Sunteți pe pagina 1din 9

RESUMO DE INFORMTICA PARA CONCURSO DO BANCO DO BRASIL RESUMO BANCO DO BRASIL ASSUNTO: HARDWARE O que hardware?

? Conjunto de componentes fsicos (mecnicos, magnticos e eletrnicos) constituintes de um sistema.So os equipamentos do computador. Impressoras, monitores, placas, teclado etc.. O que memria? Memria so todos os dispositivos que permitem guardar dados, temporariamente ou permanentemente. O que memria voltil? So as memrias cujo contedo apagado quando o equipamento desligado D exemplos de memrias volteis? Memria RAM, cach, registradores e virtual. Conceitos importantes: 1. 1.Memria RAM a memria principal do computador. Ela encaixada na placa-me e utilizadapara guardar os dados que esto sendo utilizados pelo processador.2. 2.Memria Cache uma pequena memria localizada dentro do processador. Um cache um bloco de memria para o armazenamento temporrio de dados que possuem uma grande probabilidade de serem utilizados novamente.3. 3.Registradores: So pequenas memrias que se localizam no interior da CPU para armazenar os dados que sero calculados pela ULA. Os registradores esto no topo da hierarquia de memria,sendo assim, so a mais rpida memria do computador.4. 4.Memria Virtual: Extenso da memria RAM, criada no disco rgido, utilizada para armazenamento temporrio, visando execuo de programas que precisam de mais memria,alm da principal.

CUIDADO CONCURSEIRO A FCC poder cobrar uma questo para colocar as memrias em ordem crescente de velocidade ou de tempo de acesso. No confunda. Observe a classificao das principais memrias Ordem crescente de velocidade: Disco Rigido, RAM, cache e registradores Ordem crescente de tempo de acesso: registradores, cache, RAM e disco rgido. Mais alguns conceitos de hardware que a FCC gosta Plug and Play: Significa ligar e usar , foi criada com o objetivo de fazer com que o computador reconhea e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expanso segura dos computadores e eliminando a configurao manual. USB: Do ingls Universal Serial Bus. Tipo de conexo entre o computador e perifricos que apresenta uma srie de vantagens sobre outras portas. Em uma mesma porta eu posso ligar ate 127equipamentos. Um termo muito comum em prova dizer que esta porta HOT PLUG AND PLAY. Apenas lembre disto. BIOS: Basic Input/Output System (Sistema Bsico de Entrada/Sada). Primeiro sistema a ser carregado quando o computador ligado, serve pra checar se est tudo ok com as peas, placas e configuraes. Este programa gravado na memria ROM. Alm dele a ROM tambm armazena o SETUP e o POST. ROM: Abreviatura para Read Only Memory, ou memria apenas para leitura, um tipo de memria cujo contedo s pode ser acessado mas no modificado.

ASSUNTO: WINDOWS / LINUX / SOFTWARES Software : Programa de computador. Instrues que o computador capaz de entender e executar.As duas categorias principais: sistemas operacionais: (softwares funcionamento do computador. bsicos), que controlam o

Aplicativos: como os processadores de texto, planilhas e bancos de dados que executam as tarefas solicitadas pelo usurio

Freeware: qualquer programa de computador cuja utilizao no implica no pagamento de licenas de uso. Shareware: software em que voc pode copi-lo, distribu-lo sem restries e uslo experimentalmente por um determinado perodo. Passado o tempo de avaliao o software pode parar de funcionar, perder algumas funes ou ficar emitindo mensagens incmodas de aviso de prazo de avaliao expirado.

SISTEMA OPERACIONAL (MICROSOFT WINDOWS). Microsoft Windows: Sistema Operacional desenvolvido pela Microsoft; SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistema de arquivos: FAT16(utilizada pelo DOS e Windows 95 ), FAT32(Windows 98), NTFS(Windows2000, XP, vista e 7). Basta voc lembrar estas siglas.

PAINEL DE CONTROLE. Painel de Controle: programa que ajusta as configuraes e parmetros de utilizao do Windows. INSTALAO E DE DISPOSITIVOS. REMOO DE APLICATIVOS E

Dentro do painel de controle existe uma opo chamada Adicionar ou Remover Programas Este comando do Painel de Controle permite que o usurio realize uma srie de operaes com os programas que foram ou sero instalados no sistema Windows.Com esse item, podemos fazer muitas coisas, cito abaixo algumas delas: Adicionar (Instalar) novos programas ao sistema Windows; Remover (desinstalar) programas do sistema Windows; Adicionar e remover componentes do Windows (programas que j vm juntos com o sistema Windows,como o Outlook Express, Windows Messenger etc.); Alterar as caractersticas da instalao dos diversos programas; Etc... Outros itens do painel de controle Adicionar Hardware, opes de acessibilidade (para pessoas especiais), Vdeo, Sistema, Contas de usurios, Firewall do Windows, Atualizaes automticas, central de segurana etc.. Windows Explorer: Gerenciador de arquivos e pastas do Windows. Atravs dele possvel:copiar, mover, recortar, formatar, Excluir, colar, criar pastas, renomear. Principais menus do Windows Explorer: Obs: estas dicas so para verso do Windows XP, no Windows 7 o menu seria o ORGANIZAR ARQUIVO: Novo(Neste comando possvel criar pastas), Renomear, Excluir, Restaurar EDITAR: Copiar , Recortar, Colar Obs: No menu EXIBIR possvel mudar os modos de exibio que so: cones, Lista, lado alado, Detalhes e Miniaturas. Tambm possvel mudar os modos de organizao de arquivos:Nome, tipo, tamanho e data de modificao. Obs2: No menu FERRAMENTAS voc encontra OPES, comando usado para personalizar o Windows Explorer.

CPIAS E MOVIMENTAO DE ARQUIVOS COPIAR E MOVER ARQUIVOS/PASTAS (Mt. 1) 1) Selecione o objeto desejado 2) Acione: Editar / Copiar (CTRL+C); ou Editar / Recortar (CTRL+X) 3) Abra a pasta de destino; 4) Acione: Editar / Colar (CTRL+V); COPIAR E MOVER ARQUIVOS/PASTAS (Mt. 2) 1) Arraste o objeto desejado DA PASTA DE ORIGEM para A PASTA DE DESTINO...... segurando a tecla CTRL se deseja copi-lo; ou... segurando a tecla SHIFT, se deseja mov-lo. E se eu arrastar o arquivo sem segurar tecla alguma? Move ou Copia? DEPENDE..... .se a PASTA DE ORIGEM e a PASTA DE DESTINO estiverem na MESMA UNIDADE, ser MOVER;... se a PASTA DE ORIGEM e a PASTA DE DESTINO estiverem em UNIDADES DIFERENTES, ser COPIAR;

LINUX LINUX: o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o ncleo Linux. Para concurso imagina ele sendo um sistema operacional (programa que gerencia e controla o computador). Ele software Livre(O seu cdigo fonte est disponvel para qualquer pessoa que deseja utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licena. KERNEL: o nome dado ao centro nervoso do Sistema Operacional. a parte deste programa que se comunica com o hardware do computador. SHELL:o elo entre o usurio e o sistema, funcionando como intrprete entre o dois. Ele traduz os comandos digitados pelo usurio para a linguagem usada pelo Kernel e vice-versa. Sem o Shell a interao entre usurio e o Kernel seria bastante complexa .

DISTRIBUIO: o nome dado ao conjunto de programas formado pelo ncleo (Kernel Linux) e por mais alguns softwares distintos (como Shells, aplicativos, jogos, utilitrios, etc.)O que pode conter em uma distribuio 1. Kernel: Ncleo do Sistema 2. Shell: ambientes que interpretam os pelo usurio comandos digitados

3. Ambientes Grficos: para apresentarem o sistema em formato visual agradvel (os dois mais conhecidos so KDE, GNOME) 4. Aplicativos Grficos: programas grficos para escritrio e outros fins (equivalentes ao Word, Excel, Internet Explorer, etc.) Exemplos: Red hat(EUA) Fedora Core(EUA) Slackware(ALE) SuSE(ALE) Conectiva(BRA) Mandrake(FRA) Mandriva(Juno Conectiva eMandrake) Debian(EUA) Ubuntu(frica) Kurumin(BRA)

LISTA DOS PRINCIPAIS COMANDOS

ls (List - Listar): listar o contedo de um determinado diretrio mkdir (Make Directory - Criar Diretrio): o comando mkdir usado para criar diretrios cd (Change Directory Mudar de Diretrio): permitir que o usurio entre em outro diretrio pwd: esse comando informa ao usurio em que diretrio ele est. rmdir (Remover Diretrio): esse comando apaga diretrios vazios clear (Limpar a tela): Limpar a tela mv (Mover): esse comando tem duas funes distintas: mover e renomear arquivos e diretrios cp (Copiar): o comando cp copia arquivos e diretrios rm (Remover arquivos e diretrios): o comando rm usado para apagar arquivos e diretrios(incluindo os diretrios no-vazios). passwd (password - senha): Esse comando altera a senha de um usurio. su (Super User Super Usurio): esse comando permite que um usurio qualquer se torne,momentaneamente, o root(usurio principal do Linux).

ASSUNTO: WORD / WRITER Word 2003 Principais menus do Word:ARQUIVO: Abrir, Salvar, Salvar como, Imprimir, Configurar Pgina, propriedade e Enviar Para. etc.. EDITAR: Copiar, Colar, Recortar, Localizar, Substituir, Desfazer. etc.. INSERIR: Nmeros de pginas, Imagem, Quebra etc.. EXIBIR: Layout de Leitura ,CABEALHO E RODAP,Zoom, Tela inteira etc FORMATAR: Fonte, pargrafo,maisculas e minsculas, colunas, marcadores e numerao, tabulao etc.. FERRAMENTAS: Ortografia e Gramtica, opes de autocorreo, Idioma, Proteger documento etc.

Principais diferenas entre Word 2003 e writer 1.O WRITER possui um recurso no menu Arquivo chamado EXPORTAR COMO PDF. Este recurso permite voc criar um arquivo no formato PDF. 2. O comando que ficava no Word no menu Arquivo chamado configurar pgina no writer ele foi mudado para o menu FORMATAR e o nome dele apenas PAGINA. 3. O writer em sua configurao padro no possui corretor gramatical. 5. O cabealho e rodap no writer fica no menu INSERIR, enquanto no Word 2003 ele fica nomenu EXIBIR 5. O comando FONTE que fica no Word no menu formatar mudou de nome no writer. Ele agora sechama CARACTERE e continua no mesmo menu. 6.

S-ar putea să vă placă și