Sunteți pe pagina 1din 5

TEMAS PARA COMPOSIES 9 Ano

1. A imaginao mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento limitado,

enquanto que a imaginao envolve o mundo inteiro, estimulando o progresso e fazendo nascer a evoluo.

-Albert Einstein-

2. A liberdade significa responsabilidade. Esta a razo pela qual muitos homens a temem. -George Bernard Shaw3. A adolescncia ao mesmo tempo um fim e um comeo. 4. A vida ou uma aventura arriscada ou nada.

-Helen Keller-

5. A criana e o adolescente tm direito proteco, vida e sade, mediante a efectivao

de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. -Estatuto da Criana e do Adolescente, Art. 7, Cap. ISer que este direito tem alguma importncia em determinados pases do mundo? Apresenta a tua opinio. 6. O Sonho a chave que nos permite sair de ns mesmos...

7. So inmeros os tesouros que a natureza nos oferece, mas o seu equilbrio est hoje
seriamente ameaado pela aco dos homens. Redige um texto, com a forma de artigo para um jornal escolar, em que apresentes o teu ponto de vista sobre a necessidade de defender a natureza e sobre as formas de o fazer. 8. H palavras que fazem bater mais depressa o corao todas as palavras umas mais que

outras, qualquer mais que todas. Conforme os lugares e as posies das palavras. Segundo o lado do Sol ou o lado onde no d o Sol. Cada palavra um pedao do Universo. Um pedao que faz falta ao Universo. -Almada Negreiros, A Inveno do Dia Claro9. Que paradoxo! Conseguimos enviar mensagens da Lua e mandar sondas espaciais at Marte e

no entanto cada vez se torna mais difcil comunicar com aqueles que nos rodeiam.

10. s um dos marinheiros da armada de Vasco da Gama. Viveste, com maior ou menor emoo, os dois episdios da viagem: o Adamastor e a Tempestade. Escreve tua famlia uma carta em que relates um deles, abordando em particular as tuas reaces emocionais, bem como as dos companheiros de viagem.

11. "Sou um pobre timoneiro na noite imensa do mar, a sul da minha solido o cruzeiro luz no cu para me guiar, lanterna de navegar alivia-me a presso que o leme est a queimar, estamos longe do destino e eu no sei onde que isto vai parar." in Auto da Pimenta, disco Rui Veloso / Carlos T Coloca-te na situao deste timoneiro do sculo XVI e redige uma folha do dirio de bordo, na qual registes momentos de perigo e de emoo vividos nessa aventura que levou os portugueses a terras do Brasil. 12. Tens a liberdade de viajar para qualquer cidade ou pas do mundo. Onde irias? Porqu? Narra a tua viagem. 13. Se te fosse pedido para seleccionares um objecto a fim de que fosse colocado numa cpsula do tempo, qual seria? Escolhe um objecto que diga respeito cultura do sculo XXI, explica para que serve, qual a sua importncia e justifica por que razo o teu objecto deveria ser includo na cpsula do tempo. 14. Foste escolhido(a) para seres o rei ou rainha de um novo pas. Ests ansioso para comear a governar. Quais sero as tuas prioridades? Quais sero as coisas melhores e piores da tua nova situao? 15. Tu, sozinho, tens o poder de mudar o mundo e torn-lo perfeito, de acordo com o que sempre sonhaste. Podes mudar pessoas ou modos de vida. Que novo mundo vai sair dos teus desejos? COMPOSIES DE EXAME 16. Como sabes, a televiso , nos nossos dias, um poderoso meio de comunicao, e o carcter, positivo ou negativo, da sua influncia muitas vezes um assunto controverso. Redige um texto em que apresentes a tua opinio sobre o papel que a televiso desempenha na sociedade actual. 17. A msica, a pintura, a poesia, o teatro, o cinema so formas de arte que do beleza e sentido ao nosso quotidiano. Apoiando-te na tua cultura geral e em vivncias pessoais, redige um texto de opinio em que mostres a importncia que a arte tem na vida das pessoas e na transformao da sociedade. 18. Em todas as pocas a sociedade teve os seus heris; hoje em dia, com a massificao dos meios de comunicao, o conceito misturou-se um pouco com o de "dolo" personagem que arrasta multides e que influencia comportamentos, especialmente entre as camadas mais jovens da populao. Define o que um heri, reflectindo acerca da importncia que possa ter para ti como modelo, ou, pelo contrrio, do risco que pode representar se abdicarmos da nossa prpria identidade para o seguirmos cegamente.

19. Diz-se que Os Lusadas narram a histria de uma nao que descobriu um mundo novo. Apesar de se ter chamado conquista espacial a maior aventura do Homem, Rmulo de Carvalho (em O Astronauta e o Homem dos Descobrimentos) afirma que a maior aventura do Homem continua a ser a dos Descobrimentos martimos dos sculos XV e XVI. Redige um texto de opinio, que possa ser publicado num jornal escolar, em que, considerando as diferenas e as semelhanas entre estas duas aventuras, apresentes o teu ponto de vista sobre qual foi a mais ousada.
(1 Chamada 2005)

20. Como sabes, a Educao constitui um direito universalmente reconhecido. No entanto, por vezes, devido a vrias circunstncias, crianas e jovens vem-se privados desse direito fundamental. Redige uma carta, dirigida ao Director-Geral da UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura), em que exponhas a situao de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que no beneficiem desse direito e em que manifestes a tua opinio sobre essa situao.
(1 Chamada 2006)

21. H quem considere que a sociedade em que vivemos marcada por grandes contrastes: por um lado, aqueles que s adquirem bens dos mais caros, que vivem em habitaes de luxo e que frequentam os melhores restaurantes; por outro, os que lutam diariamente por comida, um tecto e outras condies bsicas. Redige um texto, que possa ser publicado no jornal da tua Escola, em que apresentes a tua opinio sobre os contrastes acima descritos.

(2 Chamada 2006)

22. O vagabundo de que fala o Texto A era uma pessoa diferente. Tambm tu, certamente, conheces pessoas que se afastam dos padres comuns, que, no seu aspecto e modo de ser ou de agir, marcam a diferena e, por isso, se tornam figuras especiais ou mesmo inesquecveis. Traa o perfil de uma dessas pessoas e relata como a conheceste, o que nela te impressiona ou por que razo ficaste a admir-la.
(1 Chamada 2007)

23. Certamente j tiveste, ou ainda tens, um interesse muito especial por alguma coisa. Conta como nasceu esse interesse e como evoluiu, ou se tem mantido ao longo da tua vida, incluindo na narrativa momentos de alegria, realizao pessoal e possveis aventuras, contrariedades, obstculos
(2 Chamada 2007)

24. Um sorriso pode ser muito especial. Redige um texto narrativo em que recordes ou imagines uma situao na qual um sorriso tenha tido um papel fundamental. Constri a narrativa, desenvolvendo a aco num espao e num tempo determinados e descrevendo a personagem ou as personagens interveniente(s).
(1 Chamada 2008)

25. Numa passagem do texto B, recorda-se a adolescncia e aqueles momentos em que os amigos nos fazem muita falta e em que os dias parecem no acabar. Imagina-te num desses dias e escreve uma carta a uma pessoa tua amiga, real ou imaginria, onde lhe relates um episdio importante que gostasses de partilhar. Respeita os aspectos formais da carta.
(2 Chamada 2008)

26. As causas ambientalistas tem muitos defensores, como o caso do fotgrafo francs Yann Arthus-Bertrand. Actualmente, vrios so os apelos a que cada indivduo, no dia-a-dia, se responsabilize pelas consequncias dos seus actos no meio ambiente. Escreve um texto correcto e bem estruturado, adequado a um jornal escolar, em que expresses a tua opinio acerca da responsabilidade de cada cidado na preservao da Terra, apelando a uma alterao de comportamentos.
(1 Chamada 2009)

27. Para muitos autores, o mar est associado a mistrios por desvendar. Escreve um texto narrativo, correcto e bem estruturado, em que imagines uma aventura misteriosa que tenha o mar como cenrio. Na tua narrativa, deves incluir, pelo menos, um momento de descrio de uma personagem.
(2 Chamada 2009)

28. Imagina que participaste numa viagem por terras longnquas e pouco exploradas. Escreve uma carta, correcta e bem estruturada, na qual relates a uma pessoa tua amiga o que aconteceu durante a viagem e na qual descrevas o que de mais interessante observaste. Respeita os aspectos formais da carta.
(1 Chamada 2010)

29. Atravs dos livros e dos filmes, conhecemos personagens que nunca esquecemos e que, frequentemente, passamos a considerar heris da nossa vida. Imagina que, num belo dia, encontras uma das tuas personagens preferidas. Escreve um texto narrativo, correcto e bem estruturado em que relates esse encontro invulgar. Na tua narrativa, deves incluir uma descrio dessa personagem e um momento de dilogo.
(2 Chamada 2010)

Redige textos, com o mximo de 240 e o mnimo de 180 palavras. Estabelece com clareza o teu ponto de vista sobre o assunto, de modo a que as tuas afirmaes e raciocnios sejam coerentes e faam sentido. Organiza o texto de modo a que tenha introduo, desenvolvimento e concluso, estabelecendo pargrafos sempre que for necessrio. Toma ateno expresso escrita correcta: construo das frases, ortografia, escolha do vocabulrio adequado e pontuao. Apresenta a composio com boa apresentao e caligrafia cuidada.

S-ar putea să vă placă și