Sunteți pe pagina 1din 5

O Que Cultura?

? Escrito por ifatola A CULTURA fundamental para a compreenso de diversos valores morais e ticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em ns e como eles conduzem nossas emoes e a avaliao do outro, um grande desafio.

CULTURA - o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instrues de um povo. o meio pelo qual o homem se adapta s condies de existncia transformando a realidade.

Cultura um processo em permanente evoluo, diverso e rico. o desenvolvimento de um grupo social, uma nao, uma comunidade; fruto do esforo coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. o conjunto de fenmenos materiais e ideolgicos que caracterizam um grupo tnico ou uma nao ( lngua, costumes, rituais, culinria, vesturio, religio, etc ), estando em permanente processo de mudana.

A Filosofia espera contribuir para uma reflexo mais profunda sobre as questes relativas ao tema e partir desta, contribuir para a superao de valores de herana colonial que entravam o desenvolvimento da sociedade.

AFRICANIDADES um tema que est em pauta para reflexo, em todas as esferas da sociedade: educao, poltica, religio, economia ( nas leis sancionadas no governo Lula, conquista dos movimentos negros nas polticas de Ao Afirmativa, no processo de mudana social onde cada vez mais se torna visvel a questo da discriminao em contradio com a visibilidade das potencialidades tnico-raciais e sociais em todos os nveis ( idade, cor, religio, gnero, manifestao cultural, classe social, etc ).

Cada vez mais se exige o conhecimento da cultura africana sem o vu do folclore que minimiza sua importncia junto s matrizes indgenas e principalmente europia.

O Brasil considerado o mais africano entre os pases americanos, pois foi o principal receptor de escravos originrios de frica e, atualmente, 45 por cento dos seus 180 milhes de habitantes so negros ou mulatos.

"O Brasil no s um pas da dispora africana, mas tambm um pas africano, a segunda maior nao negra do mundo"

Se entendermos que cada grupo tnico possui sua forma de se expressar no mundo, ampliamos nossa compreenso de que h uma diversidade cultural que deve ser respeitada, seno compreendida. E o respeito compreende a liberdade de expresso.

A histria ocidental nos deixou de herana o olhar etnocntrico. Este olhar foi um dos fatores desencadeadores do fenmeno social da atitude preconceituosa e da discriminao.

No sc. XXI, uma parcela da populao em um processo que natural de mudana de mentalidade, se debrua sobre estes aspectos herdados com o objetivo de super-los. Nesta parcela esto artistas, livres pensadores, educadores, governo e grupos sociais, editores de jornais, livros e revistas, etc. Em todos os setores e atravs de todos os meios de comunicao, o tema diversidade cultural est sendo tratado de forma profunda, pois entendem que s assim, se poder avanar.

Em geral, o senso comum emprega as expresses ter cultura e no ter cultura como sinnimos de culto e inculto, o que gera uma srie de distores e preconceitos.

No sentido Antropolgico, no falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenas, as prticas e instituies variam de formao social para formao social. Alm disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histrica, passa por transformaes culturais amplas e, sob esse aspecto, Antropologia e Histria se completam, ainda que os ritmos temporais das vrias sociedades no sejam os mesmos, algumas mudando mais lentamente e outras mais rapidamente.

Se reunirmos o sentido amplo e o sentido restrito, compreenderemos que a Cultura a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de prticas que criam a existncia social, econmica, poltica, religiosa, intelectual e artstica.

A religio, a culinria, o vesturio, o mobilirio, as formas de habitao, os hbitos mesa, as cerimnias, o modo de relacionar-se com os mais velhos e os mais jovens, com os animais e com a terra, os utenslios, as tcnicas, as instituies sociais (como a famlia) e polticas (como o Estado), os costumes diante da morte, a guerra, o trabalho, as cincias, a Filosofia, as artes, os jogos, as festas, os tribunais, as relaes amorosas, as diferenas sexuais e tnicas, tudo isso constitui a Cultura como inveno da relao com o Outro.

O Outro, antes de tudo, a Natureza. A naturalidade o Outro da humanidade. A seguir, os deuses, maiores do que os humanos, superiores e poderosos. Depois, os outros humanos, os diferentes de ns mesmos: os estrangeiros, os antepassados e os descendentes, os inimigos e os amigos, os homens para as mulheres, as mulheres para os homens, os mais velhos para os jovens, os mais jovens para os velhos, etc.

Em sociedades como a nossa, divididas em classes sociais, o Outro tambm a outra classe social, diferente da nossa, de modo que a diviso social coloca o Outro no interior da mesma sociedade e define relaes de conflito, explorao, opresso, luta. Entre os inmeros resultados da existncia da alteridade (o ser, um Outro) no interior da mesma sociedade, encontramos a diviso entre cultura de elite e cultura popular, cultura erudita e cultura de massa.

DEFINIES A PARTIR DO ENTENDIMENTO DO QUE CULTURA

DISCRIMINAO - Discriminar significa "fazer uma distino". O significado mais comum, tem a ver com a discriminao sociolgica: a discriminao social, racial, religiosa, sexual, tnica ou especista.

DIVERSIDADE - Movimento que vai na contra-corrente da monocultura ou cultura nica.

A diversidade percebida, com freqncia, como uma disparidade, uma variao, uma pluralidade, quer dizer, o contrrio da uniformidade e da homogeneidade. Em seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e simplesmente, em conseqncia, multiplicidade de culturas ou de identidades culturais. Mas, nos dias de hoje, esta viso est ultrapassada pois, para inmeros especialistas, a diversidade no se define tanto por oposio homogeneidade quanto pela oposio disparidade. Ela sinnimo de dilogo e de valores compartilhados. Alain Kiyindou

A sociedade brasileira reflete, por sua prpria formao histrica, o pluralismo. Somos nacionalmente, hoje, uma sntese intercultural, no apenas um mosaico de culturas. Nossa singularidade consiste em aceitar um pouco mais do que outros - a diversidade e transformla em algo mais universal. Este o verdadeiro perfil brasileiro Sabemos, portanto, por

experincia prpria, que o dilogo entre culturas supera no final o relativismo cultural crasso e enriquece valores universais.

ETNOCENTRISMO uma atitude na qual a viso ou avaliao de um grupo sempre estaria sendo baseado nos valores adotados pelo seu grupo, como referncia, como padro de valor. Trata-se de uma atitude discriminatria e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo tnico sendo considerado como superior a outro.

No existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor ou maior desenvolvimento tecnolgico se comparado um ao outro, possivelmente, mais adaptavel a determinados ambientes, alm de no possuir diversos problemas que esse grupo "superior" possui.

FOLCLORE - Gnero de cultura de origem popular, constitudo pelos costumes, lendas, tradies e festas populares transmitidos por imitao e via oral de gerao em gerao. "Folclore tradio! Passado e presente! cultura embasada nos usos e costumes de uma Nao!Todos os povos possuem suas tradies,crendios e superties,que transmitem atrvs de lendas ,contos, proverbios e canes ".

PRECONCEITO - uma atitute discriminatria que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de algum, ao que lhe diferente. As formas mais comuns de preconceito so o social, racial e sexual.

RELATIVISMO CULTURAL - uma ideologia politico-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorizao moral e tica dos mesmo.

O relativismo cultural defende que o bem e o mal so relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que "socialmente aprovado" numa dada cultura. Os princpios morais descrevem convenes sociais e devem ser baseados nas normas da nossa sociedade. Harry Gensler

Ex: Na cultura europia-ocidental, o ato de comer feito com garfo, faca e colher. Excetuando-se os cerimoniais, no h ordem estabelecida para sentar na mesa. Na China o costume comer sentado. No interior do nordeste costume comer utilizando-se os dedos. Junta-se um punhado de comida, em geral com farinha e com os dedos leva-a boca. Hbitos diferentes que naturais em seus contextos, podem ser mal interpretados fora deles. Assim, comer com a mo pode ser uma falta de educao, comer com colher pode ser coisa de pobre ou comer com garfo e faca ou palitos pode parecer estranho a quem no tem este hbito.

Fonte - Sonia Jobim - 2006

S-ar putea să vă placă și