Sunteți pe pagina 1din 17

TRINGULOS

No plano, tringulo a figura geomtrica que ocupa o espao interno limitado por trs linhas retas que se unem, com trs lados e trs ngulos que somam 180. Tambm se pode definir um tringulo em superfcies gerais. Nesse casos, so chamados de tringulos geodsicos e tm propriedades diferentes. O tringulo o nico polgono que no possui diagonais e cada um de seus ngulos externos suplementar do ngulo interno adjacente. O permetro de um tringulo a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a regio interna de um tringulo de regio convexa e a regio externa de regio cncava. A rea de um tringulo retngulo obtm-se calculando a metade do produto da medida da sua altura pela medida da sua base. Outra maneira de calcular sua rea atravs do Teorema de Heron. Se o tringulo for equiltero de lado l, sua rea A pode ser obtida calculando:

Outra forma de calcular a rea tringulo e alfa o ngulo entre eles.

, onde a e b so dois lados quaisquer do

Tipos de tringulos
Um tringulo pode ser classificado de acordo com as medidas relativas de seus lados: Um tringulo equiltero possui todos os lados congruentes. Um tringulo equiltero tambm equingulo: todos os seus ngulos internos so congruentes (medem 60), sendo, portanto, classificado como um polgono regular. Um tringulo issceles possui somente dois lados congruentes. Num tringulo issceles, o ngulo formado pelos lados congruentes chamado ngulo do vrtice. Os demais ngulos denominam-se ngulos da base e so congruentes. Em um tringulo escaleno, as medidas dos trs lados so diferentes. Os ngulos internos de um tringulo escaleno tambm possuem medidas diferentes. Denomina-se base o lado sobre qual se apia o tringulo. No tringulo issceles, considera-se base o lado de medida diferente.

Eqiltero

Issceles

Escaleno

Um tringulo tambm pode ser classificado de acordo com seus ngulos internos:
Um tringulo retngulo possui um ngulo reto. Num tringulo retngulo, denomina-se hipotenusa o lado oposto ao ngulo reto. Os demais lados chamam-se catetos. Os catetos de um tringulo retngulo so complementares. Um tringulo obtusngulo possui um ngulo obtuso e dois ngulos agudos. Em um tringulo acutngulo, todos os trs ngulos so agudos.

Retngulo

Obtusngulo

Acutngulo

Condio de existncia de um tringulo

Para que se possa construir um tringulo necessrio que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferena entre essas medidas. |b-c|<a<b+c |a-c|<b<a+c |a-b|<c<a+

Fatos Bsicos
Fatos elementares sobre tringulos foram apresentados por Euclides nos livros 1-4 de sua obra Elementos aproximadamente em 300 a.C.. Um tringulo um polgono. Dois tringulos so ditos semelhantes se um pode ser obtido pela expanso uniforme do outro. Este o caso se, e somente se, seus ngulos correspondentes so iguais, e isso ocorre, por exemplo, quando dois tringulos compartilham um ngulo e os lados opostos a esse ngulo. O fato crucial sobre tringulos similares que os comprimentos de seus lados so proporcionais. Isto , se o maior lado de um tringulo duas vezes o maior lado do tringulo similar, diz-se, ento, que o menor lado ser tambm duas vezes maior que o menor lado do outro tringulo, e o comprimento do lado mdio ser duas vezes o valor do lado correspondente do outro tringulo. Assim, a razo do maior lado e o menor lado do primeiro tringulo ser a mesma razo do maior lado e o menor lado do outro tringulo. Usando-se tringulos retngulos e o conceito de similaridade, as funes trigonomtricas de seno e cosseno podem ser definidas. Essas so funes de um ngulo que so investigadas na trigonometria. Nos casos a seguir, ser usado um tringulo com vrtices A, B e C, ngulos a, e ? e lados a, b e c. O lado a oposto ao vrtice A e ao ngulo a, o lado b oposto ao vrtice B e ao ngulo e o lado c oposto ao vrtice C e ao ngulo ?. Na geometria Euclidiana, de acordo com o Teorema angular de Tales, a soma dos ngulos internos de qualquer tringulo igual a dois ngulos retos (180 ou p radianos). Isso permite a determinao da medida do terceiro ngulo, desde que sejam conhecidas as medidas dos outros dois ngulos. Ex:

Tringulo com vrtices, lados e ngulos representados Existe um Corolrio desse Teorema, que afirma que a medida de um ngulo externo de um tringulo igual soma das medidas dos ngulos internos no-adjacentes. Ex: Sendo e a medida do ngulo externo do tringulo que tem como vrtice o vrtice C, pode-se afirmar que: e = a +

Os ngulos A e A' so iguais (duas paralelas cortadas por uma trasversal). Os ngulos B e B' so iguais

por serem alternos internos. Os ngulos C e C' so iguais por serem opostos pelo vrtice. Assim v-se que a soma dos ngulos internos do tringulo 180o Um teorema central o Teorema de Pitgoras, que afirma que em qualquer tringulo retngulo, o quadrado da medida da hipotenusa igual soma dos quadrados das medidas dos catetos. Se o vrtice C do exemplo dado for um ngulo reto, pode-se escrever isso da seguinte maneira:

c2 = a2 + b2
Isso significa que, conhecendo as medidas de dois lados de um tringulo retngulo, pode-se calcular a medida do terceiro lado propriedade nica dos tringulos retngulos. O Teorema de Pitgoras pode ser generalizado pela lei dos cossenos:

Essa lei vlida para todos os tringulos, mesmo se ? no for um ngulo reto e pode ser usada para determinar o tamanho de lados e ngulos de um tringulo, desde que a medida de trs ou dois lados e de um ngulo interno sejam conhecidas.

Teorema de Pitgoras Essa lei vlida para todos os tringulos, mesmo se ? no for um ngulo reto e pode ser usada para determinar o tamanho de lados e ngulos de um tringulo, desde que a medida de trs ou dois lados e de um ngulo interno sejam conhecidas.

A lei dos senos diz: , onde d o dimetro da circunferncia circunscrita ao tringulo (uma crcunferncia que passa pelos trs vrtices do tringulo). A lei dos senos pode ser usada para computar a medidas dos lados de um tringulo, desde que a medida de dois ngulos e de um lado sejam conhecidas. Existem dois tringulos retngulos especiais que aparecem frequentemente em geometria. O chamado "tringulo 45-45-90" possui ngulos com essas medidas e a proporo de seus lados : . O "tringulo 30-60-90" possui ngulos com essas medidas e a proporo de seus lados : .

Pontos, linhas e crculos associados a um tringulo


Mediatriz

O circuncentro o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo. A mediatriz a reta perpendicular a um lado do tringulo, traada pelo seu ponto mdio. As trs mediatrizes de um tringulo se encontram em um nico ponto, o circuncentro, que o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo, que passa pelos trs vrtices do tringulo. O dimetro dessa circunferncia pode ser achado pela lei dos senos. O Teorema de Tales determina que se o circuncentro estiver localizado em um lado do tringulo, o ngulo oposto a este lado ser reto. Determina tambm que se o circuncentro estiver localizado dentro do tringulo, este ser acutngulo; se o circuncentro estiver localizado fora do tringulo, este ser obtusngulo.

Altura

O ponto de interseo das alturas o ortocentro Altura um segmento de reta perpendicular a um lado do tringulo ou ao seu prolongamento, traado pelo vrtice oposto. Esse lado chamado base da altura, e o ponto onde a altura encontra a base chamado de p da altura. O ponto de interseo das trs alturas de um tringulo denomina-se ortocentro (H). No tringulo acutngulo, o ortocentro interno ao tringulo; no tringulo retngulo, o vrtice do ngulo reto; e no tringulo obtusngulo externo ao tringulo. Os trs vrtices juntos com o ortocentro formam um sistema ortocntrico.

Mediana
O ponto de interseo das trs medianas o baricentro ou centro de gravidade.Mediana o segmento de reta que une cada vrtice do tringulo ao ponto mdio do lado oposto. A mediana relativa hipotenusa em um tringulo retngulo mede metade da hipotenusa. O ponto de interseo das trs medianas o baricentro ou centro de gravidade do tringulo. O baricentro divide a mediana em dois segmentos. O segmento que une o vrtice ao baricentro vale o dobro do segmento que une o baricentro ao lado oposto deste vrtice. No tringulo Equiltero, as medianas,

bissetrizes e alturas so coincidentes. No issceles, apenas a que chegam ao lado diferente, no escaleno, nenhuma delas.

O ponto de interseo das trs medianas o baricentro ou centro de gravidade.

Bissetriz

O ponto de interseo das trs bissetrizes o incentro. A bissetriz interna de um tringulo corresponde ao segmento de reta que parte de um vrtice e vai at o lado oposto do vrtice em que partiu, dividindo o seu ngulo em dois ngulos congruentes. Em um tringulo h trs bissetrizes internas, sendo que o ponto de interseo delas chama-se incentro. O crculo que tem o incentro como centro e tangente aos trs lados do tringulo denominado crculo inscrito. J a bissetriz externa o segmento da bissetriz de um ngulo externo situado entre o vrtice e a interseo com o prolongamento do lado oposto. As bissetrizes externas duas a duas tm um ponto de interseo, denominado ex-incentro relativo ao lado que contm os vrtices pelos quais passam essas retas. Dado um ex-incentro, o crculo que tem esse ponto como centro, e tangente a um lado e ao prolongamento dos dois outros lados do tringulo, denominado crculo ex-inscrito. Em um tringulo equiltero, o incentro, o ortocentro e o baricentro so o mesmo ponto. Dado um ex-incentro, o crculo que tem esse ponto como centro, e tangente a um lado e ao prolongamento dos dois outros lados do tringulo, denominado crculo ex-inscrito. Em um tringulo equiltero, o incentro, o ortocentro e o baricentro so o mesmo ponto.

Reta de Euler
a reta que contm o ortocentro, o baricentro e o circuncentro.

Crculo dos Nove Pontos


o crcunferncia que contm os pontos mdios dos lados, os ps das alturas, e os pontos mdios dos segmentos que unem o ortocentro aos vrtices.

Relaes de desigualdades entre lados e ngulos


1 relao: Um ngulo externo de um tringulo maior que qualquer um dos ngulos internos noadjacentes. 2 relao: Se dois lados de um tringulo tm medidas diferentes, ao maior lado ope-se o maior ngulo e ao menor lado, ope-se o menor ngulo. 3 relao: Em todo tringulo, qualquer lado tem medida menor que a soma das medidas dos outros dois. Fonte: pt.wikipedia.org

O uso das expresses algbricas No cotidiano, muitas vezes usamos expresses sem perceber que as mesmas representam expresses algbricas ou numricas. Numa papelaria, quando calculamos o preo de um caderno somado ao preo de duas canetas, usamos expresses como 1x+2y, onde x representa o preo do caderno e y o preo de cada caneta. Num colgio, ao comprar um lanche, somamos o preo de um refrigerante com o preo de um salgado, usando expressoes do tipo 1x+1y onde x representa o preo do salgado e y o preo do refrigerante. Usamos a subtrao para saber o valor do troco. Por exemplo, se V o valor total de dinheiro disponvel e T o valor do troco, ento temos uma expreso algbrica do tipo V-(1x+1y)=T. As expresses algbricas so encontradas muitas vezes em frmulas matemticas. Por exemplo, no clculo de reas de retngulos, tringulos e outras figuras planas. Expresso algbrica A=bxh Objeto matemtico rea do retngulo Figura

A=bxh/2

rea do tringulo

P=4a

Permetro do quadrado

Elementos histricos Na Antiguidade, as letras foram pouco usadas na representao de nmeros e relaes. De acordo com fontes histricas, os gregos Euclides e Aristteles (322-384 a.C), usaram as letras para representar nmeros. A partir do sculo XIII o matemtico italiano Leonardo de Pisa (Fibonacci), que escreveu o livro sobre Liber Abaci (o livro do baco) sobre a arte de calcular, observamos alguns clculos algbricos. O grande uso de letras para resumir mais racionalmente o clculo algbrico passou a ser estudado pelo matemtico alemo Stifel (1486-1567), pelos matemticos italianos Germano (1501-1576) e Bombelli (autor de lgebra publicada em 1572), porm, foi com o matemtico francs Franois Vite

(1540-1603), que introduziu o uso ordenado de letras nas analogias matemticas, quando desenvolveu o estudo do clculo algbrico. Expresses Numricas So expresses matemticas que envolvem operaes com nmeros. Por exemplo: a = 7+5+4 b = 5+20-87 c = (6+8)-10 d = (54)+15

Expresses algbricas So expresses matemticas que apresentam letras e podem conter nmeros. So tambm denominadas expresses literais. Por exemplo: A = 2a+7b B = (3c+4)-5 C = 23c+4 As letras nas expresses so chamadas variveis o que significa que o valor de cada letra pode ser substituda por um valor numrico. Prioridade das operaes numa expresso algbrica Nas operaes em uma expresso algbrica, devemos obedecer a seguinte ordem: 1. Potenciao ou Radiciao 2. Multiplicao ou Diviso 3. Adio ou Subtrao Observaes quanto prioridade: 1. Antes de cada uma das trs operaes citadas, deve-se realizar a operao que estiver dentro dos parnteses, colchetes ou chaves. 2. A multiplicao pode ser indicada por ou por um ponto ou s vezes sem sinal, desde que fique clara a inteno da expresso.

3. Muitas vezes devemos utilizar parnteses quando substitumos variveis por valores negativos. Exemplos: 1. Consideremos P=2A+10 e tomemos A=5. Assim 2. P = 2.5+10 = 10+10 = 20 Aqui A a varivel da expresso, 5 o valor numrico da varivel e 20 o valor numrico da expresso indicada por P. Observe que ao mudar o valor de A para 9, teremos: A = 2.9 + 10 = 18 + 10 = 28 Se A=9, o valor numrico de P=2A+10 igual a 28. 3. Seja X=4A+2+B-7 e tomemos A=5 e B=7. Assim: 4. X = 4.5+2+7-7 = 20+2-0 = 22 Se A=5 e B=7, o valor numrico de X=4A+2+B-7, muda para 22. 5. Seja Y=18-C+9+D+8C, onde C= -2 e D=1. Ento: 6. Y = 18-(-2)+9+1+8(-2) = 18+2+9+1-16 = 30-16 = 14 Se C=-2 e D=1, o valor numrico de Y=18-C+9+D+8C, 14. Concluso: O valor numrico de uma expresso algbrica o valor obtido na expresso quando substitumos a varivel por um valor numrico. Exemplos: 1. Um tringulo eqiltero possui os trs lados com mesma medida. Calcular o permetro de um tringulo equiltero cujo lado mede 5 cm, sabendo-se que o permetro de um triangulo equiltero pode ser representado por uma expresso algbrica da forma: P=a+a+a=3a. Substituindo a=5cm nesta expresso, obtemos P=35cm=15cm.

2. Para obter a rea do quadrado cujo lado mede 7cm, devemos usar a expresso algbrica para a rea do quadrado de lado L que A=LL=L. Assim, se L=7cm, ento A=77=49cm. Observao: Mudando o valor do lado para L=8cm, o valor da rea mudar para A=88=64cm. 3. Escreva expresses algbricas para representar o permetro de cada uma das figuras abaixo:

4. Se a letra y representa um nmero natural, escreva a expresso algbrica que representa cada um dos seguintes fatos: a. O dobro desse nmero. b. O sucessor desse nmero. c. O antecessor desse nmero (se existir). d. Um tero do nmero somado com seu sucessor. 5. Como caso particular do exerccio anterior, tome y=9 e calcule o valor numrico: a. do dobro de y b. do sucessor de y c. do antecessor de y d. da tera parte de y somado com o sucessor de y 6. Calcular a rea do trapzio ilustrado na figura, sabendo-se que esta rea pode ser calculada pela expresso algbrica A=(B+b)h/2, onde B a medida da base maior, b a medida da base menor e h a medida da altura.

Monmios e polinmios So expresses matemticas especiais envolvendo valores numricos e literais, onde podem aparecer somente operaes de adio, subtrao ou multiplicao. Os principais tipos so apresentados na tabela: Nome No.termos monmio um binmio dois Exemplo m(x,y) = 3 xy b(x,y) = 6 xy - 7y

trinmio polinmio

trs vrios

f(x) = a x + bx + c p(x)=aoxn+a1xn-1+a2xn-2+...+an-1x+an

Identificao das expresses algbricas Com muita frequncia, as expresses algbricas aparecem na forma: 3xy onde se observa que ela depende das variveis literais x e y, mas importante identific-las com nomes como: p(x,y) = 3xy para deixar claro que esta uma expresso algbrica que depende das variveis x e y. Esta forma de notao muito til e nos leva ao conceito de funo de vrias variveis que um dos conceitos mais importantes da Matemtica. Valor numrico de uma expresso algbrica identificada o valor obtido para a expresso, ao substituir as variveis literais por valores numricos. Exemplo: Tomando p(x,y)=3xy, ento para x=7 e y=2 temos que: p(7,2) = 3 7 2 = 294 Se alterarmos os valores de x e de y para x=-1 e y=5, teremos outro valor numrico: p(-1,5) = 3 (-1) 5 = 3 5 = 15 mas dependendo da mudana de x e de y, poderamos ter o mesmo valor numrico que antes. Se x=-7 e y=2, teremos: p(7,2) = 3 (-7) 2 = 294 A regra dos sinais (multiplicao ou diviso) (+1) x (+1) = +1 (+1) (+1) = +1 (+1) x (-1) = -1 (-1) x (+1) = -1 (+1) (-1) = -1 (-1) (+1) = -1

(-1) x (-1) = +1 Regras de potenciao

(-1) (-1) = +1

Para todos os nmeros reais x e y diferentes de zero, e, m e n nmeros inteiros, tem-se que: Propriedades Alguns exemplos x=1 (x no nulo) 5 = 1 m n m+n x x =x 5.54 = 56 xm ym = (xy)m 5 3 = 15 m n m-n x x =x 520 54 = 516 xm ym = (x/y)m 5 3 = (5/3) m n mn 3 (x ) = x (5 ) = 125 = 15625 = 56 xmn = (xm)1/n 532 = (53)1/2 = 1251/2 x-m = 1 xm 5-3 = 1 53 = 1/125 x-m/n = 1 (xm)1/n 5-3/2 = 1 (53)1/2= 1 (125)1/2 Eliminao de parnteses em Monmios Para eliminar os parnteses em uma expresso algbrica, deve-se multiplicar o sinal que est fora (e antes) dos parnteses pelo sinal que est dentro (e antes) dos parnteses com o uso da regra dos sinais. Se o monmio no tem sinal, o sinal o positivo. Se o monmio tem o sinal +, o sinal o positivo. Exemplos: A = -(4x)+(-7x) = -4x-7x = -11x B = -(4x)+(+7x) = -4x+7x = C = +(4x)+(-7x) = D = +(4x)+(+7x) = 3x

4x-7x = - 3x 4x+7x = 11x

Operaes com expresses algbricas de Monmios 1. Adio ou Subtrao de Monmios Para somar ou subtrair de monmios, devemos primeiramente eliminar os parnteses e depois realizar as operaes. Exemplos: 1. A = -(4x)+(-7x) = -4x-7x = -11x 2. B = -(4x)+(+7x) = -4x+7x = 3x

3. C = +(4x)+(-7x) = 4x-7x = -3x 4. D = +(4x)+(+7x) = 4x+7x = 11x 2. Multiplicao de Monmios Para multiplicar monmios, deve-se primeiramente multiplicar os valores numricos observando com muito cuidado a regra de multiplicao dos sinais, multiplicar as potncias literais de mesma base e escrever a resposta de uma forma simplificada: Exemplos: 1. A = -(4xy).(-2xy) = +8xy 2. B = -(4xy).(+2xy) = -8xy 3. C = +(4xy).(-2xy) = -8xy 4. D = +(4xy).(+2xy) = +8xy 3. Diviso de Monmios Para dividir monmios, deve-se primeiramente dividir os valores numricos observando com muito cuidado a regra de diviso dos sinais, dividir as potncias literais de mesma base e escrever a resposta de uma forma simplificada: Exemplos: 1. A = -(4xy)(-2xy) = 2x 2. B = -(4xy)(+2xy) = -2x 3. C = +(4xy)(-2xy) = -2x 4. D = +(4xy)(+2xy) = 2x 4. Potenciao de Monmios Para realizar a potenciao de um monmio, deve-se primeiramente realizar a potenciao do valor numrico levando em considerao o sinal, tomar as potncias literais e escrever a resposta de uma forma simplificada: Exemplos: 1. A =(+4xy)= 4 xy xy y = 256 x6 y 2. B =(-4xy) = -4xy xy xy = -256x6 y Alguns Produtos notveis No link Produtos Notveis, existem outros trinta (30) produtos notveis importantes. 1. Quadrado da soma de dois termos Sabemos que x=x.x, y=y.y, mas no verdade que

x + y = (x+y) a menos que um dos dois termos seja nulo. Este um erro muito comum, mas o correto : (x+y) = x + 2xy + y Isto significa que o quadrado da soma de dois nmeros sem sempre igual soma dos quadrados desses nmeros. Existe um algoritmo matemtico que permite obter o quadrado da soma de x e y, e este algoritmo semelhante quele que permite obter o quadrado de um nmero com dois dgitos. Por exemplo, o nmero 13 pode ser decomposto em 10+3: x+y 10+3 x+y 10-3 Compare +xy+y +10.3+3 as duas operaes 10+10.3 x+xy x+2xy+y 10+2.10.3+3 Assim temos que o quadrado da soma de dois termos x e y, a soma do quadrado do primeiro termo com o quadrado do segundo termo e com o dobro do produto do primeiro termo pelo segundo termo. Em resumo: (x+y) = x + 2xy + y Exemplos: (x+8) = x+2.x.8+8 = x+16x+64 (3k+y) = (3k)+2.3k.y+y = 9k+6ky+y (1+x/5) = 1+ 2x/5 +x/25 Exerccios: Desenvolver as expresses: (a+8) = (4y+2) = (9k/8 +3) = Pensando um pouco: 1. Se (x+7)=x+[ ]+49, qual o termo que deve ser colocado no lugar de [ ]?

2. Se (5a+[ ]) = 25a+30a+[ ], quais so os termos que devem ser colocados nos lugares de [ ]? 3. Se ([ ]+9) = x+[ ]+81, quais so os termos que devem ser colocados nos lugares de [ ]? 4. Se (4b+[ ]) = l6b+36b+[ ], substitua os [ ] por algo coerente. 5. Se (c+8)=c+[ ]+[ ], substitua os [ ] por algo coerente. 2. Quadrado da diferena de dois termos Como um caso particular da situao anterior, o quadrado da diferena de x e y igual ao quadrado de x somado com o quadrado de y menos duas vezes xy. Resumindo: (x-y) = x - 2xy + y

Exemplos: (x-4) = x-2.x.4+4 = x-8x+16 (9-k) = 9-2.9.k+k = 81-18k+k (2/y -x) = (2/y)-2.(2/y).x+x Exerccios: Complete o que falta. (5x-9) =[ (k-6s) =[ (p-[ ]) = p-10p+[ ] 3. Produto da soma pela diferena de dois termos Vamos utilizar o mesmo algoritmo j usado para o produto da soma de dois termos. x+y 10+3 x-y Compare 10-3 -xy-y as duas -10.3-3 operaes 10+10.3 x+xy x -y 10 - 3 Em geral, o produto da soma de x e y pela diferena entre x e y igual ao quadrado de x menos o quadrado de y. (x+y)(x-y) = x - y ] ]

Exemplos: (x+2)(x-2) = x-2x+2x-4 = x-4 (g-8)(g+8) = g-8g+8g-64 = g-64 (k-20)(k+20) = k-400 (9-z)(9+z) = 81-z Exerccios: Complete as expresses: (6-m)(6+m) = (b+6)(b-6) = (6+b)(b-6) = (6+b)(6-b) = (100-u)(100+u) = (u-100)(100+u) =

S-ar putea să vă placă și