e exerccios de alongamento na dor e qualidade de vida. pacientes Com neuropatia perifrica, 38% dos pacientes com leso do nervo perifrico, 47% dos pacientes com radiculopatia e 51 % dos pacientes com dores musculoesquelticas referiram mais de 60% de alvio da dor. Os autores no encontraram correlao entre os parmetros de estimulao ou o posicionamento dos eletrodos com o alvio da dor. Moore9 realizou estudo com 98 pacientes com dores na regio dorsal, cefalia e uma variedade de outros sintomas. Os pacientes utilizaram TENS em casa, colocando os eletrodos no local da dor, ajustando a intensidade de estimulao a nveis confortveis. Aps 12 dias de tratamento, 69% dos pacientes com dorsalgia, 40% com cefalia, 60% com diferentes sintomas relataram mais de 50% de alvio de dor.

O desenvolvimento da estimulao nervosa eltrica transcutnea est baseado diretamente no trabalho de Melzack e Wa1l2s que constitui a teoria da comporta em que a ativao de axnios mielinizados de grande dimetro na periferia, aumenta a intensidade de inibio que atua sobre as clulas T na medula espina! via clulas de substncia gelatinosa. A TENS teria a capacidade de produzir informaes sensitivas a partir de aferentes de baixo limiar que inibem a transmisso da dor na medula esprnal mediante a inibio da excitabilidade das clulas T via clulas SGlO. Esse modelo explica o alvio da dor durante a aplicao da TENS e o ps-efeito, atravs da teoria da liberao de endorfinas que so produzidas pelas glndulas pituitrias e que tm seu papel na modulao da dorll .

S-ar putea să vă placă și