Sunteți pe pagina 1din 7

EDUCAO PARA A CIDADANIA I

INTRODUO AA educao para a cidadania surge no contexto da gesto flexvel do currculo como componente obrigatria do mesmo e como um espao de dilogo e reflexo sobre as experincias vividas, as preocupaes sentidas e os temas e problemas relevantes da comunidade e da sociedade. Tem como objectivo central, proporcionar a construo de identidade e o desenvolvimento da conscincia cvica dos alunos. Ser cidado , ento, tambm e concomitantemente, construir-se como sujeito, assumir-se como pessoa. Admite-se como indispensvel, nessa construo, uma fundamentao cujas linhas sejam traadas numa antropologia de amplas referncias culturais, sociais, filosficas.

B O Conceito
A cidadania define a pertena a um Estado. Ela d ao indivduo um estatuto jurdico, ao qual se ligam direitos e deveres. Esse estatuto depende das leis prprias de cada Estado, e pode afirmar-se que h quantos tipos de cidados quantos tipos de Estados. Nesta perspectiva, a cidadania no confere valor ou dignidade suplementar ao indivduo, apenas sanciona uma situao de facto : a de que, ao nascer , se herda uma nacionalidade. O Estado uma criao humana, cultural e instrumental; costuma admitirse que um mal necessrio. Ressalta ento a ideia de que a educao para a cidadania um bem necessrio e indispensvel como estimuladora da capacidade individual de anlise e interveno em funo dos valores fundamentais da comunidade em que se est inserido e da organizao estatal que lhe subjaz.

B. 1
O conceito de cidadania um conceito evolutivo, que tem vindo a conhecer, desde os primrdios do liberalismo, que o reabilitou, um progressivo enriquecimento. A moderna concepo da cidadania liberal assenta na igualdade de todos os homens perante a lei. Os direitos sero, nesta concepo de cidadania, perspectivados como direitos do indivduo em sua defesa perante a eventual prepotncia do Estado. Porm, na prtica, revelaram-se

essencialmente reservados burguesia, porque assentava em direitos cvicos ( de liberdade de expresso, de livre opinio, de propriedade ) no extensveis a todos. Esta concepo remonta Revoluo Francesa e Declarao Universal dos Direitos do Homem e do cidado de 1789. Assim, se for considerado o conceito de cidadania da antiguidade clssica, veremos que contrasta com a moderna concepo de cidadania liberal. A concepo grega de cidadania fazia a distino entre o cidado e o sbdito, considerando-os desiguais e dando primazia ao cidado- homem, reservando cidadania direitos como o de participao na vida da cidade, a possibilidade de ser eleito para cargos pblicos, e excluindo do direito de cidadania as mulheres, os escravos e os estrangeiros. Na Roma antiga, o cidado romano gozava de privilgios que lhe eram atribudos por estatuto legal. No sc. XX, o conceito de cidadania como que se alarga, podendo at, talvez, falar-se em democratizao da cidadania. Como questo axiolgica crucial, urge perguntar se tudo no homem evolutivo ou se nele podemos identificar, em paralelo com as transformaes da Histria, algo de permanentemente e estvel; algo que seja um valor de referncia que estimule a sua capacidade de desejar um certo mundo melhor e, simultaneamente, contenha a vontade necessria para participar na sua construo. Trata-se, afinal, de encontrar um sentido para a vida.

B. 2
Actualmente os referencias de cidadania esto a mudar. A abertura dos espaos implica-nos num problema mundial. Os processos migratrios, a mestiagem progressiva da humanidade colocou a ideia do indivduo singular como ser de direito. O Estado fragilizou-se e tonou-se mais necessria a interveno dos cidados com objectivos sociais, no s prevenindo o aumento dos excludos, como contribuindo para a sua eliminao, ainda que gradual, se necessrio. Comea a tornar-se insustentvel que os privilgios, s de alguns e para alguns, sejam a razo de injustias para muitos. Pensa-se numa redistribuio de privilgios equitativamente mais justa num contexto de privilgios que legitimem os direitos sociais, cvicos e polticos de todos.

B. 3
A questo central agora, como educar o cidado? Na mente de alguns o conceito de cidadania anda ligado ao dever do nacionalismo, com vincados contornos ideolgicos. , claramente, uma ideia controversa. Um risco. Um risco que pode e deve ser assumido e que evita que a escola transmita valores coincidentes com a necessidade de preservar e prolongar tudo como est, como se fosse uma identidade inaltervel; que rejeite que a educao para a cidadania faz parte de uma cultura axiolgica institucionalizada; que se promova a criao de espaos para o desenvolvimento de competncias e capacidades capazes de poder gerar

diferentes perspectivas que fujam ao que se considera a cidadania por excelncia. Educar para a cidadania um processo contrrio rotina, que exige da escola uma atitude consequente e desmistificadora do que poltica, do que governo, do significado dos opacos invlucros dos tabus ideolgicos e das suas intenes ambguas ou distorcidas. A educao para a cidadania , pois, diferenciada e indissocivel do processo de formao pessoal e social. O ideal seria, para alguns, um programa que sistematizasse o que a cidadania da excelncia, como se fora uma gramtica de regras, que, afinal, talvez viesse apenas a ter utilidade na terra de ningum. Julgo ser uma proposta correcta de alguns autores a da incluso de contedos que permitam pr em prtica noes de respeito mtuo e cooperao, atravs de atitudes que favoream a maturidade social e rejeitem a endoutrinao. Ter ficado expresso que a educao para a cidadania e o perfil do cidado que se traa so sempre motivo para um debate que nunca perde a actualidade nos itinerrios pedaggicos. Nunca pode ser, tambm por isso mesmo, considerado algo de definitivamente finalizado.

B. 4
Em relao a uma questo que julgo ser pertinente, Educao para a cidadania e educao cvica so a mesma coisa?, releve-se, para melhor estruturar o assunto, que a educao para a cidadania no se deve resumir uma soma de direitos ou deveres. Antes deve promover a implicao pessoal na construo da sociedade. Por isso, no se deve esgotar na educao cvica. Os deveres e os direitos cvicos so prprios dum estado e, qui, diferentes entre si, enquanto, perante o conceito de globalizao, do derrube da fronteiras ( fsicas, alfandegrias, mentais), a educao para a cidadania diz respeito Humanidade, aos deveres de cidado do Mundo, enquanto a educao cvica diz mais respeito a espaos mais confinados, aos espaos de pertena e convivncia do dia a dia do cidado.

II Orientaes Genricas A - Que Ensinar ?


Antes de inventariar um leque de sugestes, h necessidade de afirmar que a educao para a cidadania, como disciplina autnoma no rene adeptos, igualmente, no rene consenso o facto dos contedos e os

objectivos correspondentes ao educar para a cidadania deverem estar explicitamente contemplados como matria enumervel por qualquer professor, independentemente da sua rea especfica de saberes. Tambm no rene consenso o facto de haver reas do currculo mais adequadas ao tratamento deste tema. Ainda, e no menos importante, tambm no rene consenso a matriz axiolgica em que se deve estruturar o conceito de educao para a cidadania. Uns, dizem ser necessrio educar para os valores como se todo o processo educativo no fosse eivado de valores e todo o acto educativo ser valorativo.

B - Contedos Programticos : o que dar Alguns temas : Educao poltica O Estado; A organizao institucional do Estado; A Constituio/ a Lei; Repblica e Democracia; Os valores da Democracia versos Totalitarismo; Instituies e vida pblica/ o "pblico" e o "privado"; Povo e "homens de Estado"; Educao para a participao nas instituies, servios cvicos e outros do mesmo mbito; A Unio Europeia; As Naes Unidas.

A Cultura A cultura como uma segunda natureza; Identidade cultural/ o sentimento de pertena; Cultura e reflexo sobre os diversos aspectos do mundo contemporneo; Cultura e convvio; Cultura e sentido cooperativo de justia; A cultura de escola.

A Sociedade O cidado; A nacionalidade; A cidadania global; A fronteira/ " as barreiras invisveis"; A sociedade das instituies/ a sociedade das pessoas; Igualdade de oportunidades/ excluso; Organizaes Humanitrias Internacionais;

A proteco e a segurana; A paz e a guerra; A segurana interna; Educao de vocao internacional - Interculturismo/ o multiculturalismo; aprender a ser cidado do mundo; A sexualidade; O ambiente.

Direitos e liberdades fundamentais O eu e o outro - a interaco como estimuladora do processo de desenvolvimento pessoal e social numa cultura de respeito; A capacidade de pensar o Homem, o Universo e o sentido das coisa - a harmonia como valor; Deciso/ Aco/ Liberdade/ Responsabilidade; As virtudes de cidadania; A importncia do contexto temporal - perspectiva sincrnica e diacrnica; A importncia do contexto espacial - a hierarquia dos espaos; A Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado de 1984, um testemunho histrico - reflexo sobre alguns dos fundamentos axiolgicos atemporais em que se estrutura; A educao como processo antropolgico/ a educao dos direitos e a educao dos deveres:

A Arte A educao esttica como estimuladora da interveno criativa; Preconceitos, esteretipos- a linguagem de arte como uma proposta de horizontes sem limites; A arte e a curiosidade pela(s) diferena(s); A arte e idelogia/aprender o que pode ser a contestao; A educao esttica e o pensamento tico.

Informao e cidadania Fontes tradicionais de informao/ novas tecnologias; O sentido das mensagens; A cidadania da imagem; Escola paralela/educao - (des) educao do cidado.

O meu pas O que eu sei do meu pas; Por que gosto do meu pas, O "portugus que eu quero ser.

C- As Metodologias Experincias educativas que decorrem numa atmosfera de questionabilidade que leve cada um, professores e alunos, tomada de conscincia de si prprio, potencializando as suas capacidades para o entendimento e para a aco. Pressupe-se o desenvolvimento do esprito crtico e a consequente tomada de atitudes reflectidas em compromissos auto e hetero-assumidos. Educar para a cidadania pressupe um caracter de intencionalidadeuma opo, uma fundamentao. A prtica s por si no chega. Toda a prtica eficaz tem de se estruturara a partir duma fundamentao terica. Assim teoria e prtica so indissociveis. Logo, creio ser importante, aprofundar-se os contedos programticos atravs da investigao e da informao documental, filmes, debates e realizao de palestras. III- Avaliao O principal objectivo da educao para a cidadania proporcionar a aquisio de competncias que propiciem a insero responsvel, e com gosto, do jovem na comunidade. A concretizao destas competncias, designadas de competncias de vida, so objecto de avaliao, essencialmente atravs do comportamento e das atitudes manifestadas. Prev-se uma avaliao essencialmente formativa, pois esta mais condizente com a formao integral do aluno e simultaneamente constitui-se como forma de orientao, no sentido de proporcionar elementos que visem superar as dificuldades detectadas. Naturalmente, h que definir critrios para proceder a essa avaliao, critrios que os alunos devem conhecer, e que advm da incidncia nas opes feitas de acordo com as propostas programticas.

IV- Concluso No h verdadeiramente um modelo de cidado e, por conseguinte, tambm no existe um modelo de educao para a cidadania. Mas, apesar do pluralismo de ideias e de falta de consenso, existem entre os diversos autores algumas coincidncias significativas, entre as quais se destaca a recusa de que o futuro do homem deve ser deixado ao acaso. A educao pode desempenhar um papel regenerador de algumas prticas da sociedade, porque ela comporta, nas suas finalidades, uma perspectiva (re) criadora - o que pode aumentar a responsabilidade da escola e, assim, a necessidade de empenho de

todos os agentes educativos.

V - Bibliografia Os recursos contemplados a pginas 316 e seguintes do livro" Educao para a Cidadania" de Mendo Henriques e outros, da Pltano Editora e tambm ao livro "Educao para a Cidadania, teoria e prticas" de Maria Praia. VI - Anexos Em anexo apresento o exemplo de uma planificao da rea Transdisciplinar - Educao para a Cidadania, que na minha opinio poder implementar-se numa turma do 3 ciclo, durante o ano lectivo.

S-ar putea să vă placă și